• Nenhum resultado encontrado

Centro Islâmico de Porto Alegre RS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro Islâmico de Porto Alegre RS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Centro Islâmico de Porto Alegre – RS

Rua: Dr. Flores nº.: 62, 10º andar – Bairro Centro.

Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil

MSN: fé_islamica@hotmail.com

E-mail: fé_islâmica@rocketmail.com

(2)

O Salah Tarauih e Salah Al’Idain

O salah At-Tarauih (a oração dos descansos) é uma Sunnah confirmada pela assiduidade do Profeta em sua pratica. É uma das Sunan que se prescreve realizar em grupo, e se realiza durante o mês do Ramadan.

• Esta oração se denomina assim, porque as pessoas sentavam-se para descansar cada quatro Raka’at, pois essa oração se fazia muito prolongada devido à extensão da recitação corânica na mesma.

Horário em que se reza o Tarauih:

Realiza-se no Ramadan, depois da oração do ‘Isha e antes do Fajr. É uma Sunnah recomendada para homens e mulheres. O Profeta nos disse para realizar-la com as seguintes palavras: “A quem reze durante as noites do Ramadan com fé e devoção lhe será perdoado os pecados cometidos”. [Muttafaq 'Alaihi]1.

Características do Tarauih:

A Sunnah consiste em que o Imam reze como os orantes onze (11) ou treze (13)

Rak’at, pronunciando o Talsim2 cada duas Rak’at. Isto é o mais recomendado.

1. ‘Aisha foi perguntada a respeito de como era a oração do Profeta durante o Ramadan, e disse: “O Profeta não excedia de onze Rak’at, nem no

Ramadan nem fora dele. Rezava quatro Rak’at, e não me perguntes sobre sua

perfeição e duração. Logo rezava quatro mais, e não me perguntes sobre sua perfeição e duração. E finamente rezava três...” Registrado por Al Bukhari. 2. Ibn ‘Abbas disse: “O Mensageiro de Allah rezava pela noite treze

Rak’at.". [Muttafaq ‘Alaihi, e esta é a versão de Muslim].

3. ‘Aisha disse: “O Mensageiro de Allah rezava, desde quando terminava o

‘Isha’ e até que começava o Fajr, onze Rak’at. Pronunciava o Taslim cada duas Rak’at, e ao final fazia uma só Rak’at como Uitr.” Registrado por Muslim.

A Sunnah consiste que o Imam reze onze ou treze Rak’at a principio e ao final do

Ramadan. É recomendável que perto do final do Ramadan, quer dizer, os últimos

dez dias, prolongue notavelmente a recitação, o Ruku’3 e o Sujud4, pois o Profeta rezava durante toda a noite. Se decidir rezar mais ou menos Rak’at, não há problema.

O melhor para o Ma’mum5é permanecer a oração como Imam até que este termine o

Tarauih, já seja que reze onze, treze, vinte e três ou mais Rak’at, e desta maneira se

registrará a recompensa de haver rezado toda a noite. O Profeta disse: “A quem reze com o Imam até que este termine se registrará com se houvesse rezado a noite inteira.” Registrado por Abu Daud e At Tirmidhi, e esta é sua versão.

Quem dirija a oração dos muçulmanos no Ramadan deve ser quem melhor memorize o Alcorão e mais bela recitação tenha. Se não há quem memorize o Alcorão (Mushaf), então o Imam poderá recitar lendo o texto lendo desde o Alcorão

1

Registrado nos Livros de Al Bukhari e Muslim. 2

Dar “Assalamu ’alaikum” para a direita e a esquerda para finalizar a oração. 3

Inclinação. 4

Prostração. 5

(3)

completo ao longo do mês do Ramadan, embora não há problema em recitar somente uma parte.

• Quem deseje pode realizar a suplica que se realizada ao finalizar a recitação completa do Alcorão (Du’a Khatm Al Qur’na), porem fora da oração. Pronunciar-la dentro da oração não é correto, pois não existem evidencias que confirmem que o Profeta ou seus Sahabas6 o haviam feito.

Quem deseje continuar rezando noite adentro, deve deixar o Uitr para rezar-lo depois do Tahajjud7. Se rezou o Uitr junto com o Imam, então deverá rezar o Tahajjud com um numero par de Raka’at.

Quando a mulher quer ir a mesquita rezar um Salah, seja Fard8 ou Nafl9, deve vestir uma roupa simples sem enfeites exagerados, e sair sem perfume.

Quando são duas (2) pessoas que oficiam como Imam para oração do Ramadan, só se registrará a recompensa de haver permanecido toda a noite em adoração a aqueles que tenham rezado de traz de ambos ao longo de todas as Raka’at do Tarauih. Salah Al’Idain.

Os muçulmanos têm dos tipos de celebrações:

1. ‘Id Al Fitr (Celebração do Desjejum) que se celebra no primeiro do mês de Shauual do calendário lunar islâmico, al terminar o jejum do Ramadan.

2. I’Id Al Adha (Celebração do Sacrifício) que se celebra no dia dez de Dhu Al Hijjah do calendário lunar islâmico.

A oração do ‘Id Al Fitr realiza-se no dia seguinte de haver completado o jejum do mês do Ramadan. A oração do ‘Id Al Adha, em troca, realiza-se durante o Hajj, ao completar-se dez dias do mês de Dhu Al Hijjah. Ambas as orações são representativas do Islam, pois os muçulmanos as praticam logo cumprir com estes dois importantíssimos ritos de adoração em agradecimento a Allah.

A oração do ‘Id é Sunnah confirmada prescrita para todo muçulmano e muçulmana.

Horário que se realiza estas orações:

Se pode realiza-se desde que o sol tenha elevado no céu, a altura de uma lança (quer dizer entre meia hora ou 45 minutos depois de sua saída) e até o meio-dia. Se é confirmado o’Id recém depois do meio-dia, se rezará no dia seguinte em seu horário correto. Só se pode sacrificar um animal depois do’Id Al Adha.

Características da oração do ‘Id:

A oração do’Id é realizada em um terreno aberto e descampado. É Sunnah que os participantes estejam limpos e vistam suas melhores roupas, como mostra de alegria e festividade nesse dia. As mulheres não devem se descobrir-se nem mostrar seus encantos íntimos em tal ocasião. Assistirão todas, até as menstruantes, as quais escutarão a Khutba10

e não participando do Salah.

6

Companheiros do Profeta .

7

Oração voluntária que se realiza no ultimo terço da noite.

8 Obrigatória. 9 Voluntária. 10 Sermão.

(4)

É Sunnah que o Ma’mum madrugue para chegar cedo à oração, imediatamente depois do amanhecer. Recomenda-se dirigir-se caminhando se possível. Também se recomenda tomar um caminho na ida e outro na volta, para cumprir com a Sunnah e dar mais magnificência a ocasião (para encentrar mais pessoas neste dia).

É Sunnah comer um numero impar de tâmaras antes de sair para a oração do ‘Id Al

Adha, em troca, a Sunnah é não desjejuar para logo comer dos sacrifícios que são

oferecidos.

O lugar onde se realiza a oração do ‘Id:

Isto se realiza em um terreno descampado perto da cidade. Quando a pessoa chega ao mesmo, deve rezar duas Raka’at e sentar-se e louvar Allah. Não é realizada somente a oração do ‘Id nas mesquitas salvo que exista algum motivo pontual, como chuva ou algo similar.

• A pessoa que esta no lugar que será realizada a oração, pode rezar a quantidade de orações Sunnah que deseje exceto que chegue o horário na qual seja ilícito rezar. Nesse caso, reza somente a saudação da mesquita. É recomendável rezar duas

Raka’at ao regressar em casa.

A forma que se realiza a oração do ‘Id:

Quando chega o momento da oração, o Imam se adianta e dirige as pessoas em duas

Raka’at que se realizam sem Adhan11 nem Iqamah12. Na primeira Raka’at pronuncia sete (7) ou nove (9) vezes a forma do Takbir (Allahu Akbar) incluindo

Takbirah Al Ihram. Na segunda Raka’at repete o Takbir somente cinco (5) vezes,

alem do Takbir que pronunciou ao pôr-se de pé. É Sunnah que o Imam recite a

Surah “O Altíssimo” (Surah 87) depois da “Al Fatiha” na primeira Raka’at e a Surah “O Inevitável Evento” (Surah 56) na segunda. Também é recomendável

recitar depois da Al Fatiha, a Surah “Qaf” (Surah 50) na primeira Raka’at e a

Surah “A Lua” (Surah 54) na segunda. É recomendável alterar entre estas duas

opções para praticar a Sunnah em toda sua variedade. Ao finalizar a oração, o Imam pronuncia uma Khutba imediatamente aos participantes. Nesta Khutba deve louvar, agradecer e elogiar Allah, mencionando a que dêem caridades. Além do mais, si reza o ‘Id Al Adha, lhes diga para que sacrifiquem animais e lhes ensinar suas prescrições.

Si o ‘Id coincide com uma sexta-feira, quem assiste a oração do ‘Id fica eximido de rezar o Jumu’ah, pelo que ela rezará o Dhuhr normalmente. Em troca, o Imam e os que não tenham participado da oração do ‘Id devem rezar o Jumu’ah.

Se o Imam esquecer de pronunciar um Takbir e começa a recitar a Al Fatiha não deve repor-lo, pois é Sunnah cuja ocasião já passou. Apesar de que o orante deve levantar suas mãos ao pronunciar o Takbir quando reza um Fard ou uma Sunnah, não deve fazê-lo em cada Takbir adicional que se pronuncia para oração do ‘Id ou o

Istiqa’.

É Sunnah que o Imam se dirija as mulheres em sua Khutba para recordar-las seus deveres e exortar-las a fazer caridades.

11

Aviso da entrada do horário da oração.

12

(5)

Quem se atrase a uma oração do ‘Id, depois que já tenha iniciado, devera completar o que faltou logo após do Imam ter pronunciado o Taslim. E quem tenha perdido a oração a poderá repor-la mantendo sua forma prescrita.

Quando o Imam termina a oração do’Id, os que desejarem poderão ir embora, porém é melhor permanecer sentado e escutar a Khutba.

É Sunnah que os muçulmanos pronunciem o Takbir em voz alta durante os dias de

‘Id, em suas casas, nos mercados, nas ruas, nas mesquitas e demais lugares. As

mulheres devem baixar a voz ao pronunciar o Takbir se existe a presença de homens fora os da sua família (mahram).

Tempo do Takbir:

1. O ‘Id Al Fitr o Takbir se inicia na véspera do ‘Id e termina ao iniciar-se a oração

‘Id.

2. No ‘Id Al Adha o Takbir se inicia na véspera do dia dez (10) de Dhu Al Hijjah e termina ao finalizar o dia treze (13) de Dhu Al Hijjah.

A forma em que se pronuncia o Takbir durante o ‘Id: Pode-se pronunciar:

1. Allahu Akbar, Allahu Akbar, La ilaha illa Allah. Ua Allahu Akbar, Allahu Akbar ualillhil hamd (Allah é o Maior, Allah é o Maior, não há deus a não ser

Allah. Allah é o Maior, Allah é o Maior e para Allah são todos os louvores).

2. Allahu Akbar, Allahu Akbar, Allahu Akbar, La ilaha illaha Allah. Ua Allahu

Akbar, Allahu Akbar, Allahu Akbar ua lillahil hamd (Allah é o Maior, Allah é

o Maior, Allah é o Maior não há deus a não ser Allah. Allah é o Maior, Allah é o Maior, Allah é o Maior e para Allah são todos os louvores).

3. Allahu Akbar, Allahu Akbar, Allahu Akbar, La ilaha illaha Allah. Ua Allahu

Akbar, Allahu Akbar ualillhil hamd (Allah é o Maior, Allah é o Maior, Allah é

o Maior não há deus a não ser Allah. Allah é o Maior, Allah é o Maior e para Allah são todos os louvores).

Veredicto do Islam a respeito das festividades inventadas:

As festas e celebrações de um ano novo lunar e ano novo solar, a celebração do

Isra’, a da metade do mês de Sha’ban e a do nascimento do Profeta, o dia das mães,

dos pais e demais festividades e celebrações que são comemoradas entre os muçulmanos. Estas não são mais que meros inventos, e por tratar-se de inovações

(Bida’) são rechaçadas pelo Islam. Quem celebre ou aceite, convide a outros a

celebrar-las ou gaste em suas realizações é um pecador, e carregará com seu pecado e os pecados dos que imitem sua prática.

Bibliografia:

Livro: Jurisprudência Islâmica – Tomo I (los ritos de adoración) – El Libro del Salah Por: Muhammad Ibn Inbrahim Al-Tuwaijri

Referências

Documentos relacionados

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

1595 A caracterização do repertório de habilidades sociais dos alunos do Grupo com Baixo Desempenho Acadêmico (GBD) e do Grupo com Alto Desempenho Acadêmico (GAD),

No presente estudo, as gestantes disseram que gostariam de receber orientações sobre as técnicas não farmacológicas para controle da dor durante o trabalho de parto.. Todas

A autuada deverá ser informado de que a não interposição de recurso ocasionará o trânsito em julgado, sendo o processo remetido ao Núcleo Financeiro para cobrança da multa.. O

Nas últimas décadas, os estudos sobre a fortificação alimentar com ferro no país têm sido conduzidos na tentativa de encontrar uma maneira viável para controle da anemia

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR