• Nenhum resultado encontrado

Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Aplicada em Transportes p/ ANTT 2018(Especialista em Regulação - Todas as Áreas)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Aplicada em Transportes p/ ANTT 2018(Especialista em Regulação - Todas as Áreas)"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Aula 00

Legislação Aplicada em Transportes p/ ANTT 2018(Especialista em Regulação - Todas as Áreas)

(2)

A

ULA

00

INTRODUÇÃO,

CRONOGRAMA,

LEI

N

º

10.871/2004.

Sumário

Sumário ... 1 1 - Considerações Iniciais ... 2 2 – Lei nº 10.871/2004 – Parte I ... 4 3 - Questões ... 12

3.1 - Questões sem Comentários ... 12

3.2 - Gabarito ... 14

3.3 - Questões Comentadas ... 15

4 - Resumo da Aula ... 20

5 - Considerações Finais ... 22

(3)

A

ULA

00

-

I

NTRODUÇÃO

,

C

RONOGRAMA

,

L

EI Nº

10.871/2004.

1 - Considerações Iniciais

Olá, amigo concurseiro! O edital para o concurso da ANTT está no forno! Não dá para esperar o edital para começar a estudar, não é mesmo!?

Meu nome é Paulo Guimarães, e estarei junto com você na sua jornada rumo à aprovação. Vamos estudar em detalhes os conteúdos da Legislação Aplicada

em Transportes Terrestres, de acordo com o edital do concurso anterior.

Teremos questões comentadas e trataremos desses temas de forma exaustiva. Antes de colocarmos a “mão na massa”, permitam-me uma pequena apresentação. Nasci em Recife e sou graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Direito Constitucional. Minha vida de concurseiro começou ainda antes da vida acadêmica, quando concorri e fui aprovado para uma vaga no Colégio Militar do Recife, aos 10 anos de idade. Em 2003, aos 17 anos, fui aprovado no concurso do Banco do Brasil, e cruzei os dedos para não ser convocado antes de fazer aniversário. Tomei posse em 2004 e trabalhei como escriturário, caixa executivo e assistente em diversas áreas do BB, incluindo atendimento a governo e comércio exterior. Fui também aprovado no concurso da Caixa Econômica Federal em 2004, mas não cheguei a tomar posse.

Mais tarde, deixei o Banco do Brasil para tomar posse no cargo de técnico do Banco Central, e lá trabalhei no Departamento de Liquidações Extrajudiciais e na Secretaria da Diretoria e do Conselho Monetário Nacional.

Em 2012, tive o privilégio de ser aprovado no concurso para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, em 2° lugar na área de Prevenção da Corrupção e Ouvidoria. Atualmente, desempenho minhas funções na Ouvidoria-Geral da União, que é um dos órgãos componentes da CGU. Minha experiência prévia como professor em cursos preparatórios engloba as áreas de Direito Constitucional e legislação especial.

Ao longo do nosso curso estudaremos os dispositivos legais, as abordagens doutrinárias e também a jurisprudência dos tribunais superiores. Tentarei deixar tudo muito claro, mas se ainda ficarem dúvidas não deixe de me procurar no nosso fórum ou nas redes sociais, ok!?

Acredito que nossa matéria seja uma daquelas que constituirão o verdadeiro diferencial dos aprovados. Muitos candidatos deixam o estudo de legislação específica para a última hora, mas isso não vai acontecer com você!

(4)

Garanto que todos os meus esforços serão concentrados na tarefa de obter a SUA aprovação. Esse comprometimento, tanto da minha parte quanto da sua, resultará, sem dúvida, numa preparação consistente, que vai permitir que você esteja pronto no dia da prova, e tenha motivos para comemorar quando o resultado for publicado.

Muitas vezes, tomar posse em cargos como esses parece um sonho distante, mas, acredite em mim, se você se esforçar ao máximo, será apenas uma questão de tempo. E digo mais, quando você for aprovado, ficará surpreso em como foi mais rápido do que você imaginava.

Se você quiser receber conteúdo gratuito e de qualidade na sua preparação para concursos, peço ainda que me siga no instagram. Lá tenho comentado questões e dado dicas essenciais de preparação para qualquer concurseiro.

@profpauloguimaraes

Nosso cronograma nos permitirá cobrir todo o conteúdo de Legislação Aplicada até a prova, com as aulas em PDF sendo liberadas nas datas a seguir:

Aula 00 Introdução, Cronograma, Lei nº 10.871/2004.

Aula 01 Lei nº 10.871/2004. 11/2

Aula 02 Lei nº 8.987/1995 (regime de concessão e permissão

da prestação de serviços públicos). 16/2

Aula 03 Lei nº 9.074/1995 (normas para outorga e prorrogações

das concessões e permissões de serviços públicos). 21/2

Aula 04

Lei nº 10.233/2001 (Reestruturação dos transportes aquaviário e terrestre, cria CNIPT, ANTT, ANTAQ e DNIT

- Lei de Criação da Agência). 26/2

Aula 05 Decreto nº 4.130/2002. 3/3

Encerrada a apresentação, vamos à matéria. Lembro a você que essa aula demonstrativa serve para mostrar como o curso funcionará, mas isso não quer

(5)

dizer que a matéria explorada nas páginas a seguir não seja importante ou não faça parte do programa.

Analise o material com carinho, faça seus esquemas de memorização e prepare-se para a revisão final. Se você prepare-seguir esta fórmula, o curso prepare-será o suficiente para que você atinja um excelente resultado. Espero que você e goste e opte por se preparar conosco.

Agora vamos ao que interessa. Mãos à obra!

2

– Lei nº 10.871/2004 – Parte I

As agências reguladoras são autarquias especiais, dotadas de maior independência. Essa característica é essencial no trabalho regulatório de natureza eminentemente técnica desempenhado por elas.

Essas autarquias têm seus quadros de pessoal integrados por servidores públicos que compõem carreiras especiais, criadas especificamente para o desempenho da função regulatória.

A Lei n° 10.781/2004 organizou as carreiras das agências reguladoras. Hoje estudaremos os primeiros dispositivos dessa lei tão importante. Esse assunto é especialmente importante para você, pois diz respeito ao seu futuro próximo como servidor da ANTT. ☺

Colocarei aqui os dispositivos mais importantes para fins de prova, e farei os comentários apropriados, de forma a ajudar você a compreender as nuances da lei. Não vou reproduzir todos os artigos, mas recomendo fortemente que você leia toda a lei, ok?

Antes de tratarmos das carreiras que compõem os quadros das agências reguladoras, é importante que você compreenda bem o que são as carreiras, cargos, classes e padrões. Para você compreender bem, decidi reproduzir aqui parte da tabela remuneratória do cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres. Pelo menos é a última tabela que foi disponibilizada pelo Ministério do Planejamento...

(6)

As carreiras das agências reguladoras são compostas de apenas um cargo cada uma. No caso da carreira de Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, estamos falando do cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres. Este cargo é escalonado em três classes, que correspondem às letras na nossa tabela. Dentro das classes, há diferentes

padrões.

Acredito que as questões que possam surgir na sua prova cobrem as definições de carreira, classe e padrão, pois estas são trazidas pela própria Lei n°10.871/2004.

CARREIRA  conjunto de classes de cargos de mesma profissão, natureza do trabalho ou atividade, escalonadas segundo a responsabilidade e complexidade inerentes a suas atribuições;

CLASSE  divisão básica da carreira integrada por cargos de idêntica

denominação, atribuições, grau de complexidade, nível de responsabilidade, requisitos de capacitação e experiência para o desempenho das atribuições;

PADRÃO  posição do servidor na escala de vencimentos da carreira.

A evolução do servidor de um padrão inferior para outro superior é chamada de

progressão funcional, enquanto a passagem do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe superior é chamada de promoção.

Art. 10. O desenvolvimento do servidor nos cargos das Carreiras referidas no art. 1o desta

Lei obedecerá aos princípios: I - da anualidade;

II - da competência e qualificação profissional; e III - da existência de vaga.

A anualidade diz respeito ao período normal de progressão funcional dentro da carreira. Esse período apenas pode ser reduzido mediante resultado de

avaliação de desempenho ou por meio da participação em programas de capacitação. Ainda assim, a redução só pode ser aplicada em no máximo 50%,

de acordo com a regulamentação de cada agência reguladora.

A competência e a qualificação profissional, consubstanciadas na avaliação de desempenho do servidor, influenciarão na progressão e na promoção. Quanto às vagas, é possível que os regulamentos determinem um limite de vagas, geralmente aplicado à classe especial, ou ao último padrão da carreira.

(7)

Nesse caso, os servidores apenas podem ser promovidos ou progredir quando surgirem novas vagas.

É importante que você lembre esses três princípios. É bem possível que seja cobrados na sua prova

PRINCÍPIOS APLICÁVEIS À PROMOÇÃO E PROGRESSÃO NA CARREIRA DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS REGULADORAS

- Anualidade  Esse período pode ser reduzido em até 50% mediante resultado de avaliação de desempenho ou da participação em programas de capacitação; - Competência e qualificação profissional  Avaliação de desempenho; - Existência de vaga.

É possível que as carreiras de servidores sejam compostas por mais de um cargo, com atribuições de níveis de complexidade diferentes. Um exemplo é a carreira de Especialista do Banco Central do Brasil, composta pelos cargos de Analista e Técnico do Banco Central.

Cada uma das carreiras próprias das agências reguladoras é composta por apenas um cargo. Veremos a seguir quais são essas carreiras.

Você pode consultar a organização e as tabelas de remuneração de todas as carreiras do Poder Executivo no endereço eletrônico do Ministério do Planejamento. A tabela mais recente está disponível para quem quiser acessar,

no seguinte endereço:

http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/servidor/publica oes/tabela_de_remuneracao/tab_rem_13/tab_60_2013.pdf.

Art. 1o Ficam criados, para exercício exclusivo nas autarquias especiais denominadas

Agências Reguladoras, referidas no Anexo I desta Lei, e observados os respectivos quantitativos, os cargos que compõem as carreiras de:

[...]

VIII - Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres, composta de cargos de nível superior de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, com atribuições voltadas às atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes terrestres, inclusive infraestrutura, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades;

(8)

XV - Suporte à Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres, composta de cargos de nível intermediário de Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, com atribuições voltadas ao suporte e ao apoio técnico especializado às atividades de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes terrestres, inclusive infraestrutura, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades; [...]

XVII - Analista Administrativo, composta de cargos de nível superior de Analista Administrativo, com atribuições voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras referidas no Anexo I desta Lei, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades;

XVIII - Técnico Administrativo, composta de cargos de nível intermediário de Técnico Administrativo, com atribuições voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras referidas no Anexo I desta Lei, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

Neste art. 1° reproduzi apenas os incisos que dizem respeito às atividades da ANTT.

Em cada uma das agências reguladoras estão presentes servidores públicos integrantes de quatro carreiras diferentes. Você pode perceber que duas delas são dedicadas mais diretamente às atividades regulatórias, enquanto outras duas estão relacionadas às atividades administrativas e logísticas das agências.

As carreiras relacionadas diretamente às atividades regulatórias são a de Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres e a de Suporte à Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres. A primeira está relacionada ao cargo de nível superior de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, enquanto a segunda diz respeito ao cargo de nível intermediário de Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres.

Quanto às atividades administrativas e logísticas, temos a carreira de Analista Administrativo, de nível superior, e a de Técnico Administrativo, de nível intermediário. Os cargos que compõem essas carreiras têm o mesmo nome. Todos os cargos previstos na lei que estamos estudando estão sujeitos ao

Regime Jurídico Único (RJU), regulamentado pela Lei n° 8.112/1990, conhecida como Estatuto dos Servidores Públicos Civis da Administração Pública Federal.

Art. 4o São atribuições comuns dos cargos referidos no art. 1o desta Lei:

I - implementação e execução de planos, programas e projetos relativos às atividades de regulação;

(9)

III - subsídio à formulação de planos, programas e projetos relativos às atividades inerentes às autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras.

Essas atribuições estão relacionadas a todos os quatro cargos mencionados no art. 1°. Por isso não podemos dizer de forma conclusiva que a atividade regulatória é desempenhada apenas pelos Especialistas e Técnicos em Regulação. Vamos agora sistematizar as atribuições de cada uma das carreiras que compõem o quadro de pessoal da ANTT.

CARREIRAS COMPONENTES DA ANTT

CARREIRA CARGO ATRIBUIÇÕES

Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres ESPECIALISTA em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres

- Atividades especializadas de regulação,

inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes terrestres, inclusive infraestrutura;

- Realização de estudos e pesquisas; - Formulação e avaliação de planos, programas e projetos relativos às atividades de regulação;

- Elaboração de normas para regulação do mercado;

- Planejamento e coordenação de ações de fiscalização de alta complexidade; - Gerenciamento, coordenação e orientação de equipes de pesquisa e de

planejamento de cenários estratégicos; - Gestão de informações de mercado de caráter sigiloso; e

- Execução de outras atividades finalísticas inerentes ao exercício da competência das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras de que trata esta Lei;

- Fiscalização do cumprimento das regras pelos agentes do mercado regulado;

- Orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral;

(10)

Suporte à Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres TÉCNICO em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres

- Suporte e apoio técnico especializado às atividades de regulação, inspeção,

fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes terrestres;

- Implementação de políticas;

- Realização de estudos e pesquisas; - Fiscalização do cumprimento das regras pelos agentes do mercado regulado;

- Orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral;

- Execução de outras atividades finalísticas inerentes ao exercício da competência das Agências Reguladoras.

Analista Administrativo

ANALISTA

Administrativo

- Atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das Agências Reguladoras;

Técnico Administrativo

TÉCNICO

Administrativo

- Atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das Agências Reguladoras;

Art. 12. É de 40 (quarenta) horas semanais a jornada de trabalho dos integrantes dos cargos a que se refere esta Lei.

[...]

Art. 14. A investidura nos cargos efetivos de que trata o art. 1o desta Lei dar-se-á por meio

de concurso público de provas ou de provas e títulos, exigindo-se curso de graduação

em nível superior ou certificado de conclusão de ensino médio, conforme o nível do cargo, e observado o disposto em regulamento próprio de cada entidade referida no Anexo I desta Lei e a legislação aplicável.

[...]

§ 2o O concurso público será realizado para provimento efetivo de pessoal no padrão inicial

da classe inicial de cada carreira.

§ 3o O concurso público observará o disposto em edital de cada entidade, devendo ser

(11)

Pode parecer óbvio, mas o acesso aos cargos que estamos estudando deve ocorrer por meio de concurso público de provas ou provas e títulos (nunca só de títulos), nos termos estabelecidos pelo art. 37 da Constituição Federal. As provas podem ser inclusive orais.

Os aprovados no concurso público iniciarão sua vida funcional ingressando no primeiro padrão da primeira classe da respectiva carreira. Todos iniciam sua trajetória na classe A, padrão I.

§ 4o O concurso referido no caput deste artigo poderá ser realizado por áreas de

especialização, organizado em uma ou mais fases, incluindo, se for o caso, curso de

formação, conforme dispuser o edital de abertura do certame, observada a legislação

pertinente.

§ 5o O edital definirá as características de cada etapa do concurso público, os requisitos de

escolaridade, formação especializada e experiência profissional, critérios eliminatórios e classificatórios, bem como eventuais restrições e condicionantes.

§ 6o Fará parte obrigatória do concurso, para os cargos referidos nos incisos I a IX e XIX

do art. 1o desta Lei, curso de formação específica, com efeito eliminatório e classificatório.

Quantos às áreas de especialização, você já sabe, pelo próprio edital do concurso da ANTT, que os cargos podem ser divididos em áreas de especialização, exigindo, inclusive, formação específica e títulos, nos termos do edital de abertura.

A respeito do curso de formação, é importante que você saiba que, para os cargos de Especialista, o curso de formação compõe uma fase obrigatória do concurso, de caráter eliminatório e classificatório. O candidato que não cumprir a carga horária ou não for aprovado no curso de formação será eliminado do concurso, e o resultado das avaliações durante o curso também pode alterar a ordem original de classificação.

Quero chamar sua atenção para as prerrogativas concedidas aos Especialistas e Técnicos em Regulação, disposta no parágrafo único do art. 3°.

Parágrafo único. No exercício das atribuições de natureza fiscal ou decorrentes do

poderde polícia, são asseguradas aos ocupantes dos cargos referidos nos incisos I a XVI,

XIX e XX do art. 1o desta Lei as prerrogativas de promover a interdição de

estabelecimentos, instalações ou equipamentos, assim como a apreensão de bens ou produtos, e de requisitar, quando necessário, o auxílio de forçapolicial federal ou estadual, em caso de desacato ou embaraço ao exercício de suas funções.

O poder de polícia, segundo Celso Antônio Bandeira de Melo, é a “atividade

estatal de condicionar a liberdade e a propriedade, ajustando-se aos interesses coletivos”. Num sentido mais estrito, o poder de polícia se manifesta nas “intervenções do Poder Executivo, destinadas a alcançar o fim de prevenir e

(12)

obstar o desenvolvimento de atividades particulares contrastantes com os interesses sociais”.

As agências reguladoras exercem, por excelência, o poder de polícia, pois autorizam e fiscalizam o exercício de certas atividades tanto por particulares quanto pelo próprio Poder Público. O poder de polícia estatal se manifesta nas prerrogativas previstas neste dispositivo.

Os servidores das carreiras específicas (Especialistas e

Técnicos em Regulação) podem, quando estiverem exercendo funções relacionadas à fiscalização e ao exercício do poder de polícia, adotar as seguintes medidas:

- Interdição de estabelecimentos, instalações ou equipamentos; - Apreensão de bens ou produtos;

- Requisitar o auxílio de força policial federal ou estadual, em caso de desacato ou embaraço ao exercício de suas funções.

Por último, veremos o dispositivo que trata das atribuições das agências reguladoras quanto à gestão de pessoas.

Art. 13. Cabe às Agências Reguladoras referidas no Anexo I desta Lei, no âmbito de suas competências:

I - administrar os cargos efetivos de seu quadro de pessoal, bem como os cargos

comissionados e funções de confiança integrantes da respectiva estrutura

organizacional;

II - definir o quantitativo máximo de vagas por classe e especificar, em ato próprio, as

atribuições pertinentes a cada cargo de seu quadro de pessoal, referidos nesta Lei,

respeitadas a estruturação e a classificação dos cargos efetivos definidas no Anexo III desta Lei;

III - editar e dar publicidade aos regulamentos e instruções necessários à aplicação desta Lei; e

IV - implementar programa permanente de capacitação, treinamento e

desenvolvimento destinado a assegurar a profissionalização dos ocupantes dos cargos de

seu quadro de pessoal ou que nela tenham exercício.

Parágrafo único. O programa permanente de capacitação será implementado, no âmbito de cada entidade referida no Anexo I desta Lei, no prazo de até 1 (um) ano, a contar da data da conclusão do primeiro concurso de ingresso regido pelo disposto nesta Lei.

Tratamos muito a respeito dos cargos efetivos dos quadros das agências reguladoras, mas estas também dispõem de cargos comissionados (de livre provimento) e também de funçõesdeconfiança, que podem ser conferidas aos servidores efetivos.

(13)

Além disso, cabe às agências regulamentar a quantidade máxima de vagas em cada classe das carreiras que compõem seus quadros e expedir outros regulamentos e instruções que sejam necessários.

As demais atribuições estão relacionadas à implantação de programas de capacitação, treinamento e desenvolvimento. A Lei n° 10.871/2004 estabelece ainda, para implementação desses programas, o prazo de 1 ano a partir da conclusão do primeiro concurso público promovido pela agência.

3 - Questões

3.1 - Questões sem Comentários

QUESTÃO 01 - ANP

– Técnico Administrativo – 2008 –

Cesgranrio (adaptada).

Somente haverá ingresso de servidores federais, nas atividades das agências reguladoras, por meio de concurso público.

QUESTÃO 02 - ANP

– Técnico Administrativo – 2008 –

Cesgranrio (adaptada).

Os cursos de formação específica só serão compulsórios, como parte do concurso público, para os servidores ingressantes nas carreiras de nível superior das agências reguladoras.

QUESTÃO 03 - (inédita).

A Lei n° 10.871/2004 criou, para exercício exclusivo na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os cargos que compõem as carreiras de Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres, e de Suporte à Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres.

QUESTÃO 04 - (inédita).

A Lei n° 10.871/2004 cria e organiza as carreiras que tem exercício exclusivo nas agências reguladoras. Segundo o referido diploma legal, classe é o nome dado à posição do servidor na escala de vencimentos da carreira.

QUESTÃO 05 - (inédita).

Quando um servidor de uma das carreiras próprias das agências reguladoras muda de padrão dentro da carreira, é correto dizer que houve progressão funcional.

QUESTÃO 06 - (inédita).

Nas carreiras de exercício exclusivo nas agências reguladoras, o desenvolvimento do servidor no cargo deve ser, em regra, anual.

(14)

Adicionalmente, deve ser observados o princípio da competência e qualificação profissional e a necessária existência de vaga em cada classe para promoção.

QUESTÃO 07 - (inédita).

Em regra, a progressão dos servidores das carreiras próprias das agências reguladoras deve ocorrer anualmente, mas esse período pode ser reduzido em até um terço, mediante resultado de avaliação de desempenho ou por meio da participação em programas de capacitação.

QUESTÃO 08 - (inédita).

A carreira de Suporte à Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres é composta pelo cargo de nível superior de Especialista em Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres. Esses servidores executam tarefas voltadas a atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes terrestres, inclusive infraestrutura.

QUESTÃO 09 - (inédita).

As carreiras criadas pela Lei n° 10.871/2004 são compostas por cargos sujeitos ao Regime Jurídico Único da Administração Pública Federal, regulamentado pela Lei n° 8.112/1990.

QUESTÃO 10 - (inédita).

É atribuição de todos os cargos componentes das carreiras próprias das agências reguladoras o fornecimento de subsídio e apoio técnico às atividades de normatização e regulação.

QUESTÃO 11 - (inédita).

De acordo com a Lei n° 10.871/2004, cabe às carreiras de Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres e de Suporte à Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres a fiscalização do cumprimento das regras pelos agentes do mercado regulado, bem como a orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral e a Execução de outras atividades finalísticas inerentes ao exercício da competência das Agências Reguladoras.

QUESTÃO 12 - (inédita).

Cabe aos servidores da carreira de Analista Administrativo, com exercício exclusivo nas agências reguladoras, o exercício de atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das Agências Reguladoras, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

(15)

QUESTÃO 13 - (inédita).

O concurso público para ingresso nas carreiras próprias das agências reguladoras pode ser de provas ou de provas e títulos, sendo possível inclusive a seleção por meio de prova oral.

QUESTÃO 14 - (inédita).

Quaisquer servidores das carreiras próprias das agências reguladoras podem, no exercício das atribuições de natureza fiscal ou decorrentes do poder de polícia, requisitar o auxílio de força policial federal ou estadual em caso de desacato ou embaraço ao exercício de suas funções.

3.2 - Gabarito

1. ERRADO 2. ERRADO 3. CERTO 4. ERRADO 5. CERTO 6. CERTO 7. ERRADO 8. ERRADO 9. CERTO 10. CERTO 11. CERTO 12. ERRADO 13. CERTO 14. ERRADO

(16)

3.3 - Questões Comentadas

QUESTÃO 01 - ANP

– Técnico Administrativo – 2008 –

Cesgranrio (adaptada).

Somente haverá ingresso de servidores federais, nas atividades das agências reguladoras, por meio de concurso público.

Comentários

Vimos na aula de hoje que os servidores públicos integrantes das carreiras que estudamos somente serão admitidos por meio de concurso público, mas isso não significa que não há cargos comissionados de livre provimento.

GABARITO: ERRADO

QUESTÃO 02 - ANP

– Técnico Administrativo – 2008 –

Cesgranrio (adaptada).

Os cursos de formação específica só serão compulsórios, como parte do concurso público, para os servidores ingressantes nas carreiras de nível superior das agências reguladoras.

Comentários

Apenas os cargos de Especialista precisam ter obrigatoriamente curso de formação como parte do concurso público.

GABARITO: ERRADO

QUESTÃO 03 - (inédita).

A Lei n° 10.871/2004 criou, para exercício exclusivo na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os cargos que compõem as carreiras de Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres, e de Suporte à Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres.

Comentários

O art. 1° da Lei n° 10.871/2004 trata da criação das carreiras que compõem os quadros das agências reguladoras. O caput do referido dispositivo menciona expressamente a necessidade de “exercício exclusivo”.

GABARITO: CERTO

QUESTÃO 04 - (inédita).

A Lei n° 10.871/2004 cria e organiza as carreiras que tem exercício exclusivo nas agências reguladoras. Segundo o referido diploma legal, classe é o nome dado à posição do servidor na escala de vencimentos da carreira.

(17)

Comentários

As definições de carreira, classe e padrão são importantes para a sua prova. Considero alta a possibilidade de cobrança por parte da banca. A definição da assertiva se refere ao padrão. Classe, por outro lado, é a divisão básica da carreira integrada por cargos de idêntica denominação, atribuições, grau de complexidade, nível de responsabilidade, requisitos de capacitação e experiência para o desempenho das atribuições.

GABARITO: ERRADO

QUESTÃO 05 - (inédita).

Quando um servidor de uma das carreiras próprias das agências reguladoras muda de padrão dentro da carreira, é correto dizer que houve progressão funcional.

Comentários

A progressão funcional ocorre quando o servidor muda de padrão dentro de uma mesma classe. Quando há mudança de classe, podemos dizer que há promoção. GABARITO: CERTO

QUESTÃO 06 - (inédita).

Nas carreiras de exercício exclusivo nas agências reguladoras, o desenvolvimento do servidor no cargo deve ser, em regra, anual. Adicionalmente, deve ser observados o princípio da competência e qualificação profissional e a necessária existência de vaga em cada classe para promoção.

Comentários

O art. 10 da Lei n° 10.871/2004 menciona os três princípios que devem ser observados no desenvolvimento do servidor nos cargos das carreiras das agências reguladoras: anualidade, competência e qualificação profissional, e existência de vaga.

GABARITO: CERTO

QUESTÃO 07 - (inédita).

Em regra, a progressão dos servidores das carreiras próprias das agências reguladoras deve ocorrer anualmente, mas esse período pode ser reduzido em até um terço, mediante resultado de avaliação de desempenho ou por meio da participação em programas de capacitação.

(18)

Comentários

O resultado da avaliação de desempenho e a participação em programas de capacitação podem motivar a redução do período para promoção. O erro da assertiva está em afirmar que a redução pode ser de até um terço, quando, na realidade, ela pode ser de até a metade.

GABARITO: ERRADO

QUESTÃO 08 - (inédita).

A carreira de Suporte à Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres é composta pelo cargo de nível superior de Especialista em Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres. Esses servidores executam tarefas voltadas a atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes terrestres, inclusive infraestrutura.

Comentários

A questão está correta, exceto pelo nome da carreira. O correto seria mencionar a carreira de Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres. A carreira de Suporte à Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres é composta pelo cargo de nível intermediário de Técnico em Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres, que possui atribuições diferentes das mencionadas pela assertiva.

GABARITO: ERRADO

QUESTÃO 09 - (inédita).

As carreiras criadas pela Lei n° 10.871/2004 são compostas por cargos sujeitos ao Regime Jurídico Único da Administração Pública Federal, regulamentado pela Lei n° 8.112/1990.

Comentários

Esses cargos são todos sujeitos ao RJU. Essa informação é bastante importante. GABARITO: CERTO

QUESTÃO 10 - (inédita).

É atribuição de todos os cargos componentes das carreiras próprias das agências reguladoras o fornecimento de subsídio e apoio técnico às atividades de normatização e regulação.

(19)

Comentários

Essa atribuição está prevista no art. 4°, juntamente com a implementação e execução de planos, programas e projetos relativos às atividades de regulação e o fornecimento de subsídio à formulação de planos, programas e projetos relativos às atividades inerentes às Agências Reguladoras.

GABARITO: CERTO

QUESTÃO 11 - (inédita).

De acordo com a Lei n° 10.871/2004, cabe às carreiras de Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres e de Suporte à Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres a fiscalização do cumprimento das regras pelos agentes do mercado regulado, bem como a orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral e a Execução de outras atividades finalísticas inerentes ao exercício da competência das Agências Reguladoras.

Comentários

É importante que você memorize as atribuições de cada uma das carreiras, e saiba também quais são as atribuições comuns, especialmente no que se refere às carreiras de Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres e de Suporte à Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres. Estas duas carreiras compartilham algumas atribuições.

GABARITO: CERTO

QUESTÃO 12 - (inédita).

Cabe aos servidores da carreira de Analista Administrativo, com exercício exclusivo nas agências reguladoras, o exercício de atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das Agências Reguladoras, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

Comentários

O único erro da assertiva está em dizer que ao Analista Administrativo cabe o exercício de atividades de nível intermediário. Essas atividades cabem ao Técnico Administrativo. Apenas quero chamar sua atenção para a redação do inciso XVII do art. 1° da Lei n° 10.871/2004, que em momento algum diz que as atividades do Analista Administrativo são de nível superior, apesar de sabermos que o cargo é de nível superior.

(20)

QUESTÃO 13 - (inédita).

O concurso público para ingresso nas carreiras próprias das agências reguladoras pode ser de provas ou de provas e títulos, sendo possível inclusive a seleção por meio de prova oral.

Comentários

A Lei n° 10.871/2004 prevê expressamente a possibilidade de aplicação de concurso de provas ou de provas e títulos, podendo incluir também prova oral. GABARITO: CERTO

QUESTÃO 14 - (inédita).

Quaisquer servidores das carreiras próprias das agências reguladoras podem, no exercício das atribuições de natureza fiscal ou decorrentes do poder de polícia, requisitar o auxílio de força policial federal ou estadual em caso de desacato ou embaraço ao exercício de suas funções.

Comentários

Nem todos os servidores das carreiras próprias das agências podem utilizar as prerrogativas previstas no parágrafo único do art. 3°. Essas prerrogativas apenas podem ser exercitadas pelos Especialistas e pelos Técnicos em Regulação.

Os servidores das carreiras específicas (Especialistas e Técnicos em Regulação) podem, quando estiverem exercendo funções relacionadas à fiscalização e ao exercício do poder de polícia, adotar as seguintes medidas: - Interdição de estabelecimentos, instalações ou equipamentos;

- Apreensão de bens ou produtos;

- Requisitar o auxílio de força policial federal ou estadual, em caso de desacato ou embaraço ao exercício de suas funções.

GABARITO: ERRADO

(21)

4 - Resumo da Aula

Para finalizar o estudo da matéria, trazemos um resumo dos principais aspectos estudados ao longo da aula. Nossa sugestão é a de que esse resumo seja estudado sempre previamente ao início da aula seguinte, como forma de “refrescar” a memória. Além disso, segundo a organização de estudos de vocês, a cada ciclo de estudos é fundamental retomar esses resumos.

CARREIRA  conjunto de classes de cargos de mesma profissão, natureza do

trabalho ou atividade, escalonadas segundo a responsabilidade e complexidade inerentes a suas atribuições;

CLASSE  divisão básica da carreira integrada por cargos de idêntica

denominação, atribuições, grau de complexidade, nível de responsabilidade, requisitos de capacitação e experiência para o desempenho das atribuições;

PADRÃO  posição do servidor na escala de vencimentos da carreira.

PRINCÍPIOS APLICÁVEIS À PROMOÇÃO E PROGRESSÃO NA CARREIRA DOS SERVIDORES DAS AGÊNCIAS REGULADORAS

- Anualidade  Esse período pode ser reduzido em até 50% mediante resultado

de avaliação de desempenho ou da participação em programas de capacitação; - Competência e qualificação profissional  Avaliação de desempenho; - Existência de vaga.

CARREIRAS COMPONENTES DA ANTT

CARREIRA CARGO ATRIBUIÇÕES

Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres ESPECIALISTA em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres

- Atividades especializadas de regulação,

inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes terrestres, inclusive infraestrutura;

- Realização de estudos e pesquisas; - Formulação e avaliação de planos, programas e projetos relativos às atividades de regulação;

(22)

- Elaboração de normas para regulação do mercado;

- Planejamento e coordenação de ações de fiscalização de alta complexidade; - Gerenciamento, coordenação e orientação de equipes de pesquisa e de

planejamento de cenários estratégicos; - Gestão de informações de mercado de caráter sigiloso; e

- Execução de outras atividades finalísticas inerentes ao exercício da competência das autarquias especiais denominadas Agências Reguladoras de que trata esta Lei;

- Fiscalização do cumprimento das regras pelos agentes do mercado regulado;

- Orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral;

Suporte à Regulação e Fiscalização de Serviços de Transportes Terrestres TÉCNICO em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres

- Suporte e apoio técnico especializado às atividades de regulação, inspeção,

fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes terrestres;

- Implementação de políticas;

- Realização de estudos e pesquisas; - Fiscalização do cumprimento das regras pelos agentes do mercado regulado;

- Orientação aos agentes do mercado regulado e ao público em geral;

- Execução de outras atividades finalísticas inerentes ao exercício da competência das Agências Reguladoras.

Analista Administrativo

ANALISTA

Administrativo

- Atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das Agências Reguladoras;

(23)

Técnico Administrativo

TÉCNICO

Administrativo

- Atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo das Agências Reguladoras;

Os servidores das carreiras específicas (Especialistas e Técnicos em Regulação) podem, quando estiverem exercendo funções relacionadas à fiscalização e ao exercício do poder de polícia, adotar as seguintes medidas:

- Interdição de estabelecimentos, instalações ou equipamentos; - Apreensão de bens ou produtos;

- Requisitar o auxílio de força policial federal ou estadual, em caso de desacato ou embaraço ao exercício de suas funções.

5 - Considerações Finais

Caro amigo, chegamos ao final desta nossa aula demonstrativa! Estudamos hoje leis pequena e de fácil compreensão, mas que vem sendo cobrada com uma certa frequência em provas de legislação penal.

Espero que você tenha gostado deste aperitivo e decida preparar-se com o Estratégia! Se tiver ficado alguma dúvida por favor me procure no fórum. Estou também disponível no e-mail e nas redes sociais.

Grande abraço! Paulo Guimarães

professorpauloguimaraes@gmail.com

Não deixe de me seguir nas redes sociais! www.facebook.com/profpauloguimaraes @profpauloguimaraes

(24)

Referências

Documentos relacionados

As sementes tem dormência imposta pelo tegumento e para a superação é necessário submetê-las à embebição em água (24 a 48 horas), escarificação mecânica ou

A finalidade do “Documento de Arquitetura de Software - DAS” é definir um modelo arquitetural para ser aplicado ao desenvolvimento dos jogos do Desafio SEBRAE, bem como

• A Revolução Industrial corresponde ao processo de industrialização que teve início na segunda metade do.. século XVIII no

Métodos: Participaram deste estudo 199 pacientes com retinose pigmentária (110 homens e 89 mulheres), com idades variando entre 6 e 79 anos (média = 36,8±17,5), para avaliação

Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento

Várias foram as teorias criadas pela doutrina para realizar a diferenciação entre dolo eventual e culpa consciente. De acordo com a Teoria do Consentimento, que

ocoofii Taax^co.. iSi fifeeSb

O bloqueio do SERVIÇO ACESSO VELOX SEM FIXO, conforme previsto no item 4.3, alínea b, acima, será feito mediante comunicação prévia com antecedência mínima de