• Nenhum resultado encontrado

O QUE SE PASSA AO SUL DA FRONTEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O QUE SE PASSA AO SUL DA FRONTEIRA"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

1

Vamos conhecer os debatedores e as debatedoras?

O QUE SE PASSA AO SUL DA FRONTEIRA

Beto Almeida...

Jornalista da Telesur, Brasil de Fato e TV Senado.

Flávia Braga Vieira...

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Professora da Universidade Rural do Rio de Janeiro. No IPPUR da UFRJ, coordena o curso de especialização “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo”. Assessora movimentos sociais rurais, em especial o MAB. É autora do livro “Dos proletários unidos à globalização da esperança: um estudo sobre internacionalismos e a Via Campesina” (São Paulo: Alameda, 2011).

(2)

2

Francisco Carlos Teixeira...

Especialista na História Social do Brasil, com doutorado e pós-doutorado na Alemanha. Professor Titular de História Moderna e Contemporânea da UFRJ desde 1991. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militar da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Editor da Revista Ciência Hoje, da SBPC.

Frei Betto...

Frei Betto é frade dominicano e escritor, autor de 60 livros, muitos deles traduzidos no exterior. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. É assessor de movimentos sociais. Atualmente, é colunista de religião do jornal “O Globo”; articulista dos jornais “Folha de S. Paulo”, “Hoje em Dia”, “Brasil de Fato” e da revista “Caros Amigos”. Foi um

(3)

3

dos fundadores da Agência de Notícias Frei Tito de Alencar Lima para América Latina (Adital), criada no ano 2000 por sua iniciativa.

Samuel Pinheiro Guimarães...

Diplomata, e foi secretário-geral das Relações Exteriores do Ministério das Relações Exteriores de janeiro de 2003 a outubro de 2009. Depois foi ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República até 2010. Foi também Alto-Representante Geral do Mercosul. Atualmente, é professor do Instituto Rio Branco (IRBr/MRE). É autor dos livros Quinhentos anos de periferia (UFRGS/Contraponto, 1999) e Desafios brasileiros na era dos gigantes (Contraponto, 2006), entre vários outros.

OS DESAFIOS DOS TRABALHADORES

EM PORTUGAL, ESPANHA E FRANÇA

(4)

4 Reginaldo Moraes, professor e militante político desde 1968. Escreveu vários livros, entre eles: Neoliberalismo - o que é e para onde nos leva? (Editora Senac), O Peso do Estado na Pátria do Mercado (ed. Unesp), As cidades cercam os campos (Ed. Unesp) e Educação Superior nos Estados Unidos - História e Estrutura. No prelo: Bloco de Esquerda e Podemos – dois experimentos de organização na nova esquerda europeia (Ed. Perseu Abramo).

Francisco Louçã…

Francisco Louçã, professor e militante político desde adolescente, fundador do Bloco de Esquerda (Portugal) e deputado por vários mandatos. Escreveu diversos livros, entre eles: A Maldição de Midas – A Cultura do Capitalismo Tardio (1994, Edição Cotovia), A Globalização Armada – As Aventuras de George W. Bush na Babilónia, com Jorge Costa (Edições Afrontamento, 2004), Ciclos e Crises no Capitalismo Global - Das revoluções industriais à revolução da informação, Edições Afrontamento, 2004 (Com Chris Freeman) e chinês (Edições Universitárias de Pequim, 2005), Isto é um Assalto, 2013, com Mariana Mortágua, Bertrand e Os Burgueses, 2014, com Jorge Costa e João Teixeira Lopes.

(5)

5

OS DONOS DA MÍDIA E SUAS RAMIFICAÇÕES

Eduardo Granja Coutinho…

Doutor em Teoria da Comunicação e da Cultura. Professor associado da Escola de Comunicação Comunicação da UFRJ. Publicou três livros individuais: "Velhas histórias, memórias futuras: o sentido da tradição em Paulinho da Viola" (Editora UFRJ, 2011), "Os cronistas de Momo: imprensa e carnaval na Primeira República" (Editora UFRJ, 2006) e "A comunicação do oprimido e outros ensaios" (Mórula, 2014). Organizou três coletâneas, entre elas: "Comunicação e contra-hegemonia: processos culturais e comunicacionais de contestação, pressão e resistência" (Editora UFRJ, 2008).

(6)

6 É ilustrador, jornalista e doutor em História Social pela USP. É também professor de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e colunista do site Carta Maior. Foi pesquisador do Ipea e colaborou com os principais órgãos da imprensa brasileira, como O Estado de S.

Paulo, Carta Capital, Jornal do Brasil entre outros. Militante político do PSOL.

Venício Lima…

Cientista político, pesquisador visitante no Departamento de Ciência Política da UFMG (2012/2013), professor de Ciência Política e Comunicação da UnB (aposentando) e autor de Liberdade de Expressão X Liberdade de Imprensa (Publisher, 2010), Mídia: Teoria e Política (Perseu Abramo, 2001) e Política de Comunicações: um Balanço dos Governos Lula (2003-2010) (Publisher, 2012), entre outros livros.

O USO DA INTERNET NA RESISTÊNCIA AO GOLPE DE 2016

(7)

7 Adriano Diogo é ex-deputado estadual pelo PT de São Paulo. Foi preso e torturado em 1973, durante a Operação Bandeirantes. Em 2012, foi escolhido como primeiro presidente da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva. É colaborador do site Jornalistas Livres.

Paulo Donizete...

Paulo Donizetti é jornalista e editor da Revista do Brasil. Participou das edições de 2010 e 2011 do Curso Anual do NPC. Foi jornalista do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Renata Mielli…

Jornalista, diretora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé Barão de Itararé e coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

(8)

8

A TELEVISÃO NO BRASIL

Marcia Tiburi…

Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Publicou diversos livros de filosofia. Suas obras mais recentes são "Como Conversar com um fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro" (Record, 2015) e "Uma fuga perfeita é sem volta" (Record, 2016). É colunista da Revista Cult.

Laurindo Lalo Leal…

Professor aposentado da Escola de Comunicações da USP, diretor e apresentador do programa VerTV exibido pela TV Brasil e pela TV Câmara e colunista da Revista do Brasil e do site Carta Maior. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Publicou os livros Atrás

das Câmeras, relações entre Estado, Cultura e Televisão, A melhor TV do mundo, o

modelo britânico de televisão, A TV sob controle, a resposta da sociedade ao poder da televisão (todos da Summus Editorial) e Vozes de Londres, memórias brasileiras da BBC (Edusp). Foi Ouvidor Geral da Empresa Brasil de Comunicação.

(9)

9

LANÇAMENTO DO LIVRO:

“O PROBLEMA É TER MEDO DO MEDO”

Ana Helena Tavares…

Ana Helena Tavares é carioca. Estudou no CPII e passou dois anos e meio na Fiocruz pesquisando o conceito de verdade. É jornalista, membro efetivo da ABI, e criadora do site “Quem tem medo da democracia?”. Passou 5 anos entrevistando pessoas que resistiram à ditadura. Este trabalho resultou no livro "O problema é ter medo do medo - O que o medo da ditadura tem a dizer à democracia" (Editora Revan). Atualmente, dedica-se a escrever uma biografia de Dom Pedro Casaldáliga.

Sílvio Tendler…

Silvio Tendler é um dos maiores documentaristas brasileiros. Produziu obras sobre JK, Jango e Marighella, entre outros, abordando o tema da ditadura militar e a importância da democracia. Com o governo socialista de Salvador Allende, foi viver no Chile no início da década de 70. De lá foi para a França estudar e depois voltou para o Brasil. Até hoje

(10)

10

trabalha em produções com engajamento político e em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Seu principal longa-metragem é "Utopia e Barbárie", de 2009.

AS BATALHAS DA MÍDIA: DE 1964 A 2016

Nilson Lage…

Uma das principais referências do jornalismo no Brasil. Mestrado em Comunicação e doutor em Linguística. Aposentado compulsoriamente em 21.11.2006 do cargo de professor titular do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha como voluntário em cursos de pós-graduação da mesma universidade.

João Braga Areas…

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2012 e 2005). Atualmente é professor de História Colégio Pedro II. Autor do livro “As batalhas de O Globo”.

(11)

11

Francisco Fonseca…

Mestre em Ciência Política pela Unicamp e doutor em História Social pela USP. É professor de ciência política da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Principais temas de análise: Estado e governo, administração pública, políticas públicas, liberalismo, democracia, hegemonia, imprensa.

Luís Felipe Miguel…

Professor titular do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê), e pesquisador do CNPq. Publicou, entre outros, os livros Mito e discurso politico (Editora Unicamp, 2000), Democracia e representação: territórios em disputa (Editora Unesp, 2014), Feminismo e política: uma introdução (com Flávia Biroli; Boitempo, 2014) e O nascimento da política moderna: de Maquiavel a Hobbes (Editora UnB, 2015).

(12)

12

O JORNALISMO NA COMUNICAÇÃO SINDICAL

Claudia Santiago Giannotti…

Formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFRJ; e em História (Licenciatura) pela Ucam. Fez especialização em Brasil pós-30 na UFF. É jornalista e professora no Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) desde sua fundação. Foi assessora de Comunicação da CUT- RJ durante 20 anos. Como jornalista, no Rio de Janeiro, trabalhou também na Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos, na Federação dos Trabalhadores da Educação e nos sindicatos dos trabalhadores dos Correios, da Previdência, dos Petroleiros e dos Trabalhadores da UERJ (Sintuperj). Ministra cursos de formação em comunicação, história e oratória, em todo o país. É membro da Rede Nacional de Jornalistas Populares (Renajorp).

Joel Almeida…

Joel Almeida é professor, diretor de comunicação e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (Sintese).

(13)

13

Herbert Claros…

Herbert Claros é jornalista, diretor de comunicação e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. É representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Embraer.

Luis Henrique Nascimento…

Pesquisador e assessor de comunicação e mobilização para governos ONGs e organismos internacionais. Coordenador de Comunicação do sindicato dos comerciários. Mestrando em psicologia social/UFRJ - subjetividade e consciência de classe.

(14)

14

IDEOLOGIA, REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA DA MÍDIA

Kleber Mendonça…

Doutor em Comunicação e professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisa na área da Comunicação (e em suas interfaces com o Discurso e a Geografia), com ênfase em filosofia política, movimentos sociais e a análise dos discursos da violência no jornalismo. Coordena o Núcleo de Estudos em Violência e Comunicação (NevCom) e é autor do livro A punição pela Audiência (Quartet/Faperj, 2002).

Pedrinho Guareschi…

De setembro de 1969, até março de 2009, trabalhou da PUC-RS. Percorreu ali todos os escalões possíveis e foi professor titular e orientador de dissertações e teses no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Hoje é professor colaborador permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS, onde pode ser encontrado.

(15)

15

A IMPRENSA ALTERNATIVA NO BRASIL

Elaine Tavares…

Elaine Tavares é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2004, participou da criação do Observatório de Estudos Latino-Americanos que dois anos depois se transformou no Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), onde coordena a Comunicação. É mestre em Comunicação Social pela PUC/RS e doutoranda do Serviço Social da UFSC. No campo da Comunicação Popular, segue atuando junto a entidades e movimentos sociais. Edita os blogues Pobres e Nojentas, e Palavras Insurgentes. É diretora de programação da Rádio Comunitária Campeche, membro da Rede Popular Catarinense de Comunicação e faz parte do Coletivo Editorial da Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos.

(16)

16 Presidente do Conselho Curador da EBC de novembro de 2015 a novembro de 2017, integrante do Comitê Internacional do Fórum Mundial de Mídia Livre e do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial e jornalista e ativista da Rede Mulher e Mídia.

A COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE INTERNET

Arthur William…

Arthur William Santos é jornalista (PUC-Rio), técnico em eletrônica (CEFET-RJ), pós-graduado em TV Digital/Novas Mídias (UFF) e mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ). É professor e coordenador dos laboratórios de Comunicação Social na universidade Unigranrio. Trabalhou na TV Brasil, na Rádio MEC e no Portal EBC como jornalista multimídia e coordenou a área de Cultura Digital na Secretaria Municipal de Cultura de Duque de Caxias. Atuou ainda na área de inovação da ACERP/TV Escola/Canal da Cidadania. Também dá aulas de mídias sociais para sindicatos e comunicadores populares de todo o Brasil pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

(17)

17

Gustavo Barreto é jornalista, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, dá aula há mais de dez anos sobre comunicação popular, cultura digital, tecnologia da produção, comunicação e direitos, entre outros temas. Jornalista da Organização das Nações Unidas (ONU), atua também em diversos meios de comunicação alternativos, incluindo o Consciência.Net e o Fazendo Media. É colaborador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) desde 2004, lecionando para sindicatos sobre redes sociais e internet. É membro da Rede Nacional de Jornalistas Populares (Renajorp).

Gustavo Gindre…

Gustavo Gindre é jornalista, mestre em Comunicação e doutor em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (UFRJ). Foi membro eleito do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) por dois mandatos (2004-2007 e 2007-2010) e é integrante do Coletivo Intervozes.

OS TRABALHADORES E O DIREITO À CIDADE

(18)

18 Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Mídia da UFF. Trabalhou nos jornais O Globo, Extra e A Gazeta (ES). Atuou como assessor de imprensa do Governo do Estado do Espírito Santo e na comunicação institucional da UFRJ e da EBC.

Orlando Zaccone…

Orlando Zacconne é delegado, formado em jornalismo e direito. Autor dos livros “Acionistas do nada” (Revan, 2007) e "Indignos de vida" (Revan, 2015). É um dos membros-fundadores da seção brasileira da LEAP (Law Enforcement Against Phroibition - ONG americana formada por agentes da lei contra o proibicionismo).

Renata Souza…

Jornalista formada pela PUC-Rio. Doutoranda em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ. Fundadora do jornal O Cidadão da Maré, onde mora. Foi editora da

(19)

19 publicação durante muitos anos. Participou da primeira turma do Curso de Comunicação Popular do NPC e hoje é professora do curso.

Sabrina Duran…

Sabrina Duran é jornalista. Trabalha como repórter independente desde 2006. Cobre as áreas de urbanismo, habitação popular e Direitos Humanos. Em fins de 2012 criou o projeto de investigação jornalística "Arquitetura da Gentrificação", e desde então vem mapeando processos de higienização social no centro da capital paulista disparados por parcerias público-privadas.

OFICINAS

(20)

20 Najla dos Passos é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Já atuou como professora da Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Cuiabá (UNIC). Trabalhou como jornalista sindical. É repórter da Agência Carta Maior.

Kátia Marko…

Jornalista formada na Unisinos em 1994. Trabalha como assessora de comunicação com movimento sindical e social gaúcho há 20 anos. Integra o NPC desde 1998. Colaboradora de veículos de comunicação como Brasil de Fato, Outras Palavras e Jornalismo B.

Pedro Braga...

Pedro Braga é formado em Ciência da Computação e faz mestrado em História da Ciência, das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Atualmente coordena o Programa Tecnologias da Informação para Fins Sociais do Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/NIDES/UFRJ).

(21)

21

Sheila Jacob…

Formada em Comunicação Social (Jornalismo) e Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Fez especialização, mestrado e atualmente é doutoranda em Literatura Comparada na mesma instituição. É jornalista do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) desde 2008 e professora de produção textual.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

Características de saúde e utilização dos serviços de saúde de crianças menores de dois anos de idade, cadastradas nas equipes da Estratégia Saúde da Família, segundo o tipo

Manuseio do papel Manutenção Solucionando problemas Administração Índice Imprimindo Univers-ExtendedObl Univers-BoldExt Univers-BoldExtObl Univers-Light Univers-LightOblique

A utilização de um Sistema de Handicap tem como principal objetivo permitir que jogadores de golfe com diferentes níveis de jogo possam competir entre si,

4.4 CARTAS ANDANTES - DIÁLOGOS REMOTOS PARA ALÉM DA INTERNET Visando estreitar os laços com a comunidade e fortalecer aqueles já existentes, bem como criar

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO O atendimento de vazamento só deve ser efetuado por pessoal treinado em manuseio de hipoclorito de sódio;.. Precauções pessoais:

O PREFEITO MUNICIPAL DE SALINAS DA MARGARIDA, no uso de suas atribuições legais, de acordo com o Edital de Abertura do Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por

Índice de conectividade versus PIB das mesorregiões correspondentes – mesorregiões com PIB menor do que R$ 30 bilhões (R$ bilhões 2014) Índice de conectividade doméstica