• Nenhum resultado encontrado

Candidatos Estrangeiros Não Residentes no Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Candidatos Estrangeiros Não Residentes no Brasil"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

--- Avenida BPS, 1303, Pinheirinho CEP 37500-903 – Itajubá, MG – Brasil Tel + 55 (35) 3629 1875 - www.unifei.edu.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

INSTITUTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E GESTÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADE (PPG-DTECS)

EDITAL PARA SELEÇÃO DE 2016 PARA O MESTRADO (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016)

Candidatos Estrangeiros Não Residentes no Brasil

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (PPG-DTecS), da Universidade Federal de Itajubá, no uso de suas atribuições e em cumprimento com a chamada nº 05/2015 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação de alunos estrangeiros interessados em cursar o PPG DTecS, para admissão em 2016.

Trata-se proposta direcionada aos alunos estrangeiros não residentes no Brasil. Ressalta-se que o processo seletivo é de responsabilidade do PEC-PG, cuja documentação necessária está contida no Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. O

Manual de orientação pode ser extraído do site do

CNPq http://www.cnpq.br/documents/10157/1145330/Manual+PEC-PG.

Registra-se que as bolsas serão concedidas pelo CNPq via PEC-PG e que deve comprovar proficiência na língua portuguesa, em que se aplica o CELPE-Bras.

1. Introdução

O Programa DTecS está inscrito na Subárea de Desenvolvimento e Políticas Públicas, Câmara I, da Área Interdisciplinar da CAPES. Nesse sentido, seleciona candidatos de todas as áreas do conhecimento em face do caráter tecnológico e interdisciplinar do PPG.

O aluno será pré-selecionado e receberá uma carta de recomendação do PPG DTecS. Após, deverá fazer sua inscrição no CNPq (Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas – http://carloschagas.cnpq.br), para concorrer a bolsa. Em sendo selecionado pelo PEC-PG do CNPq, deverá ter dedicação de 40 horas semanais ao Programa, bem como ter conhecimento do regulamento do PPG DTecS.

O candidato deve possuir noção mínima sobre conceito e as relações conceituais entre desenvolvimento e tecnologias, pensados no contexto da sociedade contemporânea. Portanto, o perfil do pesquisador da pós-graduação contempla os seguintes aspectos:

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e Sociedade

Estuda o tema do Desenvolvimento a partir da concepção de que este não deve ser vinculado, exclusivamente, ao crescimento econômico, uma vez que o próprio processo de industrialização, agravado pelo avanço tecnológico e informacional, trouxe consigo consequências sociais e ambientais, visivelmente demarcadas pela institucionalização de determinado modelo de economia. Busca-se, com base nesse enunciado, refletir sobre o desenvolvimento em suas inúmeras facetas (econômicas, ambientais e sociais), levando-se em consideração o papel do Estado, do mercado, da sociedade civil, dos movimentos sociais.

(2)

--- Avenida BPS, 1303, Pinheirinho CEP 37500-903 – Itajubá, MG – Brasil Tel + 55 (35) 3629 1875 - www.unifei.edu.br

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e Tecnologias

Entende-se por tecnologia o conhecimento advindo de processos científicos e que se materializam em ferramentas, processos, metodologias, materiais e produtos criados e utilizados a partir de tal conhecimento. Desta forma, esta linha visa o estudo destas tecnologias como forma de fomento e fortalecimento do desenvolvimento social, ambiental e/ou econômico. Contemplam-se as tecnologias alinhadas ao desenvolvimento por meio da Inovação, Educação, Organizações e Tecnologias Sociais.

2. Vagas

O ingresso de alunos estrangeiros no mestrado PPG DTecS está limitado até 4 (quatro) vagas, mediante a concessão de bolsas junto ao PEC-PG do CNPq.

3. Inscrições

31. Datas e Local

As inscrições de alunos estrangeiros não residentes no Brasil estarão abertas no período de 22 de junho a 15 de julho de 2015, para fins de avaliação e encaminhamento de Carta de Recomendação, ao CNPq, cujo material deverá ser enviado, juntamente com a Declaração de Responsabilidade por Despesas Financeiras (Anexo I), ao E-mail: dtecs.pg@unifei.edu.br.

Após a aprovação do PPG DTecS, mediante Carta de Recomendação, o candidato deverá fazer a inscrição definitiva na Plataforma Carlos Chagas do CNPq (Formulário de Propostas Online http://carloschagas.cnpq.br),cujo prazo limite para submissão das propostas é: 27.07.2015.

Obs.: Enfatiza-se que as bolsas serão concedidas pelo CNPq via PEC-PG. Para demais informações ver a Chamada CNPq nº 05/2015 ou e-mail: atendimento@cnpq.br.

3.2 Documentação Exigida para a Avaliação Prévia do PPG DTecS

3.2.1 Admissão ao mestrado  Curriculum Vitae;

 Comprovação de residência fora do Brasil;  01 Carta de Recomendação;

 Diploma de Graduação (ver item 5.1);  Histórico Escolar da Graduação;

 Garantia de apoio financeiro durante a permanência no Brasil*;

 Cópia de 01 trabalho escrito (de preferência, monografia de final de curso);  01 retrato em formato 3x4;

 Carta de apresentação da candidatura, na qual o candidato deverá indicar as motivações para a realização do Mestrado, as razões para a escolha do PPG-DTecS, a Linha de Pesquisa do PPG-DTecS a qual pretende se vincular e outras informações que julgue relevantes para a avaliação de sua candidatura.

 Carta na qual o candidato compromete-se a comprovar proficiência na língua portuguesa, nos termos do Edital da chamada nº 05/2015, do CNPq.

(3)

--- Avenida BPS, 1303, Pinheirinho CEP 37500-903 – Itajubá, MG – Brasil Tel + 55 (35) 3629 1875 - www.unifei.edu.br

 Projeto preliminar de pesquisa (com 10-15 laudas, sem contar folha de rosto e bibliografia), contendo, obrigatoriamente, os seguintes itens, nesta ordem: 1. Folha de rosto com nome do candidato e título do projeto; 2. Apresentação do tema/objeto de pesquisa; 3. Hipóteses; 4. Objetivos; 5. Metodologia; 6. Justificativa e viabilidade do projeto; 7. Cronograma detalhado do desenvolvimento do projeto; 8. Bibliografia.

Obs: Para seleção prévia do PPG DTecS, os documentos solicitados deverão ser encaminhados, em Língua Portuguesa, no formato PDF ao e-mail dtecs.pg@unifei.edu.br., para elaboração da Carta de Aceite e Recomendação ao CNPq.

32. SELEÇÃO

É de responsabilidade do candidato pré-selecionado o preenchimento dos formulários na Plataforma Carlos Chagas e a avaliação e concessão de bolsa é de responsabilidade do CNPq.

O resultado da seleção será divulgado a partir de novembro de 2015 no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet, cuja implementação esta prevista para fevereiro de 2016. 33. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1. O candidato deverá respeitar aos seguintes critérios de elegibilidade:

a.) Serão aceitas candidaturas em TODAS as áreas de conhecimento. Para se candidatarem às bolsas de MESTRADO no âmbito do Programa DTecS, os candidatos devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

b.). Não ser portador de visto permanente, visto diplomático, visto MERCOSUL, Visto Mais Médicos (VICAM), visto de turista ou qualquer outro visto que autorize o exercício de atividade remunerada no Brasil.

c.) Não ser cidadão brasileiro, ainda que binacional, nem possuir genitor ou genitora brasileiro.

d.) Ser cidadão dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia (ver lista no site do CNPq).

e.) Ter permanecido no país de origem, no mínimo, dois anos após ter obtido o diploma brasileiro, no caso de ex-estudante graduado pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação.

f.) Ter curso de graduação completo em qualquer área do conhecimento científico.

g.) Não ter iniciado o mestrado no Brasil.

h.) Comprovar proficiência na língua portuguesa, em que se aplica o CELPE-Bras, conforme orientações do CNPq (ver chamada CNPq nº 05/2015).

5.2. Os casos omissos serão tratados junto ao Conselho do PPG DTecS e a PRPPG da UNIFEI.

(4)

--- Avenida BPS, 1303, Pinheirinho CEP 37500-903 – Itajubá, MG – Brasil Tel + 55 (35) 3629 1875 - www.unifei.edu.br

5.3. Este Edital será afixado divulgado no endereço eletrônico da Universidade Federal de Itajubá pelo endereço www.unifei.edu.br.

** Os estrangeiros que não são oriundos de países de língua inglesa deverão apresentar certificado de proficiência nesta língua.

Itajubá, MG de 22 de junho de 2015.

Carlos Alberto Máximo Pimenta

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade Instituto de Engenharia de Produção e Gestão – Universidade Federal de Itajubá

(5)

--- Avenida BPS, 1303, Pinheirinho CEP 37500-903 – Itajubá, MG – Brasil Tel + 55 (35) 3629 1875 - www.unifei.edu.br

Anexo I

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE POR DESPESAS FINANCEIRAS

Eu, __________________________________________________________________, passaporte Nº. _______________________, declaro, para os devidos fins, que me responsabilizarei por despesas financeiras decorrentes do período de estudos no Brasil (hospedagem, alimentação, transporte aéreo e terrestre, seguro de saúde e despesas pessoais). __________________________, ____/___/___. Local Data _________________________________ Assinatura Nome: Passaporte: Endereço Completo: Telefone: Email:

Referências

Documentos relacionados

The present study evaluated the potential effects on nutrient intake, when non- complying food products were replaced by Choices-compliant ones, in typical Daily Menus, based on

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

The lagrangian particle tracking model was used to stu- dy the dispersion of particles released in different lagoon channels, the advection of particles released

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados