• Nenhum resultado encontrado

MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PARA TODOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PARA TODOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PARA TODOS

Sua Excelencia Senhor Vice-Ministro da Educação

Digníssima Senhora Senhora Chefe da Comissão para os Assuntos da Mulher, Acção Social e Meio Ambiente da Assembleia da República Digníssimo Representante dos Parceiros de Apoio Programático Digníssimos Membros do Conselho Consultivo do Ministério da Educação

Estimados membros das Organizações da Sociedade Civil Caros Convidadas e Convidados

Minhas Senhoras e Meus Senhores

Excelências,

Em 1990, a Declaração de Jomtien sobre a EPT afirmou que a aprendizagem começa com o nascimento, assim a educação e os cuidados na primeira infância foram reconhecidos como Meta 1. Uma década depois, o Plano de Ação de Dakar reafirmou a sua importância e em 2010, a UNESCO realizou a primeira conferência global sobre esta meta em Moscovo, produzindo uma declaração final que reconheceu que o direito da criança à educação e aos cuidados na primeira infância começa com o nascimento.

A educação e cuidados na primeira infância devem abordar o completo bem-estar da criança para que esta tenha uma boa hipótese de crescer e tornar-se num adulto saudável e produtivo capaz de contribuir em todas as esferas do desenvolvimento social, político e económico. Em termos da Declaração de Moscovo, a educação e cuidados na primeira infância devem, portanto, responder às necessidades de saúde, nutrição, segurança, desenvolvimento social e emocional, linguagem e aprendizagem que irão providenciar um desenvolvimento holístico da criança1.

A primeira infância compreende o período entre os 0-8 anos de idade2. A

Educação e os Cuidados na Primeira Infância são aspectos importantes da

1 Declaração de Moscovo (2010) 2 UNESCO

(2)

2

aprendizagem ao longo da vida, um processo que começa com o nascimento, sendo que a primeira infância é o período mais crítico do desenvolvimento humano. A educação infantil precoce, integral e de qualidade pode ter uma contribuição significativa para o desenvolvimento físico, psicomotor, cognitivo, social e emocional da criança, incluindo a aquisição de línguas e alfabetização precoce. As crianças são aprendizes activas desde o nascimento, e os primeiros anos de vida são vitais para o seu sucesso na escola e, mais tarde, na vida. Além disto, a Educação e Cuidados na Primeira Infância tem um papel importante para que todas as crianças tenham uma infância positiva e saudável.

“Os programas de desenvolvimento da primeira infância mais eficazes são aqueles que fornecem experiências de aprendizagem diretas para as crianças e suas famílias, que são de alta intensidade, dirigidas às crianças mais jovens e mais desfavorecidas, que são integrados com outros sistemas como o suporte

nutricional ou familiar e que têm longa duração3”.

Os cuidados e educação na primeira infância é uma das metas mais negligenciadas da Educação Para Todos e, a este ritmo, é improvável que a Educação Para Todos

será alcançada até 20154. Mais de 200 milhões de crianças menores de cinco anos

em países de baixo e médio rendimento não vão atingir o seu potencial de desenvolvimento devido à pobreza, deficiências nutricionais, cuidados

desadequados e falta de oportunidades de aprendizagem5. Os documentos de

2011 sobre o desenvolvimento da primeira infância do Lancet enfatizam a importância dos riscos mencionados acima e reforça as evidências de outros factores de risco, incluindo a depressão materna, malária, infecção pelo HIV e exposição à violência.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) estipula que «todos têm o direito à educação". A Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança (CDC), o tratado mais extenso a nível internacional sobre os direitos da criança, obriga os Estados a garantir os direitos de todas as crianças com base na igualdade de oportunidades.

A educação e cuidados na primeira infância tem enormes benefícios para a criança individualmente e para a sociedade como um todo. Os primeiros anos da infância definem alicerces para a vida, garantindo que as crianças tenham experiências positivas e que as suas necessidades de saúde, de estimulação, de nutrição e de apoio são cumpridas, e que elas aprendem a interagir umas com as outras e com o meio envolvente. É um período onde os valores fundamentais

3

Idem.

4 Isto tem sido reconhecido pela UNESCO no seu Relatório de Monitorização Global sobre a EPT (2008) 5 Lancet Series on Early Childhood Development (2007)

(3)

3

devem ser promovidos e praticados “incluindo a democracia, a inviolabilidade da

vida humana, a liberdade individual e integridade, igualdade e solidariedade."

Os programas para a primeira infância têm como resultado uma transição mais fácil para o ensino básico e melhores taxas de conclusão. A Educação e Cuidados na Primeira Infância também permitem às mulheres participarem mais no mercado de trabalho. As crianças mais marginalizadas e vulneráveis são as mais beneficiadas pelos programas de primeira infância. Os programas para a primeira infância são meios poderosos de luta contra a exclusão e desvantagem e para quebrar ciclos de pobreza entre gerações. O investimento no desenvolvimento da primeira infância ser fundamental na perspectiva dos direitos humanos - todas as crianças têm direito a um começo de vida digno - também é relevante da perspectiva económica. "O impacto do investimento em programas para a primeira infância integrados e de alta qualidade e é extremamente grande, com benefícios que reduzem as desigualdades entre as crianças, famílias e nações.”

As Organizações da Sociedade Civil tem estado a colaborar com o Governo no desenvolvimento da primeira infância, por um lado oferecendo serviços de atendemento das crianças e na elaboração da estratégia de desenvolvemento da primeira infância. Em relação a estratégia há necessidade da sua discussão mais ampla,

Os principais desafios para o cumprimento da Meta 1 são:

a. Falta de infra-estruturas e a persistência de barreiras culturais e de pobreza. b. O facto de um terço de todas as crianças nos países em desenvolvimento

sofrer de atrasos no crescimento, um sinal de estado nutricional deficiente que afecta adversamente o seu desenvolvimento. A taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos continua a ser alta6.

c. Falta de formação dos prestadores de cuidados, de professores do ensino pré-escolar ou dos primeiros anos do ensino primário e com falta de conhecimentos sobre como as crianças pequenas aprendem e se desenvolvem. d. Grandes disparidades no que respeita ao acesso e qualidade de ensino devido ao rendimento, residência e outros factores (como o género ou a deficiência) que marginalizam algumas crianças.

e. Coordenação e financiamento desadequado de programas de educação e cuidados na primeira infância.

f. Falta de dados fidedignos sobre educação e cuidados na primeira infância.

(4)

4

g. Falta de consciência sobre a importância da educação e cuidados na primeira infância.

h. Falta de investimento na primeira infância devido à falta de consciência sobre a crise do 1ºano/classe nos países de baixo rendimento, uma vez que esta é a altura em que a maioria da repetição e abandono escolar ocorre e os padrões de insucesso se estabelecem.

Perante esta situação, o MEPT apela para que o Governo:

a. Dê prioridade à educação e cuidados na primeira infância na sua agenda política enquanto direito e parte integrante da aprendizagem ao longo da vida, bem como assegurar que as crianças estão preparadas para entrar na escola e que as escolas estão preparadas para receber as crianças.

b. Assegure uma estreita colaboração entre educação e cuidados na primeira infância aumentando o acesso e sucesso no inicio do ensino básico.

c. Forneça o acesso universal a programas que oferecem cuidados infantis holísticos e educação precoce de qualidade com especial atenção para os grupos mais vulneráveis e marginalizados.

d. Assegure a coordenação entre as várias instituições Governamentais que actuam na área do desenvolvimento infantil.

e. Colabore com os pais e sociedade civil, incluindo a Organização Nacional de Professores, no desenvolvimento e implementação de programas e políticas de educação e cuidados na primeira infância.

f. Assegure padrões mais elevados de formação e motivação de professores da primeira infância, com especial atenção para a formação de qualidade antes e durante o serviço, apoio para a integração e desenvolvimento profissional contínuo, incentivos e salários, e assegurar que as qualificações dos profissionais da primeira infância e cuidados infantis estão a par das dos professores do ensino básico.

g. Melhore os currículos e pedagogia em sintonia com a infância, valorizando a brincadeira, carinho, cooperação, talento e criatividade, bem como métodos activos de promoção da auto-estima que têm em conta os pontos de vista das crianças.

h. Garanta que a educação de adultos, bem como todos os currículos da educação formal, contêm mensagens importantes para os futuros pais sobre saúde e nutrição e a necessidade essencial das crianças receberem um forte suporte cognitivo, psico-social e estímulos desde o seu nascimento.

(5)

5

i. Tome medidas para superar todas as formas de discriminação e garantir educação e cuidados na primeira infância de qualidade para meninos e meninas, crianças de famílias pobres e desfavorecidas, crianças com deficiência, bem como aqueles em situações de emergência e comunidades marginalizadas. j. Promova o investimento na educação e nos cuidados na primeira infância e criar a estrutura para o fornecimento de programas de primeira infância que incluem a participação da sociedade civil.

k. Crie mecanismos de coordenação das políticas relacionadas com a educação e cuidados na primeira infância para garantir que os programas, actividades e orçamentos dos diversos sectores envolvidos na Educação e Cuidados na Primeira Infância trabalham juntos.

l. Aloque um mínimo de 8% do orçamento da educação para Cuidados na Primeira Infância (antes do ensino básico) e para o aumento significativo dos recursos alocados ao inicio do ensino básico.

Aos Parceiros de Apoio Programático apela-se para:

a. Honrarem os seus compromissos de apoio a todos os países que visam atingir a EPT, em particular a Meta 1.

b. Aumentarem a consciência sobre os ganhos de desenvolvimento nacional a longo prazo e em termos de redução da pobreza que resultam do investimento na Educação e Cuidados na Primeira Infância.

c. Alinharem o financiamento com as necessidades do país para assegurar que os mais necessitados obtêm o máximo de ajuda.

d. Garantirem que a atenção centrada na primeira infância é incorporada como uma peça fundamental da reforma da educação para enfrentar a crise de capital e de aprendizagem.

e. Aumentarem o financiamento de sectores relevantes envolvidos no Desenvolvimento e Cuidados na Primeira Infância de forma a promover uma programação de Desenvolvimento e Cuidados na Primeira Infância abrangente.

“Direitos desde o princípio: Cuidados e Educação na primeira infância, Já!” Maputo, aos 23 de Abril de 2012

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Então, em Belém, há principalmente duas situações que podem provocar eventos extremos: Na estação chuvosa, quando a grande escala (ZCIT) está atuando sobre a região, e

investigação empírica, quando recorre aos indivíduos como fonte de informação, é saber que em tais condições as respostas são afectadas por certo número de

constitucionalmente: • O conceito de Saúde relacionado não apenas à assistência médica, mas a todos os seus determinantes e condicionantes, tais como trabalho, salário,

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam