• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA - 2015 CURSO DE MEDICINA

A Diretoria da Faculdade Ciências Médicas – MG (FCM-MG), nos termos do artigo 85, parágrafo 1º de seu Regimento, faz saber aos interessados que estarão abertas vagas para transferência externa para o curso de graduação em Medicina, para o ano letivo de 2015, conforme as regras a seguir:

1. DAS VAGAS:

1.1. Estão disponíveis vagas para transferência externa ao curso de Medicina em número e série descritos no quadro abaixo:

Número de vagas Série 10 (dez) 2ª (segunda)

1.2. O candidato aprovado somente poderá matricular-se na série para a qual se inscrever no Concurso. Não serão autorizados pedidos de promoção às séries avançadas.

2. DAS INSCRIÇÕES:

2.1. Poderão se inscrever no Processo Seletivo de transferência para o Curso de Medicina da FCM-MG, alunos com matrícula regular no curso de graduação em Medicina, no ano de 2015, em outras instituições de ensino superior.

(2)

2.2. As inscrições no Processo Seletivo de Transferência Externa ocorrerão no período de 19/01 a 04/02 de 2015, de 2ª à 6ª feira, presencialmente, nos horários de 9h às 12h e de 14h às 16h, no Setor de Concursos, localizado no 4º andar do prédio da FCM-MG, situado à Alameda Ezequiel Dias, 275, Belo Horizonte, Minas Gerais.

2.3. Para inscrever-se, o aluno candidato deverá, sob pena de não ser considerado inscrito no processo seletivo:

2.3.1.Preencher e salvar o requerimento de inscrição disponível no site www.cmmg.edu.br/transferencia;

2.3.2.Imprimir o boleto disponível no site www.cmmg.edu.br/transferencia, após preencher e salvar o requerimento de inscrição (item 2.3.1 deste Edital) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$1.800,00 (hum mil e oitocentos reais), cumprindo o período e horário estipulados no item 2.2. deste Edital;

2.3.3.Entregar, cumprindo os itens 2.2. e 2.5 deste Edital, a seguinte documentação:

2.3.3.1. Cópia do boleto quitado (item 2.3.2 deste Edital);

2.3.3.2. Cópia autenticada do histórico escolar da faculdade de origem, contendo a carga horária de cada disciplina cursada e eventuais reprovações, cumprido o item 2.8 deste Edital;

2.3.3.3. Cópia do documento de identidade;

2.3.3.4. Declaração que comprove a regularidade da matrícula na instituição de origem, no Curso de Medicina, em 2015.

2.3.3.5. Se aprovado, o candidato deverá apresentar, para matrícula, o histórico escolar original da faculdade de origem e as cópias dos planos de ensino (programas) de todas as disciplinas cursadas (vide item 6 deste Edital). 2.4. Para efetivação da inscrição, é necessário o cumprimento de todo o item 2.3 deste

(3)

2.5. Para os candidatos de escolas estrangeiras, toda a documentação deverá ser entregue traduzida, por tradutor juramentado.

2.6. A inscrição poderá ser realizada por representante nomeado por procuração, por instrumento público ou particular com poderes específicos para a prática de tal ato, desde que o mesmo apresente, além da procuração, cópia da carteira de identidade e a documentação do candidato, conforme item 2.3 deste Edital. Neste caso, as informações fornecidas pelo procurador, são de inteira responsabilidade do candidato.

2.7. Os documentos entregues no ato da inscrição não serão devolvidos, mesmo que o candidato não seja classificado no Concurso ou não compareça no dia da prova. 2.8. Para que o candidato possa se inscrever na 2ª (segunda) série, deverá ter

concluído, no mínimo, 2 (dois) períodos (semestres) no estabelecimento de ensino de origem, não podendo ter sido reprovado em mais de 2 (duas) disciplinas, nos 2 (dois) períodos cursados.

2.9. O correto preenchimento do requerimento de inscrição e a veracidade dos dados fornecidos são de inteira responsabilidade do candidato.

2.10. A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrição, bem como a apresentação de documentos falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da inscrição ou a anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época. A FCM-MG não se responsabilizará por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e/ou endereços incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

2.11. As comunicações referentes ao concurso serão expedidas para o e-mail, telefone e/ou endereço especificado no requerimento de inscrição, sendo seu preenchimento correto e completo de responsabilidade do candidato, pois, com os dados fornecidos por este, será possível à FCM-MG estabelecer contato com o candidato.

(4)

2.12. As inscrições serão consideradas efetivadas somente após o pagamento do boleto bancário e do recebimento da documentação exigida, cumprido o item 2.2 deste Edital.

2.13. As inscrições feitas através de cheque somente serão consideradas efetivadas quando da sua compensação.

2.14. Em nenhuma hipótese será devolvida a taxa de inscrição.

2.15. Ao se inscrever neste processo seletivo, o candidato estará declarando, sob as penas da lei, que preenche todos os requisitos exigidos até a data da matrícula, implicando, de sua parte, o conhecimento e a aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital.

2.16. O não cumprimento das exigências contidas neste Edital implicará indeferimento da inscrição.

2.17. O candidato com necessidades especiais, que utiliza prótese metálica, prótese auditiva, marca-passo, ou ainda o candidato que por intercorrência grave de saúde necessitar de condições especiais para fazer a prova, deverá, obrigatoriamente, entrar em contato com a Comissão de Transferência até o prazo máximo de 3 (três) dias úteis, antes do dia da prova, pelo e-mail concursos@feluma.org.br. Deverá, ainda, entregar, até a data da prova, laudo médico comprovando a necessidade especial. O candidato que não o fizer, seja qual for o motivo alegado, poderá não ter a condição atendida.

2.18. O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido.

2.19. As pessoas portadoras de necessidades especiais participarão da seleção em igualdade de condições com os demais interessados.

(5)

2.20. A inscrição e a aprovação no processo seletivo não garantem a efetivação da matrícula do candidato na FCM-MG. Tal efetivação estará condicionada à apresentação dos documentos relacionados no item “da matrícula” e ao pagamento das parcelas relacionadas no item “da anuidade escolar e do valor de cada parcela”.

3. DAS PROVAS:

DIA: 07 de fevereiro de 2015 - 9 horas - Duração: 3 horas LOCAL: Faculdade Ciências Médicas - MG

Alameda Ezequiel Dias, nº 275 – Centro – Belo Horizonte/MG

3.1. No dia da prova, o candidato deverá apresentar o original do seu documento de identidade com foto e portar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

3.2. O candidato deverá comparecer ao local da prova 30 minutos antes do horário previsto para o início da prova.

3.3. Durante a realização das provas, será adotado o procedimento de identificação civil do candidato, mediante verificação do documento de identidade e coleta da assinatura e das impressões digitais. O candidato que se negar a ser identificado terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do Concurso.

3.3.1. Serão considerados documentos de identidade as carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares, Instituto Félix Pacheco, além de carteiras expedidas por Ordens ou Conselhos criados por lei federal e controladores do exercício profissional, desde que contenham o número do documento de identidade que lhes deu origem, além de foto e assinatura. O candidato estrangeiro deverá apresentar carteira de estrangeiro ou passaporte visado.

3.3.2. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

(6)

3.4. Haverá um período de 15 (quinze) minutos de tolerância, contados do horário previsto de início da prova, para a entrada de candidatos. Será vedada a entrada ao candidato que chegar ao local de prova depois de encerrado esse período.

3.5. Poderá haver diferença de horário de início das provas entre salas. Essa diferença, caso ocorra, deverá ser compensada ao final sendo garantido o mesmo prazo de duração de prova.

3.6. Após se identificar, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de provas sem autorização e acompanhamento da fiscalização.

3.7. O candidato que verificar, a qualquer tempo, que, dentre a comissão organizadora ou aplicadores das provas, exista parente, em linha reta ou colateral, até o 4º grau, cônjuge ou afins, deverá comunicar o fato à coordenação do concurso, sob pena de anulação de sua prova.

3.8. Não será permitida, durante a realização da prova, a comunicação entre candidatos. Está vetada a utilização de chapéus, gorros, bonés e similares; óculos escuros; assim como o porte e a utilização, mesmo que desligados, de aparelhos celulares ou similares, de Pager ou Beep, de controle remoto, de máquinas calculadoras ou similares, de aparelho eletrônico em geral, de relógios, de livros, de anotações, de impressos e de qualquer material de consulta. Também não será permitido o porte de armas.

3.9. Os candidatos deverão colocar seus objetos pessoais de natureza eletrônica, inclusive celular, no saco plástico disponibilizado pela fiscalização e guardá-los embaixo de sua carteira, sob pena de eliminação do processo seletivo. Os celulares e demais objetos deverão ser guardados desligados.

3.10. Os candidatos deverão permanecer, durante todo o tempo de realização da prova, com as orelhas destampadas. O candidato que tiver o cabelo comprido ou tampando as orelhas, deverá prendê-lo a fim de tornar as orelhas visíveis, podendo as mesmas ser submetidas a exame, a qualquer momento da prova.

(7)

3.11. Os candidatos poderão, a qualquer tempo de prova, ser submetidos a detectores de metal.

3.12. Os candidatos somente poderão deixar os locais de prova decorridos, no mínimo, 120 (cento e vinte) minutos após o início do concurso.

3.13. O candidato não poderá sair de sala com os cadernos de provas ou parte deles, ficando as provas em poder da coordenação do concurso.

3.14. Os programas sobre os quais versarão as provas poderão ser retirados pela internetwww.cmmg.edu.br/transferencia.

3.15. As provas para os candidatos à 2ª série serão redigidas em língua portuguesa e constituídas da seguinte maneira:

Prova Disciplina Nº de questões Valor de cada questão Tipo de prova Caderno 1 (75 pontos) Anatomia 20 1,5 Histologia 20 1,5 Citologia 04 1,5 Objetiva Embriologia Humana 04 1,5 Genética 02 1,5 Anatomia 01 10,0 Histologia 01 10,0

Caderno 2 Citologia 01 2,0 Discursiva

(25 pontos) Embriologia Humana 01 2,0

(8)

3.16. Caso considere que o conteúdo de alguma questão das provas não esteja contemplado nos programas do Processo Seletivo de Transferência, ou que tenha qualquer discordância em relação às questões ou ao gabarito divulgado, o candidato deverá entregar, pessoalmente ou por procuração simples, reclamação por escrito ao Setor de Concursos da FCM-MG, no dia 09 de fevereiro de 2015, exclusivamente, no horário de 9h às 12h e de 14h às 16 horas.

3.16.1. As reclamações deverão estar acompanhadas do texto de fundamentação e, no ato da entrega, o candidato/procurador deverá efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para cada recurso. O resultado do recurso será divulgado juntamente com o resultado final. Não haverá reapreciação e revisão de recursos. 3.16.2. Não serão recebidos recursos impetrados em desacordo com as

condições expressas no item 3.16 deste Edital.

3.17. Não será permitido ao candidato, em hipótese alguma, fazer anotações ou copiar questões da prova.

3.18. O candidato somente poderá responder a Folha de Respostas e a Prova Discursiva (caderno 2), utilizando-se de caneta esferográfica azul ou preta fornecida pela FCM-MG. A FCM-MG fornecerá todo o material necessário (caneta, lápis e borracha) para o candidato realizar a prova. Não será permitido o uso de quaisquer outros materiais durante a realização da prova, que não sejam os fornecidos pela FCM-MG no dia da prova.

3.19. As respostas da prova objetiva (Caderno 1) deverão ser transcritas para a folha de respostas, sendo o seu preenchimento de inteira responsabilidade do candidato e o único documento válido para a correção das provas objetivas. 3.20. As respostas da prova discursiva deverão ser preenchidas no próprio caderno

de questões (Caderno 2), sendo o seu preenchimento de inteira responsabilidade do candidato e o único documento válido para a correção das provas discursivas.

(9)

3.21. Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de marcações incorretas na Folha de Respostas, tais como dupla marcação, rasura ou emenda e campo de marcação não preenchido integralmente, bem como, na Prova Discursiva, os prejuízos advindos de questões não respondidas, rasuradas ou em desacordo com o item 3.18 deste Edital.

3.22. Em caso de anulação de questão(ões), o(s) ponto(s) da(s) questão(ões) anulada(s) será(ão) computado(s) à nota de todos os candidatos que fizeram as provas.

3.23. Não haverá vista ou revisão para as provas deste Processo Seletivo. 3.24. Não será concedida, em hipótese alguma, vista à folha de respostas. 3.25. Não serão concedidas revisões de gabaritos.

3.26. Será excluído do processo seletivo o candidato que, ativa ou passivamente, for encontrado praticando qualquer espécie de fraude, ato de indisciplina ou improbidade na realização das provas. Também será excluído o candidato que não devolver a folha de respostas e as provas (Cadernos 1 e 2).

3.27. Não haverá funcionamento de guarda-volumes nos locais de realização das provas, e a FCM-MG não se responsabilizará por perda ou extravio de objetos e documentos durante o Processo Seletivo. Os objetos esquecidos pelos candidatos nos locais de prova se forem encontrados pelos aplicadores, poderão ser retirados no Setor de Concursos da FCM-MG, no prazo de 30 dias. Decorrido esse prazo, tais objetos serão doados a instituições filantrópicas. 3.28. O gabarito da Prova Objetiva será divulgado, após o término da prova, no site

(10)

4. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

4.1. Somente será corrigido o Caderno 2 (Prova Discursiva) do candidato classificado, em ordem decrescente do total de pontos obtidos através da soma dos pontos em cada prova objetiva, em número igual a 2 (duas) vezes o número de vagas, ou seja, classificado até o 20º lugar, salvo item 4.8 deste Edital.

4.2. Em caso de empate na última classificação, serão corrigidos os Cadernos 2 (Prova Discursiva) de todos os candidatos nessa situação.

4.3. O critério de correção da Prova Discursiva (Caderno 2) será o seguinte:

- Para a questão considerada totalmente correta, pela banca examinadora, será atribuído o valor total da nota daquela questão, especificada no item 3.15 deste Edital;

- Para a questão considerada parcialmente correta, pela banca examinadora, será atribuído o percentual de 50% do valor total da nota daquela questão, especificada no item 3.15 deste Edital;

- Para a questão considerada totalmente incorreta, pela banca examinadora, será atribuída a nota zero àquela questão.

4.4. A classificação final dos candidatos será feita pela ordem decrescente do total de pontos obtidos através da soma das notas da prova objetiva (Caderno 1) e da prova discursiva (Caderno 2).

4.5. Havendo empate no resultado final, o desempate se fará em favor do candidato que obtiver maior número de pontos, sucessivamente, nas provas objetivas do Caderno 1, de Anatomia, Histologia, Citologia, Embriologia Humana e Genética. 4.6. Se o empate persistir, o desempate se fará em favor do candidato que obtiver

maior número de pontos, sucessivamente, nas provas discursivas do Caderno 2, de Anatomia, Histologia, Citologia, Embriologia Humana e Genética.

4.7. Se o empate persistir, após os critérios especificados nos itens 4.5 e 4.6 deste Edital, o desempate se fará em favor do candidato mais velho.

(11)

4.8. No caso de haver desistências e se esgotarem os excedentes, permanecendo vagas remanescentes, serão corrigidos os Cadernos 2 (Prova Discursiva) dos demais candidatos, em grupos de até 10 (dez) candidatos, seguindo a ordem de classificação, que passará a compor a nova lista de excedentes do Concurso.

5. DO RESULTADO E DA VALIDADE DO CONCURSO:

5.1. O resultado final, constando apenas o número de inscrição do candidato, será divulgado no dia 19 de fevereiro de 2015, a partir de 17 horas, no site www.cmmg.edu.br/transferencia.

5.2. Este concurso e seus resultados somente serão válidos para as vagas de transferências abertas na 2ª série, do ano letivo de 2015, convocando-se os candidatos, pela ordem de classificação.

5.3. Serão convocados para matrícula os candidatos classificados, assim considerados aqueles que forem aprovados em colocação dentro do número de vagas disponível no curso.

6. DA MATRÍCULA:

6.1. Os candidatos aprovados deverão matricular-se, no Setor de Controle Acadêmico da FCM-MG, localizado no 2º andar da FCM-MG (Alameda Ezequiel Dias, 275 – Belo Horizonte), nos dias 23/02/15 ou 24/02/15.

6.2. O candidato aprovado, que não comparecer para efetuar a matrícula ou deixar de apresentar algum dos documentos exigidos neste Edital, perderá automaticamente o direito à vaga, convocando-se outro candidato, obedecendo-se, para tanto, a ordem decrescente de classificação dos inscritos no concurso.

(12)

6.3. A matrícula será feita mediante requerimento ao Diretor, instruída com os seguintes documentos:

a) ficha de matrícula preenchida;

b) certidão de nascimento ou casamento (xerox legível);

c) carteira de identidade (xerox legível). OBS.: Não poderá ser substituída pela CNH (Carteira de Habilitação);

d) CPF – do candidato (xerox legível);

e) Prova de estar em dia com as obrigações eleitorais;

f) duas vias (xerox legível e autenticado) do certificado de conclusão do ensino médio, acompanhado do Histórico Escolar;

g) histórico escolar original do curso de graduação da faculdade de origem; h) cópia dos planos de ensino das disciplinas cursadas, fornecidos pela

instituição de origem;

i) 3 fotos 3x4, RECENTES, com nome e curso escritos no verso;

j) cartão de vacina com a comprovação das vacinas de Hepatite B (3 doses) e dupla anti-tetânica;

k) pagamento das parcelas da anuidade estipulado em contrato de prestação de serviços educacionais (item 7.1 deste Edital);

l) assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais (disponível no sitewww.cmmg.edu.br– guia Portal do Aluno), com 2 (dois) fiadores. O número do registro acadêmico (RA) e a senha para acesso ao Portal do Aluno serão enviados ao candidato até o dia 20/02/15, através do endereço eletrônico informado no ato da inscrição do Concurso de Transferência. Se o fiador for casado e em regime que não seja o de separação de bens, será necessário o consentimento do outro cônjuge à fiança prestada e nesses casos, o casal será considerado apenas como um dos fiadores.

Documentos necessários dos fiadores: Xerox legível da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, certidão de casamento (se for o caso) e comprovante de renda (renda mínima de 3 (três) vezes o valor da mensalidade);

(13)

7. DA ANUIDADE ESCOLAR E DO VALOR DE CADA PARCELA:

7.1. O valor da anuidade é dividido em 12 parcelas, sendo que as parcelas vencidas na data da matrícula deverão ser pagas no ato da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sendo imprescindível sua quitação para celebração e concretização do Contrato.

CURSO VALOR DA PARCELA

MEDICINA R$ 4.904,00

8. DAS OBSERVAÇÕES E CONDIÇÕES GERAIS:

8.1. O cumprimento das adaptações curriculares obedecerá ao cronograma e à disponibilidade da instituição.

8.2. Em razão de possíveis divergências de componentes curriculares do curso de origem e o adotado pela FCM-MG, poderá haver atraso na conclusão do curso. 8.3. Os candidatos selecionados estarão sujeitos ao currículo vigorante em 2015 e

às normas regimentais em vigor.

8.4. A inexatidão de dados e/ou irregularidades nos documentos apresentados, mesmo que verificada posteriormente, implicará nulidade da inscrição e/ou da matrícula, bem como de suas consequências.

8.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Transferência. Belo Horizonte, 12 de janeiro de 2015

PROF. NEYLOR PACE LASMAR

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

● Permanece registrado em sua sede o Termo de Securitização de Créditos Imobiliários da 34ª e 35ª série da 1ª Emissão, celebrado entre Brazilian

Estes grupos são ideais para quem quer conviver socialmente com outras pessoas e desenvolver-se para uma melhor reintegração social e ter um projeto de vida... P: Sinto que

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Clique no menu Controle, opção Troca de empresas, ou pressione a tecla de função F8, ou ainda clique diretamente no botão , na barra de ferramentas do sistema, para abrir