• Nenhum resultado encontrado

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Médicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Médicas"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Ciências Médicas

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina 2008-2014

Sara Beltrão Garrido Junho 2014

(2)

ÍNDICE

1. Introdução………pág. 3

2. Actividades desenvolvidas………..…….pág. 4

i. Pediatria………...pág. 4

ii. Ginecologia e Obstetrícia………..……pág. 4

iii. Saúde Mental..………pág. 5

iv. Medicina Geral e Familiar……….………pág. 6

v. Medicina Interna……….pág. 6

vi. Cirurgia Geral………..pág. 7

vii. Unidade curricular opcional – Estágio clínico opcional…………..………..pág. 8 viii. Outras actividades desenvolvidas………...pág. 8 3. Reflexão crítica final………..pág. 9

(3)

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório pretende ser uma breve descrição das actividades observadas e realizadas durante o 6 º ano do Mestrado Integrado em Medicina, durante os estágios parcelares e outras actividades formativas, terminando com uma reflexão crítica sobre o presente ano lectivo e o seu contributo para a minha formação como futura médica.

Este último ano de formação requer essencialmente conferir as competências necessárias nesta fase de ligação entre a formação académica e o exercer da profissão médica, recorrendo sobretudo ao desenvolvimento da componente prática do ensino, com recurso a estágios parcelares nas especialidades médicas mais relevantes para a prática clínica.

Deste modo, considerei como objectivos a ser cumpridos como futura licenciada:

 Demonstrar o conhecimento das ciências básicas e clínicas bem como as aptidões necessárias ao exercício da Medicina sob supervisão, para além de ser capaz de utilizar o conhecimento na análise e solução dos problemas clínicos comuns.

 Avaliar os doentes e gerir adequadamente os seus problemas.

 Utilizar uma abordagem biopsicosocial abrangente na avaliação e tratamento dos doentes.

 Demonstrar conhecer os conceitos fundamentais da prevenção da doença e promoção da saúde a nível do doente individual e das populações, incorporando-os, quando apropriado, nos planos de tratamento.

 Comunicar e interagir eficazmente com os doentes, famílias, pessoal médico e outros profissionais envolvidos na prestação dos cuidados de saúde.

(4)

2. ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS i. PEDIATRIA

O estágio parcelar de Pediatria decorreu de 16 de Setembro e 11 de Outubro de 2013, no Serviço de Hematologia do Hospital de Dona Estefânia, sob orientação da Dra. Paula Kjöllerström e regência do Prof. Dr. Luís Manuel Varandas. As actividades desempenhadas decorreram nas seguintes áreas: 1) Enfermaria de Hematologia, onde me foi dada autonomia para a realização das várias tarefas inerentes à práctica diária de uma enfermaria e realização de uma história clínica de um doente com Hemofilia B; 2) Serviço de urgência (SU), que frequentei uma vez por semana e permitiu compreender a abordagem da patologia da criança em fase aguda, tendo também feito um período de SU de Cirurgia Pediátrica; 3) Consulta de Hematologia; 4) Consulta de Imunoalergologia; 5) Consulta de Urologia; 6) Bloco Operatório; 7) Sessões Clínicas: “Hemangiomas Infantis”, “Doenças Mitocondriais”, “Influência da Restição do Crescimento Intra-Uterino sobre o Síndrome Nefrótico”, “Interpretação de Hemograma”, “Persistência da Veia Cava Superior Direita”, “Fístulas traqueoesofágicas”.

No final do estágio, apresentei um trabalho de revisão do artigo “European Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition Guidelines for the Diagnosis of Coeliac Disease”, sob o título “Marcha Diagnóstica na Doença Celíaca”.

ii. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia decorreu de 14 de Outubro a 8 de Novembro de 2013, no Hospital Cuf Descobertas, sob orientação da Dra. Cristina Horgan e regência da Prof. Dra. Fátima Serrano. Fui distribuída pelas várias actividades do serviço sob a tutela de diferentes assistentes, tendo estagiado nas seguintes áreas: 1) Serviço de Urgência, no qual acompanhei a minha tutora semanalmente no atendimento de situações

(5)

urgentes e emergentes do foro gineco-obstétrico, inclusive a assistência a vários partos; 2) Consulta de Obstetrícia, onde assisti a consultas de seguimento de grávidas de baixo e alto risco, familiarizando-me com as avaliações necessárias a cada trimestre e após o parto; 3) Consulta de Trombofilias, que dentro das consultas de Obstetrícia de alto risco, segue portadoras de trombofilias e doenças auto-imunes; 4) Consulta de Ginecologia, em que tive a oportunidade de realizar o exame ginecológico e aprender a realizar citologias; 5) Colposcopia; 6) Ecografia (ginecológica e obstétrica); 7) Bloco Operatório, onde participei como 1ª ou 2ª ajudante.

iii. SAÚDE MENTAL

O estágio parcelar de Saúde Mental decorreu entre 11 de Novembro a 6 de Dezembro de 2013, sob orientação do Prof. Dr. Bernardo Corrêa e regência do Prof. Dr. Miguel Xavier. O primeiro dia de estágio decorreu na FCM, onde foram abordados casos clínicos hipotéticos em contexto de SU e quais seriam as formas de intervenção.

Nos dias seguintes, o estágio decorreu no Internamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Egas Moniz, onde acompanhei múltiplas entrevistas clínicas e efectuei uma a um doente com Síndrome do Lobo Frontal, tendo realizado a respectiva história clínica. Frequentei também as actividades de SU e de consulta de neuropsiquiatria. Assisti às reuniões do internamento, bem como às sessões clínicas de Journal Club: Resumo do artigo “Decision Making, Impulsivity and Addictions: Do Parkinson’s Disease patients jump to conclusions?”, “Patologia psiquiátrica no pós-operatório” e, dentro destas sessões, apresentei um trabalho de revisão de artigos sob o título “O contributo do Paciente H.M. para a Neurociência”. Assisti também à apresentação sobre “O papel da Psiquiatria de Ligação” na reunião de Serviço.

(6)

iv. MEDICINA GERAL E FAMILIAR

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar decorreu de 9 de Dezembro a 17 de Janeiro de 2014, sob a regência da Prof. Dra. Maria Isabel Pereira dos Santos. As duas primeiras semanas de estágio, correspondendo ao estágio rural, decorreram no Centro de Saúde de Serpa, sob orientação do Dr. Edmundo Sá e da Dra. Conceição Serpa. As restantes duas semanas, decorreram na USF S. Julião, sob orientação da Dra Luísa Romeiro.

Acompanhei os meus tutores nas suas diversas actividades, tendo oportunidade de participar em consultas de adulto (destacando a consulta de vigilância de Diabetes e de HTA), inter-substituição, saúde infantil, planeamento familiar e saúde materna, algumas destas consultas tendo sido realizadas por mim. Saliento, ao longo destas actividades que passei, as várias acções de prevenção primária que são desenvolvidas pelo médico de família. Por esta especialidade ser tão abrangente, adquiri e apliquei competências variadas e procedimentos muito diversos, alguns dos quais aprendidos em outros estágios como a citologia. Neste estágio destaco o enfoque ao contexto biopsicosocial na abordagem ao doente que me foi transmitido e a ver o doente como um todo, tendo em consideração a sua parte humana e social.

v. MEDICINA INTERNA

O estágio parcelar de Medicina Interna decorreu de 27 de Janeiro a 21 de Março de 2014, na Unidade Funcional 1.2 do Hospital S. José, sob orientação do Dr. José Ribeiro e regência do Prof. Dr. Fernando Nolasco. As actividades que participei decorreram nas seguintes áreas: 1) Enfermaria, em que participei activamente nas actividades diárias, observando doentes autonomamente, com posterior discussão dos mesmos com o meu tutor, respectivos exames complementares e terapêutica; apresentei diversos doentes no

(7)

decorrer da visita clínica e realizei alguns procedimentos técnicos como gasimetrias arteriais; 2) Consulta Externa; 3) Serviço de Urgência, dentro do qual a minha actividade se concentrou no atendimento do doente em Balcão, tendo observado doentes que depois discutia com o médico a sua abordagem definitiva; 4) Actividade formativa, tendo frequentado as sessões clínicas do serviço (Journal Club, Neuroradiologia, Radiologia, ECG e Reunião de Formação) e os seminários na FCM, apresentei um trabalho de revisão sob o título “Infecções do Tracto Urinário”.

vi. CIRURGIA GERAL

O estágio parcelar de Cirurgia decorreu de 24 de Março a 23 de Maio de 2014, no Hospital Beatriz Ângelo, sob orientação da Dra. Sílvia Alexandre Silva e regência do Professor Doutor Rui Manuel Fraga Martins Maio. As actividades que participei neste estágio englobaram: 1) Bloco Operatório, que me permitiu assistir a cirurgias electivas e procedimentos de anestesia, tendo participado como 2ª ajudante; 2) Enfermaria, onde integrei a equipa da minha tutora, realizando avaliações diárias dos doentes internados, pré e pós operatórias e respectivos diários clínicos; 3) Consulta de Cirurgia Geral, onde pude acompanhar toda a abordagem diagnóstica e terapêutica das diversas patologias do âmbito da cirurgia; 4) Consulta de Senologia, tendo a oportunidade de assistir a um tipo de patoligia mais específica dentro da especialidade e treinado a técnica de palpação mamária; 5) Actividade formativa, que incluiu as sessões teóricas e teórico-práticas realizadas no Hospital.

No último dia de estágio realizou-se o Mini-Congresso, para o qual o meu grupo apresentou um seminário sobre um caso clínico acompanhado durante o estágio, cuja patologia era um tumor neuroendócrino do jejuno, apresentado sobre o título “Manifestação rara de uma doença rara”, com o qual ganhámos o Mini-Congresso.

(8)

Neste estágio, também tive contacto com outra especialidade, a Gastroenterologia, durante 2 semanas, nas quais passei pelos vários exames da especialidade e pelas consultas, destacando a consulta de proctologia, na qual efectuei o primeiro toque rectal e exame anuscópico e laqueei uma hemorróida com elástico, tendo assistido a uma consulta desta sub-especialidade por um gastroenterologista e um cirurgião geral, observando a diferente abordagem de cada um.

vii. UNIDADE CURRICULAR OPCIONAL – ESTÁGIO CLÍNICO OPCIONAL O meu estágio clínico opcional decorreu de 26 de Maio a 6 de Junho, tendo sido realizado no Serviço de Gastroenterologia no Hospital de Santo António dos Capuchos, sob a orientação do Prof. Dr. David Marques. As actividades desenvolovidas passaram maioritariamente pela enfermaria, consulta de gastroenterologia geral e os vários exames.

Na minha opinião, esta unidade curricular opcional, foi sem dúvida uma mais-valia na minha formação médica, pois apenas tive 1 semana de estágio de Gastroenterologia no 5º ano, e é uma das áreas médicas mais interessantes e, ao mesmo tempo, tem uma ligação importante à Cirurgia Geral.

viii. OUTRAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante este ano lectivo, para além componente clínica, assisti a várias actividades formativas fora do âmbito dos estágios parcelares (certificados em anexo): “Simpósio Hipertensão Arterial e Insuficiência Cardíaca – estado da arte em 2014” na Faculdade de Medicina de Lisboa, “Jornadas de Cirurgia do HBA”, “Simpósio de Geriatria” e “3º Curso de Abordagem ao Doente Urgente”, estes 3 últimos realizados no Hospital Beatriz Ângelo. Estas formações foram oportunidades em que procurei investir na minha formação em áreas muito utéis para a minha prática clínica futura.

(9)

3. REFLEXÃO CRÍTICA FINAL

No fim deste precurso de seis anos, é o momento de fazer uma reflexão sobre o mesmo, particularmente este último ano. Comecei o 6º ano com enormes expectivas e receios, pois senti uma enorme proximidade com o futuro profissional a que me propus.

Relativamente aos objectivos propostos para este ano, acho que globalmente os consegui cumprir. Procurei consolidar os conhecimentos e condutas indispensáveis a uma boa prática clínica. Adquiri diversas aptidões que me permitiram aumentar o meu grau de autonomia. Aprendi a ver mais o doente como um todo e não só a doença, avaliando-o no contexto biopsicosocial em que se insere. Através dos trabalhos de revisão científica realizados e apresentados, aprofundei conhecimentos sobre temas relevantes, tendo.me ajudado a um maior rigor na comunicação científica.

Fazendo uma análise particular dos diferentes estágios por onde passei, o de Medicina Interna foi de facto o mais exigente. Por outro lado, foi também dos mais enriquecedores, contribuindo para a minha autonomia enquanto futura profissional. Neste estágio, deparei-me com muitas dificuldades, sobretudo ao nível da terapêutica intravenosa e fluidoterapia. Este estágio permitiu-me desenvolver uma relação médico-doente mais efectiva, aprender a lidar com os familiares, a trabalhar em equipa e aperceber-me também da realidade social dos doentes.

O estágio de Pediatria permitiu-me ter contacto com uma especialidade na qual ainda não tinha feito estágio clínico, a Hematologia, permitindo-me assim abordar, no plano práctico, patologias específicas da área. O estágio de Ginecologia e Obstetrícia superou as minhas expectativas, permitindo-me ter um papel activo, adquirindo capacidades na avaliação do exame ginecológico. O estágio de Medicina Geral e Familiar foi bastante proveitoso, apercebi-me do papel importante dos cuidados de saúde primários e como se reflecte nos cuidados de saúde hospitalares. Relativamente ao estágio de Saúde Mental,

(10)

confesso que tinha alguns receios em virtude de pensar ter algumas dificuldades no contacto com este tipo de doentes. No entanto, com o desenvolvimento deste estágio aprendi a abordar melhor as patologias específicas destes doentes, capacidade que me será útil no futuro.

O estágio que tinha mais expectativas, por ser a especialidade que mais me atrai, foi o de Cirurgia. Este correspondeu às minhas expectativas, permitindo-me aprofundar o meu conhecimento sobre as patologias, ser parte activa da equipa da minha tutora na enfermaria e participar em várias cirurgias. Estas experiências conduziram-me a uma maior percepção sobre o exercício de uma profissão exigente, mas que para mim, é muito gratificante e estimulante.

Os doentes tiveram também uma participação muito importante neste ano lectivo, através de lições e valores que me transmitiram. Lembro-me de uma situação particular que se passou no estágio de Cirurgia. A fim de fazer os diários clínicos, todos os dias visitáva-mos os pacientes, e um em particular, a D. Flora, que se encontrava internada, marcou-me especialmente. Ao fim de algumas semanas após a alta, e quando voltou para uma consulta de revisão, veio ter comigo e disse que se lembrava de mim, que eu era a “doutora simpática que a ia visitar e que tinha gostado muito de termos cuidado dela”. No momento achei o comentário estranho, pois nada tinha feito pela senhora, mas após reflexão sobre o assunto, percebi o quão importante é a valorização pessoal e a empatização com o doente como ser humano.

Gostaria de agradecer aos regentes pela concepção dos diferentes estágios, aos tutores pelo apoio prestado, aos serviços por onde passei e a todos os que de alguma maneira contribuiram para a minha formação académica na Faculdade de Ciências Médicas.

(11)
(12)
(13)
(14)

Referências

Documentos relacionados

O trabalho propõe um experimento de baixo custo para a determinação do coeficiente de atrito cinético entre duas superfícies em movimento relativo, permitindo discutir, com

Numa quinta dimensão também relativa ao tipo de fruição musical, a distribuição dos entrevistados revela que a maioria destas pessoas também se situa no tipo misto, o

No presente trabalho foram adotadas estratégias de reconhecimento molecular tendo como alvos o recetor do folato (FR-) e proteínas de membrana, glicosiladas,

To begin with the empirical research, a questionnaire was designed to tap certain consumer responses to aspects such as online travel behavior, brand affiliation, lodging needs,

Baseado nesta perspectiva, este artigo tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de (re)territorialização dos moradores do Conjunto Residencial Geraldo Felippe

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com

Dados como a área ocupada pela central e acessórios ( o valor em Portugal (Alentejo) é mais elevado que nos EUA), tempo necessário para poderem voltar a ser utilizados

Concerning multiplicative components, although all equality constraints can be imposed with Lagrange multipliers, often this is uneconomical or inconvenient if a direct sparse solver