• Nenhum resultado encontrado

Cursos Profissionais - Nível 4. - Técnico de Múltimédia. - Técnico de Comunicação. O que são?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cursos Profissionais - Nível 4. - Técnico de Múltimédia. - Técnico de Comunicação. O que são?"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Cursos Profissionais - Nível 4

- Técnico de Múltimédia

- Técnico de Comunicação

O que são?

Um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado  por uma forte ligação com o mundo profissional.

Tendo em conta o perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

Quais os objetivos?

Os principais objetivos são:

- Contribuir para que o estudante desenvolva competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão; - Privilegiar as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;

(2)

A quem se destinam?

 Destinam-se aos alunos que:

- Concluíram o 3.º ciclo do ensino básico ou formação equivalente; - Procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho.

Qual a duração?

Tem a duração de 3 anos letivos correspondentes ao 10º, 11º e 12º ano.

Qual a certificação?

Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional obtém-se o ensino secundário (12.º ano) e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

Prosseguimento de estudos/formação

A conclusão de um Curso Profissional permite o prosseguimento de estudos/formação num Curso de Especialização Tecnológica, num Curso Técnico Superior Profissional ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior.

(3)

- Técnico de Apoio à Gestão Desportiva

- Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores

- Técnico de Informação e Animação Turística

O que são?

Uma oferta de ensino secundário, coordenada com empresas, que responde ao interesse dos jovens que, no final da escolaridade obrigatória, pretendem ter uma saída profissional concreta. As empresas, entidades e instituições parceiras, estão envolvidas na realização dos estágios de formação em contexto de empresa e contribuem para a lecionação da componente vocacional.

Privilegia o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades científicas, culturais e de natureza técnica, prática e profissional que permitam uma melhor integração no mercado de trabalho e prosseguimento de estudos.

A quem se destinam?

Destinam-se a alunos que:

- Concluíram o 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente, completaram 16 anos de idade ou que, tendo frequentado o ensino secundário, pretendem reorientar o seu percurso escolar para uma oferta educativa mais técnica.

- Procuram alternativas, ao ensino secundário profissional e ao ensino regular, que melhor se adaptem ao seu percurso académico, aos seus interesses e perfis vocacionais e aos seus projetos de vida.

(4)

Estrutura curricular

Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos e estão enquadrados no Sistema Nacional de Qualificações, com referenciação ao Catálogo Nacional de Qualificações, e procuram dar resposta às exigências da saída profissional que se pretende obter.

Certificação /Qualificação

Os cursos vocacionais de nível secundário conferem o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações - 12.º ano de escolaridade e certificado de nível 4 do QNQ.

Prosseguimento de estudos/formação

A conclusão de um curso vocacional de nível secundário permite o prosseguimento de estudos/formação num Curso de Especialização Tecnológica, num Curso Técnico Superior Profissional ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos estabelecidos na Legislação.

Legislação de criação

Estes cursos foram criados, pela Portaria n.º 276/2013, de 23 de agosto, e funcionam em escolas cujo projeto técnico-pedagógico foi objeto de parecer favorável dos serviços competentes do Ministério da Educação e Ciência.

(5)

Cursos Vocacionais do Ensino Básico  

- Desporto, Música e Computadores

- Desporto, Audiovisuais, Turismo e Lazer

- Música, Dança e Fotografia

O que são?

Uma oferta do ensino básico que privilegia tanto a aquisição de conhecimentos em disciplinas estruturantes, como o português, a matemática e o inglês, como o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades técnicas de natureza profissional, através do primeiro contacto com diferentes atividades vocacionais. Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos e assentam no envolvimento de empresas, entidades e instituições parceiras, quer ao nível da oferta de momentos de prática simulada adequada à idade dos alunos, quer mesmo na contribuição para a lecionação de módulos da componente vocacional.

A quem se destinam?

Destinam-se a alunos a partir dos 13 anos de idade que manifestem constrangimentos com os estudos do ensino geral, designadamente aqueles alunos que tiveram duas retenções no mesmo ciclo ou três (ou mais) retenções em ciclos diferentes na totalidade do seu percurso escolar.

O encaminhamento dos alunos faz-se após um processo de avaliação vocacional, que tem em conta fatores como a idade, o percurso escolar, os interesses, as aptidões e as características dos alunos. A integração dos alunos em cursos vocacionais exige o acordo dos encarregados de educação.

Qual a duração?

(6)

Certificação

Os cursos vocacionais do 3.º ciclo do ensino básico conferem o 9.º ano de escolaridade (não conferem certificação profissional).

Prosseguimento de estudos

Os alunos dos cursos vocacionais que concluam o 9.º ano podem prosseguir estudos nas seguintes vias de ensino:

•No ensino geral, desde que tenham aproveitamento nas provas finais nacionais de 9.º ano;

•No ensino profissional, desde que tenham concluído com aproveitamento todos os módulos do curso;

•No ensino vocacional de nível secundário, desde que tenham concluído 70% dos módulos das componentes geral e complementar e 100% dos módulos da componente vocacional.

Legislação de criação

Estes cursos foram criados, pela Portaria n.º 292-A/2012, de 26 de setembro, e funcionam em escolas cujo projeto técnico-pedagógico foi objeto de parecer favorável dos serviços competentes do Ministério da Educação e Ciência.

(7)

Cursos de Educação e Formação de Adultos

- Escolar

- Dupla Certificação em Geriatria

O que são?

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações. Estes cursos desenvolvem-se segundo percursos de dupla certificação e, sempre que tal se revele adequado ao perfil e história de vida dos adultos, apenas de habilitação escolar. Os adultos já detentores do 3º ciclo do ensino básico ou do nível secundário de educação que pretendam obter uma dupla certificação podem, sempre que se mostre adequado, desenvolver apenas a componente de formação tecnológica do curso EFA correspondente.

A quem se destinam?

Os Cursos EFA poderão ser indicados para si, no caso de:

− Ter idade igual ou superior a 18 anos (a título excecional, poderá ser aprovada a frequência num determinado Curso EFA a formandos com idade inferior a 18 anos, desde que estejam inseridos no mercado de trabalho);

− Pretender completar o 3º ciclo do ensino básico

(8)

EFA Escolar:

Pretender completar o 3º ciclo do ensino básico

Dupla Certificação em Geriatria:

Prestar cuidados de apoio direto a idosos, no domicílio e em contexto institucional, nomeadamente, lares e centros de dia, zelando pelo seubem-estar físico, psicológico e social, de acordo com as indicações da equipa técnica e os princípios deontológicos

Cursos de Especialização Tecnológica

(9)

- Informática

- Multimédia

O que são?

Os Curso de Especialização Tecnológica (CET) são uma formação pós-secundária não superior que visa conferir qualificação do nível 5, de acordo com a Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho, que define os níveis de qualificação de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), sendo que a aprovação num CET confere um diploma de especialização tecnológica.

A quem se destinam?

- Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

- Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos, e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído; - Os titulares de uma qualificação profissional de nível 3;

- Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

(10)

- INSCREVE-TE

Topo | Voltar

Referências

Documentos relacionados

Orchidaceae de um fragmento campestre em Ponta Grossa, Paraná, Brasil — Foi levantada a listagem da família Orchidaceae de um fragmento campestre localizado na

Como consta do art.º 3.º, n.º 1 da CEAL, a Autonomia Local é não só o direito, mas também a capacidade efetiva das Autarquias Locais regularem e gerirem uma parte

Os resultados dos estudos acima discutidos, como mencionado, indicam que a consciência metatextual é uma habilidade que emerge de forma mais efetiva por volta dos 8-9 anos.

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu