• Nenhum resultado encontrado

PREPARAÇÃO INTESTINAL PARA COLONOSCOPIA EXAME DEPOIS DAS 16H. Dia do Exame:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREPARAÇÃO INTESTINAL PARA COLONOSCOPIA EXAME DEPOIS DAS 16H. Dia do Exame:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Rua da Eirinha, nº 41 - 2725 -299 Mem Martins ◦ 214 063 644 – 936 633 791 ◦ geral@sampaiosaude.pt◦ www.sampaiosaude.pt PREPARAÇÃO INTESTINAL PARA COLONOSCOPIA

EXAME DEPOIS DAS 16H

Deve comprar na farmácia uma embalagem de KLEEN PREP e duas embalagens de Enema Fleet.

A embalagem de Kleen Prep é composta por 4 carteiras.

Problemas Cardíacos e/ou

Toma Anticoagulantes e/ou

Outros Problemas Graves

Levar:

- Todos os exames Cardiológicos recentes que possua;

- Análises após parar Anticoagulantes (o mais próximo possível do dia do exame);

- Electrocardiograma (ECG) mais recente que possua (máximo 1 mês). Se não tem qualquer problema de Saúde

Grave

Levar:

- Análises recentes (máximo 6 meses) +Electrocardiograma (máximo meses).

Levar SEMPRE todos os exames anteriores de Gastrenterologia (igual ao que irá realizar), caso tenha.

Se no dia do exame estiver com Gripe, Pneumonia, Infecção Respiratória Contagiosa ou sintomas de Constipação persistentes, deverá OBRIGATORIAMENTE desmarcar o seu exame.

ANÁLISES OBRIGATÓRIAS:

Hemograma com plaquetas, Glicemia, Tempo de Protrombina (INR) e Tempo de Tromboplastina parcial activada (aPTT). Caso pretenda realizar, as análises numa das nossas instalações, em Particular tem o custo de 13,30€ ; e o Electrocardiograma com relatório do Cardiologista, em Particular 15€.

Dois dias antes do exame:

Deve apenas alimentar-se com alimentos líquidos. Os alimentos podem ser variados, mas devem ser líquidos. Pode, por exemplo, utilizar a “varinha mágica” de forma a tornar os alimentos líquidos. Sugestões: iogurtes líquidos, sopas bem simples/ pobres em legumes e trituradas (canja só o caldo), leite, fruta cozida/assada em batido com leite ou iogurte, bebidas sem gás, papas bem diluídas (cerelac, nestum…) e gelatinas.

Na véspera do dia exame:

Só poderá ingerir alimentos líquidos até 2 horas antes de começar a tomar o KLEAN PREP.

Por volta das 20 horas (hora meramente indicativa, tem é de iniciar a toma na véspera do dia do exame) dissolva o conteúdo de duas saquetas de KLEAN PREP em 2 LITRO de água morna cada (2 saquetas correspondem a 2 LITROS). Misture bem e deixe arrefecer. Beba um copo da mistura de 15 em 15 minutos. Deverá tomar dois litros de preparação durante 2 horas. Depois de beber cerca de 2 litros (2saquetas) vai começar a evacuação. Pode preparar a solução na sua totalidade (as 4 saquetas em 4 litros) e deixar no frigorífico durante a noite.

No dia do exame:

Por volta das 6horas da manhã deverá ingerir os dois litros restantes de preparação KLEAN PREP e terminar a ingestão no máximo às 9h da manhã. Não come nem BEBE nada após terminar da ingestão da preparação. Antes de sair de casa (2 horas antes) faz o primeiro Enema Fleet, espera 30 min e faz o segundo Enema Fleet, espera 60 min e vem para a clínica.

Dia do Exame:

Hora:

DEVERÁ COMPARECER EM JEJUM (Não COME nem BEBE nada) PARA REALIZAR O SEU EXAME COM ANESTESIA. Ingerir apenas

a medicação habitual para a hipertensão com um golo de água.

(2)

Rua da Eirinha, nº 41 - 2725 -299 Mem Martins ◦ 214 063 644 – 936 633 791 ◦ geral@sampaiosaude.pt◦ www.sampaiosaude.pt

Irá realizar o seu exame nas nossas novas instalações da Unidade Gastro Sampaio Saúde.

Apresentamos abaixo um mapa de modo a facilitar a sua chegada à Unidade.

NOTA IMPORTANTE:

- PODE TOMAR SEMPRE A MEDICAÇÃO ATÉ NO DIA DO EXAME, SÓ TER ESPECIAL ATENÇÃO: Se é diabético e toma comprimidos ou insulina, não os deve utilizar na manhã do exame já que podem provocar hipoglicemia grave, por se encontrar em jejum. Se tiver alguma dúvida, telefone para a clínica onde vai realizar o exame e fazer-se acompanhar de lista com toda a medicação.

- Deverá apresentar-se na Unidade 40 minutos antes da hora da sua marcação devidamente ACOMPANHADO com alguém que permaneça no local ate términos do exame (a falta de acompanhante impossibilita a realização do exame com Anestesia);

(3)

Rua da Eirinha, nº 41 - 2725 -299 Mem Martins ◦ 214 063 644 – 936 633 791 ◦ geral@sampaiosaude.pt◦ www.sampaiosaude.pt

A Colonoscopia é um exame complementar de diagnóstico que permite observar o Cólon e Recto (intestino grosso). Permite também realizar procedimentos terapêuticos tais como, excisão de pólipos e tratamento de hemorragias.

Deverá seguir rigorosamente as intrusões relativas à preparação intestinal, uma vez que uma má preparação pode ser impedimento para detecção de eventuais lesões e obrigar à realização de novo exame.

Durante o exame poderá ser necessário, mediante as lesões ou alterações detectadas, realização de Biopsias (colheita/extracção de pequenos fragmentos da mucosa intestinal) para posterior análise. Este procedimento é indolor e praticamente isento de complicações.

Se forem detectados pólipos durante o exame, estes poderão ser retirados, sempre que possível, na ocasião.

A Colonoscopia pode causar mal-estar ou desconforto abdominal e, desta forma, é habitual ser realizada sob efeito de sedação e apoio de anestesia.

Deverá trazer a lista da medicação habitual (tal como referido anteriormente). Se estiver a tomar Anticoagulantes Orais (para a coagulação do sangue) como Varfarina (Varfine), Clopidogrel (Plavix) Ticlopidina (Tiklyd) ou Aspirina (AAS, Aspegic, Cartia, Tromalyt) ou medicamentos que contenham ferro deverá suspende-los 7 dias antes do exame, caso seja possível e mediante o consentimento obrigatório do seu medico assistente e/ou Cardiologista.

Deverá dar o seu consentimento para a realização do exame através da assinatura de impresso próprio – em anexo.

Na Unidade de Gastro, Sampaio Saúde, só realizamos exames a partir dos 18 anos inclusive.

Depois da execução do exame, e como é habitual ser efectuado sob efeito de sedação profunda, ficara algum tempo numa sala de recuperação (Sala de Recobro).

Devido à sedação administrada, deverá comparecer acompanhado e não poderá conduzir automóveis ou operar máquinas durante todo o dia.

Após a alta poderá retomar uma alimentação normal, embora com alimentos/ refeições ligeiras, excepto se lhe for dada alguma indicação em contrário. Devido a introdução de ar durante o exame, o que possibilita ao médico observar a mucosa intestinal, poderá sentir algum tipo de desconforto abdominal que ira progressivamente desaparecendo.

Todo o acto médico de exploração/ intervenção do corpo humano, mesmo efectuado nas condições de competência e segurança conforme os conhecimentos da ciência e todas as regras em vigor, acarreta riscos e possíveis complicações.

As complicações da Colonoscopia (Perfuração, Hemorragia, Perturbações-Cardiovasculares ou Alergias medicamentosas) são raras (cerca de 1/1000 exames), mas podem exigir tratamento médico ou procedimentos cirúrgicos urgentes. Se após o exame notar algo de anormal, como dores abdominais fortes e persistentes, febre, vómitos de repetição ou hemorragia, deverá dirigir-se de imediato ao Serviço de Urgência.

Declaro que compreendo a informação acima mencionada:

Assinatura

Gastrenterologia – Exame Colonoscopia

Informações após o exame

(4)

Rua da Eirinha, nº 41 - 2725 -299 Mem Martins ◦ 214 063 644 ◦ geral@sampaiosaude.pt◦ www.sampaiosaude.pt

Depois de ler atentamente o folheto informativo que lhe foi entregue aquando da marcação do seu exame, e tendo presente que a Clínica e todos os seus profissionais de saúde estão disponíveis para lhe prestar quaisquer esclarecimentos ou informações que considere necessárias sobre o exame que ira realizar, queira por favor assinar a seguinte autorização:

(Nota: Informamos que o procedimento a que vai ser submetido poderá ser gravado ou fotografado para fins científicos).

Confirmo que esclareci doente , os pais , ou o seu representante legal , de forma adequada e inteligível, quanto à indicação do exame referido e outras informações solicitadas.

Nome do Médico: Nº Ordem: Assinatura Data:

Eu, , abaixo assinado, declaro que recebi toda a informação e fiquei devidamente esclarecido sobre o exame a que vou ser submetido, os seus benefícios esperados e possíveis efeitos secundários e riscos, pelo que autorizo a realização do mesmo, pelos profissionais da Clínica qualificados para tal, e outros a que possam vir a ser necessários para o efeito.

Estou informado que a minha decisão pode ser revogado a qualquer altura e de livre vontade.

Assinatura

Se não for o Próprio/ Não saiba assinar:

Nome Morada

Assinatura Data

Documento Identificação (BI/CC)

Consentimento Informado

Autorização para Procedimento – A preencher pelo Doente/ Representante Legal (riscar o que não interessa) Autorização para Realização de Exames - A preencher pelo Médico Executante

(5)

Rua da Eirinha, nº 41 - 2725 -299 Mem Martins ◦ 214 063 644 ◦ geral@sampaiosaude.pt◦ www.sampaiosaude.pt Tipo de Anestesia  Geral  Regional  Local  Sedação  Analgesia

Confirmo que foi devidamente explicado ao doente ,aos Pais , ou Representante Legal , de forma adequada e inteligível, o tipo de anestesia proposta, os potenciais benefícios e prejuízos, as alternativas possíveis, a previsibilidade de êxito na sua aplicação, possíveis problemas relacionados com a recuperação e possíveis resultados da decisão de não realização dos tratamentos.

Nome do Médico Nº Ordem Assinatura

Eu, abaixo assinado, declaro que fui devidamente esclarecido acerca da técnica anestésica escolhida para que o procedimento possa ser realizado, sobre a possibilidade de alterar ou complementar o tipo proposto de anestesia / analgesia, assim como os benefícios, complicações ou riscos da administração da mesma, bem como dos riscos inerentes à técnica previamente estabelecida.

Estes riscos, embora muito raros, podem incluir lesões dentárias, de mastigação, das cordas vocais, problemas respiratórios, lesões das artérias e/ou veias, dores, cefaleias, hemorragias, infecção, reacções adversas aos medicamentos, assim como os derivados do sangue, lesões de nervos com perda de função dos mesmos, paralisia, danos cerebrais e ate mesmo a perda da própria vida.

Autorizo a realização dos actos médicos indicados, bem como os procedimentos adicionais necessários, no meu próprio interesse e justificado por razões clínicas.

Assinatura

Se não for o Próprio/ Não saiba assinar:

Nome Data

Morada

Documento Identificação (BI/CC)

Procedimentos Anestésicos - A preencher pelo Médico Executante

Referências

Documentos relacionados

tais como: organização de capacitações de profissionais para os CREAS, inclusive psicólogos, e de conselheiros tutelares da Paraíba; participação em grupos de discussão

71 Da mesma forma, a Corte determinou que os povos indígenas não só têm o direito – protegido pela Convenção Americana sobre Direitos Humanos – à propriedade

a) Orçamento discriminado. b) Declaração de autorização da realização do projecto, assinada pelo dirigente máximo da entidade beneficiária e carimbada. A verificação

A aplicação Cisco Unified Attendant Console Compact Edition não está a conseguir obter a lista do directório de contactos a partir do Cisco Business Edition 3000.

O servidor deverá assumir o exercício no primeiro dia útil subsequente ao último dia do impedi- mento, devendo neste caso, comunicar a situação ao superior imediato da unidade

O mapa apresenta as categorias de uso do solo de A a E (divididas por linhas tracejadas e denotadas por letras inseridas em círculos). Em razão de uma célula ter apenas um código,

Dessa distância, é impossível errar, e a criatura tomba sobre a mesa. Um burburinho junto à porta indica que você foi observado, e o que quer que estivesse espiando você,

Pode ser que seja para que apresentemos nossas petições, mas isto se constitui desnecessário para quem ora na Divina Vontade, pois já não necessita pôr