• Nenhum resultado encontrado

REGIMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SEGURANÇA SOCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGIMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SEGURANÇA SOCIAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

REGIMENTO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SEGURANÇA SOCIAL

CAPITULO I

DOS OBJETIVOS E DA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTAO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SEGURANÇA

SOCIAL

Art.1º.- O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS, tem por finalidade desenvolver e aprofundar a formação de profissionais em cursos de graduação de duração plena, que contribuam para o desenvolvimento do Brasil, no contexto da transformação do papel do Estado e de suas políticas, levando-se em conta as estratégias inovadoras dos atores sociais e de empresas.

Art 2º. – O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS será organizado e administrado de acordo com os Estatutos, Regimentos Gerais e Normas Complementares para Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB.

Art 3°. – A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS será exercida através de um Colegiado composto de 5 (cinco) representantes do Corpo Docente e 1 (um) do Corpo Discente.

§1º. – O Colegiado funcionará sob a presidência de um Coordenador e um Vice-Coordenador, eleitos por seus pares, por um período de 2 (dois) anos.

§2º. – O Coordenador será substituído nas suas ausências ou impedimentos pelo Vice-Coordenador.

§3º. - Os membros docentes do Colegiado serão eleitos entre os professores permanentes do Programa e terão mandatos de 2 (dois) anos, com direito à re-condução por um período.

§4º. - O membro discente do Colegiado será eleito entre seus pares e terá mandato de 1 (um) ano, permitida recondução por apenas mais um período.

§5º. - O Colegiado se reunirá ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente por convocação do Coordenador ou de 4/6 (quatro sextos) de seus membros.

a) a reunião somente ocorrerá com a presença mínima de 3/6 (três sextos) dos membros

b) o membro que não comparecer a 3 (três) reuniões consecutivas ou 5 (cinco) alternadas, sem apresentar justificativa aceita pelo Colegiado, será substituído mediante nova eleição.

(2)

§6º. - Sessenta (60) dias antes do término do mandato dos membros do Colegiado o Coordenador convocará eleições para sua renovação.

§7º. - As eleições do que trata o parágrafo anterior serão efetuadas em votação individual pelos docentes credenciados. Uma comissão eleitoral será constituída de (2) dois docentes designados pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS, com atribuições de executar todos os procedimentos do pleito, inclusive apuração da urna, sendo o resultado homologado pelo Colegiado.

§8º. – A eleição do representante estudantil e de um suplente será efetuada pelo corpo discente regularmente matriculado no Curso.

Art 40. - São atribuições do Colegiado do Programa:

a) organizar, orientar, fiscalizar e coordenar as atividades dos cursos;

b) propor os programas curriculares dos cursos, os conteúdos de cada disciplina e das atividades acadêmicas complementares;

c) propor às câmaras de ensino de pós-graduação e pesquisa da UFRB reformulação do Regimento do Programa e das estruturas curriculares, ouvidos os Conselhos dos Centros envolvidos no Programa, bem como a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRB.

d) proceder as eleições do Coordenador e Vice-Coordenador, em reunião com a presença de, no mínimo, 4/6 (quatro sextos) de seus membros;

e) proceder credenciamento e descredenciamento de professores para o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS;

f) deliberar sobre processos referentes a trancamento de matrícula dentro e fora do prazo, dispensa de matrícula e convalidação, aproveitamento ou concessão de créditos;

g) constituir comissões julgadoras de trabalhos de conclusão de cursos;

h) examinar e aprovar relatórios, prestação de contas e outros documentos e decisões, inclusive ad referendum, da coordenação do Programa;

i) propor aos Centros envolvidos no Programa quaisquer outras medidas julgadas úteis ao Programa de Pós-Graduação.

Art. 5º. - Compete ao Coordenador:

a) conhecer os papeis e prerrogativas que lhe forem conferidas por este Regimento Interno;

b) presidir as reuniões do Colegiado nas quais terá, além do seu voto, o de qualidade;

c) executar as deliberações do Colegiado e gerir as atividades do Programa; d) deliberar ad referendum do Colegiado, nos casos de comprovada urgência;

(3)

e) representar o Colegiado perante os demais órgãos das universidades; f) elaborar proposta orçamentária anual;

g) elaborar, com auxílio dos demais membros do Colegiado, relatórios anual e bi-anual das atividades do Programa a serem encaminhados à CAPES ou à Câmara de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRB ;

h) convocar eleições para a renovação do Colegiado e para a escolha do representante do corpo discente, na ausência de órgão de representação dos estudantes de pós-graduação.

CAPÍTULO III DO CORPO DOCENTE

Art. 6º. – O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS será constituído por professores portadores do título de mestre e doutor, com atribuições de orientação de dissertações, de realização de pesquisas e de ministrar aulas, enquadrados nas seguintes categorias, conforme nomenclatura da CAPES:

I – Permanentes: professores integrantes dos quadros funcionais da UFRB e da EMBRAPA, que atuem de forma direta, intensa e contínua nos cursos de mestrado e doutorado, desenvolvendo as principais atividades de ensino, extensão, orientação e pesquisa ou desempenhando funções administrativas necessárias e professores ou pesquisadores de outras instituições, que atuem no Programa nas mesmas condições referidas neste inciso;

II – Colaboradores: professores ou servidores / pesquisadores integrantes dos quadros funcionais da UFRB e da EMBRAPA, que atuem de forma complementar no Programa, ministrando disciplinas, participando de projetos de pesquisa e orientando trabalhos de dissertação ou tese e de professores ou pesquisadores de outras instituições, que atuem no Programa nas mesmas condições referidas neste inciso;

III – Visitantes: professores e/ou pesquisadores com vínculos provisórios com a UFRB e EMBRAPA e que, durante um período contínuo e determinado, estejam à disposição do Programa, contribuindo para o desenvolvimento de atividades acadêmico-científicas. Art. 7º - Os membros do corpo docente do Programa serão credenciados pelo Colegiado, nas categorias fixadas no artigo 6º deste Regimento.

§1º - Poderá ser credenciado, excepcionalmente, professor ou pesquisador que, embora não tenha título de doutor ou de livre docente, seja considerado pela comunidade científica da área de conhecimento em que atua e pelas agências de fomento à C&T como de “notório saber”;

§2º - O credenciamento dos docentes perderá validade na hipótese de solicitação do docente ou de decisão do Colegiado.

(4)

CAPÍTULO IV

DO CORPO DISCENTE, ADMISSÃO, MATRÍCULA, TRANSFERÊNCIA E READMISSÃO

Art. 8º. – O corpo discente do Programa será constituído por estudantes regularmente matriculados, aprovados em processos seletivos para o curso de mestrado.

Parágrafo Único: O corpo discente do Programa estará submetido aos Regimentos Gerais da UFRB e gozará dos mesmos direitos e deveres dos graduandos, utilizando os mesmos laboratórios, bibliotecas e equipamentos comuns a todos os estudantes da instituição, inexistindo tratamento especial em qualquer hipótese.

Art. 9º. – Poderão ser admitidos no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS os candidatos que tiverem curso de graduação de nível superior em qualquer área do saber.

§1º. - Nos casos de o currículo de graduação não fornecer base suficiente para o Curso, exigir-se-á que o candidato curse, uma vez selecionado, disciplinas de nivelamento, oferecidas quando necessário.

§2º. - Para inscrição no Curso, nas épocas próprias para o processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) formulário de inscrição preenchido; b) comprovante de pagamento de inscrição; c) histórico escolar;

d) cópia autenticada do diploma de curso superior ou comprovante de que está concluindo o curso de graduação antes do início das aulas do Programa.

e) curriculum vitae no modelo Lattes atualizado; f) proposta de trabalho da pesquisa a ser realizada;

g) declaração do empregador liberando o candidato para o curso de pós-graduação (apenas para candidato com vínculo empregatício);

h) quando estrangeiro, não residente, e de procedência de país não lusofônico ou hispanófono, declaração de proficiência em língua portuguesa emitida por Embaixada ou Consulado brasileiro no país de origem do candidato.

§3º. - As inscrições do que trata o parágrafo anterior serão efetuadas de acordo com as recomendações da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFRB, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social – PGPPSS.

Art. 10 - A seleção dos candidatos para o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS será realizada por uma Comissão de Seleção constituída pelos professores permanentes do Programa. §1º. - No processo de seleção a Comissão deverá considerar os seguintes critérios:

(5)

a) avaliação dos candidatos segundo os critérios de pontuação estabelecidos pela Comissão de Seleção para: formação acadêmica, vínculo empregatício, proficiência de língua inglesa em caráter classificatório, produção acadêmica, prova escrita de conhecimento específico, dedicação ao Curso em tempo integral e disponibilidade de orientador; b) é facultado à Comissão de Seleção o direito de realizar entrevistas com os

candidatos e de solicitar documentos comprobatórios de atividades acadêmicas registradas no currículo do candidato;

§2º. - Os nomes dos candidatos selecionados pela Comissão e os respectivos orientadores deverão ser encaminhados ao Colegiado de Pós-graduação para homologação.

§3º. - O Coordenador do Curso dará ciência aos candidatos, do resultado da seleção, dando prazo de 20 (vinte) dias para que haja confirmação da sua futura integração ao Curso.

Art. 11 – O candidato aprovado e classificado na seleção deverá efetuar sua primeira matricula dentro dos prazos fixados pela coordenação do Programa, mediante apresentação da documentação exigida, de acordo com este Regimento, após o que vincular-se-á à UFRB, recebendo um número de matricula, que o identificará como aluno(a) regular.

§1º. – A primeira matrícula será feita na Secretaria do Programa, constituindo-se condição inicial para a realização do curso, e só terá validade para o semestre letivo para o qual o candidato foi selecionado;

§2º. – No ato da primeira matrícula, os selecionados deverão apresentar documentos comprobatórios de conclusão do curso de graduação.

§3º. – A Comissão de Seleção poderá exigir do candidato selecionado o cumprimento, em prazo que lhe for fixado, de estudos complementares, inclusive disciplinas de graduação, concomitantemente ou não às atividades do Programa e sem direito a crédito.

Art. 12 – Na época fixada no calendário do Programa, antes do início de cada período letivo, cada aluno fará sua matrícula em disciplinas e atividades, na Secretaria do Programa.

§1º. – A qualquer tempo, será vedada a matrícula simultânea em dois programas de pós-graduação;

§2º. - Todo estudante admitido terá que satisfazer a exigência de proficiência em língua estrangeira, inglês, mediante tradução e interpretação de texto:

a) o prazo para cumprimento desse requisito não poderá exceder à época da matrícula do terceiro semestre regular.

b) vencido este prazo, o estudante que não tiver cumprido tal exigência ficará automaticamente desligado do curso.

(6)

c) os exames de proficiência serão aplicados em datas estabelecidas pela coordenação do curso, no período regular de matrícula de cada semestre.

Art. 13. - A admissão de estudantes estrangeiros será permitida a critério do Colegiado, respeitando-se o disposto no Art. 9º deste Regimento, excetuando-se os casos de convênios internacionais fomentados pela CAPES.

Art. 14. - A juízo do Colegiado e de acordo com disponibilidade de professor, e independentemente do processo seletivo regular, poderão ser admitidos na categoria de Aluno Especial, com direito à creditação curricular, profissionais da área com interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos.

§1º. - O candidato a Aluno Especial deverá solicitar sua inscrição ao Colegiado; §2º. - O pedido de inscrição deve atender ao calendário da universidade e conter os mesmos documentos exigidos para estudantes regulares;

§3º. - A admissão do Aluno Especial terá validade máxima de dois semestres letivos consecutivos, podendo o aluno cursar até 4 (quatro) disciplinas, matriculando-se no máximo em 2 (duas) por semestre;

§4º. – É vedado o trancamento de matrícula ao Aluno Especial;

§5º. – A convalidação de créditos obtidos na categoria de aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS obedecerá as seguintes normas:

a) serão convalidados apenas os créditos obtidos até 5 (cinco) anos letivos antes da matrícula como aluno regular;

b) apenas as disciplinas com média igual ou superior a 7,0 (sete) poderão ter seus créditos convalidados, para o cômputo de número mínimo exigido pelo curso;

§6º. – Poderão ser convalidados créditos obtidos na categoria de aluno especial em outros cursos de Mestrado Profissional reconhecidos no país.

Art. 15. - O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS poderá aceitar, desde que haja vaga, a transferência de estudantes regulares de cursos de Mestrado Profissional de outras instituições de ensino superior ou de pesquisa, desde que credenciados pela CAPES.

§1º. - Os pedidos de transferência deverão ser feitos ao Colegiado que, à luz da documentação apresentada, decidirá pelo deferimento, de aproveitamento de créditos, de necessidade de adaptação curriculares, e, até, por exames de suficiência;

(7)

§2º. - poderão ser convalidados até 50% do número máximo de créditos exigidos no Curso, oriundos de disciplinas em que o estudante obteve média igual ou superior a 7,0 (sete);

§3º. – serão aproveitados os créditos de disciplinas cujos programas correspondem a um mínimo de 75% do conteúdo programático das respectivas disciplinas do curso, desde que as disciplinas tenham sido concluídas há, no máximo, 5 (cinco) anos;

§4º - Definida a transferência, o estudante ficará submetido ao que preconiza este Regimento, em todas as suas áreas, para estudantes regulares.

Art. 16 – Considerar-se-á abandono do curso a situação do aluno que não renove sua matrícula ou não volte a matricular-se após o período máximo de trancamento.

Art. 17 - Admitir-se-á o cancelamento de matrícula, em qualquer tempo, por solicitação do aluno, correspondendo a sua desvinculação do curso.

Art. 18 - Além dos casos previstos nos Regimentos Gerais da UFRB, será desligado do Programa aquele discente que:

a) for reprovado 2 (duas) vezes, durante a integralização do curso; b) obtiver, em qualquer período letivo, média total inferior a 7 (sete); c) não for aprovado nas atividades obrigatórias previstas neste Regimento; d) não houver integralizado seu currículo, inclusive defesa do Trabalho de

Conclusão do curso, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses, respeitando-se o período regimental de trancamento de matrícula;

e) obtiver o conceito “reprovado”, no Trabalho de Conclusão do curso. f) em fase de elaboração do trabalho de conclusão do concurso, não tiver o

seu desempenho aprovado pelo orientador por 2 (dois) semestres letivos consecutivos ou não, decisão que deve ser endossada pelo Colegiado do Programa.

Art. 19 - A readmissão de estudante desligado do curso de pós-graduação dar-se-á apenas mediante nova seleção pública.

CAPÍTULO V SECÇÃO I

DO CURRÍCULO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Art. 20 – A integralização das atividades necessárias à obtenção dos títulos de mestre será expressa em unidades de créditos, compreendendo, cada unidade, a quinze horas de atividades programadas (aulas, seminários e outras atividades).

Art. 21 – Para integralização do curso de mestrado, o aluno deverá obter um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas e atividades curriculares (equivalentes a trezentos e sessenta horas-aula), além de apresentar um trabalho final que demonstre o domínio do

(8)

objeto de estudo, sob a forma de dissertação, projeto, análise de casos, desenvolvimento de instrumentos e equipamentos, entre outros que demonstrem a afinidade com o curso. Parágrafo Único - Para se habilitar a realizar o Trabalho de Conclusão de Curso o discente deverá obter um total de 18 (dezoito) créditos em disciplinas obrigatórias.

Art. 22 – Constituem componentes curriculares do Programa em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS:

I – Disciplinas

II – Trabalho de Conclusão de Curso, que poderá ser: a) Monografia;

b) Artigo Científico.

Parágrafo Único - As atividades indicadas nas alíneas a e b deste inciso têm caráter obrigatório.

Art. 23 – O curso de mestrado profissional é composto por 3 (três) disciplinas obrigatórias e (três) disciplinas optativas, acrescido do Trabalho de Conclusão de Curso.

Art. 24 - Nas Atividades Curriculares obrigatórias e optativas previstas na Grade Curricular o estudante será considerado aprovado ou reprovado, sem atribuição de conceito.

SECÇÃO II

DA ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO ESTUDANTE

Art. 25 – Todo estudante do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS terá um orientador, podendo receber co-orientação.

§1º - O professor orientador será proposto pela Comissão de Seleção e homologado pelo Colegiado do Curso;

§2º - As atribuições do orientador e suas relações com o orientando e o Curso estão descritos nas Normas Complementares para Cursos de Mestrado e Doutorado da UFRB;

§3º - O docente sem orientação concluída poderá acumular no máximo 3 (três) orientandos no Programa.

§5º - O co-orientador poderá ou não ser docente do Programa, devendo ser credenciado pelo Colegiado.

(9)

Art. 26 - O orientador, de comum acordo com o estudante, definirá um planejamento acadêmico bem como o tema do trabalho de conclusão de curso.

§1º. – Os alunos deverão, por intermédio do Orientador, encaminhar ao Colegiado de Curso o respectivo projeto de trabalho de conclusão de curso para fins de registro, até o final do primeiro semestre letivo do Curso;

§2º - Caso o projeto do trabalho de conclusão de curso não seja entregue no prazo estabelecido no parágrafo acima, caberá ao orientador justificar o atraso perante o Colegiado;

§3º - O Colegiado poderá, ao seu critério, prorrogar o prazo de entrega dos projetos de trabalho de conclusão de curso;

§4º. - Em face do não cumprimento do prazo estabelecido para entrega dos projetos de trabalho de conclusão de curso.

§5º. - Os projetos de trabalho de conclusão de curso deverão ser apreciados por uma Comissão devidamente constituída pelo Colegiado;

§ 6º - Os estudos, pesquisas e trabalhos necessários ao preparo do trabalho de conclusão de curso poderão ser executados parcial ou totalmente fora da UFRB, mediante autorização do orientador, com aprovação prévia do Colegiado;

§ 7º - Caberá ao Orientador acompanhar a pesquisa realizada pelo estudante em todas as suas fases, podendo submeter ao Colegiado o pedido de cancelamento da mesma.

SECÇÃO III

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Art. 27– O Trabalho de Conclusão de Curso constitui trabalho final do curso de Mestrado Profissional.

Art. 28 – Somente será submetido a julgamento o trabalho de conclusão do mestrando que tiver obtido todos os créditos em disciplinas.

Art. 29 – O julgamento do Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser requerido pelo estudante ao Coordenador, anexando uma declaração do seu Orientador de que o mesmo acha-se concluído. A Secretaria do Curso deve ter fornecido declaração de que foram cumpridos todos os outros requisitos exigidos no que tange à creditação por disciplinas.

§1º. - Para viabilizar o julgamento a que se refere o parágrafo anterior, o estudante deverá também anexar 4 (quatro) vias do trabalho de conclusão de curso, sem capa especial, sendo uma para compor o processo de definição de data do exame final e as outras para cada um dos componentes da Comissão Julgadora;

(10)

§2º. – O Colegiado definirá a data do julgamento do trabalho de conclusão de curso atendendo a um prazo mínimo de 30 dias após a apresentação do trabalho.

Art. 30 – O julgamento do Trabalho de Conclusão de Curso será procedido mediante pareceres individuais dos membros da comissão, fundamentados na avaliação do trabalho em apresentação oral e argüição, realizados em sessão publica e extraordinária do Colegiado.

§1º. – A comissão julgadora será composta por 3 (três) membros, incluindo o orientador e, pelo menos, 1 (um) professor não pertencente ao corpo docente do curso. Os membros externos ao curso, devem, preferencialmente, pertencer a outra instituição;

§2º. – A Comissão Julgadora será definida pelo Colegiado de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS;

§3º. – Na eventualidade de existir, o co-orientador não participará da comissão julgadora da dissertação.

Art. 31 - O trabalho de conclusão será considerado pelos examinadores Aprovado ou Reprovado. Excepcionalmente, a comissão pode encaminhar ao Colegiado uma recomendação para a publicação do trabalho.

Art. 32 – Os candidatos a mestre disporão de 60 (sessenta) dias para efetivar as alterações sugeridas pela comissão e encaminhar 5 (cinco) unidades do trabalho ao Colegiado, bem como para comprovar o encaminhamento de um artigo extraído do trabalho para publicação em revista cientifica.

Parágrafo Único - A não observação dos requisitos do que trata o caput deste artigo resultará em impedimento para a colação de grau.

Art. 33 - As orientações para a homologação do resultado e autorização da emissão do diploma estão dispostas nas Normas Complementares para Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu da UFRB e o diploma emitido deverá conter o emblema e brazão da universidade .

Parágrafo Único. – A solicitação do diploma deverá ser feita pelo estudante junto à Secretaria Geral de Curso, mediante preenchimento de requerimento e pagamento de taxa estabelecida pelas universidades.

SECÇÃO V

(11)

Art. 34 – O curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS deverá ser realizado dentro dos limites de 4 (quatro) 6 (seis) semestres. Estão incluídas nestes prazos as entregas dos respectivos trabalhos finais destinados ao julgamento da banca examinadora.

§1º - Estas disposições se aplicam também ao aluno regular com aproveitamento de créditos de outros cursos;

§2º - Não se computará no prazo máximo definido no caput deste artigo, o tempo correspondente a:

a) trancamento total do curso ou dispensa de matrícula, aprovados pelo Colegiado, podendo ocorrer apenas pelo período de 1 (um) semestre, independente do caso e

b) trancamento total do curso ou dispensa de matrícula, indicados pelo serviço médico da universidade.

Art. 35 – Os casos omissos neste Regimento Interno serão tratados pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS observando-se as Normas Complementares para Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e o Regimento Geral da UFRB.

Regimento aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social - PGPPSS em reunião ocorrida no dia ... de ... de 2010.

Referências

Documentos relacionados

Quero agradecer a valiosa contribuição para a realização dessa pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Ao considerar a notável melhoria nos resultados do Idepe alcançados pelas escolas de Ensino Médio após a implementação do Programa de Educação Integral,

Essa ação também pode ser feita de forma presencial em meio físico (questionário impresso), porém, neste caso, aumentam-se um pouco os custos com a realização

O presente questionário se configura em instrumental de pesquisa como parte de um estudo sobre a política de Educação Profissional em andamento no estado do Ceará, sob o

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

3.1. Políticas Públicas ... Erro! Indicador não definido. Ciclo de Políticas Públicas ... Erro! Indicador não definido. Avaliação de Política Pública ... Erro! Indicador