• Nenhum resultado encontrado

AGÊNCIA VIRTUAL DE EMPREGOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGÊNCIA VIRTUAL DE EMPREGOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

AGÊNCIA VIRTUAL DE EMPREGOS

FICHA TÉCNICA

Setor da Economia: terciário Ramo de Atividade: serviços

Tipo de Negócio: agência de emprego

Produtos Ofertados/Produzidos: serviço de agenciamento de emprego Investimento inicial: 10mil reais

Área: 35m²

APRESENTAÇÃO

Com o aumento do desemprego e a maior concorrência pela busca deste, as pessoas estão procurando empresas que possam direcionar seus currículos e ajudá-los numa colocação profissional. É aí que se firma a existência das agências de empregos virtuais. Usando a internet como ferramenta, elas oferecem serviços de cadastramento de currículos e, através de um sistema informatizado, realizam o cruzamento das informações entre os que buscam e os que oferecem o emprego. As empresas estão "enxugando" suas estruturas e buscando serviços de firmas especializadas, nos mais diversos segmentos.E o agenciamento de empregos é um desses serviços que, em razão, da nova realidade empresarial, tende a se ampliar, como é o caso do recrutamento, seleção e fornecimento de mão-de-obra temporária ou efetiva que é um serviço cuja demanda está em crescimento com a tendência das terceirização das funções da área pessoal nas empresas.

A procura pelo serviço de agenciamento verifica-se também em períodos de necessidade de reforço de pessoal: sazonalidade, doenças, férias ou licença.

MERCADO

No começo, a área de atuação era reduzida a grandes centros como Rio e São Paulo, mas agora, a demanda por esse serviço está difundida em todo o país. Uma boa sugestão na definição do rumo que seu empreendimento vai tomar é encontrar um nicho. Você será uma ponte de ligação entre suas partes de interesse mútuo. É importante saber em que área você vai atuar. Vai agenciar empregos para executivos ou para auxiliar de serviços gerais? Conhecer as características dos seus futuros clientes, nível de escolaridade, especialização profissional, são avaliações essenciais para o sucesso do seu empreendimento.

A tendência atual das empresas é a terceirização de uma série de serviços e um deles é o recrutamento e seleção de pessoal. No âmbito empresarial, uma das maiores preocupações é em relação aos custos fixos e, entre esses, o custo da mão de obra. Por isso, atividades julgadas "periféricas" ao negócio estão sendo terceirizadas, evitando-se com isso o custo de pessoal nessas atividades. Portanto apesar da concorrência é um mercado estável e com tendência de continuar a crescer. No caso específico de contratação de temporários existe, além disso, uma alta de demanda em determinadas épocas do ano, como Páscoa e Natal.

LOCALIZAÇÃO

A escolha do local e do espaço físico necessário para instalar seu negócio não vai influenciar no sucesso do empreendimento, uma vez que o agenciamento será virtual.

(2)

Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. A consulta de local junto à Prefeitura é o primeiro passo para avaliar a implantação de sua agência. Na Prefeitura de Vitória o PDU é fornecido a partir de consulta no site.

ESTRUTURA

O espaço físico deve ser o suficiente para abrigar os equipamentos, nesse caso uma área de 35m² é suficiente.

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos básicos são os de informática (hardware e software), além dos mobiliário.

- Computadores (versão atualizada); - Scanner´s , Impressoras, etc.;

- Software (Corel Draw, Microsoft Front Page, Flash, Cut FTP, Dream Weaver, Fireworks e etc.);

- Móveis de escritório, telefone, e fax.

INVESTIMENTOS

O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma agência de pequeno porte, voltada para o atendimento virtual, montada numa área de 35m², será necessário um investimento de 10mil reais aproximadamente.

Obs.: os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale ou não a pena aprofundar a análise de investimento.

PESSOAL

No início das atividades apenas uma pessoa é suficiente para fazer o acompanhamento dos dados e manter os contatos, além do analista em informática para fazer o seu site.

Quanto ao empreendedor ele deve ter experiência em recursos humanos e conhecer leis trabalhistas para poder selecionar bons profissionais e evitar problemas judiciais. No cadastramento de cada candidato é aconselhável compor uma ficha detalhada com foto, cópia de documentos e atestado de antecedentes. Segundo Giuliano Marchi, da Agência Firenze, é fundamental trabalhar com nota fiscal e garantir a substituição dos profissionais, caso o cliente não esteja satisfeito.

PROCESSOS PRODUTIVOS

O objetivo da empresa é criar um cadastro de currículos on-line, para que as empresas possam consultar, sem custo, currículos com diversos perfis diferenciados e também para profissionais em busca de emprego ou recolocação profissional.

REQUISITOS.

Quem pretende atuar nesse ramo, deve definir o seu âmbito de atuação, se será por região, país, etc., para que se possa ter condições de fazer um monitoramento das informações. É necessária, também, a contratação de uma empresa para a criação de um sistema de acordo com os tipos de serviços que se proponha a oferecer, além é claro de dar o suporte e acompanhando o funcionamento do sistema.

O PROCESSO DE TRABALHO.

(3)

por um período determinado (que varia de 30 dias a um ano). ESTRUTURA DO SITE.

Em geral, os sites das agências virtuais de emprego seguem uma estruturação básica, tendo as seguintes seções:

- Pesquisar Profissionais; - Cadastrar Currículo; - Cadastrar Vagas; - Pesquisar Vagas; - Atualizar Currículo;

- Excluir Currículo, e outros.

Lembrando que essas seções serão definidas de acordo com as áreas de atuação definidas pela empresa.

COMEÇANDO

Uma vez colocado em funcionamento o novo negócio, estabelece-se um novo desafio: a sua gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o retorno do capital investido. Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a experiência do empreendedor.

Administrar é o processo de organizar o que foi planejado, assegurando a liderança e o controle na execução do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente da empresa. É usar os recursos administrativos disponíveis com vistas a alcançar os objetivos estabelecidos. E é aqui que entra a importância da busca contínua de informações. Estas podem ser adquiridas através da leitura, vídeos técnicos e administrativos, em feiras, palestras, treinamentos, e outros eventos.

CLIENTES

Aqueles que procuram por uma nova oportunidade de emprego ou empregadores que estão em busca de profissionais para a sua empresa.

DIVULGAÇÃO

“A propaganda é a alma do negócio”. Velho jargão, porém muito verdadeiro!

Para atingir o consumidor e garantir as vendas, você deve planejar o seu marketing, fazer uma análise do seu mercado, identificar quais são os custos de seus serviços, adaptá-los e buscar a otimização de sua alocação.

Mantenha seus clientes motivados, partindo para uma revisão da sua estrutura de comercialização, avaliando paralelamente, se essa estrutura atinge seu mercado-alvo com sucesso. Lembre-se que o marketing deve ser contínuo e sistêmico. As empresas devem ter consciência de que a qualidade nos serviços prestados é, ainda, a melhor forma de tornar-se conhecida e sólida num mercado competitivo. A propaganda boca a boca é fator de fortalecimento das marcas.

DIVERSIFICAÇÃO

A diversificação nos tipos de serviços oferecidos é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento, tais como:

- Pesquisar no mercado a melhor colocação para o candidato;

- Caçar o executivo, por solicitação do empresário contratante, dentro de características previamente estabelecidas;

- Recrutar no mercado e disponibilizar para as empresas no site na Internet os talentos profissionais, detalhando o histórico profissional do candidato para que

(4)

estas consultem o site e solicitem-nos aqueles que atendam aos requisitos;

- Assessoria ao Profissional: serviço complementar à Internet, buscando o emprego para o candidato, indo às empresas apresentando os melhores profissionais de cada área.

- Recolocação do profissional: serviço que tanto pode ser contratado por pessoa física quanto jurídica.

LEMBRETES

- É importante criar uma home page da agência, com um domínio próprio. O domínio (endereço do site) deve ser registrado na Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – e é cobrada uma anuidade para cada domínio registrado;

- Fazer cursos sobre a Internet, linguagens específicas e até mesmo cursos de certificação da Microsoft, o que o tornaria um especialista na área e garantiria o bom desempenho de sua empresa.

- Uma dica fundamental nos dias de hoje onde a concorrência é grande: “ser igual mas, fazer diferente”, ou seja, igual em relação a tecnologia e diferente no serviço que vai oferecer.

- O nome de domínio é a sua identidade digital, é como seu negócio vai ser conhecido e mais importante ainda, é como ele vai ser localizado na Internet. No mundo real, negócios são avaliados pela força da sua marca. No mundo virtual negócios são avaliados também pela facilidade de localizar seus endereços, assim, associá-los à sua atividade ou produtos é o melhor caminho.

- Registrar e proteger seus nomes de domínio é tão importante quanto garantir direitos sobre marcas e patentes. Ter uma identidade digital não é um luxo e sim uma necessidade para qualquer empresa ou profissional que pretende atuar na rede.

NOTÍCIAS

VAGAS NA REDE : internet facilita a procura de estágio e emprego Publicada em 20/08/2008

Fernanda Baldioti

Distribuir currículo de porta em porta já foi a melhor maneira de se colocar no mercado de trabalho e buscar vagas de emprego, mas, hoje, a estratégia não tem mais a mesma eficácia. A internet se tornou a melhor fonte de informação sobre oferta de trabalho. Cerca de 67,16% dos profissionais contratados em 2007 utilizaram a rede na busca por uma colocação, de acordo com a pesquisa"A contratação, a demissão e a carreira dos profissionais brasileiros", do Grupo Catho. Entre os profissionais que conseguiram emprego em 2007, 15,20% deles acharam a vaga na internet e apenas 5,65% em classificados de jornais, segundo dados da pesquisa. Pelo site Universia 1º Emprego , onde estão cadastrados 140 mil currículos, mais de 4.500 estudantes participaram de processos de seleção no primeiro semestre de 2008.

Para a gerente de recrutamento e seleção Renata Brecailo, os currículos impressos enviados pelos Correios correm o risco de parar em mãos erradas e de até mesmo serem descartados sem qualquer avaliação:

- Já no caso de um currículo enviado pela internet, todo o Brasil tem acesso aos dados e o risco de perdê-lo é menor - diz Renata.

Os já habituais "trabalhe conosco", disponíveis nos sites das empresas, não são a única maneira de colocar o currículo na web. Sites de anúncios de vagas têm tido

(5)

grande participação no mercado de contratações. Desde 2003, o número de profissionais que recorrem a sites desse tipo tem crescido num ritmo de aproximadamente sete pontos percentuais ao ano, de acordo com dados do Grupo Catho.

Para o especialista em mercado de trabalho e diretor-geral do Grupo Catho, Adriano Arruda, quem está à procura de uma nova oportunidade profissional deve utilizar todos os recursos disponíveis:

- Quem quer um novo emprego precisa trabalhar nessa busca, acessando a internet, consultando os classificados de jornais, fazendo contato com amigos, parentes, ex-colegas de trabalho e ex-empregadores. Todas as formas são válidas, mas a internet é a maneira mais prática e econômica.

Internet também na Mostra PUC

Na maior feira de recrutamento de estagiários e recém-formados do país, a Mostra PUC, o sistema não é diferente. Para tentar uma oportunidade nas empresas participantes, não adianta levar o currículo impresso: computadores são oferecidos nos estandes para que os interessados se inscrevam. Panfletos também são distribuídos com o endereço do site.

Graças a um banco de dados no site da mostra, pós-graduados e pós-graduandos de fora do estado poderão cadastrar seus currículos. Os interessados devem preencher a ficha no site da Mostra PUC até 30 de agosto e terão seus dados enviados a todas as empresas participantes do evento.

Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2008/08/15/internet_facilita_procura_de_estagio_emprego-547777589.asp CURSOS E TREINAMENTOS

Os cursos de empreendedorismo dão base para estruturar o seu plano de negócios, planejar a empresa e desenvolver características próprias e indispensáveis a empreendedores.

Iniciando um Pequeno Grande Negócio Empretec

Administração Básica para Pequenas Empresas

O Administração Básica para Pequenas Empresas tem o objetivo de levar aos empresários informações sobre as principais áreas da administração de uma pequena empresa. É um instrumento para que os obstáculos encontrados sejam superados com maior facilidade ampliando, consequentemente, o horizonte de conhecimentos necessários nessa função.

SEBRAE/ES

Av. Jerônimo Monteiro, 935 Ed. Sebrae – Centro

Vitória/ES

CEP: 29010-003 Tel.: 0800 – 570 0800

CEFETES - Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo Av. Vitória, 1729, Jucutuquara

Vitória/ES - CEP: 29040-780 Tel.: (27) 3331-2100

E-mail: gabinete@unedcol.cefetes http://www.cefetes.br

(6)

Data Point – Informática e Consultoria Rua Elesbão Linhares, 172 - Praia do Canto Vitória/ES

Cep: 29057-220 Tel.: (27) 3324-6688

EVENTOS

O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações sobre os eventos que ocorrerão dentro da sua área (tipo, data, local de realização). Os eventos como feiras, roda de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.

Onde pesquisar: União Brasileira de Feiras e Eventos - http://www.ubrafe.com.br

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

Cabe sugerir consulta à “CARTILHA DO FORNECEDOR CAPIXABA”, que se encontra disponível na Biblioteca do SEBRAE/ES ou pelo site:

http://www.procon.es.gov.br/download/Cartilha_Fornecedor_Capixaba.pdf Essa atividade exige o conhecimento de algumas leis:

- Lei Municipal nº. 6.080/2003 – Institui o Código de Posturas e de Atividades Urbanas do Município de Vitória. - Lei nº. 6.080/2003 – Código de Posturas e Atividades Urbanas do Município de Vitória - Regulamentada pelo Decreto nº 11.975/04. Ref. Proc. 5766168/03. Lei nº 6412-05-acrescenta inciso IX ao §

2º.Alterada pelas Leis nºs 6679/06 e 6680/06. Acrescentado inciso IX ao § 2º do Art. 99, pela Lei nº 7.063/07. Regulamentado inciso III do Art. 194, pelo Decreto nº 13.853/08.

- Lei Federal nº. 8.078/1990 - Código de Defesa do Consumidor - Alterada pela Lei nº 8.656/1993, Lei nº 8.703/1993, Lei nº 8.884/1994, Lei nº 9.008/1995, Lei nº 9.298/1996, Lei nº 9.870/1999 e Medida Provisória nº 1.890-67/1999.

Torna-se necessário o conhecimento por parte do empreendedor de algumas legislações que regem atividades ligadas a informática, tais como:

- Lei de Programa de computador nº. 9.609/98. Promulgada em 19/02/98, substitui a Lei 7646/87, entrou em vigor na data de sua publicação, dando liberdade de

produção e comercialização de softwares de fabricação nacional ou estrangeira – Art. 3º regulamentado pelo Decreto nº 2.556/1998.

- Lei de Direitos Autorais nº. 9.610/98. Substitui a Lei 5.988/73 - Foi promulgada em 19 de fevereiro de 1998. , assegurou a integral proteção dos direitos dos seus autores e estabeleceu penas rigorosas a quem viole esses direitos. Assim, piratear programas de computador se tornou crime, passível de pena de seis meses a dois anos de prisão – Art. 113 regulamentado pelo Decreto nº 4.533/2002.

- Lei de informática nº. 10.176/2001. Altera a Lei nº. 8.248, de 23 de outubro de 1991, a Lei nº. 8.387, de 30 de dezembro de 1991, e o Decreto-Lei nº. 288, de 28 de fevereiro de 1967, dispondo sobre a capacitação e competitividade do setor de tecnologia da informação – Art. 8º regulamentado pelo Decreto nº 3.800/2001 e Decreto nº 4.401/2002, Alterada pela Lei nº 11.077/2004.

REGISTRO ESPECIAL

(7)

habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxilia-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas. Além disso, ele é conhecedor da legislação tributária à qual está subordinada a nossa produção e comercialização. Mas, na hora de escolher tal prestador de serviço, deve-se dar preferência a profissionais qualificados, que tenha boa reputação no mercado e melhor que seja indicado por alguém que já tenha estabelecido com ele uma relação de trabalho.

Para legalizar a empresa é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições:

- Registro no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas; - Registro na Secretaria da Receita Federal;

- Registro na Secretaria de Estado da Fazenda (somente se a empresa for comercializar algum tipo de produto);

- Registro na Prefeitura do Município; - Registro no INSS;

- Registro no Sindicato Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal); - Registro na Prefeitura para obter o alvará de funcionamento;

- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social - INSS”;

- Você deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua agência para fazer a consulta de local.

LINKS INTERESSANTES http://www.mct.gov.br http://www.abes.org.br http://www.catho.com.br http://www.empregos.com.br; http://www.gelre.com.br; http://www.curriculum.com.br; http:// www.worknet.com.br; ENTIDADES

CENTRAL FÁCIL – CENTRAL DE ATENDIMENTO EMPRESARIAL É um sistema de atendimento que prevê a simplificação, racionalização e

padronização dos processos de abertura de empresas com redução da burocracia. Avenida Nossa Senhora da Penha, 1433 – Santa Luzia – Vitória – ES

CEP 29045-401

Fone: (27) 2127- 3000

SENAC/ES - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Av. Beira Mar, 2077 - Bento Ferreira

Vitória/ES - CEP: 29052-121 Tel.: (27) 3325-8311

Disque Cursos: 3325-8222

SEPIN - Secretaria de Política de Informática e Automação Esplanada dos Ministérios - BL E - sl 278

(8)

Tel.: (061) 3317-7964 / 3317-7900 http://www.mct.gov.br/sepin

ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software AV. Ibirapuera, 2907 8º andar CJ 811. Moema

São Paulo/SP - CEP: 04029-200 Tel.: (011) 5044-7900 Fax: (011) 5044-8338 Telepirata: 0800-11-0039 E-mail.: abes@abes.org.br http://www.abes.org.br

FAPESP - Hospedagem de site e registro de domínios em 24hs nos órgãos responsáveis do Brasil e USA.

Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa CEP: 05468-901 São Paulo/SP Tel.: (011) 3838-4000 Fax: (011) 3645-2421 http://www.fapesp.br PROCON – VITÓRIA

Casa do Cidadão João Luiz Barone

Av. Maruípe, nº. 2544 – Itararé, Vitória/ES CEP: 29.045-230

3382-5536 e 3382-5539

E-mail: procon@vitoria.es.goc.br

http://www.vitoria.es.gov.br/procon/procon.htm

JUCEES - JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Av. Nossa Senhora da Penha, 1433

Praia do Canto - Vitória/ES CEP: 29045-401

Tel.: (027) 3135-3167

https://www.jucees.es.gov.br

PREFEITURA DE VITÓRIA

SEDEC – DCOPP – Secretaria de Desenvolvimento Urbano Rua Vitória Nunes da Mota, 220, CIAC, Ed. Ítalo Batan Regis Enseada do Suá – Vitória/ES

CEP: 29010-331

Tel.: (0xx27) 3135-1097

http://www.vitoria.es.gov.br/home.htm

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DO ESPÍRITO SANTO Rua Duque de Caxias, no. 105

Centro – Vitória/ES CEP: 29010-000 Tels.: (027) 3380-3771 FAX: (027) 3380-3772

(9)

http://www.sefaz.es.gov.br

FORNECEDORES E FABRICANTES

O SEBRAE/ES se isenta de responsabilidades quanto à forma da atuação das empresas no mercado.

Compaq Brasil

Tel.: 0800 556406 (Central de atendimento ao pequeno empresário)

HP - Hewlett-Packard - Matriz no Brasil Alameda Rio Negro, 750, Alphaville Barueri/SP - CEP: 06454-000 Tel.: (011) 4197-8000 Fax: (011) 4195-1244 Administração e Vendas Representantes

Telemática Comércio E Indústria Ltda A v. Jerônimo Monteiro, 155 Vila Velha/ES CEP: 29100-400 Tel.: (027) 3149-9200 E-mail: geraldo@telematicaes.com.br http://www.hp.com.br IBM Brasil

Rua Tutóia, 1157, São Paulo - SP CEP. 04007-900 Compra de produtos IBM - 0800-7071426

Atendimento a parceiros da IBM - 0800-7074 837 IBM e Você 0800-7014 262

http://www.ibm.com/br

SP Informática Ltda EPP - Serviços de Assistência Técnica e Comércio de Equipamentos e Peças de Informática

Rua Henrique Rosetti, 349 Térreo - Bento Ferreira Vitória - ES. - CEP: 29 050 700

(27) 3203-8000 spinformatica@spinf.com.br WWW.spinf.com.br ITAUTEC Brasil Televendas Itautec: 0800-121444

Itautec Empresa - Atendimento Corporativo: 0800-127373 Televendas Philco: 0800-148007

http://www.itautec.com.br

BIBLIOGRAFIA

Pequenas Empresas Grandes Negócios. Jan.1998. nº. 108. p. 15 e 16. Revista Veja on line

(10)

http://www.empregos.com.br; http://www.gelre.com.br; http://www.curriculum.com.br; http://www.worknet.com.br; http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos http://www.catho.com.br

Oportunidade de Negócio é um material meramente informativo acerca dos empreendimentos existentes no segmento correspondente ao seu título. Os dados apresentados são extraídos de publicações técnicas e, em linhas gerais, não têm a pretensão de ser um guia para a implementação dos respectivos negócios. É destinada apenas à apresentação de um panorama da atividade ao futuro empresário, que poderá enriquecer suas idéias com as informações apresentadas, mas carecerá de um estudo mais detalhado e específico para a implementação do seu empreendimento .

ÁREA RESPONSÁVEL E DATA DE ATUALIZAÇÃO

UAD – Unidade de Atendimento e Desenvolvimento – Sebrae/ES Dezembro/2008

Referências

Documentos relacionados

Você não deve tomar Amytril ® se: for alérgico(a) a qualquer um dos componentes deste medicamento; estiver recebendo tratamento para depressão com

Na seção Vida Consagrada, vai conhecer a história da Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agos- tinho, a sua missão e o trabalho que realizam na Arquidiocese

A principal modalidade a ser estudada será a coleta seletiva de material reciclável, e o desenvolvimento das empresas sociais dentro da cadeia de logística reversa

Nos comentários sobre ela, é afirmado que o autor se baseou em três obras literárias na versão televisiva: O Chalaça (1994), de José Roberto Torero; A Imperatriz no

France Prešeren, poetas da moderna e Srečko Kosovel; e as principais características e especificidades do romantismo na literatura eslovena.. Amor e morte (o

Após a coleta das informações, realizou-se a análise de variância (Anova) para comparar o efeito da variação dos parâmetros tamanho da população, número de indivíduos na

Exem- plifiquemos: ultra quam deo placet, em II 5.1 (p. 60), aparece traduzido por 'mais do que isso, agradai a Deus', onde facilmente se lê 'mais do que é agradável a Deus' (erro

Neste caso, você terá que criar e enviar outro currículo para a empresa, pois em muitos casos os currículos são analisados por vaga, ou seja se você colocar