• Nenhum resultado encontrado

Guia Rápido do Formulário de Apresentação de Planos de Negócio Inova Energia 01/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia Rápido do Formulário de Apresentação de Planos de Negócio Inova Energia 01/2013"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Guia Rápido do

Formulário de Apresentação de Planos de Negócio

Inova Energia 01/2013

A FINEP desenvolveu um novo Formulário de Apresentação de Planos de Negócio que será utilizado neste Edital do Inova Energia. Recomendamos que este Guia Rápido seja lido previamente ao preenchimento.

Importante: Para o preenchimento do Formulário de Apresentação de Planos de Negócio deverão ser utilizados, preferencialmente, os seguintes browsers:

- Mozilla Firefox Versão 18.00, ou superior; ou - Google Chrome versão 24.00 ou superior.

Não recomendamos o uso do Browser Internet Explorer em qualquer versão.

1. Acesso ao Sistema

Ao acessar o sistema a página de login será apresentada e a pessoa que está realizando o cadastramento do Plano de Negócios deverá preencher o campo de login da seguinte forma:

- CNPJ sem formatação da empresa proponente acrescido de .1 no final para Planos de Negócio enviados para a Linha Temática 1. Exemplo 99999999999999.1;

- CNPJ sem formatação da empresa proponente acrescido de .2 no final para Planos de Negócio enviados para a Linha Temática 2. Exemplo 99999999999999.2;

- CNPJ sem formatação da empresa proponente acrescido de .3 no final para Planos de Negócio enviados para a Linha Temática 3. Exemplo 99999999999999.3;

A senha a ser utilizada em todos os casos deverá ser a mesma que foi utilizada no sistema para cadastramento da Carta de Manifestação de Interesse. As empresas poderão enviar Planos de Negócio apenas para as Linhas Temáticas cadastradas na etapa de envio da Carta de Manifestação de Interesse.

(2)

Importante: Caso o usuário não possua mais esta senha, basta clicar em “Esqueci minha senha” que será enviada para o e-mail cadastrado no Inova Energia. Caso ocorra algum problema, ele deverá enviar um e-mail para a caixa postal do Inova Energia (inova_energia@finep.gov.br) com o título Senha do Sistema e no corpo do e-mail deverá conter o nome e o CNPJ da empresa proponente.

(3)

Observe atentamente as instruções gerais de preenchimento que aparecem assim que o login é realizado.

Em um menu flutuante do formulário estão localizados os botões para salvar, enviar, gerar PDF, trocar senha e sair do sistema (ao alto à direita na imagem acima).

Importante: É extremamente recomendável que durante o preenchimento da proposta o usuário realize a operação de salvar, para evitar que dados digitados sejam perdidos.

Os campos marcados com o identificador * são de preenchimento obrigatório.

Para obter informação sobre o que deverá ser preenchido em cada campo basta parar o ponteiro do mouse sobre o campo que aparecerá a informação desejada sobre o preenchimento, conforme a figura abaixo.

2. Tipos de campos

Importante: O preenchimento correto deste formulário é de total e única responsabilidade da Empresa Líder, portanto é importante seguir as instruções

(4)

abaixo com absoluta atenção. Erros e inconsistências prejudicarão substancialmente a análise e a participação no Inova Energia.

2.1 Campos que utilizam o recurso de auto completar:

Existem campos que o sistema completa o que foi digitado. O usuário deverá preencher ao menos três caracteres e a partir daí o campo será completado pelo sistema. Estes são campos que já possuem valores pré-determinados, como Projeto e Empresa. Nestes campos não será possível digitar outros valores que não os pré-determinados. Estes campos trazem na sua legenda a informação que ele é um campo deste tipo.

2.2 Campos com múltiplos valores

Estes campos aceitam que sejam inseridas várias linhas de informações. Para iniciar o preenchimento deste campo basta clicar no ícone + e aparecerá uma linha com o ícone de um lápis, clicando neste ícone os campos ficarão liberados para edição. Em seguida os valores deverão ser preenchidos, lembrando que os campos marcados com * são obrigatórios. Após a realização do preenchimento o ícone indicado deverá ser clicado para que a informação seja inserida no campo ou no ícone X para que ela seja excluída. Importante lembrar que o ícone para inserir a informação não salvará os dados digitados no formulário. Ver a sequência abaixo.

(5)

2.3 Empresas Participantes

Preencha as empresas participantes do projeto, inclusive uma única Empresa Líder, todas as Empresas Parceiras e ICTs atuantes no Plano de Negócio.

Importante: todas as demais empresas participantes do Plano de Negócio deverão constar como “Empresa Parceira”, mesmo que tenham se habilitado como Empresas Líderes na Etapa anterior. Cada Plano de Negócio deverá ter apenas uma Empresa Líder.

2.4 Descrição das Atividades do Plano de Negócios

O preenchimento do campo “Descrição das Atividades do Plano de Negócios” deverá ser feito apenas após o preenchimento completo do item 2 - “Empresas Participantes” e possui duas partes: Projetos e Detalhamento das Etapas por Projeto.

(6)

Importante: Este item é longo, portanto, não esqueça de salvar o trabalho já realizado com frequência.

2.4.1 Projetos

Insira projetos que sejam aderentes com a Linha Temática do Plano de Negócio e dos subtemas escolhidos durante a etapa da Carta de Manifestação de Interesse, tendo em vista um conjunto de atividades que agreguem um resultado consolidado, preferencialmente com conteúdo inovador.

No campo “Empresa” – que possui recurso de auto completar – deverá constar a pessoa jurídica financeiramente responsável pelo projeto, mesmo que este possua atividades atribuídas a outras Empresas ou ICTs. Serão permitidos até 10 projetos por Plano de Negócio.

Caso a empresa tenha submetido um projeto em alguma das Instituições Apoiadoras, informe no respectivo campo. O projeto fará parte da análise de mérito do Plano de Negócios, apesar de não envolver recursos dentro do processo seletivo.

(7)

Somente serão aceitos projetos que estejam vinculados a subtemas informados na etapa da Carta de Manifestação de Interesse.

2.4.2 Detalhamento das Etapas por Projeto

Somente após preencher os Projetos no campo acima, insira uma relação de Etapas/Atividades para cada Projeto, lembrando que as etapas e atividades poderão ser realizadas por qualquer Empresa ou ICT cadastrada no item 2 - “Empresas Participantes” do formulário.

Informe o início e o tempo de duração da atividade e sua descrição, considerando o preenchimento numérico, sendo o mês 1 o de início do projeto. Lembre-se que o limite dos projetos é de 60 meses, valores acima desse prazo serão desconsiderados.

O limite no formulário é de 10 Etapas/Atividades por Projeto.

2.5 Orçamento – Usos e Fontes

Na aba “Orçamento”, são apresentadas duas tabelas onde cada projeto terá descrição pelos principais usos e pelas fontes de recursos que serão utilizadas.

Importante: Os valores deverão ser preenchidos em milhares de reais em todos os campos. O campo “Total” é de preenchimento automático.

(8)

O sistema efetua totalização apenas para cada projeto informado. O valor total do Plano de Negócio será a totalização dos valores informados neste quadro, que não é calculada pelo formulário. Também não há critério de restrição entre os valores informados nos dois quadros. É importante que ao preencher o formulário, a empresa confira a compatibilidade entre o Total de Usos e Fontes para cada Projeto.

2.5.1 Usos

Os valores informados para cada coluna deverão ter a seguinte referência:

• Despesas Próprias – Estudos e Projetos, Equipe de P, D & I, Treinamento e Qualidade;

• Serviços de Terceiros/Consultoria – agregar valores gastos com rubricas que envolvam serviços de terceiros (pessoas físicas ou jurídicas) e consultorias aderentes ao escopo do projeto;

• Equip. / Software Nacionais – Despesas previstas com equipamentos e softwares produzidos no Brasil;

• Equip. / Software Importados – Despesas previstas com equipamentos e softwares produzidos no exterior e despesas de internalização;

(9)

• Outros – todas as demais rubricas do projeto agregadas.

2.5.2 Fontes

Preencha os campos de coluna para cada projeto com referência nas informações abaixo:

• P&D Aneel – recursos que a empresa utilizará dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do setor elétrico, criado pela Lei 9.991/2000 e com última alteração pela Lei 12.212/2010. Mais informações em

http://www.aneel.gov.br/area.cfm?id_area=75

• Recursos Próprios – recursos que a empresa alocará no projeto a título de contrapartida ou aportes voluntários, desconsiderando as demais receitas. • Financiamento – recursos que serão financiáveis pelos diversos instrumentos

das Instituições Apoiadoras de crédito, subvenção e não-reembolsável (este último exclusivo para cooperação ICT-Empresas).

2.6 Cronograma de Utilização dos Recursos do Plano de Negócios

Em formato de preenchimento semelhante ao da aba anterior, deverá ser informado, para cada projeto, a previsão de demanda de recursos (em milhares de reais) para cada ano, em um prazo de até cinco anos. Redobre a atenção para a totalização (de preenchimento automático) coincidir com os demais quadros para cada projeto.

(10)

2.7 Envio do Formulário

O envio do formulário poderá ser realizado a qualquer momento depois que todos os campos estiverem preenchidos. Para enviar basta clicar no botão “Enviar”, se o formulário não estiver pronto para envio o sistema indicará os campos que ainda não foram preenchidos ou possuem preenchimento incorreto.

É possível alterar o Plano de Negócios depois de enviado, porém este deverá ser reenviado até a data limite publicada no Edital (item 9). Caso não seja reenviado, será considerada a última versão do Plano de Negócios enviada. Sempre será considerada válida o último Plano de Negócios enviado.

Caso seja realizado o preenchimento e o formulário não seja enviado, a empresa será desclassificada.

Importante: Devido à complexidade de informações requeridas neste formulário, preencha-o com considerável antecedência em relação à data limite de envio, para evitar transtornos. Não enviar o Plano de Negócios dentro do horário estabelecido ELIMINA qualquer possibilidade de concorrência no processo de seleção naquela Linha Temática da Empresa Líder, atingindo também Empresas Parceiras e ICTs que estejam envolvidas.

2.8 Gerar PDF da versão do Plano de Negócios

Para gerar um PDF da versão do Plano de Negócios, basta clicar no botão “PDF”. Após o envio do formulário, o PDF gerado terá um recibo que indicará a data e hora que o usuário realizou o envio.

Importante: A única forma de cadastramento de Planos de Negócios será por meio de Formulário, serão desconsiderados envios por e-mail com PDF anexados ou por meio impresso.

Referências

Documentos relacionados

A pandemia de COVID-19 alterou profundamente os nossos mercados de trabalho, tanto em matéria de emprego como de formas de trabalho. Estamos empenhados em dar um contributo de

De acordo com Pimenta & Anastasiou (2014) e Almeida (2012), fatores como a ampliação do acesso à educação superior no Brasil e a formação para a

A meta prevista para este indicador era garantir a realização de exames complementares em dia a 100% de hipertensos e diabéticos do programa, por tanto não foi atingida,

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Portanto, se o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste fosse realizada em vias rodoviárias que estivem em bons estados de conservação haveria significativas reduções

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

No contexto em que a Arte é trabalhada como recurso didático-pedagógico na Educação Matemática (ZALESKI FILHO, 2013), pode-se conceber Performance matemática (PM) como

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), como o próprio nome diz, é um programa de ensino público de nível fundamental e médio que visa a formação de