• Nenhum resultado encontrado

GUIA PARA FOTOGRAFIA DE PRODUTOS DE LOJA VIRTUAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA PARA FOTOGRAFIA DE PRODUTOS DE LOJA VIRTUAL"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

GUIA PARA FOTOGRAFIA

DE PRODUTOS DE LOJA VIRTUAL

(2)

1

GUIA PARA FOTOGRAFIA DE PRODUTOS DE LOJA VIRTUAL

É comum ouvir que em uma loja virtual não se vende produtos, e sim fotos, por isso é tão importante tomar alguns cuidados essenciais para que as imagens do produto ajudem você a vender. Neste documento colocamos algumas dicas simples para apresentar os seus produtos de maneira mais atrativa aos clientes. Como em lojas virtuais o consumidor não tem contato direto com o produto, a descrição e as fotos são as suas armas de venda.

Somos multi-sentidos

Uma das grandes dificuldades de se vender qualquer produto em lojas virtuais é a limitação do contato direto com o produto, não temos o tato, o olfato e nem a interatividade constante como em lojas físicas, mas, podemos amenizar isso com boas imagens dos produtos.

Não há dúvida de que uma boa foto é meio caminho andado para vender um produto na sua loja virtual.

Teste você mesmo

Dentre os dois produtos abaixo, qual você compraria? (Note que são exatamente iguais)

Ok, já te convencemos, agora vamos as dicas para que você melhore sua conversão em vendas a seguir.

Imagens bem feitas ajudam a mostrar os detalhes importantes do produto e inspiram confiança no consumidor. Como em uma operação online o cliente não tem contato com o produto, as fotos e as descrições têm que ser as melhores e as mais detalhadas possíveis.

(3)

2

Atualmente, todos têm uma câmera fotográfica no celular, uma câmera digital amadora ou algo mais próximo do lado profissional. Você não precisa ter a melhor câmera possível para obter ótimas imagens de produto.

Hoje, não é necessário ter equipamento de fotografia caro para obter imagens de produto de alta qualidade. Há cinco fatores principais que têm um papel importante na criação de imagens de produto profissionais para o seu site:

● Câmera ● Configuração do ambiente ● Iluminação ● Estilo do produto ● Pós-produção 1. CAMERA

Claro que em um mundo ideal suas fotos seriam fotografadas em estúdio por um profissional. Mas com algumas dicas simples é possível fazer fotos melhores com o seu smartphone (ou a câmera que você tem em casa). O celular ajuda, inclusive, a ganhar tempo (já que você tira a foto e pode editá-la na mesma hora e lugar).

Pode ser que a resolução do seu celular não seja muito alta. Mas como estamos falando de fotos para a web, a maioria dos celulares tem uma resolução boa e dão conta do recado.

2. CONFIGURAÇÃO DO AMBIENTE

Para configurar o seu ambiente de fotos, o ideal é encontrar um lugar com espaço suficiente para criar uma tela de fundo infinito que permita que você se posicione ao redor e use vários ângulos do produto. Uma área desocupada pode ser adequada e para você tirar fotos regularmente, recomendamos um local fixo para evitar o tempo de montagem e desmontagem para cada sessão. Além disso, é mais fácil obter resultados consistentes com um lugar fixo.

(4)

3

3 ILUMINAÇÃO

Os clientes querem saber exatamente o que receberão em suas compras on-line e é muito importante mostrar imagens realistas do produto. Além de melhorar as vendas, imagens de produto profissionais e realistas também passam uma boa impressão sobre a empresa.

O ponto mais importante é não misturar tipos de iluminação diferentes, chamada de iluminação mista. Isso ajudará a capturar imagens de produto mais realistas. A iluminação mista ocorre quando duas ou mais fontes de luz diferentes são usadas em um produto (como fluorescente, incandescente, natural ou estroboscópica). O uso de tipos de luz diferentes pode distorcer a cor real de um produto e causar uma impressão errada nos clientes. Além disso, é difícil corrigir a cor da iluminação mista em aplicativos de pós-produção. Portanto, é sempre melhor cuidar da iluminação no seu ambiente.

(5)

4

3.1 Tenha muita, muuuita luz natural!

Se você tem uma sala com luz natural, certamente recomendamos que você aproveite essa fonte de luz contínua. Você pode ajustar as configurações da câmera à iluminação da sala para conseguir resultados excelentes.

A luz natural favorece este tipo de fotografia, por isso prefira fazer as fotos durante o dia e em um ambiente de boa iluminação. Quando você tira fotos em lugares com pouca luz, seu smartphone percebe e ajusta a abertura da lente da câmera ao máximo (pra conseguir captar mais luz e deixar a imagem boa). Só que, aí, as fotos saem com o que se chama de ruído – aquele efeito meio granulado que deixa elas bem estranhas. Para evitar isso, escolha um ambiente com bastante luz para tirar suas fotos! No entanto, luz direta (como o sol do meio dia batendo direto) também não é a melhor idéia, porque produz muita sombra dura (e pode comprometer o visual das suas fotos).

Para obter o máximo do ambiente de luz natural, é importante colocar o produto próximo à janela e usar uma placa refletora branca (placa de foam - que vende na papelaria) no canto oposto da janela para refletir a luz de volta para o produto e ele seja melhor iluminado.

3.2 Desligue o flash

Procure não utilizar o flash da câmera, porque na fotografia de produto ele pode criar diversos reflexos na imagem. A luz do flash da câmera é uma luz direta e dura que pode criar reflexos e deixar a imagem com um aspecto amador e não muito legal. Prefira fotografar durante o dia com luz natural, em lugares claros, perto de janelas ou entradas de luz.

(6)

5

4. ESTILO DO PRODUTO

Para obter ótimos resultados, bem como reduzir o tempo e o trabalho necessários na fase de pós-produção, recomendamos que você faça toda a preparação dos seus produtos antes de iniciar a sessão de fotografia. Estas são algumas sugestões:

● Corrija imperfeições como manchas ou botões faltantes.

● Remova etiquetas, adesivos, rótulos e poeira.

● Use um vaporizador para eliminar dobras e amassados.

● Mostre a forma do produto: para vestuário, use um manequim para ajudar o seu cliente a avaliar o caimento do produto. Para calçados, você pode forrar os sapatos ou até usar fio dental para organizar as tiras de sandálias e calçados de salto alto.

4.1 Fundo branco é a melhor opção

Tome cuidado com o fundo que utiliza para as fotos, prefira cores claras, que destaquem o produto, é importante também que não sejam usadas muitas cores, para não poluir a imagem e tirar a atenção do consumidor. A melhor saída é utilizar um pano, ou papel branco, sem brilho. Lembre-se: o cliente precisa olhar para foto e não se distrair.

Usar fundo branco é muito mais eficaz porque cria um foco sobre o produto em si, sem ter nenhuma distração para outros elementos da foto. Além disso ele

(7)

6

permite recortar mais facilmente os produtos, caso você faça uma pós-produção.

Para produtos pequenos (ex: jóias, óculos, brinquedos...) pode ser muito bom criar um fundo infinito. Para isso coloque um pedaço de papel branco ou tecido e dobre-o de forma a criar uma curva, removendo as quinas do plano de fundo.

4.2 Use um apoio ou um timer

Quando você aperta o botão do seu celular para tirar a foto, ele pode se mexer e aí a foto vai ficar tremida. Pode funcionar bem você deixar seu celular apoiado em algum lugar, como um tripé. Mas pode ser usada uma mesa ou cadeira. Também pode usar um timer (tem alguns aplicativos que fazem isso) e não mexer muito no celular ao tirar as fotos, para evitar borrões nas imagens.

(8)

7

4.3 Evite usar o zoom

O zoom da câmera do seu smartphone funciona mais ou menos como quando você corta uma foto depois de tirada. Ele aumenta a foto sem mudar a resolução – ou seja, é bem provável que seu produto vai virar um bolo de megapixels que ninguém entende.

Se você precisa de fotos com uma vista bem aproximada dos produtos, há lentes macro que você acopla no celular e que dão um efeito bem legal. Além da lente macro, tem olho de peixe, grande angular, tudo para smartphone. Dá pra brincar bastante.

4.4 Foco no produto

Achou um lugar com uma luz legal? Então o próximo passo é tirar da foto tudo o que tire a atenção do seu produto, ele deve ser a principal imagem. Assim como na descrição dos produtos, a regra é ser direto e claro.

(9)

8

Seja simples. Em 99% dos casos, colocar o produto sobre um pedaço de tecido sem brilho (ou papel branco), é o suficiente. O cliente precisa olhar para a foto e ver o produto de cara, sem distrações.

Faça um teste: se você olhar a foto e o seu olho não for diretamente para ele, não tenha dúvida, refaça a foto.

4.5 Acerte na resolução

Outro ponto importante é a resolução. Não deve ser pouca, nem muita. Hoje em dia há máquinas com até 80 MP (mega pixels). Isso está muito além da sua necessidade. Mesmo que traga mais detalhes, uma imagem em alta resolução leva tempo para ser carregada, e isso pode espantar seu cliente. Já uma imagem com baixa resolução dará uma aparência amadora e desleixada.

4.6 Aproveite as fotos do fabricante

Se você está revendendo um produto e o fabricante tem fotos oficiais no seu site, não hesite em usá-las. Com certeza elas serão mais bem produzidas e darão um ar mais profissional à sua loja – além de poupar tempo e gastos.

(10)

9

4.7 Use ângulos diferentes

Como regra geral, quanto mais informações você fornecer sobre o produto, melhor a experiência de compra e menor o número de devoluções. As informações fornecidas sobre os produtos têm duas origens: descrições de produtos e imagens de produtos. Portanto, a publicação de várias imagens de alta qualidade para cada produto é essencial para o sucesso dos seus negócios on-line.

Recomendamos que você fotografe o produto de vários ângulos diferentes para que os clientes possam apreciar a cor, o material e os detalhes do acabamento dos produtos. Uma boa forma de começar é mostrar ângulos diferentes, como frontal e traseiro, os dois lados e uma foto com um ângulo de 45 graus. Isso permite uma visão completa do produto. Exemplo:

(11)

10

4.8 Use manequins

Produtos específicos, como roupas, calçados e acessórios necessitam de um manequim ou modelo, para que demonstrem como este produto se ajusta ao corpo. Exemplo:

4.9 Mostre os acessórios inclusos

Em alguns casos o produto vem acompanhado de um “item incluso” é importante ter fotos também do item, para que se torne claro ao cliente em potencial o que ele está comprando. Exemplo:

4.10 Boa resolução

Lembre-se: as fotos dos produtos que serão cadastradas e disponibilizadas no site deverão estar em boa resolução, ou seja, imagens com boa qualidade de

(12)

11

pixels, principalmente porque existe a opção de zoom, facilitando também a visualização dos detalhes do produto.

É realmente importante que os clientes em potencial possam aumentar o zoom do item para ver as áreas do seu interesse. Essa ferramenta certamente é ótima, mas recomendamos que você também ofereça imagens adicionais que realcem especificamente os principais detalhes do produto para atrair a atenção dos clientes. Não deixe de incluir fotos que revelem os detalhes mais importantes do produto, como logotipos, bordados especiais, pedras preciosas/pedras, fitas, acabamentos e/ou características exclusivas.

5. PÓS-PRODUÇÃO

Nesta etapa final, as imagens dos produtos podem ser editadas em um programa gráfico ou de edição de imagens. No mínimo, você deve garantir que a cor do produto seja apresentada corretamente. Também sugerimos que você monte um guia de estilo por categoria de produto para que as imagens sejam editadas de forma consistente.

Crie o seu próprio guia de estilo definindo as especificações de imagens a seguir para seus produtos:

● Tamanho

● Margem (superior, inferior, direita, esquerda)

● Alinhamento (superior, central, inferior)

(13)

12

● Tipo de sombra

5.1 Tire várias fotos e edite algumas

O máximo que você vai gastar é a bateria do celular. Tire muitas fotos – muitas mesmo! –, de todos os ângulos possíveis. Quando você passar as fotos para o computador (ou editá-las no celular mesmo), vai poder ver que ângulos são os melhores e que fotos ficaram mais legais.

5.2 Se precisar, corte

Às vezes, uma foto fica bem legal, mas um detalhe aqui ou ali atrapalha ela toda. Nesses casos, e com bastante cuidado, você pode cortar um pouco as fotos. Mas tem que maneirar, hein. Se o corte tiver que ser muito grande, pode ser melhor tirar a foto de novo.

5.3 Melhore a cor

Talvez não exista nada mais incômodo para os compradores on-line que representações de produtos sem precisão de cor. Os clientes podem se sentir frustrados, insatisfeitos e até enganados quando recebem um produto com cor diferente da que viram na página do produto on-line.

É imprescindível que os vendedores on-line representem as cores de seus produtos com precisão, e o primeiro passo para conseguir resultados de qualidade está no ambiente. Como mencionamos anteriormente, é essencial que você evite iluminação mista, pois isso pode afetar consideravelmente a cor do produto.

(14)

13

Há vários filtros que você pode usar nas suas fotos para que as cores fiquem mais vivas e bonitas. Enquanto está fotografando, também pode ser útil ajustar o balanço de brancos da câmera – alguns apps têm essa função também.

Finalmente, você pode fazer seus ajustes finais de cor em um programa de pós-produção, para aperfeiçoar suas imagens de produto. Não deixe de trabalhar com um editor de imagens qualificado para transformar usas imagens de estúdio em fotografias de produtos altamente comerciais e compatíveis com a web.

Seguindo estas dicas suas fotos ficarão ainda mais atraentes e você terá mais uma tática para conquistar novos clientes e sua loja ser um sucesso. Boas Vendas!

Referências

Documentos relacionados

Nome: MacBook ID#: 5 Valor: R$1.299,00 Data: 30/09/2017. Detalhes: Redesigned with a precision unibody enclosure crafted from a single block

Nome: Elgato EyeTV 250 Plus Digital TV Recorder ID#: 9 Valor: R$429,00.

Desta forma, ao retornar para a problemática responsável por essas escritas: “a Educação – ancorada em aspectos legais – por si só já não abarca (ou deveria abarcar)

Unidade curricular Curricular unit Ciclo de estudos Program Tipo* Type* Nº horas contacto Total contact hours Time Series Econometrics MSc Economics TP 27.. * Horas

Vamos escrever juntos uma lista de desejos para as férias do verão, o professor deve ajudar os alunos a encontrarem dez coisas que eles desejam muito fazer na hora de aproveitar

Dessa maneira, se for verificado que não mais subsiste a necessidade de realização do ativo (levantamento da liquidação extrajudicial) para liquidação do passivo, não

A Tablet PC Lusa, localizada em Braga, tem uma quota de 4% do Mercado de 75.000 Tablet PCs anuais. A Lusa oferece aos seus retalhistas e grossistas uma margem combinada de 35%

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não