• Nenhum resultado encontrado

Índices para catálogo sistemático: Odontologia 900 Relações Médico-Paciente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índices para catálogo sistemático: Odontologia 900 Relações Médico-Paciente"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

©2014 Wander Pereira Direitos desta edição adquiridos pela Paco Editorial. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco de dados ou processo similar, em qualquer forma ou meio, seja eletrônico, de fotocópia, gravação, etc., sem a permissão da editora e/ou autor.

P4141 Pereira, Wander.

A Responsabilidade Civil do Cirurgião-Dentista/Wander Pereira. Jundiaí, Paco Editorial: 2014.

124 p. Inclui bibliografia. ISBN: 978-85-8148-648-2

1. Odontologia 2. Profissional 3. Paciente 4. Direito. I. Pereira, Wander. CDD: 617.6

IMPRESSO NO BRASIL PRINTED IN BRAZIL Foi feito Depósito Legal Índices para catálogo sistemático:

Odontologia 900

Relações Médico-Paciente 610.696

Conselho Editorial

Profa. Dra. Andrea Domingues Prof. Dr. Antonio Cesar Galhardi Profa. Dra. Benedita Cássia Sant’anna Prof. Dr. Carlos Bauer

Profa. Dra. Cristianne Famer Rocha Prof. Dr. Fábio Régio Bento Prof. Dr. José Ricardo Caetano Costa Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes Profa. Dra. Milena Fernandes Oliveira Prof. Dr. Ricardo André Ferreira Martins Prof. Dr. Romualdo Dias

Profa. Dra. Thelma Lessa

Prof. Dr. Victor Hugo Veppo Burgardt

Av. Carlos Salles Block, 658 Ed. Altos do Anhangabaú, 2º Andar, Sala 21

Anhangabaú - Jundiaí-SP - 13208-100 11 4521-6315 | 2449-0740 contato@editorialpaco.com.br

(3)

Aos meus pais, Wanderley e Marisa, aos meus irmãos Wolney e Walney, ao meu filho Lorenzzo e a minha amada Nádia.

(4)
(5)

Agradecimentos

A DEUS, nosso Supremo Arquiteto do Universo, pela opor-tunidade da vida e por possibilitar, no decorrer deste estudo, a realização de um grande sonho, brindando-me com o auxílio dos queridos amigos.

Ao Mestre JESUS, por conduzir minhas ações, iluminando o caminho com Força, Sabedoria e Beleza.

Ao meu amigo e orientador Carlos José Cordeiro, que desde a minha época da graduação no curso de Direito depositou todo apoio e confiança em nosso projeto de pesquisa. Muito obrigado pe-los ensinamentos acadêmicos e de vida que deixaram marcas indelé-veis em minha História, servindo de exemplo de comprometimento, dedicação, atenção, companheirismo e amizade, ensinando o verda-deiro significado da responsabilidade e dedicação ao trabalho.

A meu amor, Nádia Carrer Ruman de Bortoli, pela dedica-ção, pelo amor, pelo carinho, pelo companheirismo e ajuda in-condicional e imprescindível, pelo incentivo constante, pela força essencial para superar os momentos mais difíceis, pela paciência, por acreditar que nossos sonhos podem, devem e vão se tornar realidade, por ser a prova viva do que é o verdadeiro AMOR.

Aos meus pais Wanderley Sebastião Pereira e Marisa Pereira, pelo amor, dedicação e participação essencial em minha forma-ção intelectual e moral.

Aos meus queridos irmãos Walney Pereira e Wolney Pereira, pela torcida e pelos desejos de vitória.

Ao meu filho Lorenzzo, que, com 7 anos de idade, já se en-cantou com o universo dos estudos, da leitura e do conhecimento.

Aos irmãos da Fraternidade Acadêmica Vigilantes da Ordem (FAVO), por compreenderem a necessidade de minha licença nesses últimos seis meses para elaboração desta obra.

(6)
(7)

Eclesiastes, (12:7-8): “E o pó volte à Terra, como o era, e o Espírito volte a Deus, que o deu. Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.” AD

UNIVERSI TERRARUM ORBIS SUMMI ARCHITECTI GLORIAM!

(8)
(9)

Sumário

Prefácio...11

Introdução...13

CAPÍTULO I Subsídios para uma Interpretação da Gênese e do Desenvolvimento Histórico da Odontologia Brasileira e suas Implicações Legais...17

1. Breve Histórico da Odontologia no Brasil...17

2. A Arte de Cuidar dos Dentes...18

3. A Odontologia e o Ensino no Brasil...24

4. O Consumo na Sociedade Contemporânea e as Legislações Brasileiras....40

5. A Odontologia Atual e o Direito Brasileiro...42

CAPÍTULO II O Instituto da Responsabilidade Civil e suas Características...45

1. Breve Histórico da Responsabilidade Civil...45

2. A Responsabilidade Civil na Atualidade...46

3. Responsabilidade Civil Subjetiva ou Objetiva...46

4. Responsabilidade Contratual ou Extracontratual...49

5. A Responsabilidade Civil do Dentista e as Obrigações de “Meio” e de “Resultado”...51

6. A Culpa como Elemento Essencial da Responsabilidade Civil Subjetiva...62

CAPÍTULO III O Cirurgião-Dentista Analisado como Profissional Liberal Prestador de Serviços aos Consumidores...67

1. Princípios Constitucionais e Éticos Relacionados à Odontologia...67

2. Enquadramento do Cirurgião-Dentista como Profissional Liberal...74

3. O Profissional Liberal e a Inversão do Ônus da Prova...76

4. Responsabilidade Civil Subjetiva do Cirurgião-Dentista em Face ao Código de Defesa do Consumidor...83 5. O Dever do Cirurgião-Dentista de Informar o Paciente e de Conseguir o

(10)

seu Consentimento Esclarecido...95

6. Possíveis Danos Provocados pelo Cirurgião-Dentista no Exercício da sua Profissão...99

7. Medidas Preventivas para Evitar Processos Judiciais contra os Dentistas...101

8. Seguro de Responsabilidade Civil...104

Considerações Finais...109

(11)

11

Prefácio

Recebi do autor a difícil missão de escrever o prefácio de sua obra, missão esta que, em contrapartida, me encheu de alegria e satisfação. Dado contentamento se deve ao fato de que pude pre-senciar, de perto, o crescimento de Wander Pereira no mundo jurí-dico, desde a conclusão de seu curso de graduação em Direito até a finalização do seu pós-doutorado em Filosofia e Constituição, sendo que, quando o conheci, na qualidade de meu aluno, já era um exímio profissional da área odontológica, o que contribuiu, de forma essencial, para a qualidade e completude deste estudo.

O presente estudo é dotado de importância ímpar, devido à ausência de estudos específicos sobre o tema. Vale dizer, o estudo da responsabilidade civil dos profissionais da medicina e, no pre-sente caso, dos profissionais da odontologia, carece de dedicação dos estudiosos do Direito, o que implica na instalação de verda-deira insegurança jurídica nas relações travadas entre médicos/ dentistas e pacientes. Assim, ao se dispor a analisar a responsa-bilidade civil do cirurgião-dentista, Wander Pereira se lança em um ambiente ainda pouco explorado pelos juristas, mas dotado de nuances e de especificidades que exigem conhecimentos tanto do âmbito jurídico quanto do âmbito odontológico, o que difere a presente obra de qualquer outra já existente, em razão da du-pla formação acadêmico-científica do seu autor, que lhe permitiu abordar inúmeras situações afetas ao tema em questão.

Portanto, considero que a presente obra constitui-se como sendo um manual de essencial importância para a adequada e se-gura atuação de todos os profissionais odontológicos, na medida em que traduz, de forma clara e objetiva, as situações e os efeitos decorrentes das relações jurídicas travadas entre cirurgião-den-tista e paciente. E tal conclusão decorre, notadamente, do talento científico do autor da presente obra, que conseguiu, de forma exemplar, unir os conhecimentos odontológicos e jurídicos em

(12)

Wander Pereira

12

um trabalho único, enriquecendo, portanto, de uma só vez, as literaturas jurídica e odontológica nacionais.

Uberlândia, 18 de junho de 2014. Carlos José Cordeiro Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pon-tifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor

dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação (mestrado e espe-cialização) em Direito da Universidade Federal de Uberlândia

(UFU). Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG)

(13)

13

Introdução

A sociedade pós-moderna capitalista é caracterizada por um intenso movimento do consumo e, seguindo uma tendên-cia mundial, o consumismo encontrou guarida no ordenamen-to jurídico brasileiro por meio da Constituição Federal de 1988 (CF/88), que consagrou a proteção ao consumidor como direito e dever individual e coletivo, bem como colocou a defesa do con-sumista dentre os princípios da atividade econômica nacional.

Em consonância com os anseios sociais, a Carta Magna, em seu Art. 48 dos Atos das Disposições Constitucionais Provisó-rias, determinou a elaboração do Código de Defesa do Consu-midor (CDC) que se concretizou com o advento da Lei 8.078 de 11 de setembro de 1990.

A partir deste momento, ocorreram inúmeras mudanças no Direito das Relações Sociais, mais especificamente, no Direito das Relações de Consumo à guisa de: trazer a conscientização dos consumidores quanto aos seus direitos, e, por outro lado, estabelecer aos fornecedores de produtos e serviços um cuidado maior ao atender o mercado consumidor.

Neste contexto histórico-político, pode-se observar que a Odontologia no Brasil passa por um momento de transição, vis-to que a competição entre os odontólogos se vis-torna cada vez mais acirrada. Proliferou-se intensamente o número de Faculdades de Odontologia que, a cada ano, formam um excedente de pro-fissionais, na sua maior parte despreparados, não conseguindo atender aos anseios da sociedade.

Atualmente, nota-se que grande parte dos recém-formados se sujeita a trabalhar nas “clínicas odontológicas populares” as quais não oferecem, na maioria das vezes, boas condições para realização do trabalho e, menos ainda, um retorno financeiro satisfatório ao dentista. Desta forma, na tentativa de incremen-tar seu salário, o profissional da saúde procura atender o maior

(14)

Wander Pereira

14

número de pacientes no menor tempo possível, resultando numa relação social superficial e frágil entre os profissionais da saúde bucal e seus pacientes, os quais frequentemente são leigos acerca dos serviços oferecidos, gerando contendas, litígios e ônus ao sis-tema judiciário brasileiro.

A par desta realidade, existe a prestação de serviço odonto-lógico no qual o vínculo da confiança é determinante na escolha do cirurgião pelo paciente. Pode-se afirmar que somente uma parcela ínfima da população pode exigir os cuidados estabeleci-dos pelo protocolo médico-odontológico. O que se tem observa-do é uma massificação na prestação observa-dos serviços de saúde bucal, resultando em serviços mal realizados, causa de danos, sequelas e, quando pouco, a insatisfação com o resultado do atendimento.

Esta obra buscou entender a atuação do dentista em face ao Código de Defesa do Consumidor, trazendo as principais correntes doutrinárias sobre o tema, além de julgados sobre de-terminados aspectos pertinentes à relação social concernente à prestação de serviços odontológicos. Ao final da obra, o leitor ainda poderá contar com “protocolos odontológicos” de mode-lo, para melhor auxiliar a organização do consultório, visando à completa documentação da vida do indivíduo enquanto paciente odontológico, no intuito de cercar de segurança todos os proce-dimentos realizados pelo cirurgião-dentista.

É inegável que é de suma importância social estudar as ques-tões relativas aos institutos do Direito das Relações Sociais, Civil e do Direito do Consumidor. Após um levantamento bibliográ-fico referente ao tema, observou-se que, apesar de os dentistas se-rem frequentemente demandados judicialmente para efetuase-rem reparação de danos experimentados pelos serviços prestados, a reexecução de serviços ou, às vezes, a devolução de quantias pa-gas, são raras as obras que tratam especificamente do assunto. Na maioria das vezes, utiliza-se de livros acerca da responsabi-lidade do médico ou do profissional liberal como, por exemplo, tentando-se aplicar tais teorias de forma análoga ao

(15)

cirurgião-A Responsabilidade Civil do Cirurgião-Dentista

15 -dentista. Ocorre que, ao se basear em categorias profissionais diferentes para tentar resolver casos que envolvem o trabalho de um cirurgião-dentista, ocorrem imprecisões capazes de compro-meter a defesa do profissional da odontologia, impossibilitando que este exerça seu pleno direito de contraditório e ampla defesa perante o judiciário.

Com a edição do Código de Defesa do Consumidor, a classe odontológica se viu diante de inúmeras indagações, ora majo-rando, ora minorando os seus reflexos sobre o relacionamento cirurgião-dentista/paciente.

Esta reflexão trouxe a necessidade de buscar algumas respos-tas para essa problemática atual da relação odontólogos/cliente, pois se acredita que, no passado, não se discutia acerca dos erros ou acertos dos atos dos profissionais da saúde bucal, quer seja pela posição que ocupavam na sociedade, quer seja pela detenção do conhecimento especializado.

Nesta contraposição do passado e do presente, espera-se poder apontar as soluções para a problemática existente no relacionamen-to entre o paciente e o dourelacionamen-tor no âmbirelacionamen-to da saúde bucal brasileira. O objetivo desta obra foi desenvolver uma pesquisa que teve como centro de reflexões a responsabilidade civil do cirurgião--dentista, verificando as relações sociais consumeristas dentista/ paciente, considerando a contribuição da Constituição Federal e, principalmente, do Código de Defesa do Consumidor para controlar a prestação dos serviços odontológicos; procurou-se averiguar a contribuição que os Institutos da Responsabilidade Civil e do Código de Defesa do Consumidor trouxeram para a melhoria das relações sociais no âmbito da saúde bucal brasileira.

A intenção principal desse estudo é elucidar questões refe-rentes à responsabilidade civil do cirurgião-dentista por meio de uma revisão bibliográfica norteada pela análise da relação consu-mista entre os odontólogos e o paciente/cliente.

Assim, o intuito desta obra é prestar uma contribuição inicial para a discussão da responsabilidade civil do cirurgião-dentista,

Referências

Documentos relacionados

As amostras foram oriundas de diferentes pontos da tecnologia de abate previamente coletados e considerados positivos para Salmonella por técnicas microbiológicas:

Atualmente, mais de 2.500 espécies desses organismos são conhecidas, segundo Agrios (1997). — Plantas boas hospedeiras de enxerto–de–passarinho observadas no Recife e em dois

Date TRACK C'try RACE NAME Gp Surf RaceCons Dist.. Cat Fin HORSE Age Sex Wgt byWnr

Neste contexto, faz-se necessário a realização de um estudo aprofundado, a fim de elaborar e caracterizar os aspectos nutricionais e sensoriais do produto em questão,

A respeito desse julgamento inadequado na interpretação geológica do local, deve-se esclarecer que o imprevisto residiu no fato de que essa feição (falha da

Using a multidisciplinary approach, this study investigates the natural history, behavior, and associated bacterial community of five species of fungus-farming ants from

Foi possível percorrer um caminho de leituras e escrita sustentado essencialmente pelo aporte teórico da psicanálise, apontando para questões subjetivas que podem se

12.. 2Com efeito, se todos os homens conhecessem isso, ninguém escolheria por um momento a maldade, sabendo que caminharia para sua condenação eterna pelo fogo, mas