• Nenhum resultado encontrado

Bombas de Calor Ar/Água

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bombas de Calor Ar/Água"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

bo

mba

s

de c

a

l

o

r

i n s ta l a ç ã o e x t e r i o r

Bombas de Calor

Ar/Água

O especialista da bomba de calor

a

s

de

ca

l

o

r

t e r i o r

(2)

h á q u a l q u e r c o i s a n o a r …

A energia térmica

com um potencial

futuro

(3)

3

De entre todos os tipos de bombas de ca-lor, as da gama ar/água são, do ponto de vista de investimento, aquelas que mais rapidamente se amortizam. Com efeito, estando o ar repleto de energia calorífi ca do Sol, o calor encontra-se sempre dis-ponível e a extracção do mesmo pode ser feita a qualquer hora, de dia ou de noite, sem qualquer autorização e de maneira simples. Mesmo sob o ponto de vista energético, os rendimentos das bombas de calor ar/água têm evoluído bastante, atingindo hoje valores próximos dos das bombas de calor de água glicolada/água. Praticamente para todas as aplicações, des-de as pequenas habitações des-de baixos con-sumos energéticos até às habitações multi-familiares e colectivas, encontra na nossa gama doméstica a bomba de calor ar/água, para instalação exterior, adequada ao seu caso particular. Existem potências desde 8 kW a 36 kW. Com uma gama tão completa como esta e de tão elevados rendimentos pode-se, efectivamente “bombear o calor”.

Economia de espaço

As bombas de calor da gama exterior são ideais para as habitações onde não há cave ou onde a eventual casa de máquinas inte-rior, seria preferida para sauna, escritório ou outro fi m. Com a bomba de calor exterior economiza um útil espaço dentro da habita-ção e benefi cia igualmente de aquecimento confortável altamente rentável e ecológico. Com um design tão soberbo, fi cará orgulho-so de ver a bomba de calor no exterior !

Também são utilizadas em restauração e benefi ciação

Se forem necessárias temperaturas de ida da ordem dos 60 °C para aquecer toda a sua casa através dos radiadores existentes (habitualmente sobredimensionados) ou se o aquecimento existente for por pavimento radiante, a nossa gama de bombas de calor ar/água satisfaz as suas exigências.

A bomba de calor

A gama standard das bombas de calor para instalação exterior está disponível em 8 potências calorífi cas diferentes que vão até 36 kW. Um circuito de fl uido frigorífi co sem HCFC e um compressor do tipo scroll, garan-tem rendimentos elevados. Estas bombas

de calor estão concebidas para trabalharem com temperaturas exteriores até -20 °C e po-dem atingir temperaturas de aquecimento da água da ordem dos 60 °C. Havendo dias ge-lados poder-se-à recorrer a uma resistência eléctrica de apoio já integrada na bomba de calor, salvo nos modelos LW 250A e LW 330A.

Desafi ando as intempéries

Nas nossas bombas de calor ar/água exteriores são agora equipadas com um invólucro de alumínio, por uma razão muito simples: o alumínio é o material do século 21. O acabamento das nossas bombas de ca-lor possui uma lógica ecológica. O alumínio é um material que é reciclado facilmente e indefi nidamente. É três vezes mais leve que o aço. Isto permite poupar uma quantidade de energia signifi cativa durante o transporte.

Resistente e fácil de limpar

O alumínio possui uma elevada resistên-cia mecânica, tem excelentes qualidades estáticas e grande durabilidade. Além disso, o alumínio autoprotege-se, criando uma camada de óxido natural que impede a corrosão. Esta protecção natural renova-se permanentemente. Todos estes argu-mentos são vantagens para o alumínio. O que é que nos convenceu na Alpha-InnoTec? Os aparelhos são ainda mais ele-gantes e visualmente mais apelativos.

Modo de funcionamento

Se houver dias do ano com temperaturas muito negativas as bombas de calor ar/ água podem necessitar de aquecimento de apoio, o qual pode ser feito através da resistência eléctrica integrada que tra-balha em paralelo com a bomba de calor (modo mono-energético), ou através de uma caldeira existente (modo bivalente).

Instalação exterior até

60°C de temperatura de ida

Aquecimento Água quente sanitária

LW 150A

LW 70A

Aquecimento ambiente e produção de água quente sanitária Instalação exterior Instalação simples e rápida

Para habitações individuais e multi-familiares Utilizáveis na restauração e modernização Alguns modelos podem ser fornecidos

com protecção anti-corrosão reforçada Modos de funcionamento mono-energéticos ou bivalente

Alguns modelos são monofásicos ( 230 V/50 Hz)

Num relance

LW 330A

(4)

m o d e r n i z a ç ã o

Economize no

aquecimento sem

fazer restrições.

Para aquecimento e produção de água quente sanitária

Temperatura de ida até 65 °C Compressor especial Instalação exterior Instalação simples e rápida Para as moradias individuais e multifamiliares

Especialmente concebidas para a modernização do aquecimento Modos de funcionamento

mono-energéticos ou bivalente Alguns modelos são monofásicos

( 230 V/50 Hz)

(5)

5

Instalação exterior com

temperatura de ida até 65 °C

Aparelhos potentes para

altas temperaturas de ida

Aquecimento Água quente sanitária

Temperatura de ida até 65 °C LW 320H-A

As bombas de calor concebidas para tem-peraturas de ida elevadas, são como se sa-be, as mais efi cazes quando trabalham com sistemas de aquecimento de baixas tempe-raturas como piso radiante, paredes radian-tes ou tectos radianradian-tes. Com esradian-tes sistemas de aquecimento, uma temperatura de ida de cerca de 35°C aquece uma habitação sem problemas. Então, não há nenhuma difi culdade no aquecimento das casas em construção. E nas casas já construídas, que estão em remodelação em que não se po-dem substituir os radiadores por outro tipo de aquecimento? Para estes casos resolve-se o problema com as nossas bombas de calor de alta temperatura da série H.

A série H traz-lhe a solução

As bombas de calor da série H, são apa-relhos muito efi cientes e destinam-se especialmente à restauração e à moder-nização de edifícios. Estes aparelhos, de instalação exterior, são equipados com ”compressores especiais” e é no Inverno que as suas vantagens se salientam rela-tivamente aos “compressores standard”, quando são requeridas temperaturas de saida da ordem dos 65 °C. Estas tempe-raturas permitem utilizar, na maior parte dos casos, os radiadores convencionais existentes, se devidamente

dimensiona-dos. A utilização destas bombas de calor não se traduzem apenas numa economia fi nanceira nos casos da modernização do aquecimento, mas também, numa eco-nomia de tempo e de trabalho, porque se pode utilizar a instalação existente, tenha ela radiadores ou pavimento radiante. Optando por uma instalação com bomba de calor exterior economiza o dinheiro que teria de gastar para construir a casa do depósito de gasóleo e da caldeira.

As bombas de calor

As bombas de calor para instalação exterior possuem um invólucro moderno e muito atraente. Consoante as perdas térmicas do edifício, pode-se optar pelo modelo LW 150 H-A (10 kW) ou pelo LW 320 H-A (18,5 kW).

Base Invólucro da bomba de calor

Modo de funcionamento

Se houver dias do ano com temperaturas muito negativas as bombas de calor ar/água podem necessitar de apoio para satisfazerem o aquecimento, o qual pode ser feito através da resistência eléctrica integrada que trabalha em paralelo com a bomba de calor (modo mono-energético), ou através de uma caldeira existente (modo bivalente).

(6)

c o n c e p ç ã o o p t i m i z a d a

Uma potência completa

com a Torre Hidráulica

(7)

7

Uma simbiose por excelência

A Alpha-InnoTec é uma referência no desenvolvimento e tecnologia das bom-bas de calor. As torres hidráulicas HT1 (para a LW 70A e LW 80A) e a HT2 (para a LW 100A até à LW 190A e LW 150H-A), resultado da atenta importância dada aos pequenos pormenores, contribuem para que o conforto do aquecimento tenha um novo signifi cado e que o uso das águas quentes sanitárias se faça com maior pra-zer. As torres hidráulicas são fabricadas para as nossas bombas de calor exterio-res com potências calorífi cas até 19 kW.

Mais simples não é possível

Todos os componentes estão alojados num único invólucro. O controlador Luxtronic 2.0 da bomba de calor, o acu-mulador de água quente sanitária, o depósito de inércia, o electrocirculador, assim como o grupo de segurança estão todos dentro da torre hidráulica. A mon-tagem dos equipamentos compactos é optimizada em fábrica e testados todos os seus componentes. O estudo e a con-cepção da instalação é quase inexistente porque o sistema vem pronto a montar. A montagem é bastante fácil e rápida e dis-pensa pessoal altamente qualifi cado. É praticamente impossível encontrar-se um sistema tão efi ciente que reúna caracte-rísticas tão importantes. Qualquer insta-lador fi cará muito satisfeito por realizar um trabalho tão efi ciente num reduzido espaço de tempo e com um aspecto mo-derno e revolucionário.

Totalmente equipada. Tudo incluído. Uma verdadeira polivalência.

Torre Hidráulica Unid.

HT1 para bombas de calor com potências kW 8 HT2 para bombas de calor com potências kW 19

HT 1

Acumulador de AQS l 295

Depósito de inércia l 98

Largura x profundidade x altura (sem ligações) mm 720 x 800 x 1820 (Altura com grupo de segurança aprox. 1940 ) Pressão diferencial a 1000 l/h bar 0,44

HT 2

Acumulador de AQS l 285

Depósito de inércia l 98

Largura x profundidade x altura (sem ligações) mm 720 x 800 x 1820 (Altura com grupo de segurança aprox. 1940 ) Pressão diferencial a 2000 l/h bar 0,5

A cumul ador de AQS De pó sit o de inércia E le ct ro circul ador R e g u la d o r L u xt ro n ix 2 .0 V á lv u la d if e re n ci a l V á lv u la d e 3 v ia s grupo de segurança

(8)

d e s e n h o e l a b o r a d o p o r a l p h a - i n n ot e c

Rendimento

e performance

com elegância!

(9)

LW 330 A

distinguida com o prémio

pela ex

celente

estética

Os tempos em que a tecnologia podia ser apenas puramente funcional, já estão muito longe. Com a nova geração de bom-bas de calor para instalação exterior Al-pha-InnoTec, a bomba de calor converte-se numa escultura de design único do converte-seu tipo, que pode ser vista no sentido literal do termo. Os conhecimentos técnicos são fruto do saber dos experientes enge-nheiros da Alpha-InnoTec e as suas linhas puras foram criadas pelo Prof. Gerhard Kampe da Universidade Integrada de Produto Design em Coburg (Alemanha). O resultado é uma aliança incomparável ju-diciosa, de estilo, de estética e do funcio-nal: o aquecimento também é um prazer para ser visto!

Ser bonito não é sufi ciente!

O envólucro feito em alumínio selecciona-do e de fácil manutenção, não só mantém a sua qualidade e durabilidade, mas tam-bém cria um agradável contraste em rela-ção ao escuro das mangas laterais onde se encontram as aberturas de ventilação. Esta combinação confere à bomba de calor uma leveza técnica e simboliza o ar ambiente. O conjunto apresenta uma tec-nologia atractiva e fi ável, ao mais ínfi mo pormenor. A concepção optimizada do cir-cuito acústico permite um funcionamento silencioso, quase do nível do tique-taque de um relógio.

Prémio DesignPlus para a LW 330 A

A bomba de calor ar/água LW 330 A é um excelente exemplo de estética da mais re-cente tecnologia. Esta também foi a forma como o júri do concurso DesignPlus, da feira de Frankfurt decidiu, seleccionando a LW 330 A como uma das vencedoras de renome perante a concorrência. Para os fabricantes e designers, o prémio Desig-nPlus signifi ca uma distinção prestigiada. Para o utilizador signifi ca uma qualidade de produto superior à média. Para além de um design inovador, os equipamentos vencedores são aqueles que maximizam a protecção contra a intempérie, o rendi-mento e a durabilidade.

pela ex

cel

estética

O designer: Prof. Gerhard Kampe

(10)

b o m s a b e r

Acessórios para

Instalação Exterior

neira que o volume sonoro, por pequeno que seja, não perturbe as pessoas mais sensíveis ao ruido.

Regulação

Todas as bombas de da série LWC são fornecidas com um regulador “Turn & Tip“ Luxtronik 2.0. Funções: programa de pré-aquecimento da laje, controlador in-teligente, função de carga rápida de água quente sanitária, conexão USB (para leitu-ra dos dados), interface de rede (possivel-mente através de uma rede intranet com a ajuda de um navegador internet, sem adicionais de hardware ou software), etc.

Instalação

Recomenda-se que a bomba de calor seja colocada sobre um maciço de betão. Todas as ligações (tubagens hidráulicas de ida e de retorno do aquecimento e todos os cabos eléctricos e de comando) entram no aparelho através de um orifício existente na parte inferior do mesmo. Para evacuação dos condensados deve ser prevista uma tubagem de esgoto não exposta ao gelo. Todas as bombas de ca-lor Alpha-InnoTec são concebidas para um funcionamento extremamente silencioso. Apesar disto, o local onde a mesma vai ser colocada deve ser escolhido de

ma-Acumulador

Em combinação com um acumulador de água quente a bomba de calor Alpha-InnoTec ar/água faz uma parceria comple-ta e ideal para aquecimento ambiente e produção de água quente sanitária. Para assegurar o eventual descongelamento durante o funcionamento da bomba de calor Ar/Água, instala-se um depósito de inércia de dimensões apropriadas. Para as bombas de calor exteriores até LW 190A ou 150H-A, recomendamos a utilização da nossa torre hidráulica (ver página 7).

10

Temos o que necessita

(11)

Bomba de calor a 60 °C Unid. LW 70A LW 80A LW 80A/X LW 80A/S LW 80A/SX

Performances

Potência calorífi ca/COP para A2/W35 segundo EN14511 kW/– 6,9 / 3,2 8,0 / 3,3 7,7 / 3,1 7,7 / 3,1 7,7 / 3,1 A7/W35 segundo EN14511 kW/– 7,8 / 3,7 9,4 / 3,9 9,1 / 3,7 9,1 / 3,7 9,1 / 3,7 Valores de utilização

Valores de temperaturas de utilização da água quente °C 20 à 60 20 à 60 20 à 60 20 à 60 20 à 60 Valores das temperaturas de utilização do ar °C –20 à 35 –20 à 35 –20 à 35 –20 à 35 –20 à 35 Dados do aparelho

Dimensões: Largura x profundidade x altura mm 650 x 650 x 1205

Peso com embalagem de transporte incluída kg 135 145 145 145 145 Água de aquecimento

Débito volumétrico mínimo/nominal/máximo I/h 750/1350/2000 1200/1600/2000 1200/1600/2000 1200/1600/2000 1200/1600/2000 Fonte de calor

Débito de ar para pressão diferencial exterior máxima m3/h 3000 3000 3000 3000 3000

Dados eléctricos

Tensão de alimentação Resistência eléctrica (3 fases,/2 fases/1 fase) kW (kW/kW) 6 (4 / 2) 6 (4 / 2) 6 (4 / 2) – / – / 6 – / – / 6 Consumo/intensidade/cosϕ com A2/W35 kW/A/– 2,2/4,2/0,75 2,4/4,6/0,75 2,4/4,6/0,75 2,5/10,8/1,0 2,5/10,8/1,0

Bomba de calor a 60 °C Unid. LW 100A LW 120A LW 120A/S LW 120A/SX LW 150A LW 190A LW 190A/X LW 250A LW 330A

Performances

Potência calorífi ca/COP para

A2/W35 segundo EN14511 2 compressores kW/– 15,3 / 3,1 18,0 / 3,1 18,0 / 3,1 23,8 / 3,0 33,0 / 3,8 1 compressor kW/– 10,3 / 3,3 11,5 / 3,2 11,4 / 3,0 11,4 / 3,0 9,0 / 3,2 10,6 / 3,2 10,6 / 3,2 12,2 / 3,1 19,0 / 3,9 A7/W35 segundo EN14511 2 compressores kW/– 16,3 / 3,4 19,3 / 3,5 18,2 / 3,5 26,0 / 3,3 36,0 / 4,2 1 compressor kW/– 12,0 / 3,8 12,5 / 3,9 12,5 / 3,3 12,5 / 3,3 10,7 / 3,6 11,4 / 3,6 11,4 / 3,6 13,2 / 3,4 20,5 / 5,0

Valores de utilização

Valores de temperaturas de utilização da água quente

°C 20 à 60 20 à 60 20 à 60 20 à 60 20 à 60 20 à 60 20 à 60 20 à 60 20 à 60 Valores das temperaturas de utilização do ar °C –20 à 35 –20 à 35 –20 à 35 –20 à 35 –20 à 35 –20 à 35 –20 à 35 –20 à 35

Dados do aparelho

Dimensões: Largura x profundidade x altura mm 1774 x 848 x 1353 1774 x 848 x 1353 1774 x 848 x 1353 1774 x 848 x 1353 1943 x 746 x 1523 1943 x 746 x 1523 1943 x 746 x 1523 1931 x 1050 x 1780 1779 x 1258 x 1817 Peso com embalagem de transporte incluída kg 267 274 274 274 296 319 319 420 544

Água de aquecimento

Débito volumétrico mínimo/nominal/máximo I/h 1000/2000/3000 1200/2400/3000 1200/2400/3000 1200/2400/3000 1600/2800/4000 2000/3300/4000 2000/3300/4000 2000/4500/5000 4000/6000/10000

Fonte de calor

Débito de ar para pressão diferencial exterior máxima

m3/h

3400 3400 3400 3400 4000 4000 4000 5600 7800

Dados eléctricos

Tensão de alimentação Resistência eléctrica

(3 fases,/2 fases/1 fase) kW (kW/kW) 9 (6 / 3) 9 (6 / 3) 9 (6 / 3) 9 (6 / 3) 9 (6 / 3) 9 (6 / 3) 9 (6 / 3) 9 (6 / 3) – Consumo/intensidade/cosϕ

A2/W35 1 compressor kW/A/– 3,2/6,2/0,75 3,2/6,2/0,74 3,2/6,2/0,74 3,2/6,2/0,74 3,0/5,8/0,75 3,2/6,1/0,75 3,2/6,1/0,75 3,9/7,5/0,75 4,1/7,9/0,73 A2/W35 2 compressores kW/A/– 4,9/9,2/0,75 5,5/10,6/0,75 5,5/10,6/0,75 7,9/15,2/0,75 8,6/16,5/0,75

Bomba de calor a 65 °C Unid. LW 150H-A LW 150H-A/SX LW 320H-A

Performances

Potência calorífi ca/COP para A2/W35 segundo EN14511 2 compressores kW/– 18,0 / 3,1 1 compressor kW/– 9,1 / 3,2 9,1 / 3,2 9,1 / 3,2 A7/W35 segundo EN14511 2 compressores kW/– 18,5 / 3,3 1 compressor kW/– 10,0 / 3,4 10,0 / 3,4 10,0 / 3,4

Valores de utilização

Valores de temperaturas de utilização da água quente °C 20 à 65 20 à 65 20 à 65 Valores das temperaturas de utilização do ar °C –20 à 35 –20 à 35 –20 à 35

Dados do aparelho

Dimensões: Largura x profundidade x altura mm 1777 x 848 x 1354 1777 x 848 x 1354 1931 x 1050 x 1780 Peso com embalagem de transporte incluída kg 274 274 415

Água de aquecimento

Débito volumétrico mínimo/nominal/máximo I/h 700 / 1700 / 2000 700 / 900 / 2000 1600 / 3200 / 4000

Fonte de calor

Débito de ar para pressão diferencial exterior máxima m3/h 3400 3400 5600 Dados eléctricos

Tensão de alimentação

Resistência eléctrica (3 fases,/2 fases/1 fase) kW (kW/kW) 9 (6 / 3) 9 (6 / 3) 9 (6 / 3) Consumo/intensidade/cosϕ A2/W35 segundo E14511 1 compressor kW/A/– 2,9 / 5,7 / 0,75 3,0 / 13,1 / 1,0 2,9 / 5,7 / 0,75

2 compressores kW/A/– 5,6 / 10,8 / 0,75

(12)

Os produtos da Alpha-InnoTec são controlados pelo Departamento de Controlo Técnico (TÜV)

Os equipamentos da Alpha-InnoTec possuem a sigla CE

A Alpha-InnoTec está certifi cada pelas normas ISO 9001 (Qualidade) e ISO 14001 (Meio Ambiente)

Com as bombas de calor

Alpha-InnoTec faz

a escolha certa!

O vosso Parceiro: © Alpha-InnoT ec GmbH · PT_A_001_09 · AIT -09-1087 · 08/2009 Especifi

cações sujeitas a alter

ação sem aviso prévio

Alpha-InnoTec é membro de:

· Associação Alemã de Bombas de Calor (BWP) · Associação Europeia de Bombas de Calor (EHPA) · FWS - Associação Suissa das Bombas de Calor · BWP et LWGA Austríaca

Membro desde 2006 Alpha-InnoTec possui o label europeu de qualidade das bombas de calor. Para mais informações:

www.alpha-InnoTec.com/quality-label

portugal

GudEnergy – Energias Renováveis, L.da Avenida O Século,21 2135-231 Samora Correia Tel.: +351 263 655 439 Fax: +351 263 652 528 E-mail: comercial@gudenergy.pt www.gudenergy.pt

Referências

Documentos relacionados

47) (ESAF/AFRF/TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA/2005) Segundo a doutrina do conceito de constituição, decorrente do movimento constitucional do início do século XIX, deve ser

Para este estudo optou-se por uma amostra de conveniência, sendo os participantes divididos em dois grupos: um grupo constituído por idosos ativos designado no

Quanto mais alto for o índice de Barthel mais elevado é o Lawton & Brody e o MMSE, e vice- versa, ou seja, os idosos mais independentes nas ABVD’s são mais independentes

Para desenvolver o gênero proposto você “tomará” a posição de Editor da edição de uma revista, dirigindo-se aos seus leitores para expor, argumentativamente, as idéias

Menino Morto e Família de Retirantes apresentam o tema central de Vidas Secas - grande livro de Graciliano Ramos. Vidas Secas é um romance que narra a história de uma família de

“Foi uma combinação entre os dirigentes, quando nos reunimos em Atibaia, e devemos fazer dois encontros, sendo este o primeiro, antes de assumirmos o cargo de

Uma questão que apareceu na fala de quase todos os entrevistados foi a questão do tempo, ou a falta de tempo para implementação da São Paulo Carinhosa, que

Exercícios de animação com a câmera do celular 18 Aplicativos de stop-motion para smartphone 22 Passo a passo para fazer a sua animação 25 Sobre organizar ideias e