• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Wellness Health Club (Covilhã)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Wellness Health Club (Covilhã)"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

TPG

folitédilico

daGuarda

[:scol Superior de I•:[IIIe,ç{), Coiiiuiiitiço e[Jesprio

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Curso de Especialização Tecnológica

em Treino Desportivo de Jovens Atletas

Beatriz Maceiras Alves outubro

1

2014

(2)

Instituto Politécnico da Guarda

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

BEATRIZ MACEIRAS ALVES

RELATÓRIO PARA A OBTENÇÃO DO DIPLOMA DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM TREINO DESPORTIVO DE JOVENS ATLETAS

(3)

Discente: Beatriz Maceiras Alves Número de aluno: 5008016

Local de Estágio: Wellness Health Club Contactos:

Correio eletrónico: clubewellness@hotmail.com Telefone:275313381 / 925005822

Site:http://www.clubewellness.com

Morada: Quinta dos Caldeirões 6200-546 Covilhã

Supervisor no local de Estágio: Professor Bento Carvalho

Data de Inicio: 16 de Maio Fim de estágio: 08 de Agosto

(4)

Agradecimentos

Ao longo deste ano letivo, houve muitas pessoas que contribuíram para o bom sucesso do meu trabalho, fosse com, comentários, sugestões ou até críticas.

Assim, gostaria de expressar o meu agradecimento a todos, devido á importância que assumem no caso presente, sem eles, com toda a certeza, teria sido muito difícil chegar a qualquer resultado digno de menção.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o apoio que a minha família me deu, porque são eles que têm as palavras mais indicadas para quando nós estamos mais em baixo e nos dão força para continuar.

Ao meu namorado, queria também agradecer por me ter feito sempre sentir capaz de superar qualquer adversidade estando a meu lado a 100%.

Quero agradecer também aos meus colegas no geral, pelo apoio que me deram, pelas aventuras e partilhas tanto nas aulas como fora delas.

Ao Instituto Politécnico da Guarda e aos docentes do curso de Especialização Tecnológica de Treino Desportivo de Jovens Atletas, pela ajuda e conselhos que nos deram, e pela participação que tiveram na minha formação.

Quero agradecer também á instituição que me acolheu, principalmente ao professor Bento Carvalho, pela sua disponibilidade e preocupação, por estar sempre pronto a ajudar-me quando tinha mais dificuldades.

Um agradecimento final á minha orientadora de estágio Professora Carolina Vila-Chã, pela disponibilização e preocupação mostrada.

(5)

Índice

Agradecimentos ... III

Introdução ... 1

Parte I - Contextualização do local de estágio ... 2

1. Caracterização do local de estágio... 3

2. Caracterização da organização -Wellness Health Club ... 4

2.1. Organograma ... 4

2.2. Instalações Desportivas ... 5

2.3. Protocolos ... 7

2.4. Instrutores ... 8

2.5. Atividades do Wellness Health Club ... 8

2.6. Caracterização da população-alvo ... 10 Parte II -Estágio ... 11 1. Objetivos de Estágio ... 12 1.1. Objetivos Gerais ... 12 1.2. Objetivos Específicos ... 12 2. Integração na Academia ... 12 3. Atividades Desenvolvidas ... 13 3.1. Sala de Musculação ... 15 3.2. Aulas de Grupo... 16 3.3. Trabalho administrativo ... 16

Parte III - Reflexão Crítica ... 17

1. Reflexões Finais ... 18

(6)

Índice De Figuras

Figura 1 - Cidade da Covilhã ... 3

Figura 2 - Organograma ... 4

Figura 3 - Receção, bar e esplanada ... 5

Figura 4 - Sala de Cardiomusculação ... 5

Figura 5 - Sala de Grupo ... 5

Figura 6 - SPA ... 5

Figura 7 - Piscina ... 5

Figura 8 - Protocolos ... 7

Figura 9 - Cartaz do Peso Pesado ... 14

Índice de Tabelas

Tabela 1 - Aulas de Grupo ... 8

(7)

Introdução

O presente texto constitui um relatório de estágio realizado no ginásio Wellness Health

Club, no âmbito do Curso de Especialização Tecnológico de Treino Desportivo de Jovens

Atletas, com a duração de quatrocentas horas, tendo decorrido entre os dias dezasseis de Maio de dois mil e quatorze a oito de Agosto de dois mil e quatorze.

Por se tratar de um momento de aprendizagens tem de ser um trabalho orientado, no caso concreto coordenado pela professora Carolina Vila-Chã e supervisionado pelo Professor Bento Carvalho. Todo e qualquer estágio realizado deve possibilitar ao estagiário a sua integração na entidade, a apreensão de conhecimentos, interesse pelo trabalho que realiza, rapidez na execução do trabalho, qualidade do trabalho realizado, sentido de responsabilidade, autonomia no exercício das suas funções, facilidade de adaptação a novas tarefas, bom relacionamento com a chefia, com os colegas e com os utentes/clientes, assiduidade e pontualidade, capacidade de iniciativa, organização do trabalho e aplicação de normas e higiene e segurança no trabalho.

Antes de iniciar o estágio, foi realizado um plano de estágio (ver anexo I), onde menciona todas as atividades e funções a realizar no decorrer do estágio.

Assim, este teve como fim a possibilidade de pôr em prática alguns conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo no Curso de Treino Desportivo de Jovens Atletas, sendo que nesta entidade de estágio tive a oportunidade de aprender sobre o funcionamento do corpo humano sendo este um parâmetro bastante importante para mim a nível pessoal pois é uma matéria que me fascina bastante.

Ao longo do decorrer do estágio pude trabalhar e abordar vários tipos de população e com diversos objetivos de treino, o que me enriqueceu muito tanto a nível pessoal e profissional.

Na tentativa de que este relatório transmita tudo o que foi realizado por mim durante o estágio, organizei-o em 3 partes: contextualização do local de estágio, estágio, onde refiro a minha integração no ginásio e as atividades realizadas e por fim uma reflexão critica.

Este documento surge como instrumento de sumarização e avaliação de todas as atividades elaboradas no estágio.

(8)

Parte I -

Contextualização do local

de estágio

(9)

1. Caracterização do local de estágio

Caracterização da cidade da Covilhã

A cidade da Covilhã situa-se na vertente oriental da Serra da Estrela a cerca de 700 metros de altitude. O concelho tem uma área de mais de 550Km2 e a sua população está estimada em 51 mil 797 habitantes residentes.

A Covilhã pertence ao distrito de Castelo Branco que é formado por onze concelhos (Covilhã, Belmonte, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão), compostos por 159 freguesias.1

1 Turismo Covilhã 2014

Fonte: http://www.turismocovilha.pt

(10)

2. Caracterização da organização -Wellness Health Club

O ginásio Wellness Health Club, localizado na Quinta dos Caldeirões, na Covilhã, abrange uma população desde os bebés recém-nascidos até aos mais idosos, é um espaço direcionado para a prática de atividade física, é conhecido para além das suas instalações, pela grande diversidade de aulas de grupo que oferece, pelos serviços de estética, fisioterapia e também nutrição, pelos protocolos que estabelece, pelos materiais de que dispõe e pela flexibilidade horária que apresenta, sendo que está aberto aos clientes todos os dias da semana das oito horas e trinta minutos da manhã até às vinte e duas horas da noite e também aos fins-de-semana, pressupondo o sábado das nove horas até às dezanove horas e o domingo das dez horas às treze horas.

2.1. Organograma

O ginásio Wellness Health Club, é gerido por uma empresa que tem como diretor o Sr. Jaime Alberto, a nível administrativo é gerido por um diretor técnico e por uma diretora comercial, tendo mais três coordenadores responsáveis por distintas atividades e um instrutor de aulas de Taekwondo que são aulas realizadas á parte das outras atividades desenvolvidas no ginásio.

(11)

2.2. Instalações Desportivas

À entrada do ginásio encontra-se a receção e um bar com esplanada, como se pode verificar na Figura 3.

O ginásio possui também:

 Sala de cardiomusculação (figura 4);  2 Salas de grupo (figura 5),

 2 Salas de avaliações físicas,

 SPA onde inclui banho turco, sauna e jacuzzi (figura 6);

 1 Piscina, tanto para as aulas de grupo, natação, e regime livre (figura 7);  Balneários femininos e masculinos.

FIGURA 3-RECEÇÃO, BAR E ESPLANADA

FIGURA 4-SALA DE CARDIOMUSCULAÇÃO FIGURA 5-SALA DE GRUPO

FIGURA 7-PISCINA FIGURA 6-SPA

(12)

A sala de cardiomusculação está divida em três zonas fundamentais, a zona cardio, o circuito laranja e a zona de musculação. Fazem parte da listagem de materiais desta sala os seguintes recursos:

As Salas onde ocorrem as aulas de grupo também tem vários materiais necessários ao desenvolvimento da aula, assim, estas estão equipadas com:

Zona de Cardio

• 4 Passadeiras; • 3 Bicicletas Horizontais; • 3 Bicicletas Verticais; • 1 Vibroplate;

Circuito Laranja

• 11 Máquinas de Musculação

Sala de Musculação

• 5 Barras de 16kg; • 6 Bancos; • Shoulder press; • Chest press; • Hip abduction; • Hip aduction; • Leg extension; • Leg curl; • Leg press; • 2 Barras pequenas; • 1 Polia de 4; • 11 Par de pegas para as polias; • 26 Cordas; • 6 Discos de 2,5kg; • 6 Discos de 5kg; • 6 Discos de 10kg; • 4 Discos de 15 kg; • 1 Polia Dupla; • 1 Polia Individual; • 1 Banco Scott; • 2 Discos de 20kg; • 2 Discos de 25 kg; • Halteres (2.5, 5, 7.5, 10, 12.5, 15, 17.5, 20, 22.5, 25, 27.5, 30, 32.5 e 35)

(13)

No que concerne à sala para a avaliação física dos utentes, é onde se encontra o material apropriado para que os técnicos possam avaliar, prescrever o exercício para cada cliente individualmente e acompanhar a evolução dos clientes, tais como, fitas métricas, balança, balança de bioimpedância, fichas de avaliação, medidor de tensão, etc.

2.3. Protocolos

Uma das grandes vantagens que o ginásio possui é o estabelecimento de protocolos de desconto com várias entidades. Estes protocolos permitem ao ginásio angariar clientes e permite um desconto na sua mensalidade, sendo este de 20% quando se trata da mensalidade máxima e de 10% em qualquer uma das outras mensalidades.

Existem protocolos definidos com as seguintes instituições:

(14)

2.4. Instrutores

Atualmente encontram-se três instrutores (Hélder Azevedo, Joana Grilo e Bento Carvalho) a trabalhar na parte da sala de ginásio. Aos instrutores cabe a função de, não só auxiliar as pessoas na sala de ginásio, como também dar aulas nas salas de grupo.

Temos outro instrutor responsável só na parte da piscina (hidroginástica e natação para bebés, crianças e adultos).

Os três instrutores, Hélder Azevedo, Joana Grilo e Bento Carvalho, têm como função também de personal trainer, têm como cargo supervisionar e ministrar os treinos de quem o contrata.

Os instrutores tiveram um papel fundamental no decorrer do estágio, pois ensinaram-me o funcionaensinaram-mento de cada uma das máquinas do ginásio e como seguir um plano de treino.

2.5. Atividades do Wellness Health Club

O Wellness Health Club é um espaço que tem como objetivo não tão virado para o negócio, mas sim para o bem-estar da população frequentadora do mesmo. É caracterizado pela sua vista, pois faz com que os clientes do ginásio se sintam “livres, e relaxados”.

A academia é o local indicado para as pessoas que querem fazer desporto orientado por profissionais, em segurança, simpatia e bem-estar.

Na parte das aulas de grupo, os clientes têm acesso a um vasto leque de aulas, como apresento na tabela a baixo.

TABELA 1-AULAS DE GRUPO

Cycling

Realizada em bicicletas fixas;

Tem como característica principal, a simulação de um percurso;

Propicia ao praticante o aumento da sua capacidade cardio-respiratória;

Proporciona um ganho de força nas pernas e resistência muscular;

 Ajuda a libertar o stress.2 GAP

Gap é uma sigla referente a glúteos, abdominais e pernas.

 Definição para determinados músculos tais como Glúteos, abdominais e pernas;

 Desenvolve a força funcional para melhorar o equilíbrio, a mobilidade e a prevenção de lesões.3

2 Escola de Fitness 2014

Cycling indoor

(15)

B-Step

 Pratica-se a subir e a descer o banco do step e simultaneamente a realizar movimento de braços, com ou sem halteres;

 À medida que a resistência do praticante aumenta, a plataforma de step é subida;

 Tonifica o corpo, melhora a coordenação e a densidade óssea.4 Body Combat

É um programa inspirado nas artes marciais, como o Karaté, Boxe,

Taekwondo, Tai Chi e Muay Thay;

 Há uma redução cardiovascular e tonifica os grupos musculares específicos;

 Melhorar a coordenação e a agilidade.5 Body Pump

É uma aula original de treino com pesos;

Fortalece e tonifica todo o corpo;

Aumentar a força e resistência muscular;

 Melhora a sua condição física geral e a sua densidade óssea.6 Taekwondo

 É uma arte marcial que ensina mais que habilidades físicas e de luta;

 É conhecido como o modo correto de usar os pés (Tae) e as mãos (Kwon);

 Conhecido pelo jeito correto de usar todas as partes do corpo para evitar o combate e ajudar a construir um mundo melhor e mais pacífico.7 Trampolins

 É um programa de ginástica em grupo que utiliza o minitrampolim como equipamento para a realização da aula;

Aumenta a força muscular das pernas e estabilizadores;

 Existe uma melhoria da condição cardiovascular e a resistência geral.8 Body Balance

É um treino que engloba yoga, tai chi e pilates;

 Consiste, em manter a respiração sempre controlada, ao alto nível de concentração;

 Tem como objetivos melhorar a sua flexibilidade, coordenação e agilidade, proporcionar uma sensação duradoura de bem-estar e calma.9

Zumba

É uma forma de fazer exercício de forma mais divertida e social;

 Desenvolve a vida social dos participantes;

 Melhora a coordenação e desenvolve as expressões corporais.10

4 Bem-estar 5 Manz 2014 6 Manz 2014 7 Taekwondo Livre 2005 8 Solinca Everyone 9 Manz 2014 10 Manz 2014

(16)

Os clientes do Wellness Health Club têm acesso também às piscinas, onde têm vários tipos de atividades, tais como:

TABELA 2-AULAS DE GRUPO AQUÁTICAS

Hidrobike

 Consiste em pedalar dentro de água em bicicletas adaptadas ao meio aquático;

 Trabalha principalmente as pernas e os glúteos e, em menor proporção, a barriga;

 Realizado ao ritmo da música e a sobrecarga é definida pelo praticante.

 É recomendada para várias faixas etárias.11 Hidroginástica

 Aula realizada dentro da piscina com alguns equipamentos de natação;

 É indicado para todos os tipos de faixas etárias;

 É um exercício que melhora o stress do dia-a-dia, alivia as tensões, massageia a musculatura e relaxa o corpo.12

Natação

 Esta está dividida em várias classes dependendo das faixas etárias;

 Adaptação ao meio aquático, essencialmente constituídas por crianças, pretende-se que as crianças adquiram, hábitos e técnicas necessárias para um desenvolvimento dos vários estilos;

 Nível um, dois e três, são classes frequentadas por crianças, jovens e adultos que pretendam aprender a nadar, uma ou mais técnicas natatórias, passando depois para o aperfeiçoamento dos vários estilos.

 Regime livre, existe também um corredor destinado á prática livre, onde os clientes vão para a piscina só para lazer e poder relaxar um pouco.

2.6. Caracterização da população-alvo

Nesta academia estão presentes indivíduos de várias idades e ambos os sexos, desde crianças até idosos, com vários objetivos, como por exemplo, tonificação ou o aumento da massa muscular, a perda de gordura, o facto de manter uma vida ativa, reabilitação ou até mesmo convívio social, entre muitas outras razões.

Este ginásio proporciona a uma faixa etária mais idosa uma prática de atividade física específica, porque tem como objetivo o bem-estar físico e uma vida ativa.

Em relação aos jovens, e contrariamente ao que sucede com os idosos, procuram levar o corpo até aos limites e estão focados nisso mesmo.

11 Pimpões, sociedade de instrução e recreio 2014 12 Portal de educação 2013

(17)

Parte II

(18)

1. Objetivos de Estágio

No início do estágio, foram definidos os nossos objetivos para o decorrer do estágio, tais como:

1.1. Objetivos Gerais

 Adquirir novos conhecimentos e experiências nas diversas áreas do estágio tais como na sala de musculação e cardiomusculação, nas aulas de grupo e do ginásio no global;

 Interagir com vários tipos de população e enriquecer a nível pessoal e profissional.

1.2. Objetivos Específicos

 Estabelecer uma boa relação com os clientes;

 Perceber e Interpretar os planos de treino de forma a poder esclarecer qualquer dúvida que o cliente tivesse;

 Perceber o funcionamento das máquinas;

 Acompanhar o cliente durante a sessão de treino, para o ajudar tanto a nível de posturas como para esclarecimento de dúvidas;

 Auxiliar o professor em algumas aulas de natação;

 Observar e tomar consciência das metodologias de planeamento das aulas de grupo;  Participar como aluna;

 Compreender o funcionamento do ginásio;  Ajudar na receção;

 Ajudar na arrumação e manutenção do material.

2. Integração na Academia

A minha integração na academia foi evolutiva, no início estava um pouco com receio, mas depois comecei a ficar mais desinibida, nos primeiros dias, como foi a primeira vez que estagiei num ginásio, serviu para me adaptar ao espaço, aos clientes, conhecer as regras do ginásio e o funcionamento das máquinas, as avaliações dos clientes, as aulas de grupo, como também as aulas de natação.

(19)

Ao longo do tempo, consegui adquirir competências básicas para o trabalho em academias, comecei a ganhar autonomia para acompanhar os clientes, como por exemplo orientar um primeiro treino sozinha, corrigir erros de execução de exercícios.

Onde eu senti mais dificuldade foi na parte da sala de musculação, por não conhecer muito bem os exercícios e assim ficar com mais receio de intervir, enquanto-que na parte da piscina, já consegui ter uma melhor adaptação e conseguir intervir melhor, ajudando o professor nas aulas.

Sendo assim, integrei-me rapidamente à dinâmica do ginásio, mostrando me sempre disponível para as tarefas propostas.

3. Atividades Desenvolvidas

Como já foi referido anteriormente, o período de estágio abrangia um total de quatrocentas horas, compreendidas entre os dias dezasseis de Maio e oito de Agosto, no primeiro dia de estágio obtivemos conhecimento sobre a estrutura do ginásio, a tipologia de trabalho desenvolvido e métodos de relacionamento com os clientes. Foi nesse mesmo dia que, em parceria com o coordenador de estágio Bento Carvalho definimos horários e ainda foram definidos os nossos objetivos principais como estagiários.

A partir daí obtivemos duas semanas de apreensão de conhecimentos, ou seja, realizámos todas as aulas de grupo para saber no que consistem e qual o seu objetivo principal, experimentámos todos os materiais e aprendemos as suas funções para que mais tarde pudéssemos auxiliar em planos de treino, aprendemos nomes técnicos que compõe os exercícios, fizemos trabalho de verificação da limpeza dos balneários, SPA e estética, aprendemos a fazer visitas guiadas a novos clientes para que pudéssemos “vender bem o produto”, assistimos a avaliações físicas e procurámos informar-nos sobre o trabalho de bar e receção.

(20)

No primeiro dia do nosso estágio começou também um programa chamado o “Peso Pesado” (figura 9), o nosso trabalho como estagiários consistia em ajudar nas avaliações dos clientes todas as semanas para fazermos o controlo do peso e a sua evolução ao longo do tempo, ajudá-los no início a adaptarem-se á academia e ao funcionamento das máquinas.

A primeira avaliação física consiste na recolha do máximo de dados possíveis para que se consiga elaborar um plano de treino o mais específico possível para que o cliente cumpra os seus objetivos.

Numa primeira fase da recolha de dados é utilizada uma fita métrica para medir a altura, a cintura, anca e peito do cliente, de seguida é feito um levantamento dos seus problemas de saúde ou impedimentos à atividade física, é questionado qual o seu objetivo e mais tarde utiliza-se uma balança de bioimpedância para obter conhecimentos relativos ao utiliza-seu peso, ao índice de massa corporal, percentagem de massa magra, percentagem de massa gorda, percentagem de massa muscular e o nível de gordura visceral, esses dados depois são comparados a uma tabela indicadora dos limites e percentagens corretas. Seguidamente efetua-se a medição da tensão arterial e da pulsação em repouso para saber qual o ritmo a que o cliente pode trabalhar.

Mais tarde, depois das avaliações, os dados recolhidos são registados em computador num programa que nos diz quantas quilocalorias (Kcal) o cliente deve ingerir por dia para o seu corpo funcionar sem qualquer problema e a pulsação a que o cliente deve trabalhar. Com estes dados é-nos permitido passar à elaboração do plano de treino. Em ambas as tarefas descritas acima, é necessário capacidade de concentração, de estabelecer boa comunicação, obter conhecimento sobre todos os objetivos de cada exercício e também de todo o trabalho muscular envolvido para que, se possa relacionar, o objetivo do cliente, com as suas capacidades e com os exercícios que lhe irão ser propostos.

Depois de alguns dias, começámos a ser nós a realizar as avaliações aos participantes do programa, mas sempre com um professor a observar pois, poderíamos estar a cometer algum erro.

(21)

Por fim, foi-nos pedido pelo nosso supervisor que realizássemos um pequeno e breve trabalho, com algumas sugestões de alteração no ginásio; nesse trabalho abordamos a necessidade de haver mais diversidade de aulas de grupo, principalmente na parte da piscina, é uma área já muito desenvolvida e o ginásio não tem apostado muito nessa área e para iniciar, achamos que poderia ser o Aquazumba, como também na área de relaxamento, escolhendo assim Pilates e Yoga, porque nem toda a gente que procura um ginásio quer perder peso, procuram também um sítio onde passam relaxar, falamos também a nível de mensalidades, porque na nossa opinião, o ginásio pratica preços um bocado elevados escolhendo assim por pacotes mais baixos dando a outro tipo de população oportunidade de frequentar o ginásio, falamos também a nível das instalações, mas encontra-se em anexo mais pormenorizado (anexo II).

3.1. Sala de Musculação

Na sala de musculação os clientes pretendem mais um treino de força, esse treino consiste num programa sistemático de exercícios para desenvolver o sistema muscular. O principal objetivo dos clientes nestes treinos é a melhoria de força e da resistência muscular, mas por vezes esquecem-se que não são esses os objetivos mais benéficos para a saúde do praticante, o exercício de força desenvolve a massa óssea, diminui a pressão arterial em indivíduos hipertensos, reduz os níveis de gordura corporal e pode prevenir o desenvolvimento de síndrome lombar.

Mas para o treino não provocar lesões ou excessiva dor muscular, tem de ser adaptado a cada cliente, dependendo dos objetivos e algumas incapacidades que o praticante tenha na execução de determinados exercícios.

O trabalho de estagiário, no nosso caso em concreto, consistiu, em grande percentagem, em acompanhar todos os clientes na sala de cardiomusculação enquanto realizam o seu plano de treino. Este trabalho requer, para além da capacidade de entreajuda e de estabelecer uma boa comunicação, todo o conhecimento cientifico atrás do plano de treino, ou seja, saber qual é o objetivo especifico daquele plano de treino, saber o objetivo especifico de cada exercício, ter conhecimento acerca das funções e diferenças entre as várias séries, repetições, cargas e tempos e ainda saber propor um outro exercício que trabalhe o mesmo grupo muscular caso aquele seja impossível de realizar para o cliente.

(22)

3.2. Aulas de Grupo

Como referido anteriormente, no início do estágio frequentava as aulas de grupo como se fosse uma cliente normal, com o objetivo de saber em que consistia cada aula.

Foi nas aulas de grupo, onde consegui adquirir vários conhecimentos respetivos a cada modalidade, como por exemplo, bodypump, cycling e também onde pude observar vários métodos e estratégias de cativar a atenção dos clientes.

Aprendi que uma das coisas mais importantes enquanto professores de uma aula de grupo é mostrar mos aos clientes competência e que sabemos o que estamos a fazer, fazer com que os clientes confiem em nós como profissionais, por exemplo, uma das maneiras mais eficazes de transparecer isso é no inicio de cada exercício, ou até a meio das coreografias, dizer e explicar aos clientes que tipo de exercício estão a realizar e quais são os músculos que estão a ser trabalhados.

Existem várias maneiras de cativar os clientes, mas na minha opinião acho que para além de mostrarmos que somos competentes naquilo que estamos a fazer, temos de mostrar preocupação para com o cliente, com isso, o professor a meio das aulas, deve reparar se o cliente realiza com sucesso os exercícios ou não e dar um feedback, assim o cliente vai reparar que o professor não está ali simplesmente a dar uma aula, mas sim a reparar na execução dos exercícios, assim o participante vai ter vontade de voltar a realizar a aula.

3.3. Trabalho administrativo

No decorrer do estágio realizámos também trabalho de receção onde organizámos

dossiers com as informações dos clientes, saber trabalhar com a parte informática, saber dar

entrada e saída de clientes, ajuda-los nas reservas das aulas que queriam realizar e fazer a apresentação do ginásio a novos potenciais cliente. Esta tarefa de apresentar o ginásio é um pouco mais complexa do que aquilo que se tem ideia porque exige uma elevada capacidade de raciocínio para que não falte informação, exige um conhecimento de todo o ginásio e da função de cada área e ainda o conhecimento sobre todos os horários e todos os preçários.

(23)

Parte III -

(24)

1. Reflexões Finais

Terminado todo o percurso de estágio, torna-se necessária e obrigatória uma reflexão e avaliação de um ano de trabalho.

A nível desportivo este estágio foi bastante benéfico, pois foi-nos dado a oportunidade de frequentar algumas aulas, pudemos corrigir vários aspetos técnicos no que toca a posturas tanto na sala de musculação, bem como nas aulas de grupo, e com isso aumentar o nosso leque desportivo com uma melhor eficácia, e também de realizarmos novas experiências.

Tentamos por em prática tudo aquilo que aprendemos durante este ano letivo que frequentamos o curso de especialização tecnológica, nas tarefas que nos foram propostas, sempre aproveitando novas oportunidades de trabalho.

Alguns pontos deste estágio foram facilmente cumpridos, tais como a pontualidade, assiduidade, amizade e respeito para com os colegas, ter uma boa relação com os clientes visto se tratar de um bom grupo de trabalho que partilha o mesmo objetivo que é o ensino e a evolução de cada cliente, seja criança ou adulto, em qualquer parte do ginásio, seja na sala de musculação como na natação.

Curiosamente, consegui relacionar-me mais facilmente com os idosos, devido ao facto de procurarem num ginásio a companhia que por vezes lhes faz falta, e não têm tanto aquela necessidade de treinar até aos limites. Frequentam o ginásio essencialmente para manter hábitos de vida saudáveis.

No entanto, procurei relacionar-me com todo o tipo de pessoas, e fundamentalmente preocupei-me que elas soubessem que o meu cargo era de estagiária e poder auxiliar os clientes no que fosse necessário.

Como referi anteriormente, onde senti mais dificuldade em atingir os objetivos propostos foi na sala de musculação, devido ao fato de nunca ter andado em ginásio, de não saber trabalhar com as máquinas e de por vezes nem saber que musculo era trabalhado em cada uma delas, mais tarde, com esforço e dedicação, comecei por perceber melhor e conseguir auxiliar os cliente da melhor forma.

Com o passar do tempo, fui começando também a perceber melhor as máquinas e os nomes técnicos usados nos planos de treino, com isto, cada vez que um cliente me questionava sobre alguma dúvida eu já não tinha de recorrer aos professores, comecei a ganhar autonomia no meu trabalho, assim, acho que os objetivos que me foram propostos na sala de musculação foram atingidos.

(25)

Um dos cargos que também me propuseram foi de receção, mesmo não estando relacionado com a área do nosso curso é importante para começarmos a relacionar-nos com os clientes, foi uma experiência nova, mas muito boa, para além de que no início também houve alguma dificuldade, porque neste cargo tínhamos de ter um conhecimento global de todo o ginásio, como dos horários e preços para podermos auxiliar tantos os clientes do ginásio como futuros clientes, mas ao fim de uns dias de treino, começou por ser tudo mais fácil.

Numa forma global, acho que todos os objetivos que nos foram propostos foram atingidos positivamente.

Foram bons tempos de novas experiências e contactos com o mundo do trabalho, tendo sido enriquecido com a ajuda de todos os professores e de todas as pessoas que trabalham na entidade que nos receberam muito bem. Nós tentamos sempre responder perante as suas expectativas e realizar tudo o que nos foi proposto.

Com isto posso concluir que este tempo de estágio foi bastante útil e enriquecedor para futuras experiências.

(26)

Bibliografia

Escola de Fitness (2014): indoor-cycling-queimar-muitas-calorias. Consultado a 17/Ago, 2014.

http://www.escolafitness.com/indoor-cycling-queimar-muitas-calorias/

Manz (2014): Body Combat, release your inner warrior. Consultado a 17/Ago, 2014.

http://www.manz.pt/bodycombat.php

Turismo Covilhã (2014): sobre a Covilhã. Consultado a 17/Ago, 2014.

http://www.turismocovilha.pt/

Cycling indoor: Mais que um método, um estilo de vida. Consultado a 20/Ago, 2014.

http://www.cyclingindoor.com.br/#método

Bem-estar: Step: saiba como é esta aula. Consultado a 20/Ago, 2014.

http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=aulas&url_id=418

Solinca everyone – everywhere: Power Jump. Consultado a 20/Ago, 2014.

http://www.solinca.pt/power-jump/253.htm

Taekwondo Livre (2005): O que é o taekwondo? Consultado a 20/Ago, 2014.

http://www.tkdlivre.com/index.php?option=com_content&view=article&id=54:o-que-e-o-taekwondo&catid=4:cultura-marcial&Itemid=5

Pimpões, sociedade de instrução e recreio (2014): Hidrobike / Jump. Consultado a 20/Ago,2014. http://www.pimpoes.pt/actividades/aquaticas/hidrobike/

Portal de educação (2013): Hidroginástica: o que é e quais são os benefícios? Consultado a 23/Ago, 2014. http://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/48512/hidroginastica-o-que-e-e-quais-sao-os-beneficios

Infoescola (2006 – 2014): Hidroginástica. Consultado a 23/Ago, 2014.

http://www.infoescola.com/educacao-fisica/hidroginastica/

Heyward, Vivian H. (2013). Avaliação física e prescrição de exercicio (6º ed.) Porto Alegre: Artmed

(27)
(28)

Anexo I – Plano de

Estágio

(29)

Anexo II – Trabalho de

Estágio

(30)

Secção 1 – Modalidades de pagamento.

*Não inclui avaliações e prescrição do exercício.

O pagamento das mensalidades deve ser realizado por débito direto por prestações mensais. Contabiliza uma mensalidade a partir do momento em que o cliente realiza a inscrição, não ficando dependente do início do mês.

No caso da modalidade 2 x por semana, não é obrigatório o cliente usufruir das 2x numa semana, podendo compensar noutra semana, ao longo do mês.

Descontos:

Família

Por cada membro de família de grau 1, os clientes têm desconto de 5%, até a um

máximo acumulado de 20% Estudante / Cartão Jovem Desconto de 10% na mensalidade.

Protocolos Desconto de 10% na mensalidade. Descontos não são acumuláveis.

Diário ilimitado – 50€ Acesso horário ilimitado a todas as instalações e modalidades. Diário limitado – 40 € Acesso ilimitado a todas as instalações e

modalidades das 11h às 16h. 2x por semana – 20 € Acesso ilimitado a todas as instalações e

modalidades 2 dias por semana. Avulso diário * - 10 € Acesso horário ilimitado a todas as

instalações e modalidades (1 dia) Avulso horário * - 3€ Acesso ilimitado a todas as instalações e

(31)

Secção 2 – Entradas

 O controlo das entradas é feito eletronicamente.

 Apenas as aulas onde é necessário material, deve ser realizada a reserva.

Secção 3 – Aulas

- Cycling - Trampolins - Pilates - Yoga - Step - Zumba - Hit Cardio

Secção 4 – Instalações

 Alteração do solo da sala de cardiomusculação e aulas de grupo;

 Construção de um tanque para aulas de grupo separadamente da piscina com pistas;  Melhoria do sistema de climatizações de todo o ginásio, principalmente nas salas de

aulas de grupo; - BodyPump - BodyCombat - Localizada - Core - Hidroginástica - Hidrobike - Aquazumba

Referências

Documentos relacionados

As membranas de quitosana com 25% de sulfato de condroitina apresentaram baixa perda de massa para os tempos de um e sete dias, como pode ser visto nas Tabelas 4.4 e 4.5.. Para

Este trabalho foi realizado com o objetivo geral de estudar o enriquecimento nutricional dos resíduos do abacaxi (casca e coroa) e do maracujá (casca) utilizando-se a levedura

A three-dimensional printed photopolymer resin implant for orbital rehabilitation for evisceration.. Implante de resina fotocurável para evisceração produzido por

Segundo Fernández (2017), nem sempre os estudantes e seus responsáveis são convocados para participar em função da elaboração, implementação e avaliação do PPP da

Este capítulo dedica-se a realizar primeiramente uma análise qualitativa do mercado brasileiro, com objetivo de mapear o cenário de negócios e levantar dados

Nove comunidades responderam que o custo de implantação dos seus sistemas é zero (0). Seis ecovilas informaram que a resposta é “impossível de definir” e, por último, 14

The objectives are: (i) to evaluate the potential of using electrical resistivity (ρ) to estimate soil moisture (θ) in tropical soils and (ii) to study the effect of

A partir das discussões a respeito do ensino de ciências eleva a importância das formas inovadoras ou alternativas de se ensinar os temas envolvidos nesse âmbito.