• Nenhum resultado encontrado

Manual do Utilizador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Utilizador"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

T261W

Manual do

Utilizador

○ DEUTSCH ○ ESPAÑOL ○ ITALIANO ○ FRANÇAIS ○ ENGLISH

○ ﻲﺑﺮﻋ

○ 日本语 ○ 繁體中文 ○ 简体中文 ○ 한국어

(2)

Índice

Instruções de segurança... 2

Capítulo 1 Introdução... 4

1.1 Características ... 4

1.2 Lista de verificação... 4

2.1 Instalar / Remover a base ... 5

2.2 Ligar o monitor ... 5

2.2.1 Ligar os cabos ... 5

2.2.2 Ligação HDMI ... 6

Capítulo 3 Vista geral do monitor... 7

3.1 Painel de controlo ... 7

Capítulo 4 Ajustar o monitor ... 8

4.1 Funções directas... 8

4.1.1 Interruptor de energia ... 8

4.1.2 Volume e Silêncio ... 8

4.1.3 Fonte de entrada... 8

4.1.4 Ajuste automático... 8

4.2 Funções do menu OSD ... 9

4.2.1 Funções no menu ... 9

4.2.2 Menu OSD... 9

Capítulo 5 Informações técnicas ... 11

5.1 Especificações gerais ... 11

5.2 Modo predefinido ... 12

5.3 Plug & Play... 12

5.4 Atribuição de pinos do conector de sinal ... 13

5.4.1 Atribuição de pinos do conector de sinal DVI-D ... 13

5.4.2 Atribuição de pinos do conector de sinal D-Sub ... 13

(3)

Instruções de segurança

Atenção:

Por favor, leia todas as instruções de segurança para evitar lesões no utilizador e danos materiais.

¾ Energia

• Certifique-se de que os cabos de alimentação cumprem os limites de CA 100-240V.

• Utilize o cabo de alimentação dos acessórios fornecidos com o seu monitor, não utilize ligações não recomendadas pelo fabricante pois poderão causar acidentes.

• Utilize uma tomada de rede, ficha de extensão e receptáculo adequados. Não utilize fichas danificadas ou soltas. Uma ligação de terra inadequada poderá provocar choque eléctrico ou danos no equipamento.

• Não sobrecarregue a tomada de rede e cabos de extensão, pois poderá provocar choque eléctrico ou incêndio.

• A tomada de rede deverá situar-se perto do equipamento e deverá inserir firmemente a ficha de alimentação para que não se solte. Uma ligação incorrecta poderá provocar incêndio. • Não desligue o cabo de alimentação enquanto utiliza o monitor. A separação poderá

provocar um pico de corrente e danificar o monitor.

• Não permita que nada esteja sobre o cabo de alimentação; não coloque objectos pesados que possam causar danos sobre os cabos.

• Desligue o cabo de alimentação da tomada de rede quando não utilizar o monitor durante longos períodos de tempo. Assim, evitará danos no monitor provocados por picos de corrente.

¾ Instalar

• Não utilize o monitor perto de água, por exemplo, perto de uma banheira, lavatório, banca da cozinha ou lavandaria, em caves húmidas ou perto de uma piscina, etc.

• Não coloque o monitor sobre uma mesa instável, superfícies reduzidas ou carro. O monitor poderá cair e provocar danos no produto ou ferimentos pessoais, particularmente em crianças.

• A instalação de um suporte de parede deverá ser efectuada por um profissional qualificado e deverá utilizar sempre as peças de montagem especificadas neste manual. De contrário, poderá provocar ferimentos.

• Não instale o monitor em locais com pouca ventilação, por exemplo, uma estante, armário, etc. O aumento da temperatura interna poderá provocar incêndio.

• Mantenha quaisquer dispositivos de aquecimento afastados do monitor, especificamente dos cabos de alimentação e afaste do monitor quaisquer objectos inflamáveis, como velas, insecticidas ou cigarros. De contrário, poderá provocar incêndios.

• Não introduza objectos, como colares, clips de papel e instrumentos metálicos, no interior do monitor. De contrário, poderá provocar choque eléctrico ou curto-circuito.

• Mantenha os sacos de plástico fora do alcance de crianças. Os sacos de plástico podem provocar sufocação, se as crianças brincarem com eles.

(4)

Instruções de segurança

¾ Limpeza

• Desligue o cabo de alimentação antes de limpar o monitor. De contrário, poderá provocar choque eléctrico ou incêndio.

• Utilize um pano macio com o detergente recomendado para limpar o monitor, mas limpe o conector e ficha do cabo de alimentação com um pano seco.

• Não utilize detergentes químicos cáusticos, como benzina, e insecticidas, ambientadores, lubrificantes ou cera para a limpeza.

• Não retire a tampa traseira; poderá provocar choque eléctrico ou incêndio. ¾ Manutenção

• Não tente reparar o monitor. A abertura e remoção do revestimento poderá expô-lo a voltagem perigosa ou outros perigos. Qualquer intervenção deverá ser efectuada por pessoal de assistência qualificado.

• Desligue o cabo de alimentação da tomada de rede e delegue qualquer intervenção a pessoal de assistência qualificado nas seguintes situações:

a) Quando o cabo de alimentação ou ficha estiverem danificados ou gastos.

b) Se qualquer substância estranha ou líquido entrou no interior do monitor, ou o monitor tenha sido exposto a chuva ou água.

c) Se o monitor não funcionar correctamente, em particular, se produzir barulhos ou odores invulgares.

d) Se o monitor não funcionar correctamente com o cumprimento das instruções de funcionamento. Ajuste apenas os controlos abrangidos pelas instruções de

funcionamento, pois o ajuste inadequado de outros controlos poderá provocar danos e frequentemente requerem intervenções exaustivas por técnicos qualificados para repor o monitor em condições de funcionamento normal.

e) Se o monitor tiver caído ou o revestimento tiver sido danificado.

f) Quando o monitor apresentar alterações significativas de desempenho que indiquem necessidade de reparação.

• Quando necessitar substituir peças, certifique-se que o técnico de assistência utilizou peças especificadas pelo fabricante com as mesmas características das peças originais. Substituições não autorizadas poderão provocar incêndio, choque eléctrico ou outros acidentes.

• Após a conclusão de qualquer assistência ou reparação a este monitor, peça ao técnico de assistência para realizar verificações de segurança para confirmar que o monitor se encontra em condições de funcionamento em segurança.

Nota: Mantenha este manual de funcionamento juntamente com o seu equipamento. Se entregar o equipamento a terceiros, deverá incluir este manual.

(5)

Capítulo 1 Introdução

1.1 Características

① Monitor a cores TFT LCD de 25.5”

② Multiportas para fontes de vídeo (HDMI, DVI, VGA) e Entrada Áudio ③ Altifalante oculto de multimédia (3Wx2)

④ Compatível com Full HD (1080p)

⑤ Certificação de Excelência Windows Vista™ ⑥ Compatível com VESA DDC/CI

⑦ Compatível com HDCP

⑧ Alta resolução até 1920x1200 (WUXGA)

1.2 Lista de verificação

Os seguintes acessórios estão incluídos na sua embalagem, verifique se estão incluídos com o seu monitor:

9 Um monitor

9 Um pedestal de monitor 9 Um cabo D-Sub de 15 pinos 9 Um cabo DVI-D de 19 pinos 9 Um cabo de alimentação CA 9 Um CD

9 Um GIR (Guia de Instalação Rápida)

Se qualquer um destes itens estiver em falta ou danificado, por favor, contacte o seu revendedor para assistência técnica e serviço de clientes.

Nota:

Certifique-se de que guarda a caixa original e todo o material de embalamento

para transporte, caso necessite guardar o seu monitor durante longos períodos

de tempo.

(6)

Capítulo 2 Instalação

2.1 Instalar / Remover a base

Para instalar ou remover a base no/do monitor, por favor, observe a Fig-2.1 abaixo ou consulte o GIR (Guia de Instalação Rápida).

Fig-2.1

2.2 Ligar o monitor

Atenção: Consulte "Segurança” no capítulo “Introdução de segurança” neste manual de operação antes de ligar o monitor.

2.2.1 Ligar os cabos

2.2.1.1 Desligue o computador e desligue o seu cabo de alimentação.

2.2.1.2 Utilize a ligação adequada para o seu computador (consulte a Fig-2-2)

(5) Entrada Áudio (3) DVI-D (4) HDMI

(2) D-Sub (1) Cabo de alimentação CA

Fig-2.2

(1) Ligue o cabo de alimentação do seu monitor à entrada CA (AC IN) na parte posterior do monitor.

(7)

Capítulo 2 Instalação

(2) Ligue o cabo de sinal D-Sub de 15 pinos à entrada de vídeo ANALÓGICO na parte posterior do seu monitor e do seu computador.

(3) Ligue o cabo de sinal DVI-D de 19 pinos à entrada de vídeo DIGITAL na parte posterior do seu monitor e do seu computador, se a sua placa de vídeo incluir o terminal para saída DVI.

(4) Ligação HDMI: por favor, consulte o capítulo 2.2.2

(5) Ligue o terminal Audio in do seu monitor e o terminal da saída de altifalante da placa de som do seu computador utilizando um cabo estéreo (vendido separadamente).

2.2.1.3 Ligue os cabos de alimentação do computador e do monitor a uma tomada próxima. 2.2.1.4 Ligue o seu computador e monitor. Se o seu monitor apresentar uma imagem, significa que

instalou o seu monitor com sucesso. Se o monitor não apresentar a imagem, por favor, verifique novamente todas as ligações.

Nota: Os detalhes das ligações e interfaces do seu computador estão incluídos no manual de utilização do seu computador.

2.2.2 Ligação

HDMI

Poderá usufruir de melhor qualidade de imagem e de som utilizando o cabo HDMI ou o cabo HDMI para DVI, ligando-os à saída dos dispositivos digitais.

2.2.2.1 Ligar o cabo HDMI

1) Ligue uma extremidade do cabo HDMI (vendido separadamente) à tomada HDMI na parte posterior do seu monitor e a outra extremidade ao computador ou outro dispositivo digital de saída, como DVDs que possuam terminais de saída HDMI.

2) Seleccione HDMI premindo o botão INPUT. 2.2.2.2 Ligar o cabo HDMI para DVI

1) Ligue uma extremidade do cabo HDMI para DVI (vendido separadamente) à entrada HDMI na parte posterior do seu monitor e a outra extremidade ao terminal DVI do computador ou outro dispositivo digital de saída, como DVDs que possuam terminais de saída DVI.

2) Ligue uma extremidade do cabo estéreo adequado (vendido separadamente) à entrada Audio do seu monitor e a outra extremidade ao terminal da saída de altifalante da placa de som do seu computador ou ao terminal de saída de som do seu DVD.

3) Seleccione HDMI premindo o botão INPUT.

Nota: O HDCP encontra-se integrado no interface DVI. A especificação HDCP fornece-lhe um método económico e transparente para receber conteúdos digitais de entretenimento com a maior qualidade a partir de fontes de vídeo compatíveis com HDMI.

(8)

Capítulo 3 Vista geral do monitor

3.1 Painel de controlo

Fig-3.1

1) Botão de Menu (MENU)

(1) Prima para aceder ao MENU principal.

(2) No modo sub-OSD, prima para aceder ao submenu. 2) Botão de selecção (

/MUTE,

/INPUT)

(1) Utilize estes botões para seleccionar ou ajustar itens no OSD.

(2) Tecla ESQUERDA (

): Selecciona no sentido oposto aos ponteiros do relógio ou diminui o ajuste, e tecla rápida de SILÊNCIO.

(3) Tecla DIREITA (

): Selecciona no sentido dos ponteiros do relógio ou aumenta o ajuste, e tecla rápida para ENTRADA.

3) Botão Auto (AUTO)

(1) Prima para executar o ajuste automático do ecrã.

(2) Ajustará automaticamente a apresentação da imagem para as definições ideais de acordo com o actual tamanho de resolução do ecrã.

4) Botão Ligar e indicador LED ( )

(1) Utilize este botão para ligar e desligar o monitor. (2) Indica o estado de funcionamento.

(9)

Capítulo 4 Ajustar o monitor

4.1 Funções directas

4.1.1 Interruptor de energia

1) Este botão LIGAR/DESLIGAR é utilizado para ligar e desligar o monitor.

.Nota: O interruptor LIGAR/DESLIGAR não desliga o monitor da corrente eléctrica. Para desligar completamente da corrente eléctrica, por favor, retire a ficha de alimentação da tomada.

2) Indicador de energia: este indicador ilumina-se em azul quando o monitor funciona normalmente. Se o monitor estiver em modo de poupança de energia, este indicador muda de cor para laranja, quando o monitor está desligado, o indicador escurece.

4.1.2 Volume e Silêncio

1) Premindo directamente os botões ESQUERDA/DIREITA, poderá ajustar o volume sem necessitar premir antes o botão MENU. Utilize o botão ESQUERDA para diminuir o volume e o botão DIREITA para aumentar o volume.

2) Prima o botão ESQUERDA durante mais de 3 segundos para silenciar o som.

Informação importante sobre a reprodução de som:

Para obter uma óptima qualidade de som dos altifalantes do monitor, o cabo de áudio deverá estar ligado à tomada de saída de linha (Line-Out) (tomada dos auscultadores) do computador. Se ligar o cabo de áudio à tomada de saída do altifalante (placa de som) do computador, por favor, defina o volume no Windows para 20% - 40% do valor máximo para obter óptima qualidade de som.

4.1.3 Fonte de entrada

Fonte de entrada: Prima o botão DIREITA (►) durante mais de 3 segundos para seleccionar a função ENTRADA e alternar entre DVI, HDMI e VGA.

4.1.4 Ajuste automático

Com o botão AUTO poderá iniciar o ajuste automático para a resolução actual. Para o fazer, deverá premir levemente o botão. A mensagem “A AJUSTAR” é apresentada durante o processo.

(10)

Capítulo 4 Ajustar o monitor

4.2 Funções do menu OSD

Poderá utilizar os botões no painel de controlo para configurar a visualização do ecrã através do menu OSD (Menu no Ecrã) integrado.

4.2.1 Funções no menu

As seguintes funções podem ser acedidas através do sistema de menu no ecrã do seu monitor. Após concluir os ajustes de uma funcionalidade, seleccione o ícone SAIR para sair do menu.

Por favor, siga o processo de selecção e ajuste um item utilizando o sistema OSD como abaixo. Passo 1: Prima o botão MENU para activar o menu OSD. O menu principal aparece no ecrã com

os ícones para as funções de configuração.

Passo 2: Se necessário, utilize os botões ◄ ou ► para seleccionar o ícone. Passo 3: Prima o botão MENU para activar o ícone destacado.

Passo 4: Utilize os botões ◄ or ► para efectuar a definição pretendida. Passo 5: Seleccione o ícone SAIR para sair do menu OSD.

Passo 6: Repita os passos de 2 até 5 para efectuar mais ajustes. Todas as alterações serão imediatamente guardadas.

4.2.2 Menu OSD

1) Menu principal

O menu principal do OSD fornece-lhe uma perspectiva da selecção de controlos disponível. Quando pretender efectuar o ajuste da imagem do ecrã, prima o botão do menu.

2) Ajuste do OSD

Poderá escolher onde deseja que apareça o OSD no seu ecrã. Todos os ajustes possíveis do monitor utilizando o menu OSD são descritos em seguida.

(11)

Capítulo 4 Ajustar o monitor

Brilho Ajusta o brilho da imagem geral e do fundo do monitor.

Contraste Ajusta o brilho da imagem em relação ao fundo.

Posição H Desloca horizontalmente a imagem para a esquerda ou direita.

Posição V Desloca a imagem verticalmente para CIMA ou para BAIXO.

Tamanho H Aumenta ou diminui o tamanho horizontal da imagem.

Fase Melhora a clareza de focagem e estabilidade de imagem.

Modo Utilizador Cor do utilizador – poder ajustar uma

intensidade de cor personalizada. Aumente ou diminua o Vermelho, Verde ou Azul de acordo com a sua necessidade.

Modo MWE Modos MWE (Media Windows Enhancement) –

poderá seleccionar um dos modos PADRÃO, NOITE, JOGO, TEATRO, CENÁRIO e MODO DIVIDIDO. Poderá activar ou desactivar a função de contraste dinâmico.

QUENTE/FRIA/ NATIVA/sRGB

Este controlo ajusta a temperatura de cor da imagem no ecrã. Este item é predefinido de fábrica e não o poderá ajustar.

Quente: É luz branco pelo vermelho.

Fria: É luz branco pelo azul.

Nativa: Dá uma coloração natural ao branco.

sRGB: Vermelho, Verde e Azul padrão.

Selecção de Cor

Sair Para sair do submenu.

Sel entrada VGA / DVI / HDMI Para alternar entre os modos VGA, DVI e

HDMI de entrada de vídeo.

Repor Repóe o actual controlo seleccionado para a definição de fábrica. Utilize

esta função quando estiver no modo de vídeo predefinido de fábrica.

Idioma

Poderá escolher um dos 16 idiomas para o idioma do menu OSD de aocrdo com as suas necessidades.

Pos-H OSD Desloca a posição do OSD para a esquerda ou direita.

Posição OSD

Pos-V OSD Desloca a posição do OSD para a ESQUERDA ou DIREITA.

(12)

Capítulo 5 Informações técnicas

5.1 Especificações gerais

Painel LCD

Área do visor 550.08 mm (H) x 343.8 mm (V), 25.5” diagonal Distância entre pixeis 0.2865 mm (H) x 0.2865 mm (V)

Cor do monitor 16.7 M Tempo de resposta (típica) 5 ms

Resolução Resolução máxima 1920 x 1200 @60Hz Resolução optimizada 1920 x 1200 @60Hz Sincronização Frequência horizontal 30 ~ 81 kHz Frequência vertical 40 ~ 63 kHz Relógio de pixel

Relógio máximo de pixel 162 MHz

Sinal de entrada

Entrada vídeo RGB Analógico: D-Sub de 15 pinos; Digital: DVI-D de 19 pinos; HDMI

0.7 V p-p +/- 5%

Sinal de sincronização H/V Separado, Composto TTL Alto≥2.0V, Baixo≤0.8V

Áudio e Altifalante

Interface de entrada áudio Entrada Áudio 3.0mm Ear Jack; HDMI Amplificador Áudio e Altifalante Classe D, Tipo oculto, 3W x 2canais

Energia

Alimentação CA 100 – 240 V~ (+/- 10%), 50/60 Hz +/- 3 Hz Consumo total de energia Máximo < 70 W

Poupança de energia Modo de hibernação < 2 W

Dimensões (A x L x P)

Dimensões com base 472.5 mm x 613.2 mm x 218.9 mm Dimensões c/ suporte de parede 414.4 mm x 613.2 mm x 84.0 mm Suporte de parede 100 mm x 100 mm

Peso

Peso bruto 8.6 kg / 10.3 kg

Considerações ambientais

Em funcionamento Temperatura: 10 ~ 40ºC

Humidade: 10% ~ 80% RH, sem condensação Em armazenamento Temperatura: -20 ~ 45ºC

(13)

Capítulo 5 Informações técnicas

5.2 Modo predefinido

Os modos de funcionamento predefinidos são os seguintes: Frequência de

actualização

Item Resolução Frequência horizontal

1 640 x 480 60 Hz 31,47 kHz 2 800 x 600 60 Hz 37,88 kHz 3 1024 x 768 60 Hz 48,36 kHz 4 1280 x 768 60 Hz 47,4 kHz 5 1280 x 800 60 Hz 49,70 kHz 6 1280 x 1024 60 Hz 63,98 kHz 7 1440 x 900 60 Hz 55,9 kHz 8 1680 x 1050 60 Hz 65,29 kHz 9 1920 x 1080 60 Hz 66,587 kHz 10 1920 x 1200 60 Hz 74,038 kHz

5.3 Plug & Play

Este monitor encontra-se equipado com o padrão VESA DDC (Display Data Center). Quando o seu computador está equipado com uma placa de vídeo compatível com DDC, os ajustes do monitor tornam-se mais fáceis. Com VESA DDC 1/2B, quando o monitor é ligado, notificará automaticamente um computador anfitrião com Windows® 2000/XP/Vista das suas frequências,

capacidades e características. Windows® 2000/XP/Vista reconhecerá automaticamente a ligação do

(14)

Capítulo 5 Informações técnicas

5.4 Atribuição de pinos do conector de sinal

5.4.1 Atribuição de pinos do conector de sinal DVI-D

A atribuição de PINOS do conector/cabo DVI-D é a seguinte:

PINO Sinal PINO Sinal PINO Sinal

1 Dados TMDS 2- 9 Dados TMDS 1- 17 Dados TMDS 0- Dados TMDS 2+ 2 10 Dados TMDS 1+ 18 Dados TMDS 0+ 3 Dados TMDS 2/4 Blindagem 11 Dados TMDS 1/3 Blindagem 19 Dados TMDS 0/5 Blindagem 4 Dados TMDS 4- (aberto) 12 Dados TMDS 3-

(aberto) 20 Dados TMDS 5- (aberto) 5 Dados TMDS 4+ (aberto) 13 Dados TMDS 3+ (aberto) 21 Dados TMDS 5+ (aberto)

6 Relógio DDC 14 Energia +5V 22 Blindagem de relógio

7 Dados DDC 15 GND 23 Relógio+

8 Sinc Vertical analógica 16 Detecção de Hot-Plug 24 Relógio-

5.4.2 Atribuição de pinos do conector de sinal D-Sub

A atribuição de PINOS do conector/cabo D-SUB é a seguinte:

PINO Sinal PINO Sinal PINO Sinal

1 Vermelho 6 Vermelho Terra 11 Terra (aberto)

2 Verde 7 Verde Terra 12 SDA (Dados DDC)

3 Azul 8 Azul Terra 13 Sinc - H

4 Terra (aberto) 9 +5 V para DDC 14 Sinc - V

(15)

Apêndice A Resolução de problemas

Antes de requerer assistência, por favor, consulte a informação desta secção para verificar se poderá resolver o problema. Se necessitar assistência, por favor, telefone ao vendedor onde comprou o seu monitor LCD.

1) Não existe IMAGEM no ecrã

Por favor, verifique estes itens:

(1) O cabo de alimentação está firmemente ligado ao monitor, ao transformador e à tomada. (2) Verifique a ligação do cabo de sinal entre o monitor e o computador.

(3) Ajuste os controlos de brilho e contraste.

(4) O monitor está no modo de poupança de energia.

2) A imagem apresentada é pequena ou grande demais

(1) Utilize os controlos do OSD para ajustar a Configuração Automática.

3) As cores estão distorcidas

(1) O cabo de sinal está correctamente ligado?

(2) Utilize os controlos do OSD para ajustar a definição do controlo de cor.

4) A imagem está demasiado clara ou demasiado escura

(1) Utilize os controlos do OSD para ajustar o brilho e o contraste.

5) Não existe som ou está demasiado baixo

(1) Verifique o cabo/ conector de áudio.

(2) Certifique-se de que o programa de som do computador está a funcionar.

(3) Altere a definição do volume. Ajuste a definição da sua placa de som ou do volume do seu computador.

Referências

Documentos relacionados

Para um computador ou outro dispositivo com saída HDMI, ligue o cabo HDMI ao conector HDMI na traseira do monitor e à porta HDMI do computador ou outro dispositivo.. No caso de um

Com um dispositivo AV ligado à porta HDMI (DVI) do televisor através de um cabo HDMI/DVI, por exemplo, pode utilizar a opção Editar Nome para alterar para Dispositivos DVI..

● Se você está usando um cabo DVI para HDMI, é necessário um cabo de áudio separado... Certifique-se de que o cabo de vídeo não esteja conectado a uma entrada de

Jacobs &amp; Butcher (1996) desenvolveram um Cone Sísmico, contemplando a utilização de dois geofones espaçados em 1 metro. Os resultados foram comparados aos resultados de

De 1985 até a metade de 1989 estudou-se Phrynops geoffroanus na Fundação Par- que Zoológico de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, buscando analisar-se vários tópicos

Assim, a par de uma ação cada vez mais sentida nas áreas da investigação, do ensino e da formação relativamente à prática de uma reabilitação sustentável,

Visem incomodar ou causar dano aos respetivos destinatários ou a terceiros ou fomentar a perpetração de crimes, contra ordenações ou outras infrações. Visem impedir a ação da

O trabalho utilizou um estudo de caso de caráter descritivo para identificar e avaliar o estágio de maturidade atual quanto ao alinhamento entre o Plano