ÍNDICE INTRODUÇÃO 4 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET 6 - DICA 1: REFORÇANDO SUA AUTORIDADE 7 - DICA 2: CONSTRUINDO O RELACIONAMENTO 9 -

15  Download (0)

Full text

(1)
(2)
(3)

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO DO

CONSUMIDOR NA INTERNET DICA 1: REFORÇANDO SUA AUTORIDADE

DICA 2: CONSTRUINDO O RELACIONAMENTO

DICA 3: CONSTRUINDO SUA LISTA DICA 4: FAZENDO A OFERTA DE FORMA CORRETA CONCLUSÃO 4 6 7 9 11 12 14

-É parceiro da

Agência Digital

MaisVendas.

Online,

responsável pelo

desenvolvimento

de projetos e

campanhas

de vendas

estruturadas para

o mercado digital.

(4)

INTRODUÇÃO

Que o mercado digital é enorme e potencialmente inesgotável isso todo mundo já sabe. Para qualquer empresário, empreendedor ou profissional liberal, usar a internet para divulgar ou ampliar seus negócios está deixando de ser uma mais uma opção de expansão, está se transformando em uma questão estratégia e essencial para sobrevivência dos negócios.

É uma revolução invisível, não importando o tamanho ou onde está localizada sua empresa, seu escritório ou consultório.

E isso é o melhor: agora quem está longe dos grandes centros pode ter as mesmas oportunidades de quem está localizado em grandes metrópoles.

A internet pode ajudar a todos a alcançar novos mercados, novos clientes e ampliar muito os resultados de qualquer atividade.

Mas não se iluda. Internet não é brincadeira. É um novo canal e é diferente dos tradicionais. Utilizar a internet, por exemplo, para fazer publicidade da mesma forma que se utiliza outras mídias, como tv, rádio e revistas pode ser extremamente dispendioso e o pior, pouco eficiente. A grande vantagem é que agora um pequeno empresário ou empreendedor pode participar do jogo e utilizar este canal de comunicação de forma muito eficiente, sem ter que investir rios de dinheiro.

Aliás, dependendo da estratégia, não precisa investir absolutamente nada e ainda vender todo dia.

(5)

5

Existem estratégias específicas para poder aproveitar esse mercado potencialmente ilimitado e que, a partir deste e-book, nós vamos ajudá-lo a conhecer e implementar em seu negócio, serviço ou empresa.

Os conceitos utilizados no Marketing Digital não chegam a ser novidade, são os mesmos conceitos implementados há décadas, porém a definição de uma ESTRATÉGIA bem elaborada é fundamental para que estes conceitos efetivamente “funcionem”, ou melhor, que sejam mais eficientes no ambiente online.

Assim, nós vamos ver conceitos tradicionais de marketing aqui e em todo o trabalho, porém sempre acompanhados de uma estratégia específica (e testada), que efetivamente funciona no mundo digital e que pode trazer resultados concretos (mais vendas e mais lucro).

(6)

QUAL O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET?

Os consumidores estão o tempo todo utilizando a internet para as mais diversas atividades, desde compras até cuidados com a saúde, não importa. O que importa é que a cada dia, mais de um milhão de novos usuários começam a usar a internet e é por isso que você precisa ter uma presença online.

Todos os usuários da internet passam hoje, invariavelmente, pelo google. A maioria também tem um perfil no Facebook e em outras redes sociais. Todos eles tem um e-mail também.

Se você conseguir se posicionar para que, quando ele estiver procurando o assunto em que você é especialista (ou sua empresa), ele encontre você, pronto. As oportunidades de fazer um novo negócio, de conseguir um novo cliente estará ao seu alcance.

Porém, se só sua marca estiver lá, aparente e bonita, mas concorrendo com centenas de outras marcas (de todos os lugares do mundo), não significa muita coisa, infelizmente. Lembra-se do que dissemos antes? O diferencial é o relacionamento. E exatamente por isso você pode ser único, diferente e exclusivo, mesmo estando em um mercado extremamente competitivo. Essa força do canal, da internet está à sua disposição.

Se você conseguir gerar uma interação (além de ser “encontrado”), e ainda atender a uma necessidade imediata de quem procura a informação, irá invariavelmente iniciar um relacionamento. Neste contexto, as estratégias podem ser imediatamente colocadas em prática.

(7)

7

DICA 1: REFORÇANDO SUA AUTORIDADE

Uma das primeiras estratégias fundamentais para atuar no Mercado Digital é a construção e reforço de uma imagem e autoridade online para você, sua empresa ou negócio.

Muitas empresas deixam passar este passo, que é fundamental, simplesmente porque já se consideram “autoridade” em seu mercado (e geralmente são mesmo, só que no mundo “físico”).

É o caso”, por exemplo, de uma pousada conceituada em uma cidade turística, um profissional conhecido por sua especialidade na cidade ou região e por ai vai...

Autoridade local não significa autoridade online. E se a mesma pousada, empresa ou profissional não aproveitar para “transportar” esta autoridade para o mundo online, estará deixando, num primeiro momento, de ganhar muito dinheiro e em um segundo, deixará uma “brecha”, uma lacuna para que um concorrente (às vezes muito menor) ocupe seu espaço.

E só existe um meio de criar uma imagem sólida no mundo digital: através de relacionamento. Este é um daqueles conceitos básicos de marketing, só que, no universo online, o relacionamento se torna fundamental para a construção de uma autoridade sólida e reconhecida e que pode propiciar a conquista de mais e mais seguidores a cada dia.

E como nosso compromisso é com a prática, vamos lá... Do que você vai precisar?

(8)

Blog - É uma plataforma muito utilizada pelas grandes empresas, grandes profissionais do mercado. Se você já tem um, está na hora de aprender a otimizar esta plataforma. Se você ou sua empresa ainda não tem um, está na hora de ter o seu. O Blog é uma plataforma de distribuição oficial de conteúdo, com áudio, video e textos, é lá onde você poderá interagir e onde as pessoas podem te encontrar, conhecer um pouco mais sobre você e sua empresa. A medida que as pessoas interagem, você poderá descobrir novas oportunidades e esclarecer dúvidas, quebrar objeções, direta ou indiretamente, através do conteúdo que você prepara para elas. É uma ferramenta básica, mas que (ainda) as empresas e profissionais não utilizam em seu pleno potencial.

Fanpage no Facebook, no Google+ e canal no Youtube. Sua empresa, sua especialidade ou seu conhecimento precisam estar online nas mais diversas plataformas. Estas, porém, são essenciais. Mas, como veremos a seguir, existe um segredinho, uma pegadinha aqui (além de relacionamento é preciso regularidade).

(9)

9

DICA 2: CONSTRUINDO RELACIONAMENTO

Chegou a hora de colocar a mão na massa e começar o trabalho. Autoridade (reforço de imagem e relacionamento) se constrói com conteúdo. Conteúdo de valor, que faça a diferença para seu fã ou seu futuro cliente. É aqui que você vai se diferenciar de todo mundo, será único. É através de uma presença forte que você fará a diferença. Existe apenas uma regra: ser constante.

Uma pergunta recorrente é quanto se deve produzir? Uma boa dica é você perguntar para sua audiência o que ela espera de você. Mas vamos supor que você ainda não tenha nenhum relacionamento e deseje começar agora, qual seria o ideal? Para começar, sugiro pelo menos 2 conteúdos por semana.

É muito fácil produzir e postar 2 artigos, um artigo e um vídeo curto com uma dica, duas vezes em uma semana. Não é muito, não satura sua audiência e dá para caprichar, pois não toma tanto tempo assim, principalmente se você vai falar daquilo que domina, de que gosta, para um público que está ansioso, esperando o próximo post…

O que você vai produzir? Isso vai depender exclusivamente do que você, sua empresa ou negócio entregam como valor às pessoas. E onde vai publicar? Em todos os canais possíveis, começando pelo Blog e em todos os demais canais que já comentamos.

(10)

Exemplos de conteúdo: Se você possui uma pousada, pode publicar artigos que facilitam a vida dos clientes, como lista do que fazer na locallidade, o que e quando visitar, as melhores festas da região, etc, etc. Se você tem um negócio de venda de roupas para executivos, dicas de como se vestir bem, dicas de etiqueta em negócios, o que usar em uma reunião formal, etc. Se tem um e-commerce, gerar conteúdo sobre os produtos que você vende. O importante é você marcar a sua presença ou de sua empresa já, com constância e muito foco.

Porque tudo isso? Porque se você fizer tudo o que precisa ser feito, quando a pessoa estiver procurando sobre o assunto que você trabalha (estadia em Florianópolis, por exemplo), seu artigo vai estar lá, para que ela possa ver os “10 lugares mais incríveis para conhecer em Floripa”, por exemplo.

Funciona mais ou menos assim: se o cliente acessar o artigo, será “marcado” (com um pixel de rastreamento) e depois a sua pousada, seu hotel, vai aparecer “coincidentemente” para ele, com uma oferta incrível e especial, que pode ser inclusive exclusiva para quem leu aquele artigo específico. Isso vale para qualquer tipo de comércio, serviço ou produto, seja ele digital ou físico e você, com certeza, já deve ter sido um “cliente” seguido por um pixel de rastreamento quando leu um artigo de moda ou uma publicação sobre o melhor celular, por exemplo.

(11)

11

DICA 3: CONSTRUINDO SUA LISTA

Até agora vimos a importância da autoridade, a necessidade de fazer um relacionamento (criando conteúdo específico e constante) e da possibilidade de “seguir o cliente” através de ferramentas de remarketing existentes no Facebook e no Google. Mas a estratégia não acaba ai.

O poder de uma lista é incrível. O e-mail dos clientes que já compraram ou que ainda não, mas que se relacionam de alguma forma com sua empresa pode significar muitas vendas. Eu chamo a atenção aqui para o “pode significar”... Se a empresa não tiver uma estratégia de relacionamento via e-mail, ela está perdendo dinheiro, talvez muito dinheiro. Por isso, a partir de agora, você precisa olhar com muita atenção para este ativo (sim, a sua lista de e-mail é um ativo valioso, só que é preciso saber usá- lo para não perdê-lo).

Uma estratégia muito utilizada no mercado digital é a criação de imãs digitais que efetivamente oferecem algo de real valor para seu cliente em troca de seu e-mail (como este e-book, por exemplo ou uma vídeo-aula, uma palestra, um mini-curso). Mesmo que o cliente não compre nada seu, ele poderá avaliar seu conhecimento e saberá que, no futuro, você estará lá para ajudá-lo e orientá-lo em tudo que necessitar.

Se você tem uma lista de e-mails de seus clientes ou visitantes, crie conteúdo para eles. “Aqueça” seu cliente, mostre a ele que você vai, a partir de agora, ajudá-lo (e não somente enviar propaganda de produtos para ele...). Isso faz sentido para você?

(12)

DICA 4: FAZENDO A OFERTA DE FORMA CORRETA

Se tem uma coisa que irrita qualquer pessoa é quando ela recebe um e-mail não solicitado... E se este e-mail for enviado com propaganda de produtos e serviços, pior ainda.

Por isso a estratégia para fazer a oferta de forma correta e na hora correta é fundamental para que efetivamente ela dê os resultados esperados: mais vendas!

É preciso ter uma estratégia e uma construção de campanhas muito bem estruturadas para não correr o risco de perder o cliente. Mas uma coisa que você pode fazer a partir de agora: Não envie somente e-mails de publicidade para seus clientes.

(13)

13

Se você faz isso, pare agora. Faça o seguinte: comece a enviar algum conteúdo. Se você é terapeuta, por exemplo, mande dicas de saúde, dicas de cuidados pessoais. Se é um psicólogo, mande conteúdo de valor para seu cliente.

Não importa se é uma empresa, se presta serviços ou se é um profissional autônomo, sempre você terá conteúdo de valor para compartilhar com as pessoas, principalmente aquelas que são tão importantes para você: seus clientes.

Se não desejar fazer nada do que falamos anteriormente (blog, postagem em Facebook ou Youtube), pelo menos mande 2 e-mails com conteúdo e só depois mande uma oferta de produtos. Só isso já fará diferença na percepção de seu cliente.

(14)

CONCLUSÃO

A maioria das empresas simplesmente cria uma lista e depois tenta insistentemente vender produtos e serviços para tentar recuperar valores investidos em propaganda, esperando que no final o resultado seja positivo (lucro).

Uma das estratégias mais interessantes do marketing digital é a de gerar recursos ao mesmo tempo em que se faz a divulgação, gerando retorno e vendas recorrentes todo dia. É uma forma muito inteligente, mas isso é assunto para o nosso próximo e-book.

Se quer ter ajuda para o próximo passo, conte conosco, estamos à disposição, tanto através de nossa consultoria como pelo Blog do JB (http://jb.onlinecurso.com).

Se desejar uma análise sem nenhum custo de sua empresa, entre no blog e preencha o formulário de contato, que enviaremos mais informações. O importante é você saber que estamos à sua disposição para transformar seu negócio definitivamente e ajudá-lo a ter mais vendas utilizando a internet.

Um abraço e vamos em frente. JB

(15)

Produção: Blog do JB - http://jb.onlinecurso.com E-mail: jb@maisvendas.online

Consultoria em Vendas e Resultados: http://www.maisvendas.online

Figure

Updating...

References

Related subjects : Relacionamento com o consumidor