• Nenhum resultado encontrado

b) Pode-se dizer que as outras duas frases expressam a mesma ideia? Qual seria essa ideia?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "b) Pode-se dizer que as outras duas frases expressam a mesma ideia? Qual seria essa ideia?"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

. Questão 1- Classifique os verbos destacados em regulares ou irregulares.

“Na primeira esquina ele disse num repente que precisava ir embora, lembrou que ela só deveria abrir o papel às oito horas em ponto e que nesta precisa hora ele estaria com o pensamento concentrado nela, pensando só nela. Passou a mão no seu rosto macio, aproximou-se e devolveu o beijo na face, desaparecendo em meio ao fervilhar de gente.”

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Questão 2- Considere as seguintes frases: I. Assim que puder, farei a tarefa.

II. Quando puder, farei a tarefa. III. Se puder, farei a tarefa.

a) Qual das frases expressa a ideia de hipótese?

b) Pode-se dizer que as outras duas frases expressam a mesma ideia? Qual seria essa ideia?

_______________________________________________________________________________________ COLÉGIO SHALOM

Ensino Fundamental – 7º Ano Profª: Margareth Rodrigues Dutra

Disciplina: Língua Portuguesa

Aluno(a): ___________________________________________

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

Data de entrega: 16/12/2015

INSTRUÇÕES:

. Faça seu trabalho com calma e atenção;

. Leia e releia os enunciados quantas vezes for preciso; .Tenha bastante capricho, evitando rasuras.

(2)

Questão 3- Leia a tirinha e faça o que se pede.

SCHULTZ, Charlie M. Snoopy: Posso fazer uma pergunta, professora? Porto Alegre: L&PM, 2007, v. 5. p. 70. a) Observe a locução “posso evitar” e responda: qual verbo está fazendo o papel de auxiliar? Como ele contribui para reforçar o sentido que Snoopy quer dar à ideia do verbo principal? ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ b) Observe a forma verbal “seguem” e aponte a desinência que indica número e pessoa.

_______________________________________________________________________________________ Questão 4- Leia cuidadosamente a reportagem.

Quem decidiu a ordem das letras do alfabeto?

Os fenícios, mas não se sabe muito bem por quê. Provavelmente, as letras foram colocadas em sequência aleatoriamente. O que se sabe é que o povo que habitou a região onde atualmente fica o Líbano, entre os anos 1 400 e 1 000 a.C., criou uma série de símbolos muito parecidos com os que usamos hoje, inspirados na escrita egípcia, cujas letras (ou ícones) representavam uma ideia. A grande inovação dos fenícios foi fazer cada símbolo equivaler a um som, relacionando o formato do símbolo a um objeto, um lugar ou um animal que se expressava usando determinado som (...).

Fonte: LOPES, Artur Louback. "Quem decidiu a ordem das letras do alfabeto?". Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-decidiu-a-ordem-das-letras-do-alfabeto>. Acesso em: 28 mar. 2012. Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos sobre verbos, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir.

( ) As formas verbais “colocadas” e “inspirados” são formas nominais no gerúndio e têm a mesma função de adjetivos.

( ) As formas verbais “relacionando” e “usando” são formas nominais e mostram ações que estão acontecendo.

( ) As formas verbais “sabe”, “foram” e “criou” são irregulares.

( ) As formas verbais “representavam” e “expressavam” estão conjugadas no passado e indicam ações pontuais já encerradas.

(3)

Questão 5- Leia o provérbio.

Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. a) Transcreva os verbos que aparecem nesse provérbio.

_______________________________________________________________________________________ b) Que relação de sentido é estabelecida pela locução conjuntiva em destaque.

______________________________________________________________________________________ Questão 6- Com referência às alternativas propostas, analise-as de acordo com o código em evidência, levando em consideração o valor semântico estabelecido pelas preposições destacadas:

A – Causa B – Posse C – Companhia D – Finalidade E – Assunto

( ) O livro do professor está emprestado aos alunos. ( ) Fomos com os amigos ao cinema.

( ) O animal morreu de fome.

( ) Fizemos o trabalho sobre questões ambientais.

( ) O cenário encontra-se ornamentado para as festividades. Questão 7- Sobre os sujeitos das orações, responda:

a) O sujeito de uma oração pode ser determinado ou indeterminado. Explique brevemente a diferença de cada um.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ b) Dentro dos sujeitos determinados existem três tipos. Quais são eles?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Questão 8- Escreva OSS para oração sem sujeito, OSI para oração com sujeito indeterminado e OSD para oração com sujeito desinencial ou oculto.

(4)

b) ( ) Houve um acidente na rodovia. c) ( ) Trabalha-se dia e noite.

d) ( ) Nossa, já são três horas da manhã.

e) ( ) Estamos apreensivos com o resultado dos exames. f) ( ) Dizem que o barulho já começou no Rio de Janeiro g) ( ) Fomos ao cinema ontem.

h) ( ) Fizeram alterações no relatório da empresa.

Questão 9- Leia o trecho e classifique o sujeito dos verbos destacados.

Pela manhã, telefonaram para mim. Mais tarde, o telefone tocou outra vez. Minha filha atendeu e gritou:

- Vovô e vovó telefonaram avisando que vêm passar o feriado conosco. Chegam amanhã cedo e querem que alguém vá ao aeroporto se encontrar com eles.

Texto elaborado para fins didáticos.

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

Questão 10- Existem alguns casos especiais para aplicar as regras da concordância verbal corretamente, principalmente se forem orações que apresentam sujeitos compostos. Com base nesses conhecimentos, complete corretamente com os verbos entre parênteses.

a) O clima agradável, o ar puro, as flores da primavera, nada o ____________________ . (encantar) b) Os amigos, a casa, a escola, tudo _______________ para trás. (ficar)

c) Dançar e cantar à noite ____________ uma diversão e não um trabalho para Joana. (ser) d) ____________________ doces e refrigerantes na festa. (sobrar)

e) ____________________ o pai e a mãe para comprar os presentes. (sair)

f) ____________________prejuízos à saúde das pessoas a poluição e a má alimentação. (causar) g) O repórter e o fotógrafo _____________________ (chegar)

h) Ana, Paula ou Rose ____________ (receber) a vaga para o curso de idiomas.

i) Ouro Preto e Mariana _____________ cidades marcadas pela antiga mineração. (ser)

Questão 11- Você aprendeu que os verbos de ligação estabelecem uma ligação entre o sujeito e uma característica ou modo de ser, um estado ou mudanças de estado. Sublinhe em cada frase o verbo de ligação e circule o predicativo do sujeito.

a) Ana parece uma rainha.

b) Os pais ficaram felizes com a surpresa de seus filhos.

(5)

d) A sala permanecia vazia.

e) Antônio anda triste com a separação.

f) João parecia apaixonado.

g) Aquele apartamento é lindo!

Questão 12- Complete as orações abaixo com um predicativo do sujeito.

a) Aquele garoto parece ________________________________________________________________. b) Essa festa está _____________________________________________________________________. c) Débora ficou _______________________________________________________ com o que você fez. d) André tornou-se ___________________________________________________________________. e) Os alunos permaneceram ____________________________________________________________.

Questão 13-Classifique os predicados das orações seguintes em: nominal, verbal ou verbo-nominal. Para isso, considere o tipo de verbo e se há a presença de predicativos.

a) O morador contou-nos o fato emocionado. __________________________________________________ b) O jornal publicou a notícia. ______________________________________________________________ c) Nós dormiremos zangados. ______________________________________________________________ d) O passageiro levantou-se apressado. _______________________________________________________ e) A mãe esperava aflita o filho. ____________________________________________________________ f) A conversa estava animada. ______________________________________________________________ g) Nós ficamos acordados. _________________________________________________________________ h) O cliente saiu satisfeito. _________________________________________________________________ i) Você continua insatisfeito? ______________________________________________________________

Questão 14- Existem dois tipos de verbo de ação: o que precisa e o que não precisa de complemento para que a mensagem seja compreendida. No primeiro caso, chamamos de verbo transitivo, já no segundo caso chamamos de verbo intransitivo. Desse modo, classifique os verbos em destaque em transitivos ou intransitivos.

a) Os jovens dançavam alegremente. ________________________________________________________ b) O júri absolveu o réu. __________________________________________________________________ c) Muitos convidados chegaram tarde. _______________________________________________________ d) Algumas pessoas receberão vários brindes. _________________________________________________ e) Confiei em sua capacidade. ______________________________________________________________ f) As crianças brincavam no quintal. ________________________________________________________ g) Maria comprou um livro. _______________________________________________________________ h) As ondas quebravam na praia. ___________________________________________________________

(6)

Questão 15- Leia a frase a seguir.

Pesquisadores associam o problema do trânsito à falta de transporte público. Assinale a alternativa correta.

a) No contexto, o verbo "associar" é transitivo direto. b) No contexto, o verbo "associar" é transitivo indireto. c) No contexto, o verbo "associar" é de ligação.

d) No contexto, o verbo "associar" é transitivo direto e indireto.

Questão 16- Classifique os objetos das orações abaixo.

a) Os trabalhadores precisam de um aumento. ________________________________________________ b) Ela me viu no shopping. ________________________________________________________________ c) Eu lhe pedi o outro casaco. _____________________________, _______________________________ d) O funcionário fechou a loja às dez da noite. ______________________________________________

Questão 17- Relacione as frases com o tipo de estado que o verbo de ligação expressa. (a) Estado aparente ( ) A criança é feliz.

(b) Estado permanente ( ) Ele ficou triste. (c) Estado temporário ( ) Joana continua feliz. (d) Mudança de estado ( ) Carlos está feliz.

(e) Continuidade de estado ( ) Maria parece feliz.

Questão 18- O predicado de uma oração pode ser verbal, nominal ou verbo nominal. Dessa forma, classifique as orações abaixo:

(1) Predicado Verbal (2) Predicado Nominal (3) Predicado verbo-nominal

a) ( ) Pablo parece animado. b) ( ) Ele concordou com ela.

c) ( ) O professor chegou sorridente. d) ( ) Luciana está feliz.

e) ( ) Os alunos olhavam ansiosos.

f) ( ) Rosa e Diana prestaram uma homenagem ao professor. g) ( ) O ônibus chegou atrasado.

h) ( ) A prova estava difícil.

i) ( ) O técnico gesticulava impaciente.

(7)

Questão 19- Leia as orações a seguir e faça o que se pede. I – Permanecemos imóveis diante do quadro.

II – O cliente saiu da reunião satisfeito.

III – Com certeza, eu não sou o herói da história. IV – Nossos alunos voltaram vitoriosos.

V – A decisão foi justa.

VI – Os escoteiros chegaram cansados e sujos. VII – Minha redação ficou muito boa.

a) Quais orações apresentam predicado nominal?

_______________________________________________________________________________________

b) Quais orações apresentam predicado verbo-nominal?

_______________________________________________________________________________________ Questão 20 - Sabemos que adjunto adverbial é o termo que se liga ao verbo para indicar uma circunstância. Com base nisso, classifique os adjuntos adverbiais destacados nas orações a seguir.

a) Ele saiu de casa rapidamente.

______________________________________________________________________________________ b) Amanhã saberemos o resultado do exame.

______________________________________________________________________________________ c) Ele estava na escola.

______________________________________________________________________________________ d) Fui ao cinema com meus amigos.

_______________________________________________________________________________________________ e) Ele não gosta de jiló!

______________________________________________________________________________________ f) Ela mora aqui faz anos.

______________________________________________________________________________________ g) Esse cachorro latiu muito.

(8)

Questão 21- Leia o seguinte período, sublinhe os adjuntos adnominais e circule os substantivos caracterizados ou determinados por esses adjuntos adnominais.

As fortes chuvas prejudicaram a plantação. O filho do fazendeiro foi até lá para verificar o estrago. Muitos pés de café tombaram. Ele voltou de lá muito preocupado.

Questão 22- Em uma das alternativas a seguir, um dos termos sublinhados não é um adjunto adnominal. Marque essa alternativa com um X e justifique a sua resposta nas linhas a seguir.

( ) Minha casa de praia fica na esquina da rua Souza. ( ) Soube por um vizinho que o Paulo viajou com a mãe. ( ) Comprei o vestido azul, mas gostei mais do amarelo.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ Questão 23- O fonema /Z/ pode ser representado pelas letras S, Z e X. No entanto, existem algumas regras que auxiliam no momento da escrita de algumas palavras.

Leia as regras descritas e complete as lacunas com S, Z ou X.

a) Quando o fonema /z/ é o segundo de uma palavra iniciada por “e” (exceções: esôfago e esotérico) usa-se _______.

b) Em títulos de nobreza usa-se ________.

c) Como consoante de ligação, antecedendo os sufixos -ada, -al, -eiro, -inho usa-se ________. d) Nos adjetivos pátrios (que indicam origem) usa-se ________.

Questão 24- Leia as orações abaixo e complete com as letras S, Z ou X, conforme as normas urbanas de prestígio.

a) Sua bele__a é algo hipnoti__ante. b) Ela é e__otérica e mistério__a.

c) Reali__ei o e__ame de matemática ontem.

d) A france__a e__ibia uma magre__a impressionante.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.” Pv. 9:10

Referências

Documentos relacionados

Promocional serão fornecidos e entregues pela MAC Cosmetics, a qual oferece aos participantes ganhadores da Ação as mesmas garantias oferecidas ao mercado consumidor. Para

Os brotos provenientes da fase de multiplicação (Figura 2A) formaram touceiras no meio MS sem reguladores de crescimento (Figura 2B) e, cortadas as mudas, originaram-se em média

Dada a representação social que Enfermagem ainda possui, a adopção de Marketing Social é cada vez mais uma necessidade a nível pessoal por forma a esclarecer

Após a análise de dados, foi observado que o alteplase ainda deve ser administrado dentro da janela terapêutica de até 4,5 horas pela via endovenosa, ou até 6 horas

Executivo Municipal, veja a respeito da operação tapa buracos, com o Pro- Município que fizeram algumas ruas; ocorre que outras ruas continuam totalmente danificadas, e com as

O presente relatório apresenta os resultados dessa pesquisa divididos em quatro subseções: a primeira, destinada à análise dos impactos e medidas adotadas pelas empresas que dizem

Para a análise dos resultados, foram utilizados testes paramétricos e testes não paramétricos, levando-se em consideração a natureza das variáveis estudadas e a variabi-

Manual(is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s), disponível(is) e aplicado(s) ao gerenciamento de recursos humanos; estatísticas básicas para o