• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA. SAIN Setor de Áreas Isoladas Norte Centro Esportivo de Brasília BRASÍLIA / RA-I - DF. Brasília NOVEMBRO / 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA. SAIN Setor de Áreas Isoladas Norte Centro Esportivo de Brasília BRASÍLIA / RA-I - DF. Brasília NOVEMBRO / 2013"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERÊNCIA

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

DE ABERTURA DE VALAS DE TESTE, SONDAGEM

A PERCUSSÃO, TESTES DE CAMPO E DE

LABORATÓRIO

NO

AUTÓDROMO

INTERNACIONAL DE BRASÍLIA NELSON PIQUET.

SAIN Setor de Áreas Isoladas Norte

Centro Esportivo de Brasília

BRASÍLIA / RA-I - DF

DITEC – Diretoria Técnica e de Fiscalização

NUINF / GEREN

Brasília NOVEMBRO / 2013

(2)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE ABERTURA DE VALAS DE TESTE, SONDAGEM A PERCUSSÃO, TESTES DE CAMPO E DE LABORATÓRIO, NO AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA NELSON PIQUET.

1 OBJETO

Este Termo de Referência tem por objeto fixar diretrizes para a contratação de empresa especializada em executar serviços de Valas de Teste com até 3 m de profundidade, Sondagem a Percussão com furos de 20 m, Testes/Ensaios de campo e em laboratório, na abrangência de todo o percurso da pista do Autódromo de Brasília, situado no SAIN Setor de Áreas Isoladas Norte, Centro Esportivo de Brasília, Brasília/RA-1 DF, para subsidiar a realização de projeto de reforma do traçado e das pistas e para a construção de edificações.

2 OBJETIVOS DO TRABALHO

A investigação geotécnica visa alcançar os seguintes objetivos, incluindo a realização de testes/ensaios de campo e em laboratório:

 Analisar e determinar todos os dados necessários do solo, incluindo os pontos fortes característicos para pistas e para projetos de construção.  Identificar as condições do solo e de águas subterrâneas do local.  Identificar as áreas de solo excepcionalmente fraco.

 Destacar as instabilidades do solo, tais como falhas de inclinação ou estruturas geológicas, dobras, etc.

 Indicação de eventuais instabilidades de longo prazo, tais como problema de água e canais enterrados.

 Características de cavidades e cavernas.

3 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS 3.1 Normas da ABNT

Todos os serviços deverão ser executados em estrita observância das Normas Técnicas aplicáveis e de acordo com o Manual de Sondagens da ABGE.

3.2 Valas de teste

Executar 12 (doze) valas de teste, nos locais identificados na imagem anexa a este Termo de Referência, com a utilização de escavadeira e

(3)

3

incluindo o recolhimento de amostras deformadas, o registro de material e a reintegração do poço com o material escavado.

O tamanho dos poços é de aproximadamente 2,5 m x 0,6 m, com uma profundidade entre 2,5 m e 3,0 m, como apropriado.

Realizar testes CBR “in situ” na base da camada superficial do solo e em profundidades de 0,5 m, 1,0 m, e 1,5 m.

Registro da profundidade do leito de águas subterrâneas. Monitorar o nível de água por 24 horas.

Realizar ensaios de permeabilidade do solo.

3.3 Furos de sondagem

Executar 6 (seis) perfurações, nos locais identificados na imagem anexa a este Termos de referência, com profundidade nominal de 20 m.

Realizar teste SPT a cada 1,5 m a partir da superfície do solo, para encontrar a camada dura (N > 50 golpes / 30 cm ou para encontrar rocha e parar o teste).

Realizar perfuração de núcleo com diamante, tomar amostra intacta a 1,5 m de profundidade para cada furo, quando rocha for encontrada.

Recolher amostras não perturbadas em intervalos nominais de 2,5 m ou com maior frequência, dependendo das condições do solo.

Registro da profundidade do leito de águas subterrâneas. Monitorar o nível de água por 24 horas.

3.4 Testes de laboratório

Realizar testes de laboratório nas amostras recolhidas:  Análise de Classificação da Caracterização do solo  Limite Atterberg (Limite de Consistência)

 Umidade “in situ”  Teste de densidade  Teste de compactação  Teste encharcado CBR  Teste de permeabilidade  Teste de conteúdo de sulfato  Teste de conteúdo de cloreto

(4)

3.5 Corpos hídricos

Permitir a determinação da espessura de lodo e sedimentos, com graduação representativa e análise de classificação do solo.

4 OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

4.1 Comprovar capacitação técnico-profissional por meio de responsabilidade técnica, relativos à execução de serviços de características equivalentes ao objeto desta licitação, em nome de Profissionais legalmente habilitados e registrados no CREA, profissionais estes ligados à licitante por vínculo empregatício ou por consultoria. Os atestados fornecidos por pessoa jurídica de direito público ou privado deverão estar devidamente registrados no CREA. A comprovação técnico-profissional deverá ser feita através da apresentação de Certidão de Acervo Técnico – CAT emitida pelo CREA.

4.2 Executar os serviços observando as Normas Técnicas aplicáveis da ABNT e demais informações contidas neste documento.

4.3 Providenciar todas as licenças, o pagamento de taxas e o cumprimento das exigências da Administração Regional, às suas expensas.

4.4 Apresentar as respectivas ARTs – Anotações de Responsabilidade Técnica no CREA/DF referentes à execução dos serviços que compõem o objeto deste documento, sendo o recolhimento das taxas às suas expensas.

4.5 Apresentar programação física da execução dos serviços com nível de detalhamento que revele a sequência executiva planejada para o prazo determinado, inclusive quanto aos testes/ensaios de campo e de laboratório.

4.6 Providenciar a mobilização e desmobilização de seus equipamentos e equipe de campo.

4.7 Zelar para que todos os serviços sejam executados por profissionais comprovadamente qualificados.

4.8 Providenciar abrigo provisório com sanitário, na totalidade da abrangência da execução dos serviços de campo.

4.9 Providenciar o fornecimento e a instalação de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, que se fizerem necessários no decorrer das diversas etapas dos serviços, de acordo com o previsto na NR 06 e na NR18 da Portaria Nº 3214 do Ministério do Trabalho, bem como as demais normatizações de segurança vigentes.

(5)

5

4.10 Responsabilizar-se por todos os danos causados ás instalações existentes, aos bens públicos, a terceiros e a seus bens, durante toda a execução dos serviços.

4.11 Refazer todos os elementos que forem danificados durante a execução dos serviços (pavimentações, instalações, pinturas, etc.), usando materiais e acabamentos idênticos aos existentes no local.

4.12 Responsabilizar-se por todos os danos causados às instalações existentes, aos bens públicos e de terceiros, durante toda a execução da obra.

4.13 Apresentar tantos Relatórios Técnicos quantos forem necessários, para composição do produto final objeto desta contratação, contendo, conforme o caso, desenhos, perfis de terreno, laudos, resultados de ensaios de campo e de laboratório etc.

Os Relatórios deverão ser impressos em papel, assinados por profissionais habilitados e de acordo com as normas técnicas vigentes. Todo Relatório deverá estar situado na abrangência de uma ART Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao CREA.

O Produto final deverá ser apresentado em duas vias impressas e em meio digital.

5 OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

5.1 Emitir a ORDEM DE SERVIÇO, documento hábil que permite o início da execução dos serviços.

5.2 Analisar, aprovar ou rejeitar a programação física e financeira apresentada pela CONTRATADA, para execução dos serviços.

5.3 Analisar, aprovar ou rejeitar cada um dos Relatórios Técnicos apresentados pela CONTRATADA.

5.4 Alocar os recursos financeiros necessários à execução do contrato.

6 PERÍODO DE VIGÊNCIA DO CONTRATO

O período pelo qual vigerá o futuro Contrato será de 90 (noventa) dias, contados a partir da data de sua publicação no DODF – Diário Oficial do Distrito Federal.

7 PRAZO DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

O prazo para a execução dos serviços será de 30 (trinta) dias corridos, contados da data de emissão da ORDEM DE SERVIÇO, pela Diretoria Técnica e de Fiscalização – DITEC, da Contratante.

(6)

8 MODALIDADE DA CONTRATAÇÃO E CRITÉRIO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

8.1 A modalidade da contratação será a de Empreitada por Preço Global. 8.2 O critério para julgamento das propostas será o de menor preço, ou seja,

será determinado vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações e demais disposições do presente Convite e ofertar o menor preço.

9 VALOR ESTIMADO

9.1 O Preço Global Estimado para a execução dos serviços objeto da presente licitação é de R$ 53.818,00 (cinquenta e três mil oitocentos e dezoito reais), conforme demonstrado no Anexo I.

9.2 A Planilha Orçamentária que compõe o Anexo I constitui-se em estimativa de quantidades e custos.

9.3 As quantidades e as composições dos custos dos serviços, para elaboração do orçamento, são de inteira responsabilidade dos LICITANTES, que deverão conferir todos os condicionantes indicados nesse documento, seu anexo e no local de execução.

10 NORMAS DE MEDIÇÃO PARA PAGAMENTO

10.1 Os pagamentos serão realizados em duas parcelas, a saber: 10 % do valor global contratado, decorridos 10 (dez) dias corridos da data de início dos serviços, a título de mobilização de pessoal e equipamentos; e 90% na conclusão dos trabalhos com a entrega do objeto completo desta contratação.

10.2 A Fiscalização da CONTRATANTE analisará as medições dos serviços executados e se manifestará no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da data do seu recebimento. Se a medição apresentada pela CONTRATADA contiver erros ou omissões, será devolvida para correções.

10.3 As Faturas correspondentes às Medições aprovadas pela FISCALIZAÇÃO, devidamente acompanhadas das Certidões Negativas requeridas pela legislação vigente e a seguir relacionadas, serão encaminhadas para pagamento.

- Certidões do INSS e do FGTS.

-Certidão negativa da Dívida Ativa da Secretaria da Fazenda do DF.

(7)

7

11 DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 Os LICITANTES deverão realizar vistoria e levantamento no local, para apresentar juntamente com sua proposta um TERMO DE VISTORIA, não se admitindo da CONTRATADA, posteriormente, alegar desconhecimento das atuais condições e das medidas necessárias à execução da obra.

11.2 As vistorias deverão ser agendadas pelo telefone 3342-1833 e poderão ser realizadas de 2ª à 6ª Feira, das 9h às 11h pela manhã e das 15h às 17h pela tarde, até o último dia útil anterior à data de apresentação das propostas.

11.3 Após efetuarem vistoria aos locais onde serão realizados os serviços, os LICITANTES deverão comunicar, por escrito, à Comissão Permanente de LicitaçãoCPLIC, as divergências que possam comprometer a perfeita compreensão e execução dos serviços propostos. A CONTRATADA assumirá inteira responsabilidade sobre eventuais problemas que poderiam ter sido identificados na fase de inspeção e que não foram antecipadamente informados a CPLIC 11.4 Compete aos LICITANTES realizar meticuloso estudo dos detalhes,

especificações e demais componentes integrantes da documentação fornecida pelo CONTRANTE para a execução dos serviços.

11.5 Quaisquer discrepâncias ou dúvidas com relação às normas técnicas, regulamentos ou posturas e de leis em vigor, verificadas pelos LICITANTES, deverão ser comunicadas por escrito à CPLIC Comissão Permanente de Licitação, de forma a serem sanados os erros ou omissões que possam trazer embaraços ao perfeito desenvolvimento dos trabalhos.

11.6 O pagamento das faturas fica condicionado à apresentação das ARTs Anotações de Responsabilidade Técnica junto ao CREA relativas aos serviços a que se referirem e das Certidões negativas citadas no item 10.3 anterior.

11.7 Os LICITANTES deverão apresentar em suas Propostas Planilhas Orçamentárias detalhadas de custos unitários e totais, para todos os itens de serviços necessários à completa execução do contrato. Para cada item de custo unitário relacionado na Planilha Orçamentária, deverá ser apresentada a respectiva Composição de Custo, com nível de detalhamento que permita sua perfeita demonstração. Deverá ser também apresentada a Composição detalhada demonstrativa do BDI considerado na Proposta.

(8)

11.8 A LICITANTE vencedora da presente licitação assumirá inteira responsabilidade sobre eventuais problemas que poderiam ter sido identificados na fase de vistoria e inspeção e não foram antecipadamente informados a CPLIC - Comissão Permanente de Licitação.

Anexos:

Planilha Orçamentária Estimativa.

Indicativo dos locais de execução das valas de testes e dos furos de sondagem.

Terracap

Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal DITEC – Diretoria Técnica e de fiscalização

WILSON CARLOS NEVES CHAGAS

Engº Civil - NUINF/GEREN/DITEC

CARLOS AUGUSTO RIBEIRO SILVA

Eng° Civil – Chefe do NUINF/GEREN/DITEC Respondendo

Aprovo:

JORGE GUILHERME FRANCISCONI

Referências

Documentos relacionados

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

Correspondem aos volumes medidos (uso administrativo da companhia, fornecimento a caminhões pipa) e volumes não medidos (combate a incêndios, lavagem de vias

A tabela 25 apresenta os resultados brutos desta avaliação em relação à característica busca e a tabela 26 exibe o resultado ponderado para esta característica.. A tabela 27

Tendo em vista os aspectos relacionados aos impactos ambientais provocados pela mineração de ferro e quartzito, este trabalho propõe desenvolver materiais compósitos

A CBV, em conformidade com as exigências impostas pela Receita Federal em sua Instrução Normativa “IN RFB 971/2009”, realizará, nas notas fiscais de prestação de

A CBV, em conformidade com as exigências impostas pela Receita Federal em sua Instrução Normativa “IN RFB 971/2009”, realizará, nas notas fiscais de prestação de