• Nenhum resultado encontrado

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA

UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

Patologia em Estrutura de Concreto Armado

Rafael da Silva Judivam Aluno do Curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá rafaeljudivan@hotmail.com

Fernando da Costa Martins Aluno do Curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá fernando3209@gmail.com

Letícia dos Santos Silva Aluna do Curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá le.leticiasantos17@gmail.com

Mayson Douglas do Carmo Ferreira Aluno do Curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá mayson.engenharia@hotmail.com

Rogério de Almeida Kanashiro Aluno do Curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá kanashiro_rogerio@hotmail.com

Rodrigo Coelho Roberto

Professor do Curso de Engenharia Civil

Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá rodrigosbeng@gmail.com.br

Este simpósio tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee

Resumo:

Sendo as estruturas de concreto armado o método construtivo mais utilizado no Brasil, tem-se um grande número de edificações brasileiras que apresentam patologias em sua estrutura. Patologias essas que podem ser de pequeno ou de grande importância, variando de caso a caso. Elas podem ocorrer nas diversas etapas construtivas numa obra, e se faz necessário um estudo das causas anteriores mais recorrentes, através de alguém devidamente capacitado, faz-se também um estudo para saber se pode ou não fazer o reparo na estrutura, de modo a evitar que os mesmos problemas venham a acontecer no futuro, causando prejuízos e até problemas maiores. Este projeto traz alguns dos principais meios de investigação, de modo a agregar informações para o diagnóstico das patologias mais frequentes observadas na construção de obras com a utilização do concreto armado. É feito um pequeno levantamento dos tipos de patologias. Em seguida, são listadas as mais comuns origens e condições no qual as estruturas estão expostas para que não venham sofrer danos futuramente. Danos esses que podem levar a perda total de um

(2)

2

edifício. Posteriormente, são apresentadas terapias para recuperar as estruturas afetadas e evitar que futuramente voltem a sofrer do mesmo problema. Por fim, com os agentes causadores das anomalias já conhecidos, passamos a melhor entender como tratar cada uma delas, de forma que não prejudiquem ainda mais as estruturas já existentes, fazendo com que tenhamos maiores cuidados ao analisar qualquer anomalia nas estruturas. Através dessa pesquisa conseguimos entender melhor como funciona as patologias em estruturas de concreto armado.

Palavras-chave: patologia, estrutura, concreto armado.

Summary:

Since the reinforced concrete structures are the most used constructive method in Brazil, there are a large number of Brazilian buildings that present pathologies in their structure. These pathologies may be small or of great importance, varying from case to case. They can occur in the various constructive stages in a work, and if a study of the recurrent causes is necessary, through a suitably trained person, a study is also made to know whether or not to repair the structure in order to avoid that the same problems will happen in the future, causing damages and even bigger problems. This project brings some of the main means of investigation, in order to aggregate information for the diagnosis of the most frequent pathologies observed in the construction of works with the use of reinforced concrete. A small survey of the types of pathologies is done. The most common sources and conditions under which the structures are exposed are listed below so that they will not be damaged in the future. Damage that can lead to the total loss of a building. Subsequently, therapies are presented to recover the affected structures and prevent them from ever again suffering from the same problem. Finally, with the agents that cause the anomalies already known, we better understand how to treat each of them, so that they do not further damage existing structures, making us take greater care when analyzing any anomaly in the structures. Through this research, we can better understand how pathologies work in reinforced concrete structures.

Keywords: pathology, structure, reinforced concrete.

Seção 4 - Curso de Engenharia Civil - Meio Ambiente.

Apresentação: Pôster

1. Introdução.

Desde a antiguidade o homem procura fazer uso de estruturas que tragam mais facilidade e comodidade para sua vida. Desde estruturas habitacionais como casas, sobrados, prédios e mais recentemente nos últimos dois séculos, também estruturas que lhe rendam uma maior agilidade em sua locomoção, tais como estradas e pontes pavimentadas, assim como estruturas que lhe assegurem reservar e transportar água, como barragens e aquedutos respectivamente. Essas e muitas outras obras vêm sendo realizadas pelo homem ao decorrer dos anos em prol de sua sobrevivência e desenvolvimento.

Diante deste panorama, fica evidente que a procura por materiais e técnicas que venham a suprir estruturas cada vez mais robustas se torna alvo importante do ser humano.

(3)

na época ou que a solução era praticamente inviável financeiramente ou mesmo de ser executada.

A fim de estudar as manifestações patológicas no concreto armado, foi lançada uma nova área de estudos, chamada de patologia do concreto armado.

Diversas são as causas que levam uma estrutura a sofrer danos, por isso é de extrema importância o estudo desse ramo da engenharia, para que sejam evitadas manifestações patológicas que venham a diminuir a durabilidade das estruturas, assim como é necessário um conhecimento de como solucionar e recuperar aquelas que apresentam o problema, de maneira a curá-las e impedir que o agente causador volte a causar o mesmo problema.

2. Objetivos.

2.1 Objetivo geral

Este projeto tem por objetivo fazer um levantamento sobre o tema patologia das estruturas de concreto armado.

2.2 Objetivos específicos

Analisar quais são as origens das manifestações patológicas do concreto armado. 3. Justificativa

Esse projeto tem a importância de informar e orientar a todos sobre a importância dos cuidados com as patologias que possam surgir no concreto de suas obras. De forma que, evitando a ocorrência dessas manifestações patológicas, evita-se um acréscimo no custo para se recuperar uma estrutura e diminui problemas com a vida útil e desempenho das edificações.

4. Revisão Bibliográfica.

4.1 Patologia em estruturas de concreto armado.

Com o surgimento do concreto armado e com as vantagens que o mesmo trazia sobre as demais técnicas e materiais empregados na época, logo foi vista uma brusca “aceleração” no uso deste material. Com este panorama, vieram também as manifestações patológicas que o mesmo pode causar devido ao desleixo, má utilização, mão de obra desqualificada ou até mesmo falta de conhecimento de como empregá-lo corretamente.

Tal conjectura na construção civil gera uma alta demanda de funcionários da área, levando a muitas contratações de mão de obra desqualificada devido à

(4)

4

necessidade e falta em determinado setor. Isso pode trazer um grande prejuízo quando se trata da questão de qualidade em uma obra, podendo ser fator que leve ao surgimento de manifestações patológicas. (THOMAZ, 1989).

Entende-se por patologia do concreto armado a ciência que estuda os sintomas, mecanismos, causas e origens dos problemas patológicos encontrados nas estruturas de concreto armado. Lembrando que para um dano qualquer, existe a possiblidade de vários fatores serem responsáveis. Estes danos podem vir apenas a causar incômodos para aqueles que irão utilizar a obra segundo o fim para que foi feita, tais como pequenas infiltrações até grandes problemas que podem levar a estrutura ao colapso (HELENE, 1992).

Geralmente em casos de acidentes catastróficos, como por exemplo, prédios que vão a ruina, não obedecem apenas uma origem agindo sozinha, mas sim várias que juntamente acabam levando a estrutura ao colapso. Não é difícil encontrar estruturas nas quais foi cometido um grande erro em qualquer uma das etapas e mesmo assim não apresentam grandes danos. Do contrário, pode-se encontrar estruturas que apresentem grandes danos que reduzem a durabilidade e resistência mecânica, mas que sua causa vem de erros ou falhas menores, mas quando atuam de maneira conjunta, superpõem seus efeitos e trazem graves consequências (CÁNOVAS, 1988).

4.2 Manifestações patológicas geradas na etapa de concepção da estrutura.

Manifestações patológicas em estruturas de concreto armado que tenham sua causa na concepção do projeto são aquelas que advêm de um mau planejamento do mesmo ou falhas técnicas, sejam por desconhecimento ou negligência. Podem se originar de um mau lançamento da estrutura, erro em execução de anteprojeto ou até mesmo na elaboração do projeto de execução.

Segundo Cánovas (1988), no que tange a concepção de projetos de estruturas de concreto devemos levar em conta quatro fatores essenciais nos quais é preciso estar atento e cumprir todos os requisitos necessários para que o sucesso seja obtido.

a) Devem ser cumpridas as condições de equilíbrio básicas da Estática. b) A compatibilidade das deformações das próprias peças estruturais e suas

uniões.

c) Representação em escala suficientemente clara, com as disposições e dimensões de cada elemento estrutural, em especial as medidas que se referem ás armaduras.

(5)

d) A conveniência de elaborar normas detalhadas, nas quais estejam presentes todas as características e detalhes dos materiais a serem empregados na estrutura, forma de controle e armazenamento, penalizações etc. Esse documento, ao qual, geralmente não se dá importância, é absolutamente fundamental e de grande importância para se obter uma construção sem defeitos e de qualidade: e, em caso de litígio, é um documento de grande valor.

Figura 1 Desplacamento de concreto devido a corrosão. Fonte: (SACHS, 2015)

Fissuras e desplacamentos de concreto podem ser provocados pela corrosão da armadura, já que o processo de oxidação aumenta o volume do aço, ocasionando tensões de tração no cobrimento de concreto.

Geralmente as falhas geradas nesta etapa terão como consequência problemas patológicos com soluções mais dificultosas.

Apesar de erros em projetos, tais como hidro sanitários com alguma tubulação projetada passando por entre elementos estruturais, e assim podendo causar algum dano, devemos nos atentar principalmente ao projeto estrutural como sendo o de maior importância e sendo aquele que em caso de negligência nos trará mais problemas. Por isso o responsável técnico deverá estar atento e ciente de sua responsabilidade.

(6)

6

ocorrer, sendo muito difícil que exista algum escritório que tenha calculado inúmeros projetos estruturais sem que haja ocorrido um erro qualquer. O que ocorre é que geralmente na maioria das vezes são corrigidos a tempo, ou não são graves o suficiente para serem notados.

5. Material e métodos.

Foi utilizado para digitalização do trabalho a ferramenta Word 2013 e livros.

Foram feitas pesquisas para dar estrutura ao trabalho e podermos iniciar o desenvolvimento do projeto, utilizamos livros e a internet como principais meios de pesquisa, as quais foram retiradas de sites confiáveis e monografias aprovadas por suas respectivas bancas organizadoras fazendo com que tivéssemos amparo da legalidade dos mesmos.

6. Resultados e discussão.

Através dessa pesquisa podemos analisar que há uma grande necessidade pela busca de qualidade na construção civil, assim como em qualquer outra área da engenharia civil. É preciso entender que para uma estrutura de concreto armado alcançar um bom nível, com a ausência de manifestações patológicas, todas as áreas envolvidas, desde a mão de obra de execução e os projetistas, os materiais utilizados, o conhecimento sobre o solo e o ambiente no qual se deseja construir, devem estar em harmonia de excelência. Pois de nada adianta haver um bom quadro humano na área da execução, se os materiais utilizados são de baixa qualidade e procedência desconhecida.

7. Conclusões.

O presente trabalho apresentou um estudo sobre patologia do concreto armado, ou seja, realizou um levantamento das principais manifestações patológicas que agem prejudicando estruturas, bem como apontou os sintomas, origens, causas e danos que as mesmas irão sofrer no futuro. Como foi visto, são inúmeras as causas e origens que levam uma estrutura a problemas patológicos. Podendo estas se originar nas fases de projeto, execução e utilização de um elemento qualquer.

(7)

próprias de cada uma, atentando para a importância do conhecimento técnico, para um correto diagnóstico.

Para evitar a ocorrência de problemas patológicos, todos os aspectos devem andar juntos e possuírem um padrão mínimo de aceitação.

Esse quadro acaba também, por obrigar os técnicos da área a estar em constante pesquisa, estudo e aprendizado, sempre atento às evoluções e tendo em mente que é “sempre melhor prevenir do que remediar”, o que abre um promissor mercado de trabalho, com grande crescimento da demanda.

8. Referências.

CÁNOVAS, M. F. Patologia e Terapia do Concreto Armado. 1 Ed. Tradução de M. C. Marcondes; C. W. F. dos Santos; B. Cannabrava. São Paulo: Ed. Pini, 1988. 522 p. GONÇALVES, Eduardo A.B. Estudo de patologias e suas causas nas estruturas de concreto armado e obras de edificações. 2015. 174f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. [Orientador: Prof. Jorge dos Santos].

HELENE, Paulo R.L. Manual prático para reparo e reforço de estruturas de concreto. São Paulo: Pini, 1992. 119 p.

MARCELLI, M. Sinistros na construção civil: causas e soluções para danos e prejuízos em obras. São Paulo: Pini, 2007.

Sachs A. Recuperação estrutural. Construtoragenova.com.br. 07/2015. Disponível em: <http://www.construtoragenova.com.br/midia/techne_recuperacao_estrutural/> acesso em: 05/10/2017.

SITES. ATHOSNENGENHARIA.com.

SOUZA, V. C.; RIPPER, T. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. São Paulo: Pini, 1998. 255 p.

THOMAZ, E. Trincas em edifícios: causas, prevenção e recuperação.

TRINDADE, Diego S. Patologias em estruturas de concreto armado. 2015. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia, Rio Grande do Sul, 2015. [Orientador: Prof. Dr. Joaquim Cesar Pizzutti dos Santos].

Referências

Documentos relacionados

 Obras completas, José de Almada Negreiros, Imprensa Nacional da Casa da Moeda  A poesia de Fernando Pessoa, Adolfo Casais Monteiro, Imprensa Nacional Casa da Moeda 

Para que a violência contra professores seja minimizada deve haver um esforço conjunto do estado, sociedade, escola com propostas que garantam a motivação dos professores em dar

[05] Quando a água do arroz estiver fervendo, abra a tampa e encaixe a bandeja para legumes na panela

natureza constitutiva negativa, que se destina a desconstituir a coisa julgada nas hipóteses de rescindibilidade previstas em lei. A respeito dessa ação autônoma de impugnação

Esse Piso é definido pela multiplicação de um valor per capita nacional pela população de cada município (fornecida pelo IBGE), transferido, regular e automaticamente,

Na análise conjunta das atividades predominantes da área de estudo, deixou- se de considerar as delimitações das categorias dos produtores, por se constatar que as unidades

No caso das ICE, atribui-se um valor da Figura 2.3 para cada habitação (normalmente apar- tamentos T0, T1, T2, T3, T4 ou T5) e posteriormente aplicam-se os fatores de

o No caso de pagamento de Recesso Remunerado, quando for feito ao fim do estágio, e/ou Renovação de contrato, basta informar a data de desligamento no devido campo que o sistema