• Nenhum resultado encontrado

Nomar - abril nº 828

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nomar - abril nº 828"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

1

Nomar - abril 2011 - nº 828

(2)

Nomar - abril 2011 - nº 828

Diagramação e Arte Final: CT (T) Ana Cristina Requeijo, 2ºSG ET Fábio Coelho Damasceno e CB-DA Daniel Teodolino Barbosa Torres

Tiragem: 45 mil exemplares

Capa: Capa do Livro 50 Anos da Comunicação Social na Marinha

Se desejar receber o Nomar por e-mail, cadastre-se em: ccsm@ccsm.mar.mil.br, digitando no campo assunto: “Nomar Digital”

MB na Internet: www.mar.mil.br Centro de Comunicação Social da Marinha

Esplanada dos Ministérios - Bl. N, anexo A, 3º andar Brasília - DF - CEP 70.055-900

Tel.: (0xx61) 3429-1040 / fax: (0xx61) 3429-1027 Diretor do CCSM: C Alte Paulo Mauricio Farias Alves

Assessor de Produção e Divulgação: CF Rogerio da Rocha Carneiro Bastos Assessor-Adjunto de Produção: CC Marcus Teixeira da Silva

Jornalistas Responsáveis: CC (T) Carla Cristina Daniel Bastos de Pointis Reg. MTb 19135 e CT (T) Felipe Picco Paes Leme - Reg. MTb 25199

NPa “Bocaina” encerra Operação “Patrulha Naval-Atlântico Norte”

O Navio-Patrulha (NPa) “Bocaina” participou da Operação “Patrulha Naval-Atlântico Norte”, no período de 6 a 18 de abril de 2011, na faixa marítima entre a foz dos Rios Oiapoque - fron-teira com a Guiana Francesa - e Pará - na Ilha do Marajó (PA).

O

pe

ra

çõ

es

A operação, que foi conduzida pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, unidade subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, obteve um saldo de 46 embarcações inspecionadas, 10 notificadas e 11 apreendidas.

Entre as embarcações apreendidas, estava um barco pesqueiro que praticava o arrasto, violando o Regulamento da Pesca por Arte de Arrasto que determina o período em que é per-mitido esse tipo de pesca, sem causar dano ao meio ambiente. O barco foi abordado nas pro-ximidades da Ilha do Machadinho, a nordeste da Ilha de Marajó e, em seguida, rebocado para Belém (PA), onde fiscais do IBAMA lavraram o auto de infração.

Durante uma das fases da ação de patru-lha, os tripulantes do NPa “Bocaina” instalaram coberturas de eixo nas embarcações regionais do Rio Amazonas, em prol da campanha contra o escalpelamento, na cidade de Santana (AP).

Fragata “Bosísio” resgata tripulante

do navio pesqueiro espanhol “Tafira”

No dia 02 de abril de 2011, a Fragata “Bosísio”, navio de serviço da Esquadra, foi contatada a fim de proceder uma evacuação médica no navio pesqueiro de bandeira espanhola “Tafira”. Situado a cerca de 780 milhas do Porto do Rio de Janeiro, o pesqueiro tinha a bordo um tripulante em estado de inconsci-ência por superdosagem de medicamentos.

Após o resgate, o enfer-mo foi conduzido ao Hospital São

Vicente (RJ), onde permaneceu até o dia 8 de abril, partindo, em seguida, para a Espanha. Toda a ação de socorro no mar ocorreu sob a responsabilida-de do Comando do 1º Distrito Naval - SALVAMAR SUESTE.

(3)

Nomar - abril 2011 - nº 828

Centro de Comunicação Social da Marinha

3

O Setor Operativo da Marinha recebeu sua primei-ra aeronave UH-15 “Super Cougar”. A Tprimei-ransferência de Subordinação ocorreu na Base Naval do Rio de Janeiro, no dia 11 de abril de 2011, com a presen-ça de autoridades civis e militares. Na ocasião, o Diretor-Geral do Material da Marinha, Alte Esq Arthur Pires Ramos, fez a transferência da aeronave ao Comando de Operações Navais, representado por seu Comandante, Alte Esq João Afonso Prado Maia de Faria, que também presidiu a cerimônia.

A aeronave, fabricada pela empresa Eurocopter, na França, e remontada nas instalações da Helibras, em Itajubá (MG), é fruto de um contrato no qual o Ministério da Defesa receberá 50 helicópteros EC-725BR, que na Marinha terá a nomenclatura UH-15 (modelo básico) e UH-15A (modelo operacional). Os UH-15/15A são

helicópteros bimotores, capazes de operar em período diurno ou noturno sob condições de baixa visibilida-de, além de detectar, localizar e acompanhar, com precisão, alvos de superfície, por meio de sensores como radar e FLIR (Forward Looking Infrared). Essas características permitem que eles sejam utilizados em operações de esclarecimento e ataque a alvos de superfície; em operações de busca e salvamento, inclusive em combate; em ações de guerra eletrôni-ca; evacuação aeromédieletrôni-ca; entre outras operações especiais.

Em cumprimento ao Programa de Reaparelhamento da Marinha, nos próximos anos, mais quinze aerona-ves desse modelo substituirão os seis helicópteros UH-14 “Super Puma”, constantes do acervo atual do Esquadrão HU-2.

Transferência da primeira aeronave UH-15 para o Setor Operativo

Alunos do Colégio Militar de Porto Alegre são Marinheiros por um dia

No dia 20 de abril de 2011, 19 alunos do Colégio Militar de Porto Alegre vivenciaram uma inesque-cível experiência, conforme relataram, a bordo de um navio da Marinha. O meio escolhido foi o Navio-Balizador “Mário Seixas”, subordinado ao Comando do 5º Distrito Naval. As crianças foram recepciona-das pelo Comandante do Navio, CT André Lysâneas Teixeira Carvalhaes, e pela tripulação que condu-ziram os alunos pelos compartimentos do navio, explicando o funcionamento dos equipamentos e

esclarecendo todas as curiosidades.

Em seguida, o navio desatracou e, durante a na-vegação, foram realizadas atividades e oficina de “nós marinheiros”, que tornaram mais divertida a visita dos meninos e meninas do Grêmio Naval do Colégio Militar. A ideia de promover a visita de estudantes aos navios da Marinha surgiu da parceria entre a SOAMAR-Porto Alegre e a Delegacia da Capitania dos SOAMAR-Portos em Porto Alegre, visando divulgar a atuação da Marinha em prol da Segurança do Tráfego Aquaviário.

(4)

Nomar - abril 2011 - nº 828

Comitiva da Escola Superior de Guerra visita o

Comando de Operações Navais

Uma comitiva da Escola Superior de Guerra (ESG), composta pelo Diretor do Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC), C Alte Wilson Pereira de Lima Filho, instrutores e 22 estagiários da Marinha, Exército e Força Aérea, que integram a Turma do CEMC-2011, visitou o Comando de Operações Navais (ComOpNav), no dia 19 de abril de 2011. No decorrer do dia, os es-tagiários conheceram as atividades desenvolvidas pela Subchefia de Operações do ComOpNav, principalmente nos assuntos afetos ao Comando e Controle, e toma-ram conhecimento das experiências obtidas durante as últimas Operações Conjuntas.

O Comandante de Operações Navais, Alte Esq João

Afonso Prado Maia de Faria, ao dirigir-se aos estagiários, ressaltou a importância do curso e do planejamento das Operações Conjuntas com a participação e interação das três Forças, que ele qualificou como “um processo de aprendizado e aprimoramento constante”.

O CEMC, que é realizado uma vez por ano na ESG, com duração de 15 semanas, visa preparar os Oficiais Superiores das Forças Armadas para o exercício de fun-ções nos Estados-Maiores Conjuntos e para atividades que envolvam o planejamento e o emprego estraté-gico-operacional de forças militares em Operações Conjuntas ou executadas sob orientação e supervisão do Ministério da Defesa.

Inaugurações na área do 6° Distrito Naval

O Comando do 6° Distrito Naval, em Ladário (MS) recebeu a visita do Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto, acompanhado de sua esposa, Srª Sheila Royo Soares de Moura, nos dias 26 e 27 de abril de 2011, para participar da inauguração dos novos empreendimentos na região, dentre eles: o Centro Local de Tecnologia da Informação (CLTI); a Biblioteca João Lisboa de Macedo, na Casa do Marinheiro de Ladário; o estúdio da Rádio Marinha em Corumbá; e oito blocos de Próprios Nacionais Residenciais (PNR), com 96 apartamentos.

Os prédios de três andares estão situados na área do Mangueiral, a cerca de 450 metros do Complexo Naval de Ladário. Sua estrutura engloba estacio-namento, área de lazer, ruas internas ladeadas de

extensa área de gramado e entrada social com guarita e acesso de serviço

indepen-dente. Na ocasião, o Comandante da M a r i n h a ressaltou que, a despeito das dificuldades enfrenta-das, a Marinha segue promovendo investimentos que garantam a qualidade de vida dos militares.

Durante a solenidade de inauguração da Rádio Marinha em Corumbá, no dia 27 de abril, na sede da Capitania Fluvial do Pantanal, ele também acrescen-tou que: “a emissora é um veículo de comunicação poderoso, que atinge uma infinidade de lares, e que vai cumprir um importante papel de utilidade pública, trazendo benefícios para a região, em especial para os ribeirinhos”.

(5)

Nomar - abril 2011 - nº 828

Centro de Comunicação Social da Marinha

5

A

o comemorar 122 anos do

nascimento de seu patro-no, V Alte Álvaro Alberto da Mota e Silva, completados em 22 de abril de 2011, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM) segue na linha de frente das ações estratégicas para o desenvolvimento científico e tecnológico da Marinha do Brasil e do País. Visando fortalecer o setor, integrando-o com outras entidades afins, foram assinados, no mês de março de 2011, os Acordos de Coo-peração Acadêmica, Técnica e Cien-tífica entre a SecCTM e as Univer-sidades Federal Fluminense (UFF) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a interveniência da Fundação Coordenação de Projetos, Pesqui-sas e Estudos Tecnológicos (UFRJ/ COPPETEC).

O acordo prevê o apoio mútuo nas atividades de pesquisa e pros-pecção tecnológica, bem como nas tarefas administrativas decorren-tes. Outra facilidade disponibilizada pelo convênio é o desenvolvimento de ações conjuntas, durante a pro-gramação anual, incluindo parcerias em bolsas de estudos. Para facilitar a interação entre as equipes e a lo-gística de trabalho, a Marinha abriu escritórios técnicos nessas univer-sidades.

“Nós pretendemos ampliar a nossa capacidade de receber tec-nologias e aprimorar o tempo de entrega dos nossos projetos para atender às demandas da Marinha. Estamos falando de grandes avan-ços, de ter a capacidade de anteci-par o futuro no campo tecnológico”, enfatizou o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, V Alte Ilques Barbosa Junior.

A SecCTM possui Organizações Militares em sua cadeia de

subor-dinação que trabalham em prol do desenvolvimento tecnológico da Marinha. O Instituto de Pesquisa da Marinha (IPqM) elabora projetos que contribuem para a nacionaliza-ção dos sistemas do Setor Opera-tivo.

No primeiro trimestre de 2011, foi concluída a revitalização do MAGE

DEFENSOR da Corveta “Jaceguai”.

Esse processo consistitui-se na atu-alização do software e na substitui-ção de hardware antigo, dotando o equipamento de maior capacidade de processamento e armazenagem.

O Centro de Analises de Siste-mas Navais (CASNAV) desenvolve, para a Força, diversos sistemas es-tratégicos que corroboram com os processos de tomada de decisão, monitoramento de navios e geren-ciamento de dados. Dentre seus projetos atuais, destacam-se: o Sis-tema de Acompanhamento do Trá-fego Marítimo (SISTRAM), que pos-sibilita o monitoramento dos navios que trafegam na área SAR (Search

and Rescue – Busca e Salvamento)

de responsabilidade da Marinha do Brasil; e o Sistema de Inteligência Estratégica da Marinha (ATHENA).

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) participa do Programa Antártico Brasileiro com o projeto: “Avaliação de processos de bioincrustação na Antártica usando múltiplas hipóte-ses de trabalho”

O projeto, que concorreu no Edi-tal 23/2009 do CNPq e é coorde-nado pelo Dr. Ricardo Coutinho, é o primeiro da Marinha aprovado para o PROANTAR, o que leva a Institui-ção a um novo patamar. Em fevereiro de 2011, ocorreu a primeira visita da equipe de pesquisadores à Estação Antártica Comandante Ferraz, para dar início a essa grande empreitada.

SecCTM assina acordos com a UFRJ e UFF

SecCTM assina acordos com a UFRJ e UFF

O Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha foi instituído pela Portaria n° 28, de 31 de ja-neiro de 2011, do Estado-Maior da Armada, e é comemorado no dia 22 de abril, data do nascimento de seu Patrono (1889), o Vice-Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, engenheiro e físico nuclear vanguardista, com elevado grau de reconhecimento na comunidade científica nacional e internacional. Uma de suas grandes contribuições foi a implementação do Programa Nuclear Brasileiro.

Foi um dos fundadores da Aca-demia Brasileira de Ciências, em 1921, sendo eleito presidente em duas oportunidades. Em 1939, re-cebeu o Prêmio Einstein da Aca-demia Brasileira de Ciências. No cenário internacional, em 1946, foi o representante brasileiro na Comissão de Energia Atômica do Conselho de Segurança da recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU).

Cabe também ao Almirante Ál-varo Alberto o mérito de ter pro-posto ao Governo a criação do Conselho Nacional de Desenvol-vimento Científico e Tecnológico (CNPq). Isso veio a concretizar -se por lei em 1951, sendo ele no-meado seu primeiro presidente, cargo que exerceu até 1955. Fa-leceu no Rio de Janeiro, em 31 de janeiro de 1976.

Momento da assinatura dos Acordos de Cooperação

C

nc

ia e T

ec

no

lo

gia

(6)

Nomar - abril 2011 - nº 828

C

omemorou-se, no dia 05

de abril de 2011, o cin-quentenário da Comuni-cação Social na Marinha. A ceri-mônia, presidida pelo Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto, ocorreu no Salão Nobre do Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN), em Brasília. Na solenidade, foram homenageados os ex-Diretores do Serviço de Re-lações Públicas da Marinha (SRPM) e do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM). Dentre eles, estavam presentes o Alte Esq (RM1) Kleber Luciano de Assis, C Alte Cláudio Portugal de Vivei-ros, C Alte (RM1) José Aloysio de Melo Pinto, CMG (Ref°) José Paulo Machado Chagas, CMG (Ref°) Ervê Nogueira e CMG (Ref°) Luiz Fran-cisco Nunes de Souza, e o atual Di-retor do CCSM, C Alte Paulo Mauri-cio Farias Alves.

Durante o evento, foram lança-dos o selo comemorativo e o livro “50 Anos da Comunicação Social na Marinha”. O livro narra toda a trajetória da Comunicação Social na Força, desde seus primórdios, em 1961, como SRPM, parte inte-grante da estrutura organizacional do Gabinete do Ministro da Mari-nha, até os recentes veículos de mídia utilizados pelo CCSM.

Ao comemorar 50 anos de exis-tência, a Comunicação Social da Marinha tem acompanhado as no-vas tendências da área, sem abrir mão de seus produtos tradicionais que registraram os marcos da

his-tória da Instituição, como o perió-dico “NoMar”, que foi lançado em 1965. Hoje, a Marinha do Brasil, ao mesmo tempo que participa das re-des sociais, um canal dinâmico de comunicação direta com o publico externo via Internet, produz, tam-bém, a “Marinha em Revista”, edita-da para divulgar a Instituição peran-te à sociedade.

Tendo como prioridade o públi-co interno, a Revista “Ânpúbli-cora So-cial” apresenta todo o programa de Assistência Social da Marinha e as ações das Voluntárias Cisne Branco; e, com o propósito de dar agilidade à difusão da informação, disponibi-liza-se o “Nomar online”, nos sítios de Internet/Intranet. A recém inau-gurada Rádio Marinha, um veiculo de comunicação com maior alcance de público, leva o noticiário naval aos ouvintes de São Pedro da Aldeia (RJ) e Corumbá (MS), por rádiodi-fusão, nas frequências 99,1 e 105,9 MHz, respectivamente, sendo pos-sível acessá-la pela Internet (www. mar.mil.br), e pela Intranet (www. mar.mb). A “TV Marinha na Web” transmite de forma simultânea som e imagem a todos os que acessam o sítio da Marinha, permitindo o acom-panhamento dos principais aconte-cimentos que envolvem a Força.

Conforme o Comandante da Ma-rinha, a Comunicação Social evoluiu, mas as metas ainda são as mesmas: “divulgar a importância do mar, a importância da Marinha e fazer com que a sociedade entenda a impor-tância da nossa Força”.

50 Anos da Comunicação Social

na Marinha

50 Anos da Comunicação Social

na Marinha

Capa do Livro “50 Anos da Comunicação Social na Marinha”

Comandante da Marinha oblitera o selo comemorativo dos 50 Anos

Alte Esq Moura Neto entrega uma lembrança alusiva à data ao Alte Esq (RM1) Kleber Luciano de Assis

C

ap

(7)

7

Mesmo antes de iniciar a feira, no dia 11 de abril de 2011, a Marinha do Brasil recebeu integrantes de delegações de marinhas estrangeiras, participantes da LAAD, com o propósito de oferecer conhe-cimentos adicionais sobre a Força e seus meios.

Foram três os locais visitados: a Corveta (Cv) “Barroso”, o Navio-Patrulha (NPa) “Macaé”, no Rio de Janeiro; e a Fábrica de Munição Almirante Jurandyr da Costa Muller, em Campo Grande (RJ). Na Corveta “Barroso”, os Delegados puderam constatar o elevado grau de nacionalização dos equipamentos de bordo, com desta-que para os Sistemas de Controle Tático, de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, de Controle e Monitoração da Propulsão, entre outros.

Segundo o Comandante do navio, CF Alexander Reis Leite: “a Corveta ‘Barroso’ é o mais novo navio escolta da Marinha do Brasil e seu índice de nacionalização é de, aproximadamente, 65%, o que acar-reta um melhor custo benefício”. O NPa “Macaé”, também, agrega modernos sis-temas nacionais em sua estrutura, como o de Controle e Monitoramento de Máquinas e o Terminal Tático Inteligente.

Marinha do Brasil recebe visita

de delegações estrangeiras

Navio-Patrulha “Macaé”

A

Latin America Aero and Defence (LAAD) 2011, maior e

mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, ocorreu no Rio de Janeiro entre os dias 12 e 15 de abril de 2011. Em sua oitava edição, a feira bienal, realizada no Riocentro, recebeu 24 mil visitantes, uma média bem acima dos anos anteriores. Delegações oficiais compostas por militares de alta patente, autoridades, especialistas e funcionários de go-vernos de 55 países percorreram os estandes das 663 empresas expositoras, com o propósito de decidir ou assessorar no processo de compra de equipamentos e veículos de defesa e segurança.

Para a Marinha do Brasil, que participou com dois estandes, sendo um da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), a LAAD representou uma oportunidade, não só de conhecer as novidades tecnológicas do ramo no mercado nacional e inter-nacional, mas também de expor seus produtos, inclusive de fechar novos acordos. Com o propósito de reforçar as parcerias, o Diretor-Geral do Material da Marinha, Alte Esq Arthur Pires Ramos, visitou os estandes das empresas que possuem relações comerciais com a Marinha, entre eles o da Odebrecht, constru-tora envolvida nas obras da Base e Estaleiro de Submarinos da Marinha; e da Helibras, parceira da Eurocopter na produção de 50 helicópteros para as três Forças Armadas.

Para atrair a atenção do público presente, a Marinha montou um estande com peças publicitárias diversificadas, que foram desde maquetes até a utilização de recursos audiovisuais. O protótipo do submarino com propulsão nuclear foi projetado em formato aberto, permitindo que engenheiros da Marinha ofere-cessem explicações detalhadas a respeito do futuro meio naval e, também, sobre o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), assunto de relevante interesse no cenário nacional. A maquete da Estação Antártica Comandante Ferraz foi o atrativo para apresentar o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Totens apresentavam aos visitantes, a variedade de progra-mas, projetos e sistemas desenvolvidos pelos diversos setores da Marinha, como o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM); o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP); o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV); o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM); o Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais (CRESUMAR); o Programa de Submarinos; e a “Amazônia Azul”. O Audiovisual ficou por conta de dois telões que exibiam filme-tes sobre o PROSUB, o PROANTAR e Navios-Patrulha da Classe “Macaé”, preparados pelo Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM).

Ao longo dos quatro dias da feira, o Comandante da Marinha recebeu visitas protocolares e também compareceu a estandes de diversas empresas, interagindo com representantes de todos os países participantes.

(8)

Marinha assina Contrato

de Assessoria Técnica com a Fundação Getúlio Vargas

No estande da EMGEPRON, na LAAD 2011, a Marinha apresentou o modelo mais recente da Lancha de Ação Rápida (LAR). Seu projeto foi desenvolvido e construído pela equipe do Departamento Industrial da Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA) e comercializada pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), que também aperfeiçoou o

modelo com blindagem balística (proteção nível III - contra disparos calibre 7,62mm) e provi-denciou o toldo para cobertura.

A embarcação, que despertou interesse das delegações estrangeiras, é específica para uso em patrulha, policiamento e controle de acidentes ambientais. Atualmente, as LAR são empregadas pelo Grupamento de Patrulha Naval do Norte, pelo Comando da Flotilha do Amazonas e pela Polícia Federal do Pará.

Na ocasião, a EMGEPRON também assinou um contrato junto à Comissão Interministerial para Delimitação e Demarcação dos Espaços Marítimos de Angola, para gerenciamento do pro-jeto de levantamento da Plataforma Continental do país africano. A cerimônia foi realizada no es-tande do Ministério da Defesa, no dia 14 de abril de 2011, com a presença do Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim; do Ministro da Defesa de Angola, Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem; do Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto; e do Diretor-Presidente da EMGEPRON, V Alte (RM1) Marcelio Carmo de Castro Pereira.

Alte Esq Pires Ramos, Prof. Carlos Ivan Simonsen Leal, V Alte Gusmão e Alte Esq (Refº) Fragelli

Com a implementação do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (PROSUB), coube à Diretoria de Obras Civis da Marinha (DOCM) acompanhar todas as atividades relacionadas ao conjunto de obras civis que abrange a construção da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e do Estaleiro e Base Naval de Submarinos (EBN), em Itaguaí (RJ). A execução e o monitoramento de obras dessa magnitude exigem um elevado nível tecnológico, em virtude de sua com-plexidade e abrangência, pois são empreendimentos que envolvem áreas distintas no campo do conhecimento e a integração de diversos subsistemas.

Para auxiliar na condução dessas obras, a DOCM assi-nou, no dia 7 de abril de 2011, o Contrato de Assessoria

Técnica com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ins-tituição de caráter técnico-científico e educativo, de notória competência e reputação ético-profissional, que irá desenvolver e aplicar um Modelo de Análise de Conformidade de Projetos ao PROSUB, dentro dos parâmetros previstos na legislação vigente e com alta eficiência gerencial.

Na ocasião da assinatura, compuseram a mesa as seguintes autoridades: o Diretor-Geral do Material da Marinha, Alte Esq Arthur Pires Ramos; o Coordenador-Geral do PROSUB, Alte Esq (Refº) José Alberto Accioly Fragelli; o Presidente da FGV, Professor Carlos Ivan Simonsen Leal; e o Diretor de Obras Civis da Marinha, V Alte Luiz Guilherme Sá de Gusmão.

(9)

Nomar - abril 2011 - nº 828

Centro de Comunicação Social da Marinha

9

No dia 12 de abril de 1890, foi criado o Corpo de Engenheiros Navais, hoje, denominado Corpo de Engenheiros da Marinha. Desde então, seus componentes dedicam-se a projetar, cons-truir, manter e reparar os meios navais, usando criatividade e inovação, permitindo, assim, que as tecnologias adquiridas sejam sedimentadas e aperfeiçoadas.

Superando desafios, o Corpo de Engenheiros da Marinha tem seu foco voltado para prover, cada vez mais, novas tecnologias que permitam à Marinha cumprir seu papel constitucional, liber-tando o País da dependência tecnológica estrangeira.

No momento atual, em que se vislumbra a execução de pro-jetos estratégicos previstos no Programa de Reaparelhamento da Marinha, que incluem construções de novos navios, subma-rinos convencionais e submasubma-rinos nucleares, a competência e dedicação de todos os integrantes do Corpo de Engenheiros da Marinha tornam-se de vital importância para se possa atingir todas as metas almejadas pela Marinha do Brasil.

Visita do Comandante da Marinha ao ComCoNTraM

121º Aniversário

do Corpo de Engenheiros da Marinha

Em cumprimento ao programa de vi-sitas a Organizações Militares da Força, o Comandante da Marinha, Alte Esq Julio Soares de Moura Neto, visitou o Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (ComCoNTraM), no dia 20 de abril de 2011.

Durante a visita, o Comandante da Marinha percorreu as instalações, acompa-nhado do Comandante de Operações Navais, Alte Esq João Afonso Prado Maia de Faria, e do Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha, C Alte Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior.

Na ocasião, foi proferida uma palestra pelo Comandante do ComCoNTraM, CMG Antonio Cesar Almeida de Souza, na qual foram abordados os seguintes assuntos: uso e pecu-liaridades do sistema Long Range Identification

and Tracking (LRIT), que identifica e monitora

navios a distância; a interoperabilidade entre o Sistema de Informações sobre o Tráfego

Marítimo (SISTRAM), o Trans-Regional

Maritime Network (T-RMN) e o Maritime Safety and Security Information System (MSSIS); e

o alto nível dos requisitos necessários para o desenvolvimento do SISTRAM IV.

CMG Antonio Cesar apresenta as instalações ao Comandante da Marinha

(10)

Nomar - abril 2011 - nº 828

Uma equipe de oito profissionais da Rede Globo de Televisão, responsáveis pela gravação do Programa Globo Mar, embarcou no Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”, no período de 23 a 28 de abril de 2011, no trecho entre Fortaleza (CE) e Belém (PA). O progra-ma, que se encontra em sua segunda temporada, documenta o dia a dia de brasileiros que têm o mar como ambiente de trabalho, fonte de renda ou de sub-sistência, bem como daqueles que o utilizam apenas para o lazer ou diversão.

A emissora produziu um episódio dedicado, exclu-sivamente, ao navio e sua rotina no mar, destacando as manobras de vela e atividades de manutenção e adestramento.

Por ocasião do desembarque da equipe em Belém, o repórter que conduziu a matéria, Ernesto Paglia, agradeceu o apoio recebido e externou a excelente impressão deixada pelo navio e sua tripulação. O repórter também reconheceu a importância do NVe “Cisne Branco” para a sociedade brasileira.

Programa Globo Mar é gravado no Navio-Veleiro “Cisne Branco”

Marinha na 13ª Festa do Mar, em Rio Grande

A 13ª Festa do Mar, em Rio Grande (RS), apre-sentou como temática, este ano: “Estas águas nos pertencem”. Com esse enfoque, a Marinha do Brasil,

por intermédio do Comando do 5º Distrito Naval e de suas Organizações Militares subordinadas, participou do evento que ocorreu entre os dias 14 e 24 de abril de 2011, no Cais do Porto Velho do Rio Grande.

Com o apoio do 5º Esquadrão de Emprego Geral (HU-5), montou-se um estande, na área institucional da festa, onde foram expostos materiais de sobre-vivência e resgate no mar, na selva e no ar, fotos e vídeos operativos e vestimentas de voo. O Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande apresentou meios operativos da Marinha e equipamentos de combate. A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul aproveitou a oportunidade para prestar serviço aos visitantes, distribuindo folhetos informativos sobre Segurança da Navegação e legalização de embarcações, e para ilus-trar sua campanha, levou uma das lanchas utilizadas nas ações de Inspeção Naval.

Atividades lúdicas, também, fizeram parte da pro-gramação. Com o auxílio de militares especialistas em arte naval, adultos e crianças aprenderam a confeccio-nar os “nós marinheiros”, e se deixaram fotografar em um painel estilizado com a pintura de um marinheiro e de uma marinheira. Para complementar e incutir a mentalidade marítima nas crianças, foram realizadas Oficinas de Histórias e Desenhos, retratando os deta-lhes da profissão de Marinheiro.

Comandante do 5º Distrito Naval, em visita ao estan-de, observa a confecção de “nós marinheiros”

(11)

Nomar - abril 2011 - nº 828

Centro de Comunicação Social da Marinha

11

Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas homenageia a Marinha

O Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), Deputado Ricardo Nicolau (PRP-AM), no dia 13 de abril de 2011, em comemora-ção ao 5º Aniversário do Comando do 9º Distrito Naval, prestou uma homenagem à Marinha. Na ocasião, rece-beu em seu gabinete, o V Alte Antonio Carlos Frade Carneiro, que assumiu o Comando no dia 15 de abril.

Durante a audiência, da qual participaram, também, os Deputados Tony Medeiros (PSL-AM), Adjuto Afonso (PP-AM) e Marcelo Ramos (PSB-AM), o Presidente da

ALEAM apontou que o transporte fluvial representa mais de 70% do deslocamento das populações ama-zônicas, o que viabiliza qualquer possibilidade de investimento, inclusive por parte da Marinha, no setor fluvial.

De acordo com o V Alte Frade, o Ministério da Defesa definiu as duas áreas que mais receberão aporte estrutural e financeiro da Marinha: a Amazônia, principalmente as regiões que exploram minérios (pe-tróleo e gás) e o pré-sal.

Chefe do Estado-Maior da Marinha da França visita o ET-PROSUB

O Chefe do Estado-Maior da Marinha Francesa, cargo correspondente ao de Comandante da Marinha, Alte Pierre-François Forissier, visitou as instalações do Escritório Técnico do Programa de Desenvolvimento de Submarinos na França (ET-PROSUB), em Houilles, próximo a Paris. Na ocasião, o Encarregado do Escritório, CMG Francisco Antonio de Oliveira Junior, teve a oportunidade de apresentar como o

PROSUB está estruturado e as principais ativida-des em curso, na França.

O Alte Pierre-François Forissier, após a apre-sentação, externou a confiança que deposita na Marinha do Brasil em conduzir o processo de transferência de tecnologia e alcançar, ao final do programa, a construção do submarino com pro-pulsão nuclear.

CMG Francisco Antonio de Oliveira Junior, Alte Pierre-François Forissier e CMG Felipe Buckentin Bruzzi

(12)

Nomar - abril 2011 - nº 828

Jo

rn

al d

a P

ra

ia

Marinha contabiliza 32.695 candidatos para

concurso de Aprendizes-Marinheiros

Comando do 3º Distrito Naval

participa do Projeto “Justiça na Praça”

Tradições Navais

Encerrou-se, em 21 de abril de 2011, no Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais, o processo de rece-bimento do Simulador de Observação, adquirido pelo Comando do Material do Corpo de Fuzileiros Navais. O equipamento possui um software de última geração que proporciona a simulação, em diferentes terrenos ou cenários, de tiro de artilharia, de fogo naval e de aviação.

Com um amplo espectro de combinações de grana-das e espoletas, munições desses vetores, o simulador contribuirá para um melhor aprestamento dos milita-res observadomilita-res, inclusive os observadomilita-res aéreos e de guias aéreos avançados, em ambiente virtual, com uma sensível economia de munição.

Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais

recebe Simulador de Observação

Alunos do Colégio Militar

de Manaus visitam navios da Marinha

Com o propósito de despertar o interesse dos jovens para o ingresso na Marinha do Brasil e divul-gar as ações da Força, no dia 9 de abril de 2011, o Navio-Patrulha Fluvial “Pedro Teixeira” (P20) e o Navio de Assistência Hospitalar “Carlos Chagas” (U19), su-bordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, OM operativa do Comando do 9º Distrito Naval, recebe-ram a visita de 54 alunos integrantes do Grêmio Naval do Colégio Militar de Manaus.

O evento consistiu no embarque dos alunos que navegaram até o “Encontro das Águas” e participaram de diversas atividades da rotina diária de bordo.

Representantes de órgãos públicos acompanham

Inspeção Naval em Porto Alegre

A convite do Delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, Capitão-de-Fragata Jayme Tavares Alves Filho, no dia 27 de abril de 2011, autoridades do Setor de Navegação, Dragagem, Mineração e Proteção Ambiental acompanharam uma Inspeção Naval nos rios da região, a bordo da Lancha LAEP 7. Foram abor-dadas as embarcações que transportam areia nos Rios Jacuí e Guaíba e visitada uma draga fixa de extração de areia no Rio Jacuí. O propósito da atividade foi expor, aos diversos órgãos, a atuação da Marinha do Brasil, concitando a todos a contribuir na fiscalização.

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) conduziu, no dia 26 de abril 2011, em todo o Brasil, a aplicação das Provas do Processo Seletivo para Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros. Foram inscritos 32.695 candidatos, sendo 16.131 na cidade do Rio de Janeiro, para o preenchimento de 2.200 vagas, dis-tribuídas pelas Escolas de Pernambuco (EAMPE), do Ceará (EAMCE), do Espírito Santo (EAMES) e de Santa Catarina (EAMSC). Em virtude do grande número de candidatos no Rio de Janeiro e da interdição do Estádio do Maracanã para obras, foram utilizadas as instalações do Estádio Olímpico João Havelange, co-nhecido como “Engenhão”, que mostrou-se adequado para o grande porte do concurso. A equipe envolvida na aplicação das provas, no Rio de Janeiro, foi com-posta por 800 militares.

O Comando do 3º Distrito Naval, por meio do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa), apoiou o Projeto “Justiça na Praça”, que ocorreu na cidade de São Gonçalo do Amarante, no dia 15 de abril de 2011.

Iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o “Justiça na Praça” tem como propósito facilitar o acesso do público às ações de diversas instituições públicas e privadas, especialmente da população que reside no interior do Estado.

A Banda de Música do GptFNNa participou da abertura solene do evento e, no estande montado pela Marinha, por onde passaram cerca de 800 pessoas, foram dis-tribuídos periódicos navais, divulgadas as formas de ingresso na Força e exibidos filmes institucionais.

Condecorações e Medalhas

As condecorações e medalhas são usadas no lado esquerdo do peito.

O costume, que não é apenas naval, vem do tempo das cruzadas, quando os cavaleiros traziam a insígnia de sua Ordem (as Ordens da Cavalaria) perto do coração. Era, também, porque o escudo ficava no braço esquerdo; e assim, protegia não somente o coração, mas a insígnia de honra.

Tradições Navais

Tradições Navais

Marinha apoia viagem precursora

do Projeto Rondom, em Corumbá

A região pantaneira recebeu, no período de 4 a 10 de abril de 2011, 20 professores de várias instituições de Ensino Superior do País, voluntários do Projeto Rondon, que fizeram uma viagem precursora para diagnosticar as principais necessidades dos municípios que, no período de 15 a 31 de julho de 2011, serão beneficiados pelas ações do projeto. Os rondonistas, como são chamados os professores e estudantes uni-versitários participantes do projeto, receberam apoio da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro durante a visita, que teve como propósito principal definir as áreas deficitárias em que eles atuarão.

O Projeto Rondon é desenvolvido pelo Ministério da Defesa e se define como um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvi-mento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Além disso, busca-se apro-ximar os estudantes da realidade brasileira.

(13)

nos 5º Jogos

Mundiais

Militares

A Marinha do Brasil

(14)

Preparativos

Competições

das

Os 5º Jogos Mundiais

Milita-res serão o maior evento esportivo

militar já realizado no Brasil. A

competição acontecerá na cidade

do Rio de Janeiro, de 16 a 24 de

julho de 2011, e reunirá cerca de 8

mil participantes. Estarão na

com-petição, aproximadamente, 6 mil

atletas e 2 mil delegados, vindos de

mais de 100 países. Vinte

moda-lidades esportivas serão

disputa-das, dentre elas o vôlei de praia,

esporte inédito nos jogos mundiais

militares, como demonstração. O

Brasil participará com cerca de 250

atletas das três Forças Armadas

e estará representado em todas as

modalidades.

A escolha do Brasil para

sediar os 5º Jogos Mundiais

Milita-res aconteceu em maio de 2007, em

Burkina Faso, na África Ocidental,

durante reunião do CISM –

Con-selho Internacional do Esporte

Militar (da sigla em francês para

Conseil International du Sport

Militaire). No julgamento final, a

infraestrutura esportiva já

estabe-lecida no Rio de Janeiro para os

Jogos Pan-Americanos, a

experiên-cia na realização de grandes

even-tos e o apoio demonstrado pelas

autoridades locais ao projeto foram

decisivos para a vitória do Brasil.

A Comissão de Desportos

da Marinha, presidida pelo C Alte

(FN) Fernando Cesar da Silva

Motta, é responsável pelo

pre-paro dos militares nas seguintes

modalidades: atletismo, basquete,

boxe, futebol, pentatlo naval e vela.

Além do treinamento, os atletas

que estão no Centro de Educação

Física Almirante Adalberto Nunes

(CEFAN) recebem hospedagem,

alimentação e assistência à saúde.

A Marinha, também,

pre-parou instalações para sediar três

modalidades: vela, na Escola Naval,

onde foi reformada a garagem dos

barcos e construída uma

mari-na; pentatlo naval e taekwondo,

no CEFAN. Nessa Organização

Militar, as obras foram relevantes,

pois o pentatlo naval exigiu

maio-res esforços por contar com cinco

provas realizadas em quatro áreas

distintas de competição. Para isso,

foram realizadas: reforma da pista

de obstáculos, passando a ser a

única do mundo com três raias e

piso sintético sportflex; construção

de um moderno estande de tiro;

equipamento do parque aquático e

do cais para a prova de habilidade

naval; além da reforma e

climatiza-ção do ginásio para a competiclimatiza-ção

do taekwondo.

O C Alte (FN) Fernando

acredita que, na história das

par-ticipações do Brasil em mundiais

militares, as equipes das diversas

modalidades nunca tiveram uma

preparação tão consistente e tão

bem planejada como está sendo

este ano. Outro ponto destacado

por ele, foi a viabilização da

par-ticipação das equipes em

com-petições de nível internacional, o

que contribuiu para o ganho de

experiência e para a avaliação da

preparação dos atletas.

O CMG (T) Luiz Carlos

Pinheiro Serrano foi eleito

presi-dente do Conselho Internacional

do Esporte Militar (CISM) para as

Américas, durante a Assembléia

Geral do CISM, realizada na

Coréia do Sul, de 06 a 14 de maio

de 2011. Atualmente, ele exerce

a função de Gerente-Executivo

da Comissão Desportiva Militar

do Brasil e é o primeiro Oficial

da Marinha a desempenhar esse

importante cargo, cuja atribuição

principal será a atuação como

porta-voz das Américas junto ao

CISM.

CISM elege Oficial da Marinha

para representar as Américas

(15)

Julho/2011

Ter Qua Qui Sex

Sab Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom

Seg Ter

Atividade

12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22 23 24

25 26

Abertura/Fechamento

das vilas

X

15 Dias de Atividades

X

Cerimônias

Abertura/Fechamento

X

9 dias de Competição

X

Atletismo

C

C

C

C

C

Maratona

C

Boxe

C

C

C

C SF F

Basquete

C

C

C

C

C

C SF F

Esgrima

C

C

C

C

C

C

Futebol

C

C

C

C

C SF SF F

F

Hipismo

C

C

C

C

C

Judô

C

C

C

C

C

Natação

C

C

C

C

Orientação

C

C

C

C

Paraquedismo

C

C

C

C

C

C

C

Pentatlo Aeronáutico

C

C

C

C

C

Pentatlo Militar

C

C

C

C

C

C

C

Pentatlo Moderno

C

C

C

C

Pentatlo Naval

C

C

C

C

Taekwondo

C

C

C

C

Triatlo

F

Tiro

C

C

C

C

C

Vela

C

C

C

C

C

Voleibol

C

C

C

C

C SF SF F

Volei de Praia

C

C

C

C

C

C SF F

C

Competição

SF Semifinais

F Finais

Calendário

Competições

das

Para incrementar as equipes militares, a Marinha incorporou em suas fileiras atletas de alto rendimento,

tais como: CB Alex Barreto (pentatlo naval), MN Aparecida Santana (taekwondo), MN Ana Paula Carvalho

Pereira (atletismo), MN Andreia dos Santos “Maycon” (futebol), MN Diogo Silva (taekwondo), MN Edinaci

Fernandes da Silva (judô), MN Fernanda Garcia (triatlo), MN Fernanda Nunes (natação), MN Henrique

Ha-ddad (vela), MN Isabel Swan (vela), MN Jadel Gregório (salto triplo), Ketleyn Quadros (judô), MN Mayra

Aguiar (judô), MN Matheus Inocêncio (atletismo), MN Sara Menezes (judô), MN Simone Lima (pentlato

naval), MN Tânia Maranhão (futebol), CB Tânia Carvalho (orientação), MN Washington Silva (boxe). Esses e

outros grandes atletas poderão ser acompanhados na programação abaixo:

(16)

Locais

Competições

das

Atividade

Locais de Realização das Provas

Atletismo

Estádio Olímpico João Havelange

Maratona

Largada no Recreio dos Bandeirantes e chegada no Aterro do Flamengo

Boxe

Centro de Instrução Almirante Milciades Portela Alves - CIAMPA

Basquete

Arena Multiuso (HSBC)

Esgrima

Ginásio Poliesportivo da 26ª Brigada de Infantaria Pára-quedista

Futebol

Clube de Regatas Vasco da Gama/Estádio Olímpico João Havelange/ Centro de

Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA/EsEFEx/UNIFA/EGC (América)

Hipismo

Complexo Olímpico de Deodoro / Centro Nacional de Hipismo

Judô

Universidade da Força Aérea

Natação

Parque Aquático Maria Lenk

Orientação

Centro de Instrução Avelar (Paty do Alferes)

Floresta Nacional Mario Xavier (Seropédica)

Paraquedismo

Aeroporto Municipal de Resende e Academia Militar das Agulhas Negras

Pentatlo Aeronáutico

Floresta Nacional Mario Xavier (Seropédica)/Universidade da Força Aérea/Base

Aérea de Santa Cruz

Pentatlo Militar

Complexo Olímpico de Deodoro

Pentatlo Moderno

Centro Olímpico de Pentatlo Moderno

Pentatlo Naval

Instalações do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes

Taekwondo

Ginásio do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes

Triatlo

Praia de Copacabana - Leme - posto 6

Tiro

Centro Nacional de Tiro Esportivo

Vela

Escola Naval - Baía de Guanabara

Voleibol

Maracanãzinho/Colégio Militar/Escola de Educação Física do Exército

Volei de Praia

Praia de Copacabana - posto 2

Referências

Documentos relacionados

Por isso, antes de partir do Porto de Sète (França), procurou trazer consigo um padre jesuíta francês, para ser seu secretário 12. Na tentativa de conseguir um

Entre as espécies introduzidas e avaliadas nas Estações Experimental de Lages, da Empresa Catarinense de Pesquisa e Extensão Rural, o capim- elefante (Pennisetum purpureum

2 Importante salientar ainda que o Código Civil/2002 aborda a capacidade civil a partirda deficiência mental e intelectual, esta história abordará a deficiência em geral, assim

Não seria essa outra reencenação do mal de arquivo, agora lido metaforicamente na relação entre filosofia e educação, a saber, a acusação de corrupção da juventude

A estrutura do relatório Indicadores Nacionais do Setor Elétrico está dividida em nove seções: Capacidade Instalada; Matriz Energética; Leilões; Geração; Fluxo de

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, os dados pessoais constantes do presente formulário só serão fornecidos às autoridades competentes

1,5 (um vírgula cinco) pontos por curso. Pontuação máxima = 1,5 pontos. Curso de doutorado em área de formação ou afim. b) Avaliação da Carta de Intenção, elaborada