• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 4, DE 8 DE JANEIRO DE 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 4, DE 8 DE JANEIRO DE 2014"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

EDITAL Nº 4, DE 8 DE JANEIRO DE 2014

PROCESSO SELETIVO EAD 2014/1

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, no uso de suas atribuições legais, torna público, por meio deste edital, que no período de 13 a 31 de janeiro de 2014, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo EAD para os Cursos Técnicos Presenciais Virtuais, na Modalidade Subsequente ao Ensino Médio em Técnico em Finanças e Técnico em Informática para Internet, com ingresso no primeiro semestre de 2014.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O Processo Seletivo EAD será regido por este Edital e sua realização está a cargo da Comissão nomeada pelo Reitor por meio da Portaria n.º 1312/GR/IFRO/2013, de 19 de dezembro de 2013. A esta Comissão cabe a responsabilidade de coordenar o Processo Seletivo e de divulgar as informações necessárias à realização do certame.

1.2. Os Cursos Técnicos, públicos e gratuitos, objeto do Processo Seletivo EAD 2014/1, serão realizados no Sistema Presencial Virtual, devendo o candidato ter disponibilidade de uma noite por semana para a aula presencial, além de disponibilidade de tempo para acompanhamento e realização de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. Para maiores informações e detalhamento sobre os cursos, o candidato poderá acessar o Manual do Candidato no site do IFRO <www.ifro.edu.br>.

1.3. Para ingressar nos Cursos Técnicos Presenciais Virtuais – Modalidade Subsequente ao Ensino Médio, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio e ter a documentação comprobatória até o período de inscrição.

1.4. Será aceita como documentação comprobatória a que se refere o item 1.3 um dos itens a seguir: a) Histórico Escolar do Ensino Médio;

b) Certificado de Conclusão de Ensino Médio com base nos resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, acompanhado do boletim de desempenho no ENEM, caso a pontuação não conste no verso do certificado;

c) Certificado de Conclusão via ENCEEJA, acompanhado de histórico escolar;

d) Certificado de Conclusão via provão ou casos análogos, acompanhado de histórico escolar.

1.5. O Processo Seletivo EAD 2014/1 será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho em disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do ensino médio, conforme detalhado no item 4 deste Edital.

1.6. O candidato que efetivar mais de uma inscrição concorrerá SOMENTE com a última inscrição realizada.

1.7. Não será cobrada Taxa de Inscrição para participar do Processo Seletivo EAD 2014/1.

1.8. O cronograma do Processo Seletivo EAD 2014/1 está disposto no Anexo I deste Edital.

1.9. Este edital é público, amplamente divulgado e sua leitura na íntegra, bem como do Manual do Candidato, é

requisito para inscrição no certame. Portanto, o candidato inscrito não poderá alegar desconhecimento das informações nele constantes.

(2)

2. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

2.1 Serão ofertadas, por meio deste Processo Seletivo, um total de 2.360 vagas distribuídas em 24 polos.

2.2 A distribuição das vagas para os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, na modalidade presencial virtual, cumpre o estabelecido na Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio (ações afirmativas/cotas sociais), regulamentada pelo Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012 e pela Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012.

2.2.1 Em conformidade com a legislação acima citada, 50% das vagas ofertadas por curso/turma neste certame serão destinadas a estudantes oriundos da rede pública e serão distribuídas observando-se as seguintes condições:

a) 50% (cinquenta por cento) das vagas serão reservadas aos estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa (AF1) e os outros 50% (cinquenta por cento) serão reservados aos estudantes com renda familiar superior a um salário mínimo e meio por pessoa (AF2); b) A cada grupo indicado na alínea “a” serão reservadas vagas para os candidatos autodeclarados pretos,

pardos e indígenas (PPI) na proporção de, no mínimo, igual à da soma de pretos, pardos e indígenas na população de Rondônia, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e o restante será destinado aos candidatos de outras etnias (OE).

2.2.2 Entende-se por estudante oriundo da rede pública aquele que tenha cursado integralmente e exclusivamente o ensino médio em escola pública, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou ainda que tenha obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja ou de Exames de Certificação de Competência ou de Avaliação de Jovens e Adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

2.2.3 Entende-se por instituições de ensino públicas, a que se refere o item 2.2.2, as criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público, (Art. 19 da LDB 9394/1996), excluindo-se, portanto, as instituições privadas de ensino, enquadradas nas seguintes categorias: particulares em sentido estrito, comunitárias, confessionais e filantrópicas, na forma da lei (Art. 20 da LDB 9394/1996).

2.2.4 Não poderão concorrer às vagas reservadas para as ações afirmativas/cotas sociais os estudantes que tenham, em algum momento, cursado o ensino médio em instituições privadas de ensino, mesmo na condição de bolsista.

2.2.5 A escolaridade integralmente e exclusivamente cursada na rede pública brasileira deverá ser indicada no ato da inscrição e comprovada na matrícula com a apresentação do histórico escolar do ensino médio (1º, 2º, 3º e 4º ano, no caso de cursos técnicos).

2.2.6 Para efeito da comprovação da escolaridade na rede pública NÃO será aceita a Declaração de Conclusão do Ensino Médio, SOMENTE o histórico escolar.

2.2.7 O candidato que desejar concorrer às vagas destinadas às pessoas com renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa deverá indicar essa opção no ato da inscrição e comprovar a situação no ato da matrícula.

2.2.8 Para a comprovação da renda, o candidato que se inscreveu para concorrer às vagas destinadas às pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa deverá apresentar a declaração da renda familiar (Anexo II), impressa, assinada pelo candidato ou pelos pais ou responsáveis legais, no caso de candidato menor de 18 anos, e devidamente acompanhada de um dos comprovantes indicados a seguir (original e cópia), referentes aos três meses anteriores à data de inscrição do candidato neste certame, conforme sua categoria:

a) TRABALHADORES ASSALARIADOS

Contracheques;

Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física-IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

(3)

Carteira de Trabalho e Previdência Social-CTPS registrada e atualizada ou carnê do Instituto Nacional do Seguro Social-INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica;

Extrato atualizado da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço-FGTS;

Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos;

Recibos ou comprovantes equivalentes, com o CPF ou CNPJ do contratante, referentes aos serviços mensais prestados dos últimos três meses, pelo menos.

b) ATIVIDADE RURAL

 Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física-IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

 Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica-IRPJ;

 Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros da família, quando for o caso;

 Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas;

 Notas fiscais de vendas.

c) APOSENTADOS E PENSIONISTAS

 Extrato mais recente do pagamento de benefício;

 Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

 Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos. d) AUTÔNOMOS E PROFISSIONAIS LIBERAIS

 Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física-IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

 Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de sua família, quando for o caso;

 Guias de recolhimento ao Instituto Nacional do Seguro Social-INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada;

 Extratos bancários dos últimos três meses.

e) RENDIMENTOS DE ALUGUEL OU ARRENDAMENTO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS

 Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver.

 Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

 Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.

f) DESEMPREGADOS

Comprovante de recebimento do Seguro-Desemprego atual; 2.2.9 Para cálculo da renda bruta familiar estão excluídos:

a) Os valores percebidos a título de:

 auxílios para alimentação e transporte;

 diárias e reembolsos de despesas;

 adiantamentos e antecipações;

 estornos e compensações referentes a períodos anteriores;

 indenizações decorrentes de contratos de seguros;

 indenizações por danos materiais e morais por força de decisão judicial; e b) Os rendimentos percebidos no âmbito dos seguintes programas:

(4)

 Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano;

 Programa Bolsa Família e os programas remanescentes nele unificados;

 Programa Nacional de Inclusão do Jovem - Pró-Jovem;

 Auxílio Emergencial Financeiro e outros programas de transferência de renda destinados à população atingida por desastres, residente em Municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência; e

 Demais programas de transferência condicionada de renda implementados por Estados, Distrito Federal ou Municípios.

2.2.10 O candidato que possuir inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto n°. 6.135/2007, deverá apresentar SOMENTE original e cópia do Comprovante de indicação do Número de Identificação Social – NIS. Será aceito o NIS específico do candidato, e não do responsável familiar, a menos que este seja o próprio candidato. Para verificar o NIS individual, o candidato deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência ou o órgão gestor municipal do “Bolsa-Família”.

2.2.11 A renda familiar por pessoa (per capita) deverá ser calculada de acordo com os artigos 2º e 7º da Portaria normativa nº 18/2012.

2.3 Os candidatos às vagas reservadas aos pretos, pardos ou indígenas deverão autodeclarar o pertencimento ao grupo étnico no ato da inscrição e apresentar, no ato da matrícula, a autodeclaração, por escrito e assinada, conforme Anexo III deste Edital.

2.4 Serão destinados 5% (cinco por cento) das vagas da ampla concorrência às pessoas com deficiência, em conformidade com a descrição constante no art. 4º do Decreto 3.298/99, que estabelece a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e Decreto 7.612/2011 que Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite

.

2.5 Para concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência os candidatos deverão indicar essa opção no ato da inscrição e entregar, no ato da matrícula se convocado, laudo médico, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).

2.6 No atendimento ao que preconiza a legislação vigente, os quantitativos de vagas destinados às ações afirmativas/cotas sociais tiveram arredondamento sempre superior.

2.7 Para os Cursos de Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, 25% das vagas da ampla concorrência serão reservadas às pessoas optantes pelo ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica – SiSUTEC e a seleção será regida por edital específico.

2.8 As vagas não preenchidas pelas ações afirmativas/cotas sociais, pelo SiSUTEC, após o esgotamento das listas de espera, serão destinadas aos candidatos inscritos pela ampla concorrência.

2.9 As vagas ofertadas para os CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO, bem como, locais, cursos e as vagas neste certame são os constantes do quadro abaixo:

POLO:

ALTA FLORESTA D’OESTE

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 1 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 2 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

(5)

POLO:

ARIQUEMES

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 3 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 4 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

BURITIS

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 5 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 6 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

CACOAL

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 7 Noturno 5 1 14 7 3 7 3 40

Técnico em Informática para

Internet 8 Noturno 5 1 14 7 3 7 3 40

(6)

POLO:

CANDEIAS DO JAMARI

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 9 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 10 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

CEREJEIRAS

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 11 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 12 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

COLORADO DO OESTE

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 13 Noturno 5 1 14 7 3 7 3 40

Técnico em Informática para

Internet 14 Noturno 5 1 14 7 3 7 3 40

(7)

POLO:

COSTA MARQUES

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 15 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 16 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

CUJUBIM

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 17 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 18 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

ESPIGÃO D’OESTE

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 19 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 20 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

(8)

POLO:

GUAJARÁ-MIRIM

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 21 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 22 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

JARU

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 23 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 24 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

JI-PARANÁ

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 25 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 26 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

(9)

POLO:

MACHADINHO D’OESTE

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 27 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 28 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

MIRANTE DA SERRA

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 29 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 30 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 31 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 32 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

(10)

POLO:

NOVA MAMORÉ

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 33 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 34 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

OURO PRETO DO OESTE

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 35 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 36 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

PORTO VELHO - CENTRO

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 37 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 38 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

(11)

POLO:

PORTO VELHO - ZONA NORTE

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 39 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 40 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

PRESIDENTE MÉDICI

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 41 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 42 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 43 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 44 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

(12)

POLO:

SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 45 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 46 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

POLO:

VILHENA

CURSO C OD ÍGO D O C U R SO PERÍODO VAGAS OFERTADAS SISU TEC PESSOAS C OM D EF IC IÊN C IA AM PL A C ON C OR R ÊN C IA AF 1 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar IGUAL OU INFERIOR a 1,5 SM por pessoa

AF 2 - Oriundos de

escolas públicas com renda familiar SUPERIOR a 1,5 SM por pessoa TOT A L Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE) Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) Outras Etnias (OE)

Técnico em Finanças 47 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

Técnico em Informática para

Internet 48 Noturno 6 2 16 9 4 9 4 50

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS 12 4 32 18 8 18 8 100

2.10 A critério da Comissão de Processo Seletivo EAD 2014/1, e havendo estrutura para atendimento no Polo, as vagas poderão ser ampliadas.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições estarão abertas no período de 13 a 31 de janeiro de 2014. 3.2. As inscrições encerram-se no dia 31 de janeiro de 2014, às 23h59min.

3.3. As inscrições deverão ser efetuadas somente pela internet, no site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia <www.ifro.edu.br>. (clicar no banner do processo seletivo, depois em Inscreva-se).

3.4. O candidato é o ÚNICO responsável pelo correto preenchimento e conferência dos dados no processo de Inscrição, não podendo imputar à Comissão do Processo Seletivo EAD 2014/1 equívocos nos dados constantes no formulário de inscrição.

3.5. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia não se responsabiliza por inscrições não concluídas e/ou não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação e de outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. 3.6. Para efetuar a inscrição serão necessários os seguintes documentos:

(13)

3.6.1. CPF;

3.6.2. Documento oficial de identificação (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação no prazo de validade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe de profissionais liberais, identidade militar expedida pelas forças armadas, Registro Nacional de Estrangeiro – RNE, para candidatos estrangeiros);

3.6.3. Histórico escolar do ensino médio ou documento equivalente.

3.7. Os candidatos que não têm acesso a Internet poderão procurar os Polos durante o período de inscrição, nos endereços e horários constantes no item 8.7, munidos dos documentos mencionados no item 3.6 para efetuar sua inscrição.

3.8. Caso haja mais de uma inscrição com o mesmo CPF,

SOMENTE

a última será validada.

3.9. Os candidatos que optarem por concorrer pelas Ações Afirmativas/Cotas Sociais deverão, no ato da inscrição, selecionar obrigatoriamente a opção de Renda (AF1 ou AF2) e Etnia (Pretos, Pardos e Indígenas – PPI ou Outras Etnias – OE).

3.9.1. Caso o candidato, no ato da inscrição, selecione apenas a etnia ou renda, será classificado na opção Ampla Concorrência.

3.10. A efetivação da inscrição implica na aceitação, por parte do candidato, das condições fixadas para a realização do processo seletivo, não podendo, sob hipótese alguma, alegar desconhecimento delas.

3.11. O candidato poderá consultar sua inscrição no site do IFRO <www.ifro.edu.br> quantas vezes achar necessário, utilizando seu CPF e número de inscrição.

3.12. Caso o candidato identifique inconsistência/erros em seus dados pessoais, deverá entrar em contato com a Comissão do Processo Seletivo pelo e-mail <processo.seletivo@ifro.edu.br> e solicitar a alteração, conforme os subitens a seguir:

a) Somente poderão ser realizadas alterações de dados pessoais. Não serão processadas alterações de polo, curso e ações afirmativas/cotas sociais;

b) Somente serão processadas as alterações de dados pessoais solicitadas por e-mail até dia 31 de janeiro de 2014;

c) O e-mail para solicitação de alteração de dados deverá seguir os requisitos abaixo: - Assunto do e-mail:

PS EAD 2014/1 – ALTERAÇÃO DE DADOS - No corpo do texto do e-mail deverá ser escrito:

a) Nome completo; b) CPF;

c) Número de inscrição;

d) Curso para o qual se inscreveu; e) Dados inconsistentes/errados; f) Dados corretos.

3.13. A relação dos candidatos inscritos no Processo Seletivo EAD 2014/1, com o resultado preliminar será publicada no dia 17 de fevereiro de 2014, após às 18 horas, no site do IFRO <www.ifro.edu.br>.

4. DA CLASSIFICAÇÃO

4.1 O Processo Seletivo EAD 2014/1 será classificatório, sem nota de corte.

4.2 A classificação será efetuada pela Comissão do Processo Seletivo EAD 2014/1, a partir das notas/conceitos do candidato, constantes no Histórico Escolar ou documento equivalente, lançadas pelo próprio candidato no ato da inscrição.

(14)

4.3 Serão considerados para classificação, os seguintes documentos:

a) HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: Serão consideradas as notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, constantes no histórico escolar do candidato.

b) CERTIFICADO DE CONCLUSÃO VIA PROVÃO OU CASOS ANÁLOGOS, ACOMPANHADOS DE HISTÓRICO ESCOLAR (com notas de 0 a 10 ou 0 a 100): Serão consideradas as notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, constantes no histórico escolar do candidato.

c) CERTIFICADO DE CONCLUSÃO VIA ENCCEJA, ACOMPANHADOS DE HISTÓRICO ESCOLAR (com notas de 60 a 180): Serão consideradas as notas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, constantes no histórico escolar do candidato.

d) CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE ENSINO MÉDIO COM BASE NOS RESULTADOS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM (acompanhado do boletim de desempenho no ENEM, caso a pontuação não conste no verso do certificado). Será considerada a pontuação obtida nas áreas de conhecimento:

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; - Matemática e suas Tecnologias.

4.4 Para efeito de classificação, as notas/conceitos constantes no histórico escolar ou documento equivalente serão convertidas para peso 100, com uma casa decimal.

4.5 O cálculo para obtenção da NOTA FINAL, para efeitos de classificação considerando o HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO, dar-se-á em três etapas:

1ª ETAPA: Média Aritmética das notas de cada disciplina constante no item 4.3 “a” obtidas pelo candidato no Ensino Médio;

2ª ETAPA: Soma das médias obtidas na 1ª etapa;

3ª ETAPA: Resultado obtido na 2ª etapa dividido pelo número de disciplinas (2) constantes no item 4.3 “a”, que será considerada como NOTA FINAL.

4.6 O cálculo para obtenção da NOTA FINAL, para efeitos de classificação, considerando o CERTIFICADO DE CONCLUSÃO VIA PROVÃO OU CASOS ANÁLOGOS, ACOMPANHADOS DE HISTÓRICO ESCOLAR, dar-se-á em duas etapas:

1ª ETAPA: Soma das médias obtidas em cada disciplina constante no item 4.3 “b”;

2ª ETAPA: Resultado obtido na 1ª etapa dividido pelo número de disciplinas (2) constantes no item 4.3“b”, que será considerada como NOTA FINAL.

4.7 O cálculo para obtenção da NOTA FINAL, para efeitos de classificação, considerando o CERTIFICADO DE CONCLUSÃO VIA ENCCEJA, ACOMPANHADOS DE HISTÓRICO ESCOLAR, dar-se-á em duas etapas:

1ª ETAPA: Soma das médias obtidas em cada disciplina constante no item 4.3 “c” (já convertida em peso 100);

2ª ETAPA: Resultado obtido na 1ª etapa dividido pelo número de disciplinas (2) constantes no item 4.3 “c”, que será considerada como NOTA FINAL.

4.8 O cálculo para obtenção da NOTA FINAL, para efeitos de classificação, considerando o CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE ENSINO MÉDIO COM BASE NOS RESULTADOS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM, dar-se-á em duas etapas:

1ª ETAPA: Soma da pontuação obtida em cada área de conhecimento constante no item 4.3 “d” (já convertida em peso 100);

(15)

2ª ETAPA: Resultado obtido na 1ª etapa dividido pelo número de áreas de conhecimento (2) constantes no item 4.3 “d”, que será considerada como NOTA FINAL.

4.9 Os Históricos Escolares nos quais constam Conceitos, sem informação sobre os correspondentes valores numéricos, estes serão convertidos numa escala de 0 a 100, de acordo com os seguintes critérios:

a) Os Conceitos, estabelecidos em legendas como: “A”, “OT”, “MB”, “PS”, (Excelente, Ótimo, Muito Bom, Plenamente Satisfatório); “B” (Bom); “C”, “RB”, “S”, (Satisfatório, Regular para Bom, Suficiente); “D”, “R”, (Regular,); e “E”, “I”, “NS” (Insatisfatório, Insuficiente, Não Satisfatório); deverão ser lançados no sistema pelo candidato na forma como estão no histórico escolar e estes serão convertidos automaticamente em uma média entre a nota mínima e a máxima, a saber:

A, OT, MB, PS, (91 a 100) = 95

B, (81 a 90) = 85

C, RB, S, (71 a 80) = 75

D, R, (60 a 70) = 65

E, I, NS, (0 a 59) = 30

b) Se o histórico apresentar um único Conceito de aprovação (exemplo: “Aprovado”, “Apto”, “Habilitado” “Aproveitamento Satisfatório”, “Satisfatório” ou equivalente), o candidato deverá lançar no campo da nota a expressão “APROVADO” que equivale a nota 75.

4.10 Os candidatos com Históricos Escolares que diferem das possibilidades apresentadas devem contatar a comissão do Processo Seletivo EAD 2014/1 anexando cópia digitalizada do histórico escolar para análise e orientações para a realização da inscrição.

4.11 O não cumprimento das orientações para preenchimento das notas/conceitos resultará na atribuição de nota ZERO, cabendo ao candidato entrar em contato com a Comissão do Processo Seletivo EAD 2014/1, para orientações.

4.12 O contato da Comissão do Processo Seletivo EAD 2014/1 para orientações a que se referem os itens 4.10 e 4.11 deve ser feito pelo e-mail <processo.seletivo@ifro.edu.br>, dentro do período de inscrição.

4.13 Os cálculos de classificação serão efetuados a partir das notas ou conceitos informados pelo candidato no ato da inscrição os quais deverão ser comprovados no ato da matrícula, por meio do histórico escolar ou documento equivalente.

4.14 A constatação de diferenças entre as notas/conceitos do histórico escolar ou documento equivalente e as informadas no ato da inscrição implicará na ELIMINAÇÃO sumária do candidato, sob pena de responsabilização judicial.

4.15 A constatação de diferença do tipo de documento de escolaridade (histórico escolar ou documento equivalente) informado no ato da inscrição e apresentado no ato da matrícula NÃO ELIMINA o candidato desde que, não haja alteração na média e consequentemente na classificação geral.

4.16 Caso haja coincidência de pontuação entre candidatos na classificação final, o desempate entre os mesmos dar-se-á da seguinte forma:

a) Candidato que obtiver maior média na disciplina de Língua Portuguesa ou na área de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

b) Permanecendo ainda a coincidência de notas, será considerado o critério de maior idade (candidato mais idoso).

4.17 O candidato que obter pontuação igual a ZERO, será automaticamente desclassificado do Processo Seletivo EAD 2014/1.

(16)

5. DO RESULTADO PRELIMINAR

5.1 O resultado preliminar será divulgado no dia 17 de fevereiro de 2014, a partir das 18 horas, no site do IFRO <www.ifro.edu.br>.

5.2 Os candidatos serão classificados em listas de acordo com a pontuação obtida em ordem decrescente, conforme segue:

a) Classificação geral;

b) Classificação por opção de concorrência: ação afirmativa e ampla concorrência.

6. DOS RECURSOS CONTRA O RESULTADO PRELIMINAR

6.1 Poderão impetrar recurso referente ao resultado preliminar o candidato cujo nome não conste na ordem de classificação ou que não esteja de acordo com a pontuação obtida ou sua posição na ordem de classificação. 6.2 A interposição de recurso deve ser feita por e-mail <processo.seletivo@ifro.edu.br>, nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2014, seguindo as orientações abaixo:

- Assunto do e-mail:

PS EAD 2014/1 – RECURSO/ RESULTADO PRELIMINAR - No corpo do texto do e-mail deverá ser escrito:

 Nome completo;

 CPF;

 Número de inscrição;

 Situação da inscrição;

 Justificativa;

 Documentos comprobatórios anexados no e-mail.

6.3 A Comissão do Processo Seletivo EAD 2014/1 divulgará no dia 20 de fevereiro de 2014, após as 18 horas, o resultado do(s) recurso(s) impetrado(s) pelo(s) candidato(s),

6.4 As decisões dos recursos serão publicadas no site do IFRO <www.ifro.edu.br>, identificados pelo número de inscrição. Os pareceres serão encaminhados aos candidatos via e-mail.

6.5 Se houver alteração na ordem de classificação dos candidatos em função do deferimento de recurso, essa alteração será considerada para todos, independentemente de terem recorrido.

7. DO RESULTADO FINAL

7.1 O resultado final do Processo Seletivo EAD 2014/1, uma vez homologado pelo Reitor do IFRO, será divulgado no dia 20 de fevereiro de 2014, a partir das 18 horas, no site: <www.ifro.edu.br>.

7.2 Não caberá recurso contra o resultado final homologado pelo Reitor do IFRO.

8. DAS CONVOCAÇÕES E MATRÍCULAS

8.1 Serão convocados os candidatos, na ordem de classificação, até o preenchimento total das vagas oferecidas para cada curso/turma, em conformidade com os itens 2.9 deste edital, respeitando-se as reservas de vagas para as Ações Afirmativas/Cotas Sociais.

(17)

8.2 Estão agendadas as 3 (três) primeiras chamadas, da seguinte forma:

a) 1ª e 2ª chamadas serão realizadas da forma tradicional (com convocação publicada no site do IFRO, conforme cronograma, e comparecimento nas Coordenações de Registros Acadêmicos dos Câmpus e Polos EAD, para realização da matrícula);

b) 3ª chamada será realizada por meio de convocação para reunião de manifestação pública de interesse nas vagas remanescentes.

8.3 Para a 3ª chamada serão convocados os candidatos classificados em até três vezes o número de vagas remanescentes das listas de ampla concorrência e de ações afirmativas/cotas sociais, e estes deverão comparecer na data e locais estabelecidos.

8.4 Os candidatos convocados que não comparecerem à reunião para manifestação de interesse nas vagas remanescentes serão considerados desclassificados.

8.5 As matrículas para os cursos oferecidos por meio deste edital realizar-se-ão nos Polos EAD, nos endereços descritos no item 8.7, das 18 às 22 horas, de acordo com o cronograma a seguir:

PERÍODOS/DATAS ATIVIDADES

20/2/2014 Após as 18h

Divulgação do Resultado Final dos aprovados no Processo Seletivo EAD 2014/1 Divulgação da convocação em 1ª CHAMADA.

24 a 28/2/2014 Matrícula dos convocados em 1ª CHAMADA. 24/2/2014 a

5/3/2014

Prazo de interposição de recurso para candidatos às ações afirmativas que foram considerados inelegíveis à vaga.

7/3/2014 Após ás 18h

Divulgação do resultado do(s) recurso(s) impetrado(s), a partir das 18h. Convocação em 2ª CHAMADA.

10 a 12/3/2014 Matrícula dos convocados em 2ª CHAMADA.

13/3/2014 Prazo de interposição de recurso para candidatos às ações afirmativas que foram considerados inelegíveis à vaga.

14/3/2014

Divulgação do resultado do (s) recurso(s) impetrado(s).

Convocação em 3ª CHAMADA- Convocação para reunião de manifestação pública de interesse nas vagas remanescentes.

19/3/2014 As 18h

Realização de Reunião para manifestação pública de interesse nas vagas remanescentes.

19 e 20/3/2014

As 18h Matrícula dos convocados em 3ª CHAMADA.

19 e 20/3/2014 Prazo de interposição de recurso para candidatos às ações afirmativas que foram considerados inelegíveis à vaga. 21/3/2014

Após as 18h Divulgação do resultado do(s) recurso(s) impetrado(s). 24/3/2014 Início das aulas para o Curso Informática para Internet. 26/03/2014 Início das aulas para o Curso Finanças.

8.6 É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as chamadas, não podendo alegar desconhecimento das publicações das mesmas.

8.7 Os candidatos convocados para a realização da matrícula deverão comparecer nos endereços e horários constantes no quadro abaixo:

(18)

POLO ENDEREÇO HORÁRIO DE MATRÍCULA ALTA FLORESTA

D´OESTE

Rua Santa Catarina, 3861, Centro –Prédio Alugado – CEP 76.954-000 - Alta Floresta. – e-mail: polo.altafloresta@ifro.edu.br

Telefone: 3641-4110 / 3641-2215 18h às 22h

ARIQUEMES Av. JK, 2463, Ariquemes/RO - CEP: 76.870-970 Telefone: (69) 3536-5773 - e-mail: polo.ariquemes@ifro.edu.br 18h às 22h

BURITIS

Secretaria Municipal de Educação

Centro Tecnológico de Formação Inicial e Continuada

Av. Ayrton Senna, 971, Bairro Setor 1, Buritis/RO - CEP: 76880-000 Telefone: (69) 3238-2939 - e-mail: polo.buritis@ifro.edu.br

18h às 22h

CACOAL BR 364, Km 228, Lote 02, Cacoal/RO - CEP: 76960-000 Telefone: (69) 3443-2445 - e-mail: polo.cacoal@ifro.edu.br 18h às 22h

CANDEIAS DO JAMARI

Escola Municipal Dom João Batista Costa

Rua Airton Sena, 604 – Bairro União - Candeias do Jamari CEP: 76.860-970

Telefone: (69) 3230-1316 – e-mail: polo.candeiasdojamari@ifro.edu.br

18h às 22h

CEREJEIRAS Biblioteca Municipal Joel Gonçalves Freire Av. São Paulo, 996, Centro, Cerejeiras/RO - CEP: 76997-000

Telefone: (69) 3342-2825 - e-mail: polo.cerejeiras@ifro.edu.br 18h às 22h COLORADO DO

OESTE

RO 339, Km 05 – Zona Rural, Colorado do Oeste/RO - CEP: 76993-000 Telefone: (69) 3341-7801 ou 3341-7804 - e-mail:

polo.colorado@ifro.edu.br 18h às 22h

COSTA

MARQUES EMEF Américo Casara – Avenida Guaporé, 1224 – Setor 2, 76937-000 – Costa Marques/RO – email: polo.costamarques@ifro.edu.br 18h às 22h CUJUBIM EMEF Aluísio Becker – Rua Galo Da Serra, 2113 – Setor 2, Cujubim.

(69) 3582-2539 - email: polo.cujubim@ifro.edu.br 18h às 22h ESPIGÃO DO

OESTE

EMEIF Teobaldo Ferreira – Rua Piauí, 4026

CEP 76.974-000 – Espigão do Oeste. Telefone: (69) 3481-2557 e-mail: polo.espigao@ifro.edu.br

18h às 22h

GUAJARÁ-MIRIM

EMEIF Maria Liberty de Freitas

Avenida 41, s/n – Bairro Jardim das Esmeraldas, Guajará-Mirim/RO CEP: 76850-000

Telefone: (69) 3541-7025- e-mail: polo.guajara@ifro.edu.br

18h às 22h

JARU Secretaria Municipal de Educação Avenida Rio Branco, 1444, Setor 2, Jaru/RO - CEP 76.890-000

Telefone: (69) 3521-1855 - e-mail: polo.jaru@ifro.edu.br 18h às 22h JI-PARANÁ Rua Rio Amazonas, no 151 – Bairro Jardim dos Migrantes Ji-Paraná/RO - CEP: 76900-730

Telefone: (69) 2183-6921 - e-mail: polo.jiparana@ifro.edu.br 18h às 22h MACHADINHO DO

OESTE

EMEF Jovina Carvalho Ribeiro

Avenida Marechal Deodoro, 2832 – Centro CEP 76.868-000 – Machadinho Do Oeste/RO Telefone: (69) 3581-2725 e-mail: polo.machadinho@ifro.edu.br

18h às 22h

MIRANTE DA SERRA

EMEF Arquimedes Fernandes

Rua Piauí, s/n – Setor 2 CEP 76.926-000 – Mirante da Serra/RO

Telefone: (69) 3463-2491 e-mail: polo.mirantedaserra@ifro.edu.br 18h às 22h NOVA

BRASILÂNDIA DO OESTE

EMEF Machado De Assis

Rua Riachuelo, S/N – Setor 14 CEP 76.958-000 – Nova Brasilândia/RO

(19)

NOVA MAMORÉ EMEF Coronel Jorge Teixeira de Oliveira Avenida Raimundo Fernandes, 4312 Nova Mamoré / RO

Telefone: (69) 3544-2572 e-mail: polo.novamamore@ifro.edu.br 18h às 22h OURO PRETO DO

OESTE

EMEF Edna Carioca

Rua Marechal Castelo Branco, 184 – Bairro INCRA. 76.920-000 – Ouro

Preto do Oeste/RO – e-mail: polo.ouropreto@ifro.edu.br 18h às 22h PORTO VELHO –

CENTRO

Centro de Formação (Teatros Banzeiros)

Rua José do Patrocínio, 512 – Centro. Telefone: (69) 3223-1153 E-mail: polo.portovelhocentro@ifro.edu.br

18h às 22h

PORTO VELHO – ZONA NORTE

Av. Governador Jorge Teixeira, 3146 – Setor Industrial Porto Velho/RO - CEP: 76.821-064

Telefone: (69) 2182-8905 - e-mail: polo.portovelho@ifro.edu.br 18h às 22h PRESIDENTE

MÉDICI

EMEF Professor Luiz Capilla

Avenida Carlos Gomes, s/n– Bairro Cunha e Silva. CEP 76.916-000 – Presidente Médici. Telefone: (69) 3471-1158 - e-mail:

polo.presidentemedici@ifro.edu.br

18h às 22h

SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

Centro Educacional de Ensino Fundamental Regina Almeida de Araújo Rua Tiradentes, 2449, Cidade Alta, São Francisco do Guaporé/RO CEP: 78933-000

Telefone: (69) 3621-2762 - e-mail: polo.saofrancisco@ifro.edu.br

18h às 22h

SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ

EMEIF Lázara Alves de Lima

Rua Jatobá, 2200 - Bairro Planalto, São Miguel do Guaporé/RO CEP: 76932-970

E-mail: polo.saomiguel@ifro.edu.br

18h às 22h

VILHENA Rodovia 174, Km 03, Zona Urbana, Vilhena/RO - CEP: 76980-000 Telefone: (69) 2101-0719 - e-mail: polo.vilhena@ifro.edu.br 18h às 22h

8.8 No ato da matrícula, os candidatos deverão apresentar, além de 02 (duas) fotos 3x4, os seguintes documentos (original e cópia):

a) Carteira de Identidade (RG); (Carteira de Identidade ou identidade militar expedida pelas forças armadas). b) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

c) Certidão de Nascimento ou Casamento;

d) Título de Eleitor com o respectivo comprovante da última votação para alunos maiores de 18 anos; e) Certificado de alistamento militar (para candidatos maiores de 18 anos do sexo masculino) ou equivalente; f) Comprovante de residência (fatura de água, luz, telefone ou outro documento que comprove o endereço); g) Histórico Escolar do Ensino Médio;

h) Certificado de conclusão do Ensino Médio ou diploma de curso técnico de nível médio.

i) Os candidatos estrangeiros devem apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) em substituição ao RG ou Passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil.

j) Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável legal pelo aluno com idade inferior a 18 anos;

k) Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);

l) Identidade sanguínea ou Exame laboratorial indicando o Tipo Sanguíneo e o Fator RH.

8.9 Os candidatos aprovados para as vagas destinadas às ações afirmativas/cotas sociais deverão apresentar, além da documentação constante no item 8.8, os documentos comprobatórios da situação conforme opção de ação afirmativa: comprovação de renda familiar de acordo com os itens 2.2.8 a 2.2.10; autodeclaração de pertencimento a grupo étnico, de acordo com o item 2.3 e, no caso de pessoas com deficiência, laudo médico em conformidade com o item 2.5 deste edital.

(20)

8.10 A matrícula será deferida mediante apresentação da documentação exigida por este edital.

8.11 De acordo com o Art. 55 do ROA aprovado pelo IFRO/CONSUP pela Resolução nº 46/2010, é vedada a matrícula de um mesmo estudante em mais de um curso de mesma modalidade e grau de formação.

8.12 A prestação de informação falsa pelo estudante, apurada posteriormente à matrícula, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o cancelamento de sua matrícula na instituição federal de ensino, sem prejuízo das sanções penais.

8.13 Os candidatos que efetivarem suas matrículas comprometem-se a frequentar as aulas em conformidade com o calendário acadêmico do IFRO.

8.14 Para o preenchimento das vagas reservadas às Ações Afirmativas/Cotas Sociais será cumprido o estabelecido no artigo 15 da Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012.

8.15 As vagas não preenchidas pelas ações afirmativas/cotas sociais, após o esgotamento das listas de espera, serão destinadas aos candidatos inscritos pela ampla concorrência.

8.16 O candidato que não ocupar a vaga destinada à ação afirmativa/cota social pela não comprovação da situação, será reclassificado, conforme pontuação obtida, para as vagas da ampla concorrência, podendo ser convocado nas próximas chamadas.

8.17 Após o preenchimento das vagas reservadas às Ações Afirmativas/Cotas Sociais, os candidatos classificados que não forem convocados para realização de matrículas, serão remanejados para as listas da ampla concorrência e poderão ser convocados, após reclassificação. (geração de novas listas de acordo com a pontuação obtida pelos candidatos, em ordem decrescente).

8.18 Os candidatos convocados que não efetivarem suas matrículas nos períodos estabelecidos, de acordo com a chamada, perderão as vagas e outros serão convocados.

8.19 Os candidatos às ações afirmativas, convocados para a efetivação da matrícula, que foram considerados inelegíveis à vaga poderão impetrar recurso junto à Comissão do Processo Seletivo EAD 2014/1 pelo e-mail <processo.seletivo@ifro.edu.br>, de acordo com as datas estabelecidas no item 8.5, contendo:

- Assunto do e-mail:

PS EAD 2014/1 – RECURSO/MATRÍCULAS POR AÇÕES AFIRMATIVAS - No corpo do texto do e-mail deverá ser escrito:

 Nome completo;

 CPF;

 Número de inscrição;

 Curso:

 Argumentação;

 Documentos comprobatórios da argumentação anexados no e-mail.

8.20 Somente serão analisados os recursos que contenham todos os itens acima mencionados.

8.21 Os candidatos que efetivarem a matrícula, porém não comparecerem nos dois primeiros encontros presenciais e não justificarem a ausência junto ao Polo serão considerados desistentes e candidatos em lista de espera serão convocados para a ocupação da vaga.

8.22 Os Câmpus responsáveis pelos polos, por meio dos Diretores Gerais e das Coordenações de Registros Acadêmicos, são responsáveis pelo gerenciamento do Processo de Matrículas, ficando sob responsabilidade da Comissão do Processo Seletivo EAD 2014/1 a realização de tantas chamadas quantas forem necessárias ou até o esgotamento das listas de classificados ou preenchimento das vagas.

(21)

9 DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 O resultado do Processo Seletivo EAD 2014/1 é válido exclusivamente para o 1º semestre de 2014.

9.2 O Instituto Federal de Rondônia reserva-se o direito de não ofertar o curso caso 50% das vagas não sejam preenchidas.

9.3 Os encontros presenciais para o Curso Técnico em Informática para Internet serão realizados às segundas-feiras. Os encontros presenciais para o Curso Técnico em Finanças serão realizados às quartas-segundas-feiras.

9.4 Incorporar-se-ão a este edital, para todos os efeitos, o Manual do Candidato e quaisquer editais complementares e/ou Comunicados oficiais que vierem a ser publicados no site <www.ifro.edu.br>, bem como alterações deste Edital.

9.5 Os casos omissos serão dirimidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, por meio da Comissão do Processo Seletivo EAD 2014/1.

ÉCIO NAVES DUARTE Reitor

(22)

ANEXO I – Cronograma do Processo Seletivo EAD 2014/1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO EAD 2014/1

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO EAD 2014/1

DATA EVENTO

13 a 31/1/2014 Período de inscrição

Até 31/1/2014 Solicitação de correção de dados cadastrais 17/2/2014

Após as 18h Classificação e publicação do Resultado Preliminar 18 e 19/2/2014 Período para recursos do Resultado Preliminar

20/2/2014 Após as 18h

Divulgação do resultado dos recursos impetrados Divulgação do Resultado Final

Divulgação da convocação em 1ª chamada 24 a 28/2/2014 Matrícula dos aprovados – 1ª chamada

24/2/2014 a 5/3/2014 Prazo de interposição de recurso para candidatos às ações afirmativas que foram

considerados inelegíveis à vaga - 1ª Chamada 6 e 7/3/2014 Análise dos Recursos Impetrados – 1ª Chamada

7/3/2014 Após as 18h

Divulgação do resultado do(s) recurso(s) impetrado(s) Convocação em 2ª chamada

10 a 12/3/2014 Matrícula dos aprovados - 2ª chamada

13/3/2014 Prazo de interposição de recurso para candidatos às ações afirmativas que foram

considerados inelegíveis à vaga – 2ª Chamada 14/3/2014 Divulgação do resultado do(s) recurso(s) impetrado(s)

Convocação em 3ª chamada 19/3/2014

Ás 18h Realização de reunião para manifestação pública de interesse na vaga remanescente 19 e 20/3/2014 Matrícula dos aprovados - 3ª chamada

19 e 20/3/2014 Prazo de interposição de recurso para candidatos às ações afirmativas que foram

considerados inelegíveis à vaga – 3ª Chamada 21/3/2014

Após as 18h Divulgação do resultado do(s) recurso(s) impetrado(s)

24/3/2014 Início das aulas para o Curso Técnico em Informática para Internet

(23)

ANEXO II – Declaração de Renda Familiar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO EAD 2014/1

Eu, __________________________________________________________________, inscrito no CPF sob o nº. ____________________________________, pertencente a um núcleo familiar de ______ (_______________) pessoas, pleiteante a uma vaga no Processo Seletivo EAD 2014/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, declaro que a nossa renda familiar é constituída conforme discriminação abaixo:

Nº. Nome Parentesco (conforme item Categoria

2.2.8 do Edital)

Renda Bruta Mensal (R$)

Antepenúltimo Mês Penúltimo Mês Último Mês 01 02 03 04 05 06 07 08 09

*Trabalhadores Assalariados, Atividade Rural, Aposentados E Pensionistas, Autônomos E Profissionais Liberais, Rendimentos De Aluguel Ou Arrendamento De Bens Móveis E Imóveis, Desempregados. (Edital nº 4 de 8 de janeiro de 2014)

 Declaro estar ciente de que as informações que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e que, no caso de declaração falsa, estarei sujeito às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

 Estou ciente que devo apresentar os documentos comprobatórios destas informações, no ato da minha matrícula.

 Declaro concordar com a divulgação de minha condição de optante por Ação Afirmativa/Cotas Sociais nos documentos resultantes do Processo Seletivo EAD 2014/1.

________________________, _____ de ____________________ de 2014

________________________________

Assinatura do/a Candidato/a _______________________________ Assinatura do/a Responsável Legal

(em caso de candidato menor de 18 anos)

(24)

ANEXO III – Autodeclaração de Cor/Etnia

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO EAD 2014/1

Eu, _________________________________________________________________________, portador (a) do R.G. nº _________________________ e C.P.F. nº _____________________________, declaro, em conformidade com a classificação do IBGE, que sou:

Preto (a) Pardo (a) Indígena

 Declaro estar ciente de que as informações que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e que, no caso de declaração falsa, estarei sujeito às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

 Declaro concordar com a divulgação de minha condição de optante por Ação Afirmativa nos documentos resultantes do Processo Seletivo EAD 2014/1.

_________________________, _____ de ____________________ de 2014.

______________________________________

Assinatura do/a Candidato/a ______________________________________ Assinatura do/a Responsável Legal

(em caso de candidato menor de 18 anos)

Referências

Documentos relacionados

Em estudos mais aprofundados, tem-se a análise dinâmica não linear geométrica de estruturas laminadas modeladas com elementos tridimensionais de barra considerando o efeito

Os doentes paliativos idosos que permanecem nas instituições privadas são encaminhados pelos hospitais em que estavam ou internados pelos próprios familiares

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

O trabalho está organizado da seguinte maneira: na próxima seção apontamos os aspectos relevantes do modelo teórico formulado por Anthony Downs (1999); em seguida

‰ Dimensionamento de condutores ‰ Critério da capacidade de corrente ‰ Fatores de correção de corrente ‰ Exemplos de dimensionamento.. Dimensionamento de Condutores Elétricos..

TABELA 13: Comparação da Sensibilidade cutânea manual (Semmes Weinstein) entre os grupos de pacientes que realizam hemodiálise pré e pós hemodiálise e controle. 36) TABELA

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Porém, a presença de um item errático, e de efeito teto para os indivíduos com início do arco doloroso acima de 120° de elevação do braço somados ao funcionamento diferencial de