• Nenhum resultado encontrado

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE CASCAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE CASCAIS"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

AGRUPAMENTO

DE ESCOLAS

DE PAREDE

CASCAIS

(2)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Constituição do Agrupamento

Jardins de Infância e Escolas EPE 1.º CEB 2.º CEB 3.º CEB SEC

Jardim de Infância Almirante Nunes da Matta X

Escola Básica Afonso do Paço X

Escola Básica de Murtal X X

Escola Básica N.º 2 de São Domingos de Rana X

Escola Básica Santo António X X

(3)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

1. Introdução

A Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, alterada pelo Art.º 182 da Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, aprovou o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no âmbito do qual se realizaram, até à data, dois ciclos de Avaliação Externa das Escolas, o primeiro entre 2006-2007 e 2010-2011 e o segundo entre 2011-2012 e 2016-2017.

No ano letivo 2018-2019 iniciou-se o terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas.

O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Parede, realizada pela equipa de avaliadores com recurso a uma metodologia que inclui a observação da prática educativa e letiva, efetuada nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2020, a análise dos documentos estruturantes, dos dados estatísticos oficiais e das respostas aos questionários de satisfação aplicados a alunos, docentes e não docentes e pais/encarregados de educação, bem como a visita às instalações e entrevistas a elementos da comunidade educativa, realizadas entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2020.

A equipa de avaliação externa visitou e realizou a observação da prática educativa e letiva em todos os estabelecimentos de educação e ensino que constituem o Agrupamento.

Escala de avaliação

Níveis de classificação dos quatro domínios

Excelente: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo práticas inovadoras e resultados notáveis. Não existem áreas que carecem de melhorias significativas. Tanto as práticas inovadoras como os resultados notáveis são generalizados e sustentados.

Muito bom: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo boas práticas e resultados notáveis. Tanto as boas práticas como os resultados notáveis são generalizados.

Bom: os pontos fortes sobrepõem-se significativamente aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise. Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda áreas significativas de melhoria.

Suficiente: os pontos fortes sobrepõem-se aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise, mas a ação ainda não é generalizada, nem sustentada. Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda lacunas importantes e a melhoria nos últimos anos não é evidente.

Insuficiente: os pontos fracos sobrepõem-se aos pontos fortes ou existem áreas importantes que carecem de melhorias urgentes. Os resultados são globalmente negativos e não revelam uma tendência de melhoria consistente.

O relatório apresentado no âmbito da Avaliação Externa das Escolas 2019-2020 está disponível napágina da IGEC.

(4)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

2. Quadro resumo das classificações

D

OMÍNIO

C

LASSIFICAÇÃO

Autoavaliação Muito Bom

Liderança e gestão Muito Bom Prestação do serviço educativo Bom

Resultados Bom

3. Pontos fortes

D

OMÍNIO

P

ONTOS FORTES

Autoavaliação ▪ O desenvolvimento sistemático de um processo de autoavaliação, adequado à realidade do Agrupamento, com o envolvimento da comunidade e centrado nas questões de natureza pedagógica.

Liderança e gestão

▪ A visão estratégica expressa nos documentos estruturantes, em sintonia com a matriz do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e os princípios de uma escola inclusiva.

▪ O exercício de uma liderança de cariz democrático, que mobiliza a comunidade educativa em torno dos objetivos definidos, estabelece parcerias e adere a projetos com impacto positivo na prestação do serviço educativo.

Prestação do serviço educativo

▪ As práticas desenvolvidas para garantir o bem-estar das crianças e dos alunos ao longo do seu percurso, condição essencial para o sucesso educativo.

▪ O empenho empreendido no sentido de responder aos novos desafios, em especial no âmbito das práticas pedagógicas em sala de aula, quer pela realização de formação em áreas chave da prestação do serviço educativo, quer através de ações de benchmarking.

Resultados

▪ O trabalho realizado na prevenção e na resolução dos casos da indisciplina, com impactos na melhoria do ambiente educativo, em especial na escola secundária.

▪ O contributo relevante que o Agrupamento tem dado para a concretização do Plano Estratégico Educativo Municipal, cuja ação é reconhecida pelos diversos parceiros.

(5)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

4. Áreas de melhoria

D

OMÍNIO

Á

REAS DE MELHORIA

Autoavaliação ▪ Consolidar a articulação da autoavaliação com outras dimensões de avaliação organizacional, nomeadamente as do projeto educativo e do plano anual de atividades.

Liderança e gestão

▪ Consolidar o processo de avaliação das atividades/projetos desenvolvidos de forma mais participada e com um maior foco na qualidade das ações e nos impactos nas aprendizagens das crianças e dos alunos.

Prestação do serviço educativo

▪ Reforçar o trabalho em torno da articulação curricular entre as Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas através de uma ação ainda mais concertada nos conselhos de turma.

▪ Intensificar práticas pedagógicas e didáticas que permitam a generalização de ações, em sala de aula, com vista à concretização das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

▪ Instituir mecanismos de observação da prática educativa e letiva que possibilitem a discussão sobre metodologias e o reforço da liderança pedagógica no seio dos departamentos curriculares.

Resultados ▪ Incrementar ações que contribuam para a melhoria das aprendizagens e dos resultados escolares e para a plena inclusão de todos e de cada um dos alunos.

5. Juízos avaliativos

5.1 – Autoavaliação

Desenvolvimento

O Agrupamento desenvolve, desde a sua constituição, procedimentos sistemáticos de autoavaliação

através da aplicação do modelo CAF (Common Assessment Framework) em regime de consultoria.

A equipa responsável integra um grupo de elementos bastante estável e experiente, que tem investido em formação na área e conduzido o trabalho de forma bem estruturada e organizada. O processo é, ciclicamente, objeto de um planeamento estratégico, muito claro, e tem envolvido ativamente a comunidade educativa em seu redor, quer na constituição da própria equipa, quer nas etapas de auscultação e de divulgação de resultados. A autoavaliação tem estado centrada nas questões pedagógicas e tem sido uma ferramenta ao serviço dos grandes desafios colocados, nos últimos tempos, às escolas, nomeadamente em matéria de práticas em sala de aula.

O “observatório pedagógico” representa uma das dimensões da autoavaliação realizada, cujo foco é a sala de aula, em áreas como a avaliação das aprendizagens, as estratégias de apoio, a relação pedagógica, entre outros, e valoriza as opiniões dos alunos sobre o assunto.

(6)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Consistência e impacto

As práticas de autoavaliação desenvolvidas revelam consistência e demonstram que o Agrupamento tem, no geral, capacidade para autorregular a sua ação. Com efeito, na sequência dos diagnósticos realizados, têm sido implementados planos de ação de melhoria, devidamente monitorizados e avaliados. A existência de metas claras e avaliáveis é, sem dúvida, um aspeto positivo a sublinhar, embora algumas delas sejam pouco ambiciosas e não estejam centradas na qualidade nem nos impactos dos processos.

As atitudes e os comportamentos dos alunos têm sido uma das áreas mais trabalhadas, no âmbito dos planos de ação de melhoria delineados, e aquela onde se registam maiores impactos da autoavaliação. O mesmo ainda não se verificou com as práticas em sala de aula, outro dos campos que tem suscitado uma maior intervenção. A articulação com outros processos de avaliação, nomeadamente com os do plano anual de atividades e do projeto educativo representam, também, uma área a consolidar.

5.2 – Liderança e gestão

Visão e estratégia

Os documentos estruturantes do Agrupamento materializam os princípios, a visão, os valores e as áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O projeto educativo exprime de forma evidente uma visão estratégica que preconiza, entre outros aspetos, a qualidade das aprendizagens e a inclusão. Este documento encontra-se bem estruturado e identifica os objetivos estratégicos e respetivas metas, claras e avaliáveis (algumas pouco ambiciosas, como referido anteriormente a propósito da autoavaliação), aspetos facilitadores da sua apropriação pela comunidade educativa, ainda não plenamente conseguida, sobretudo junto dos alunos e famílias. De destacar, positivamente, a sua conceção em articulação com o Plano Estratégico Educativo Municipal.

Nesta linha, o projeto curricular do Agrupamento expressa igualmente a filosofia subjacente ao Perfil dos Alunos e consagra as opções de natureza curricular. O plano anual de atividades, por sua vez, estabelece correlação com os objetivos estratégicos do projeto educativo. A avaliação das diferentes ações/projetos, a partir dos respetivos objetivos específicos, num processo mais participado e com recurso a diferentes metodologias, representa um dos aspetos a consolidar no sentido de uma avaliação mais centrada na qualidade e nos impactos na aprendizagem.

O projeto educativo define, também, o perfil que é exigido ao professor/educador do Agrupamento, no contexto descrito, realçando algumas das competências que o mesmo deverá possuir para responder aos desafios lançados, nomeadamente diversificar contextos de aprendizagem, promover a diferenciação pedagógica, implicar os alunos na aprendizagem e trabalhar em equipa.

(7)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Liderança

O Agrupamento é gerido por uma equipa coesa que exerce as suas funções de forma descentralizada, de modo a responder mais eficazmente aos problemas existentes. O diretor e os docentes que dela fazem parte exercem uma liderança democrática, humanista e disponível, que motiva os diferentes profissionais e os incentiva a participar. O papel dos diretores de turma e dos coordenadores (de departamento curricular, de estabelecimento, entre outros), enquanto líderes intermédios, é valorizado e é-lhes dada autonomia para o desempenho dos cargos, num quadro de responsabilização e de confiança.

O conselho geral tem implementado estratégias no sentido de melhorar a eficácia da sua ação. Contudo, nem sempre tem imprimido o necessário sentido crítico no âmbito da discussão de alguns dos documentos que lhe compete aprovar.

As lideranças manifestam grande abertura e estabelecem diversas parcerias com instituições de natureza pública e privada com o objetivo de melhorar a prestação do serviço educativo, num concelho onde o setor da educação assume especial importância e a câmara municipal se constitui efetivamente como um dos parceiros estratégicos.

Gestão

As práticas de gestão empreendidas pautam-se, na generalidade, pelos princípios do bem-estar das crianças e dos alunos e dos profissionais que trabalham no Agrupamento, bem como da qualidade das aprendizagens. Os jardins de infância e as escolas possuem, no geral, espaços adequados ao desenvolvimento dos processos educativos e os mesmos têm sido objeto de várias ações de melhoria no sentido de os tornar mais adequados. As áreas exteriores incluem zonas verdes, bem preservadas, que realçam um ambiente escolar ecológico e acolhedor, marcado pela cordialidade entre os diferentes elementos da comunidade e pelo respeito pela diversidade.

A constituição de grupos e turmas, a elaboração dos horários e a distribuição de serviço norteiam-se por critérios específicos, explicitados no planeamento estruturante. A formação de equipas pedagógicas que, por norma, acompanham as turmas ao longo de um ciclo e o desempenho do cargo de diretor de turma, de acordo com o mesmo princípio, criam condições que favorecem o sucesso educativo.

O Agrupamento tira ainda partido da proximidade geográfica de algumas das instituições da comunidade, como uma escola de dança, cuja parceria lhe permite ampliar a sua oferta educativa na área artística e responder, assim, aos interesses de mais alunos e famílias.

Têm sido concretizadas intervenções significativas na requalificação dos espaços escolares graças à participação, através das associações de pais e encarregados de educação, no Orçamento Participativo, promovido pela Câmara Municipal de Cascais.

(8)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Na gestão dos recursos humanos atende-se, ainda, ao perfil e à adequação à função a desempenhar, bem como à sua capacitação em áreas consideradas prioritárias para a consecução do projeto educativo (trabalho colaborativo, liderança, avaliação para as aprendizagens e flexibilidade curricular, entre outras) e de acordo com o perfil do educador/professor definido.

Os circuitos de comunicação e informação são globalmente eficazes. A página eletrónica disponibiliza informação útil e atualizada à comunidade. Todavia, a divulgação das atividades e do trabalho que se faz nos diferentes estabelecimentos de educação e ensino não está plenamente potenciada.

5.3 – Prestação do serviço educativo

Desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e dos alunos

O Agrupamento promove o desenvolvimento pessoal e emocional das crianças e dos alunos ao longo do seu percurso educativo. Trabalham-se as questões relacionadas com a pontualidade e com a assiduidade, com resultados bastante positivos (a taxa de alunos retidos por faltas é reduzida, nos últimos dois anos). Embora a autonomia seja um fim subjacente à ação, em sentido lato, nem sempre as metodologias usadas em sala de aula preconizam o seu desenvolvimento.

As etapas de transição entre níveis/ciclos suscitam especial atenção quando se fala de bem-estar das crianças e dos alunos. As visitas às escolas, as atividades de receção, as ações de apadrinhamento pelos colegas mais velhos e os processos de orientação escolar e vocacional são algumas das iniciativas, bem conseguidas, que promovem a sua integração.

Docentes, técnicos e não docentes estão particularmente atentos aos comportamentos das crianças e dos alunos de modo a detetarem precocemente situações de risco e desencadearem as estratégias mais adequadas, em articulação com as famílias e com outras instituições, quando necessário. Por outro lado, promovem-se ações com caráter preventivo em áreas como a saúde, a violência no

namoro e o bullying, por exemplo.

Oferta educativa e gestão curricular

O Agrupamento disponibiliza uma oferta educativa muito ampla, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, incluindo cursos profissionalizantes, em resposta às necessidades da comunidade e aos interesses de uma população heterogénea, cumprindo, neste âmbito, o paradigma de uma escola inclusiva. Destaque para a natureza iminentemente lúdica das atividades de animação e de apoio à família, na educação pré-escolar, e de enriquecimento curricular, no 1.º ciclo, enquanto espaços de liberdade expressiva e criativa, em complementaridade à atividade curricular.

As turmas do 5.º ano de escolaridade desenvolvem a sua atividade curricular predominantemente numa sala, estratégia intencional que estabelece a ponte com o ciclo anterior e facilita a integração dos alunos na nova escola.

(9)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Nesta linha, enriquecem-se as aprendizagens das crianças e dos alunos pela sua participação em atividades/projetos de natureza cultural, científica, artística e desportiva que visam a sua formação integral e vão ao encontro das áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A localização privilegiada do Agrupamento junto à costa não se encontra plenamente potenciada do ponto de vista educativo.

A articulação curricular tem suscitado uma intervenção crescente pela produção de documentação orientadora sobre o assunto e pela implementação de algumas práticas que visam garantir uma maior sequencialidade das aprendizagens, numa perspetiva vertical, e a ligação entre os saberes disciplinares, numa perspetiva mais horizontal, embora sejam áreas a intensificar e a consolidar com vista à realização de aprendizagens mais significativas pelos alunos.

O Agrupamento manifesta abertura para participar em projetos de inovação, como o iNova2025, cujo foco é a transformação das práticas pedagógicas, e alguns docentes estão efetivamente empenhados em romper com o tradicionalismo da organização e do trabalho em sala de aula, sinais positivos das mudanças em curso.

Ensino, aprendizagem e avaliação

Se, por um lado, se identificam exemplos de metodologias de ensino e aprendizagem que envolvem os alunos em atividades cooperativas, na resolução de problemas, em trabalho de projeto, em apresentações orais e na utilização crítica de informação, por exemplo, persistem, por outro, práticas menos estimulantes, centradas nos professores, em ambientes pouco desafiadores da aprendizagem. O ensino experimental das ciências, no ensino básico, também não se encontra generalizado. A partilha de práticas/materiais é, neste âmbito, um aspeto a potenciar.

O processo de avaliação tem suscitado também a devida atenção no sentido de o adequar aos novos

desafios organizacionais e curriculares. Registam-se práticas de feedback aos alunos sobre os seus

desempenhos e os estudantes são envolvidos em atividades de autoavaliação, embora estas estejam muito focadas na classificação de final de período letivo. Os docentes têm estado a diversificar cada vez mais os instrumentos/tarefas de avaliação, prática que ainda não está consolidada nem generalizada.

Faz-se o aproveitamento de recursos educativos como as ludobibliotecas, nas escolas do 1.º ciclo, e das bibliotecas escolares, embora as últimas não estejam a ser plenamente potenciadas no âmbito da aprendizagem dos alunos. Os recursos tecnológicos disponíveis nem sempre são suficientes nem estão, por vezes, atualizados para uma maior utilização em sala de aula.

As visitas de estudo, as idas ao teatro e a museus/instituições culturais, o Ciência Viva, o eTwinning, o Erasmus, o PréVio, o EngraçArte, o Desporto Escolar e o Plano Nacional de Leitura são algumas das atividades e projetos desenvolvidos.

Têm sido promovidas visitas de docentes a estabelecimentos de ensino conotados com o desenvolvimento de metodologias ativas em sala de aula no sentido de identificar práticas passíveis de serem replicadas nas suas escolas.

(10)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

De destacar o papel da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva na sensibilização dos docentes para o reforço de medidas universais, num quadro de abordagem multinível no acesso ao currículo. Contudo, a diferenciação pedagógica não é uma área suficientemente explorada, em sala de aula.

No geral, os pais/encarregados de educação participam de forma ativa no acompanhamento dos seus educandos e aderem às iniciativas propostas. As respetivas associações detêm um papel muito interventivo e pró-ativo.

Planificação e acompanhamento das práticas educativa e letiva

O Agrupamento tem apostado de forma significativa no trabalho colaborativo entre docentes. Além da formação realizada sobre a temática, foram criadas condições nos horários para fomentar esta prática. O processo de planificação, a partilha de materiais e de estratégias e a análise dos resultados dos alunos são algumas das ações que são desenvolvidas colaborativamente.

Além disso, os docentes implementam alguns mecanismos de autorregulação das práticas, valorizando a participação espontânea das crianças e dos alunos. Noutros casos, de modo mais formal, auscultam-se os estudantes sobre as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas e ajustam-se as estratégias. O “observatório pedagógico” representa igualmente uma boa prática, neste contexto, mas o manancial de informação daí resultante não está plenamente aproveitado. Não estão instituídos mecanismos de acompanhamento das práticas educativa e letiva que possam suscitar uma reflexão sobre o assunto e reforçar o papel dos coordenadores de departamento curricular enquanto líderes pedagógicos fundamentais em processos de mudança.

5.4 Resultados

Resultados académicos

No triénio compreendido entre 2014-2015 e 2016-2017, os resultados académicos, no 1.º ciclo do ensino básico, são bastante positivos. A percentagem de alunos que o conclui nos quatro anos evolui de forma sustentada ao longo daquele período e, nos dois últimos anos, situa-se mesmo acima da média nacional para alunos com um perfil socioeconómico semelhante.

No 2.º ciclo do ensino básico, a percentagem de alunos que o conclui nos dois anos previstos, no mesmo triénio, apresenta uma evolução globalmente positiva, superando, em 2016-2017, a média nacional para alunos que tinham um perfil semelhante à entrada no ciclo. No que diz respeito ao 3.º ciclo, a percentagem de percursos diretos de sucesso tem evoluído positivamente ao longo do triénio

O Agrupamento tem-se centrado na promoção do sucesso educativo e da inclusão (Turma Mais, apoio ao estudo, coadjuvação, desdobramentos, salas de estudo, entre outras) ou não fosse o

(11)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

2015-2016 a 2017-2018, posicionando-se, nos dois últimos anos, em linha com as médias nacionais para alunos com um perfil semelhante.

Em relação ao ensino secundário, no período compreendido entre 2015-2016 e 2017-2018, a percentagem de alunos que obtém positiva nos exames nacionais do 12.º ano após um percurso sem retenções nos 10.º e 11.º anos, em cursos científico-humanísticos, está em linha com as médias nacionais para alunos com um perfil semelhante e acompanha as tendências registadas no país. Nos cursos profissionais, por sua vez, a percentagem de alunos que conclui os respetivos cursos em três ou menos anos apresenta uma evolução muito positiva, ao longo dos anos de 2014-2015 a 2016-2017, atingindo, no último, um valor bastante superior à média nacional para alunos com um perfil semelhante.

Os resultados dos alunos oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos e de origem imigrante acompanham, no geral, as taxas de transição globais do Agrupamento, embora as dos últimos sejam ligeiramente inferiores no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, evidência da necessidade de implementação de outras medidas que contribuam para a sua inclusão.

Resultados sociais

Os valores da cidadania e da participação, consignados no Perfil dos Alunos, estão subjacentes à atividade do Agrupamento. Há abertura para ouvir as crianças e os alunos e aceitar as suas propostas. A presença dos delegados e subdelegados nos conselhos de turma é, no geral, valorizada e geram-se dinâmicas de envolvimento dos colegas em torno dos assuntos a tratar/tratados. Neste quadro, seria expectável um papel mais ativo da associação de estudantes através da atribuição de maiores responsabilidades aos seus dirigentes.

Promovem-se diversas atividades/projetos em temáticas como a solidariedade, a sustentabilidade ambiental e os direitos humanos, ocupando a área de cidadania e desenvolvimento um espaço privilegiado para a sua concretização, muitas vezes com um caráter transversal às diferentes disciplinas. A participação democrática tem sido outra das áreas trabalhadas sobretudo pela adesão às iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Cascais.

Neste contexto, o trabalho em torno do cumprimento de regras e da promoção da disciplina tem ocupado um lugar estratégico. Nos últimos anos, têm sido tomadas várias medidas com o objetivo de reduzir o número de ocorrências e de manter um ambiente educativo propício à aprendizagem, o que, a julgar pela análise de alguns indicadores, como o número de medidas disciplinares aplicadas, tem sido conseguido. A persistência de algumas situações perturbadoras, em sala de aula, não pode dissociar-se do caráter pouco estimulante das práticas.

No processo de eleição dos delegados de turma, os alunos interessados em desempenhar o cargo têm de apresentar uma candidatura, prática que os responsabiliza e valoriza o desempenho das funções.

(12)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Embora o Agrupamento não desenvolva de forma estruturada mecanismos de acompanhamento do

percurso dos alunos, após a conclusão do ensino secundário, há um feedback positivo de alguns

deles acerca da preparação que lhes foi dada e da importância que alguns professores tiveram na sua formação.

Reconhecimento da comunidade

O trabalho desenvolvido pelo Agrupamento é bastante reconhecido pela comunidade. Os diferentes elementos, auscultados através de questionários, no presente processo de avaliação externa das escolas, manifestam um bom grau de satisfação. No geral, alunos, pais/encarregados de educação e trabalhadores gostam de frequentar/que os seus filhos frequentem e trabalhar nos diferentes estabelecimentos de educação e ensino. Os pais/encarregados de educação da educação pré-escolar e os não docentes são, mesmo assim, os grupos menos satisfeitos.

É reconhecido ainda o contributo que o Agrupamento tem dado para a concretização do Plano Estratégico Educativo Municipal pela sua disponibilidade e abertura em aderir às iniciativas propostas, num concelho onde o trabalho em rede, no âmbito da educação, assume especial relevo. O dinamismo e a pró-atividade são alguns dos atributos destacados pelos principais parceiros. Os espaços escolares têm estado também ao serviço das necessidades da comunidade, em diversas ocasiões.

A participação em vários projetos tem sido igualmente objeto de reconhecimento pelas entidades promotoras. No mesmo sentido, o Agrupamento desenvolve uma política de valorização do trabalho das crianças e dos alunos e dos sucessos alcançados, de que é exemplo a atribuição anual dos prémios de valor e de excelência.

6. Proposta de avaliação intercalar

_____________________________________________________________________________________ _

(13)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Data: 26.02.2020

A Equipa de Avaliação Externa: José Rodrigues, Lurdes Campos, Marisa Correia, Rui Castanheira

Concordo

À consideração do Senhor Inspetor-Geral da Educação e Ciência, para homologação. A Chefe de Equipa Multidisciplinar da Área

Territorial de Inspeção do Sul Maria Filomena Aldeias

2020-07-09

Homologo

Por delegação de competências do Senhor Ministro da Educação nos termos do Despacho n.º 3407/2020, publicado

no D.R. n.º 55, Série II, de 18 de março de 2020

Inspetor-Geral da Educação e Ciência

Assinado de forma digital por Luís Alberto Santos Nunes Capela Dados: 2020.07.23 08:43:16 +01'00'

(14)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

A

NEXOS

Anexo 1 – Caracterização

Estabelecimento de Ensino Agrupamento de Escolas de Parede

Concelho Cascais

Data da constituição 3 de julho de 2012

Outros ---

Oferta Formativa

Nível/Ciclo Crianças/alunos (N.º) Grupos/turmas (N.º)

Educação Pré-Escolar 118 5 1.º CEB 403 17 2.º CEB 361 16 3.º CEB 610 26 ES (Científico-Humanístico) - Ciências e Tecnologias - Ciências Socioeconómicas - Línguas e Humanidades - Artes Visuais 569 23 ES (Cursos Profissionais) - Técnico de Design Gráfico

- Técnico de Dança

Contemporânea

- Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

- Técnico Auxiliar de Saúde

156 9

TOTAL 2217 96

Ação Social Escolar

Alunos apoiados Número %

Escalão A 303 14 Escalão B 125 6 TOTAL 428 20 Recursos Humanos Docentes 231 Não Docentes Assistentes Operacionais 38 Assistentes Técnicos 11 Técnicos Superiores 2

(15)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Anexo 2 – Informação estatística

2.1

Variáveis de contexto

(Ano letivo 2018/2019)

(16)

Código do Agrupamento 553

Escolas de Parede, Cascais

2 119,9 1 ALUNOS TOTAL Média do nº de anos da habilitação das Mães % Mães_NSabe_NRe sp_Inv % Alunos com escalão A de ASE % Alunos com escalão B de ASE % Alunos que beneficiam de ASE % Alunos no Ensino Básico Jovem % Alunos no Ensino Secundário Jovem % Alunos do ensino básico jovem que estão em ensino geral ou artístico % Alunos do ensino secundário jovem que estão em ensino geral ou artístico 2 143 12,5 13,8% 18,0% 10,2% 28,1% 62,5% 32,3% 99,1% 81,7% Percentil -> 1 1 0 0 1 P82 P90 P34 P40 P72

Densidade Populacional do Município a que pertence a Unidade Orgânica (habitantes por km2)

Variáveis de contexto globais para a Unidade Orgânica - 2018/2019

(17)

Código da Escola 3434 Unidade Orgânica

239938 Escola Básica de Murtal, Cascais Escolas de Parede, Cascais

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador N.º de Turmas 1 1 1 1 0 N.º de Alunos 23 25 22 27 0 Desvio etário 0,30 1P88 0,24 1P68 0,09 0P26 0,22 1P54 % ASE A 17,4% 12,0% 18,2% 18,5% % ASE B 8,7% 12,0% 22,7% 7,4% % ASE 26,1% 0P27 24,0% 0P23 40,9% 1P57 25,9% 0P25 Hab_Mãe (anos) 12,6 1P73 12,0 1P65 12,9 1P83 12,1 1P71 Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) 1.º Ciclo Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano Secundário

(18)

Código da Escola 3435 Unidade Orgânica

247765 Escola Básica n.º 2 da Parede, Cascais Escolas de Parede, Cascais

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador N.º de Turmas 2 2 2 1 1 N.º de Alunos 47 51 52 26 25 Desvio etário 0,24 1P80 0,22 1P64 0,10 0P28 0,15 0P37 0,16 0P34 % ASE A 17,0% 11,8% 13,5% 38,5% 12,0% % ASE B 14,9% 7,8% 7,7% 7,7% 8,0% % ASE 31,9% 0P39 19,6% 0P16 21,2% 0P18 46,2% 1P65 20,0% 0P13 Hab_Mãe (anos) 12,5 1P70 13,6 1P92 13,5 1P91 11,6 1P59 14,0 1P99 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 2,81 0P27 0,38 0P3 1,92 0P15 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,02 0P15 0,05 0P48 0,02 0P12 Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) 1.º Ciclo Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano Secundário

(19)

Código da Escola 3436 Unidade Orgânica

248587 Escola Básica n.º 2 de São Domingos de Rana, Cascais Escolas de Parede, Cascais

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador N.º de Turmas 1 0 0 1 2 N.º de Alunos 24 0 0 23 51 Desvio etário 0,08 0P33 0,35 1P76 0,30 1P63 % ASE A 37,5% 30,4% 37,3% % ASE B 8,3% 4,3% 9,8% % ASE 45,8% 1P70 34,8% 0P42 47,1% 1P62 Hab_Mãe (anos) 11,3 0P40 13,3 1P92 11,6 1P74 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 6,92 1P51 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,05 0P37 Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) 1.º Ciclo Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano Secundário

(20)

Código da Escola 3437 Unidade Orgânica

343092 Escola Básica Santo António, Parede, Cascais Escolas de Parede, Cascais

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 8 8 4 4 4 N.º de Alunos 171 191 88 79 90 Desvio etário 0,30 0P47 0,38 0P49 0,31 0P24 0,13 0P4 0,26 0P15 % ASE A 22,2% 20,9% 14,8% 6,3% 24,4% % ASE B 12,9% 11,0% 11,4% 15,2% 6,7% % ASE 35,1% 0P24 31,9% 0P19 26,1% 0P11 21,5% 0P9 31,1% 0P29 Hab_Mãe (anos) 13,2 1P96 12,5 1P90 12,5 1P91 13,3 1P95 11,8 1P79 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 5,64 0P20 9,90 1P56 10,54 1P67 9,31 1P58 5,25 0P21 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,14 1P56 0,13 0P47 0,10 0P27 0,08 0P16 0,06 0P10 Indicador N.º de Turmas 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) 1.º Ciclo Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano Secundário

(21)

Código da Escola 3438 Unidade Orgânica

401699 Escola Secundária Fernando Lopes Graça, Parede, Cascais Escolas de Parede, Cascais

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 4 4 4 N.º de Alunos 0 0 98 108 106 Desvio etário 0,31 0P24 0,47 1P55 0,37 0P35 % ASE A 19,4% 15,7% 16,0% % ASE B 8,2% 7,4% 8,5% % ASE 27,6% 0P13 23,1% 0P10 24,5% 0P15 Hab_Mãe (anos) 12,1 1P85 12,5 1P89 12,6 1P91 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 7,54 0P40 8,31 0P47 7,05 0P35 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,14 0P40 0,11 0P28 0,09 0P18 Indicador N.º de Turmas 8 7 6 N.º de Alunos 224 181 161 Desvio etário 0,38 1P63 0,51 1P76 0,50 1P68 % ASE A 15,2% 12,7% 10,6% % ASE B 8,0% 13,8% 8,7% % ASE 23,2% 0P23 26,5% 1P50 19,3% 0P29 Hab_Mãe (anos) 12,6 1P88 12,4 1P81 12,6 1P84 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 7,43 0P43 7,38 0P48 3,78 0P13 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,10 0P17 0,16 0P47 0,19 1P70 1.º Ciclo Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano Secundário

(22)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

2.2

Indicadores de percurso

por ciclo de ensino

(23)

Escolas de Parede, Cascais

1.º Ciclo - Ensino Geral *

171165

2.º Ciclo - Ensino Geral

* No 1.º ciclo os alunos analisados não todos os alunos da escola, mas sim os alunos que ingressaram no 1.º ciclo quatro anos antes do ano letivo de referência, ou seja, são os alunos da coorte que deveriam ter concluído o 1.º ciclo em cada ano letivo

Indicadores de Percurso

por ciclo de ensino

# O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de conclusões no tempo na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

2014/15 2015/16 2016/17 Nº de alunos analisados 108 111 98 108 111 98 % de conclusões no tempo na escola % nacional para alunos com perfil

semelhante 2014/15 74% 80% 2015/16 85% 81% 2016/17 87% 85% 74% 80% 85% 87% 81% 85% 2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no indicador # 26 61 54 26 61 54 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 Nº de alunos analisados 217 178 163 160 217 178 163 160 % de conclusões no tempo na escola

% nacional para alunos com perfil semelhante 2013/14 89% 86% 2014/15 87% 90% 2015/16 85% 89% 2016/17 94% 93% 89% 86% 87% 90% 85% 89% 94% 93% 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no indicador # 66 30 24 52 66 30 24 52

(24)

Escolas de Parede, Cascais

3.º Ciclo - Ensino Geral

Escola: #REF!

ATI: 0,00

Ensino Secundário - Cursos Científico-Humanísticos

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC. # # O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de percursos diretos de sucesso na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

Indicadores de Percurso

por ciclo de ensino

2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Nº de alunos analisados 209 150 188 158 209 150 188 158 % de percursos diretos de sucesso

% nacional para alunos com perfil semelhante 2014/15 42% 48% 2015/16 31% 43% 2016/17 52% 46% 2017/18 51% 46% 42% 48% 31% 43% 52% 46% 51% 46% 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Percentil da unidade no indicador # # 23 7 73 72 23 7 73 72 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Nº de alunos analisados 170 148 150 146 159 170 148 150 146 159 % de percursos diretos de sucesso

% nacional para alunos com perfil semelhante 2013/14 23% 30% 2014/15 37% 33% 2015/16 33% 29% 2016/17 34% 35% 2017/18 28% 28% 23% 30% 37%33% 33% 29% 34% 35% 28% 28% 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Percentil da unidade no indicador # # 17 69 73 43 55 17 69 73 43 55

(25)

Escolas de Parede, Cascais

Ensino Secundário - Cursos Profissionais

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC.

Indicadores de Percurso

por ciclo de ensino

# O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de conclusões no tempo na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

2014/15 2015/16 2016/17 Nº de alunos analisados 26 34 42 26 34 42 % de conclusões no tempo na escola % nacional para alunos com perfil

semelhante 2014/15 46% 45% 2015/16 53% 53% 2016/17 74% 63% 46% 53% 45% 53% 74% 63% 2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no indicador # 53 49 71 53 49 71

(26)

Agrupamento de Escolas de Parede, Cascais

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 1.º Ciclo - Ensino Geral Agrupamento de Escolas de Parede, Cascais

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO170707&nivel=1

Escola Básica de Murtal, Cascais

http://infoescolas.mec.pt/?code=1105167&nivel=1

Escola Básica n.º 2 da Parede, Cascais

http://infoescolas.mec.pt/?code=1105135&nivel=1

Escola Básica n.º 2 de São Domingos de Rana, Cascais

http://infoescolas.mec.pt/?code=1105955&nivel=1

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 2.º Ciclo - Ensino Geral Agrupamento de Escolas de Parede, Cascais

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO170707&nivel=2

Escola Básica Santo António, Parede, Cascais

http://infoescolas.mec.pt/?code=1105820&nivel=2

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 3.º Ciclo - Ensino Geral Agrupamento de Escolas de Parede, Cascais

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO170707&nivel=3

Escola Básica Santo António, Parede, Cascais

http://infoescolas.mec.pt/?code=1105820&nivel=3

Escola Secundária Fernando Lopes Graça, Parede, Cascais

(27)

ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO – CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Agrupamento de Escolas de Parede, Cascais

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO135501&nivel=4

Escola Secundária Fernando Lopes Graça, Parede, Cascais

http://infoescolas.mec.pt/?code=1105531&nivel=4

ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO – CURSOS PROFISSIONAIS Agrupamento de Escolas de Parede, Cascais

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO170707&nivel=5

Escola Secundária Fernando Lopes Graça, Parede, Cascais

(28)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

(29)

Q1 - Questionário aos alunos do 1.º Ciclo - 4.º Ano

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas da Parede

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. As tarefas que realizo nas aulas são interessantes e ajudam-me a aprender. 27 64,3 15 35,7 0 0,0 0 0,0 0 0,0 02. O professor apoia os alunos quando têm dificuldades em aprender. 27 64,3 11 26,2 1 2,4 1 2,4 2 4,8 03. Sou incentivado a fazer sempre melhor os meus trabalhos na escola. 23 54,8 14 33,3 2 4,8 0 0,0 3 7,1 04. Sou incentivado a fazer pesquisas para alargar os meus conhecimentos. 14 33,3 20 47,6 7 16,7 0 0,0 1 2,4 05. Nas aulas o professor avalia os meus trabalhos para eu melhorar. 23 54,8 16 38,1 2 4,8 0 0,0 1 2,4 06. Eu avalio o meu trabalho nas aulas. 16 38,1 20 47,6 4 9,5 1 2,4 1 2,4 07. São pedidas aos alunos sugestões de melhoria para o funcionamento da escola. 12 28,6 20 47,6 7 16,7 2 4,8 1 2,4 08. Na escola faço trabalhos práticos e experiências. 14 33,3 25 59,5 2 4,8 0 0,0 1 2,4 09. Na escola realizo atividades artísticas. 22 52,4 15 35,7 3 7,1 0 0,0 2 4,8 10. Na escola realizo atividades físicas e desportivas. 22 52,4 15 35,7 3 7,1 1 2,4 1 2,4 11. Sou incentivado a ler, dentro e fora da escola. 22 52,4 12 28,6 5 11,9 2 4,8 1 2,4 12. Na escola uso os computadores/tablets para realizar tarefas escolares. 3 7,1 4 9,5 9 21,4 24 57,1 2 4,8 13. Na escola participo em projetos ligados à saúde e ao bem-estar. 15 35,7 15 35,7 9 21,4 2 4,8 1 2,4 14. Na escola sou incentivado a participar em ações de solidariedade e cidadania. 19 45,2 10 23,8 10 23,8 2 4,8 1 2,4 15. Faço trabalhos de grupo na sala de aula. 28 66,7 9 21,4 3 7,1 0 0,0 2 4,8 16. Alguns dos meus trabalhos são expostos na escola. 12 28,6 16 38,1 11 26,2 1 2,4 2 4,8 17. Os adultos da minha escola ajudam-me sempre que preciso. 22 52,4 10 23,8 6 14,3 1 2,4 3 7,1 18. Na escola os alunos respeitam as diferenças entre uns e outros. 7 16,7 23 54,8 8 19,0 2 4,8 2 4,8 19. Os alunos respeitam os adultos que trabalham na escola. 7 16,7 26 61,9 6 14,3 0 0,0 3 7,1 20. Os alunos participam na elaboração das regras da turma. 12 28,6 25 59,5 3 7,1 0 0,0 2 4,8

21. Sinto-me seguro na escola. 26 61,9 7 16,7 4 9,5 2 4,8 3 7,1

22. Gosto da minha escola. 24 57,1 9 21,4 4 9,5 2 4,8 3 7,1

(30)

Q2 - Questionário aos Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas da Parede

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. As tarefas que realizo nas aulas são interessantes e ajudam-me a aprender. 136 35,7 210 55,1 24 6,3 10 2,6 1 0,3 02. Os professores apoiam os alunos quando têm dificuldades em aprender. 172 45,1 165 43,3 35 9,2 7 1,8 2 0,5 03. Sou incentivado a melhorar o meu desempenho escolar. 155 40,7 175 45,9 38 10,0 12 3,1 1 0,3 04. Avalio o meu trabalho nas aulas. 91 23,9 198 52,0 66 17,3 26 6,8 0 0,0 05. Nas aulas, a avaliação contribui para melhorar o meu trabalho. 161 42,3 159 41,7 44 11,5 15 3,9 2 0,5 06. Sou incentivado a apresentar as minhas ideias para melhorar as aulas. 64 16,8 179 47,0 96 25,2 37 9,7 5 1,3 07. Sou motivado a pesquisar para alargar os meus conhecimentos. 111 29,1 176 46,2 77 20,2 14 3,7 3 0,8 08. Na escola realizo trabalhos práticos e experiências. 114 29,9 167 43,8 74 19,4 21 5,5 5 1,3 09. Recorro à biblioteca escolar para enriquecer os conhecimentos. 30 7,9 68 17,8 132 34,6 146 38,3 5 1,3 10. Na escola uso os computadores/tablets para realizar tarefas escolares. 53 13,9 79 20,7 125 32,8 121 31,8 3 0,8 11. Na escola participo em projetos ligados à saúde e ao bem-estar. 40 10,5 124 32,5 127 33,3 81 21,3 9 2,4 12. Na escola sou incentivado a participar em ações de solidariedade e cidadania. 99 26,0 138 36,2 91 23,9 46 12,1 7 1,8 13. Faço trabalhos de grupo na sala de aula. 160 42,0 162 42,5 39 10,2 11 2,9 9 2,4 14. Tenho oportunidades para apresentar alguns dos meus trabalhos, na escola ou na comunidade. 95 24,9 170 44,6 69 18,1 38 10,0 9 2,4 15. Na escola sou apoiado para fazer as minhas escolhas de orientação escolar e profissional. 106 27,8 168 44,1 59 15,5 36 9,4 12 3,1 16. Os adultos da minha escola ajudam os alunos que precisam. 129 33,9 144 37,8 74 19,4 23 6,0 11 2,9 17. Na escola os alunos respeitam as diferenças entre uns e outros. 59 15,5 175 45,9 98 25,7 41 10,8 8 2,1 18. Os alunos sabem estar de forma adequada nos diferentes espaços escolares. 31 8,1 190 49,9 113 29,7 36 9,4 11 2,9 19. Os professores resolvem bem as situações de indisciplina. 99 26,0 168 44,1 74 19,4 27 7,1 13 3,4 20. São pedidas aos alunos sugestões de melhoria para o funcionamento da escola. 87 22,8 165 43,3 90 23,6 26 6,8 13 3,4 21. O ambiente da minha escola é acolhedor. 71 18,6 157 41,2 102 26,8 39 10,2 12 3,1

22. Sinto-me seguro na escola. 151 39,6 128 33,6 55 14,4 33 8,7 14 3,7

23. Gosto da minha escola. 146 38,3 136 35,7 48 12,6 36 9,4 15 3,9

(31)

Q3 - Questionário aos trabalhadores docentes

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas da Parede

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. A escola mobiliza a comunidade educativa em torno do projeto educativo. 42 24,6 125 73,1 3 1,8 0 0,0 1 0,6 0 0,0 02. Os docentes estão ativamente envolvidos na consecução da visão que orienta a ação da escola. 34 19,9 117 68,4 13 7,6 0 0,0 6 3,5 1 0,6 03. O trabalho colaborativo entre docentes é efetivo. 44 25,7 106 62,0 19 11,1 0 0,0 1 0,6 1 0,6 04. Os docentes utilizam mecanismos de autorregulação das suas práticas pedagógicas. 40 23,4 107 62,6 10 5,8 0 0,0 13 7,6 1 0,6 05. As lideranças promovem mudanças significativas para a melhoria da escola. 42 24,6 114 66,7 5 2,9 3 1,8 6 3,5 1 0,6 06. As lideranças valorizam os contributos dos docentes para o bom funcionamento da escola. 46 26,9 95 55,6 13 7,6 0 0,0 7 4,1 10 5,8

07. As lideranças gerem bem os conflitos. 38 22,2 94 55,0 11 6,4 1 0,6 16 9,4 11 6,4

08. Os docentes são auscultados e participam na autoavaliação da escola. 63 36,8 84 49,1 8 4,7 0 0,0 6 3,5 10 5,8 09. A autoavaliação da escola contribui para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. 42 24,6 100 58,5 5 2,9 1 0,6 13 7,6 10 5,8 10. Os recursos educativos são otimizados para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem. 34 19,9 97 56,7 24 14,0 3 1,8 3 1,8 10 5,8 11. Os projetos da escola contribuem para a formação pessoal e autonomia das crianças e dos alunos. 67 39,2 91 53,2 1 0,6 0 0,0 2 1,2 10 5,8 12. O processo de ensino e aprendizagem prevê estratégias diversificadas em função das necessidades das crianças e dos

alunos. 60 35,1 88 51,5 9 5,3 1 0,6 2 1,2 11 6,4

13. A oferta educativa é adequada às necessidades de formação dos alunos. 31 18,1 99 57,9 17 9,9 1 0,6 13 7,6 10 5,8 14. A escola propicia um ambiente escolar acolhedor. 62 36,3 81 47,4 14 8,2 3 1,8 0 0,0 11 6,4 15. A escola propicia um ambiente escolar inclusivo. 67 39,2 82 48,0 6 3,5 1 0,6 5 2,9 10 5,8 16. As situações de indisciplina são bem resolvidas. 27 15,8 98 57,3 18 10,5 1 0,6 15 8,8 12 7,0 17. A escola promove a realização de formação adequada às prioridades pedagógicas. 22 12,9 98 57,3 23 13,5 1 0,6 15 8,8 12 7,0 18. A escola contribui para o desenvolvimento da comunidade envolvente. 27 15,8 98 57,3 7 4,1 0 0,0 27 15,8 12 7,0 19. Os circuitos de comunicação e informação são eficazes. 30 17,5 99 57,9 27 15,8 1 0,6 2 1,2 12 7,0

20. Gosto de trabalhar nesta escola. 100 58,5 58 33,9 1 0,6 0 0,0 0 0,0 12 7,0

Concordo

Totalmente Concordo Discordo

Discordo

(32)

Q4 - Questionário aos trabalhadores não docentes

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas da Parede

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. A escola mobiliza a comunidade educativa em torno do seu projeto educativo. 1 3,8 16 61,5 4 15,4 1 3,8 4 15,4 0 0,0 02. Os trabalhadores não docentes estão envolvidos no cumprimento dos objetivos do projeto educativo da escola. 1 3,8 16 61,5 4 15,4 5 19,2 0 0,0 0 0,0 03. As lideranças promovem mudanças significativas para a melhoria da escola. 1 3,8 11 42,3 6 23,1 1 3,8 6 23,1 1 3,8 04. As lideranças valorizam os contributos dos trabalhadores não docentes para o bom funcionamento da escola. 2 7,7 10 38,5 10 38,5 1 3,8 3 11,5 0 0,0

05. As lideranças gerem bem os conflitos. 2 7,7 7 26,9 9 34,6 2 7,7 5 19,2 1 3,8

06. Os trabalhadores não docentes participam na autoavaliação da escola. 1 3,8 15 57,7 3 11,5 0 0,0 5 19,2 2 7,7 07. Os recursos são adequados para as atividades desenvolvidas na escola. 0 0,0 11 42,3 8 30,8 0 0,0 6 23,1 1 3,8 08. Os critérios de distribuição de serviço dos trabalhadores não docentes são claros e adequados. 1 3,8 17 65,4 5 19,2 2 7,7 0 0,0 1 3,8 09. A escola propicia um ambiente escolar acolhedor. 6 23,1 12 46,2 6 23,1 1 3,8 0 0,0 1 3,8 10. A escola propicia um ambiente escolar inclusivo. 2 7,7 16 61,5 5 19,2 0 0,0 1 3,8 2 7,7 11. A escola desenvolve projetos que contribuem para o desenvolvimento das crianças e dos alunos. 0 0,0 18 69,2 1 3,8 0 0,0 6 23,1 1 3,8 12. As situações de indisciplina são bem resolvidas. 3 11,5 10 38,5 4 15,4 1 3,8 7 26,9 1 3,8 13. O trabalho desenvolvido pelos trabalhadores não docentes é reconhecido e valorizado na comunidade escolar. 0 0,0 13 50,0 6 23,1 3 11,5 3 11,5 1 3,8 14. Os trabalhadores não docentes são incentivados a fazer a autoavaliação do seu trabalho. 2 7,7 11 42,3 8 30,8 1 3,8 3 11,5 1 3,8 15. A escola promove a realização de formação adequada às necessidades. 0 0,0 11 42,3 9 34,6 3 11,5 2 7,7 1 3,8 16. A escola contribui para o desenvolvimento da comunidade. 2 7,7 14 53,8 3 11,5 0 0,0 6 23,1 1 3,8 17. Os circuitos de comunicação e informação são eficazes. 0 0,0 10 38,5 8 30,8 2 7,7 5 19,2 1 3,8

18. Gosto de trabalhar nesta escola. 10 38,5 11 42,3 2 7,7 1 3,8 0 0,0 2 7,7

3,8%

Concordo

Totalmente Concordo Discordo

Discordo

Totalmente Não Sei Não Responde

(33)

Q5 - Questionário aos Pais e Encarregados de Educação - Educação Pré-escolar

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas da Parede

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. Conheço o projeto educativo do Agrupamento de Escolas/Estabelecimento de Ensino. 14 14,4 54 55,7 16 16,5 2 2,1 11 11,3 0 0,0 02. Participei na elaboração do projeto educativo do Agrupamento de Escolas/ Estabelecimento de Ensino. 3 3,1 12 12,4 31 32,0 32 33,0 17 17,5 2 2,1 03. O educador informa os pais sobre a intencionalidade da sua ação educativa. 32 33,0 48 49,5 12 12,4 2 2,1 3 3,1 0 0,0 04. Sou incentivado, pelo educador, a participar no planeamento das atividades a realizar. 32 33,0 38 39,2 18 18,6 4 4,1 4 4,1 1 1,0 05. Sou envolvido, pelo educador, em atividades do processo de aprendizagem do meu filho. 34 35,1 46 47,4 13 13,4 2 2,1 2 2,1 0 0,0 06. Sou envolvido no desenvolvimento de estratégias para a inclusão do meu educando. 20 20,6 48 49,5 15 15,5 3 3,1 2 2,1 9 9,3 07. As atividades realizadas promovem o desenvolvimento da curiosidade e autonomia do meu filho. 28 28,9 42 43,3 10 10,3 3 3,1 7 7,2 7 7,2 08. São proporcionados ao meu filho contextos de aprendizagem diversificados, para além da sala de atividades. 24 24,7 37 38,1 20 20,6 2 2,1 6 6,2 8 8,2 09. O educador partilha comigo, com regularidade, os progressos das aprendizagens do meu filho. 28 28,9 39 40,2 16 16,5 5 5,2 2 2,1 7 7,2 10. Estou satisfeito com os progressos das aprendizagens realizadas pelo meu filho. 26 26,8 46 47,4 7 7,2 4 4,1 7 7,2 7 7,2 11. São desenvolvidos projetos que relacionam diversos âmbitos do saber (ciências naturais e sociais, matemática,

linguagens artísticas, entre outros). 17 17,5 39 40,2 15 15,5 0 0,0 6 6,2 20 20,6

12. O educador aproveita as brincadeiras do meu filho para incentivar mais aprendizagens. 13 13,4 25 25,8 16 16,5 2 2,1 18 18,6 23 23,7 13. Alguns dos trabalhos do meu filho são expostos. 21 21,6 43 44,3 7 7,2 0 0,0 6 6,2 20 20,6 14. O ambiente do JI promove o bem-estar do meu filho. 21 21,6 34 35,1 3 3,1 0 0,0 16 16,5 23 23,7 15. O JI promove o respeito pelas características e interesses de cada criança. 19 19,6 35 36,1 2 2,1 0 0,0 19 19,6 22 22,7 16. Conheço as regras de funcionamento do JI. 23 23,7 24 24,7 3 3,1 1 1,0 11 11,3 35 36,1 17. Os responsáveis do JI promovem o seu bom funcionamento. 22 22,7 24 24,7 2 2,1 0 0,0 13 13,4 36 37,1 18. Participo na autoavaliação do Agrupamento de Escolas/Estabelecimento de Ensino. 10 10,3 24 24,7 18 18,6 3 3,1 7 7,2 35 36,1

19. Gosto que o meu filho frequente este JI. 27 27,8 20 20,6 3 3,1 0 0,0 12 12,4 35 36,1

Concordo

Totalmente Concordo Discordo

Discordo

(34)

Q6 - Questionário aos Pais e Encarregados de Educação

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas da Parede

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. Conheço o projeto educativo da escola. 65 11,2 345 59,4 85 14,6 26 4,5 58 10,0 2 0,3 02. Participei na elaboração do projeto educativo da escola. 11 1,9 69 11,9 238 41,0 185 31,8 69 11,9 9 1,5 03. Sou incentivado a acompanhar a vida escolar do meu filho. 267 46,0 262 45,1 33 5,7 10 1,7 6 1,0 3 0,5 04. Conheço bem as regras de funcionamento da escola. 186 32,0 341 58,7 38 6,5 5 0,9 7 1,2 4 0,7 05. Os responsáveis da escola são acessíveis e disponíveis. 222 38,2 279 48,0 39 6,7 11 1,9 26 4,5 4 0,7 06. Os responsáveis promovem o bom funcionamento da escola. 179 30,8 334 57,5 33 5,7 10 1,7 22 3,8 3 0,5 07. O meu filho é incentivado a melhorar sempre os seus resultados escolares. 198 34,1 277 47,7 48 8,3 11 1,9 17 2,9 30 5,2 08. O meu filho é apoiado e incentivado a ultrapassar as suas dificuldades. 165 28,4 277 47,7 70 12,0 13 2,2 29 5,0 27 4,6 09. Sou envolvido no desenvolvimento de estratégias para a inclusão do meu educando. 122 21,0 272 46,8 103 17,7 24 4,1 34 5,9 26 4,5 10. Sou informado sobre as aprendizagens realizadas pelo meu filho. 167 28,7 294 50,6 76 13,1 10 1,7 8 1,4 26 4,5 11. Sou esclarecido sobre a avaliação das aprendizagens do meu filho. 167 28,7 305 52,5 62 10,7 10 1,7 8 1,4 29 5,0 12. Conheço os projetos da escola em que o meu filho está envolvido. 138 23,8 297 51,1 86 14,8 7 1,2 24 4,1 29 5,0 13. O meu filho participa em atividades culturais da escola. 136 23,4 287 49,4 66 11,4 24 4,1 28 4,8 40 6,9 14. O meu filho participa em atividades científicas da escola. 95 16,4 241 41,5 111 19,1 26 4,5 68 11,7 40 6,9 15. O meu filho participa em atividades artísticas da escola. 117 20,1 229 39,4 117 20,1 26 4,5 53 9,1 39 6,7 16. O meu filho participa em atividades desportivas da escola. 151 26,0 280 48,2 70 12,0 27 4,6 14 2,4 39 6,7 17. O professor/diretor de turma do meu filho faz uma boa ligação à família. 285 49,1 203 34,9 39 6,7 7 1,2 11 1,9 36 6,2 18. Os recursos educativos da escola são bem utilizados para as aprendizagens dos alunos. 81 13,9 282 48,5 74 12,7 15 2,6 91 15,7 38 6,5 19. O ambiente da escola promove o bem-estar do meu filho. 104 17,9 327 56,3 67 11,5 15 2,6 26 4,5 42 7,2 20. A escola promove o respeito pelas diferenças. 131 22,5 319 54,9 27 4,6 7 1,2 56 9,6 41 7,1 21. A escola resolve bem as situações de indisciplina. 82 14,1 237 40,8 99 17,0 28 4,8 95 16,4 40 6,9 22. O meu filho sente-se seguro na escola. 155 26,7 328 56,5 37 6,4 7 1,2 14 2,4 40 6,9 23. Participo na autoavaliação da escola. 78 13,4 244 42,0 118 20,3 44 7,6 56 9,6 41 7,1

Concordo

Totalmente Concordo Discordo

Discordo

Referências

Documentos relacionados

Porém, ressalta-se que apesar do depoimento tão enfático, percebe-se que essa não é uma realidade imperante nessa região da APAEAV, porque alguns núcleos

The diagnosis was made by ultrasound and computed tomography that showed combined intrahepatic and 5.4 cm extrahepatic dilatation of the bile duct (type IVa cho- ledochal

Parágrafo Quarto - Caso o FUNDO venha a investir em fundos geridos por terceiros não ligados ao ADMINISTRADOR ou à GESTORA, cujas políticas de investimento

desenvolvimento ao longo do século passado, acabou por se estabilizar. 02) A fotografia e o cinema não têm uma relação estética direta, apesar de serem ambas as artes recentes.

ABSTRACT - The study focused in the nutrient contribution from the stemflow (CE) to the hydrochemical cycling in an exploited primary forest in Benevides, Pará State, Brazil..

Em relação ao estilo de vida dos indivíduos, 100% são heterossexuais e fazem uso de medicamentos antirretrovirais, sendo que 63,6% relatam ter contraído o vírus através

Curso teórico-prático sobre os fundamentos metodológicos e éticos da pesquisa envolvendo seres humanos e suas aplicações no contexto saúde-enfermidade, assim

No presente estudo foram analisados os factores de risco associados a presença de veículos alimentados a GPL e a Gasolina em parques de estacionamento subterrâneos em