• Nenhum resultado encontrado

Título do Artigo I ORIENTAÇÕES PARA O ARTIGO CIENTÍFICO. Nome do autor 1 Nome do autor 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Título do Artigo I ORIENTAÇÕES PARA O ARTIGO CIENTÍFICO. Nome do autor 1 Nome do autor 2"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

I – ORIENTAÇÕES PARA O ARTIGO CIENTÍFICO

Título do Artigo

Nome do autor1 Nome do autor2

Resumo: em português e em inglês, com no máximo 250 palavras cada, em fonte Times New Roman

11, e espaçamento entre linhas simples, acompanhados de 3 a 5 palavras-chave/ keywords para indexação. O resumo/abstract deve conter: contextualização do problema; referencial teórico utilizado; hipótese central; problemaAnálise e/ou discussão.

Palavras-chave: modelo, artigo, Machado Sobrinho.

Abstract: in Portuguese and in English, maximum 250 words, in Times New Roman 11, and single

line spacing, followed 3-5 keywords for indexing. The summary / abstract should contain: contextualization of the problem; theoretical framework; central hypothesis; issue and how the central issue is discussed or answered.

Keywords: model, article, Machado Sobrinho.

1. Introdução

A padronização do formato a ser utilizado nos artigos é essencial para publicação na Revista Eletrônica Machado Sobrinho. Este documento descreve os aspectos da formatação do modelo de artigos, portanto serve como referência.

Utilizando os estilos pré-definidos que constam deste documento, ele facilitará o seu trabalho. Para isso observe as instruções e formate seu artigo de acordo com o padrão definido ou copie e cole os textos do original diretamente numa cópia deste documento. Na avaliação do seu artigo esta formatação será de fundamental importância.

A recepção de artigos e demais publicações se dará pelo e-mail:revista@machadosobrinho.com.br .

Na mensagem de envio deve-se dizer à qual seção da revista se destina o texto.

Caso se deseje enviar trabalhos impressos, eles devem ser encaminhados em envelope contendo:

 Duas cópias impressas em papel A4 (210 x 297 mm);  Uma cópia em CD;

Uma folha com os seguintes dados de identificação: seção para a qual envia o trabalho (artigos, resenhas, sínteses etc.), título do texto, nome completo do (s) autor (es), instituição a que pertence, titulação, endereço residencial, telefone e endereço eletrônico;

Endereço para envio:

Faculdade Machado Sobrinho / (A/C da Prof.ª. Judilma Silva) / Rua Pedro Celeste, s/n. / Bairro: Cruzeiro do Sul / CEP 36030-140 / Juiz de Fora – MG;

1Filiação Institucional ou Titulação do Autor, e-mail e outros dados relevantes. 2

(2)

2. Formatação a ser utilizada

2.1 Considerações gerais

O artigo deve conter entre 10 (dez) e 20 (vinte) páginas incluindo as referências, e o arquivo correspondente deverá ter tamanho máximo de 2MB utilizando o editor de texto MS Word 2003 ou superior (formato DOC ou DOCX).

Deve-se utilizar fonte Times New Roman 12papel A4, margens superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm, espaçamento entre linhas de 1,5 e justificado. Solicitamos muita atenção com relação a esse aspecto, pois os artigos enviados com formato diferente prejudicam a composição final. O presente arquivo se encontra na formatação exigida.

A tabulação deve ser de 1,25 cm. Qualquer palavra a ser destacada no corpo do texto aparecerá em itálico.

2.2 Detalhes da formatação

A formatação do artigo deverá ser feita de acordo com os tópicos descritos a seguir: 1. Título: Assim como neste modelo, o título deve conter um espaçamento no parágrafo de 6

(seis) pontos acima e 6 (seis) pontos abaixo, em posição centralizada, com fonte Times New Roman, tamanho 16 (dezesseis), em negrito, com a primeira letra em maiúsculo e as demais letras em minúsculo.

2. Abaixo do título, com espaçamento de 1,5, colocar o nome do (a) autor (a), centralizado, como o título, seguido de nota de rodapé. Na nota de rodapé,que deveficar na primeira página, coloca-se a filiação institucional ou titulação, e-mail e outrosdados relevantes, em fonte Times New Roman 10, justificado e com espaçamento simples.

3. No caso de mais de um autor(a): os nomes devem ser colocados abaixo do primeiro, em ordem de autoria,com espaçamento simples entre as linhas, seguidos das notas de rodapé.

4. Resumo, em português e inglês (abstract), com no máximo 250 palavras cada, emfonte Times 11 e espaçamento simples, acompanhados de 3 a 5 palavras-chave/keyword para indexação.O resumo/abstract deve conter: contextualização do problema; referencial teórico utilizado; hipótese central; problema e como a questão central é discutida ou respondida.

5. O artigo deve ter títulos e subtítulos, levando em conta a seguinte formatação: o Fonte Times New Roman 12 negrito, primeira letra maiúscula.

(3)

6. As notas devem ser notas de rodapé, numeradas em ordem crescente e não devem conter referências bibliográficas ou bibliografia.

2.3 Formatações de figuras e tabelas

Todas as figuras e tabelas devem ter legendas e seguir a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2001). Assim, no caso de figuras (quadros, gráficos, desenhos,...) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, justificadas à esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, as legendas devem ser posicionadas acima delas, devem estar centralizadas e também terem fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez).

Deve ser mantido um espaçamento de 6 (seis) pontos entre o corpo do texto e as Figuras ou Tabelas. Entre as legendas e o corpo do texto também deve haver um espaçamento de 6 (seis) pontos.

Se houver uma fonte bibliográfica, esta deverá ser descrita na seqüência do título da figura, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). No caso de tabelas, as fontes citadas ou notas eventuais aparecem no rodapé após o fio de fechamento, também com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). A Figura 1 e a Tabela 1 a seguir ilustram essas exigências. Deve ser utilizada fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para letras e números nas tabelas.

FIGURA 1 – Valor entregue ao cliente.Fonte: Kotler (2000). Valor da Imagem Custo Psíquico Valor do Pessoal Valor dos Serviços Valor do Produto

Valor total para

o cliente Valor entregue ao cliente Custo de energia Custo de tempo Custo monetário Custo total para o cliente

(4)

TABELA 1 –Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa. Item Quantidade Percentual Teoria social 22 7,9% Método 34 12,3% Método de amostragem 33 11,9% Força 10 3,6%

Fonte: (Adaptado de Mays, 1996 apud Greenhalg, 1997).

3. Citações

Citações diretas de três linhas ou mais deverão ser destacadas do corpo do texto. Esse destaque será feito por meio de recuo de 4cm à esquerda com espaçamento simples e alinhamento justificado. Tipo de letra: Times New Roman com tamanho 11.

Quando se quer dar ênfase a alguma passagem, grifá-la e, ao final, assinalar com a expressão: “grifo do autor”.

Citações diretas com menos de três linhas devem ser feitas dentro do próprio texto, estar entre aspas, deve-se citar ano e página da obra consultada. Podem ser feitas direta ou indiretamente.

Exemplo 1: Segundo Barros (2001, p. 12) “os EUA estão em crise profunda”. Exemplo2: É verdade que “os EUA estão em crise profunda”(BARROS, 2001, p. 12). Obs: dentro do parêntesis, o sobrenome do autor fica em caixa alta.

Citações indiretas (resumos das ideias dos autores) podem ser explícitas ou implícitas. Explícitas: quando é feita a menção direta ao autor ou autores. Exemplo: Segundo Mendonça (2003) ou Segundo Mendonça e Barros (2001). Implícitas: quando a menção aos autores é indireta. Exemplo: O conceito de autoria é questionável (MENDONÇA, 2001). Obs.: Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra depois da data. Ex.: (SANCHIS2001a), (SANCHIS, 2001b). Quando citar entrevistas ou depoimentos feitos durante o trabalho de campo, colocar em nota de rodapé e desta forma: iniciais do entrevistado ou nome fictício, se relevante, tipo de coleta, data, local. Exemplo: A.S., entrevista, 22/05/2008, Juiz de Fora.

(5)

O espaço painel foi criado para ser um espaço livres de produções acadêmicas realizadas pelos alunos da Faculdade. Pode ser feito independente do tema dos artigos. Os textos deverem ser reduzidos de conteúdo informativo e atual, instigando discursões sobre o assunto abordado no mesmo.

Possuir um máximo de 3000 palavras ou 3 laudas (ou seja, 3 paginas). Devem seguir o padrão:

 Título: maiúsculo, negrito, centralizado, fonte Times 12.

 Nome do(a) autor(a), titulação e filiação institucional, e-mail, centralizado, em fonte Times 12 e espaçamento de 1,5. No caso de mais de um autor(a), devem ser separados por espaçamento simples, seguidos da titulação, filiação (instituição onde trabalha ou estuda) e e-mail.

 Texto: Recuo de parágrafo padrão, com ou sem subdivisões internas. As referências bibliográficas devem seguir o padrão do artigo. Obs: Exceção aos padrões: notícias, eventos, convites etc.

II – ORIENTAÇÕES PARA RESENHA

4. Resenhas

As resenhas seguem algumas regras específicas: logo no início da página deve constar a citação completa da obra resenhada, inclusive ISBN (alinhamento justificado, sem recuo,espaço simples); abaixo, com dois espaços 1,5, constar o título escolhido pelo autor da resenha para expressar a ideia central da obra (fonte Times, tamanho 12, centralizado em negrito); abaixo do título com dois espaços 1,5, colocar o nome do autor da resenha (centralizado, letras normais, sem negrito), logo após o nome, o símbolo asterisco, repetido ao fim da primeira página para identificaras credenciais do resenhista; após o nome do autor, com dois espaços 1, 5, iniciar o texto da resenha. Exemplo na Figura 1.

(6)

Figura 1: Modelo da resenha

Fonte: Revista Machado Sobrinho (2013)

5.Referências

As referências bibliográficas devem ser apresentadas no final do texto, com fonte Times New Roman 11, espaçamento entre linhas simples e entre parágrafos de 6pt. Desvio contendo apenas as obras citadas e referidas no artigo, obedecendo a este padrão.

 Livros: sobrenome (em caixa alta), nome do autor. Título principal do livro em negrito ou itálico, edição (somente a partir da segunda, se houver). Local: editora e ano de publicação.

Exemplo: SILVA, R. O crescimento da crise. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

 Livros que fazem coletânea de artigos: sobrenome (caixa alta), nome do autor, título do texto, In sobrenome (caixa alta), nome do organizador (org.), título do livro em negrito, edição (somente apartir da segunda, se houver), local: editor, página inicial-página final, ano.

Exemplo:

SILVEIRA, F. O lugar da antropologia na crise das Ciências Sociais. In: TEIXEIRA, F. (org.).

As Ciências Sociais em crise: o mundo e o Brasil. São Paulo: Cia das Letra s, p. 97-111,

(7)

 Artigo de revistas ou periódicos: sobrenome (em caixa alta), nome do autor, título do artigo entre aspas, título do periódico em negrito, local, número do periódico (mês e ano): página inicial -página final.

Exemplo: ALDEZ, W. “A diversidade da cultura hoje”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, vol.5, nº. 9 (Jan-Jun 006), p. 34-56.

 No caso de artigo de jornal: sobrenome (em caixa alta), nome do autor, título do artigo, título do jornal em negrito, local, caderno, página inicial-página final, data de publicação.

Exemplo: SILVEIRA, E. Embate nas Ciências Sociais. Folha de São Paulo, São Paulo, Caderno Mais! p. 7-1 6, 7/12/20 02.

 Teses ou dissertações: sobrenome (em caixa alta), nome do autor; título da tese emnegrito, local, dissertação (mestrado) ou tese (doutorado), instituição, local, ano de publicação.

Exemplo: SOARIM, G. B. Administração e antropologia: passagens e críticas. Dissertação (mestra do em Antropologia), Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.  Revistas da internet: sobrenome do autor (caixa alta), nome do autor, título do artigo,

nome principal do site em negrito, número (mês), página inicial-página final, data de publicação (se houver). Expressão “Disponível em:” seguida do endereço eletrônico, seguido da expressão “Acesso em:” e data de acesso .

Exemplo: ROSAS, J. C. Taylor: personalidade neurótica e frágil. Revista de Administração

Pública. N. 2, p. 112-120. Disponível em: <http://www.ra p.saopaulo/rv2_2006/p_ribeiro.pdf.

Acesso em: 14 nov. 2008.

 Quando forem feitas referências a congressos, colocar a fonte desde que a mesma se encontre em Anais, CD ou internet.

Referências

Documentos relacionados

Com a intensificação das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, por meio do Pronaf, o município de Doutor Severiano ganhou destaque dentro do programa,

O objetivo deste estudo foi comparar a precisão e a eficiência relativa entre os métodos de amostragem ponto de Bitterlich (PB) e amostragem de área fixa com

Da mesma forma, também não foi por acaso que Gloria Kaiser escolheu colocar em seu romance a importância que teve Leopoldina ao assinar a Independência do Brasil..

No primeiro ano de vigência desta Convenção, em 2017, a MANTENEDORA está obrigada a encaminhar ao Sindicato ou à Federação, trinta dias após a inserção da

Como vamos implementar o acesso restrito por chave e senha teremos que incluir um novo formulário chamado Acesso.vb que irá permitir a inclusão destas informações na base de

O principal objetivo deste trabalho foi determinar o balanço hídrico do solo a partir da combinação do modelo SIMDualKc e índices de vegetação e relacionar a

Eles também têm problemas externos às suas propriedades e necessitam de melhores mecanismos para adquirir insumos e comercializar seus excedentes de forma mais eficiente

Os potenciais riscos de saúde associados às cianobactérias tóxicas só recentemente é que foram descobertos em águas destinadas à produção de água para consumo humano, pelo