• Nenhum resultado encontrado

EDITAL GR Nº 934/2018 Artigo 170

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL GR Nº 934/2018 Artigo 170"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

EDITAL GR Nº 934/2018 – Artigo 170

Estabelece critérios para inscrição de seleção de estudantes de graduação candidatos à Bolsa de Estudo e à Bolsa de Pesquisa instituída pela Lei Complementar nº 281/05, que regulamenta o Art. 170 da Constituição Estadual do Estado de Santa Catarina e os artigos 46 a 49 do ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado de Santa Catarina.

O Reitor da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, com base no que dispõe a Lei Complementar nº 281 da Constituição do Estado de Santa Catarina, de 20 de janeiro de 2005, com as alterações promovidas pela Lei Complementar nº 296, de 25 de julho de 2005, e pela Lei Complementar nº 420, de 1º de agosto de 2008, bem como o Edital nº 186/SED/2018, resolve tornar público os critérios de inscrição e seleção para obtenção de Bolsas de Estudo e de Bolsas de Pesquisa para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação mantidos pela Unisul.

I – OBJETO

Art. 1º Destina-se o presente Edital à normatização e ao estabelecimento de

critérios para inscrição, que ocorrerão no período de 19 de fevereiro a 7 de

março de 2018, e posterior seleção de estudantes regularmente matriculados

nos cursos de graduação presenciais e a distância da Unisul, candidatos à Bolsa de Estudo e à Bolsa de Pesquisa no primeiro semestre de 2018.

Parágrafo único. Ressalta-se que para participar do referido processo

seletivo os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação na modalidade a distância deverão ser residentes no Estado de Santa Catarina.

(2)

II – BOLSA DE ESTUDO

Art. 2º O Governo do Estado de Santa Catarina concederá as Bolsas de Estudo

para auxiliar no pagamento de mensalidades dos estudantes economicamente carentes, matriculados nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior.

Parágrafo único. Para a concessão da Bolsa de Estudo é requisito

imprescindível que o candidato efetive, anteriormente, o seu cadastro no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – Uniedu, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, pelo endereço eletrônico http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/graduacao/estudantes/cadastramento conforme dispõe o Edital nº 186/SED/2018.

Art. 3º Os estudantes contemplados com a Bolsa de Estudo terão direito ao

recebimento de 6 (seis) parcelas, desde que mantenham sua condição de estudantes regularmente matriculados.

Parágrafo único. Para efeito deste Edital, considera-se regularmente

matriculado o estudante que efetivar o pedido de matrícula até a data final do período de inscrição da Bolsa, efetuando o pagamento da matrícula ou constar no sistema acadêmico-financeiro até 48 (quarenta e oito) horas anteriores à divulgação dos pré-selecionados.

Art. 4º Cabe à Comissão criada no âmbito da Instituição de Ensino Superior,

na forma do art. 3º da Lei nº 281, de 20 de janeiro de 2005, a avaliação do grau de carência dos estudantes e a escolha dos beneficiados pelas Bolsas de Estudo, mediante critérios fixados pela referida Lei e pela Unisul em conformidade ao artigo 25 deste Edital.

Art. 5º O recurso é distribuído na Unisul conforme o número de estudantes

pré-selecionados por Campus e o índice de classificação, considerando o cadastro no Uniedu, bem como o parecer socioeconômico, após a entrega dos documentos e realização de entrevista, incluindo a análise da subcomissão de cada Campus Universitário.

Art. 6º O valor do benefício concedido ao estudante economicamente carente

será de 25% a 100% do valor da mensalidade por ele devida no ato da concessão previsto no presente Edital.

(3)

Parágrafo único. O estudante economicamente carente, portador de

deficiência física ou que tiver atestada a sua invalidez permanente, receberá Bolsa de Estudo ou de Pesquisa para o pagamento integral das mensalidades. Será considerado portador de deficiência o estudante que se enquadrar nas categorias a seguir descritas.

I – Deficiência física – Alteração completa ou parcial de um ou mais

segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

II – Deficiência auditiva – Perda bilateral, parcial ou total, de quarenta

e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz, e 3.000Hz.

III – Deficiência visual – Cegueira na qual a acuidade visual é igual ou

menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor de 60° ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.

IV – Deficiência mental –Funcionamento intelectual significativamente

inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como as descritas a seguir.

a) Comunicação b) Cuidado pessoal c) Habilidades sociais

d) Utilização dos recursos da comunidade e) Saúde e segurança

f) Habilidades acadêmicas g) Lazer

h) Trabalho

(4)

Artigo 7º O estudante aprovado para Bolsa de Estudo deverá realizar no

mínimo 20 (vinte) horas semestrais de trabalhos em Programas e Projetos Sociais Institucionais de Extensão, com visão educativa, aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Regional, assumindo a disponibilidade para atuar nos locais e horários em que os projetos são desenvolvidos.

§ 1º É responsabilidade do estudante realizar a inscrição em um Projeto

Social Institucional de Extensão em até 5 (cinco) dias após a sua contemplação.

§ 2º Os projetos sociais de extensão estarão disponíveis para inscrição, pelo

endereço eletrônico www.unisul.br/prodel

§ 3º Os estudantes deverão inscrever-se obrigatoriamente em projeto de

extensão de seu respectivo Campus.

§ 4º O estudante contemplado que não cumprir o mínimo de 20 (vinte)

horas semestrais de trabalhos em Programas e Projetos Sociais Institucionais de Extensão nos prazos estipulados pela Universidade ficará impedido de receber o benefício de estudo ou pesquisa até a sua regularização.

III – BOLSA DE PESQUISA

Art. 8º As Bolsas de Pesquisa destinam-se a estudantes economicamente carentes, regularmente matriculados nos cursos de graduação da Unisul, requeridas mediante apresentação de Projeto de Pesquisa.

Parágrafo único. Para a concessão da Bolsa de Pesquisa é requisito

imprescindível que o candidato efetive, anteriormente, o seu cadastro no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – Uniedu, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, pelo endereço eletrônico http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/graduacao/estudantes/cadastramento conforme dispõe o Edital nº 186/SED/2018.

Art. 9º A Bolsa de Pesquisa é destinada ao pagamento de mensalidades de

acadêmicos de graduação, com objetivo de:

a) contribuir para a formação científica discente, de recursos humanos, com base nas políticas de pesquisa da Instituição, no que concerne à iniciação científica; e

b) integrar os estudantes de graduação às pesquisas desenvolvidas na Instituição.

(5)

Art. 10. Para candidatar-se à Bolsa de Pesquisa o estudante deverá

inscrever-se no MinhaUnisul e no sistema Uniedu, submetendo-inscrever-se à avaliação socioeconômica conforme Artigos 24, 25 e 26 e submeter um projeto de pesquisa, juntamente com um professor proponente, conforme Artigos 11, 12, 16, 19 e 21.

Art. 11. O projeto de pesquisa deverá ser formulado e proposto por

professores, juntamente com o estudante da Unisul que atenda aos requisitos do Artigo 8º deste Edital.

Art. 12. O projeto deverá estar em consonância com as linhas de pesquisa

determinadas no Projeto Pedagógico do curso de graduação do estudante indicado.

Art. 13. Os projetos aprovados na forma deste Edital serão remunerados,

obedecendo aos critérios a seguir descritos.

a) Ao orientador será alocada 1 (uma) hora-aula, sendo permitidas a inscrição e a aprovação de somente um projeto, com um único bolsista e até dois estudantes voluntários no projeto.

b) Os projetos aprovados na forma deste Edital poderão receber até 2 (dois) estudantes voluntários, indicados pelo orientador. Estes estudantes não serão contemplados com bolsa ou créditos pelas atividades voluntárias.

c) Ao estudante serão creditadas 12 (doze) parcelas, sendo 6 (seis) em cada semestre.

d) O número de Bolsas será definido de acordo com o montante repassado pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

e) Não serão aprovados projetos com nota inferior a 7,0 (sete).

f) Somente serão restituídos aos bolsistas valores remanescentes (créditos acadêmicos) após o envio dos relatórios e/ou conclusão do projeto.

§ 1º Não haverá acúmulo de Bolsa de Estudo e Bolsa de Pesquisa no

Artigo 170.

§ 2º O valor do benefício concedido ao estudante não será inferior a 25%

(vinte e cinco por cento) e não poderá ultrapassar 100% do valor da sua mensalidade, podendo haver variação de percentuais entre o primeiro e segundo semestres de contemplação.

(6)

Art. 14. Os projetos devem prever um cronograma com período de execução de

12 meses, contando de 1º de junho de 2018 a 31 de maio de 2019, independentemente do prazo inicial do recebimento da bolsa.

Parágrafo único. Os projetos de pesquisa, que envolverem seres humanos

ou animais devem prever no cronograma o tempo necessário para submissão e avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), conforme necessidade.

Art. 15. As propostas serão encaminhadas de acordo com o fluxo e

cronograma a seguir descritos.

a) A submissão de propostas deverá ser feita pelo professor orientador, juntamente com o estudante, através do site http://pesquisaic.unisul.br no período de 19 de fevereiro a 7 de março de 2018. Após a submissão do projeto, os proponentes poderão

acessar a avaliação do projeto através do sistema http://pesquisaic.unisul.br com seus números de matrícula e CPF.

b) A Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, a Coordenação do Curso e a Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação procederão à conferência dos requisitos determinados nos Artigos 11, 12, 16, 19 e 21, através da avaliação dos itens previstos no Art. 17.

c) A Comissão de Pesquisa avaliará o mérito científico das propostas e as classificará conforme estabelecido no item IV do Art. 17, em ordem decrescente de nota.

Parágrafo único. Os projetos aprovados no presente Edital que

envolverem seres humanos, direta ou indiretamente, deverão ser encaminhados ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP–Unisul), através da Plataforma Brasil, no site http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf e poderão iniciar a coleta de dados somente após receber aprovação do CEP– Unisul. Da mesma forma, os projetos aprovados no presente Edital, que envolverem animais, precisam ser encaminhados à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e somente proceder à execução após aprovação do projeto pela CEUA. Mais informações sobre envio dos projetos podem ser obtidas no Portal da Unisul, na seção Pesquisa e Inovação, na subseção Ética em Pesquisa, Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Comissão Ética no uso de Animais (CEUA). É de responsabilidade do professor-orientador o encaminhamento e eventual adequação do projeto.

(7)

Art. 16. Serão necessários os passos e os documentos a seguir descritos para a

submissão de projetos.

a) A inscrição da proposta do projeto deverá ser feita através do formulário disponível no endereço eletrônico http://pesquisaic.unisul.br b) Para inscrição no Sistema de Inscrição deverão ser salvos em formato pdf os documentos descritos abaixo.

 Currículo Lattes atualizado do proponente.

 Currículo Lattes atualizado do estudante indicado.

 Formulário de inscrição do MinhaUnisul.

 Formulário de cadastro no sistema Uniedu.

§ 1º O envio de propostas com ausência de algum dos documentos

excluirá a proposta do processo de seleção.

§ 2º O projeto de pesquisa a ser proposto não poderá ter qualquer

identificação do proponente e do estudante, nem mesmo nos anexos, sob pena de desclassificação no processo de seleção.

Art. 17. Os projetos serão avaliados de acordo com as atribuições e instâncias

abaixo relacionadas.

I – Coordenação de Pesquisa

a) Verificação do orientador e bolsista indicado, com relação ao compromisso de envio dos relatórios parcial e final e apresentação de resultados na Jornada de Iniciação Científica – Junic em editais de pesquisa anteriores.

II – Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação a) Existência da documentação exigida no Artigo 16.

b) Cumprimento dos requisitos do professor-orientador descritos no Artigo 21, alíneas “a”, “b”, “c” e “d” deste Edital.

c) Verificação da identificação dos proponentes, professor e bolsista indicado, no projeto ou em documentos (anexos, apêndices) vinculados ao projeto.

III – Coordenação de Curso

a) Consonância do projeto de pesquisa com o Projeto Pedagógico do curso de graduação do estudante indicado.

b) Relevância da proposta para a área.

c) Possibilidade de disponibilização da infraestrutura prevista no plano de atividades e custeio constantes da proposta.

(8)

d) Verificação da situação acadêmica do estudante, conforme Artigo 19, alínea “f” deste Edital.

IV – Comissão de Pesquisa

a) Verificação se o projeto proposto é igual a um outro inscrito neste Edital ou se é igual a algum outro aprovado em editais de pesquisa anteriores. Caso o projeto seja considerado igual, este será desclassificado.

b) Avaliação do mérito científico dos projetos inscritos a partir dos critérios de avaliação de projetos de pesquisa da Unisul.

§ 1º A definição de projetos iguais e critérios de avaliação do mérito

científico estão disponíveis no link

http://www.unisul.br/wps/portal/home/pesquisa-e-inovacao/documentos-uteis. § 2º O projeto de pesquisa será desclassificado no caso de não atender a

uma das prerrogativas acima relacionadas.

Art. 18. Constitui-se obrigação da Unisul, por meio da Pró-Reitoria de Ensino,

Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, o que segue.

a) Acompanhar o Plano de Atividade de cada projeto, a partir dos relatórios parcial e final.

b) Realizar anualmente Jornada Unisul de Iniciação Científica - Junic, onde professores e bolsistas deverão apresentar os resultados de pesquisa.

c) Publicar os resumos dos trabalhos dos bolsistas em livro, CD, ou na página da Instituição, na Internet.

d) Custear o pagamento da alocação de horas aos orientadores dos projetos aprovados neste Edital.

Art. 19. Constituem-se requisitos do estudante para concorrer e receber a

Bolsa de Pesquisa, os itens descritos a seguir.

a) Efetivar o seu cadastro no sistema Uniedu.

b) Cumprir com todas as providências determinadas no item IV do presente Edital que consiste nas Formas de Inscrição, Seleção e Exclusão dos Estudantes.

c) Submeter um projeto de pesquisa com um professor-orientador da Unisul, conforme Art. 8, 12, 16 e 21.

(9)

d) Não estar recebendo nenhuma modalidade de Bolsa de Pesquisa oferecida pela Unisul, mesmo que seja em convênio com outra instituição, bem como Bolsa de Estudo do Artigo 170.

e) Disponibilizar, no mínimo, 12 horas de trabalho semanal para o desenvolvimento da pesquisa.

f) Estar regularmente matriculado no curso de graduação até a finalização do projeto de pesquisa proposto, descrito no Artigo 14 deste Edital. Não serão considerados matriculados em curso de graduação alunos que estiverem em intercâmbio.

g) Não estar irregular com compromissos assumidos no desenvolvimento de projetos aprovados nos editais de pesquisa da Unisul.

Art. 20. São compromissos do estudante aprovado para a Bolsa de Pesquisa, o

que segue.

a) Fazer referência à sua condição de bolsista - Pesquisa do Art.170 da Constituição do Estado de Santa Catarina - CESC, nas publicações e trabalhos apresentados.

b) Apresentar à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, juntamente com o professor-orientador, relatórios parcial e final, através do sistema http://pesquisaic.unisul.br

conforme cronograma e modelos de relatórios disponibilizados no sistema.

c) Apresentar, com o professor-orientador, os resultados da pesquisa na Jornada Unisul de Iniciação Científica - Junic.

d) Devolver ao Governo do Estado, em valores atualizados, as mensalidades recebidas indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos. Assim como o descumprimento destes compromissos implicará na desqualificação dos participantes nos próximos editais de pesquisa da Unisul, até a sua regularização.

e) Assinar os recibos na mesma data estipulada para a assinatura da Bolsa de Estudos e Bolsa de Pesquisa, referentes aos dois semestres de contemplação.

f) Atualizar seus dados cadastrais no sistema Uniedu semestralmente.

(10)

Art. 21. São requisitos e compromissos do professor-orientador o que segue.

a) Ser docente da Unisul.

b) Ser membro de Grupo de Pesquisa da Unisul, certificados pelo CNPq.

c) Ter produção científica, tecnológica ou artístico-cultural no último biênio, registrada no currículo Lattes, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017.

d) Ter o currículo Lattes atualizado nos últimos 6 (seis) meses.

e) Selecionar e indicar um estudante, candidato à bolsa, com perfil compatível com as exigências do presente Edital e com as atividades previstas no projeto.

f) Não estar irregular com compromissos assumidos no desenvolvimento de projetos aprovados nos editais de pesquisa anteriores, tais como relatórios parciais e final, bem como a apresentação dos resultados na Junic.

g) Apresentar, juntamente com o orientando, relatórios parcial e final, através do sistema http://pesquisaic.unisul.br/ conforme cronograma e modelos de relatórios disponibilizados no sistema.

h) Apresentar, com o relatório parcial, o protocolo de submissão e aprovação do CEP ou do CEUA, no caso de projetos que envolvam seres humanos ou animais.

i) Apresentar, com o estudante bolsista, os resultados da pesquisa na Jornada Unisul de Iniciação Científica - Junic.

j) O descumprimento deste compromisso acima citados implicará na desqualificação dos participantes nos próximos editais de pesquisa da Unisul, até a sua regularização.

§ 1º No caso da impossibilidade do professor autor do projeto dar

continuidade na orientação do bolsista, e sendo de interesse do curso que o projeto tenha continuidade, o coordenador do curso vinculado deverá indicar um professor da Unisul para dar continuidade à orientação do bolsista no projeto. Neste caso, o professor substituto deverá ser citado no projeto como coautor.

§ 2º No caso de afastamento do proponente, por licença maternidade,

licença sem e com vencimentos por um período maior de 60 (sessenta) dias, este deverá indicar um substituto para a continuidade do projeto.

§ 3º No caso de o professor-orientador ser desligado da Universidade, com

intuito de possibilitar a continuidade do desenvolvimento da pesquisa pelo estudante, desde já abre mão de possível direito autoral do projeto, concordando com a indicação de outro orientador/coorientador.

(11)

Art. 22. Em caso de desistência do bolsista de pesquisa, este só poderá ser

substituído por outro qualificado no processo seletivo.

§ 1º O estudante substituto receberá a Bolsa correspondente às parcelas

vincendas.

§ 2º O estudante desistente deverá apresentar os relatórios de pesquisa

correspondentes ao período de recebimento da bolsa, sob pena de restituição à Secretaria de Estado da Educação.

§ 3º O professor-orientador do projeto deverá indicar à Pró-Reitoria de

Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação um estudante que atenda aos parâmetros deste Edital, para a substituição do bolsista.

Art. 23. Da decisão de mérito das propostas caberá recurso, dentro de três

dias úteis a contar da data de divulgação dos resultados, feito no sistema de avaliação, em campo próprio e sem identificação. O recurso deverá destacar os pontos a serem reavaliados, bem como devem estar devidamente fundamentados.

IV – FORMAS DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E EXCLUSÃO DOS ESTUDANTES Art. 24. O estudante-candidato deverá efetivar o seu cadastro no Uniedu, nos

moldes dos artigos 2º e 8º do presente Edital e, posteriormente, preencher o formulário de inscrição referente à Bolsa de Estudos ou à Bolsa de Pesquisa do Artigo 170, via Internet, através do MinhaUnisul.

§ 1º Caso o candidato não tenha seu login e senha, deverá criá-los

acessando o link Criar Novo Usuário na página do MinhaUnisul.

§ 2º Para efetuar a inscrição com sucesso, o estudante deverá preencher

os dados necessários em todas as etapas do formulário e imprimir seu formulário de inscrição.

§ 3º O processo seletivo para as Bolsas do Cebas e do Artigo 170

acontecerão simultaneamente, sendo que a partir deste semestre será

processo único. Assim, o Candidato que se inscrever participará

concomitantemente da seleção das duas Bolsas. Para tanto, o candidato deverá observar as regras do presente Edital, bem como do Edital GR 932/2018.

Art. 25. O processo de seleção compreenderá três etapas, conforme descritas

(12)

Primeira etapa – Cadastro pelo Sistema Uniedu, conforme Portaria nº

37/SED/2014 e pelo Sistema MinhaUnisul, no prazo previsto no item “a” do Artigo 28.

Segunda etapa – Os estudantes pré-selecionados serão atendidos por

profissionais do Serviço Social, que realizarão avaliação documental e entrevista conforme Art. 26.

Parágrafo único. Através da avaliação, documentação e entrevista poderá

haver alteração no índice de classificação.

Terceira etapa – Parecer final da Comissão de Bolsas.

Parágrafo único. Em caso de empate, os candidatos com maior índice de

carência excluirão os candidatos com menor índice de carência.

Art. 26. São documentos necessários para a entrevista os descritos abaixo.

I – Formulário de inscrição Art. 170 e Uniedu.

II – Uma foto 3X4 recente (dispensada para estudante do ensino a distância).

III – Documentos pessoais de todo o grupo familiar (fotocópia), conforme descritos a seguir.

• CPF (de todos os maiores de 18 anos) e RG ou Certidão de Nascimento de todos os integrantes do grupo familiar.

• Certidão de Casamento dos pais ou do candidato (se for o caso).

• Em caso de separação ou divórcio, comprovante de separação ou divórcio dos pais ou candidato (declaração de casamento com averbação ou Termo Judicial).

• No caso de união estável de fato, anexar declaração assinada pelo casal e por duas testemunhas, com firma reconhecida em cartório, ou declaração de que não possui união estável.

• Carteira de Trabalho atualizada, original e cópia (foto, qualificação civil, último contrato de trabalho e próxima página em branco).

• Certidão de Óbito, no caso de ser o candidato órfão ou viúvo.

• Comprovante de residência atualizado, última fatura de energia elétrica e telefone fixo ou móvel do estudante ou responsável.

• No caso de ser candidato com filhos dependentes, apresentar fotocópia da Certidão de Nascimento ou Termo Judicial de dependência.

(13)

• Caso o estudante ou qualquer integrante do grupo familiar não possuir Carteira de Trabalho, apresentar Declaração de que não possui Carteira de Trabalho (Anexo I).

IV – Comprovante de rendimento do estudante e dos integrantes do seu grupo familiar

1 - Se assalariado (fotocópia):

• Folha de pagamento (recibo de salário) dos três últimos meses com identificação da empresa ou instituição ou dos seis últimos meses, quando houver pagamento de comissão ou hora extra, com identificação da empresa ou instituição.

• Declaração da empresa, se esta concede ou não vale alimentação ou hora extra que não conste na folha, em caso positivo citando o valor mensal.

2 - Se trabalhador autônomo ou trabalhador informal:

• Se autônomo e proprietário de empresa apresentar DECORE – Declaração Comprobatória e de Percepção de Rendimentos – em conformidade com a Resolução CFC nº1.403/2012 do Conselho Federal de Contabilidade. Não será aceito Pró-labore.

• Contrato Social com todas as alterações (cópia). Em caso de Empresas sem atividade ou inativa, apresentar protocolo de baixa em uma das esferas: Municipal, Estadual ou Federal.

• Para Microempreendedor Individual – MEI, apresentar declaração anual do Simples Nacional ou declaração de renda (autenticada em cartório) junto com o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual.

•Se trabalhador informal, apresentar declaração constando remuneração e identificação (RG e CPF), assinada por duas testemunhas, com firmas reconhecidas em cartório. No caso de atividade informal prestada diretamente para empresa ou instituição, a declaração de renda deverá ser emitida pelo contratante, impressa em papel timbrado ou contendo carimbo de identificação (Anexo II).

3 - Se Aposentado ou pensionista:

• Comprovante de recebimento de aposentadoria ou pensão do último mês,

retirado do site da previdência Social

(14)

comprovante de rendimento que contenha o número e valor do benefício recebido.

4 - Se agricultor, pescador ou entes afins:

• Apresentar declaração do valor em moeda corrente, lavrada por sindicato de trabalhadores rurais, colônia de pescadores da média de produção de agricultor ou pescador.

• No caso de produtor de leite, anexar as seis últimas notas de venda do produto e a subsequente em branco.

5 - Se beneficiário de ajuda financeira:

• Apresentar declaração assinada pelo doador, com identificação (RG e CPF), com discriminação dos valores doados, assinada por duas testemunhas, com firmas reconhecidas em cartório (Anexo III).

6 - Se estagiário:

• Cópia do termo de Compromisso de estágio, em que conste o valor recebido pelo candidato.

7 - Se recebe pensão alimentícia:

• Apresentar documento assinado pelo responsável pelo pagamento ou documento judicial. Até 18 anos apresentar declaração referente à pensão (se recebe ou não com autenticação em cartório) e extrato bancário com o valor recebido ou folha de pagamento que descrimine o valor (Anexo IV).

8 - Se profissional ACTs:

• Fotocópia das últimas três folhas de pagamento ou declaração emitida pela Prefeitura informando o valor do salário recebido (se for contratação no mês vigente).

• Declaração do contratante se concede ou não vale alimentação e, em caso positivo, citando o valor.

9 - Se recebe aluguel:

• Caso possua imóvel alugado, apresentar declaração de recebimento de aluguel (autenticado em cartório) ou contrato de locação (Anexo V).

10 - Se estiver recebendo seguro desemprego:

(15)

• Rescisão Contratual.

11 - No caso de desemprego ou sem remuneração (candidato ou integrante

do grupo familiar) com mais de 18 anos e menos de 70 anos:

• Se estiver há mais de um ano sem emprego, apresentar declaração assinada em cartório informando que não possui nenhum tipo de rendimento (Anexo VI).

V – Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física - DIRPF

• Fotocópia da declaração completa de imposto de renda e do recibo de entrega do exercício 2017, ano-calendário 2016, constando todas as folhas, de pessoa física ou jurídica dos pais, cônjuges, candidato e de outros membros da família que compõem a renda familiar (caso este seja emancipado ou maior de idade). Não serão aceitas declarações de situações especiais para essas comprovações.

VI - Comprovantes de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo pertencente ao grupo familiar.

VII – Se a moradia for alugada, financiada ou cedida, apresentar o que segue.

• Fotocópia do último comprovante de aluguel (cópia do contrato de locação e recibo) ou declaração com firma reconhecida em cartório.

• No caso de o candidato dividir o pagamento de aluguel, apresentar comprovante de divisão de aluguel, com nome, RG, CPF e assinatura dos demais moradores.

• Se financiada, apresentar cópia do último recibo da parcela ou contrato de financiamento.

• Se a moradia for cedida, apresentar declaração assinada por quem cede o imóvel (Anexo VII - cópia simples).

VIII – Se houver gastos mensais com doenças:

• cópia do laudo ou atestado médico com situação atual e comprovante de gastos com medicamentos (cópia dos recibos, nota fiscal).

IX – Se houver deficiência Física ou invalidez permanente:

•apresentar laudo médico atualizado, contendo o diagnóstico clínico descrevendo o quadro clínico da deficiência.

X – Se houver gastos com transporte coletivo ou fretado:

• comprovante (recibo ou nota fiscal) mensal de pagamento do transporte coletivo ou fretado da moradia do estudante até a Universidade;

• comprovante de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, pertencente do grupo familiar.

XI – No caso de guarda de fato: • Termo Judicial; ou

(16)

• anexar declaração assinada por duas testemunhas, com firma reconhecida em cartório.

XII - Caso o grupo familiar informado se restrinja ao próprio estudante, este deverá comprovar percepção de renda própria que suporte seus gastos, condizente com seu padrão de vida e de consumo, sob pena de exclusão do processo seletivo.

XIII – Se houver, além do candidato, outro integrante do grupo familiar cursando graduação ou escola particular:

• comprovante de matrícula de integrantes do grupo familiar que estudam em instituições particulares.

XIV – Justificativa esclarecendo a maneira pela qual efetua o pagamento dos gastos, se estes forem superiores à renda declarada.

XV – Declaração do candidato requerente da Bolsa afirmando não ter nenhum curso de graduação.

XVI – Os candidatos contemplados com a Bolsa do Art. 170 em período anterior ao pleito deverão apresentar comprovante de, no mínimo, 20 horas semestrais de participação em Programas e Projetos Sociais Institucionais de Extensão, com visão Educativa, aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Regional, ficando impedido de nova concessão até que esteja regular com estas atividades.

§ 1º O candidato que tiver até 24 anos deverá apresentar toda a

documentação do grupo familiar, ainda que se declare independente, bem como aquele que tiver idade maior de 24 anos e não comprovar independência familiar.

§ 2º Além da documentação obrigatória solicitada neste Edital, o

candidato deverá apresentar quaisquer outros documentos que o profissional do Serviço Social ou Comissão de Seleção e Acompanhamento julgar necessário.

§ 3º O estudante do ensino presencial deverá entregar a lista de

documentos acima descrita no momento da entrevista.

§ 4º O estudante do ensino a distância deverá postar a documentação

relacionada no Art. 26 deste Edital e os dados de contato no período de 9 a 27

de março de 2018, via Sedex, para o endereço do Campus Universitário

UnisulVirtual, abaixo. Uma vez enviada a documentação solicitada, o candidato deverá aguardar contato da UnisulVirtual para a realização da entrevista. Não há necessidade de agendamento.

(17)

Campus Universitário UnisulVirtual Setor de Atenção Social

Avenida Pedra Branca, nº 25

Bairro Cidade Universitária Pedra Branca CEP 88137-900 – Palhoça (SC)

§ 5º A ausência de qualquer documento solicitado no ato da entrevista

implicará em imediata exclusão do candidato no processo seletivo de Bolsa de Estudo e Bolsa de Pesquisa.

Art. 27. São motivos de exclusão do processo de seleção, o que segue.

a) Ausência de prévio cadastro completo no sistema Uniedu.

b) Apresentação de documentação incompleta ou ilegível ou não entrega da documentação até o ato da entrevista, bem como até o prazo concedido para os estudantes na modalidade a distância.

c) Reprovação em 25% ou mais das disciplinas cursadas no semestre anterior, conforme tabela abaixo.

d) Possuir curso superior.

e) Ser beneficiário de quaisquer modalidades de bolsas oriundas de recursos públicos e institucionais.

f) Renda per capita superior a três salários mínimos. g) Falta de veracidade quanto às informações.

h) Incoerência entre dados informados e documentos apresentados. i) Ausência de comprovação de renda compatível com os gastos - incompatibilidade entre despesas e rendas.

N° de disciplinas

cursadas no semestre N° de disciplinas em que pode haver reprovação

1 0 2 0 3 0 4 1 5 1 6 1 7 1 8 2 9 2 10 2

(18)

j) Contemplados com Bolsa de Estudos em semestres anteriores, que estejam em inadimplência ou ausência de comprovação de participação de no mínimo 20 horas semestrais em Programas e Projetos Sociais Institucionais de Extensão, com visão educativa, aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Regional.

k) Preenchimento falso ou incompleto do formulário de inscrição no MinhaUnisul.

l) Ausência do formulário de inscrição no MinhaUnisul e no Uniedu. m) Ser estudante matriculado apenas em unidade de aprendizagem especial.

n) Constatação da não carência socioeconômica em visita domiciliar em semestres anteriores.

o) Ausência de pagamento da matrícula no período de 7 (sete) dias anteriores à divulgação oficial dos contemplados.

p) Para o candidato à bolsa cuja entrevista não for realizada.

V – CRONOGRAMA

Art. 28. O processo de inscrição e seleção de candidatos será realizado de

acordo com o cronograma abaixo.

a) A inscrição será realizada no período de 19 de fevereiro a 7 de

março de 2018, através do MinhaUnisul, condicionada ao prévio cadastro no sistema Uniedu.

b) A divulgação dos estudantes pré-selecionados com respectivos agendamentos será realizada em 9 de março de 2018.

c) Os candidatos não pré-selecionados poderão solicitar a revisão no período de 12 a 13 de março de 2018. Para os estudantes do ensino a distância, os pedidos de revisão deverão ser formalizados por intermédio do portal MinhaUnisul e do atendimento online, no link

“solicitar caso de informação”.

d) A divulgação do resultado da revisão juntamente com o agendamento das entrevistas será em 16 de março de 2018.

e) Os estudantes do ensino presencial classificados na pré-seleção deverão apresentar os documentos e efetuar suas entrevistas no período de 13 a 27 de março de 2018, conforme cronograma a ser

(19)

f) Os estudantes do ensino a distância classificados na pré-seleção, deverão enviar a documentação via Sedex no período de 9 a 27 de

março de 2018.

g) Os estudantes do ensino a distância classificados na pré-seleção deverão observar o período de postagem dos documentos e as entrevistas serão realizadas no período de 16 de março a 5 de abril

de 2018. Não há necessidade de agendamento.

h) A relação oficial dos candidatos classificados será divulgada em 25

de abril de 2018, a partir das 20 horas, via Internet e em murais

afixados nos campi da Unisul.

Período para pedidos de recursos dos projetos de pesquisa não classificados: 26 a 28 de abril de 2018, pelo endereço http://pesquisaic.unisul.br

i) Divulgação dos pedidos de recursos dos projetos de pesquisa deferidos: 8 de maio de 2018.

VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 29. O cadastro no sistema Uniedu encontra-se aberto até 7 de março de

2018, no endereço eletrônico

http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/graduacao/estudantes/cadastramento

§ 1º Em caso de prorrogação ou reabertura do período de inscrições no

sistema Uniedu, não haverá prorrogação ou reabertura do período de inscrições no MinhaUnisul.

§ 2º Todos os estudantes cadastrados no Uniedu nos semestres

anteriores, contemplados ou não com Bolsas de Estudo e Pesquisa, também deverão cadastrar-se novamente no Uniedu, para candidatarem-se às Bolsas de Estudo e Pesquisa em 2018/1.

§ 3º O preenchimento dos cadastros no Uniedu e no MinhaUnisul são

requisitos obrigatórios para participar do processo seletivo para obtenção da Bolsa de Estudo ou de Pesquisa do Artigo 170.

Art. 30. Ao preencher o formulário de solicitação de benefício via internet, o

candidato se declara ciente e de acordo com todas as normas do processo seletivo, bem como aceita as decisões que possam ser tomadas pela Comissão Fiscalizadora de Bolsas em casos omissos e situações não previstas neste Edital.

(20)

Art. 31. O processo seletivo de Bolsa do Art.170 acontecerá simultaneamente

com o processo seletivo do Cebas (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social). Para tanto, o candidato deverá se inscrever no cadastro Uniedu e MinhaUnisul.

§ 1º A classificação dos candidatos observará os pareceres da Comissão

de Avaliação e Acompanhamento, qualificando em primeira análise os contemplados do Cebas e posteriormente com o recurso do Art.170.

Art. 31. Para base de cálculo do benefício do Art. 170 será considerado o valor

da mensalidade constante no Sistema Acadêmico até 15 de março de 2018.

Art. 32. O estudante contemplado com bolsa de estudo ou pesquisa, que

venha a trancar, abandonar ou desistir do curso, após a divulgação dos contemplados, terá os valores de bolsa estornados, sendo repassados para outro estudante devidamente qualificado para o benefício.

Art. 33. O estudante que usufruir de qualquer benefício, estará

automaticamente contemplado com o recurso de maior percentual.

Art. 34. Em virtude da natureza do processo seletivo, em nenhum caso caberá

recurso das decisões tomadas pela Comissão Fiscalizadora de Bolsas.

Art. 35. O repasse das parcelas do Art. 170 aos estudantes está condicionado

ao repasse efetivo do recurso feito pelo Governo Estadual.

Art. 36. Para que o processo tenha eficácia, conta-se com a colaboração dos

estudantes, no sentido de identificar situações que não sejam merecedoras do benefício, por meio de denúncia, que poderá ser formalizada no link disponível no MinhaUnisul, garantindo, com sigilo e ética, a total integridade e legitimidade do processo de Seleção de Bolsas.

Art. 37. A falta de assinatura nos recibos coletivos, de acordo com o

cronograma estipulado pela Universidade, divulgado nos murais e via internet, implicará a perda do benefício em ambas as modalidades de Bolsa.

Art. 38. O estudante, beneficiado com Bolsa de Estudo ou Bolsa de Pesquisa,

que falsificar documentos ou falsear informações, além de perder o benefício que lhe foi deferido, ressarcirá os valores indevidamente recebidos e ficará

(21)

automaticamente impedido de candidatar-se a futuras inscrições, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis e para as quais poderá ser representado perante os órgãos legalmente responsáveis.

Art. 39. A critério da Comissão, o acadêmico portador de deficiência ou

invalidez permanente poderá ser encaminhado para avaliação no Programa de Acessibilidade da Unisul, podendo ser alterado o perfil do benefício.

Art. 40. Nenhum documento será devolvido após o processo seletivo,

independentemente de ter sido o candidato contemplado ou não.

Art. 41. Os candidatos pré-selecionados à Bolsa de Estudos na segunda etapa

deverão apresentar formulário, devidamente assinado, juntamente com a documentação solicitada no presente Edital, na entrevista previamente agendada.

Art. 42. Os candidatos à bolsa de pesquisa não contemplados estarão

automaticamente concorrendo à Bolsa de Estudo, desde que atendam aos requisitos desta modalidade.

Art. 43. Somente o candidato poderá realizar a entrevista. Se o candidato for

menor de idade, deverá comparecer à entrevista acompanhado dos pais ou responsável legal. O estudante do ensino a distância, menor de idade, deverá encaminhar documentos de identificação do responsável, autenticados em cartório.

Art. 44. Caberá à Comissão de Bolsas, em caso de ausência de estudantes

aptos ao recebimento do benefício na modalidade Estudo e Pesquisa, o aumento do valor concedido de acordo com a classificação dos candidatos.

Art. 45. A contemplação da Bolsa do Artigo 170 para estudantes já

beneficiários de Bolsas de Estudo e Pesquisa, oriundos de outros Programas, ficará condicionada à análise e parecer da Comissão Fiscalizadora de Bolsas.

Art. 46. Os estudantes que possuem benefícios que não permitem

cumulatividade deverão optar, no ato da inscrição, por este benefício ou pela bolsa do Artigo 170.

(22)

Art. 47. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Fiscalizadora de

Bolsas do Artigo 170.

Art. 48. O presente Processo Seletivo é válido para o primeiro semestre letivo

de 2018 da Unisul, não tendo validade para outros semestres.

Art. 49. Fica eleito o foro da Comarca de Tubarão, Santa Catarina, para dirimir

toda e qualquer questão administrativa ou judicial inerente a este Processo Seletivo.

Tubarão (SC), 19 de fevereiro de 2018.

Mauri Luiz Heerdt Reitor

(23)

ANEXO I

DECLARAÇÃO QUE NÃO POSSUI CARTEIRA DE TRABALHO

Eu, __________________________________________________________________________, estado civil _________________________, portador(a) do RG nº____________________ e do CPF nº __________________________, residente e domiciliado(a) na Rua ___________ ___________________________________________________, declaro para os devidos fins, que não possuo Carteira de Trabalho.

Declaro ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) _________________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima.

Local e data: __________________________, ______ de ___________________ de 2018.

______________________________________________ Assinatura do Declarante

(24)

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE RENDA DE TRABALHADOR INFORMAL

Eu, _________________________________________________________________________,

portador(a) do RG nº_____________________ e do CPF

nº__________________________, declaro sob as penas da lei, para fins de apresentação à Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, para comprovação da Situação Socioeconômica do(a) acadêmico(a) _______________________________________________________________, que a renda média dos últimos seis meses, no valor de R$ ________________ mensais, declarada no formulário de inscrição, refere-se aos ganhos obtidos com eu trabalho em atividades de ___________________________________________________. Declaro, ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) _______________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima.

Local e data: _________________________, ______ de ________________ de 2018.

______________________________________________ Assinatura do Declarante

______________________________________________ Assinatura do candidato à bolsa

(25)

ANEXO III

DECLARAÇÃO DE AUXÍLIO DE TERCEIROS

Eu, _________________________________________________________________________, portador(a) do RG nº _____________________ e do CPF nº ______________________, declaro sob as penas da lei, para fins de apresentação à Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, que pago R$_______________ mensais referentes ao auxílio prestado a ___________________________________________________________, portador(a) do RG nº ___________________ e do CPF nº ________________________. Declaro, ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) ________________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima.

Local e data: __________________________, ______ de ___________________ de 2018.

_______________________________________________________ Assinatura

(26)

ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE PENSÃO ALIMENTICIA

Eu, _________________________________________________________________________, portador(a) do RG nº _____________________ e do CPF nº ______________________, declaro sob as penas da lei, para fins de apresentação à Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, que pago R$_______________ mensais para ____________________________________________________, portador(a) da Certidão de Nascimento nº ______________________________, referentes à pensão alimentícia.

Declaro, ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) _________________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima.

Local e data: ________________________, ______ de ___________________ de 2018.

_______________________________________________________ Assinatura

(27)

ANEXO V

DECLARAÇÃO DE ALUGUEL

Eu, _________________________________________________________________________, portador(a) do RG nº ____________________ e do CPF nº _______________________, declaro sob as penas da lei, para fins de apresentação à Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, que recebo aluguel de R$ _______________ mensais de __________________________________________________________, portador(a) do RG nº ___________________ e do CPF nº ____________________________, referente ao aluguel do imóvel localizado na Rua __________________________________________ ____________________, nº ________, bairro ___________________________, na cidade de _________________________________________________.

Declaro, ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) _________________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima.

Local e data: ________________________, ______ de ___________________ de 2018.

_______________________________________________________ Assinatura

(28)

ANEXO VI

DECLARAÇÃO QUE NÃO POSSUI ATIVIDADE REMUNERADA

Eu, _________________________________________________________________________, estado civil _______________________, portador(a) do RG nº _____________________ e do CPF nº ____________________________, residente e domiciliado(a) na Rua ___________________________________________________________, declaro, para os devidos fins, que não exerço atividade remunerada.

Declaro, ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) _________________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima. Local e data: ________________________, ______ de ___________________ de 2018. ______________________________________________ Assinatura do Declarante Assinatura Testemunhas _______________________________________________ Nome: CPF: _______________________________________________ Nome: CPF:

(29)

ANEXO VII

DECLARAÇÃO DE IMÓVEL CEDIDO

Eu, _________________________________________________________________________, portador(a) do RG nº _____________________ e do CPF nº __________________________, declaro sob as penas da lei, para fins de apresentação à Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, que cedo o imóvel localizado na Rua _____________________________________________________ ________________________, nº __________, bairro ______________________________, na cidade de ________________________________, para __________________________ ________________________________________, portador(a) do RG nº _______________ e do CPF nº _______________________.

Declaro, ainda, minha inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações ou documentos falsos ou divergentes implicam o cancelamento da inscrição do(a) acadêmico(a) ______________________________________________ do processo de bolsa de estudo, bem como o cancelamento da bolsa de estudo/pesquisa, obrigando à imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, quando for o caso, além das medidas judiciais cabíveis.

Autorizo a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul a certificar as informações acima.

Local e data: _________________________, ______ de ___________________ de 2018.

_______________________________________________________ Assinatura

Referências

Documentos relacionados

A análise de espessura coroideia média por sectores demonstrou espessuras crescentes desde do sector nasal, inferior, central, temporal até ao sector superior.. Os

3.8.2 O coordenador do curso deve apresentar à Direção Acadêmica a solicitação de monitores, por disciplina, com as devidas atividades e responsabilidades do

a) o contrato para exercício na monitoria em 2015 será assinado pelo aluno, na Secretaria de sua unidade. b) o aluno só poderá iniciar as atividades de monitoria após

01 (Manhã) – Voluntária 01 (Manhã)– Bolsa 02 (Noite) - Voluntárias Thiago Assis Sebastião Marliuton Anatomia Sistêmica 01 (Manhã) – Voluntária 01 (Manhã)– Bolsa

Através do Edital do Programa UNISUL de Iniciação Científica (PUIC), anualmente, a UNISUL analisa e aprova projetos de pesquisa em disciplina, envolvendo o professor e toda a turma

IV- Elaborar e apresentar relatórios parcial e final do Projeto de Iniciação Científica desenvolvido (de acordo com modelos disponibilizados pelo PIC), com vistas

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Transbordo Armazenamento temporário Aterro Sanitário Coleta Recicláveis Coleta Rejeitos Unidades de Triagem Compostagem Digestão Anaeróbia Incineração Cinzas Energia