• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC (JOR80) 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC (JOR80) 1"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES VISUAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

REGULAMENTO

PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TCC (JOR80)

1

Boa Vista-RR 2014

1Relatório aprovado na reunião ordinária do Colegiado do Curso de Comunicação Social –

(2)

1. DA DEFINIÇÃO

O Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (TCC), enquanto componente curricular obrigatório, é regulado pela Resolução nº 011/2012-CEPE, pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo (Resolução CNE/CES Nº 01/2013), e por este regulamento.

O TCC constitui atividade acadêmica de caráter formativo e de sistematização do conhecimento sobre determinado objeto de estudo relativo à profissão, sendo desenvolvido pelo discente mediante orientação, acompanhamento e avaliação docente. Sua integralização é requisito obrigatório para conclusão do curso de graduação Bacharelado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo na UFRR.

O Trabalho de Conclusão de Curso objetiva estimular os acadêmicos a integralização do conhecimento teórico-prático e deve ser realizado pelo discente do último período cursado (8º semestre), constituindo-se de monografia teórico-crítica ou monografia acompanhada de um trabalho prático.

O TCC se constitui de um trabalho prático de cunho jornalístico resultante de reflexão teórico/crítica sobre temas relacionados à atividade comunicacional, que compreende o planejamento, desenvolvimento, aplicação e avaliação dos processos jornalísticos nas áreas de rádio, TV, jornal impresso, jornalismo digital etc.

De acordo com o Artigo 12 (§2º) da Resolução CNE/CES Nº 01/2013) o TCC deve vir, necessariamente, acompanhado por “relatório, memorial ou monografia de reflexão crítica sobre sua execução, de forma que reúna e consolide a experiência do aluno com os diversos conteúdos estudados durante o curso”.

No Curso de Comunicação Social – Habilitação em de Jornalismo da UFRR, o Trabalho de Conclusão de Curso deverá versar sobre temas e processos jornalísticos desenvolvidos a partir de percepções locais/globais acerca desse campo de conhecimento. Processos estes executados através das mais diversas

(3)

linguagens, dos mais variados suportes técnicos, nas mais diferentes mídias e em conformidade com as linhas de pesquisa desenvolvidas internamente.

Ele deverá ser realizado pelos discentes após o cumprimento efetivo da matriz curricular e a integralização, em sequencia, de duas disciplinas específicas: JOR73 – Projeto Experimental em Jornalismo, com carga horária de 60 (sessenta) horas e JOR80 – TCC com carga horária de 120 (cento e vinte) horas.

As atividades inerentes ao Trabalho de Conclusão de Curso (JOR80), junto com mais oito disciplinas, compõe o Eixo II de formação previsto neste Projeto Pedagógico – o eixo de Fundamentação Teórico-Metodológica.

2. DOS EIXOS DO TCC

As propostas pedagógicas em vigor recomendam , em relação ao Trabalho de Conclusão de Curso, fazer uma articulação entre as concepções gerais, os conteúdos curriculares, as atividades pedagógicas complementares e laboratoriais e o Estágio Curricular Supervisionado, objetivando um criar um padrão de referência para execução dos TCCs.

Dessa forma, são metas do Trabalho de Conclusão de Curso:

a) Aplicar e comprovar na prática os conhecimentos teóricos apreendidos no conjunto de disciplinas do curso ao longo dos anos de formação acadêmica;

b) Capacitar o(a) aluno(a) a realizar um trabalho monográfico, de nível profissional, amparado(a) por um professor-orientador, que tenha repercussão no campo da pesquisa local/regional em Comunicação Social e Jornalismo;

c) Permitir um contato direto do (a) aluno(a) com o campo jornalístico adaptado às novas configurações locais/globais, buscando uma maior aproximação com a sociedade e o interesse público;

(4)

d) Reforçar o uso do conhecimento e das técnicas adquiridas durante o curso, preparando o(a) aluno(a) para a entrada no mercado de trabalho.

3. DA COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES

Em conformidade com a Resolução nº 011/2012-CEPE no seu Art. 2º (§ 2º) o controle, a avaliação e o registro das atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (JOR80), ficará a cargo de uma Comissão, composta por três membros, conforme deliberação do Colegiado do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo. A Comissão de Acompanhamento do TCC (CATCC) será presidida por um docente, pertencente ao quadro efetivo do Curso e exercerá suas atividades ininterruptamente pelo período de 02 (dois) anos.

O presidente desta Comissão será credenciado junto ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) como professor responsável pelo referido componente curricular.

4. DA EXECUÇÃO DO TCC

4.1 A execução de todas as etapas do Trabalho de Conclusão de Curso deverá cumprir o disposto na Resolução 011/2012 do CEPE, que institui as normas regulamentares do TCC dos Cursos de Graduação da UFRR. Esta estrutura curricular define a defesa de monografia final, como requisito parcial e indispensável à expedição do diploma de bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo.

4.2 Os alunos regularmente matriculados na disciplina JOR80 – TCC terão de cumprir as datas estabelecidas pelo Departamento de Controle Acadêmico da Universidade (DERCA), via calendário Universitário, pela Comissão de Acompanhamento do TCC e pela Coordenação do Curso para entrega, qualificação e apresentação oral e escrita do Trabalho de Conclusão de Curso.

(5)

4.3 A Banca de Qualificação, com vistas à futura realização do Trabalho de Conclusão de Curso, deverá ser realizada sempre como atividade de encerramento da disciplina JOR73 – Projeto Experimental em Jornalismo, ofertada no semestre anterior a realização do TCC.

4.4 Na apresentação do Trabalho, na Banca de Qualificação e/ou na Banca Final de Avaliação, o acadêmico terá a disposição 20 (vinte) minutos para expor oralmente o conteúdo do seu Projeto Experimental e/ou TCC e mais dez minutos para responder a arguição de cada um dos examinadores. Por sua vez, cada um dos examinadores irá dispor de outros 15 (quinze) minutos para fazer sua arguição e tecer seus comentários acerca do Trabalho apresentado. As sessões de defesa do TCC serão públicas.

4.5 O não cumprimento das datas estabelecidas pela instituição para qualquer uma das etapas anteriores, bem como, para o depósito da versão final junto a Coordenação do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo implicará na reprovação do aluno.

4.6 Cabe a Comissão de Acompanhamento do TCC estabelecer, a cada semestre, um Calendário para as Pré-Bancas e Bancas Finais, em acordo com as demandas dos acadêmicos. Este Calendário que deverá ser aprovado pelo Colegiado do Curso, respeitando os prazos mínimos de leitura, análise do material e possibilidade de agenda dos membros da banca escalados para avaliação.

4.7 Para elaboração do Projeto Experimental e do Trabalho de Conclusão de Curso, os docentes orientadores, os discentes e as Bancas Examinadoras deverão ter como norteador o “Manual de Normas para Apresentação dos Trabalhos Técnico-Científicos da UFRR”, aprovado através da Resolução nº 009/2011-CEPE. Nos casos omissos os trabalhos devem estar em consonância com as diretrizes

(6)

estabelecidas para os trabalhos acadêmicos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

4.8 A versão final do Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser entregue à Comissão de Acompanhamento do TCC, para posterior encaminhamento à Coordenação do Curso, em formato impresso em capa dura (02 cópias); digital em CD/DVD (02 cópias) e em PENDRIVE (01 cópia), no prazo máximo de 10 (dez) dias após a Banca Final de Avaliação. Este procedimento é pré-requisito para que a nota na disciplina seja lançada no sistema do Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DERCA). O não cumprimento das datas estabelecidas para depósito da versão final implicará na reprovação do aluno. Por conta da atualização permanente dos recursos tecnológicos, a forma exigida para depósito do trabalho final junto aos arquivos do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, poderá ser ajustada mediante decisão do Colegiado do Curso.

5. DO PROFESSOR ORIENTADOR

A Resolução 011/2012-CEPE, dispõe, no seu Art. 7º, que a orientação do TCC será efetuada por professores do quadro efetivo da UFRR. Em caso de necessidade, e com a expressa concordância do orientador e do orientando, poderá ser instituído a figura do co-orientador. No Curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, historicamente, a orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso têm ficado a cargo dos professores integrantes do quadro próprio do Curso.

A Resolução do CEPE também dispõe que o “número máximo de orientações por professor será decidido pelo Conselho do Curso”. No Curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, cada professor efetivo poderá orientar no máximo 03 (três) alunos por semestre. O número de orientandos por semestre, para cada orientador, somente poderá ser ultrapassado caso todos os professores efetivos do Curso já disponham de três orientandos e/ou em casos especiais, com a devida anuência do seu Colegiado.

(7)

São atribuições do orientador:

a) Acompanhar e orientar o discente na escolha do tema do TCC, em conformidade com as aptidões do estudante e de acordo com as linhas de pesquisa propostas pelo Curso;

b) Estabelecer, juntamente com o orientando, a carga horária e o cronograma para execução do TCC, relativa a cada etapa da pesquisa: I – Levantamento bibliográfico/ Leitura do material; II – Pesquisa de campo; III – Análise e interpretação dos dados; e IV – Redação final;

c) Orientar e acompanhar o aluno quanto ao cumprimento dos prazos relacionados à Banca de Qualificação e a Banca final de Avaliação;

d) Produzir memória de execução do TCC, com os resultados dos encontros de orientação e programação para as reuniões seguintes. As súmulas dos encontros entre o orientador e orientando deverão ser entregues mensalmente a Comissão de Acompanhamento do TCC, devidamente assinadas pelo professor e pelo aluno. No final do semestre, uma cópia destas memórias deverá ser encaminhada pela CATCC à Coordenação do Curso.

e) Providenciar o preenchimento e assinatura do Termo de Aceite para Orientação, conforme modelo disponível no Apêndice A. 6. DAS ATRIBUIÇÕES DISCENTES

São atribuições dos acadêmicos regulamente matriculados no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso (JOR80):

a) Seguir o cronograma de orientação elaborado juntamente com o professor-orientador de acordo com a carga horária definida

(8)

para a atividade, considerando a assiduidade e pontualidade como elementos de controle de frequência;

b) Seguir o cronograma proposto no Projeto de Pesquisa com definição de data para cumprimento de cada etapa da pesquisa: I – Levantamento bibliográfico/ Leitura do material; II – Pesquisa de campo; III – Análise e interpretação dos dados; e IV – Redação final;

c) Ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nos encontros de orientação;

d) Encaminhar à Comissão de Acompanhamento do TCC, três (03) cópias completas e encadernadas, conforme o número de membros da Banca Examinadora, da versão de defesa do trabalho – tanto para o caso da Banca de Qualificação quanto para Banca Final de Avaliação;

e) Apresentar-se em data e local estabelecido para apresentação oral e pública do TCC, perante a Banca Examinadora, tanto para o caso da Banca de Qualificação quanto para Banca Final de Avaliação:

f) Entregar à Comissão de Acompanhamento do TCC, para posterior encaminhamento à Coordenação do Curso, a versão definitiva do trabalho – em formato impresso em capa dura (02 cópias); digital em CD/DVD (02 cópias) e em PENDRIVE (01 cópia) – no prazo máximo de 10 (dez) dias, após a Banca Final de Avaliação.

g) Providenciar o preenchimento e assinatura do Termo de Ciência do Orientando, conforme modelo disponível no

(9)

7. DAS BANCAS EXAMINADORAS

A Banca de Qualificação deverá ser realizada sempre como atividade de encerramento da disciplina JOR73 – Projeto Experimental em Jornalismo, ofertada no semestre anterior à realização do TCC, seguindo os mesmos parâmetros estabelecidos para configuração da Banca Final de Avaliação.

A instituição das Pré-bancas para Qualificação tem contribuído com a melhoria da produção de trabalhos acadêmicos, uma vez que as sugestões dos professores membros podem ser previamente conhecidas e analisadas pelo discente e seu orientador. Os membros da Banca de Qualificação devem ser mantidos, se possível, na composição da Banca Final de Avaliação.

A Banca Final de Avaliação do Trabalho de Conclusão do Curso será constituída por três (03) membros titulares e um suplente, indicada pelo professor orientador em acordo com o aluno orientando, devidamente nomeada pela Coordenação do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo. O presidente da Banca Final de Avaliação será o próprio professor orientador do TCC.

O curso, neste aspecto, seguindo a orientação da Resolução CNE/CES Nº 01/2013), abre a possibilidade de participação de jornalistas profissionais (no máximo 01 membro) na composição das respectivas bancas examinadoras. Também possibilita a participação nas bancas de um (01) professor convidado, de Cursos afins da UFRR, caso se julgue necessário.

Os critérios de avaliação das Bancas Examinadoras seguem, ademais, o que determina a Resolução nº 011/12-CEPE que regulamenta a monografia no âmbito da UFRR. A atribuição de notas, de 0 (zero) a 10 (dez) se dará após o encerramento da defesa, obedecendo ao sistema de médias das notas individuais dos examinadores, levando em consideração três aspectos principais: o material apresentado, a exposição oral e as respostas à arguição realizadas pela banca examinadora. O(a) aluno(a), assim,. só será aprovado(a) no Trabalho de Conclusão de Curso se na média, receber nota igual ou superior a 7 (sete).

(10)

A avaliação Final ocorrerá após o encerramento da apresentação oral, defesa do trabalho e arguição. O resultado será registrado em Ata, conforme modelo disponível no Apêndice C, assinada pela Banca Examinadora. As sessões de defesa do TCC serão públicas.

8. DA OBRIGATORIEDADE

No caso do não cumprimento das atividades correspondentes a componente curricular, Trabalho de Conclusão de Curso (JOR80) para o Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, fica o aluno impedido de colar grau.

É facultado ao Colegiado do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo da UFRR o direito de indeferir qualquer pedido de dispensa, aproveitamento e/ou equivalência relacionado à disciplina JOR80 – TCC.

9. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão dirimidos em primeira instância pela Comissão de Acompanhamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (CATCC) e em segunda instância pelo Colegiado do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo. Em grau de recurso as tais questões, poderão ser submetidas ao Conselho do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais e, na sequência, aos demais Conselhos Superiores da Universidade.

(11)

APÊNDICE A

(12)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES VISUAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

TERMO DE ACEITE PARA ORIENTAÇÃO

Eu, _________________________________________________________professor (a) do Curso de Comunicação Social, declaro para os devidos fins que aceito atuar como orientador da monografia do discente ___________________________________________matricula nº _____________ do Curso de Comunicação Social, matriculado na disciplina de JOR80 TCC, no semestre ______________, respeitando a Resolução n° 011/2012-CEPE que trata das Normas da Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Graduação oferecidos pela UFRR, cujo Art. 9º estabelece como obrigações do Professor-Orientador:

I. Acompanhar e orientar o discente na elaboração do TCC.

II. Elaborar, conjuntamente com o orientando, e encaminhar à Coordenação do TCC, o plano de trabalho.

III. Atender periodicamente seus orientandos, em horário previamente fixado.

IV. Acompanhar a frequência de seu orientando nas atividades previstas no seu projeto TCC. V. Definir, juntamente com seu orientando, a composição da banca examinadora do TCC.

VI. Presidir a Banca Examinadora na avaliação final do TCC, assinar, juntamente com os demais membros, a ata da sessão de defesa e enviar o resultado à Coordenação do TCC.

VII. Emitir documento à Coordenação do curso atestando a conclusão do TCC, com a versão final do Trabalho.

VIII. Cumprir e fazer cumprir O Regulamento para o Trabalho de Conclusão de Curso. ___________________________________________ Orientador (a) ORIENTADOR: Celular __________________________ E-mail: __________________________ ORIENTANDO: Celular: __________________________ E-mail: __________________________

(13)

APÊNDICE B

(14)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES VISUAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

TERMO DE CIÊNCIA DO ORIENTANDO

Eu, _________________________________________________________aluno (a) do Curso de Comunicação Social, matricula nº _____________ matriculado na disciplina de JOR80 – TCC, no semestre ______________, declaro para os devidos fins que estou ciente da Resolução n° 011/2012-CEPE que trata das Normas da Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Graduação oferecidos pela UFRR, cujo Art. 6º estabelece que competem os seguintes deveres:

I. Seguir o cronograma de orientação elaborado pelo Professor-Orientador de acordo com carga horária definida, considerando a assiduidade e pontualidade como elementos de controle de frequência.

II. Ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nos encontros de orientação. III. Cumprir o Plano de Trabalho elaborado em conjunto com o Orientador.

IV. Encaminhar as cópias completas da versão de defesa do trabalho ao Coordenador de TCC, conforme o número de membros da Banca Examinadora.

V. Apresentar-se em data e local estabelecido para apresentação oral e pública do TCC, perante a Banca Examinadora.

VI. Realizar as eventuais correções no TCC sugeridas pela Banca examinadora e acatadas pelo Professor Orientador.

VII. Entregar à Coordenação do TCC, com encaminhamento do Professor Orientador, a versão final em meio digital e, se for o caso, em cópia impressa, do trabalho, de acordo com regulamentação do Conselho de curso.

VIII. Entregar à Coordenação do Curso, com encaminhamento da Coordenação do TCC, a versão final em meio digital e, se for o caso, em cópia impressa, do trabalho no prazo máximo de 10 (dez) dias após a realização da Banca Final de Avaliação, sob pena de não recebimento do diploma.

________________________________________ Aluno(a) : Boa Vista, ______/________/_______ Celular: __________________________ E-mail: __________________________

(15)

APÊNDICE C

(16)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES VISUAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

Aos______________ dias do mês de __________de 20____às _____horas, na sala______________, nas dependências da Universidade Federal de Roraima, teve início a apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão do Curso do (a) aluno (a) _______________________________________________________________________________________________ intitulada____________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________. Como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo. O referido TCC teve como Orientador (a) e Presidente da Banca Examinadora, o(a) Professor(a)______________________________________________, e como membro o(a)______________________________________________________________________, e o Professor(a) ___________________________________________________________________________. Após a apresentação do(a) aluno(a), a Banca se reuniu, atribuindo as seguintes Notas:

Professor(a) ___________________________________________________,atribuiu Nota____________, Professor(a)____________________________________________________,atribuiu Nota___________, Professor(a)____________________________________________________,atribuiu Nota___________. O resultado na média aritmética é ______________. Nada mais havendo a tratar, eu ______________________________________________________, Presidente da Banca Examinadora lavrei a presente Ata que, após lida e aprovada será assinada por mim e pelos demais membros da Banca.

Presidente:____________________________________________________

Membro:_______________________________________________________

Membro:_____________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Versão definitiva da monografia - a versão final da monografia deverá ser entregue ao coordenador do curso com a assinatura de todos os membros da banca examinadora em

A substituição de que trata este artigo poderá se dar até, no máximo, 3 (três) meses antes da data marcada para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, em sua

18º A monografia, na disciplina TCC I e a respectiva apresentação oral do aluno serão avaliadas por uma banca examinadora composta por três docentes: o

Não se pode esquecer de que as notas devem estar na mesma página do texto, caso contrário, é necessário fazer a citação completa, mesmo que a obra/autor continue

2º O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é realizado por acadêmicos devidamente matriculados na disciplina em questão (salvo em casos excepcionais poderá ser realizado em dupla ou

§ 3.o - Os TCC deverão ser elaborados de acordo com as Diretrizes do Manual para Elaboração de TCC (disponível em https://www.fmit.edu.br/paginas/tcc ), em formato de artigo

O professor deve apresentar sugestões de temas dos quais tenha conhecimento prévio, interesse pessoal, científico ou profissional; deve aceitar a sugestão do

que tratam do calendário acadêmico vigente, que será apresentado ao colegiado do Curso para aprovação. Os estudantes matriculados na disciplina ENGF010 – TCC Trabalho de