• Nenhum resultado encontrado

A produção de conteúdo poderá ser a solução para a queda do alcance nas redes sociais e ferramenta para gerar resultados para o seu negócio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A produção de conteúdo poderá ser a solução para a queda do alcance nas redes sociais e ferramenta para gerar resultados para o seu negócio"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

A produção de conteúdo poderá

ser a solução para a queda

do alcance nas redes sociais e

ferramenta para gerar resultados

para o seu negócio

(2)

A produção de conteúdo

poderá ser a solução para

a queda do alcance nas

redes sociais e ferramenta

para gerar resultados para

o seu negócio

Helder Tobias HETO Comunicação

Se você é um empresário (a) ou empreendedor (a), antenado (a) ao que ocorre no seu mercado e no mundo digital, já deve ter percebido grandes mudanças no alcance de publicações da produção de conteúdo para a internet e redes sociais.

(3)

Cada dia que passa, fica mais difícil atingir,

organicamente, um número grande de pessoas que segue o perfil de sua empresa nos canais sociais

digitais.

Estudos afirmam que, hoje, entre 3 e 6% de todos os seguidores do Facebook conseguem visualizar os conteúdos de forma orgânica e, mesmo assim, observando-se vários aspectos, como a qualidade e relevância do conteúdo, o horário de postagem e o engajamento.

Isso acontece porque essas redes, como o Facebook e o Instagram, por exemplo, realizam a distribuição dos seus conteúdos com base na ação de algoritmos que medem, com diversas variáveis, as informações que nós, usuários, vamos cedendo a elas com o

nosso comportamento digital.

Na prática, cada clique ou reação que

movimentamos nas redes servem de munição para um grande banco de dados, no qual são

(4)

armazenadas as informações como gostos, horários de acesso, assuntos de relevância, e muitas outras informações, para que aí a rede possa traçar,

por meio de algoritmos, a melhor estratégia de nos atingir com conteúdos certos na hora certa, possibilitando uma excelente interação.

Por muito tempo, os resultados de todo esse processo foram colhidos de forma abundante e

sem custos, o que possibilitava muita abertura para a inserção de ideias e a marcação de presença das marcas no ambiente digital.

Então, como “tudo o que é bom dura pouco”, essa realidade começou a mudar. O Facebook é uma empresa de mídia. Logo, a sua fonte de receitas

deve ser proveniente do próprio site, e a forma que ele encontrou foi limitar o alcance, estimulando a aquisição de espaços publicitários para atingir um número maior de pessoas, as famosas "promoção" e "impulsionamento".

(5)

Para lhe ajudar a entender o funcionamento desse processo e nortear você a ter um bom parâmetro de escolha para contratar uma empresa para realizar a divulgação de suas campanhas, reunimos algumas informações a respeito, que trazemos a seguir.

Continue a leitura deste post e descubra como

utilizar esta "limitação" das redes sociais a seu favor e transformá-la em oportunidade de crescimento para o seu negócio.

O que é um algoritmo?

Um Algoritmo nada mais é do que um método que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa, mostrando qual é a melhor forma de se chegar ao objetivo.

Tecnicamente falando, o algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem

(6)

executar uma tarefa. Ou seja, de posse dos dados que fornecemos, os algoritmos das redes sociais

constroem rotinas de exibição no feed de notícias de acordo com nossos interesses, hábitos e horários de acesso à rede.

Curiosidade: Segundo dados informados pelo Facebook, só no Brasil, cerca de 90 milhões de usuários passam, em média, 20 minutos por cada visita realizada na rede social. Fazendo as contas, isso significa que eles são expostos a cerca de 1.500 publicações, mas só visualizam 100 em seus feeds de notícias.

Mas por que isso acontece?

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, disse, em 2014, que o principal foco da rede é se tornar um “jornal personalizado para cada pessoa”.

(7)

aprendizado sobre o comportamento dos seus usuários, buscando empoderá-los para chegar em uma boa definição de quais ações que definirão o que é ou não interessante para cada usuário.

Já deu para entender o tamanho do arsenal de oportunidades que está nas mãos dessas redes, que agora também são utilizadas a favor daquelas empresas que pagam pelo impulsionamento.

A grande vantagem de tudo isso é que, de posse de tantas informações sobre os usuários, é possível escolher quais pessoas você deseja atingir e fazer uma previsão de resultados sobre cada investimento realizado.

Mas então o alcance orgânico

morreu?

(8)

que para não. No entanto, algumas estratégias ainda são eficazes para lidar com este fato, como o investimento na produção de conteúdos de

qualidade, o que poderá se tornar, em tempo, excelente estratégia para ainda se beneficiar do

alcance orgânico e, a partir daí, aproveitar a chance para realizar um excelente planejamento, integrando conteúdo e investimento, atraindo mais públicos

organicamente e de forma paga.

Estas modificações que vem sendo feitas ao longo do tempo forçam as marcas a aperfeiçoarem e a intensificarem a produção de conteúdos, cada vez mais alinhados com seus públicos, tornando-os engajáveis, ou seja, comentados e compartilhados nas redes sociais. Isso irá garantir um alcance

satisfatório sem investimento financeiro.

Como utilizar esta realidade a favor do seu negócio? Dentre tantas facilidades que vieram junto com

(9)

se tornou mais exigente com as informações que consome, já que ele tem, em suas mãos, a possibilidade de pesquisar, buscar conteúdos melhores e manter-se sempre atualizado.

Sabendo disso, é primordial que sua marca trace

uma excelente estratégia de conteúdo para produzir aquilo que o seu público busca em outros locais.

Esse trabalho irá estabelecer um relacionamento direto com ele. Sua marca estará presente em diversos momentos, oferecendo-lhes informação de qualidade, conteúdos gratuitos, e o principal: a aproximação com seu principal interessado.

Tudo isso porque as pessoas não desejam ser “bombardeadas” com propagandas exageradas e repetitivas o tempo todo, pois elas sabem bem onde comprar seus produtos e serviços quando necessitam.

A grande questão é você criar um vínculo que

(10)

hora da compra, e, definitivamente, isso é construído com relacionamento.

Quem pode fazer esse trabalho?

Se você, na sua empresa, possui um departamento de marketing e comunicação devidamente instituído, vale a pena investir no treinamento e meios para

que a equipe realize este trabalho de presença e relacionamento digital.

No entanto, sabemos que essa realidade não existe para pequenas empresas, principalmente diante do cenário econômico por que passa o país. Sendo assim, o ideal é a contratação de

agências, consultores e assessores especializados e que realmente estejam comprometidos com esta responsabilidade de gerar tráfego e conteúdo para sua empresa.

(11)

particularidade. Se for B2B (negócio vendendo para negócio), a abordagem obviamente será diferente da utilizada para negócios B2C (negócios vendendo para consumidores finais), e quem saberá diferenciar e entender esses públicos distintos, utilizando

linguagens e táticas distintas, certamente será o profissional especializado que mencionamos. Em geral um publicitário, ou profissional especializado em marketing.

Mas o que é exatamente um

conteúdo que tanto se fala no

marketing digital?

Como bem diz o empresário e escritor indiano Avinash Kaushik, "Conteúdo é tudo que adiciona valor a vida dos leitores".

(12)

atenção do público em questão. Existem diversos formatos de conteúdo, que podem ser explorados livremente, de acordo com os objetivos do negócio. Dentre muitos deles, destaco o BLOG post, os vídeos, os e-books e os infográficos, que são os que geram maior visibilidade, a meu ver.

Vídeos

Os vídeos publicados nas redes sociais geram excelentes resultados. Em geral, vídeos com

menos de 1 minuto geram maior engajamento e visualizações. Ao fazer vídeos, a criatividade pode ser explorada, com a utilização de imagens, músicas, depoimentos, animações, etc.. Assistir a um vídeo bem feito é bem melhor que ler uma lauda inteira quando estamos falando de consumidor final,

concorda? É diferente de um blog post, como este, que fornece relevantes informações para um público específico como empresários e empreendedores.

(13)

Determinadas empresas detém informação das mais variadas. Algumas podem auxiliar na jornada de compra do consumidor, no entendimento dos benefícios do produto/serviço e, principalmente, no que diz respeito às ???? necessidades, que vão diretamente ao encontro dos desejos ocultos em cada indivíduo, que podem estimular e influenciar uma efetivação de compra.

Por meio do BLOG, é possível utilizar diversas

linguagens para o fornecimento dessas informações, sem contar que a ferramenta poderá ser excelente aliada para a captação de leads (contatos potencial para o seu negócio) e forte presença de marca na internet.

Os formatos mais conhecidos de blog posts são: - as famosas listas (10 motivos incríveis que vão mudar seu conceito sobre... );

- os infográficos, que são informações relevantes traduzidas em imagens, facilitando o entendimento

(14)

de esquemas, ideias e informações estratégicas para a venda;

- os e-books, que podem ser excelentes

ferramentas de inserção de conteúdos informativos de determinado tema, com design diferenciado

e geralmente em formatos amigáveis para leitura em tela, celulares ou ainda para impressão.

Normalmente os e-books são utilizados nas

estratégias de inbound marketing, onde, ao oferecer o conteúdo, em troca, o consumidor deve preencher um formulário com os seus principais dados que irão fazer parte do banco de dados da empresa;

Existe uma gama de opções de conteúdos, que

podem ser explorados de acordo com a necessidade, com o mercado e com o público. E a grande

diferença em usar a ferramenta ideal no momento certo para lhe proporcionar resultados realmente mensuráveis está no profissional ou empresa que você escolher para lhe assessorar.

(15)

Conclusão

Esperamos, com este conteúdo, ter esclarecido que o Facebook, a principal rede social da atualidade, é uma empresa de mídia, que também vende espaço publicitário e que isso requer algumas mudanças que impactam diretamente no investimento financeiro em publicidade e comunicação digital das empresas.

Assim, esperamos que vocês entendam que, de

forma orgânica ou paga, a produção de conteúdo de qualidade e relevância para o seu público é essencial para manter a atenção do seu cliente focada na sua marca, e que essa estratégia é fundamental para que as intenções de compra dos consumidores aconteçam em favor dos seus produtos/serviços.

___ Referências Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/ Algoritmo Midiatix https://midiatix.com.br/o-alcance-organico-do-facebook-morreu/

Resultados DigitaisRock Content /

Saia do Lugar http://saiadolugar.com.br/ sucesso-no-instagram/

(16)

Referências

Documentos relacionados

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• É necessário realizar o pagamento do ITR pelo seu fato gerador: deter propriedade, domínio útil ou posse de imóvel rural.. • O não pagamento do imposto gera cobrança do