• Nenhum resultado encontrado

COLETA DE MATERIAL RECICLÁVEL NOS PRÓPRIOS PÚBLICOS: CONTRIBUINDO PARA A GERAÇÃO DE RENDA DA COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE JABOTICABAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLETA DE MATERIAL RECICLÁVEL NOS PRÓPRIOS PÚBLICOS: CONTRIBUINDO PARA A GERAÇÃO DE RENDA DA COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE JABOTICABAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

COLETA DE MATERIAL RECICLÁVEL NOS PRÓPRIOS PÚBLICOS: CONTRIBUINDO PARA A GERAÇÃO DE RENDA DA COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE JABOTICABAL

Aline Branco de Miranda*

Engenheira Civil (FECA), Mestre em Engenharia Urbana (DeCiv – UFSCar), Assessora Técnica do Departamento de Gestão Ambiental do SAAEJ. Atua na área de Saneamento Ambiental.

Wilson Luis Italiano

Presidente do SAAEJ, Engenheiro Civil (DeCiv - UFSCar) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (EESC - USP). Atua na área de Saneamento Ambiental.

Evandro Luiz Andrioli

Técnico Ambiental (em andamento – SENAC Jaboticabal). Estagiário do Departamento de Gestão Ambiental do SAAEJ.

Correspondência para:

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal, R. Monte Alto, 345, Bairro Santa Mônica, Jaboticabal – SP, CEP 14871-570

*Apresentação.

(2)

1. RESUMO

A coleta seletiva realizada em Jaboticabal pela Cooperativa de Reciclagem de Jaboticabal é feita em todo o município, principalmente nas residências, com o intuito de gerar renda digna aos cooperados e melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente.

A participação de grandes geradores de material reciclável dentro do município ainda é pequena. Para isso, a Prefeitura Municipal de Jaboticabal, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e do Programa de Economia Solidária, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal, através de seu Departamento de Gestão Ambiental, vem realizando projetos que possam aumentar a coleta seletiva, considerando os grandes produtores de material reciclável como: empresários, comerciantes e próprios públicos.

O primeiro projeto, já concluído, foi a coleta seletiva nos próprios públicos que gerou um aumento considerável na quantidade de material reciclável obtido com a sensibilização e colaboração de funcionários públicos municipais.

PALAVRAS CHAVE: Reciclagem, Resíduos Sólidos, Grandes Geradores, Próprios Públicos.

2. INTRODUÇÃO

No ano de 1999, a Prefeitura Municipal de Jaboticabal construiu o seu Aterro Sanitário e a Usina de Triagem e Compostagem do município. Com isso, visando a geração de renda para a população que vivia dos resíduos encontrados no antigo lixão, a Prefeitura Municipal propôs àquelas pessoas a formação de uma Cooperativa de Reciclagem para coordenar a coleta seletiva e a compostagem propostas no projeto do Aterro Sanitário.

Com isso, alguns departamentos da Prefeitura Municipal (Secretaria de Obras e Serviços Públicos e Programa de Economia Solidária) e o SAAEJ (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal) se mobilizaram para a organização das pessoas e a formação da Cooperativa de Reciclagem de Jaboticabal, fornecendo a infra-estrutura do Aterro Sanitário e da Usina de Triagem e Compostagem, como local de trabalho, além de informações técnicas e de gerenciamento para os cooperados.

Foi instituído, então, a Coleta Seletiva em todo o município, com um agendamento de horário em que o caminhão da coleta recolhe o material reciclável das vias públicas, semanalmente, encaminhando para o Aterro Sanitário.

Apesar da coleta já instituída, a colaboração de grandes geradores ainda é pequena, havendo pouca preocupação em separar o material passível de reciclagem para a Cooperativa. Com isso, a Prefeitura Municipal de Jaboticabal, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e do Programa de Economia Solidária, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal, através de seu Departamento de Gestão Ambiental, vem promovendo campanhas para sensibilização dos grandes geradores para a separação do material reciclável.

Este trabalho será realizado nas escolas, empresas e indústrias e nos próprios públicos que são grandes geradores, principalmente de materiais como papel, papelão e plástico, proveniente de copos descartáveis.

(3)

Com isso, haverá o aumento da arrecadação da Cooperativa, proporcionando uma renda mais digna, melhorando a qualidade de vida dos cooperados, da população e conseqüentemente, a preservação ambiental.

3. OBJETIVO

Este projeto tem como objetivo aumentar a coleta de material reciclável para a Cooperativa de Reciclagem de Jaboticabal, considerando, primeiramente, a geração de resíduos nos próprios públicos e a sensibilização dos funcionários públicos do município.

4. METODOLOGIA

A primeira etapa deste projeto foi conversar com os coordenadores de cada departamento e os responsáveis pela limpeza dos mesmos, através de visitas ao local, explicando a importância da reciclagem de materiais para a geração de renda para a Cooperativa de Reciclagem de Jaboticabal, e também para a preservação do meio ambiente.

Num segundo momento, alguns membros da Cooperativa de Reciclagem de Jaboticabal, junto com integrantes deste projeto, foram até os departamentos para estabelecer os dias de coleta e horário, bem como distribuir tambores para o acúmulo de material reciclável nestes locais, cedidos pela Prefeitura Municipal de Jaboticabal.

Finalizando este projeto, foram levantados dados pertinentes ao aumento de material reciclável na Cooperativa de Reciclagem de Jaboticabal, principalmente os seguintes: papel fino ou papel branco, papelão e plástico fino (proveniente de copos descartáveis).

5. RESULTADOS

5.1. Aceitação do Projeto de Reciclagem nos Próprios Públicos

Foram visitados 34 departamentos públicos, que podem ser observados no Quadro 01. Neste quadro, também verifica-se os departamentos que aceitaram colaborar com a coleta seletiva realizada pela Cooperativa de Reciclagem de Jaboticabal.

Alguns dos departamentos visitados já desenvolvem trabalhos com famílias carentes, fornecendo o material reciclável ou reutilizando em trabalhos artesanais com crianças, o que impossibilita o fornecimento deste material à Cooperativa.

Quadro 01: Locais visitados e respectivo fornecimento de material à Cooperativa.

Local Fornecimento de Material Reciclável

SEPREM Fornece Material para a Cooperativa Delegacia de Polícia Fornece Material para a Cooperativa Corpo de Bombeiros Fornece Material para a Cooperativa Posto de Saúde Fornece Material para a Cooperativa

(4)

Escola de Artes Fornece Material para a Cooperativa CIRETRAN Fornece Material para a Cooperativa EMURJA Fornece Material para a Cooperativa Incubadora Fornece Material para a Cooperativa Caminhando para o Futuro Fornece Material para a Cooperativa Tiro de Guerra Fornece Material para a Cooperativa Terminal Rodoviário Fornece Material para a Cooperativa CIAF Centro Fornece Material para a Cooperativa CIAF 1 Fornece Material para a Cooperativa CIAF 2 Fornece Material para a Cooperativa CIAF 3 Fornece Material para a Cooperativa CIAF 4 Fornece Material para a Cooperativa CIAF 5 Fornece Material para a Cooperativa CIAF 6 Fornece Material para a Cooperativa Conselho Tutelar Fornece Material para a Cooperativa Mercado Municipal Fornece Material para a Cooperativa INSS Fornece Material para a Cooperativa Centro de Ed. Ambiental Fornece Material para a Cooperativa Ministério do Trabalho Fornece Material para a Cooperativa Mini Usina Fornece Material para a Cooperativa Junta de Serviço Militar Fornece Material para a Cooperativa Farmácia Municipal Fornece Material para a Cooperativa Ação Social Fornece Material para a Cooperativa Secretaria de Obras e Serviços Públicos Fornece Material para a Cooperativa Museu de Arte Fornece Material para a Cooperativa CIAF 7 Fornece Material para a Cooperativa Paço Municipal Fornece Material para a Cooperativa SAAEJ Fornece Material para a Cooperativa

APAE Desenvolve trabalho com crianças

Biblioteca Municipal Utiliza o material dentro do estabelecimento.

Além das visitas foram realizadas reuniões com os coordenadores de cada estabelecimento participante para a conscientização quanto à preservação do meio ambiente e a sensibilização quanto à geração de renda aos cooperados. (figura 01 e 02).

(5)

Fotos 01 e 02: Reunião realizada com os coordenadores dos Próprios Públicos Fonte: Arquivo do Projeto

Dos locais visitados, apenas dois pontos não colaboram com os materiais recicláveis para a Cooperativa de Reciclagem de Jaboticabal. Com isso, a aceitação de estabelecer um programa de reciclagem dentro dos estabelecimentos públicos, com a doação do material para a Cooperativa foi de aproximadamente 94 % (noventa e quatro por cento) dos próprios públicos, mostrando a preocupação dos funcionários públicos com o meio ambiente e a solidariedade com a cooperativa.

5.2. Resultados da Coleta do Material Reciclável nos Próprios Públicos

Nos resultados de coleta de material, foram levantados dados de pesagem de material reciclável em duas épocas. A primeira, medida durante os meses de novembro até a primeira quinzena de dezembro, ainda não instalado o programa de Reciclagem, totalizando 45 dias. A segunda coleta realizada durante a segunda quinzena de dezembro e durante o mês de janeiro de 2004, com a coleta nos Próprios Públicos sendo realizada semanalmente, em igual período de medição. A seguir será apresentado os resultados de pesagem no Quadro 02.

Quadro 02: Resultado de pesagem de material reciclável antes e após a implantação deste projeto.

Material Coleta Nov/03 até

15/Dez/03 (Kg)

Coleta de 16/Dez/03 até fim de Jan/04 (Kg)

Aumento de material (%)

Papel Branco ou Papel Fino - 2.200 100

Papelão 9.420 15.508 64

Plástico Fino 2.975 5.710 92

Os Próprios Públicos se mostraram grandes geradores de material reciclável, aumentando a coleta realizada pela Cooperativa de Reciclagem de Jaboticabal, e conseqüentemente, atribuindo uma melhor renda aos seus cooperados.

(6)

Existem alguns departamentos onde o material reciclável não pode acumular por mais de uma semana. Algumas vezes por falta de espaço no estabelecimento, outras vezes por problemas de saúde pública (por exemplo: postos de saúde e centros integrado de atendimento à família – CIAF). O acúmulo destes materiais por mais de uma semana pode causar prejuízos aos estabelecimentos e constrangimento aos funcionários.

Com isso, a eficiência e limpeza no trabalho da Cooperativa de Reciclagem é essencial para que o programa possa prosseguir, recolhendo o material semanalmente nos locais que aderiram ao projeto, além do recolhimento do material de forma organizada, sem deixar resíduos espalhados.

Para isso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto vem realizando uma pesquisa mensal junto aos coordenadores dos Próprios Públicos, para a averiguação do trabalho da Cooperativa e possível correção de erros e falhas no processo.

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro, realizados levantamentos nos Próprios Públicos, alguns pontos reclamavam de falha na coleta, demorando mais de uma semana para a coleta do material. A limpeza do trabalho não foi questionada por nenhum participante do programa, mostrando a coleta de forma limpa e segura. Porém a eficiência da coleta é um ponto de bastante importância, podendo acarretar o desligamento do estabelecimento do projeto de reciclagem.

Estão sendo realizadas reuniões periódicas entre a Cooperativa e os organizadores do projeto (representantes do SAAEJ, Secretaria de Obras e Serviços Públicos e Economia Solidária), mostrando que a qualidade do trabalho de coleta é essencial para que outros colaboradores possam aderir a este projeto, como as escolas, empresários, entre outros, aumentando a renda dos cooperados e promovendo o crescimento da Cooperativa.

6. CONCLUSÕES

O processo de adesão ao projeto de reciclagem se mostrou bastante fácil, sendo que o município já possui várias discussões relacionadas à preservação do meio ambiente. Porém, estes estabelecimentos são clientes da Cooperativa, e assumindo este papel, desejam um trabalho eficiente e de qualidade. No entanto, este processo de fornecimento de um trabalho com qualidade total ainda está em construção, mas com avanços, como a conscientização dos cooperados na limpeza do trabalho fornecido.

Apesar de apresentar algumas falhas, como problemas com a coleta regular nestes estabelecimentos, o projeto trouxe bons resultados à Cooperativa, aumentando consideravelmente os materiais recolhidos pelos cooperados. Conforme os organizadores do projeto detectam alguma falha no processo, esta é passada à Cooperativa para resolver e assim provar que o trabalho dos cooperados é eficiente. Com o tempo, espera-se que o trabalho de checar a eficiência do trabalho seja interrompido, detectando a qualidade total do processo, apenas com a conscientização dos cooperados.

7. BIBLIOGRAFIA

BLOCH, D. – Crinaça, catador, cidadão: experiências de gestão participativa do lixo urbano. Recife, UNICEF, 1999.

(7)

CAMPOS, J.O.; BRAGA, R.; CARVALHO, P. F. (org) – Manejo de Resíduos: pressuposto para a gestão ambiental. Rio Claro, UNESP, 2002.

GRIMBERG, E.; BLAUTH, P. – Coleta seletiva: reciclando materiais, reciclando valores. São Paulo, Instituto Polis, 1998.

Instituto de Pesquisas Tecnológicas – Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado. 2º edição, IPT, 2000.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Com o intuito de aperfeic¸oar a realizac¸˜ao da pesquisa O/D, o objetivo do presente trabalho ´e criar um aplicativo para que os usu´arios do transporte p´ublico informem sua origem

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e