• Nenhum resultado encontrado

Construção e avaliação de um website sobre saúde do idoso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Construção e avaliação de um website sobre saúde do idoso"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Portuguese

ReOnFacema. 2015 Ago-Out; 1(1):9-16.

9

Revista Ciência

&

Saberes

Construction and evaluation of a website on health of elderly

Construção e avaliação de um website sobre saúde do idoso Construcción y evaluación de un website sobre la salud de ancianos

ABSTRACT

Objective: To build a website on Health of the Elderly, to disseminate it to nursing students from a Public University of Piauí and evaluate it with them. Methodology: The study was conducted in September 2011 and had as sample 30 students of the nursing course of this University; for the development and evaluation of the website were used five phases adaptations of building a web-based learning environment and methodology, as research tools, ergonomic evaluation and educational evaluation forms were applied. The research project was submitted for consideration by the Ethics Committee of the Federal University of Piauí and approved in accordance with the General Certificate for Ethics Assessment (CAAE): 0217.0.045.000-11. Results: we obtained positive reviews in all evaluations, highlighting the ergonomic evaluation font size and quality of the text, figures and graphs and educational evaluation consistency and language adapted to the target audience. Conclusion: recognized the use of the website to improve the teaching-learning process.

RESUMO

Objetivo: construir um website sobre Saúde do Idoso, divulgá-lo para alunos de enfermagem de uma Universidade Pública do Piauí e avaliá-lo com eles. Metodologia: O estudo foi realizado em setembro de 2011 e teve como amostra 30 alunos do curso de enfermagem desta Universidade; para criação e avaliação do website foram utilizadas cinco fases adaptadas da metodologia de construção de um ambiente de aprendizagem via web e, como instrumentos de pesquisa, foram aplicados formulários de avaliação ergonômica e avaliação pedagógica. O projeto de pesquisa foi encaminhado para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí e aprovado de acordo com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE): 0217.0.045.000-11. Resultados obteve-se análises positivas em todas as avaliações, destacando na avaliação ergonômica o tamanho da fonte e qualidade do texto, figuras e gráficos e na avaliação pedagógica a coerência e linguagem adaptada ao público alvo. Conclusão: reconheceu-se a utilização do website para melhoria do processo ensino-aprendizagem. RESUMÉN

Objetivos: construir un sitio web sobre salud del adulto mayor, que le dé a los estudiantes de enfermería de una universidad pública de Piauí y evaluarla con ellos. Metodología: El estudio se llevó a cabo en septiembre de 2011 y tuvo como muestra de 30 alumnos del curso de enfermería de esta Universidad; para el desarrollo y la evaluación de la página web se utilizaron cinco fases adaptaciones de la construcción de un ambiente de aprendizaje basado en la web y la metodología, como herramientas de investigación, evaluación ergonómica y formas de evaluación educativa se aplica. El proyecto de investigación fue sometido a la consideración del Comité de Ética de la Universidad Federal de Piauí y aprobado de acuerdo con el Certificado General de Evaluación Ética (CAAE): 0217.0.045.000-11. Resultados: Se obtuvo críticas positivas en todas las evaluaciones, destacando el tamaño de la fuente evaluación ergonómica y la calidad de los textos, figuras y gráficos y consistencia evaluación educativa y lenguaje adaptados al público objetivo. Conclusión: reconocen el uso de la página web para mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje.

ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLE / ORIGINALE

Descriptors Nursing data processing; Internet;

Website; Elderly Health. Descritores Informática em enfermagem; Internet; Website; saúde do idoso. Descriptores Informática de enfermería; Internet; Página web; salud de los ancianos.

Sources of funding: No Conflict of interest: No

Date of first submission: 2014-10-21 Accepted: 2015-01-27

Publishing: 2015-08-30

Corresponding Address Aline Beatriz Rocha Paula

Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, Caxias.

Endereço: Rua Aarão Reis, 1000. Centro. Bairro Centro, CEP: 65600-000.

Telefone: + 55 (86) 98823 1485 E-mail:

alinebeatriz_1995@hotmail.com

Ariana Oliveira Torres de Souza1

Aline Beatriz Rocha Paula2

Francisco Braz Milanez Oliveira3

1Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina – PI. Brasil. Email: ari-torres@hotmail.com;

2Estudante de graduação do oitavo período de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA. Caxias – MA.

Brasil. Email: alinebeatriz_1995@hotmail.com;

3Enfermeiro. Mestre em Enfermagem (UFPI), Docente do Curso de Enfermagem na UFPI e Docente e Coordenador de Pesquisa e

(2)

INTRODUÇÃO

O envelhecimento populacional é, hoje, uma realidade mundial que deve-se a mudança de alguns indicadores de saúde, como a queda nas taxas de mortalidade, fecundidade e aumento da expectativa de vida

(1).

No Brasil, o Censo Demográfico 2010 mostrou que o topo da pirâmide etária está se alargando, entre 2000 e 2010 o percentual de crianças com até 4 anos de idade caiu de 9,64% para 7,17%. Dentre as pessoas idosas, a população com idade igual ou maior que 80 anos, passou de 14 para 17 milhões de pessoas (2).

O maior desafio no cuidado à pessoa idosa é fazer com que elas vivam de forma autônoma e independente mesmo diante das progressivas limitações psicológicas e biológicas que a idade impõe. Para alcançar esse desafio é imperativo que investimentos sejam feitos para educação permanente de profissionais de saúde, acadêmicos, professores, pacientes e familiares em todos os aspectos que envolvem o envelhecimento com o intuito de garantir um estilo de vida mais favorável a pessoa idosa.

A educação é o marco inicial para uma sociedade baseada na informação e no conhecimento. Uma sociedade de informação não é fundamentada somente na criação de tecnologias, mas em saber utilizá-las para bens e serviços, gerar competências individuais, meios de comunicação e, sobretudo formar cidadãos.

Na sociedade de informação, mudanças tecnológicas acontecem rapidamente e as ditas ‘novas tecnologias’ tornam-se ultrapassadas em pouco tempo. O setor de informação cresce diariamente e aumenta a produtividade e competitividade em meio ao mundo de inovações e qualificações dos recursos humanos (3). Mediante isso, a

educação permanente do profissional é essencial para seu destaque no mercado de trabalho, que se apresenta sobre constantes transformações.

O enfermeiro além do conhecimento teórico-prático, precisa se atualizar constantemente por meio de um aprendizado permanente e uma informática de qualidade para aprimorar seu trabalho e as práticas inovadoras em enfermagem (4).

Uma ferramenta facilitadora que impulsionará o enfermeiro para essa atualização é a Internet, que se tornou um dos maiores mecanismos de informação da atualidade. Desde o seu surgimento, vem evoluindo de modo a

transmitir informações em todas as áreas, inclusive educação e saúde, uma vez que contém um grande número de documentos com os mais variados conteúdos que podem ser consultados em qualquer parte do mundo e pelas mais diversas pessoas (5).

No cenário brasileiro, a enfermagem tem utilizado a Internet para fornecer educação em saúde para enfermeiros e graduandos de enfermagem nas temáticas; administração de medicamentos, doença arterial coronariana, pé diabético, escala de pessoal de enfermagem, sala de recuperação pós anestésicos, dentre outras (4-8).

A Internet possibilita a reunião, arquivamento e divulgação de informações, proporcionando a criação de ações educativas em diversas áreas, inclusive na enfermagem. A utilização de websites em ações de cunho educativo é um caminho viável para a melhoria na qualidade de ensino no Brasil e no mundo (9). No entanto, não foram

encontradas publicações referentes à construção e avaliação de website sobre Saúde do Idoso.

Nesse sentido, os objetivos deste estudo são a construção, divulgação e avaliação de um website sobre a Saúde do Idoso por alunos de enfermagem de uma Universidade Pública do Piauí.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa aplicada com análise quantitativa de dados, que consiste na intervenção de problemas específicos, cujo objetivo é obter a sua resolução através de um planejamento sistemático (10).

O estudo foi realizado em uma Universidade Pública do Piauí, no mês de setembro de 2011. Fizeram parte da população do estudo 30 alunos regularmente matriculados na disciplina Saúde do Adulto e do Idoso I no 6° período do curso de enfermagem desta Universidade.

A amostra foi do tipo não-probabilística por conveniência e constituída por aqueles alunos que atenderem aos seguintes critérios de inclusão: concordar em participar da pesquisa, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), estar regularmente matriculado na disciplina Saúde do Adulto e do Idoso I e ter acesso à Internet.

Após apreciação e aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, foram iniciados os seguintes procedimentos para a coleta de dados: convite para participação do aluno na

(3)

Portuguese

ReOnFacema. 2015 Ago-Out; 1(1):9-16.

10

avaliação do website sobre Saúde do Idoso; em caso de aceite, assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); acesso ao website pelo aluno; e, avaliação do website pelo aluno.

Para construção e avaliação do website sobre Saúde do Idoso foram utilizadas cinco fases adaptadas da metodologia de construção de um ambiente de aprendizagem via web. São elas: desenho educacional, modelagem computacional, implementação do ambiente, avaliação ergonômica e avaliação pedagógica (11,12).

O desenho educacional (primeira fase) é a fase que compreende identificação do público alvo, definição dos

objetivos e do conteúdo (11). O público alvo foi alunos do

curso de graduação em enfermagem de uma Universidade pública do Piauí, regularmente matriculados no 6º período na disciplina Saúde do Adulto e do Idoso l. O objetivo geral (desenvolver conhecimento sobre a Saúde do Idoso) e os específicos foram elaborados de acordo com o plano de curso 2011.2 da disciplina, sendo que os específicos, assim como o conteúdo do website sobre Saúde do Idoso foram distribuídos em módulos, como mostra o quadro 1. O conteúdo do website foi construído a partir de referências clássicas (1,13,14).

Quadro 1 - Distribuição da organização dos conteúdos dos módulos do website sobre Saúde do Idoso. Teresina, 2011.

MÓDULOS CONTEÚDOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Módulo Introdutório

Epidemiologia do envelhecimento

1. Compreender a transição demográfica e epidemiológica no Brasil; 2. Identificar as características sociodemográficas e epidemiológicas

da população idosa no Brasil. Módulo 1 Políticas públicas de atenção a

pessoa idosa no Brasil 1. Conhecer as políticas públicas de atenção a pessoa idosa no Brasil. Módulo 2 Teorias do Envelhecimento 1. Identificar as teorias biológicas do envelhecimento;

2. Identificar as teorias psiocossociais do envelhecimento. Módulo 3 Alterações fisiológicas na

pessoa idosa

1. Identificar as alterações do sistema tegumentar; 2. Identificar as alterações do sistema neurológico;

3. Identificar as alterações do sistema músculo esquelético; 4. Identificar as alterações do sistema cardiovascular; 5. Identificar as alterações do sistema respiratório; 6. Identificar as alterações do sistema geniturinário; 7. Identificar as alterações do sistema endócrino; 8. Identificar as alterações do sistema sensorial. Módulo 4 Avaliação multidimensional da

pessoa idosa

1. Conhecer os instrumentos de avaliação de Atividade Básica de Vida Diária (ABVD);

2. Conhecer os instrumentos de avaliação das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD);

3. Conhecer os instrumentos de avaliação de Atividades Avançadas de Vida Diária (AAVD);

4. Conhecer o instrumento de avaliação do Estado Cognitivo. Módulo 5 Sistematização da assistência

de enfermagem a pessoa idosa 1. Aplicar a sistematização da assistência de enfermagem à pessoa idosa: histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação.

A segunda fase refere-se a modelagem computacional do ambiente que foi implementado por meio de uma página World Wide Web (www), com definição da linguagem de programação e tipos de mídias eletrônicas e impressas tais como: hipertexto, texto, som, imagem e animação (11).

Para construção do conteúdo do website sobre Saúde do Idoso foram utilizadas duas mídias; texto e imagens. Para construção do texto foi utilizada a linguagem de programação HyperText Markup Language (HTML).

A terceira fase é a implementação do ambiente propriamente dito com a utilização de algum Ambiente (11).

Para a implementação do website sobre Saúde do Idoso foi

utilizado o navegador Google, uma das ferramentas mais populares de busca no mundo (15).

A quarta fase refere-se a avaliação e adequação da integração das mídias, funcionamento de links, forma de visualização e grau de liberdade na navegação (11). Para a

avaliação ergonômica foi utilizado um instrumento de coleta de dados adaptado (11,16-18).

A quinta fase refere-se a avaliação da adequação dos objetivos e conteúdos propostos ao público alvo (11). Para a

avaliação pedagógica foram utilizados instrumentos de coleta de dados presentes na literatura e adaptados (11,16-18).  Instrumento I: dados de caracterização demográfica do aluno (sexo e idade).

(4)

 Instrumento II: dados relacionados a avaliação ergonômica com 23 questões. Sendo 12 questões relacionadas a navegação, seis a legibilidade, quatro a mídias e uma a impressão. Para cada uma das questões o avaliador deverá selecionar uma resposta considerando a seguinte escala: (1) discordo plenamente, (2) discordo, (3) concordo, (4) concordo plenamente.

 Instrumento III: dados relacionados a avaliação pedagógica. O instrumento tem 19 questões, sendo 17 questões relacionadas a conteúdos e duas a objetivos. Para cada uma das questões o avaliador deverá selecionar uma resposta considerando a seguinte escala: (1) discordo plenamente, (2) discordo, (3) concordo, (4) concordo plenamente.

Os dados obtidos foram codificados para elaboração de um dicionário de dados e transcritos com o processo de dupla digitação, utilizando-se planilhas do aplicativo Microsoft Excel. Uma vez corrigidos os erros, os dados foram exportados e analisados no programa Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 18.0. Estatísticas descritivas foram utilizadas como: frequência, porcentagem, média e

desvio padrão e os resultados apresentados por meio de figuras e tabelas.

O projeto de pesquisa foi encaminhado para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí e aprovado de acordo com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE): 0217.0.045.000-11.

RESULTADOS

 O website sobre Saúde do Idoso

O website Saúde do Idoso está disponível no endereço eletrônico: https://sites.google.com/site/saudeeidoso/ e pode ser acessado e visualizado pelo aluno, desde que esteja conectado à Internet.

Na página inicial do website Saúde do Idoso, clicando sobre a barra lateral o aluno pode navegar por: uma breve descrição dos autores, apresentação, cronograma, módulos introdutório, 1, 2, 3, 4 e 5, distribuição de grupos, roteiros e referências, conforme Figura 1.

(5)

Portuguese

ReOnFacema. 2015 Ago-Out; 1(1):9-16.

10

Em cada módulo foram elaborados objetivos para guiar o processo de ensino e aprendizagem do aluno e, ao clicar sobre esse objetivo o aluno é levado a um roteiro rápido de consulta sobre esse objetivo.

Os módulos apresentam, também, artigos científicos linkados pertinentes ao conteúdo abordado, pelos quais o aluno pode navegar e aumentar seu conhecimento sobre os assuntos abordados.

Para possibilitar a troca de informações entre aluno-aluno, aluno-professor, aluno-grupo, grupo-professor, o website disponibiliza também dois mecanismos de comunicação com feedback: Twitter e Facebook.

 Divulgação do website sobre Saúde do Idoso para os

alunos de enfermagem do 6º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

A divulgação do website sobre Saúde do Idoso realizou-se durante um encontro programado com os alunos matriculados da disciplina Saúde do Adulto e Idoso l para orientação sobre os objetivos a serem alcançados com o website e o convite à participação. Ao final do encontro foi solicitado aos alunos que caso concordassem em participar do estudo assinassem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Após esse encontro o endereço do website Saúde do Idoso foi enviado aos alunos para o e-mail da turma, para que eles pudessem acessar durante o mês de agosto. Ao início do mês de setembro, realizou-se um novo encontro programado com os alunos matriculados da disciplina Saúde do Adulto e Idoso l, e confirmado o acesso de todos os alunos ao website Saúde do Idoso, foi entregue o instrumento para realizar a avaliação.

Avaliação do website sobre Saúde do Idoso pelos

alunos de enfermagem do 6º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Participaram do estudo todos os alunos de enfermagem que cursavam a disciplina Saúde do Adulto e Idoso l (n=30), do 6º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Na Tabela 1 são apresentados os dados de caracterização demográfica relacionados ao sexo e idade.

Tabela 1 - Caracterização demográfica dos alunos. Teresina

/PI- 2011 (n=30) i ii min– maxiii f % Sexo Feminino Masculino Idade (anos) 21,23 (2,93) 19 – 35 20 10 66,7 33,3

Fonte: Pesquisa direta.

De acordo com a tabela 1, a maioria dos alunos 20 (66,7%) era do sexo feminino e a média de idade foi de 21,23 anos (DP=2,93), numa faixa que variou entre 19 a 35 anos.

A avaliação ergonômica refere-se ao funcionamento de links na navegação, forma de visualização, adequação da integração das mídias e possibilidade de impressão. Nas Tabela 2 é são apresentadas as médias finais relacionadas a avaliação ergonômica realizada pelos alunos sobre o website Saúde do Idoso.

Tabela 2 - Distribuição das médias finais em relação a

avaliação ergonômica. Teresina/PI- 2011 (n=30).

Fonte: Pesquisa direta.

Os resultados obtidos na avaliação ergonômica no geral foram satisfatórios, uma vez que todos os itens obtiveram média superior a 3,0. No entanto, é de se destacar que a ergonomia das mídias na opinião dos alunos necessita ser melhorada, pois obteve média 3,25 (a menor média entre os itens).

A avaliação pedagógica refere-se a avaliação da adequação do conteúdo e objetivos propostos ao público alvo. Na Tabela 3 são apresentados os resultados da avaliação pedagógica realizada pelos alunos considerando o conteúdo e os objetivos do website Saúde do Idoso.

Avaliação Ergonômica 1 11 1. Navegação 3,45 0,398 2. Legibilidade 3,53 0,425 3. Mídias 3,25 0,450 4. Impressão 3,46 0,507 13

(6)

Tabela 3 - Distribuição das médias finais em relação a avaliação pedagógica. Teresina/PI- 2011 (n=30).

Avaliação Pedagógica i ii

1. Conteúdo 3,53 0,366 2. Objetivos 3,71 0,448

Fonte: Pesquisa direta.

Os resultados obtidos na avaliação pedagógica no geral foram satisfatórios, uma vez que todos os dois itens obtiveram média superior a 3,0. No entanto, é de se destacar que o conteúdo na opinião dos alunos necessita ser melhorado, pois obteve média 3,53 (menor média entre os itens avaliados).

DISCUSSÃO

A criação do website Saúde do Idoso necessitou de um tempo maior comparado ao processo de avaliação com os alunos de enfermagem. Entretanto, a criação apesar de demorada foi fácil, pois os recursos disponíveis no Google auxiliam a rápida ambientação do webdesigner, ainda que o criador não tenha muita experiência, e possibilitam a prévia visualização da interface que será apresentada ao usuário. Um fator facilitador no desenvolvimento visual é quando o material produzido na área de trabalho do software resulta em imediata visualização, sem a necessidade de simulação em ambiente do navegador (6).

Na avaliação ergonômica, as médias encontradas apontaram concordância dos alunos para os itens referentes a navegação, destacando a liberdade de navegação, facilidade no manuseio e a utilização de um mecanismo de feedback.

Segundo estudo, o design da interface do website deve ser agradável para orientar o aluno e ganhar sua atenção. Com relação à navegação, o aluno deve ser guiado por links devidamente ativos e funcionando para buscar as informações que lhes foram propostas (19). No que diz respeito à

acessibilidade, deve-se garantir facilidade de acesso à web de qualquer computador que esteja conectado à Internet (20).

Houve boa avaliação e aceitação dos alunos em relação ao mecanismo de feedback do website, principalmente no que diz respeito ao Facebook, ferramenta que possibilitou os alunos manterem contato com os autores do website e demais colegas e além disso, adquirir informações sobre a saúde do idoso, expressar suas ideias e opiniões e receber alertas quanto a atualização do website.

Resultado satisfatório também foi observado quanto a legibilidade. Esta é a que cativa a atenção dos alunos quando se utiliza fonte de tamanho e estilo adequado, e boa qualidade do texto e figuras. Além disso, a utilização e integração entre as mídias também são importantes (12). Por

isso, nesse estudo mediante o resultado pouco satisfatório dos alunos em relação a esse item, faz-se necessário aprimorar a utilização das mídias no website.

As cores utilizadas são adequadas e discretas pois, sabe-se que as cores para o fundo de uma tela devem ser claras e não podem causar distração, as fontes devem facilitar a visão e a leitura, enquanto as figuras devem estar relacionadas ao conteúdo (19).

Os textos são breves e objetivos, com a finalidade de guiar o aluno para sua aprendizagem. São formados de tópicos e links que os conectam para outra página subsequente ao tópico, os artigos anexados também dão suporte ao contexto. Pois a quebra do texto em apresentações em páginas separadas melhora a compreensão da informação e facilita a leitura (19).

Na avaliação pedagógica, as médias apresentaram-se satisfatórias e equilibradas em relação a contextualização do conteúdo e sua abordagem, considerando a confiabilidade das informações, que é o ponto mais crítico na avaliação da qualidade de um website de saúde (6). A coerência do

conteúdo com o público-alvo e o plano de curso também receberam destaque.

Dentre os pontos positivos são enfatizados a motivação do aluno quanto ao conteúdo e a competência dos autores para a elaboração do mesmo. Os pontos negativos relacionaram-se a extensão dos parágrafos, esse fato merece destaque e, para tanto, devem-se utilizar linhas de texto curtas ao invés de linhas longas se a intenção da leitura do texto for por tela e não em papel impresso. Isso resulta na liberdade de escolha do aluno, já que o website possibilita também a impressão do conteúdo, de acordo com o resultado positivo obtido da avaliação ergonômica da impressão (19).

A criação do website Saúde do Idoso necessitou de um tempo maior comparado ao processo de avaliação com os alunos de enfermagem. Entretanto, a criação apesar de demorada foi fácil, pois os recursos disponíveis no Google auxiliam a rápida ambientação do webdesigner, ainda que o criador não tenha muita experiência, e possibilitam a prévia visualização da interface que será apresentada ao usuário. Um fator facilitador no desenvolvimento visual é quando o material produzido na área de trabalho do software resulta

(7)

Portuguese

ReOnFacema. 2015 Ago-Out; 1(1):9-16.

10

em imediata visualização, sem a necessidade de simulação em ambiente do navegador (6).

Na avaliação ergonômica, as médias encontradas apontaram concordância dos alunos para os itens referentes a navegação, destacando a liberdade de navegação, facilidade no manuseio e a utilização de um mecanismo de feedback.

Segundo estudo, o design da interface do website deve ser agradável para orientar o aluno e ganhar sua atenção. Com relação à navegação, o aluno deve ser guiado por links devidamente ativos e funcionando para buscar as informações que lhes foram propostas (19). No que diz respeito à

acessibilidade, deve-se garantir facilidade de acesso à web de qualquer computador que esteja conectado à Internet (20).

Houve boa avaliação e aceitação dos alunos em relação ao mecanismo de feedback do website, principalmente no que diz respeito ao Facebook, ferramenta que possibilitou os alunos manterem contato com os autores do website e demais colegas e além disso, adquirir informações sobre a saúde do idoso, expressar suas ideias e opiniões e receber alertas quanto a atualização do website.

Resultado satisfatório também foi observado quanto a legibilidade. Esta é a que cativa a atenção dos alunos quando se utiliza fonte de tamanho e estilo adequado, e boa qualidade do texto e figuras. Além disso, a utilização e integração entre as mídias também são importantes (12). Por

isso, nesse estudo mediante o resultado pouco satisfatório dos alunos em relação a esse item, faz-se necessário aprimorar a utilização das mídias no website.

As cores utilizadas são adequadas e discretas pois, sabe-se que as cores para o fundo de uma tela devem ser claras e não podem causar distração, as fontes devem facilitar a visão e a leitura, enquanto as figuras devem estar relacionadas ao conteúdo (19).

Os textos são breves e objetivos, com a finalidade de guiar o aluno para sua aprendizagem. São formados de tópicos e links que os conectam para outra página subsequente ao tópico, os artigos anexados também dão suporte ao contexto. Pois a quebra do texto em apresentações em páginas separadas melhora a compreensão da informação e facilita a leitura (19).

Na avaliação pedagógica, as médias apresentaram-se satisfatórias e equilibradas em relação a contextualização do conteúdo e sua abordagem, considerando a confiabilidade das informações, que é o ponto mais crítico na avaliação da qualidade de um website de saúde (6). A coerência do

conteúdo com o público-alvo e o plano de curso também receberam destaque.

Dentre os pontos positivos são enfatizados a motivação do aluno quanto ao conteúdo e a competência dos autores para a elaboração do mesmo. Os pontos negativos relacionaram-se a extensão dos parágrafos, esse fato merece destaque e, para tanto, devem-se utilizar linhas de texto curtas ao invés de linhas longas se a intenção da leitura do texto for por tela e não em papel impresso. Isso resulta na liberdade de escolha do aluno, já que o website possibilita também a impressão do conteúdo, de acordo com o resultado positivo obtido da avaliação ergonômica da impressão (19).

CONCLUSÃO

A construção do website exigiu conhecimentos básicos de informática e o tempo gasto foi extenso, porém bastante produtivo e gratificante.

As avaliações, ergonômica e pedagógica realizadas apontam resultados satisfatórios, consolidando o website Saúde do Idoso como ferramenta para melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos de enfermagem, como também compreender melhor o processo de desenvolvimento e de utilização de outras tecnologias educacionais nos cursos de graduação em enfermagem.

O website desenvolvido é um mecanismo inovador nos cursos de graduação em enfermagem. A integração das mídias, comprometimento dos autores e a atualização das informações do website Saúde do Idoso podem proporcionar aprendizado individualizado, tendo em vista a autonomia acadêmica e profissional do aluno, e contribuir para a construção de um aprendizado coletivo.

O fato de existir ainda pouco incentivo no desenvolvimento dessas tecnologias de ensino em Enfermagem revela a necessidade de condução de outros estudos para comparação de resultados e aperfeiçoamento dessas tecnologias.

REFERÊNCIAS

1. Papaléo NM. Tratado de Gerontologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu; 2007.

2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE; 2010.

3. Cassiani SHB, et al. Desenvolvimento de um curso on-line sobre o tema administração de medicamentos. Rev Esc Enf USP, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 44-53; 2003.

4. Alves VLS, et al. Criação de um website para enfermeiros sobre pé diabético. Acta Paul Enf, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 56-61; 2006.

(8)

5. Silva FB, Cassiani SHB, Zem-Mascarenhas SH. A Internet e a Enfermagem: construção de um site sobre administração de medicamentos. Rev Latino-am Enfermagem, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 116-122; 2001.

6. Marques IR, Marin HF. Enfermagem na web: o processo de criação e validação de um website sobre doença arterial coronariana. Rev Latino-am Enfermagem, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 298-307; 2002.

7. Juliani CMCM, Kurcgant P. Tecnologia educacional: avaliação de um website sobre Escala de Pessoal de Enfermagem. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 512-9; 2009.

8. Lins TH, Veríssimo RCSS, Marin HF. Concepção dos enfermeiros sobre o conteúdo do website sala de recuperação pós-anestésica. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 63, n.1; 2010.

9. Nogueira VO, Marin HF, Cunha ICKO. Informações on-line sobre transporte intra-hospitalar de pacientes críticos adultos. Acta Paul Enferm, São Paulo, v.18, n.4, p.390-6; 2005.

10. Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5. ed. Porto Alegre: Artmed; 2004.

11. Andrade AF, et al. Caracterização da modelagem de ambientes de aprendizagem à distância. Anais do Congresso Internacional de Educação à distância; Brasília: 2001.

12. Barbosa SFF, Marin HF. Simulação baseada na web: uma ferramenta para o ensino de enfermagem em terapia intensiva. Rev. Latino-am. Enfermagem, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 7-13; 2009.

13. Roach S. Introdução à Enfermagem Gerontológica. Rio de Janeiro: Guanabara; 2003.

14. Ministério da Saúde (BR). Caderno de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília, n. 19; 2006.

15. Scullard P, Peacock C, Davies P. Googling children’s health: reliability of medical advice on the internet. Arch Dis Child, Nottingham, v. 95, p. 580–582; 2010.

16. Boklaschuk K, Caisse K. Evaluation of educational websites. [internet]. 2001 [cited 2011 May 10]; Available from:

http://www.usask.ca/education/coursework/802papers/ bokcaisse/bokcaisse.htm.

17. Elissavet G, Economides AA. An evaluation instrument for hypermedia courseware. Educational Technology & Society [internet]. 2003 [cited 2011 May 15]; 6(2):31-34.

Available from:

http://www.ifets.info/journals/6_2/4.html.

18. Whitten P, et al. An evaluation of telehealth websites for design, literacy, information and content. Journal of Telemedicine and Telecare, v. 17, n.1, p. 31-35; 2011. 19. Nascimento ACA. Princípios de design na elaboração de

material multimídia para web. Projeto RIVED, Ministério da Educação [internet] 2006 [cited 2011 Nov 10]. Available from:

http://www.rived.mec.gov.br/artigos/multimidia.pdf. 20. Aguiar RV, Cassiani SHB. Development and evaluation of

a virtual learning environment in professional nursing courses. Rev. Latino-am. Enfermagem, São Paulo, v. 15, n. 6, p. 1086-91; 2007.

Referências

Documentos relacionados

linguagem humana há, para Heidegger, um abismo e, pre- cisamente por isso, não pode ter lugar em seu pensamento uma pensamento da voz animal, pois, ao pensar o homem como Dasein

ambiente e na repressão de atitudes conturbadas e turbulentas (normalmente classificadas pela escola de indisciplina). No entanto, as atitudes impositivas da escola

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

(10) A liquidação dos contratos de derivados poderá suscitar perdas adicionais que não são tidas em conta na avaliação realizada na perspetiva da continuidade das

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,