• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE

IDENTIDADE VISUAL

CORPORATIVA

(2)

Índice

1. Introdução ... Pág. 3 2. A Marca Atacadão Guarujá ... Pág. 3 3. Logotipo ... Pág. 4 4. Símbolo ... Pág. 5 5. Utilização das Figuras Corporativas ... Pág. 6 6. Variações do Logotipo ... Pág. 7 7. Ampliação e Redução ... Pág.8 8. Cores do Atacadão Guarujá ... Pág. 9 9. Distorção ... Pág. 9 10. Slogans ... Pág. 10 11. Cabeçalho Padrão ... Pág. 10 12. Mascote Guarujito ... Pág. 11/12 13. Uniformes ... Pág. 13 14. Fontes Utilizadas ... Pág. 14 15. Informações Impor tantes / Contato ... Pág. 15

(3)

Introdução

Este manual tem o objetivo de informar e orientar a todos sobre a correta utilização das imagens corporativas da empresa Atacadão Guarujá Ltda, de acordo com sua nova identidade visual, lançada a par tir de Julho de 2010. Os parâmetro aqui contidos devem ser seguidos em toda e qualquer produção em que a marca Atacadão Guarujá estiver inserida, seja qual for a mídia utilizada.

Para qualquer dúvida sobre as informações aqui contidas ou sobre procedimentos não descritos neste manual, favor consultar o Depar tamento de Marketing Atacadão Guarujá.

A marca Atacadão Guarujá

A marca é o maior patrimônio de uma empresa. É nela que toda sua história e força se depositam. A forma como você escreve essa marca, acrescentando características especiais que a torna par ticular e inconfundível se chama logomarca.

É a “caligrafia” da marca, que não pode ser igual a nenhuma outra e deve traduzir sua personalidade. Ela pode estar presente em peças e situações exclusivamente institucionais, onde nenhuma outra informação ou mensagem seja necessária.

(4)

Logotipo

Logotipo é a representação gráfica da marca. Uma figura, simples ou composta, que identifica a marca pelo seu desenho, cores e formas, sem o uso de palavras ou nomes. Pode ser um círculo, uma ilha, uma figura de animal ou um simples risco. Neste caso o que vale é a imagem não a palavra.

Em alguns casos o logotipo é formado a par tir da logomarca ou simplesmente compõe junto com ela uma imagem. Este é o caso do Atacadão Guarujá. O círculo de fio preto com a ilha formam com o logomarca e a palavras Atacadão Guarujá uma imagem única que não pode ser entendida separadamente. É o logotipo Atacadão Guarujá.

Para o bom entendimento da figura e a consequente identificação da marca e da empresa, o logotipo deve ser bem e cuidadosamente utilizado. Qualquer distorção ou má utilização afetam diretamente a imagem da empresa no mercado. Desta forma, apresentaremos a seguir os padrões, regras, formas e situações de utilização, tanto do logotipo Atacadão Guarujá quanto de suas outras figuras de identificação visual corporativa.

(5)

Símbolo

O símbolo gráfico de uma empresa é uma figura de identificação visual que caracteriza (lembra) a marca da empresa, mas, diferentemente do logotipo e da logomarca, não representam por si só uma figura de identificação corporativa. O símbolo ser ve de base para a construção de um padrão visual que irá complementar a identificação da marca em determinadas peças de comunicação gráfica. Contribui dando estilo à marca.

A empresa pode ter um ou mais símbolos, de acordo a variedade de estilos que queira adotar para sua marca. Assim como o “windows” utiliza uma espécie de “janela” e forma derivadas como símbolo gráfico, nós do Atacadão Guarujá também temos nosso símbolo e suas utilizações.

A “Ilha” estilizada, caracteriza e faz lembrar nossa marca, é o principal símbolo da Atacadão Guarujá, e vem sendo utilizado para personalizar várias peças de comunicação. Exemplos de aplicação ilustrativa:

Parafusos

11

2732-2000

Vendas grande São Paulo

(6)

Utilização das figuras corporativas

Figuras e imagens corporativas devem sempre se apresentar sempre de forma ,original,clara e bem definida, seja qual for a forma, meio ou material empregado. São inúmeras as situações de aplicação e nem sempre estão sob nosso controle. Por isso devemos, por vezes, admitir adaptações assistidas nas figuras corporativas para que possamos adequar nossa imagem ao meio em que ela será apresentada, obtendo total clareza na identificação da marca.

Foi criada uma série de variações do logotipo Atacadão Guarujá e demais figuras, e definida prioridades para o uso de cada uma delas.

Logotipo:

A primeira coisa que se deve observar na aplicação do logotipo é o contraste que ele faz com a cor (ou cores) do fundo onde ele será aplicado.

Logotipo Principal:

Tem prioridade sobre todas as outras versões. Não utilizado em fundo de cor escura, principalmente vermelho e preto.

Logotipo Invertido:

Utilizado nos casos em que o logotipo principal não contrasta com a cor do fundo onde será aplicado. O logo principal pode ser usado também na cor dourado, em convites, datas comemorativas, selos, etc.

Fundos Coloridos:

Utilizar o somente o logotipo principal, aplicando-se por trás uma elipse branca com efeito em degradê, como uma espécie de “sombra”, de modo que se destaque o logotipo do fundo.

(7)

Variações do Logotipo

Utilizado quando a impressão for feita em P&B (preto e branco) ou em cores “chapadas” (pantone).

Quando possível, dar prioridade para os pantones originais da Atacadão Guarujá (preto ou vermelho), ou suas variações, de acordo com a tonalidade do fundo onde o logotipo será aplicado.

Não sendo possível, dá-se preferência à cores de melhor contraste com o fundo. Em qualquer caso, não aplicar uma segunda cor nas letras do logotipo. Aplicar cor apenas na elipse, mantendo as letras sempre “vazadas” para a cor do fundo.

O logotipo também admite variações controladas de acordo com o meio em que for aplicado, seguindo as mesmas regras e prioridades de aplicação (ver página anterior).

Como Opção 2:

(aplicação em espaços menores) Como Opção 1:

(8)

Ampliação e Redução:

Nas ampliações e reduções das figuras corporativas, a proporção entre largura e altura devem ser mantidas obrigatoriamente, sendo que logotipo e a logomarca Atacadão Guarujá nunca poderão ser menores do que 25 x 09 mm.

Redução Máxima:

(9)

Preto

Pantone Process Black C CYMK-C=0,M=0,Y=0 K=100 RGB-R=35,G=31,B=32 HTML=#231F20 Vermelho Pantone 485C CYMK-C=0,M=100,Y=100 K=0 RGB-R=237,G=28,B=36 HTML=#ED1C24

Cores do Atacadão Guarujá

Distorção

(10)

Slogan da Empresa

O Slogan que se refere a empresa “Atacadão Guarujá” que deverá ser usado exclusivamente é: “O estoque das lojas de materiais para construção”

Cabeçalho Padrão

(11)

Mascote Guarujito

O mascote deve ser mantido em sua forma original, variando apenas em suas posições, trajes e expressões. Na aplicação e redução do personagem, as proporções devem ser mantidas, seja qual for a aplicação.

A redução máxima será aquela que ainda permitir clareza e definição da imagem, de acordo com o meio e modo de impressão/ expressão da imagem.

P&B - 1 cor Colorido (cromia)

(12)

Mascote Guarujito

Personagem criado para representar a marca, transmitir suas características em forma de “personalidade”. Apresenta-se sempre que for preciso para expressar a “palavra” da marca ou da empresa. O mascote é, por vezes, a própria empresa personi-ficada.

O cuidado com esse tipo de figura corporativa deve ser muito grande, pois uma mensagem atribuída a ele de forma errada, seja gesto, palavra, tem um peso muito maior do que, por exemplo, escrita ao lado do logotipo.

Nosso mascote se chama GUARUJITO. É o desenho de um cachorro que personifica a dedicação e fidelidade ao nosso melhor amigo, o cliente.

(13)

Uniformes

No momento que se vê um funcionário ou colaborador de uma empresa, a identificação deve ser imediata e sem falhas. Não há esforço de marketing que funcione se, na hora do contato pessoal não se encontrar no funcionário uma ligação direta com empresa que ele representa.

A partir destes fatos, a uniformização de funcionários e colaboradores se torna um dos mais impor tantes aspectos dentro da programação visual de uma empresa, além de demonstrar o zelo e respeito pela imagem da empresa.

O Atacadão Guarujá utiliza-se de uniformes em suas equipes para tornar efetiva sua identificação e padrão. Segue abaixo a configuração básica:

.

Administrativo: conjunto de calça e camisa sociais, sendo que a camisa é branca e a calça cinza chumbo.

.

Operacional: conjunto de calça e camiseta de algodão, sendo que a camiseta é vermelha e a calça cinza, acompanhados de EPI´s. Como calçado, podem ser usados sapatos fechados ou tênis com sola de borracha. Não são permitidos calçados abertos como sandálias, chinelos e afins.

Acessórios e complementos podem vir a ser incorporados ao uniforme, desde que previamente aprovados pelo Depto. de Marketing Atacadão Guarujá.

(14)

Fontes Utilizadas

Para padronização serão utilizadas as seguintes fontes:

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ

abcdefghijklmnopqrstuvxz

Eras Ultra ITC Normal

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ

abcdefghijklmnopqrstuvxz

Frankfurt Gothic Normal (Utilizada na logomarca)

(Utilizada para informações complementares, como data de validade da revista e promoção)

(15)

Importante

Todas as informações contidas neste manual são baseadas em teorias de publicidade corporativa e nos objetivos de comunicação do Atacadão Guarujá. Alterações, variações, licenças, combinações ou qualquer forma de utilização das imagens corporativas, não contidas neste manual, devem sofrer prévia análise e autorização do Depar tamento de Marketing .

O Atacadão Guarujá ainda se reser va ao direito de alterar quaisquer informações contidas neste manual sem prévio aviso.

Atacadão Guarujá

MATRIZ - SÃO PAULO: Estrada Vovó Carolina, 777 São Paulo/SP - CEP 08473-370

PABX: (11) 2732-2000 Fax: (11) 2732-2001 Site: www.atacadaoguaruja.com.br

UNIDADE 2 - LIMEIRA/SP: Rodovia Anhanguera, Km 140,5 Limeira/SP

Referências

Documentos relacionados

O nó Servidor Apache (adicionado por padrão para cada host) é usado para configurar os pontos de verificação dos hosts que estão sendo monitorados.. Os pontos de verificação

Nesse caso, é necessário o kit de ligação EKFMAHTB para a instalação do tanque de água quente doméstica ao lado da unidade de interior, tendo também de ser encomendado em

Baseados nessas observações delineamos este estudo com objetivo de averiguar a prevalência de aFLs em uma população de pacientes jovens com infarto cerebral e estabelecer entre

O grego e o hebraico não terão nenhum valor para aqueles que se contentam em permanecer na superfície, para os que se satisfazem com a opinião dos outros a

Em sua definição, Chordia, Roll e Subrahmanyam (2000) caracterizam a comunalidade na liquidez como a covariação entre a liquidez de ações individuais e a

PORTARIA DE EXONERAÇÃO N°005/2017 A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU, Estado do Rio Grande do Norte, Vereadora Verônica Senra da Silva, usando das

qualificação, CTPS, RG, matrícula e banco, devendo ser entregue, individual e pessoalmente. e) Sindicatos dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e no Ramo Financeiro

OBJETO: Prestação de serviços mediante a contratação de empresa especializada na área para a elaboração do PMSB, para a prestação de serviços técnicos