• Nenhum resultado encontrado

Teleconferência TOTVS & Bematech (Português) 17 de Agosto de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Teleconferência TOTVS & Bematech (Português) 17 de Agosto de 2015"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Operadora: Bom dia. Sejam bem-vindos à teleconferência da TOTVS e da Bematech

referente à proposta de reorganização societária envolvendo ambas as empresas. Estão presentes os senhores Rodrigo Kede, Presidente da TOTVS, Cleber Morais, CEO da Bematech, Gilsomar Maia, Diretor de Relações com Investidores da TOTVS, e Marcos Perillo, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Bematech. Informamos que todos os participantes estarão apenas ouvindo a teleconferência durante apresentação das empresas. Em seguida, iniciaremos a sessão de perguntas e respostas para investidores e analistas, quando mais instruções serão fornecidas. Caso alguém necessite de alguma assistência durante a conferência, por favor, solicite a ajuda de um operador, digitando *0.

O áudio está sendo apresentado simultaneamente na Internet, nos endereços

ri.TOTVS.com.br/ e ri.bematech.com.br.

Antes de prosseguir, gostaríamos de esclarecer que eventuais declarações que possam ser feitas durante esta teleconferência, relativas às perspectivas de negócios, projeções e metas operacionais e financeiras da TOTVS e/ou da Bematech constituem-se em crenças e premissas da Diretoria das Companhias, bem como em informações atualmente disponíveis. Considerações futuras não são garantias de desempenho. Elas envolvem riscos, incertezas e premissas, pois se referem a eventos futuros e, portanto, dependem de circunstâncias que podem ou não ocorrer. Investidores devem compreender que condições econômicas gerais, condições da indústria e outros podem afetar o desempenho futuro da TOTVS e/ou da Bematech e podem conduzir a fatores operacionais resultados que diferem materialmente daqueles expressos em tais considerações futuras.

Agora gostaríamos de passar a palavra ao Sr. Rodrigo Kede, que iniciará a apresentação. Por favor, Sr. Rodrigo, pode prosseguir.

(2)

Rodrigo Kede: Bom dia, obrigado a todos por participarem desta teleconferência.

Peço que todos passem primeiramente para o slide 2, onde temos os tópicos que vamos abordar nesta teleconferência.

A gente vai falar da estrutura da reorganização societária que está sendo proposta, da grande oportunidade que a gente vê de digitalização do varejo através de soluções integradas, da combinação perfeita de conhecimento e tecnologia resultante da união destas duas empresas, do varejo de A a Z, ofertas de A a Z para o varejo (one-stop-shop), do foco e do valor ao cliente final e dos próximos passos.

Começando pela estrutura da reorganização societária que está sendo proposta, no

slide 3, temos três passos que estão sendo propostos nesta reorganização: Num

primeiro momento a Makira II, uma subsidiária integral da TOTVS, emite ações ON e PN e as entrega aos acionistas Bematech em troca de suas ações ON numa relação de 85 ações PN e 15 ON de Makira II para cada ação ON da Bematech.

Num segundo momento, 100% das ações PN de Makira II São resgatadas em dinheiro e canceladas.

E num terceiro momento Makira II é incorporada pela TOTVS, que emite 2,170,656 ações ON e as entrega aos acionistas da Makira II oriundas de Bematech em troca de suas ações ON.

Ao fim destes três passos os acionistas de Bematech se tornam acionistas da TOTVS e recebem R$9,35 (excluindo dividendos) em 0,043 ação ON de TOTVS para cada ação ON de Bematech.

Estes três passos compõem a proposta que está sendo levada pelas administrações TOTVS e Bematech e suas respectivas assembléias de acionistas. Havendo a aprovação pelas assembleias, a reorganização tem seus efeitos suspensos até que haja a aprovação final pelo CADE.

Agora vamos falar um pouco dos motivos estratégicos que levaram a TOTVS a dar este passo juntamente com a Bematech. Vamos começar pelo slide 4.

(3)

A despeito de todo o cenário atual macro econômico e político no Brasil que estamos passando acreditamos que existe muito potencial de crescimento ainda no Brasil. A gente tem falado bastante que o país para crescer de forma sustentável precisa ser mais competitivo, precisa aumentar os níveis de eficiência e produtividade, e para isto acreditamos que existem 3 grandes fatores: Um investimento pesado em infraestrutura, tanto física quanto lógica, investimento em educação e investimento em tecnologia.

O investimento em tecnologia no Brasil, como percentual do PIB, é da ordem de 1,9%. Se a gente analisar as economias mais desenvolvidas, os comumente chamados de G7, eles investem em média 3,4% do PIB (estas informações dentro Gartner e do Banco Mundial), elas incluem toda a parte de dispositivos e devices.

Se você excluir a relação ela passa a ser um pouco maior do que 1,9 para 3,4 e mostra que existe uma grande oportunidade de crescimento e penetração de tecnologia como parte do PIB no país.

Segundo o IBGE o Brasil tem cerca de 4,6 milhões de empresas formais e ativas, mais da metade destas empresas são no setor de varejo e sua maioria com menos de 10 empregados.

Naturalmente, quanto maior o porte, mais de digitalizadas é a empresa. Assim, há uma grande oportunidade de digitalização no mercado brasileiro.

Acreditamos que esta digitalização tornará o varejo mais moderno, eficiente e produtivo por meio de soluções de negócios totalmente integradas que compreendam não só osso sistema de gestão, mas sistemas de ponto de venda, e-commerce, mobilidade, meios de pagamento e equipamentos de automação.

Quem liderar este processo de digitalização será visto como o padrão a ser seguido e alcançará níveis diferenciados de fidelização e credibilidade, e será capaz de melhor monetizar esta oportunidade de digitalização do varejo.

(4)

Como apresentado no slide 5, TOTVS e Bematech juntas atendem toda a cadeia do varejo e combinam um know-how de varejo físico e e-commerce, além de terem alta complementaridade de portfólio de soluções especializadas nos mais diversos subsegmentos do varejo, entre eles supermercados, food service, vestuário e calçados, materiais de construção, eletroeletrônicos, atacarejo, perfumaria, cosméticos, concessionárias de veículos, transportes de passageiros, lojas e magazines e hotéis. Além desta complementariedade de portfólio de soluções para o varejo, TOTVS e Bematech são muito complementares em seu sistema de distribuição, como está demonstrado no slide 6. Hoje a TOTVS prove plataformas de produtividade e colaboração, softwares e apps de gestão especializada, PDV móvel e loja virtual a empresas de todos os portes em vários segmentos do varejo e em todo território nacional; atendendo a grandes contas por meio da sua divisão TOTVS Private, o SMB por meio de suas 54 unidades, entre próprias e franquias, e o nano negócio por meio de 50 pontos de venda Fly01.

Com a Bematech passaremos a atender o varejo de A a Z em mais de 500.000 estabelecimentos. Adicionaremos grandes contas, ampliaremos a nossa presença no SMB e passaremos a ter uma excelente capilaridade de distribuição em mais de 5000 cidades brasileiras – praticamente todo o território nacional.

Além disto, ampliaremos do nosso portfólio de softwares e apps de gestão especializadas ao varejo, de PDV móvel e de meios de pagamento, além de equipamentos de automação comercial.

Por isto acreditamos que com a Bematech formaremos o mais completo provedor de soluções de negócio ao varejo capaz de liderar este processo de digitalização no varejo brasileiro e adicionar valor ao cliente, como apresentado no slide 7.

Acreditamos que juntos vamos reunir o melhor em conhecimento e inovação no varejo, teremos uma cobertura única, com uma presença regional ainda mais forte, fornecemos soluções ainda mais completas e integradas para o varejo (que chegamos internamente de one-stop-shop) e agora cobrindo a absolutamente todos os segmentos do varejo.

(5)

Indo agora para o slide 8 vamos falar um pouco dos próximos passos desta reorganização que está sendo proposta. Submeteremos o processo ao CADE o mais breve possível e realizaremos as assembleias de acionistas de ambas as empresas no próximo dia 3 de setembro.

Antes de iniciar a parte de perguntas e respostas eu queria poder passar a palavra ao Cleber, COE da Bematech, para fazer alguns comentários e algumas ponderações. Por favor, Cleber.

Cleber Morais: Obrigado Rodrigo. Bom dia a todos. Acho que como Rodrigo

mencionou, a gente passa por um processo agora que é a aprovação junto às assembleias e aprovação junto ao CADE para dar sequência nesta operação, e a partir daí, sim, um trabalho da construção do maior player de automação comercial do varejo.

A gente, durante o final de semana e durante os últimos dias, a gente teve a oportunidade de conversar tanto dos nossos funcionários quanto os nossos canais, quanto os nossos clientes e o posicionamento inicial foi positivo, todos enxergam que tem aí uma construção de uma empresa com uma sinergia forte, com valores muito semelhantes, ou seja, isto é importante para a conclusão de um processo e para ter sucesso, e acho que estão todos olhando a transação de forma muito positiva.

A gente, claro, volto a frisar que depende das aprovações tanto da assembleia quando CADE, mas a partir deste momento a gente tem aí uma construção, sim, da maior empresa de tecnologia para automação comercial do varejo e isto é muito positivo como um todo.

Então, a gente está confiante no processo e trabalhando de forma a dar sequência num plano que sempre a Bematech trouxe, que foi levar a solução completa para o varejo, estar próximo dos nossos clientes, usar e estar juntos dos nossos 5000 canais para fazer a capilaridade no mercado e a gente acredita que tudo isso, em conjunto, leva a um aspecto extremamente positivo para os pilares da decisão que foi tomada, que são os nossos funcionários, os nossos clientes e os nossos acionistas.

(6)

Então, a gente dá sequência, Rodrigo, eu volto para você para gente dar sequência na conversa.

Rodrigo Kede: Obrigado Cleber. Agora pessoal, vamos abrir para a sessão de Q&A.

Operadora: Senhoras e senhores, iniciaremos agora a sessão de perguntas e respostas.

Para fazer uma pergunta, por favor, digitem asterisco 1 (*1). Para retirar a pergunta da lista digitem asterisco 2 (*2).

Nossa primeira pergunta vem do Sr. Valder Nogueira, Santander.

Valder Nogueira Bom dia Kede, bom dia Cléber. A minha pergunta vai em torno de

uma das potenciais grandes fortalezas aí desta operação, que é a parte de transação com as acquires, né.

Tanto TOTVS quanto Bematech já possuem uma parceria com a Rede. Como é que isto fica pós esta operação? Vocês podem abrir para trabalhar com outras acquires, existe uma exclusividade ou não existe? O que você pode falar disto para gente?

Rodrigo Kede: Oi Valder, aqui ao Rodrigo falando. Não, não existe nenhuma

exclusividade no momento.

Eu acho que na hora que a gente une estas duas empresas e passa a ter esta base em de clientes de 500.000 clientes mais a base da TOTVS; na hora que a gente tem a capacidade de digitalizar e fidelizar o varejo eu acho que vai haver um interesse natural de parceria das adquirentes com esta nova companhia, mas ainda não está definido como a gente vai trabalhar isto e não existe exclusividade alguma; mas definitivamente aí existe um grande potencial, até mesmo se você pensar o quê que está acontecendo com o futuro de meios de pagamento nos outros lugares e para onde a gente vai caminhar aqui no Brasil.

(7)

Cleber Morais: Valder, o só um ponto para completar, assim, a princípio todos os

acordos serão respeitados, então, no caso da Bematech a gente tem uma parceria com a Rede no que diz respeito ao Bemacash, e este é um produto que está começando a ganhar aderência do mercado, temos parceria com a Get Net em distribuição e é isto que o Rodrigo falou; a gente tem uma posição de parcerias e que isto vai ser discutido.

Valder Nogueira: Ok, obrigado, parabéns pela operação.

Rodrigo Kede: Obrigado Valder.

Operadora: Próxima pergunta Susana Salaru, Itaú BBA.

Susana Salaru: Oi, bom dia pessoal. Se vocês pudessem, por gentileza, elaborar um

pouco mais sobre a base de clientes que a Bematech está contribuindo, 500.000 clientes; quanto destes clientes vocês imaginam que sejam potenciais clientes da TOTVS? Quanto destes clientes já tem um software de gestão, quantos destes clientes poderia ter um software de gestão e ainda não tem?

Só pra gente tentar começar entender o que poderia vir de sinergia de receita da operação. Obrigada pessoal.

Rodrigo Kede: Susana, bom dia. Eu posso começar aqui, mas o Cléber é a pessoa mais

credenciada para falar da base, aqui dos 500.000 clientes que estão na base hoje da Bematech.

Eu acho que em termos de oportunidade, a oportunidade ela é geral. Se você pensar que a TOTVS está presente nos clientes grandes com a divisão de Private, que o grande passo do negócio da TOTVS é a SMB e tem uma divisão de Fly01, que é uma divisão do

(8)

nano negócio, num primeiro momento, se você olhar a base de 500.000 clientes, imediatamente eu acho que você passa a ter uma oportunidade em cima de 90 e tantos por cento desta base de 500.000 clientes com um portfólio que já existe na TOTVS.

Se você juntar com o que existe TOTVS mais Bematech passa a ser uma oportunidade maior e mais imediata. Mas para falar um pouco da base de 500.000 clientes aí da Bematech eu passo para Cléber.

Cléber, eu não sei se tem alguma coisa que você já abriu, mas você pode falar um pouco?

Cleber Morais: Susana, hoje você vê uma complementaridade na oferta (que a gente

chama de end-to-end) para os clientes, que é muito forte, ou seja, os clientes TOTVS eles têm uma característica de ter toda a gestão, ou seja, já tem todo software de gestão colocando o e-commerce, colocando toda uma parte de complementaridade onde a Bematech, por outro lado, está muito forte no ponto de venda. Ou seja, a gente leva esta solução completa para o ponto de venda. Então, hoje, eu já tenho operações com TOTVS em alguns clientes que a gente usa dos 2 lados e agora esta sinergia e a complementaridade traz opções dos 2 lados.

Então, para cada um dos segmentos que Rodrigo comentou, a gente, pós-operação ou pós-aprovação, existe aí, sim, um estudo ser feito de complementaridade de oferta, de como os canais dos 2 lados começam a levar esta oferta de maneira mais forte para o mercado preservando toda as características das 2 empresas.

Então, realmente a gente começa a fazer um estudo forte nesta complementaridade, mas com certeza numa base de 500.000 clientes a gente tem aí um grande portfólio a mais a ser levado, que foi sempre o que a gente acreditou que o varejo demandava.

Susana Salaru: Perfeito. E se vocês pudessem também, não sei se já fizeram algum

(9)

receitas. Sinergia de custo (quer por G&A, que é obvio, mas pelos canais de venda) vocês enxergam oportunidade de neste lado também?

Rodrigo Kede: Susana, sinergia sempre vai ocorrer. A gente precisa fazer um estudo

mais detalhado antes de se aprofundar numa resposta sobre sinergia.

Existem aquelas mais óbvias, mas que, de novo, eu acho que o grande objetivo desta união está na monetização dos clientes na ponta, na digitalização do varejo, apesar de que a gente vai fazer este trabalho (uma vez aprovado nas assembléias e aprovado pelo CADE) para garantir que existe sinergia. Mais do que sinergia; uma sincronia de operação mais alinhada.

Susana Salaru: Perfeito pessoal. Obrigada.

Operadora: Próxima pergunta Diego Aragão, Morgan Stanley.

Diego Aragão: Olá, bom dia a todos. Obrigado por receber a minha pergunta. Acho

que pegando só um pouquinho do que a Susana perguntou, qual é o timing que vocês esperam para a integração das suas operações uma vez que vocês receberem a aprovação? Esta seria minha primeira pergunta.

E a segunda pergunta, eu entendo que a Bematech ela tem uma operação internacional talvez relevante. Eu gostaria de entender como que isto pode se encaixar com a estratégia da TOTVS? Obrigado.

Rodrigo Kede: Olha só, deixa eu começar pela última pergunta, que é a estratégia

(10)

10% do negócio da Bematech já está fora do país, eu acho que isto reforça um pouco a nossa presença internacional e com um a união dos 2 portfólio e eu acho que a gente passa a ter produtos mais fortes para uma expansão internacional.

Quanto à integração, eu acho que isso tem que ser um trabalho feito a 4 mãos. A última coisa que a gente quer é destruir o valor. A Bematech é uma empresa que possui muito conhecimento e inovação no varejo, então, o que a gente quer... existe uma rede enorme de distribuição que tem valor gigantesco, existem pessoas com conhecimento e skill profundo de varejo.

Então, eu não posso passar uma data de quanto tempo essa integração vai levar. Vai levar algum tempo. Agora, a gente vai sentar e fazer a 4 mãos uma vez que a gente tiver todas as aprovações.

Isto não quer dizer que a gente demora a capitalizar e monetizar as oportunidades. Acho que isto a gente espera conseguir tão logo a gente tenha as aprovações dos órgãos reguladores.

Eu não sei, Cléber, você quer completar um alguma coisa?

Cleber Morais: Não Diego, o ponto é esse, eu acho que pós-aprovação a gente segue

alguma coisa neste processo que, para o lado da Bematech a gente aprendeu muito em algumas aquisições que nós fizemos, que são os valores.

Tanto os valores da TOTVS quanto os valores da Bematech coincidem, coincidem com a forma de ser, a gente sempre esteve sentado em lados diferentes da mesa, mas numa estratégia sempre positiva, vamos chamar assim, e parte do segredo desta transação está em cima de valores e, assim, baseado nos valores a gente consegue monetizar a operação.

Rodrigo Kede: E Diego, só finalizando, a gente tem um histórico de mais de 40

(11)

preocupou muito com as pessoas, com os conhecimentos, com os ativos e este foi o foco.

Então, esta é uma empresa grande, a Bematech é uma empresa grande, então, eu acho que o cuidado é redobrado para garantir que 2 mais 2 vire 5, e não o contrário.

Diego Aragão: Perfeito Rodrigo. Prefeito Cléber. Se me permitirem, só mais uma

pergunta, bem simples. Eu entendo que as 2 operações hoje estão net cash.

Existe alguma expectativa de tomar alguma linha de crédito para financiar esta operação ou a posição de vocês de caixa líquido hoje é mais do que suficiente? Obrigado.

Rodrigo Kede: Não, a posição de caixa líquido é mais do que suficiente. A gente não

tem nada em vista, não.

Diego Aragão: Perfeito. Obrigado.

Rodrigo Kede: Obrigado.

Operadora: Próxima pergunta Daniel Federle, Credit Suisse.

Daniel Federle: Obrigado, bom dia. A minha primeira pergunta é com relação à

estrutura desta nova empresa.

Eu queria entender um pouquinho melhor como que a Bematech vai ficar dentro da estrutura da TOTVS; se vai ser uma unidade mais independente e, até em relação ao management, se todo o management da Bematech vai continuar tocando a operação ou se vai ter uma integração maior ou se alguns talentos foram perdidos durante o processo?

(12)

E a segunda pergunta é mais com relação a timing. Eu queria ouvir um pouco de vocês porque esta operação agora, porque não antes, se tem algum motivo especial foi só porque aconteceu agora mesmo? Obrigado.

Rodrigo Kede Olha só, eu posso começar a responder e o Cleber termina. Quanto ao

management, de novo, repetindo o que eu disse antes, o foco aqui é em reter conhecimento e reter valor. Então, a proposta é que a gente mantenha os talentos da companhia, e a Bematech tem muitos.

Quanto à estrutura, a Bematech não vai ser uma unidade independente; todo o valor está exatamente na integração não só de portfólios, mas na integração com a TOTVS. Como vai ser esta integração? Este é um trabalho que ainda tem que ser feito a 4 mãos de forma a preservar e adicionar valor.

Só para te dar um exemplo, a Bematech ela tem alguns clientes grandes que se encaixam bem no nosso setor Private, tem um segmento enorme de SMB e uma presença gigantesca na micro empresa e no nano negócio.

Então, a gente tem estes 3 segmentos, então, a gente tem que ver como que a gente vai maximizar valor olhando portfólio das 2 empresas, olhando os canais de distribuição.

Então, eu acho que aqui a preservação de talento é superimportante, quer dizer, preservação de conhecimento e, segundo, a estrutura final eu acho que ela vai ser feita a 4 mãos, mas a gente não tem dúvida de que, dada a estrutura da TOTVS, dada a estrutura da Bematech, 2 mais 2, se for bem feito, vira 5.

Cléber, você quer comentar alguma coisa?

Cleber Morais: É, Daniel, o importante é que minha equipe está todo mundo muito

tranquilo no processo porque a gente passou por uma primeira gestão profissional pós-saída dos fundadores, que fizeram um excelente trabalho, veio toda uma estrutura

(13)

profissional dentro da Bematech, ou seja, hoje toda a minha equipe Bematech, são equipes oriundas de mercado, incorporando aquisições que nós fizemos de talentos. Então, sentar depois para conversar neste sentido é sempre para a geração de valor, trazendo valor para todo mundo. Então, é uma conversa ser feita depois, que não se iniciou ainda, devido às aprovações, mas, eu abri o meu call falando que está todo mundo muito positivo dentro deste processo, e aí, sim, a gente está, de uma maneira positiva, olhando o que pode ser feito para os clientes, olhando o que pode ser feito para a equipe dos 2 lados.

Rodrigo Kede: Daniel, deixa eu só finalizar um ponto porque eu acho que é relevante

esta questão de como as empresas vão funcionar.

Existem 5 grandes pontos que eu acho que acabar ditando o grande motivo de a gente ter seguido. Primeiro existe uma complementaridade de subsegmentos; onde a TOTVS é forte é diferente de onde a Bematech forte, então, a gente está juntando, quando a gente junto aos segmentos que a gente atua dentro do varejo a gente possa ter negócio de A a Z.

Existe um nível de capilaridade em canal de distribuição na Bematech que é ímpar; são 5000, quase todas as cidades do país, e se você juntar isto com a presença da TOTVS em todo território nacional é um segundo ponto muito forte.

O terceiro é uma base de 500.000 clientes, a chance de você conseguir monetizar isto com todo o conhecimento que a TOTVS tem junto com a Bematech ela é incrível. Quarto é toda a questão de portfólio, a gente está virando um one-stop-shop para o varejo, seja você um pet shop, um supermercado, um cabeleireiro, um hotel, você vai passar a ter um one-stop-shop para cobrar soluções do varejo, que vão desde o back office, software de gestão, aplicação para o core, e-commerce, automação. Então, você vira realmente um stop-and-shop.

E o quinto ponto é a parte dos dados, que a gente tem falado bastante disso, você passa a ter uma presença no varejo e um acesso a uma base de dados que te permite entender comportamento, trend regional, por subsegmento, comportamento do

(14)

consumidor, comportamento do varejo...Isto é um negócio que não tem preço se a gente acredita que dados é o recurso natural do século 21.

Então, na hora que você elenca estas 5 coisas você tem que pensar em integração da forma correta para poder maximizar todos estes 5 pontos.

Cleber Morais: Investimos milhões em inovação para levar tecnologia para ponta e

realmente a área internacional, a gente amplia o portfólio forte (com a presença que as 2 empresas têm fora do Brasil) com o aumento de portfólio, então, pode ter certeza que a gente tem aí um belo futuro.

Daniel Federle: Vocês podem comentar com relação à segunda pergunta sobre o

timing se hoje em dia faz mais sentido esta junção das 2 empresas do que no passado ou só aconteceu agora, não tem nenhum grande motivo por trás disto?

Rodrigo Kede: Não, eu acho que são as 2 coisas. Ela faz mais sentido do que antes

porque eu acho que ambas as empresas já se olharam no passado, sempre houve complementaridade, mas eu acho que momento é um momento especial porque, apesar do país está no momento conturbado, eu acho que a maturidade de tecnologia do varejo ela chegou num ponto e eu acredito que esta onda de digitalização ela vai acontecer, então, eu acho que o momento é o momento mais oportuno.

Daniel Federle: Obrigado.

Operadora: Próxima pergunta André Baggio, JP Morgan.

André Baggio: Bom dia. Eu tenho 2 perguntas. Eu acho que para começar, uma

(15)

Kede, o quê que levou à construção do preço que vocês pagaram pela Bematech, que acabou sendo 60% acima do que o mercado vinha pagando pela empresa?

Rodrigo Kede: Baggio, esta é uma boa pergunta, né. Se você olhar o preço de tela na

sexta-feira, realmente, é um prêmio de 60%. Se você olhar a média dos últimos 90 dias seria 30 e poucos por cento, se você olhar em algum momento de julho ele seria por volta de 30%, e se a gente tivesse feito esta aquisição há 6 meses atrás talvez a discussão seria um outro preço.

Então, na verdade, eu acho que o preço da tela na sexta-feira não reflete o que é a empresa e o potencial da empresa.

André Baggio: Mas de qualquer jeito é um prêmio significativo independente do

prêmio que se pega, né?

Rodrigo Kede: É um prêmio significativo em relação ao preço de tela de sexta-feira, é

um prêmio justo em relação ao histórico dos últimos 90 dias, ao histórico dos últimos 12 meses e ao que a empresa vem entregando.

André Baggio: Bom, a segunda pergunta que eu tenho talvez seja mais até para Cléber,

que está no dia-a-dia.

O quê que o software da TOTVS talvez tenha que o teu software que tu tem na Bematech não tenha e que possa efetivamente fazer aquele cliente que vocês tenham já vendido um terminal de hardware... o faça comprar o software, uma coisa que ele não tinha comprado no software de vocês?

Cleber Morais: André, você acaba tendo aí um portfólio amplo. Primeiro vou dar um

(16)

reaplicação para os clientes em comércio eletrônico de poder estar atuando em incorporar uma solução.

Eu tenho vários clientes que eu tenho toda a solução do front de gestão do ponto de venda, mas eu faço integrações com vários ERPs de mercado. É claro que quando você está falando numa solução end-to-end, ou seja, eu tenho toda a retaguarda de gestão junto com um ponto de venda isso traz uma funcionalidade e uma gestão mais simples na ponta.

Quando você começar, assim que aprovado, a olhar eu tenho, por exemplo, em restaurantes, uma base dentro de um restaurante, mas muitas vezes a gente não tem a parte da indústria, ou seja, tem uma sinergia a ser composta para estes clientes e uma preocupação muito grande de gerar valor e facilitar a vida do nosso cliente, principalmente do varejo.

O varejo ele tem um desafio mais forte neste momento, muitas vezes alguns dos nossos clientes a quantidade de pessoas que entendam de tecnologia não é muita, diferente de outras indústrias, e é por isso que esta simplificação e esta solução completa é importante.

Então, pode ter certeza que tem um belo trabalho aí para capitalizar pela frente.

André Baggio: Muito obrigado. E boa sorte Kede e Cleber.

Rodrigo Kede: Obrigado Baggio.

Operadora: Próxima pergunta Renato Assunção, banco Votorantim.

Renato Assunção: Bom dia a todos. Parabéns pela operação. Eu queria que vocês

falassem um pouco mais sobre o segmento de hardware, quer dizer, este é um segmento novo para TOTVS, e como é que ele é visto dentro desta nova estrutura,

(17)

Rodrigo Kede: Aqui ao Rodrigo, o Cleber talvez possa completar. Primeiro, quando

você olha o resultado da união das 2 empresas, hardware (eu estou arredondando, mas), por volta de 10% do negócio é combinado, então, não é uma coisa tão material. Segundo, eu pessoalmente não tenho nenhuma... apesar da TOTVS não estar acostumada com a parte de hardware, é alguma coisa que já tenho lidado há bastante tempo pelo histórico da onde eu vim.

Terceiro e o ponto mais importante de todos eles é que os clientes eles hoje, eles mudaram o behavior deles, eles não querem mais comprar um produto com um serviço; eles querem comprar uma solução. Então, quando a gente está falando com o varejista na ponta ele não quer comprar um hardware, ele não quer comprar um software; ele quer comprar uma solução.

Então, a gente está falando de que a gente vai passar a prover para os clientes solução integrada na ponta ; e isto que é o mais relevante e o hardware passa a ser só uma consequência, que não necessariamente precisa ser vendido como hardware, pode ser vendido até em outros modelos.

Uma operação que não deixa de ser relevante e semelhante é a aquisição recente que a Oracle fez pela Micros, né. Justamente, apesar de não ter uma presença significativa no Brasil, é uma operação extremamente semelhante.

Então, de novo, eu acho que o valor para o cliente na ponta é o que vai definir a forma como a gente vai operar e o hardware ele passa a ser uma parte fundamental desta solução integrada na ponta.

Hoje, se você pegar os clientes médios e grandes, todos eles, quando você fala de infraestrutura, as infraestruturas estão cada vez mais indo para cloud, o hardware continua aí, mas ele passa a estar centralizado num data center, não mais na casa do cliente.

Quando a gente fala de um varejo a gente está falando de uma coisa diferente; a solução na ponta ela necessariamente ela inclui a presença do dispositivo, do equipamento.

(18)

Cléber, quer completar aí alguma coisa?

Cleber Morais: Renato, a gente acompanha muito tendências globais, principalmente

nos EUA, que é o maior mercado de automação comercial do mundo, e lá já é uma realidade. Ou seja, toda a venda para varejo, ponto de venda, ela já é feita em cima de uma solução completa que incorpora hardware, software e meios de pagamento. Então, isto como tendência ele vem numa onda da muito forte, como Rodrigo mencionou, Oracle e Micros é um exemplo. Então, esta forma de levar a solução para o varejo (especificamente ponto de venda) é uma necessidade, é mandatório, a gente sempre teve isto como diferencial.

Conforme foi dito, o percentual do todo ele não tem uma representatividade tão grande, mas na estratégia ele passa, ou seja, mobilidade na ponta, condição de você ter este cliente com uma solução completa mostrou o hoje na Bematech o grande alavancador de receita e de recorrência, já passa a ser o fato de a gente levar esta solução completa a para a ponta, então, realmente está dentro de uma visão e está dentro de que isto é um diferencial, principalmente agora para as 2 empresas.

Renato Assunção: Ok, obrigado.

Operadora: Próxima pergunta Leonardo Abboud, Set Invest.

Leonardo Abboud: Alô?

(19)

Sérgio Reis: Alô, bom dia. Meu nome Sérgio dos Reis, eu estou aqui com Leonardo do

meu lado e a Set tem uma posição relevante aí na Bematech, é relevante para a Bematech e relevante para nós também.

E nós estamos aqui de manhã, estamos analisando os números... e nós temos a lamentar esta operação pelo momento que foi feito. Quer dizer, na segunda-feira passada nós tivemos um rebaixamento na nota do Brasil e outros eventos políticos´; na quarta-feira a Bematech divulgou um resultado que foi talvez decepcionante, depois da quinta e na sexta-feira as ações caíram 10%, na sexta-feira nós estávamos na iminência das manifestações de ontem e a bolsa estava a 47.000 pontos, que é um nível baixo de qualquer maneira que se olhe, e daí foi anunciada esta operação. Nós sempre tivemos entusiasmo pela Bematech, somos acionistas como eu disse, para nós é relevante, e tivemos a oportunidade de vender a R$11,00 em março, que era o preço de tela como vocês dizem, e não vendemos porque acreditávamos na empresa e no potencial do seu mercado, uma empresa que acompanhamos há bastante tempo. Então, nós estamos vendo que o preço que vai ser de liquidação desta operação é simplesmente o preço que estava em março, e que vai ser de qualquer maneira fechado por múltiplos bastante inferiores, cerca de 40% inferiores ao da própria TOTVS.

Eu acho que o próprio mercado está concordando conosco hoje aqui porque, além de... o preço da Bematech estaá se ajustando, mas o preço da própria TOTVS está subindo, o que não é comum em aquisições como é este o caso.

Também foi dito aí que vai se tentar fazer 2 mais 2 igual a 5, aproveitando as sinergias, mas os acionistas da Bematech não vão ver isto, porque eles estão recebendo a sua parte em dinheiro.

Então, aqui eu não tenho exatamente uma pergunta, mas fica o meu protesto pelo preço baixo, bastante baixo e até estranho. Nós estranhamos esta operação pelo valor que está sendo feito.

(20)

Rodrigo Kede: Obrigado Sérgio. Eu acho que as assembléias que vão acontecer no

início de setembro vão poder avaliar todos os seus pontos. Os 2 lados aqui, a Bematech e a TOTVS, a gente acredita que, além do preço justo, obviamente, a união das 2 vai gerar muito valor para o mercado e para os clientes. Obrigado.

Operadora: Encerramos neste momento a sessão de perguntas e respostas. Gostaria

de passar a palavra ao Sr. Rodrigo Kede para as considerações finais. Por favor, Sr. Rodrigo, pode prosseguir.

Rodrigo Kede: Pessoal, eu queria agradecer a presença de todos vocês no call e boa

tarde a todo mundo. Obrigado.

Operadora: A teleconferência da TOTVS e Bematech está encerrada. Agradecemos a

Referências

Documentos relacionados

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

As atividades que não encaixem nas categorias anteriores são atividades de desperdício, como por exemplo a espera por decisões, as reformulações de projetos depois do

Cheibub and Przeworski (1999) demonstrate that re-election does not indicate that the politician was representative, only that the voters saw him/her as such. Cheibub and

The first point at issue is that, if the national legislators adopt a human right approach in enacting the law, and if the rules are properly applied by the public

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

as IES “públicas” são organizações complexas e diferentes no seu funcionamento das organizações tradicionais, com um funcionamento pluralístico fragmentado em subgrupos