• Nenhum resultado encontrado

Prémio Redes para o Desenvolvimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prémio Redes para o Desenvolvimento"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Prémio Redes para o

Desenvolvimento

Formulário

Designação da ação: Promoção da Educação para a Cidadania Global – ONU17.

(2)

1.1 Informação administrativa:

Localização da ação: Concelho de Palmela, Municípios de Setúbal e Lisboa

Nome do requerente: Fundação COI

Estatuto jurídico: Fundação IPSS

Sede (anexar comprovativo): Avenida Zeca Afonso, 2955-220 Pinhal Novo, Portugal

Data de constituição: 1980

Entidade parceira

Nome: Escola Secundária de Pinhal Novo Estatuto jurídico: Entidade pública Data de constituição: 1987

Relação com o requerente: Parceiro na área da Educação e Formação1*

Entidade parceira

Nome: Escola Básica José Maria dos Santos Estatuto jurídico: Entidade pública

Data de constituição: 1978

Relação com o requerente: Parceiro na área da Educação e Formação *

Entidade parceira

Nome: Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa

Estatuto jurídico: Entidade pública Data de constituição: 1972

Relação com o requerente: Parceiro na área da Educação e Formação *

Contactos para efeitos da presente ação:

Endereço postal: 2955-220 Pinhal Novo Número de telefone: 21 236 2302 / 21 238 7740 Pessoa de contacto para a

presente ação:

Carlos Taleço (Presidente do Conselho de Administração da Fundação COI)

Endereço eletrónico da pessoa de contacto:

ca.presidente@fundacao-coi.pt

Endereço: Av. Zeca Afonso, 2955-220 Pinhal Novo, Portugal Sítio Internet da organização: http://www.fundacao-coi.pt/

(3)

1.2. A AÇÃO

Completar o quadro seguinte, que não deve exceder 4 páginas. Designação da ação:

Promoção da Educação para a Cidadania Global – ONU17.

Localização da ação:

A presente ação irá realizar-se essencialmente em estabelecimentos de ensino da freguesia do Pinhal Novo. Por sua vez, as atividades direcionadas para a sensibilização da população local terão uma abrangência concelhia e regional, pelo que se prevê a persecução de atividades no concelho de Palmela e municípios de Setúbal e Lisboa.

Duração total da ação (meses):

Esta ação terá a duração máxima de 8 meses.

Financiamento solicitado:

Montante: 4,964,96€ Percentagem: 99%

Objetivos da ação: Objetivo(s) geral(is)

O presente consórcio de Organizações da Sociedade Civil, enquanto promotor efetivo de Educação e Cooperação, pretende com esta prestigiada ação:

(1) Promover a criação e implementação de atividades/metodologias de Educação para a Cidadania Global na região de Lisboa e Vale do Tejo.

(2) Promover uma estreita cooperação e criar sinergias entre os Municípios participantes.

Objetivo(s) específico(s)

(1) Realizar sessões de sensibilização e atividades práticas no âmbito dos dezassete novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, junto da comunidade escolar da freguesia do Pinhal Novo.

(2) Realizar sessões de sensibilização sobre os dezassete novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável junto da população local do concelho de Palmela e das cidades de Setúbal e Lisboa.

(3) Elaborar um folheto informativo sobre os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Grupo(s)-alvo2:

(1) A comunidade escolar da freguesia do Pinhal Novo, mais concretamente alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário dos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Básica José Maria dos Santos e Escolha Secundária de Pinhal Novo.

(2) A população local do concelho de Palmela e municípios de Setúbal e Lisboa.

Beneficiários finais3:

(1) A comunidade escolar da freguesia do Pinhal Novo.

2

Por «grupos-alvo» entende-se os grupos/entidades que beneficiarão de forma direta da ação, a nível dos objetivos da ação.

3

Por «beneficiários finais» entende-se os destinatários que beneficiam da ação a longo prazo, quer se trate da população em geral quer de um setor em sentido lato.

(4)

(2) População local concelho de Palmela e municípios de Setúbal e Lisboa.

Resultados esperados:

Com a realização desta ação temos como principais resultados esperados:

(3) Disponibilizar informação e sensibilizar a comunidade escolar e a comunidade para os dezassete novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

(4) Contribuir para tornar as nossas crianças e jovens cidadãos mais conscientes e esclarecidos no que se refere aos assuntos da comunidade nacional e mundial, tornando-os assim indivíduos socialmente mais responsáveis e interventivos;

(5) Contribuir para uma atitude mais consciente por parte da comunidade relativamente às problemáticas da sociedade atual;

(6) Elaboração de um folheto informativo para divulgação dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Metodologia proposta:

Participação dos estabelecimentos de ensino:

Todos os estabelecimentos de ensino parceiros no processo de candidatura a este prémio foram convidados pelo Presidente do Conselho de Administração da Fundação COI, Carlos Taleço. Após a aprovação da presente candidatura as propostas de atividades apresentadas serão formalmente avaliadas e aprovadas em sede de Conselho Pedagógico de cada uma das escolas parceiras.

Seleção das turmas:

Todas as iniciativas realizadas nos estabelecimentos de ensino serão de cariz livre, pelo que qualquer turma do 2º ciclo (5º e 6º ano), 3º ciclo (7º, 8º e 9º) e ensino secundário (10º, 11º e 12º anos) poderá aderir e estar presente.

Duração e conteúdo das sessões de sensibilização:

As sessões de sensibilização serão realizadas através de workshops, de duração aproximada de 90 minutos, que poderão ser levados a cabo, por exemplo, nas áreas curriculares não disciplinares de Educação para a Cidadania/ Oferta Complementar ou no período de qualquer aula (mediante planeamento e informação prévia do professor). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que se enquadram dentro da mesma temática serão agrupados e abordados na mesma sessão. Desta forma, existirá o Módulo “Consciência Ecológica” (6. Água limpa e saneamento, 7. Energia acessível e limpa, 12. Consumo e produção responsáveis, 13. Combate às alterações climatéricas, 14. Vida debaixo de água e 15. Vida sobre a terra), Módulo “Consciência Social” (1. Erradicação da pobreza, 2. Fome zero, 3. Redução das desigualdades, 5. Igualdade de género e 9. Indústria, inovação e infraestrutura) e Módulo “Consciência para a cidadania” (3. Boa saúde e bem-estar, 4. Educação de qualidade, 8. Emprego digno e crescimento económico, 11. Cidades e comunidades sustentáveis, 16. Paz, justiça e instituições fortes e 17. Parcerias em prol das metas).

Escolha dos palestrantes:

Deverão ser convidadas personalidades que exerçam a sua atividade profissional na região de Lisboa e Vale do Tejo. Os palestrantes serão convidados com a antecedência necessária para garantir a qualidade das exposições. Por forma a rentabilizar recursos, uma mesma pessoa poderá ser convidada para abordar mais do que um tema, se assim estiver de acordo.

Atividades práticas:

Com vista a cumprir o objetivo do Prémio Redes para o Desenvolvimento de forma dinâmica e não apenas meramente expositiva, irão ser realizadas atividades de cariz prático pelos alunos para que possam, de uma forma lúdica, tomar conhecimento e refletir sobre os novos ODS. Estas

(5)

atividades desenvolver-se-ão por meio de concursos que culminarão com a produção de um folheto informativo totalmente elaborado pelos alunos dos estabelecimentos de ensino participantes.

Conferências para a comunidade:

Será realizada uma conferência no concelho de Palmela e duas fora do mesmo (Setúbal e Lisboa), por forma a tornar acessível aos cidadãos extra concelho de intervenção a informação divulgada. Nestes eventos serão distribuídos pelos participantes exemplares do folheto informativo. A divulgação destas conferências será feita de forma física (distribuição/ afixação de flyers) e digital (e-mail e facebook). Em cada uma das três conferências tentar-se-á abordar os três módulos temáticos.

Disseminação:

Toda a ação será divulgada nas redes sociais das instituições e por meio do folheto informativo.

Atividades principais:

De acordo com o art.º 3 do Regulamento do presente prémio, o consórcio optou por realizar atividades de Educação para a Cidadania Global e produzir materiais na seguinte área de intervenção: “Educação não formal (ex. workshops, sessões de esclarecimento, entre outros) podendo decorrer em espaços de Educação Formal”.

Assim, iremos realizar as seguintes atividades no âmbito da divulgação dos dezassete novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

(1) “ONU 17: Informa-te”: Workshops temáticos de sensibilização. Realização de workshops nos estabelecimentos de ensino parceiros da freguesia do Pinhal Novo. Esta sensibilização será feita por um profissional (figura mediática ou não) cuja área de intervenção se coadune com a génese do ODS em questão. As áreas temáticas abordadas nos workshops serão: 1) Módulo “Consciência Ecológica”, 2) Módulo “Consciência Social” e 3) Módulo “Consciência para a cidadania”.

(2) “ONU 17: Get Creative”: Concurso escolar de desenho, nos estabelecimentos de ensino parceiros da freguesia do Pinhal Novo. Este concurso consistiria na elaboração de desenhos ilustrativos das temáticas dos dezassete ODS (ex. erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade, igualdade de género, redução das desigualdades) que poderão ser realizados na disciplina de Educação Visual. Os melhores desenhos produzidos seriam expostos nos respetivos estabelecimentos de ensino e posteriormente, se possível, nos locais onde se irão realizar as conferências abertas à comunidade.

(3) “ONU 17: Write it up”: Concurso escolar de escrita, nos estabelecimentos de ensino parceiros da freguesia do Pinhal Novo. Este concurso consistiria na elaboração de textos ilustrativos das temáticas dos dezassete ODS (ex. energia acessível e limpa, água limpa e saneamento, combate às alterações climáticas, vida de baixo de água, vida sobre a terra) que poderão ser realizados na disciplina de Português e/ou Oficinas de Escrita se estas existirem nos estabelecimentos de ensino em questão.

(4) “ONU 17: + Divulgação”: Folheto informativo. Será elaborado, um folheto informativo no qual constem todos os ODS. Em cada um dos dezassete separadores, correspondentes aos ODS, será colocado o desenho vencedor do Concurso escolar de desenho e o texto referente ao tema, também este elaborado por alunos no Concurso escolar de escrita. Este folheto será distribuído nos estabelecimentos de ensino do concelho de Palmela e nas sessões abertas à comunidade.

(5) “ONU 17: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2015”: Conferências abertas à comunidade (Palmela, Setúbal e Lisboa). Serão realizadas três conferências, uma no concelho de Palmela (Biblioteca Municipal de Pinhal Novo ou Biblioteca Municipal de Palmela), uma na

(6)

cidade de Setúbal (Casa da Cultura de Setúbal ou Fórum Municipal Luísa Todi) e, por fim, uma na cidade de Lisboa (ISCTE-IUL).

Produtos (publicações, cartazes, etc…):

Como anteriormente foi referido, será feito um folheto informativo que irá ajudar na divulgação dos dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Indicar elementos específicos de valor acrescentado/Efeitos multiplicadores: a promoção ou a

consolidação de parcerias entre o setor público e o setor privado, a inovação e as boas práticas, ou outras questões transversais (aspetos ambientais, a promoção da igualdade de género e de oportunidades, as necessidades das pessoas com deficiência), replicabilidade, entre outros. Se for concedida a este consórcio de Organizações da Sociedade Civil a oportunidade de pôr em prática as atividades supra mencionadas, ir-se-á proporcionar uma maior aproximação entre a comunidade local e as escolas do seu território educativo.

Consideramos como aspetos inovadores desta ação a possibilidade de participação de figuras mediáticas nas ações de sensibilização, que tornará, decerto, estes workshops mais apelativos para a comunidade escolar; a simplicidade e complementaridade entre as diversas atividades, que devido à sua fácil execução e praticabilidade poderão ser facilmente replicadas noutros municípios (seria interessante efetuar um folheto informativo em diversos concelhos do norte, centro e sul do país, com vista a uma compilação e publicação final); a utilização de materiais reciclados na produção de flyers, desenhos, produções escritas e folheto informativo; a promoção da igualdade de género e de oportunidades que se verifica pelas iniciativas de entrada livre, sem pré-definição de turmas a participarem e acessíveis a todos os anos de escolaridade; a possibilidade de vir a ter, se assim for considerado como necessário nas especificidades da ficha de inscrição, uma tradução simultânea das conferências abertas à comunidade em linguagem gestual, assim como a adequação da mensagem a possíveis alunos com algum tipo de deficiência (auditiva e/ou visual …).

A estrutura organizacional e a equipa proposta para a execução da ação (por função: não é

necessário fornecer nomes de pessoas)

A Fundação COI afetará um técnico licenciado do seu quadro de colaboradores a 25% para esta ação. Este terá como função garantir o bom funcionamento de todo o processo acima descrito, o acompanhamento de todas as iniciativas, assim como o restante trabalho inerente ao sucesso da ação.

Os principais meios propostos para a execução da ação (equipamento, materiais e

fornecimentos a comprar ou a alugar)

Para a execução desta ação serão solicitados alguns meios, que poderão ser consultados de forma mais detalhada no orçamento da ação:

- Aquisição de equipamento informático (um computador e uma impressora para desenvolvimento do projeto e impressão dos folhetos informativos);

(7)

1.3. Cronograma (máximo 1 página)

Atividade Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Preparação das atividades “ONU 17: Informa-te”: Módulo Consciência Ecológica Escola Secundária de Pinhal Novo Escola Básica José Maria dos Santos “ONU 17: Informa-te”: Módulo Consciência Social Escola Secundária de Pinhal Novo Escola Básica José Maria dos Santos “ONU 17: Informa-te”: Módulo Consciência para a cidadania Escola Secundária de Pinhal Novo Escola Básica José Maria dos Santos “ONU 17: Get Creative” “ONU 17: Write it up”: “ONU 17: + Divulgação” “ONU 17: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2015” Palmela Setúbal Lisboa Disseminação

(8)

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www.redesparaodesenvolvimento.org

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os valores encontrados para os coeficientes foram de 0,71 e 0,68 para número de adultos vivos e de ovos, respectivamente, na face adaxial e de 0,56 e 0,64, para essas mesmas

Somado ao alcance virtual, vêm sendo realizados, desde o segundo semestre de 2015, no Colégio da Polícia Militar de Goiás Unidade Carlos Cunha Filho em Rio Verde (CPMG Rio Verde)

de 2 (duas), por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. Agora a CLT passa a contar com 3 espécies de compensação de horas; 1) Banco de horas

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

No 2T18, o segmento apresentou uma pequena redução da receita líquida (desconsiderando receita de longa distância) em relação ao 2T17 e um crescimento de 0,9% na comparação com

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

limitações no uso do sistema de informação; isolamento do Serviço de Atenção Domiciliar em relação aos demais serviços da rede de saúde; limitações da Atenção Básica