• Nenhum resultado encontrado

Influência da ingestão prévia de carboidratos com alto e baixo índice glicêmico sobre o potencial aeróbico de corredores de rua

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Influência da ingestão prévia de carboidratos com alto e baixo índice glicêmico sobre o potencial aeróbico de corredores de rua"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA WENCESLAU FERNANDES DAS NEVES JUNIOR

INFLUÊNCIA DA INGESTÃO PRÉVIA DE CARBOIDRATOS COM ALTO E BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO SOBRE O POTENCIAL AERÓBICO DE CORREDORES DE

RUA

Tubarão 2017

(2)

WENCESLAU FERNANDES DAS NEVES JUNIOR

INFLUÊNCIA DA INGESTÃO PRÉVIA DE CARBOIDRATOS COM ALTO E BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO SOBRE O POTENCIAL AERÓBICO DE CORREDORES DE

RUA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de graduação em Nutrição, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito para obtenção do título de bacharel.

Orientador: Prof. Anderson Cargnin de Carvalho, Esp.

Tubarão 2017

(3)

(4)

APRESENTAÇÃO

O projeto intitulado “Influência da ingestão prévia de carboidratos com alto e baixo índice glicêmico sobre o potencial aeróbico de corredores de rua”, submetido e aprovado na disciplina de TCC I do curso de Nutrição, pelo Comitê de Ética desta instituição, sob o Protocolo: 1.795.029 (Anexo A) será apresentado na forma de manuscrito científico, como permite a disciplina de TCC II do curso de Nutrição. Em anexo, constam a Política Editorial do Periódico (Anexo B) e as instruções para submissão de manuscritos da Revista Brasileira de Nutrição Esportiva (Anexo C), além da Carta de Encaminhamento do Orientador (Anexo D).

Atenciosamente, ______________________________________ Wenceslau Fernandes das Neves Junior

______________________________________ Prof. Anderson Cargnin de Carvalho, Esp.

(5)

Aos meus amados pais que, com muita luta, me possibilitaram chegar até aqui.

(6)

AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente, a Deus pelas bênçãos recebidas.

Aos meus pais, Wenceslau e Maria Luisa, que me ensinaram os mais valorosos saberes. Obrigado por todo incentivo e amor. Sem vocês nada disso seria possível.

Aos meus irmãos, Paula e Jean, pelo apoio incondicional.

À minha namorada, Bruna, por todo seu companheirismo, e por me amparar nos momentos mais difíceis.

À minha avó, Tina, (in memoriam) por todo carinho e amor.

Aos meus amigos, que estavam na torcida e aguardando, tanto quanto eu, esse dia chegar.

Ao meu professor, orientador e grande amigo, Anderson, por acreditar em meu potencial. Obrigado pela atenção, incentivo, colaboração e por assumir esse compromisso comigo. Você contribuiu de forma decisiva para este estudo. Minha eterna gratidão.

A todos os professores do curso de Nutrição que, através de seus ensinamentos, possibilitaram-me desenvolver o senso crítico acerca do que realmente é “alimentar-se”.

A cada participante desta pesquisa, pela concessão de seu tempo. Sem vocês esta pesquisa não seria possível.

Por fim, a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização deste trabalho.

(7)

“Se falta de tempo realmente fosse desculpa para não realizar seus projetos, somente os desocupados teriam sucesso. ”

(8)

LISTA DE SIGLAS

CEP – Comitê de Ética em Pesquisa CNS – Conselho Nacional de Saúde DC – Densidade Corporal

DP – Desvio Padrão IG – Índice Glicêmico

IMC – Índice de Massa Corporal M – Média

OMS – Organização Mundial da Saúde

TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina

(9)

LISTA DE SÍMBOLOS cm centímetro dl decilitro g grama h hora kg quilograma km quilometro m metro mg miligrama min minuto ml mililitro % porcentagem ® registrado

™ trade mark (marca registrada) ± mais ou menos

> maior < menor

(10)

SUMÁRIO

MANUSCRITO CIENTÍFICO – Influência da ingestão prévia de carboidratos com alto e baixo índice glicêmicos sobre o potencial aeróbico de corredores de

rua...10

ANEXOS...36

ANEXO A – Parecer de aprovação do Comitê de Ética...37

ANEXO B – Política Editorial do Periódico...41

ANEXO C – Normas de submissão para manuscritos...42

(11)

INFLUÊNCIA DA INGESTÃO PRÉVIA DE CARBOIDRATOS COM ALTO E BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO SOBRE O POTENCIAL AERÓBICO DE CORREDORES DE

RUA

Wenceslau Fernandes das Neves Junior1

Anderson Cargnin de Carvalho2

INFLUENCE OF PREVIOUS INTAKE OF CARBOHYDRATES WITH HIGH AND LOW GLYCEMIC INDEX ON THE AEROBIC POTENTIAL OF STREET RUNNERS

Wenceslau Fernandes das Neves Junior1

(12)

RESUMO

Os carboidratos são moléculas cuja função primordial é fornecer energia. Dentre os formatos nos quais eles são apresentados, aqueles classificados como pó para o preparo de bebidas estão entre os mais vendidos. Tendo em vista que suplementos à base de carboidratos vem sendo largamente utilizados entre os praticantes de corrida, este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da ingestão prévia de maltodextrina e isomaltulose sobre a glicemia e o potencial aeróbico de corredores de rua. Para este estudo, foram selecionados 12 indivíduos sadios, do sexo masculino, com idade entre 22 e 38 anos (27 ± 4,69), Índice de Massa Corporal (IMC) de 18,30 a 23,86kg/m2 (21,46 ± 1,76) e com percentual de gordura entre 4,1 e 19,6% (8,4 ± 4,28). Os participantes (divididos em dois grupos) ingeriram previamente ao exercício uma solução carboidratada com maltodextrina ou isomaltulose no primeiro dia e placebo no segundo dia. Suas glicemias foram mensuradas em jejum, após a ingestão da bebida e depois do exercício. O teste de esforço utilizado foi o de Luc Léger, o qual consiste em um protocolo aeróbico de fácil execução com 21 estágios e dificuldade progressiva. Embora tenham ocorrido alterações diferentes na glicemia para as três bebidas ingeridas, não foram observadas diferenças significativas para os valores médios do VO2máx. Concluiu-se que o consumo de bebidas com diferentes tipos de carboidratos (alto e baixo índice glicêmico), 20 minutos antes de um teste cardiorrespiratório, não é capaz de alterar positivamente o potencial aeróbico de corredores de rua.

(13)

ABSTRACT

Carbohydrates are molecules and the primary function is to provide energy. Among the formats, which are presented, such as the powder for the preparation of drinks are among the bestselling. Considering that carbohydrate supplements have been widely used among riders, this study aimed to evaluate the influence of previous ingestion of maltodextrin and isomaltulose on the blood glucose and aerobic potential of street runners. For this study, 12 healthy male subjects aged 22-38 years (27 ± 4.69), Body Mass Index (BMI) from 18.30 to 23.86 kg/m2 (21.46 ± 1, 76) and with fat percentage

between 4.1 and 19.6% (8.4 ± 4.28). The participants (divided into two groups) previously ingested a carbohydrate solution with maltodextrin or isomaltulose on the first day and placebo on the second day. Their blood glucose levels were measured fasting after drinking and after exercise. The stress test used was that of Luc Léger, which consists of an aerobic protocol of easy execution with 21 stages and progressive difficulty. Although there were different changes in blood glucose for the three drinks ingested, no significant differences were observed for mean values of VO2max. It was

concluded that the consumption of beverages with different types of carbohydrates (high and low glycemic index), 20 minutes before a cardiorespiratory teste, is not able to positively alter the aerobic potential of street runners.

(14)

INTRODUÇÃO

Os carboidratos são moléculas formadas, em geral, por carbono, hidrogênio e oxigênio. Sua estrutura química é apresentada por CnH2nOn, no qual “n” representa a proporção de cada elemento. Sendo sua maioria de origem vegetal, os carboidratos possuem como função primordial o fornecimento energético (Rogatto, 2003).

Segundo Lancha Jr, Campos-Ferraz e Rogeri (2014), os carboidratos são classificados de acordo com o nível de complexidade de suas estruturas. A partir disso, eles foram divididos em quatro grupos com variáveis taxas de digestão e absorção, sendo eles: monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

A velocidade de digestão e absorção dos carboidratos é um parâmetro variável. Sendo assim, fez-se necessário a implementação de um método que avaliasse a velocidade com que a glicemia é aumentada a partir da ingestão de um determinado carboidrato. Esse método ficou conhecido como índice glicêmico (Jenkins e Colaboradores, 1981).

A ingestão de carboidratos deve ser proporcional ao nível de atividade física praticada, uma vez que quanto mais intenso for o exercício, maior será a demanda por glicose para a geração de trifosfato de adenosina (Maughan; Burke, 2004). Dessa forma, atletas necessitam de quantidades maiores de carboidratos ao longo do dia quando comparados a indivíduos menos ativos (Carvalho, 2003).

Os suplementos à base de carboidratos são fundamentais para suprir a elevada demanda nutricional requerida por atletas, sendo utilizados, portanto, como recursos ergogênicos (Kreider, 2010).

(15)

Dentre os formatos nos quais os carboidratos são apresentados ao consumidor, os líquidos são os que apresentam taxa de esvaziamento gástrico mais elevada. Em função disso, aqueles classificados como pó para o preparo de bebidas, como é o caso da maltodextrina e da isomaltulose, estão entre os mais utilizados (Gatti, 2009).

A maltodextrina, obtida através da hidrólise enzimática parcial da fécula de mandioca, é um carboidrato complexo de alto índice glicêmico (Wolf e Colaboradores, 2003). Em contrapartida, a isomaltulose, obtida através da fermentação bacteriana da sacarose, é um dissacarídeo com baixo índice glicêmico (Kawaguti; Sato, 2007).

Tendo em vista a crescente utilização de suplementos à base de carboidratos por atletas e desportistas, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência da ingestão prévia de maltodextrina e isomaltulose sobre a glicemia e o potencial aeróbico de corredores de rua.

(16)

MATERIAIS E MÉTODOS

Delineamento do estudo

Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, experimental e duplo-cego cruzado, realizado no mês de abril de 2017, com amostragem por demanda voluntária de participantes de um grupo de corrida no município de Tubarão/SC.

Participantes

No que diz respeito aos critérios de inclusão, foram selecionados para participar apenas indivíduos adultos do sexo masculino, que praticassem corrida regularmente há pelo menos seis meses, sem doenças crônicas e/ou limitações físicas e que não fizessem uso de esteroides anabolizantes androgênicos, sendo estas identificações autorreferidas. Como critério de exclusão utilizou-se o não preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Foram incluídos no presente estudo 12 indivíduos, com idade entre 22 e 38 anos (27 ± 4,69), Índice de Massa Corporal (IMC) de 18,30 a 23,86kg/m2 (21,46 ± 1,76) e com percentual de gordura entre 4,1 e 19,6% (8,4 ± 4,28). A tabela 1 apresenta a média, o desvio padrão (DP), os valores mínimo e máximo do perfil antropométrico.

Parâmetro Média DP Mínimo Máximo

Idade (anos) 27 4,69 22 38

IMC (kg/m2) 21,46 1,76 18,30 23,86

Gordura corporal (%) 8,4 4,29 4,1 19,6

(17)

Coleta de dados do estudo

O peso foi avaliado em balança eletrônica digital (modelo Glass PRO, marca G-Tech®), com capacidade para 150kg com precisão de 100g. Os participantes posicionaram-se verticalmente sobre o centro da plataforma da balança, vestindo trajes esportivos leves, sem tênis e adereços.

Para a obtenção da estatura, utilizou-se um estadiômetro portátil (modelo Personal Caprice, marca Sanny®) graduado em milímetros e com capacidade de medição de 115 a 210cm. A coleta foi realizada com os indivíduos em posição ortostática, descalços e de pés juntos, em contato com o estadiômetro e sem adereços fixados no cabelo. Os participantes foram posicionados verticalmente, com os braços estendidos ao longo do corpo, ombros relaxados e cabeça reta perpendicular ao corpo. Calcanhares, glúteos, escápulas e dorso da cabeça permanecem em contato com a superfície vertical do instrumento. Para a leitura da medida, realizada no milímetro mais próximo, os envolvidos permanecem em posição firme, enquanto a haste móvel do estadiômetro foi deslocada até a parte superior da cabeça (Lohman e Colaboradores, 1988).

Para avaliar o estado nutricional, procedeu-se ao cálculo do IMC, o qual é determinado pela razão entre o peso (kg) e a altura elevada ao quadrado (m2). Durante a classificação foram utilizados os padrões de referência estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 1997).

A coleta das dobras cutâneas foi conduzida segundo o protocolo de 3 dobras estabelecido por Jackson e Pollock (1978) para homens adultos (tórax, abdômen e coxa). Para tal, utilizou-se um adipômetro científico (modelo Premier, marca Cescorf®), com sensibilidade de 0,1 milímetros e amplitude de leitura de 85 milímetros. A partir das médias antropométricas, calculou-se a densidade corporal dos

(18)

participantes através da fórmula estabelecida por Jackson e Pollock (1978): DC = 1,10938 – 0,0008267 (X) + 0,0000016 (X)2 + 0,0002574 (Y), na qual DC corresponde a Densidade Corporal em g/ml; X é a soma das dobras cutâneas do tórax, abdômen e coxa; e Y a idade em anos. Uma vez encontrada a densidade corporal, foi possível realizar o cálculo do percentual de gordura dos voluntários através da equação sugerida por Siri (1961): % de gordura corporal = [(4,95 ÷ DC) – 4,5] x 100.

Com relação ao procedimento de coleta glicêmica dos corredores, utilizou-se o glicosímetro, as fitas e as lancetas da marca Accu-Chek® linha Active, além de materiais de higienização como luvas descartáveis, álcool e papel toalha. A medição ocorreu em três períodos diferentes: jejum (glicemia 1), vinte minutos após a ingestão da bebida carboidratada ou placebo (glicemia 2) e ao término do teste aeróbico de Luc Léger (glicemia 3).

Controle dos parâmetros dietéticos

Os voluntários foram previamente orientados a manter sua ingestão alimentar habitual. No dia anterior ao teste, as instruções foram para que evitassem o excesso de alimentos fonte de xantinas (café, chá verde, chimarrão, cacau) e qualquer tipo de suplemento que atuasse sobre o sistema nervoso central (cafeína, guaraná em pó), pois estes reduzem a percepção de fadiga, podendo alterar o resultado do teste. Além disso, os participantes receberam a orientação de permanecerem em jejum por 8 horas.

Protocolo de suplementação

Os suplementos utilizados pelos participantes foram a maltodextrina (Solaris®) e a isomaltulose – Palatinose™ (Nutrata®), ambas sem sabor e a uma

(19)

concentração de 6%, frequentemente utilizada em bebidas esportivas (Brouns; Kovacs, 1997). Para que as bebidas ficassem idênticas em relação ao odor, sabor e coloração, foram adicionadas à solução 4g de suco solúvel, sem valor energético ou adição de carboidratos, sabor artificial de limão (Clight®).

As bebidas foram uniformemente distribuídas em copos descartáveis de coloração verde, e colocadas sobre uma mesa branca à temperatura ambiente. A quantidade total de líquido ingerido pelos corredores foi de 250ml com 15g de isomaltulose ou maltodextrina.

Protocolo de VO2máx

O teste de esforço utilizado neste estudo foi o teste de Luc Léger. Este protocolo consiste em um teste aeróbico de fácil execução, com 21 estágios e dificuldade progressiva. Através dele é possível avaliar indivíduos com baixa, média e alta capacidade cardiorrespiratória (Duarte, M.; Duarte, C., 2001).

O protocolo aeróbico aconteceu em dois sábados (com espaçamento de uma semana entre eles) e em dois turnos diferentes: o primeiro às oito horas e o segundo às nove horas. O teste foi realizado sobre uma superfície plana em ambiente protegido, a temperatura ambiente, e conduzido por meio de uma gravação padrão, iniciando com uma velocidade de 8 km/h, elevando-se em 0,5 km/h a cada patamar. O participante tinha seu teste interrompido caso o percurso fosse queimado duas vezes consecutivas, por desistência ou ao término do tempo total de vinte e dois minutos.

Através deste teste, é possível obter o VO2máx em ml/kg/min utilizando a equação pré-estabelecida por Léger e Colaboradores (1988) descrita no quadro 1.

(20)

Quadro 1. Equação de predição do VO2máx para indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos.

Legenda:

Y = VO2máx em ml/kg/min.

X = velocidade em km/h no estágio atingido.

Desenho experimental

Os corredores foram divididos aleatoriamente em dois grupos iguais (n=6). No primeiro dia de teste, o grupo 1 ingeriu maltodextrina e o grupo 2 ingeriu a isomaltulose. No segundo dia de teste, que ocorreu uma semana após o primeiro, ambos os grupos ingeriram placebo, realizando o teste, portanto, em jejum. O experimento esquematizado está descrito na figura 1.

Figura 1. Desenho experimental.

(21)

Aspectos éticos

Pensando no compromisso ético, esta pesquisa foi submetida, e aprovada, pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina (CEP – UNISUL), sendo observada a resolução CNS/466/12 do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa. Cada participante recebeu uma cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) que precisou ser lida e assinada.

(22)

RESULTADOS

No primeiro dia de teste, o grupo 1 chegou ao local com uma glicemia mais elevada em relação ao grupo 2, representando uma diferença estatística significante (p≤0,05). Já no segundo dia de teste, não foram encontrados valores significativos para a glicemia de jejum em ambos os grupos (p>0,05). A comparação da glicemia 1 entre os grupos nos dois dias de teste está expressa no gráfico 1.

Gráfico 1. Comparativo da média encontrada para a glicemia 1 (jejum) entre os grupos nos dois

dias de teste.

Média (M) e Desvio Padrão (DP) = 95 ± 5,76 para a glicemia 1 do grupo 1; 73 ± 3,39 para a glicemia 1 do grupo 2.

*p≤0,05 em relação ao grupo 2 no primeiro dia de teste.

Fonte: Dados da pesquisa, 2017.

Em relação à média da glicemia 2, realizada vinte minutos após a ingestão da bebida carboidratada com maltodextrina ou isomaltulose, não foram observadas diferenças significativas. Da mesma forma, não se observou diferença estatística na glicemia 3 dos dois grupos. Os resultados estão expressos no gráfico 2.

(23)

Gráfico 2. Comparativo das médias encontradas para as glicemias 2 e 3 entre os dois grupos

no primeiro dia de teste.

Média (M) e Desvio Padrão (DP) = 88 ± 7,78 para a glicemia 2 do grupo 1; 90 ± 8,93 para a glicemia 2 do grupo 2; 99 ± 4,27 para a glicemia 3 do grupo 1; 112 ± 25,54 para a glicemia 3 do grupo 2.

Fonte: Dados da pesquisa, 2017.

Ao avaliar as alterações glicêmicas no primeiro dia de teste, foram identificadas no grupo 1 diferenças significativas entre glicemia 1 e glicemia 2 (p≤0,05), bem como entre glicemia 2 e glicemia 3 (p≤0,05). Entretanto, não houve significância ao comparar a glicemia 1 com a glicemia 3 (p>0,05). Analisando os mesmos parâmetros para o grupo 2, foram observadas diferenças significativas entre todas as correlações, ou seja, glicemia 1 com glicemia 2 (p≤0,05), glicemia 1 com glicemia 3 (p≤0,05) e glicemia 2 com glicemia 3 (p≤0,05).

Em relação ao segundo dia de teste, não foram identificadas, para o grupo 1, alterações significativas entre glicemia 1 e glicemia 2 (p>0,05), glicemia 1 e glicemia 3 (p>0,05) ou entre glicemia 2 e glicemia 3 (p>0,05). No que diz respeito ao grupo 2, houve diferença significativa entre glicemia 1 e glicemia 2 (p≤0,05) e entre glicemia 1

(24)

e glicemia 3 (p≤0,05). Entretanto, ao comparar a glicemia 2 com a glicemia 3, não foram observadas diferenças significativas (p>0,05).

Ao comparar as médias glicêmicas obtidas pelo grupo 1 nos dois dias de teste, observou-se diferença significativa nos níveis plasmáticos de glicose nos três momentos posteriores à coleta conforme expresso no gráfico 3.

Gráfico 3. Comparativo entre as médias encontradas para as glicemias 1, 2 e 3 do grupo 1 nos dois

dias de teste.

Média (M) e Desvio Padrão (DP) = 95 ± 5,76 para a glicemia 1 do grupo 1 com a ingestão da bebida carboidratada; 53 ± 6,06 para a glicemia 1 do grupo 1 com a ingestão da bebida placebo; 88 ± 7,78 para a glicemia 2 do grupo 1 com a ingestão da bebida carboidratada; 59 ± 5,99 para a glicemia 2 do grupo 1 com a ingestão da bebida placebo; 99 ± 4,27 para a glicemia 3 do grupo 1 com a ingestão da bebida carboidratada; 63 ± 9,15 para a glicemia 3 do grupo 1 com a ingestão da bebida placebo. *p≤0,05 em relação ao jejum nos dois dias de teste.

Fonte: Dados da pesquisa, 2017.

Da mesma forma, o grupo 2 também apresentou diferenças significativas entre suas glicemias nos dois dias de teste conforme demonstrado no gráfico 4.

(25)

Gráfico 4. Comparativo entre as médias encontradas para as glicemias 1, 2 e 3 do grupo 2 nos dois

dias de teste.

Média (M) e Desvio Padrão (DP) = 73 ± 3,39 para a glicemia 1 do grupo 2 com a ingestão da bebida carboidratada; 54 ± 5,17 para a glicemia 1 do grupo 2 com a ingestão da bebida placebo; 90 ± 8,93 para a glicemia 2 do grupo 2 com a ingestão da bebida carboidratada; 64 ± 3,76 para a glicemia 2 do grupo 2 com a ingestão da bebida placebo; 112 ± 25,54 para a glicemia 3 do grupo 2 com a ingestão da bebida carboidratada; 78 ± 23,30 para a glicemia 3 do grupo 2 com a ingestão da bebida placebo. *p≤0,05 em relação ao jejum nos dois dias de teste.

Fonte: Dados da pesquisa, 2017.

Ao comparar o potencial aeróbico dos voluntários que ingeriram a bebida carboidratada com aqueles que ingeriram a água saborizada, não foram observadas diferenças significativas nos valores médios do VO2máx, indicando que a utilização de maltodextrina ou isomaltulose antes de exercícios de curta duração não é capaz de fornecer benefícios adicionais quando comparada ao jejum (gráfico 5).

(26)

Gráfico 5. Comparativo entre as médias do VO2máx obtidas nos dois dias de teste com a ingestão de maltodextrina, isomaltulose e placebo.

Média (M) e Desvio Padrão (DP) = 50,1 ± 7,20 para o VO2máx do grupo 1 com a ingestão da

bebida carboidratada; 52,1 ± 4,93 para o VO2máx do grupo 1 com a ingestão da bebida placebo;

55,1 ± 2,51 para o VO2máx do grupo 2 com a ingestão da bebida carboidratada; 54,6 ± 3,63 para

o VO2máx do grupo 2 com a ingestão da bebida placebo. Fonte: Dados da pesquisa, 2017.

Por fim, ao realizar um comparativo entre as médias do VO2máx dos indivíduos que utilizaram maltodextrina com aqueles que ingeriram isomaltulose, não foram observadas diferenças significativas, indicando que o índice glicêmico não foi capaz de influenciar o desempenho aeróbico dos voluntários (gráfico 6).

(27)

Gráfico 6. Comparativo da média do VO2máx entre os dois grupos no primeiro dia de teste.

Média (M) e Desvio Padrão (DP) = 50,1 ± 7,20 para o VO2máx do grupo 1 com a ingestão de

maltodextrina; 55,1 ± 2,51 para o VO2máx do grupo 2 com a ingestão de isomaltulose. Fonte: Dados da pesquisa, 2017.

(28)

DISCUSSÃO

Ao analisarmos os resultados dos níveis glicêmicos deste estudo, verificamos que, após o consumo da bebida à base de maltodextrina, os níveis glicêmicos sofreram uma ligeira queda até o início do exercício (período este de vinte minutos). Essa queda nos níveis glicêmicos, de acordo com McArdle e Colaboradores (2003), pode ter sido ocasionada por um quadro de hipoglicemia de rebote, ou seja, o consumo de uma solução aquosa composta por um carboidrato de alto índice glicêmico acarretaria no aumento das concentrações de glicose sanguínea entre 5 e 10 minutos após a ingestão do carboidrato. Essa elevação abrupta da glicêmica levaria ao aumento da secreção de insulina pelas células beta pancreáticas que, em função do rápido transporte de glicose para o interior das células via GLUT-2, ocasionaria a queda dos níveis plasmáticos.

Diferentemente do que ocorreu com o grupo 1, que ingeriu maltodextrina, o grupo 2 teve sua glicemia aumentada após a ingestão da isomaltulose momentos antes do exercício (vinte minutos). Essa diferença, segundo Lancha Jr, Campos-Ferraz e Rogeri (2014), pode ser explicada pelo fato de que carboidratos com baixo índice glicêmico, em função de sua estrutura, são digeridos e absorvidos mais lentamente tendo menor impacto sobre a glicemia e a insulinemia. O fornecimento gradual de glicose evita a hiperestimulação das células beta pancreáticas, controlando a secreção de insulina e, consequentemente, evitando quadros hipoglicêmicos.

No segundo dia de testes, a glicemia de ambos os grupos sofreu um ligeiro aumento quando mensurada após a ingestão da bebida placebo momentos antes do exercício (tempo este, também, de vinte minutos) e após o teste aeróbico. Esse aumento na glicemia pode ser explicado pelo fato de que situações de jejum e/ou

(29)

exercício estimulam a secreção de glucagon pelas células alfa do pâncreas, sinalizando vias glicolíticas como a glicogenólise e a gliconeogênese, acarretando na liberação de glicose na corrente sanguínea (Garrett; Kirkendall, 2003). Além disso, no estado de jejum e durante o exercício a glicemia também pode ser aumentada através da contribuição de outros hormônios hiperglicemiantes como as catecolaminas (epinefrina e norepinefrina) e o cortisol (Wilmore; Costill, 2001; Mcardle; Katch, 2003). Na literatura científica foram encontradas divergências com relação ao consumo de diferentes bebidas à base de carboidratos e o aumento da performance. De acordo com Thomas, Brotherhood e Brand (1991), a ingestão de carboidratos com alto índice glicêmico antes do exercício físico influenciaria negativamente o desempenho por elevar rapidamente a glicose na corrente sanguínea com posterior hipoglicemia de rebote ocasionada pela hiperinsulinemia.

Em contrapartida, para Fontan e Amadio (2015) a ingestão de diferentes tipos de carboidratos antes do exercício não afetaria o desempenho, independente do índice glicêmico apresentado pela bebida. Os autores reforçam que o exercício induziria o aumento da adrenalina, reduzindo a liberação de insulina pelo pâncreas, evitando quadros hipoglicêmicos.

Os dados do presente estudo sugerem que o consumo de bebidas carboidratadas, vinte minutos antes do exercício, compostas por maltodextrina e isomaltulose (alto e baixo índice glicêmico, respectivamente) não alteram o desempenho (no tempo e na intensidade executada), quando comparado com a ingestão de bebidas sem carboidrato (placebo/jejum), embora a influência sobre a glicemia seja diferente.

Fielding e Colaboradores (1987) demostraram que o consumo de 75g de glicose ou frutose 30 minutos antes do exercício não foi capaz de gerar diferenças

(30)

entre qualquer um dos ensaios no que diz respeito a absorção de oxigênio, frequência cardíaca ou esforço percebido. Embora a glicemia tenha se elevado drasticamente com a ingestão de glicose, não foram observadas diferenças nos níveis séricos de glicose entre os ensaios aos 15 e 30 minutos de exercício.

Bell (2011) selecionou dez homens treinados que ingeriram 1g/kg de peso de dextrose, amido de milho ou bebida placebo aromatizada artificialmente e livre de açúcares. A bebida foi administrada 45 minutos antes exercício. O teste consistiu em uma corrida a 60% do VO2máx durante 15 minutos. O desempenho não foi significativamente diferente entre os ensaios, embora as concentrações sanguíneas de glicose no início do teste tenham sido aumentadas com a ingestão de dextrose. Foi concluído que a ingestão do amido de milho em vez de dextrose resulta em concentrações mais estáveis de glicose, contudo não oferece benefícios adicionais ao desempenho.

Devido a variabilidade de resultados envolvendo índice glicêmico e performance, Heung-Sang e Colaboradores (2017) realizaram uma meta-análise que teve como objetivo coletar e analisar os dados de inúmeras publicações que fizeram essa comparação. Como critério de inclusão os pesquisadores optaram por sujeitos jovens e saudáveis, refeições consumidas em até 4 horas antes do exercício, refeições com baixo índice glicêmico (<55) e alto índice glicêmico (>70), similaridade na quantidade de energia ingerida e na distribuição de macronutrientes e estudos randomizados ou crossover. A intensidade dos protocolos de exercício variava de 60 a 100% do VO2máx. A partir disso, 727 artigos foram análisados, porém apenas 15 foram incluídos.

Após análise desses estudos os pesquisadores concluíram que o índice glicêmico da refeição ofertada antes do exercício não gerava diferenças significativas

(31)

sobre o desempenho. Todavia, quando os voluntários eram submetidos a protocolos que os levam à exaustão, as refeições de baixo índice glicêmico promoviam aumento da performance quando comparadas às refeições de alto índice glicêmico.

Testes feitos em pista ou campo vêm sendo utilizados com grande frequência para avaliação de grupos em função de sua simplicidade de aplicação, como é o caso do “20 m shuttle-run test” (“teste aeróbico de corrida de vai e vem de 20 m”) conhecido nacionalmente como teste aeróbico de Luc Léger (Léger; Lambert, 1982).

Objetivando verificar a eficiência do teste de Léger sobre o aumento da capacidade física, Nunes (2009) selecionou 20 atletas, do sexo masculino, da seleção sub14 de futebol amador, os quais foram submetidos a duas baterias do protocolo aeróbico, aplicadas com 6 meses de intervalo uma da outra. Na segunda bateria, foi observado um aumento no rendimento de 36% comparado ao primeiro teste. O autor do estudo concluiu que o método intervalado é um grande aliado dos preparadores físicos, uma vez que indica o estado físico em que o atleta se encontra, auxiliando na elaboração de um programa específico de treinamento visando aumento da capacidade cardiorrespiratória.

Duarte, M. e Duarte, C. (2001) aplicaram o teste aeróbico de Luc Léger com 42 adultos jovens, saudáveis e de ambos os sexos, com idade compreendida entre 15-25 anos para o grupo feminino (n=18) e de 21-43 anos para o grupo masculino (n=24). Os participantes foram submetidos a um teste de esforço máximo em esteira rolante, tendo seu VO2máx estimado via AeroSport TEEM 100. Após dez dias os sujeitos realizaram o teste aeróbico de Luc Léger. Os valores para o VO2máx foram semelhantes em ambos os sexos. Os pesquisadores concluíram que o método de vai e vem de 20m é valido para a mensuração do potencial aeróbico.

(32)

O teste de Luc Léger, portanto, caracteriza-se como uma opção menos onerosa por não precisar de equipamentos específicos, profissionais altamente habilitados e laboratórios superequipados, representando uma ótima oportunidade de aplicação prática (Basset; Howley, 2000).

Por essa perspectiva, entende-se que o comparativo do potencial aeróbico dos corredores, com a ingestão da bebida carboidratada ou placebo, obtido através do teste aeróbico de Luc Léger possui respaldo científico, servindo de base para a prescrição de suplementos de carboidratos na prática esportiva.

(33)

CONCLUSÃO

Este estudo demonstrou que o consumo de bebidas com diferentes tipos de carboidratos (alto e baixo índice glicêmico), 20 minutos antes de um teste cardiorrespiratório, não foi capaz de alterar o desempenho dos voluntários. Contudo, foram verificadas alterações na glicemia após o consumo das soluções à base de maltodextrina e isomaltulose no período de adaptação ao exercício. Embora se especule que oscilações glicêmicas durante o exercício possam refletir negativamente sobre o desempenho, esse fato não foi verificado no presente estudo. Sendo assim, pesquisas adicionais envolvendo carboidratos, desempenho e mensuração glicêmica são necessárias para melhor elucidarmos esses achados.

(34)

REFERÊNCIAS

Basset, D. R.; Howley, E. T. Limiting factors for maximum oxygen uptake and determinants of endurance performance. Medicine & Science in Sports & Exercise. 2000;32:70-84.

Bell R. Effect of pre-exercise ingestion of modified amylomaize starch on endurance performance [thesi]. Ames, Iowa: Iowa State University; 2011.

Brouns F.; Kovacs, E. Functional drinks for athletes. Trends in Food Science Technology 8. 1997, 414-421.

Carvalho, T. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Niterói, v. 9, n. 2, p. 43-56, mar./abr. 2003.

Duarte, M. F. S., Duarte, C. R. Validade do teste aeróbio de corrida de vai-e-vem de 20 metros. Revista Brasileira Ciência e Movimento. Brasília: vol. 9, no. 3, p. 07-14. Julho 2001.

Fielding, R. A.; Costill, D. L.; Fink, W. J.; King, D. S.; Kovaleski, J. E.; Kirwan, J. P. Effects of pre-exercise carbohydrate feedings on muscle glycogen use during exercise in well-trained runners. European Journal of Applied Physiology 1987;56:225-59.

Fontan, J. S.; Amadio, M. B. O uso do carboidrato antes da atividade física como recurso ergogênico: revisão sistemática. Revista Brasileira de Medicina do Esporte – Vol. 21, Nº. 2 – Mar/Abr, 2015. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rbme/v21n2/1517-8692-rbme-21-02-00153.pdf>. Acesso em: 4 mar. 2017.

Garret, W. E.; Kirkendall, D. T. A Ciência do Exercício e dos Esportes. Porto Alegre. Artmed. 2003.

Gatti, K. Efeito da forma física de suplementos energéticos no desempenho e na hidratação no futebol [tese]. Minas Gerais, Viçosa: Universidade Federal de Viçosa; 2009.

Heung-Sang, W. S.; Sun, F. H.; Chen, Y. J.; Li, C.; Zhang, Y. J.; Ya-Jun, H. W. Effect of pre-exercise carbohydrate diets with high vs low glycemic index on exercise

performance: a meta-analysis. Nutrition Reviews. Maio 2017 1;75(5):327-338. Jackson, A. S.; Pollock, M. L. Generalized equations for predicting body density of men. Br J Nutr 1978;40:497.

Jenkins, D. J.; Wolever, T. M.; Taylor, R. H.; Barker, H.; Fielden, H.; Baldwin, J. M.; Bowling, A.C.; Newman, H. C.; Jenkins, A. L.; Goff, D.V. Glycemic index of foods: a physiological basis for carbohydrate exchange. American Journal of Clinical Nutrition. v. 34, n. 34, p. 362-366, 1981.

(35)

Kawaguti, H. Y.; Sato, H. H. Produção de isomaltulose, um substituto da sacarose, utilizando glicosiltransferase microbiana. Química Nova, Vol. 31, No. 1, 134-143, 2008.

Kreider, R. B.; Wilborn, C. D.; Taylor, L. Campbell, B.; Almada, A. L.; Collins. R.; Cooke, M.; Earnest, C. P.; Greenwood, M.; Kalman, D. S.; Kerksick, C. M.; Kleiner, S. M.; Leutholtz, B.; Lopez, H.; Lowery, L. M.; Mendel, R.; Smith, A.; Apano, M.; Wildman, R.; Willoughby, D. S.; Ziegenfuss, T. N.; Antonio, J. ISSN exercise and sport nutrition review: research and recommendations. Journal of International Society of Sports Nutrition. 2010;7:7.

Lancha Jr, A. H.; Campos-Ferraz, P. L.; Rogeri, P. S. Suplementação nutricional no esporte. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

Léger, L; Lambert, J. A maximal multistage 20-m shuttle run test to predict VO2 max. European Journal of Applied hysiology, v.49, p.01-12, 1982.

Léger, L. A., Mercier, D.; Gadoury, C.; Lambert, J. The multistage 20-meter shuttle run test for aerobic fitness. Journal of Sports Sciences. 1988, 6: 93 - 101.

Lohman, T.G; Roche, A. F.; Martorell, R. Anthropometric standardization reference manual. Champaign. Human Kinetics.1988.

Maughan, R. J.; Burke, L. M. Nutrição esportiva. ed. 1. Porto Alegre: Artmed, 2004. McArdle, W. D.; Katch, F. I.; Katch, V. L. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 5ª edição. Rio de Janeiro. Koogan. 2003.

Nunes, F. A. Aplicação do teste de Léger para avaliação da capacidade aeróbica em atletas sub14 da Associação Portuguesa de Desportos. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2009. Disponível em:

<http://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/congressos/ccd2009/trabalhos/2494730 5894.pdf> Acesso em: 8 dez. 2016.

Organização Mundial de Saúde - OMS. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Report of a WHO consultation, Geneva, 3-5 Jun 1997.

Rogatto, G.P. Hidratos de carbono: aspectos básicos e aplicados ao exercício físico. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd56/hidrat.htm> Revista Digital - Buenos Aires - Ano 8 - N° 56 - fevereiro de 2003.

Siri, W. E. Body composition from fluids spaces and density: analyses of methods. In: Techniques for measuring body composition, Washington, DC: National Academy of Science and Natural Resource Council, 1961.

Thomas, D. E.; Brotherhood, J. R.; Brand, J. C. Carbohydrate feeding before exercise: effect of glycemic index. International Journal of Sports Medicine. 1991 Apr;12(2):180-6. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1860741>. Acesso em: 7 abr. 2017.

(36)

Wilmore, J. K.; Costill, D. L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 2ª edição. Barueri. Manole. 2001.

Wolf, B.W.; Garleb, K.A.; Choe, Y.S.; Humphrey, P.M.; Maki, K.C. Pullulan is a slowly digested carbohydrate in human. Journal of Nutrition, Philadelphia, v.133, n.4, p.1051-1055, 2003.

(37)
(38)
(39)
(40)
(41)
(42)
(43)
(44)
(45)
(46)

ANEXO D – Carta de encaminhamento do Orientador

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE NUTRIÇÃO

CARTA DE APROVAÇÃO DO TCC PARA APRESENTAÇÃO À BANCA EXAMINADORA Tubarão, ______ de __________________ de ______. Ilma. Sr(a). Prof(a). D.D. Coordenador(a) do TCC Nesta Informo que o TCC “___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ __________________________” desenvolvido pelo acadêmico:

_______________________________________________________________ está apto para submissão à Banca Examinadora.

Atenciosamente,

Referências

Documentos relacionados

Por fim, nas pesquisas de campo procurou-se investigar como se dá a inserção das mulheres no mercado de trabalho na cidade de Guarabira: as características dessa participação

[r]

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Outra surpresa fica por conta do registro sonoro: se num primeiro momento o som da narração do filme sobre pôquer, que se sobrepõe aos outros ruídos da trilha, sugere o ponto de

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos