• Nenhum resultado encontrado

Série desvendando os mistérios da Auditoria Digital. Parte 3: Criando diferenciais e agregando valor com Auditoria Digital

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Série desvendando os mistérios da Auditoria Digital. Parte 3: Criando diferenciais e agregando valor com Auditoria Digital"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

Nas duas primeiras partes da Série desvendando os mistérios da Auditoria Digital, mostramos como se tornar um profissional de Auditoria Digital e sobre as escolhas das ferramentas para prestação de um serviço de qualidade.

Agora é a hora de mostrar algumas dicas de serviços baseados em Auditoria Digital que criam diferenciais e agregam valor aos profissionais.

Prestar assessoria mensal aos clientes é a possibilidade que gera honorários recorrentes, o que é ótimo para qualquer empresa de prestação de serviços. Neste tipo de prestação de serviço, você irá auditar as inconsistências nas declarações acessórias de seus clientes, antecipando análises que a própria fiscalização faz e, principalmente, apontando caminhos para reduzir os riscos fiscais, evitar o retrabalho e o pagamento equivocado de tributos (a maior ou a menor).

(3)

• Defina quais arquivos você vai auditar;

• Defina como estes arquivos serão enviados a você;

• Processe o kit de arquivos no software de auditoria digital; • Monte seu plano de ação;

• Inicie o ciclo de melhoria contínua.

Como as empresas usualmente cometem muitos erros em suas obrigações acessórias, é bastante comum que recebam intimações para regularizar declarações ou para prestar esclarecimentos sobre determinadas inconsistências.

O que deixa estas intimações mais graves é o curto prazo concedido para que as empresas forneçam suas explicações ou apresentem arquivos retificadores. Neste aspecto, somente uma ferramenta de auditoria digital pode fornecer diagnósticos rápidos e precisos para atender à fiscalização.

(4)

Um profissional de auditoria digital tem as ferramentas necessárias para fazer um laudo e argumentar com a fiscalização as situações questionadas. O serviço de assessorar as empresas no cumprimento de intimações fiscais, apesar de não ser um trabalho mensal, abre campo para que você cobre honorários maiores em função do pouco tempo disponível e da urgência do assunto. Portanto, é uma ótima área para se investir.

Realizar uma revisão fiscal é atuar de maneira inteligente, é agir antes que a empresa seja intimada. O trabalho consiste em revisar os últimos cinco anos das declarações acessórias transmitidas à fiscalização.

Você pode realizar um trabalho mais superficial, auditando só um tipo de declaração, como pode auditar os kits de arquivos, realizando diversos cruzamentos.

(5)

Quanto mais arquivos forem combinados e cruzados, maior vai ser o valor do seu trabalho. Liste todos os arquivos necessários, trace um plano de trabalho e comece a revisar e retificar arquivos para reduzir os riscos de fiscalização e para melhorar os procedimentos de geração das informações futuras.

Este trabalho é muito interessante para o profissional de auditoria digital, pois normalmente leva mais tempo para ser realizado. Isso quer dizer que você pode ficar um ano ou mais trabalhando para a mesma empresa, recebendo honorários mensais.

Dica 4: Faça perícias nas áreas fiscal e contábil

Este tipo de serviço pode ser ofertado para escritórios de advocacia que realizam defesas fiscais e até mesmo para as empresas que estiverem se defendendo na esfera administrativa.

(6)

A auditoria digital é muito precisa ao apontar falhas, mas serve também para confrontar os laudos da fiscalização. Não é sempre que os resultados apontados pelos fiscais estão corretos. Então é possível construir uma linha de defesa que se inicia pelo diagnóstico eletrônico apontando resultado diverso.

Muitos profissionais de auditoria digital conseguem bons honorários com este tipo de serviço. Desnecessário lembrar que aqui, em virtude da urgência, os valores cobrados podem ser maiores.

Dica 5: Realize revisões de estoque

O estoque é uma pedra no sapato de qualquer empresa. Vários são os problemas relacionados ao fluxo de entradas e saídas de mercadorias, como omissões de entrada, omissões de saída, itens com saldo negativo, divergências entre saldos declarados e saldos apurados, entre outros. Enfim, tudo isso pode ser detectado eletronicamente pela fiscalização, pois você envia seu Inventário e todo o movimento de entradas e saídas através das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e).

(7)

Com as ferramentas de auditoria digital, você pode montar o fluxo de entradas e saídas de mercadorias dos últimos cinco anos e verificar as falhas que podem gerar multas em um processo de fiscalização.

A auditoria de estoque é uma das formas mais fáceis para detectar sonegação fiscal. Tem argumento de sobra para vender esta ideia para as empresas e aqui também o trabalho é mais demorado. Você pode ficar durante um bom tempo recebendo honorários, talvez anos. Um trabalho bem feito puxa outro.

Dica extra: Elabore suas propostas com base em diagnósticos

Contrate um software de auditoria digital onde não haja limites de CNPJ a serem auditados. Desta forma, você pode oferecer amostras grátis para seus futuros clientes. Ao se apresentar para um cliente em potencial, fale o que você faz, ressalte os benefícios do serviço e ofereça, por exemplo, uma auditoria digital dos três últimos meses, sem cobrar nada. É bastante provável que a empresa deixe que você apresente seu diagnóstico, afinal qual é o mal de se ouvir uma segunda opinião?

(8)

Na segunda reunião, apresente os resultados encontrados e, principalmente, seu plano para eliminar ou reduzir os problemas. Ou seja, a auditoria digital diagnosticou problemas e você apontou soluções, em um escopo concreto para ser trabalhado. O cliente só precisa deixar que você execute o seu plano. Fazendo pequenos diagnósticos sem custos você demonstra ao cliente o que é capaz de fazer por ele. E isso tem valor, de modo que muitas empresas vão preferir pagar mais caro pelos seus serviços do que contratar qualquer pessoa para cuidar da segurança das suas informações. Pense nisso, agregue a auditoria digital como ferramenta de trabalho e comece a colher os frutos.

Deixe o robô trabalhar para você!!!

Com o conjunto de soluções da e-Auditoria, 3ª geração de auditoria digital, você pode fazer tudo isso e muito mais, de maneira simples e rápida. São oito ferramentas integradas, onde o robô realiza o serviço que consome mais tempo do profissional tributário e o libera para a atividade intelectual e de valor reconhecido.

(9)

Mais de

210 mil empresas auditam mensalmente

seus arquivos fiscais, contábeis

e trabalhistas

com a solução da e-Auditoria.

Visite www.e-Auditoria.com.br

Referências

Documentos relacionados

Embora a maioria dos adolescentes te- nha relatado conhecimentos satisfatórios em relação à prevenção e/ou transmissão do HIV/ AIDS, percebe-se pelos dados obtidos, que ain- da

Neste sentido, elaboramos este artigo com finalidade de apresentar uma súmula do trabalho desenvolvido por estes autores (Murcho e Jesus, 2006; 2008), com o objectivo de construir e

Portanto, aqui são apresentadas as conclusões parciais do diagnóstico sobre o JAMS como uma ferramenta para construção de um modelo hidrológico específico para a

Rosa. Integrante do Projeto de Pesquisa “República e Democracia no Estado de Direito”.. Ao longo da História, houve sucessivas mudanças na organização

Data limite para as Coordenações de Cursos Superiores encaminharem à CORAE os processos de Colação de Grau, Atas de Apresentação do TCC, Termo de Aprovação, convalidação de

Categorias da qualidade da informação Atributos da multidimensionalidade da qualidade da informação Indicadores sense- making Orientação de elaboração de perguntas

Por meio da análise exploratória via planejamento experimental fracionário, foi possível definir os fatores marginalmente significativos como concentração de metabisulfito

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais