• Nenhum resultado encontrado

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PDE NA ESCOLA PROFESSOR ORIENTADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PDE NA ESCOLA PROFESSOR ORIENTADOR"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PDE NA ESCOLA 2008 - PROFESSOR ORIENTADOR

Professor Orientador

Considerando que durante o terceiro período o professor PDE implementa as ações previstas em seu Projeto de Intervenção Pedagógica na escola é fundamental garantir a sua efetiva contribuição nesse processo. Nesse sentido, solicitamos que registre suas considerações a respeito de cada uma das ações desenvolvidas por seu(s) orientando(s) durante o processo de implementação do Projeto na escola, visando assegurar que a relação teórico-prática objetivada para essa atividade possa vir a ser cada vez mais reforçada.

Obrigado!

I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR PDE NRE: FRANCISCO BELTRÃO

MUNICÍPIO: FRANCISCO BELTRÃO

PROFESSOR PDE: CARLINHO ALVES DOS SANTOS ÁREA: GESTÃO ESCOLAR

II. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1. TÍTULO DO PROJETO: TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

2. ESCOLA DE IMPLEMENTAÇÃO: ESCOLA ESTADUAL BEATRIZ BIAVATTI – ENSINO FUNDAMENTAL

3. REGISTRO DAS AÇÕES

AÇÃO 4: Relatórios do grupo de apoio Data: 03/04/2009 a 26/06/2009

Questões para discussão:

1. As cenas apresentadas no filme Holistic têm alguma relação com a proposta da tecnologia na escola?

• Sim, porque apresenta cenas da evolução humana na aprendizagem, mas não podemos deixar que a tecnologia supere o relacionamento interpessoal professor aluno.

• A tecnologia aparece como solução de todos os problemas, porém com o passar do tempo, vão se revelando outros aspectos que nem sempre são bons. A tecnologia sempre é boa, mas não podemos nos sujeitar a elas, e sim dominá-los.

2. Para Pinto "A escolha das técnicas a utilizar e o sentido que lhes dará dependerá da atitude de cada um, no cultivo de finalidades verdadeiramente humanas, no esforço pela eliminação das circunstâncias naturais e sociais nocivas" (PINTO, 2005, p. 746). E para o grupo como deve ser organizado o trabalho pedagógico utilizando as tecnologias: Computador; Internet; TV Multimídia?

(2)

conhecimentos disponíveis como ferramentas da ação educativa e trabalho coletivo.

• Tudo isso deve servir como suporte, mas nunca ser usado como ferramenta principal. 3. Como o grupo conceitua Tecnologia Educacional.

• É um recurso que facilita a aprendizagem dos alunos e agiliza o trabalho do professor, utilizando como ferramenta pedagógica no processo ensino aprendizagem de ambos.

• São instrumentos direcionados para a educação. 4. Discuta com seus colegas as seguintes questões:

• O conjunto de ferramentas da tecnologia traz benefícios a ação educativa? o Lógico, a tecnologia sempre facilita a nossa vida, em todos os aspectos.

o Sim, a tecnologia contribui para o processo ensino e aprendizagem, proporcionando novas ferramentas para uso em sala de aula, mas muitos não dominam o seu uso na ação educativa.

• Conhecemos essas possibilidades?

o Conhecemos razoavelmente. Ainda temos muito a aprender. • Desafios que precisam ser superados?

o Os desafios são muitos e diversos: falta de tempo para dedicar-se ao aprendizado, falta de interesse por parte de alguns, falta consciência da facilidade que a tecnologia proporciona (questão de prioridade).

o Precisamos superar os nossos medos e dificuldades para usarmos de forma contínua, estes só se tornam possíveis pela utilização prática.

• Temos consciência dos possíveis prejuízos?

o O maior prejuízo, acreditamos, seria deixar que a tecnologia direcione nossa vida. Tudo que é usado em demasia torna-se prejudicial. Uma criança que fique muito tempo à frente do computador ou televisão, pode ter pouco tempo para atividades físicas. Outro fator que pode ser prejudicial é o acesso irrestrito à Internet, onde existe informações que, de outra forma, consideraríamos inadmissível.

o Corremos o risco dessas tecnologias não estarem disponíveis no momento de uso, com isso precisamos estar preparados teoricamente, com segurança para colocarmos em prática e garantir a apropriação do conhecimento.

• Quais as contradições estão presentes neste processo?

o Acreditamos que a maior contradição seja usar a tecnologia para substituir o professor. Ela deve sempre ser usada como suporte PELO professor e não NO

(3)

LUGAR dele.

o Os desafios devem ser ponto de partida no uso das tecnologias, com isso gera contradições.

DATA: 24 / 04 /2009 ATIVIDADES:

1. Leitura do texto: Sobre a Natureza e Especificidade da Educação de Dermeval Saviani (2008).

2. Questões para discussão: a) Para Saviani,

[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Assim, o objeto da educação diz respeito, de um lado, à identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos da espécie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, à descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo (SAVIANI, 2008, p. 13).

Ainda, segundo o autor, “é necessário viabilizar as condições de sua transmissão e assimilação” (ibidem, p. 18). Analisando as afirmações do autor e a possibilidade de utilização dos recursos tecnológicos, o grupo considera que estes contribuem para atingir os objetivos do processo educacional, ou seja, são importantes na transmissão e assimilação dos conteúdos das disciplinas? Em caso afirmativo, em que contribuem?

• Transmitir conhecimentos é tarefa árdua nos dias atuais. Assim, não podemos abrir mão da tecnologia existente nas escolas. São estas tecnologias que facilitam o trabalho, pois nos colocam em contato com conhecimentos não impressos e com o mundo via Internet. Preparar as aulas no laboratório e levar para a sala de aula, tendo segurança de como preparar e como utilizar funciona como uma ferramenta eficiente.

b) Nesta proposta de trabalho pedagógico, ensino e aprendizagem, utilizando as tecnologias, pontuamos o computador como ferramenta pedagógica e a importância do professor como mediador dessa aprendizagem. Tais afirmações têm como fundamento as proposições de Saviani. Para ele “o professor, enquanto alguém que, de certo modo, aprendeu as relações sociais de forma sintética, é posto na condição de viabilizar essa apreensão por parte dos alunos, realizando a mediação entre o aluno e o conhecimento que se desenvolveu socialmente” (SAVIANI, 2008, p.144). De que forma o professor pode aliar o uso dos recursos tecnológicos hoje existentes e o conhecimento a ser trabalhado?

• De forma articulada, aliando o conhecimento existente nos livros com o que se busca na Internet. Assim, a tecnologia usada será mais uma ferramenta, um recurso para auxiliar o trabalho pedagógico, facilitando o ensino e a aprendizagem.

3. Tutoriais:

(4)

eletrônico; Portal Dia-a-dia Educação e Pesquisas na Internet) que serão utilizados nas próximas atividades de implementação do projeto.

b) Fazer registro/observações/críticas durante a testagem dos tutoriais para discussão e relato no próximo encontro.

• Os tutoriais estão claros e objetivos. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em informática, poderá usar os tutoriais, seguindo os passos e conseguindo realizar a atividade sugerida.

DATA: 08 / 05 /2009 ATIVIDADES:

1. Leitura do texto: As contribuições da mídia na prática de ensino de Tereza Teruya (2006). 2. Questão para discussão:

a) Segundo Teruya “As tecnologias da informação facilitam o acesso a textos, documentos e mapas. Todo acesso, de forma rápida via internet e via rede, contribui para melhorar o ensino. Isto porque seus recursos possibilitam produzir e organizar hipertextos em multimídias que combinam som, imagens, textos, movimento e animação” (TERUYA, 2006, p. 94).

 O grupo concorda com a autora?

 Sim, pois a tecnologia quando for usada como ferramenta na ação educativa, torna-se um recurso a mais para o professor.

 A autora tem razão quanto ao fato de que textos podem ser preparados com recursos tecnológicos, porém é necessário que conheça tais recursos e que disponha de tempo (mais horas-atividade) e formação continuada para tal.

 Relate aspectos positivos e negativos de experiências utilizando os recursos tecnológicos em sua prática docente.

• Aspectos positivos:

o O prazer de aprender a utilizar a tecnologia como mais um recurso para o processo ensino e aprendizagem.

o A presença dos laboratórios, dos televisores, dos pen drives e tudo o que isto proporciona de facilidade.

• Aspectos negativos:

o Não estar preparado para utilizar a tecnologia como recurso pedagógico; o Não usá-lo de forma adequada;

o Falta de equipamentos, o número de computadores existente na escola é insuficiente para trabalhos com alunos, o que pode ser uma forma de exclusão;

(5)

o Falta de um televisor multimídia no laboratório de informática, pois preparamos as atividades e não podemos testá-las antes do uso em sala.

3. Tutoriais:

Após leitura, análise e testagem dos tutoriais (apresentações/slides; TV Multimídia; E-mail ou correio eletrônico; Portal Dia-a-dia Educação e Pesquisas na Internet) utilizados nas atividades propostas nos encontros de implementação, relate:

a. É possível, com pouco ou sem conhecimento das tecnologias, utilizar os recursos existentes (computador e TV Multimídia), seguindo as orientações dos tutoriais analisados?

• Sim, é possível a qualquer pessoa que não domine conhecimentos técnicos de informática, seguir as orientações e alcançar os objetivos propostos.

• O material está claro, objetivo e conciso e pode ser utilizado por toda a comunidade escolar, principalmente pelos responsáveis pelo laboratório de informática para ajudar os professores iniciantes no uso das tecnologias.

• Sim, mesmo quem tem pouco conhecimento de informática, seguindo os passos dos tutoriais consegue descobrir muitas coisas. Depende do interesse do professor em querer aprender e ter mais tempo para se aperfeiçoar e buscar novos recursos e conhecimentos.

b. Relate as dificuldades e/ou benefícios que tais recursos representam na organização do trabalho pedagógico.

• Dificuldades:

o Pouco tempo disponível para organizar o trabalho pedagógico. A carga horária destinada à hora-atividade é insuficiente para o preparo das atividades;

o Falta de conhecimentos na utilização dos recursos midiáticos.

• Benefícios:

o Interação aluno e professor com os recursos tecnológicos, enriquecendo as metodologias que serão usadas no processo educativo;

o Quantidade de informações disponíveis;

o Para quem sabe utilizar as tecnologias, há uma grande facilidade em preparar recursos visuais.

DATA: 22 / 05 / 2009 ATIVIDADES:

1. Leitura do texto: Ambientes virtuais de aprendizagem: do “ensino na rede” à “aprendizagem em rede” de Rosane Aragon Nevado (2005).

2. Neste encontro apresentamos a você o ambiente virtual wiki, construído para postagem das produções realizadas durante a formação do PDE e implementação do projeto na escola.

(6)

Conheça o ambiente navegando por todos os espaços e após análise faça suas considerações.

Para acessar a página, digite o endereço a seguir e navegue a vontade: http://professorcarlinhos.pbwiki.com

Após sua análise, reflita as questões e dê sua contribuição:

A página virtual contribui para efetivar o trabalho de implementação do projeto?O que você sugere para melhoria deste espaço?

Faça outras considerações que julgar importante. Conforme o relato dos participantes:

• A página contribui para a efetivação do projeto na escola, pela característica de ser um ambiente colaborativo de aprendizagem. Segundo eles, os professores dispõem de pouco tempo para leitura, estudo e pesquisas e as informações são tantas, por isso consideram uma forma de trocar conhecimentos, sem perder tempo de busca no meio de tantas informações disponíveis na Internet.

• Uma professora disse que procurou navegar na página e achou muito interessante e útil para organização do trabalho coletivo na escola. Segundo ela, o espaço é ótimo e quer construir a sua para trabalhar no Curso de Formação de Docentes, como meio para troca de aprendizagem, materiais e conteúdo do curso com colegas professores, em razão do pouco tempo para estudar e planejar juntos.

• A página virtual contribui para implementação do projeto, pois nela são socializadas todas as produções individuais e coletivas. Essa socialização facilita a comunicação e dá suporte às interações e produções, estimulando a participação de todos.

• Contribui, pois o projeto está sendo implementado de forma simples e de fácil acesso. É possível realizar as atividades em função da forma como o estudo é orientado.

• É mais uma opção para efetivação de trabalhos em grupo. É de grande utilidade quando se sabe como utilizá-la.

• A página virtual é um espaço onde pessoas, professores, alunos tem acesso, podendo ler, refletir e modificar, incrementando o projeto. Penso que é significativo porque se faz de forma coletiva, usando a interação para tirar dúvidas, alterar e conceber novas formas de praticar a educação. Por si só a tecnologia não leva ao conhecimento e sim a interação, a coletividade, discussões, dúvidas fazem parte deste novo conhecimento.

• A maior dificuldade, para a maioria dos participantes, é com o Inglês pela estrutura da página neste idioma.

3. Para Nevado “o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) vem crescendo nos mais diversificados contextos educativos, como forma de ampliação dos espaços pedagógicos, facilitando o acesso a informação e à comunicação” (NEVADO, 2005, p.1). Você considera que o ambiente virtual, neste caso, o wiki, pode facilitar a organização do trabalho pedagógico de forma coletiva e colaborativa. Em que situações este ambiente pode ser utilizado na escola?

(7)

• A página do Wiki pode contribuir na agilização e organização do trabalho, pois de forma coletiva é possível trocar materiais, textos, plano de trabalho docente, avaliações, bem como, planejar de forma coletiva, sobrando assim mais tempo para novas leituras e outros estudos. • O ambiente pode ser utilizado no Pedagógico para troca de informações pelos professores

das mesmas disciplinas, ampliando os conhecimentos, as troca de materiais e atividades; no conselho de classe, para agilizar informações, os pré-conselhos; a auto-avaliação pode ser disponibilizada neste espaço.

• O Wiki pode facilitar o trabalho pedagógico, pois a forma coletiva e colaborativa estimula a participação, ampliando o conhecimento e contribuindo para melhorar a produção.

• A proposta de trabalho colaborativo contribui muito para o conhecimento desses ambientes, dando segurança neste processo de aprendizagem.

• Nesta página é possível, partilhar textos, endereços, sugestões de leitura, opiniões, colaborações de qualquer natureza, não só para este trabalho, mas

• entre professores da mesma disciplina, de mesma escola, ou entre professores e alunos, etc. É uma ferramenta útil e fácil.

DATA: 05 / 06 / 2009 ATIVIDADES:

1. Leitura do texto: O conceito ingênuo de “guerra da natureza humana contra a tecnologia” de Álvaro Vieira Pinto (2005).

2. Questão para discussão:

Para Pinto “A técnica, equiparando-se ao ser do homem, define sempre um bem, desde que o homem seja ele próprio um bem para a humanidade” (PINTO, 2005, p. 747). Ainda, segundo ele “Não há menos humanidade em nosso tempo do que no passado, por vivermos numa sociedade enriquecida de técnicas inconcebivelmente poderosas” (Ibidem, p. 747). E para o grupo:

a) O trabalho educativo mediado pela técnica contribui para construir a humanidade em cada ser humano, enquanto objeto da educação?

• O trabalho educativo pode e deve ser mediado pela técnica, mas para construir a humanidade em cada ser humano ela deve ser o meio e não os fins a atingir. Pois a escolha das técnicas a ser usadas e o sentido que lhes será dado dependerá da atitude de cada um, das finalidades a atingir, do seu objeto de escolha na construção da humanidade em cada ser humano. • A técnica quando bem empregada pode acrescentar ao homem o tempo necessário a ampliação do conhecimento.

• Todo trabalho educativo contribui para a humanização do ser humano, pois este trabalho tem como meta “formar cidadãos” e a cidadania anda lado a lado com a humanização.

• Humanização é criar, reaprender sentimentos, valores, preparar a si e aos outros para viver mais os sentimentos construtivos em busca da paz e da concórdia.

(8)

novidades, de curiosidades, enfim, quando coloca o mundo da informação diante dos nossos olhos. • O trabalho educativo mediado pela técnica pode contribuir sim para construir a humanidade em cada ser humano, enquanto objeto da educação, porém isso depende muito da escolha das técnicas a serem utilizadas, bem como do sentido que lhe será dado. A técnica deve proporcionar um acréscimo e ou um esclarecimento melhor sobre o conhecimento.

• A personalidade humana está sempre em evolução e as tecnologias estão aí para auxiliar o homem, não que isso vai mudar sua natureza de vida, mas serve para construir relações sociais. A finalidade do homem e a função da tecnologia unem-se materialmente porque a primeira não pode ser alcançada sem a mediação da segunda, e esta não tem existência, nem significação fora do papel que exerceu, ou exerce na realização das intenções humanas.

b) Ocorre forma de exclusão ao utilizar a tecnologia na escola? Quais?

• Nem todos tem acesso as tecnologias ou dominam o seu uso, quando colocamos os professores e alunos no mesmo patamar na busca do conhecimento (informação) é uma forma de exclusão. E também dar os instrumentos e não proporcionar os meios necessários ao seu uso é também uma forma de exclusão.

• Os professores precisam dominar os instrumentos, caso contrário será por ele dominado e não cumprirá o seu planejamento e nem alcançará os objetivos.

• Acontece a partir do momento em que o aluno toma conhecimento das facilidades que a tecnologia proporciona e percebe que em sua casa ela não está disponível.

• Se a utilização da técnica não for muito bem planejada, pode ocorrer exclusão sim, pois a falta de domínio no uso da tecnologia pode prejudicar o acesso ao conhecimento. Por exemplo, o aluno que não possui conhecimento básico de informática, terá dificuldades na busca de informações. O professor que não domine o manuseio dos equipamentos pode perder muito tempo no repasse de informações e aí não consegue cumprir o planejamento.

• Por mais que falamos, vemos, experimentamos a tecnologia, sabemos que no meio escolar ocorre exclusão da tecnologia, ainda existe professores resistentes a ela e muitos alunos que não possuem acesso ao computador. O ideal é que cada família tivesse o seu para auxiliar na mediação do conhecimento.

3. Filme:

• No WIKI, endereço http://professorcarlinhos.pbwiki.com – clique sob o link Implementação do Projeto, em seguida clique em – Recursos Pesquisados – Filmes – e, finalmente, no filme – Tecnologia ou Metodologia?, clique no endereço: -

http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4. • Assista ao filme, analise e depois responda as questões:

 O que é necessário observar ao incorporar a tecnologia na organização do trabalho pedagógico?

• Ela deve estar a serviço do processo ensino e aprendizagem, tendo o professor como mediador capaz de articular a interação crítica e reflexiva do aluno com os conteúdos de ensino. É uma ferramenta ou recurso metodológico que dá suporte ao ensino quando usada sob

(9)

perspectiva pedagógica, da criatividade, criticidade e da análise reflexiva.

• O vídeo nos mostra o uso da tecnologia de maneira equivocada, perpetuando os velhos moldes da escola tradicional e como diz Helena S. Cortes “O uso da tecnologia por si só, não promove a melhoria do ensino e da aprendizagem – pode apenas vestir com roupa nova as velhas práticas transmissoras tradicionais”.

• É necessário que se tenha bem claro que a tecnologia AJUDA, mas não SUBSTITUI o homem. A facilidade de acesso ao tipo de tecnologia disponível na escola não deve servir de muleta para que o professor se acomode. Os recursos tecnológicos são apenas um suporte a mais, muito prático e útil, mas não mais do que isto: SUPORTE.

• É necessário um bom planejamento para que a tecnologia não venha apenas facilitar o acesso a informação, mas sim a ampliar as opções e a quantidade de informações que ele terá acesso, além de tornar essa busca mais interessante e prazerosa.

• É necessário observar, para depois o professor intervir com os alunos, ter condições de discutir, refletir e fazer as transformações necessárias na sociedade, porque conhecimento só é conhecimento quando é aplicado na mudança de algo na comunidade escolar, quando a partir daquilo se cria algo novo.

• Outros comentários que julgar pertinente relativo ao tema.

• Toda esta facilidade proporcionada pela tecnologia – notadamente a Internet – nos dá uma grande responsabilidade, a de analisar, selecionar, filtrar as informações e escolher o que é realmente útil aos nossos propósitos.

• Eu acredito que toda e qualquer tecnologia que for bem planejada dentro da ação pedagógica, vai sempre trazer benefícios ao aprendizado.

• Gostei do termo “precisamos nos alfabetizar nessa área”. Realmente para nós professores é difícil admitir que nossos alunos nos superaram em relação a tecnologia. Podemos correr atrás deste atraso.

DATA: 19 / 06 / 2009 ATIVIDADES:

1. Leitura da resenha do livro: O computador no ensino e a limitação da consciência, de José Leon Crochik (1998).

2. Leitura do texto “Tecnologias e ensino presencial e a distância” de Vani Moreira Kenski.  Qual o conceito de tecnologia, técnica, ferramentas tecnológicas e mídias apresentados

pela autora?

• Tecnologia: conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade.

(10)

tecnologia para executar ou fazer algo. Para a Filosofia, a técnica compreende todo conjunto de regras aptas a dirigir eficazmente uma atividade qualquer.

• Ferramentas tecnológicas: tudo o que utilizamos em nossa vida diária, pessoal e profissional, utensílios, livros, giz, apagador, papel, canetas, lápis, sabonetes, talheres. • Mídias: são meio de comunicação; são tecnologias da comunicação e informação que,

por meio de seus suportes como o jornal, o rádio e a televisão, realizam o acesso, a veiculação das informações e todas as demais formas de ação comunicativa em todo o mundo.

 O que você acrescenta aos conceitos analisados?

• Vivemos em um mundo tecnológico e as tecnologias, consideradas midiáticas, interferem em nosso modo de viver, pensar, agir e na cultura, e com isso, na forma de aprender, interagir e de nos relacionarmos com as pessoas. Tornam-se seres acríticos do que é vinculado pelos espaços midiáticos.

• A escola cabe um grande desafio, ao viabilizar espaço crítico ao uso consciente e apropriado dessas tecnologias. Pois elas refletem sobre as formas tradicionais de pensar e fazer educação. Como professores precisamos estar dispostos a mudar posturas e comportamentos e aprender a usar os recursos tecnológicos como suporte para nossa prática pedagógica.

• Com a modernidade das tecnologias precisamos estar abertos às mudanças e inovações e ter a coragem de aprender algo novo para não ficarmos ultrapassados.

• O uso da tecnologia cada vez mais faz parte de nossas vidas; seja pessoal ou profissional. Não podemos “ficar de fora” de todas as formas com que essas tecnologias se apresentam em nossas vidas, integrando ao nosso cotidiano o avanço científico. Devemos perceber a importância da tecnologia como suporte à educação e ao ensino para não nos sentirmos abandonados, marginalizados e excluídos desse mundo fascinante.

3. Assistir a entrevista com o Prof. José Manuel Moran, sobre “Mídias e o uso da internet na Educação” apresentada no Programa “Nós da Educação”.

 Como construir uma práxis pedagógica, a partir do uso da tecnologia, considerando as diferenças de educadores apresentadas na entrevista pelo Prof. Moran?

• Através de grupos de estudos, criando situações inovadoras, interagindo, compartilhado materiais e trocando experiências. Usando sempre a mídia no repasse de informações. • O grande desafio para nos educadores que acreditamos na educação de qualidade e na

democratização do conhecimento, é usar os recursos tecnológicos em benefício do trabalho pedagógico e da aprendizagem de nossos alunos.

• É necessário o domínio dos equipamentos (muitos alunos já dominam) e do conhecimento científico da nossa disciplina para ter conhecimento de como utilizar pedagogicamente os recursos tecnológicos a serviço da aprendizagem de nossos alunos. • Considerando que há professores pró-ativos e aqueles que usam a tecnologia como

(11)

forma de escape para fazer de conta que dão aulas, a construção de uma práxis pedagógica fica condicionada a busca de fundamentação, aproveitamento e apropriação do conhecimento agregado ao aluno, decorrentes dos meios tecnológicos inovadores utilizados.

• A utilização das mídias na escola causa um pouco de medo. O professor desconfia das mídias pelo apelo de sedução e de diversão que elas oferecem. A escola tem que aprender a lidar com essas mídias. Precisa repensar o que fazer com o aluno que está conectado fora da escola e vê a escola como um lugar de obrigação. Precisa organizar o processo do conhecimento formando alunos com atitudes, com valores.

 Muitos professores, mesmo após participar de formação continuada, não se sentem confortáveis para ensinar utilizando recursos tecnológicos. O novo causa fobias, incertezas e, portanto, rejeição do desconhecido. Como mudar essa realidade? • Tudo isso exige tempo, disponibilidade de querer aprender, estudo (aprofundamento

teórico), perder o medo da máquina. Usar a tecnologia disponível a nosso serviço. • Para mudar postura é preciso muita vontade, disponibilidade e incentivo por parte da

direção das escolas, da equipe pedagógica e dos colegas funcionários de se colocarem a disposição para ensinar.

• Na minha opinião a palavra chave é incentivo, pois todos os professores que auxiliei no uso dos recursos tecnológicos, foi pelo incentivo e motivação.

• Essa realidade só poderá ser mudada a partir de uma mudança de atitude do professor. O professor precisa tomar consciência da necessidade de se atualizar e ir a busca das informações para o desenvolvimento do seu trabalho.

• Tudo o que é novo e diferente, a princípio causa estranheza, medo e um certo pânico. Mas, acredito que nós professores precisamos superar isso, ter coragem de enfrentar os desafios e buscar a informação e os meios tecnológicos para não ficarmos excluídos na sociedade.

• A televisão, rádio, vídeo, Internet e outros, devem ser vistos como aliados do educador, onde o professor é o protagonista da arte de ensinar.

• Buscar a conscientização dos professores de que todos os recursos tecnológicos disponíveis devem ser utilizados como forma de complementação das informações já repassadas por eles e que podem servir de apoio para transmissão e assimilação de conteúdos através de imagens e sons, dando a oportunidade de aprendizagem para o aluno que é visual (grava conteúdos através de imagens) e o ouvinte (aprende ouvindo sons).

• Existe uma resistência por parte dos professores que não tem o domínio do computador e nem o domínio pedagógico. Isso leva de dois a três anos para adquirir esse domínio, em função de que o professor não tem tempo para pesquisa ou não tem motivação para pesquisar. A escola precisa acreditar na capacidade de criação de cada um e aceitar os diversos tipos de professor que ela tem.

(12)

DATA: 26 / 06 / 2009 ATIVIDADES:

1. Leitura do texto: “Unidade da Teoria e da Prática” de Adolfo Sánchez Vázquez (2007). 2. Questão para discussão:

Para Vasquez, ao afirmar que “a atividade teórica por si só não é práxis, afirma-se, também, que enquanto a teoria permanece em seu estado puramente teórico não se transita dele à práxis e, portanto, esta é de certa forma negada” (VASQUEZ, 2007, p. 239). Ainda, segundo ele, ao considerar as relações entre teoria e prática, “a primeira depende da segunda na medida em que a prática é fundamento da teoria, já que determina o horizonte de desenvolvimento e progresso do conhecimento” (Ibidem, p. 243).

Considerando as formulações apresentadas pelo autor, as discussões teóricas e práticas efetivadas no processo de implementação do projeto PDE, como o grupo avalia o trabalho desenvolvido, levando em conta as seguintes questões:

a) As atividades selecionadas para a implementação contribuem para a construção de uma práxis pedagógica a partir dos recursos tecnológicos disponíveis na escola?

• Todas as atividades selecionadas contribuíram e muito na construção do nosso conhecimento tecnológico e o seu uso na prática pedagógica.

• Sempre procurei usar as tecnologias em minha prática pedagógica, mas o curso aprofundou a importância do seu uso consciente e crítico e como manusear essas ferramentas para que os fins sejam atingidos que é a aprendizagem do nosso aluno.

• Na minha opinião a parte teórica foi muito bem elaborada, juntamente veio de encontro com a prática desenvolvida no processo de implementação do projeto PDE.

• Contribuem, porque depois de cada texto ou tutorial estudado, fizemos a parte prática, contemplando que a prática ajuda na compreensão do conhecimento.

• Considerando-se que a práxis é “a prática de uma teoria”, então as atividades do curso contribuem para a práxis pedagógica, uma vez que todas elas foram rapidamente da teoria a prática. Estudamos os textos e, imediatamente, fomos para a prática.

b) Quais fatores são considerados necessários para que esta práxis se efetive na organização do trabalho pedagógico?

• Já usava o e-mail como forma de comunicação e troca de materiais e atividades com meus alunos, mas agora aprendi a usar outros recursos como a TV Multimídia, o Portal Dia-a-dia Educação, a Wiki e a não ter que depender dos outros para realizar e construir materiais e é muito gratificante.

• Primeiramente o professor deverá dominar a teoria para depois ir a parte prática, ou os dois juntos, nunca isoladamente, um complementa o outro.

• Entusiasmo para aguçar a curiosidade e a vontade de buscar, mostrar o “novo” implementar a teoria e a prática.

(13)

• A teoria, que transforma nossas idéias, e a prática, que transforma a realidade.

c) Que ações são pertinentes a serem incorporadas ao Plano de Ação da Escola para democratização das tecnologias?

• No Plano de Ação da Escola incluir a formação continuada sobre o uso das tecnologias. Capacitação em forma de curso como este da implementação e também tutores no Laboratório do Paraná com formação para assessoramento aos professores. Devemos perder o medo e querer aprender para usar as tecnologias como suporte do nosso trabalho.

• A escola, num primeiro momento, disponibilizar alguém que habilitado na área para ficar disponível na sala de informática, auxiliando os profissionais.

• Participar de cursos organizados pela CRTE, incentivando a participação dos professores a conhecer os recursos tecnológicos que ajudam na prática pedagógica.

• É importante que os cursos ofertados sejam certificados.

• Oferecer outras oportunidades aos professores que ainda não dominam e ou ainda não tiveram oportunidade de aprender a lidar com as tecnologias.

• Grupo de estudos na escola em horário diferenciado das aulas, com possível certificação. 3. Relate aspectos positivos e negativos vivenciados durante o processo de implementação do

Projeto na Escola.

• Todos os aspectos a relatar são positivos, pois participar da implementação do projeto na escola, propiciou a aquisição de muito conhecimento sobre o uso da tecnologia na educação. A fundamentação teórica aliada a aplicação prática propiciou aprimoramento profissional e suporte para o uso crítico e consciente na organização do trabalho pedagógico.

• A metodologia do projeto que tem por base a pesquisa-ação proporcionou o envolvimento e interação de todos os envolvidos, o que foi imprescindível para alcançar o sucesso do projeto na escola.

• Vários encontros bem trabalhados, apostilas bem elaboradas, o professor muito esforçado, ambiente agradável.

• Sugerimos que seja sempre ofertada essa modalidade de curso para que todos os professores tenham acesso as novas tecnologias.

• Professor dedicado e comprometido com o projeto desenvolvido. • Projeto muito bem planejado e de fácil compreensão.

• Assunto que ajuda nas atividades da escola. • Camaradagem entre professor e turma. • Troca de experiência entre colegas,

(14)

• Todo o material disponibilizado.

• Gostamos do chimarrão, da pipoca e outros lanches. 4. Como o grupo avalia o trabalho do professor PDE.

• O professor propiciou todas as condições para realizarmos as atividades com entusiasmo e dedicação, sanando nossas dúvidas e nos auxiliando nas dificuldades. Parabéns pela coragem em desenvolver um projeto atual, mas com muitos desafios a serem superados.

• O professor Carlinhos foi excelente, muito preocupado e compromissado em repassar o melhor possível. Apostilas bem detalhadas e o ambiente descontraído.

• Grande empenho e dedicação para ajudar o grupo e sempre disposto quando solicitado. • Posso garantir o sucesso do trabalho realizado, pois houve muito crescimento e

aprendizado para todos os envolvidos.

• Ótimo. Ele fez o que se dispôs com maestria. Preparou-se muito bem e não deixou ninguém com dúvidas.

• A pesquisa foi de uma profundidade respeitosa, o que inspira confiança e credibilidade.

CONSIDERAÇÕES DO PROFESSOR PDE:  Dificuldades encontradas:

• Seleção dos textos para o grupo, pois considerava importante muitos textos estudados durante a formação do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. Foi necessário fazer recorte de alguns.

Resultados percebidos:

• O estudo dos textos contribui para compreender os fundamentos teóricos e metodológicos adotados para o desenvolvimento dos trabalhos.

• As contribuições dos participantes na análise do objeto de pesquisa e organização das estratégias de ações na implementação do projeto.

(15)

• A fundamentação teórica do projeto está muito bem elaborado. Os textos selecionados são de fácil entendimento e possibilitou aos envolvidos a sua real participação na organização das estratégias de ação, pois como a metodologia de implementação do projeto tem por base a pesquisa-ação, o envolvimento de todos é imprescindível para que o projeto alcance os objetivos esperados.

(16)

ASSINATURA DO PROFESSOR PDE ASSINATURA DO PROFESSOR ORIENTADOR

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A determinação da variação dimensional de barras de argamassa, conforme a NBR 13.583, foi utilizada para avaliar o potencial de mitigação do material ligante composto por cimento CP

No grupo controle, 7 indivíduos apresentaram positividade para os anticorpos anti-tireoidianos descritos acima (6,5%), sendo 2 deles com anti-TPO positivo, 2 com

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

89 hajam vestígios materiais a identificar (provenientes do suposto criminoso não identificado, do corpo ou vestuário da vítima ou encontrados ou apreendidos) e, pelo §81f ,

Tabela 4 – Tipos, números, total de alterações e índice mutagênicos (IMG %) obtidos para os grupos controle negativo (Co-) e positivo (Co+) e os grupos tratados com as

Você está sendo convidado para participar do projeto de pesquisa intitulada “NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, OBESIDADE ABDOMINAL E FATORES ASSOCIADOS EM POLICIAIS MILITARES DE