• Nenhum resultado encontrado

A respeito dos fundamentos da organização dos poderes e do Distrito Federal (DF), julgue os itens seguintes(brb 2011).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A respeito dos fundamentos da organização dos poderes e do Distrito Federal (DF), julgue os itens seguintes(brb 2011)."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Lista de exercícios de lei orgânica do distrito federal

Qualquer dúvida

:(bianaoqru@hotmail.com/fabiano.jusdf@gmail.com) Julgue os itens:

A respeito dos fundamentos da organização dos poderes e do Distrito Federal (DF),

julgue os itens seguintes(brb 2011).

01-(brb 2011/cespe).

Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores

sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político

constituem valores fundamentais do DF.

02-(brb 2011/cespe).

A preservação da autonomia do DF como unidade federativa

e a garantia da prestação de assistência jurídica integral e

gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos

figuram entre os objetivos prioritários do DF constantes de sua

Lei Orgânica (LODF).

O3-(brb 2011/cespe).

O DF organiza-se em regiões administrativas, que não são

dotadas de autonomia política.

04-(Funiversa/médico/2011)-De acordo com lei orgânica do distrito federal são objetivos prioritários da lodf:

A)Criar e preservar o pluralismo político.

B)proporcionar e garantir à prestação de assistência jurídica a todos os cidadãos,independentemente de sua condição financeira.

C)Garantir e promover os direitos humanos assegurado na constituição e na declaração universal dos direitos humanos.

D)Enfatizar e valorizar o atendimento das demandas da iniciativa privada. E)Assegurar e preservar os interesses particulares.

05-(Funiversa/enfermeiro/2011)De acordo com a lei orgânica do distrito federal é objetivo prioritário:

a)dar precedência ao atendimento das demandas da sociedade na área da saúde.

b)garantir `a prestação de assistência jurídica integral a todos os cidadãos,independente de sua condição financeira.

c)preservar a sua autonomia como unidade federativa. d)Zelar pelo pluralismo político.

e)Assegurar o exercício de petição ou representação,independentemente do pagamento de taxas. 06-(Funiversa/enfermeiro/2011)Acerca da administração administrativa da DF, é correto afirmar que:

a)A lei não poderá dispor sobre a participação popular no processo de escolha do administrador regional, sendo a escolha competência exclusiva do governador do DF.

B)A criação e extinção de regiões administrativas cabe exclusivamente ao governador,sem ingerência do poder legislativo.

C)Os conselhos de representante comunitários não possuem nenhuma função perante as regiões administrativas do DF, na forma da lei.

D)Os administradores regionais podem receber remuneração idêntica a do governador do DF de acordo com a lodf.

(2)

e)Um dos objetivos prioritários da organização administrativa do distrito federal em regiões administrativas é melhorar a qualidade de vida.

07-(Questão 16/funiversa/motorista/2011)A respeito dos fundamentos e da organização dos poderes e do distrito federal previstos na lei orgânica do distrito federal(lodf), assinale a alternativa correta.

(A) O distrito federal por ser unidade federativa integrante da união,possui autonomia administrativa e financeira, mas não política.

(B)O valor fundamental do distrito federal é a preservação de sua soberania.

(C) O distrito federal tem como objetivo assegurar a proteção individualizada á vida e a integridade física e psicológica das testemunhas de infrações penais.

(D) A LODF assegura o direito de petição,podendo,eventualmente e desde que devidamente fundamentado, exigir o pagamento de taxas.

(E) A soberania popular somente será exercida pelo voto direto e secreto e por iniciativa popular.

08-(funiversa/metrô-df/agente de estação/2009)o distrito federal,como unidade federativa,possui características próprias,entre elas inclui-se dissolubilidade.

09-(funiversa/metrô/agente de estação/2009)segundo a LODF,admitem-se ações em prejuízo da dignidade dos presos condenados por crimes graves.

10-(funiversa/metrô-df/agente de estação/2009)a livre iniciativa não faz parte dos valores fundamentais protegidos,mas sim dos objetivos serem alcançados.

11-(funiversa/ metrô-df/agente de estação/2009) a LODF admite a discriminação de pessoas com certos tipos de deficiência.

12-(funiversa;metrô-df/agente de estação/2009) é objetivo prioritário do distrito federal garantir e preservar os direitos humanos.

13-(FUNIVERSA / ASSISTENTE SOCIAL ADMINISTRAÇÃO / SEJUS-DF / 11.4.2010 / QUESTÃO 15 Considere que a Câmara Legislativa do Distrito Federal queira fortalecer a soberania popular e resolva submeter uma lei aprovada na Casa ao crivo da população. Nessa situação, a soberania será exercida por meio de

(A) plebiscito. (B) referendo.

(C) iniciativa popular.

(D) sufrágio universal com voto indireto, mas secreto. (E) sufrágio universal com voto direto, mas aberto.

14-(Funiversa/seplag-df/técnico administativo/2010)a respeito da lei orgânica do distrito federal assinale a alternativa correta

(A)O Distrito federal possui plena autonomia política e administrativa ,mas não financeira,dependendo da União para gerir suas finanças.

(B) É objetivo prioritário do distrito federal garantir e promover os direitos humanos fixado apenas na constituição federal.

(C) Se rafael é testemunha de crime de estupro praticado por Carlos contra Ana

Paula,então,compete ao poder público assegurar a proteção à integridade física e psicológica de Ana Paula,de Rafael e , ainda do pai de rafael.

(D) É dispensado ao cidadão,para o exercício do seu direito de petição ou representação,o pagamento de taxas,mas faz-se necessário a garantia de instância ,caso o cidadão queira interpor recurso.

(3)

(E)Para garantir a plena execução de seu programa de desenvolvimento econômico-social,o distrito federal deverá concentrar suas ações no território correspondente ao espaço físico-geográfico que se encontra sob domínio e jurisdição,sem buscar a integração com entorno do distrito federal.

15- (funiversa/metrô-df/agente de estação/2009) é objetivo prioritário do distrito federal assegurar ao cidadão o controle da legalidade e legitimidade dos atos do poder público. 16-(funiversa/metrô-df/agente de estação/2009) é objetivo prioritário do distrito federal dar prioridade ao atendimento das demandas da sociedade nas áreas de educação,saúde,trabalho e assistência social.

17-(Funiversa/Metrô/Agente de Estação/ 2009)È objetivo prioritário do DF zelar pelo conjunto urbanístico de Brasília.

18-(Funiversa/Sejus-DF/Técnico Penitenciário/2008)A bandeira, o hino e o brasão são símbolos do DF.vedada a instituição de outros símbolos.

19-(Funiversa/Sejus-DF/Técnico Penitenciário/2008)Não há participação popular no processo de escolha do administrador regional.

20- A remuneração de um administrador regional do DF não pode ser igual à de um secretário de estado.

21-(F.UNIVERSA -DIREITO E LEGISLAÇÃO / SEPLAG - 2010) A respeito da organização do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

(A) Brasília é a capital da República Federativa do Brasil, e a sede do governo do DF é a cidade de Taguatinga.

(B) O Distrito Federal, na execução de seu programa de desenvolvimento socioeconômico, buscará a integração com a região do entorno do DF, que se encontra em Goiás.

(C) A remuneração dos administradores regionais não poderá ser inferior à fixada para os secretários de Estado do DF.

(D) O território do Distrito Federal compreende o espaço físico-geográfico que se encontra sob seu domínio e jurisdição, incluindo o seu entorno.

(E) A criação e a extinção de regiões administrativas ocorrerão mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais.

22-(Cespe/Dftrans/Analista/2008)È licito as DF construir ônus real sobre os imóveis de seu patrimônio independentemente de autorização da CLDF,com base no princípio da

independência dos poderes.

23-(Funiversa/Pcdf/Agente de polícia/2009)Como desdobramento da garantia dos direitos humanos previsto na constituição Federal,o DF deve assegurar a proteção individualizada à vida e à integridade física e psicológica das vítimas e das testemunhas de infrações penais e de seus respectivos familiares

24-(CESPE-ESCRITURÁRIO/BRB-2010) A referida lei veda discriminar ou prejudicar qualquer pessoa pelo fato de haver litigado contra órgãos públicos do DF, nas esferas administrativa ou judicial. Referida vedação, porém, só se aplica à discriminação de pessoas físicas, não se estendendo a pessoas jurídicas

25-(CESPE Dos -ADVOGADO/BRB-2010) A LODF veda a doação de bens imóveis do patrimônio do DF ou a constituição sobre eles de ônus real, bem como a concessão de isenções

(4)

fiscais ou remissões de dívidas, sem expressa autorização da Câmara Legislativa, sob pena de nulidade do ato.

26-Julgue os próximos itens a respeito da Lei Orgânica do Distrito Federal (DF).

(CESPE-ESCRITURÁRIO/BRB-2010) O DF é organizado em regiões administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida da população.

27-(CESPE-ESCRITURÁRIO/BRB-2010) A referida lei veda, expressamente, que o DF subvencione ou auxilie, de qualquer modo, com recursos públicos, por meio de imprensa, rádio, televisão, serviço de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, propaganda político-partidária ou com fins estranhos à administração pública.

28-( Funiversa/Pcdf/Agente de polícia/2009)A garantia do exercício do direto de petição ou representação é objetivo prioritário do DF, independentemente do pagamento de taxas ou emolumentos ou de garantia de instância.

29-( Funiversa/Pcdf/Agente de polícia/2009)O plebiscito,o referendo e a iniciativa popular são instrumentos de participação popular expressamente..

30-(Cespe/IBRAN/nível superior/2009) a LODF prevê expressamente que o DF e a capital da republica federativa do Brasil.

31-(Funiversa/ Agente de estação/2009) para execução do seu programa de desenvolvimento econômico social,a LODF prevê,expressamente,que distrito federal tem o dever de buscar à integração com o entorno.

32-(FUNIVERSA/metrô-Df/ Agente de estação/2009)o voto popular é previsto

expressamente,pela LODF como meio de participação na escolha dos administradores regionais. 33- (FUNIVERSA/EPLAG_DF/analista de planejamento e orçamento/2009) cada região administrativa terá um conselho de representantes.

34-(Funiversa/SEPLAG_DF/analista de planejamento e orçamento2009)a criação e extinção de regiões administrativas ocorrerá mediante lei aprovada por dois terços dos deputados distritais. 35-CESPE/DETRAN-DF/direito e legislação/2009) as regiões administrativas são criadas por meio de lei com maioria dos votos,são administradas por um administrador regional,indicado pelo governador,poderá na forma da lei,ser escolhido por meio de participação popular. 36-(Funiversa/Seplag-DF/Analista de Planejamento e Orçamento/2009)Para a execução do seu programa de desenvolvimento econômico-social, a LODF prevê, expressamente,que o DF tem o dever de buscar a integração com a região de entorno.

37-Cespe/Ibram/NívelSuperior/2009)A LODF não prevê,expressamente , o princípio da motivação administrativa,porém,trata-se de princípio implícito que vincula todos os agentes públicos.

38 -Cespe/Ibram/NívelSuperior/2009)Segundo expressamente previsto na LODF, os cargos em comissão e as funções de confiança serão exercidos preferencialmente por servidores ocupantes de cargo de carreira técnicas ou profissional.

(5)

39 -Cespe/Detran-DF/Auxiliar de Trânsito/2009)Uma lei distrital que autorize servidores públicos do DF a substituírem trabalhadores de empresas privadas em greve não contraria a LODF.

40 -A administração pública direta,indireta e fundacional e obedecerá os seguintes princípios de legalidade,pessoalidade,moralidade, publicidade, razoabilidade ,motivação e interesse público.

41-Cespe/Detran-DF/Auxiliar de Trânsito/2009)Considere a seguinte situação hipotética. Paulo irá tomar posse em cargo efetivo federal, razão pela qual requereu sua exoneração do cargo de servidor público distrital, que ocupa atualmente.Nessa hipótese,Paulo não é obrigado a apresentar declaração de bens ao DF.

42-A declaração de bens é obrigatória somente aos servidores públicos efetivos ,estando excluídos os cargos comissionados que são exonerados ad nutun.

43-(Cespe/Detran-DF/Auxiliar de Trânsito/2009)Por expressa disposição na LODF,são obrigados a fazer declaração anual de bens,entre outros,o governador,seus secretários e os dirigentes de autarquias distritais.

44- Os subsídios dos deputados distritais não poderão ser superiores aos dos desembargadores do tribunal de justiça distrito federal e territórios.

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação debruça-se sobre a problemática da Integração de Contas numa Entidade do Setor não Lucrativo (ESNL) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) – e apresenta uma

A cirurgia, como etapa mais drástica do tratamento, é indicada quando medidas não invasivas como dietas restritivas e a prática regular de exercícios físicos

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that