• Nenhum resultado encontrado

DESCRIÇÃO DO SISTEMA VULKEM 350NF-R/345/346

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESCRIÇÃO DO SISTEMA VULKEM 350NF-R/345/346"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ÁREAS

Impermeabilização em lajes de estacionamento – com poliuretano.  Rampas de veículos. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA...01 2. MATERIAIS...01 3. ANÁLISE DO SUBSTRATO...03 4. TRATAMENTO DA SUPERFÍCIE...03

5. TRATAMENTO DA JUNTA DE DILATAÇÃO...05

6. APLICAÇÃO VULKEM® 171 PRIMER...05

7. APLICAÇÃO VULKEM® 350NF...05

8. APLICAÇÃO VULKEM® 345...06

9. MÈTODO A: ...07

10. METODO B: ...07

11. APLICAÇÃO VULKEM® 346 ...07

12. INFLUÊNCIA DO CLIMA NA APLICAÇÃO DO SISTEMA VULKEM®...08

13. LIMITAÇÕES: ...09 14. RECOMENDAÇÕES...09 15. CONSUMO...09 16. VALIDADE E ESTOCAGEM...10 17. DETALHES – IMPERMEABILIZAÇÃO...11 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA

VULKEM® 350NF-R/345/346 é um sistema impermeabilização para Rampas para Tráfego Veicular,

a base de poliuretanos modificados, composto por uma camada base (350NF-R) e uma camada intermediária de (345) e uma camada superior (346 Topcoat). Este sistema de impermeabilização único é projetado para ter alta adesão coesiva e resistência à abrasão. As propriedades elastoméricas dos componentes do sistema permitem tratar lajes de concreto colmatando as fissuras de retração.

2. MATERIAIS

VIAPLUS ST é um produto bicomponente composto por cimento Portland, agregados finos

(2)

uma argamassa de consistência tixotrópica, coesa, de elevado poder de adesão, baixa permeabilidade, com excelentes características mecânicas.

VIAFIX é uma emulsão adesiva à base de resinas especiais (PVA) de alto desempenho, compatível

com cimento e cal, utilizada como promotor de aderência para concreto, argamassa e chapiscos, com excelentes propriedades de plasticidade.

VULKEM® PRIMER 171 é um primer, mono componente, cura com a umidade do ar. Indicado para

promover a aderência dos sistemas de revestimentos de poliuretano da linha VULKEM® e de selantes a base de poliuretanos, sobre vários tipos de substratos (concretos, argamassas, madeira e metais).

VULKEM® PRIMER 191 é um primer, mono componente com baixos compostos orgânicos voláteis.

Indicado para promover a aderência entre camadas quando excedido o tempo de cura.

VULKEM® 350NF-R é uma membrana de poliuretano, monocomponente, tixotrópica, de baixo odor,

e baixo COV (compostos orgânicos voláteis), que adere firmemente ao concreto limpo e seco. Ele mantém a sua integridade mesmo quando há movimento no substrato que provocam fissuras de movimentação admitidas por norma.

VULKEM® 345 Camada Intermediária é um poliuretano bi-componente que é aplicado após

o VULKEM® 350NF-R ter curado. Na camada intermediária adicionam-se agregados para conferir ao sistema à resistência a abrasão desejada.

VULKEM ® 346 Camada final é um poliuretano alifático, aplicado após a camada do VULKEM ® 345 ter curado. A adesão entre as camadas é excepcionalmente forte. Esta camada de acabamento

oferece excelente resistência à abrasão, estabilidade de cor e resistência química para completar o sistema VULKEM ®.

MONOPOL® PU 25 PLUS é um selante elastomérico a base de poliuretano, monocomponente,

com alto poder de aderência, com elasticidade, aliados a excelentes propriedades químicas e físicas. Produto tixotrópico e aderente a diversos tipos de substratos como: concreto, argamassas, alumínio, madeira, pedras, cerâmicas, etc.

(3)

AGREGADO #20 areia de sílica especialmente formulado para garantir total compatibilidade com

sistema VULKEM® e garantir melhor resistência à abrasão. Permite proporcionar aderência entre o sistema e o piso de revestimento final, caso seja opção de assentamento de revestimento, que deverá ser assentado com argamassa colante tipo AC III de boa qualidade.

3. ANÁLISE DO SUBSTRATO

Uma análise do substrato deverá ser feita para determinar o tipo de preparação da superfície que deverá ser realizada para atingir o perfil ideal para aplicação do sistema VULKEM®. Dependendo das condições da superfície, um ou mais tipos de preparação poderão ser necessárias, de acordo com ICRI – Diretiva Técnica 03732 – CSP 3-4, que exige tanto na preparação do sistema para pedestres até o sistema veicular para tráfego pesado.

4. TRATAMENTO DA SUPERFÍCIE

O concreto deverá receber a cura somente com água e ter no mínimo 28 dias, tempo suficiente para evaporar a umidade em excesso do mesmo.

O concreto deve estar seco antes da aplicação. O excesso de umidade (> 4,5%) no concreto poderá provocar bolhas ou má aderência no sistema, esta situação poderá ser verificada durante a cura do VULKEM® 171 PRIMER.

Para a confirmação de que o concreto esta com excesso de umidade. Vários testes podem ser realizados, tais como:

ASTM D 4263 – Teste padrão para indicação de umidade em concreto pelo Método do filme

plástico.

ASTM F 2170 – 02 – Teste padrão para determinar a umidade relativa em amostra extraída do

concreto ou piso.

Ensaio de Carbonatação – procura identificar a região ou camada do concreto que está carbonatada, por esse motivo não oferece mais a proteção às armaduras, que passam a sofrer o processo de corrosão e deterioração.

Medição das temperaturas e Umidades do Ambiente e Substrato – serve para constatar as variações de temperatura e umidade do substrato

(4)

O substrato deverá estar livre de resíduos, para isto podemos utilizar um processo de jateamento (água, granalha, areia).

Fissuras de retração no concreto devem ser abertas e aprofundadas, tratadas apropriadamente com selante poliuretano MONOPOL® PU 25 PLUS. Antes da aplicação do selante MONOPOL®

PU 25 PLUS deve ser aplicada imprimação com VULKEM® 171 PRIMER nos pontos a serem

tratados

Todas as fissuras dinâmicas, independente de largura, devem ser abertas e aprofundadas na relação 2cm de largura por 1cm de profundidade e tratadas de acordo com as instruções descritas anteriormente.

Nos encontros entre piso e paredes, aplicar sobre o VULKEM® 171 PRIMER o selante

MONOPOL® PU 25 PLUS de modo a formar um ângulo de 45º. Use pressão suficiente para forçar

a saída do ar para garantir que o produto penetre na superfície de contato. Remova o excesso do selante do piso e parede.

Para proporcionar um revestimento com bom acabamento, nas paredes a 20 cm do piso criar um sulco com disco de corte para que haja uma perfeita ancoragem do sistema. Poderá também ser alinhado com colocação de uma fita adesiva.

As áreas irregulares, danificadas deverão ser reparadas utilizando argamassa estrutural VIAPLUS

ST antes da aplicação do Sistema VULKEM®. Como as condições do local de trabalho variam é

recomendado contatar o Departamento Técnico da Viapol para escolha do melhor método de reparo. A área deverá estar regularizada com caimentos adequados para os ralos e/ou sistemas de drenagens.

As superfícies devem estar livres de defeitos que possam comprometer o acabamento da camada final. As superfícies irregulares (pequenos furos, bicheiras, rebarbas, agregado exposto, acabamento vassourado mais profundo, etc.) devem ser niveladas aplicando uma argamassa especifica (consulte o Departamento Técnico da Viapol).

No caso de recuperação estrutural com armadura exposta é recomendado consultar um engenheiro especialista para determinar o melhor método de reparo e/ou a necessidade de reforço.

(5)

Os ralos e sistemas de captação devem estar limpos e funcionando, estar num nível abaixo da superfície e com caimentos adequados. Os ralos devem ser tratados como descrito abaixo:

Deverão ser criados canaletas ao seu redor com dimensões 1cm de largura por 2cm de profundidade e tratados com o selante a base de poliuretano MONOPOL® PU 25 PLUS. Este método serve também para canaletas em final de rampas.

Se for reforma de piso antigo, remova tudo que estiver ao redor dos captadores, limpar bem, escovar com escova de aço, lixados e imprimar com o VULKEM® 171 PRIMER.

5. TRATAMENTO DA JUNTA DE DILATAÇÃO

As juntas de dilatação deve ter espessura máxima de 2 cm, caso seja necessário realizar reparo com VIAPLUS ST.

Limitar a profundidade de aplicação do selante MONOPOL® PU 25 PLUS com limitador de profundidade (espuma cilíndrica), esta deve atender uma relação de 2:1, largura x profundidade. Aplicar VULKEM® 171 PRIMER e aguardar o ponto de pegajosidade para aplicação do

MONOPOL® PU 25 PLUS, aguardar a cura do selante por no mínimo 24 horas.

Nota – O limitador de junta só é necessário para as áreas com movimentação As juntas de dilatação não devem ser revestidas com o sistema VULKEM®.

6. APLICAÇÃO VULKEM® 171 PRIMER

Homogeneíze o VULKEM® 171 PRIMER com misturador de baixa rotação tendo cuidado para não incorporar ar no produto. O tempo aproximado de homogeneização é de 2 minutos.

Aplicar única camada com rolo de espuma resistente a solvente em consumo de 0,16 litros/m², dependendo das condições e porosidade este consumo pode variar. Não aplique em excesso, caso seja observado esta situação remova quaisquer empoçamento.

Aguardar o ponto de pegajosidade para aplicação do VULKEM® 350NF-R. Caso o primer seque por completo e haja fim da pegajosidade (aspecto de fita adesiva “Durex”) deverá ser ativado com uma fina camada de VULKEM® 171. Este tempo é de aproximadamente 30 minutos, podendo variar de acordo com as condições de temperatura ambiente.

(6)

7. APLICAÇÃO VULKEM® 350NF-R

Homogeneíze o VULKEM® 350 NF-R com um misturador de baixa rotação tendo cuidado para não incorporar ar à mistura. O tempo aproximado de homogeneização é de 2 minutos.

Aplique o VULKEM® 350 NF-R com auxilio do rodo dentado (altura dentada de 1 mm) em consumo de 0,65 litros/m² para obter uma espessura úmida de 0,8 mm em toda a área a ser tratada com exceção da junta de dilatação. Passe o rolo imediatamente sobre a superfície aplicada para garantir a distribuição homogênea do produto e eliminar bolhas aprisionadas.

Aguarde a cura do VULKEM® 350 NF-R por no mínimo 6 horas e máximo 24 horas, dependendo das condições de temperatura (24°C) e umidade relativa do ar (50%).

Caso ultrapasse às 24 horas ou os tempos limites consulte a Ficha de Instruções de Aplicação do

VULKEM® 350NF-R/345 ou nosso departamento técnico antes de prosseguir com as demais

aplicações.

8. APLICAÇÃOVULKEM®345

Homogeneíze o componente A usando um misturador de baixa rotação tendo cuidado para não incorporar ar no produto. Adicione o componente B (endurecedor) no vórtice e homogeneíze entre 3 a 5 minutos. Deve garantir que não há sedimentação no fundo do balde e que a cor do produto está homogenia e sem faixas ou estrias de pigmento. Atentar para não incorporar ar à mistura, podendo acarretar em bolhas no acabamento do sistema VULKEM®.

Aplique o VULKEM® 345, previamente homogeneizado com um rolo de pelo médio para epóxi, resistente a solvente em consumo de 0,40 litros/m² para obter uma espessura úmida de 400 micra. Remover o excesso de material do rolo usando bandeja de pintura. Atentar para aplicar uma camada uniforme sem poças ou marcas de rolo de pintura. Aplique o VULKEM® 345 em seções com dimensões que permita repassar o rolo sem interferências.

A primeira camada do VULKEM® 345 é aplicada sobre as áreas de maior desgaste, ruas, rampas, entrada e saída de veículos.

(7)

9. MÈTODO A:

Imediatamente após a aplicação do VULKEM® 345, aspergir o AGREGADO #20 atingindo o consumo de aproximadamente de 2,0 Kg/m². Aguardar a cura do produto por no mínimo de 2 a 6 horas dependendo da temperatura ambiente e umidade relativa do ar. Após a cura do produto remover os agregados soltos com vassoura de pelo macia ou aspirador.

Aplicar a segunda camada do VULKEM® 345 e imediatamente após aplicação aspergir o

AGREGADO #20 atingindo o consumo de aproximadamente de 2,0 Kg/m². Aguardar a cura do

produto por no mínimo de 2 a 6 horas dependendo da temperatura ambiente e umidade relativa do ar. Após a cura do produto remover os agregados soltos com vassoura de pelo macia ou aspirador.

10. METODO B:

Imediatamente após a aplicação do VULKEM® 345, aspergir o AGREGADO #20 atingindo o consumo de aproximadamente de 2,0 Kg/m². Passar o rolo de pintura resistente a solvente para melhor distribuição dos agregados e garantindo que todo o agregado fique coberto pelo VULKEM® 345. Aguardar a cura do produto por no mínimo de 2 a 6 horas dependendo da temperatura ambiente e umidade relativa do ar.

Aplicar a segunda camada do VULKEM® 345 e imediatamente após aplicação aspergir o

AGREGADO #20 atingindo o consumo de aproximadamente de 2,0 Kg/m². Passar o rolo de pintura

resistente a solvente para melhor distribuição dos agregados e garantindo que todo o agregado fique coberto pelo VULKEM® 345.

Aguarde a cura do VULKEM® 345 por no mínimo 6 horas e máximo 24 horas, dependendo das condições de temperatura (24°C) e umidade relativa do ar (50%).

11. APLICAÇÃO VULKEM® 346

Homogeneíze o VULKEM® 346 com um misturador de baixa rotação tendo cuidado para não incorporar ar à mistura. O tempo aproximado de homogeneização é de 3 a 5 minutos, garantindo que não há sedimentação no fundo do balde e que cor do produto está homogenia, sem faixas de estrias de pigmento.

Aplique o VULKEM® 346, previamente misturado, com um rolo de pelo médio para epóxi, resistente a solvente (consumo de 0,25 a 0,32 litros/m²) para obter uma espessura úmida de 300 micra. Remover o excesso de material do rolo usando bandeja de pintura. Tome o cuidado de aplicar uma

(8)

camada uniforme sem poças ou marcas de rolo. Atentar para aplicação do VULKEM® 346 em seções com dimensões que permita repassar o rolo sem interferências.

Para serviços de tráfego pesado aplicar segunda camada de VULKEM® 346.

Aguardar a cura do VULKEM® 346 por no mínimo 72 horas para o tráfego leve de pedestres, sendo preferencial aguardar 5 dias para pouso.

12. INFLUÊNCIA DO CLIMA NA APLICAÇÃO DO SISTEMA VULKEM®

Neste item analisamos o impacto na aplicação do sistema quando as condições climáticas estiverem fora da faixa ideal de trabalho, temperatura entre 18ºC a 30ºC e 50% de umidade relativa do ar.

Nas temperaturas mais baixas que a especificada o produto aumentará sua viscosidade e o tempo de cura será reduzido. Consulte a tabela abaixo para tempo de cura de acordo com a variação da temperatura. Dependendo da temperatura do piso o tempo de cura pode ser afetado, mesmo quando a temperatura ambiente estiver elevada.

Áreas fechadas podem aumentar o tempo e cura do revestimento isto porque, os níveis de umidade tendem a ser baixos ocorrendo a baixa troca de ar sobre o revestimento.

Em condições extremamente secas, com umidade relativa inferior a 20%, mesmo as temperaturas estando elevado o tempo de cura será reduzido.

Temperatura 50%

Umidade Relativa

Vulkem 350NF Vulkem 345 Vulkem 346

4,4º - 12,8ºC 48 horas 40 horas 40 horas

12,8º - 18,3ºC 16 a 24 horas 12 a 24 horas 12 a 24 horas 18,3º - 29,4ºC 4 a 6 horas 2 a 6 horas 6 a 8 horas

29,4ºC <ou=4 horas 2 horas 2 a 4 horas

As variações de temperatura e umidade podem afetar a cura da camada. O quadro acima deve ser usado apenas como um guia para determinar o tempo de cura aproximado. Outros fatores também podem influenciar o tempo de cura, tais

(9)

como a temperatura do substrato e ambientes fechados. Para mais informações sobre o uso apropriado e procedimento sobre a aplicação, consulte o Departamento Técnico da Viapol.

13. LIMITAÇÃO:

a) Não aplique sobre uma superfície úmida ou contaminada.

b) Utilize a ventilação adequada de acordo com o ambiente de aplicação. c) Temperatura de aplicação mínima 4°C e máxima 43°C.

d) O tempo de cura varia com a temperatura e umidade consulte as Instruções de Aplicação do VULKEM® 350NF/345/346.

Nota: Os consumos recomendados são aproximados e poderão variar de acordo com as condições

do substrato e a quantidade de agregado e tamanho do agregado.

14. RECOMENDAÇÕES

Limpar as ferramentas e utensílios de trabalho com solventes apropriados para poliuretanos. Respeite as condições de temperatura e umidade não aplique com umidade acima de 4,5% ou temperaturas superiores a 43°C ou inferiores a 4°C.

As propriedades da textura final do revestimento contribuem para a resistência ao desgaste e ao escorregamento do sistema.

Recomendamos a aplicação de uma área teste para a aprovação prévia do cliente.

Consulte as Instruções de Aplicação do VULKEM® 350NF/345/346 para detalhes da aplicação.

15. CONSUMO

MONOPOL® PU 25 PLUS – para juntas de 1 cm x 1 cm – 100 ml/m. VIAPLUS ST – 2100 kg/m³.

VULKEM® 171 primer – 0,16 a 0,3 litros/m² VULKEM® 191 primer – 0,16 a 0,3 litros/m² VULKEM® 350NF-R – 0,65 litros/m²

VULKEM® 345 – Tráfego Leve (A+B) 0,40 litros/m²

Tráfego Intenso (A+B) 0,80 litros/m²

VULKEM® 346 – Tráfego Médio 0,25 a 0,32 litros/m²

Tráfego intenso 0,5 a 0,64 litros/m²

(10)

16. VALIDADE E ESTOCAGEM

Produtos validos a partir da data de fabricação, desde armazenados em local coberto, seco, ventilado, protegido do calor, raios solares, nas embalagens originais e intactas:

MONOPOL® PU 25 PLUS – 12 meses VIAPLUS ST – 9 meses.

VULKEM® 171 Primer – 36 meses. VULKEM® 191 Primer – 36 meses. VULKEM®350NF– 18meses

VULKEM®345 –12meses VULKEM®346 –12meses AGREGADO#20 –60meses

Nota: A Viapol reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas nesse memorial

técnico sem prévio aviso.

Atenciosamente,

Departamento Especificação Viapol Email especificacao@viapol.com.br Tel.: (11) 2107-3400

(11)

17.1 – Detalhes Esquemáticos

Horizontal

(12)

Referências

Documentos relacionados

Concatenando-se estes materiais sobre gamificação no ensino e narrativa no design de games, foi possível produzir uma ferramenta didática gamificada que se esforçasse, como se

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS. 42 Ramon Matheus dos

No Brasil e no mundo, é elevado o número de turistas interessados nesse tipo de atividade, em busca de conhecimentos e aventuras em cavernas e demais paisagens cársticas,

População em geral pode apresentar sintomas como ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e

Outras atividades desenvolvidas pela rede de saúde do trabalhador e mencionadas nos estudos são: elaboração de programas de saúde do trabalhador que contribuem para

No Ocidente, a China recebe a maior parte das atenções; a Índia tem sido lar- gamente ignorada, sobretudo na Europa.. Aliás, a Índia é a grande omissão das

Em relação ao perfil dos pesquisados, verifica-se que os respondentes são pessoas altamente qualificadas (60,8% tem formação lato sensu/MBA) e que esse não é