• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL N° 03/2013–PPGBIOTEC – 2° PROCESSO SELETIVO AO MESTRADO PPGBIOTEC 2013

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGBIOTEC, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, comunica que, no período de 10/07/2013 a

13/08/2013, das 14h às 17h, estão abertas as inscrições de candidatos ao Exame de Seleção de

Mestrado em Biotecnologia com ingresso previsto a partir de 2 de setembro de 2013.

1 – DOS REQUISITOS

a) Poderá atender ao presente Edital qualquer candidato com formação acadêmica na área de Ciências Biológicas, Exatas, da Terra ou áreas afins.

Parágrafo Único: A inscrição de candidato concluinte de curso de Graduação poderá ser acatada, condicionalmente, devendo o mesmo, caso aprovado na seleção, apresentar no ato da matrícula, documento comprobatório de conclusão do curso de Graduação. Os casos omissos serão avaliados pelo Colegiado do PPGBIOTEC.

2 – DA INSCRIÇÃO 2.1-Procedimentos:

a) As inscrições serão realizadas diretamente na Secretaria do PPGBIOTEC ou por correios, no caso de o candidato residir fora da Região Metropolitana de Belém/PA e, em todos os casos, gratuitamente.

b) O candidato que pretende realizar sua inscrição por correios deverá encaminhar à Secretaria do PPGBIOTEC os documentos relacionados no item 2.2, exclusivamente por meio SEDEX/AR, com postagem até o dia 10 de agosto de 2013, devendo também, paralelo a esse procedimento, encaminhar, ao e-mail ppgbiotec@hotmail.com, o Formulário de Inscrição, devidamente preenchido, e o código identificador do objeto, para o devido rastreamento até o dia 13 de agosto.

c) Será permitida a inscrição por procuração, mediante entrega do respectivo mandato, acompanhado de cópia do documento de identidade do procurador (Registro Geral), além de os documentos exigidos para inscrição.

d) O candidato inscrito por procuração assume integral responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no formulário de inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros por ele cometidos.

e) Não haverá, em qualquer hipótese, inscrição condicional ou aceitação de documentação incompleta.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

(2)

f) O candidato que, no pedido de inscrição ao processo seletivo declarar-se Portador de Necessidades Educativas Especiais (PNEE), deverá informar o tipo de atendimento compatível com a sua necessidade para a realização de sua prova.

2.2-Documentos necessários:

a) Formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível no site www.pbiotec.ufpa.br ou na Secretaria do PPGBIOTEC);

b) Documento Oficial de Identidade – Registro Geral (fotocópia); c) CPF (fotocópia);

d) Diploma, Certificado ou Atestado de conclusão de curso de Graduação, aprovado pelo MEC, na área de Ciências Biológicas, Exatas, da Terra ou áreas afins (fotocópia);

e) Atestado ou Declaração, emitido por curso de Graduação, aprovado pelo MEC, em Ciências Biológicas, Exatas, da Terra ou áreas afins, afirmando que o candidato concluirá todas as suas obrigações acadêmicas até o dia 2 de setembro, para a matrícula no Mestrado (para candidatos concluintes);

f) Histórico escolar do curso de Graduação, devidamente carimbado pela instituição emitente (fotocópia);

g) Currículo Lattes atualizado e documentado (fotocópias dos comprovantes das atividades indicadas no Currículo) – modelo disponível em http://lattes.cnpq.br; a última atualização do Lattes não deve ser anterior ao dia 1/06/2013.

h) Uma fotografia 3x4 cm (recente);

i) Cópia do RNE (para candidatos estrangeiros).

- Os documentos relacionados acima, nos casos de inscrição presencial, deverão ser apresentados juntamente com seus respectivos originais. No caso de inscrição pelos correios, os respectivos originais serão apresentados no 1º dia do processo seletivo, ao término da 1ª prova. - Os documentos relacionados acima poderão ser resgatados pelos candidatos não aprovados, quando aqueles os solicitarem, 15 dias após a divulgação do resultado final do Processo Seletivo, ficando disponíveis por um período máximo de 90 dias. Ao fim desse prazo, os documentos serão destinados à reciclagem.

3 – DOS CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO

O exame de seleção dos candidatos cujas inscrições tenham sido homologadas será efetuado pela Comissão Examinadora aprovada pelo Colegiado e composta pelos Professores Hervé Rogez (Presidente), Maria Paula C. Schneider, Artur Luiz C. da Silva, Luciana Pereira Xavier, Joyce K. R. Da Silva (membros), Agenor Valadares Santos (suplente), e terá as seguintes etapas:

a) Teste de proficiência em língua inglesa;

b) Prova Escrita sobre o conteúdo programático definido no presente Edital (item 6); c) Avaliação do Histórico Escolar e do Currículo Lattes.

§1º – A dispensa do teste de proficiência em língua inglesa poderá ser solicitada no momento da inscrição para seleção mediante a entrega do seguinte certificado, com validade de até 4 anos: Test of English as Foreign Language – TOEFL (mínimo de 213 pontos para o CBT TOEFL ou 550 pontos para o PBT TOEFL ou 80 pontos para o IBT TOEFL).

§2º – Cada um dos três itens do processo seletivo será avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). Para ser considerado aprovado o candidato deverá obter nota mínima 7 (sete) em cada um dos itens.

§3º – A nota final de cada item do exame será a média aritmética simples dos graus atribuídos por cada avaliador, calculados até a segunda decimal sem arredondamentos.

(3)

§4º – A nota final do exame de seleção será calculada pela média ponderada das notas obtidas nos itens: a) (peso para ponderação = 1), b) (peso para ponderação = 2) e c) (peso para ponderação = 1).

§5º – A divulgação dos resultados do processo de seleção será feita pela Secretaria do Curso, por ordem de classificação.

4 – DAS VAGAS E BOLSAS DE ESTUDOS

a) No presente Edital serão disponibilizadas no mínimo 23 vagas;

b) Este Edital poderá disponibilizar, obedecendo à ordem de classificação, Bolsas de Estudos de Mestrado (para as quais se exigirá dedicação exclusiva) quando disponíveis;

c) As vagas no presente Edital serão oferecidas para o curso com sede em Belém/PA.

Parágrafo Único: A matrícula do candidato aprovado, sem Bolsa de Estudo no Mestrado em Biotecnologia, estará condicionada à manifestação formal do candidato aprovado e de seu Orientador, atestando que aquele poderá cursar o Mestrado sem o auxílio de Bolsa.

5 – DO CALENDÁRIO

a) Período para inscrição: 09/07/2013 a 13/08/2013, das 14h às 17h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, segundo piso do Prédio do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA.

b) Divulgação das inscrições homologadas: 14/08/2013 a partir das 14h. c) Recurso sobre homologação de inscrição: 14 e 16/08/2013 a partir das 14h. d) Prova de inglês: 19/08/2013 às 09h.

e) Divulgação do resultado da prova de inglês: 20/08/2013 a partir das 10h. f) Recurso da prova de inglês: 20 e 21/08/2013 a partir das 14h.

g) Prova Escrita: 22/08/2013 às 9h.

h) Divulgação do resultado da prova Escrita: 26/08/2013 a partir das 9h. i) Recurso da prova Escrita 26 e 27/08/2013 a partir das 14h.

j) Avaliação do Histórico e do Currículo Lattes e divulgação do resultado: 28/08/2013 a

partir das 14h.

k) Recurso da Avaliação do Histórico e do Currículo Lattes: 29 e 30/08/2013 a partir das

14h.

l) Divulgação do resultado final: 30/08/2013 a partir das 17h.

Todos os resultados serão divulgados na Secretaria do PPGBIOTEC e por email. Os locais de prova serão informados na Secretaria do PPGBIOTEC a partir do dia 12/08/2013.

(4)

6 – DO PROGRAMA DA PROVA ESCRITA

1. pH, soluções e tampões

2. Aminoácidos, peptídeos e proteínas 3. Estrutura e função protéica

4. Enzimas e catálise enzimática

5. Estrutura e propriedades dos ácidos nucléicos 6. Replicação do DNA

7. Transcrição em procariotos

8. Processamento de RNA mensageiro 9. Síntese Protéica

10. Regulação da transcrição em bactérias

7 – DAS MATRÍCULAS

- Período de matrícula: 2 e 3 de setembro de 2013. - Horário: das 14:00h às 17:00h

- Local da matrícula: secretaria do PPGBIOTEC, segundo piso do Prédio do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA.

(5)

8 – DOS ORIENTADORES DISPONÍVEIS

DOCENTE * E-MAIL VAGAS

DISPONÍVEIS Linha de Pesquisa

ADRIANA RIBEIRO CARNEIRO adrianarc@ufpa.br

carneiroar@gmail.com 2

1- Genômica Comparativa de Micro-Organismos 2- Genômica Funcional de Micro-Organismos 3- Biologia Molecular de Organismos Procariotos

AGENOR VALADARES SANTOS agenorvaladares@yahoo.com.br

avsantos@ufpa.br 1

1- Proteômica de Micro-Organismos Aplicada A Biotecnologia 2- Microbiologia Industrial

ALBERDAN SILVA SANTOS alberdan.ufpa@gmail.com 1 1- Biotecnologia e biodiversidade molecular

CHRISTELLE HERMAN christelle.herman.pompeu@gmail

.com 2

1- Bioprocessos (enzimáticos) a partir de Recursos Vegetais Amazônicos 2- Operações de Fracionamento de Compostos Bioativos oriundos de Matrizes Vegetais Amazônicas

CHUBERT BERNARDO CASTRO DE SENA chubert@ufpa.br 1 1- Bioquímica de Patógenos

2- Interação Parasita-Hospedeiro.

ELCIO DE SOUZA LEAL elcioleal@gmail.com 1

1- Diversidade de Aminoácido da Proteína Vif do Hiv-1 e Relação com Níveis de Células T Cd4+

2- Avaliação de Métodos de Detecção de Recombinação em Genomas Virais

3- Evolução Adaptativa de Genes do Hiv-1 em Populações Naturais

EVONNILDO COSTA GONÇALVES ecostag@ufpa.br 1 1- Biotecnologia de recursos naturais

HERVE LOUIS GHISLAIN ROGEZ frutas@ufpa.br 2

1- Identificação e Quantificação dos Compostos Voláteis Produzidos pelo Microflora do Açaí (Euterpe oleracea) na Pós-Colheita

2- Isolamento de Bactérias Benéficas para a Qualidade Funcional do Cacau no Processo de Fermentação das Amêndoas

IGOR SCHNEIDER ischneider.evodevo@gmail.com 1 1- Estudos funcionais em peixes

JOHN ANTHONY MCCULLOCH johnmcc@ufpa.br 1 1- Biologia Molecular de Micro-Organismos

JOYCE KELLY DO ROSÁRIO DA SILVA joycekellys@ufpa.br

joycekellys@yahoo.com.br 1

1- Bioprospecção de Moléculas de Origem Natural com Atividade Biológica

2- Estudo da Metabolômica durante a Interação Planta-Patógeno 3- Óleos Essenciais com Aplicação Biocosmética

LUCIANA PEREIRA XAVIER luxavier@gmail.com

lpxavier@ufpa.br 1

1- Enzimologia

2- Estrutura e Função de Proteínas

LUIS ADRIANO SANTOS DO NASCIMENTO adriansantos@ufpa.br

adrlui1@yahoo.com.br 2

1- Catálise e Biocatálise;

2- Biocombustíveis e Biomassas Residuais.

MARCOS ANICETE DOS SANTOS marcos.anicete@hotmail.com 1

1- Síntese de Nanocarreadores Cerâmicos de Fármacos.

2- Intercalação de Fármacos ou Moléculas em Nanocarreadores. 3- Análise de Biomateriais.

(6)

PATRÍCIA SCHNEIDER pneivaschneider@gmail.com 1 1- Biologia do Desenvolvimento

2- Genética do Desenvolvimento Embrionário

ROMMEL RAMOS rommelthiago@gmail.com 2

1- Bioinformática Aplicada a Genômica; 2- Bioinformática Funcional

3- Algoritmos em Bioinformática

SYLVAIN HENRI DARNET sylvain@ufpa.br 2

1- Biotecnologia Vegetal 2- Bioinformática 3- Genômica

(7)

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGBIOTEC – Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal do Pará – End. Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, Av. Augusto Corrêa, 01 – Bairro do Guamá – CEP. 66.075-900 - Belém – Pará.

Fone/Fax: 3201-7918 - E-mail: ppgbiotec@hotmail.com – www.pbiotec.ufpa.br

Belém, 09 de Julho de 2013.

Prof. Dr. Hervé Rogez Presidente da Comissão

Referências

Documentos relacionados

Portanto, as usuárias de contraceptivos orais combinados devem mudar para um método contraceptivo alternativo (por exemplo, métodos contraceptivos somente com

História pregressa e assistência de pré-natal das mães que tiveram óbitos infantis na Santa Casa de Misericórdia, no município de Ituverava, no período de 2005 a

Uma amostra de 1600 sementes de feijão (Grupo1: Comum; Classe: Cores; Tipo1; de um lote de 1 kg de sementes adquirido em um supermercado da cidade de Rio Verde, Goiás.) foi

Nos seus parágrafos, o artigo fixa as idades somente para a realização dos exames, não havendo referência direta à idade para matricular-se nos cursos de Educação de Jovens

(“Corretora”), que compreendem o balanço patrimonial em 30 de junho de 2020 e as respectivas demonstrações do resultado, do resultado abrangente, das mutações do

a) Considerar apenas os cargos reportados, consoante os casos, ao regime definido pela Lei nº 2/2004, de 15 de Janeiro (republicado pela lei nº 51/2005 de 30 de Agosto e

As reuniões ou cursos, promovidos pelas empresas, com participação de seus empregados, fora do horário normal de trabalho, terão o seu tempo de duração remunerado

O presente trabalho foi desenvolvido na Universidade de Alfenas, Instituto de Ciência Agrárias com o objetivo de avaliar, em condições de cultivo hidropônico, a produção de