• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO CONSU Nº. 26/2016, DE 4 DE OUTUBRO DE 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO CONSU Nº. 26/2016, DE 4 DE OUTUBRO DE 2016"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

RESOLUÇÃO CONSU Nº. 26/2016, DE 4 DE OUTUBRO DE 2016

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, no exercício da Presidência do Conselho Superior Universitário da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, no uso de suas atribuições regimentais, considerando a apreciação ocorrida em sessão ordinária realizada em 4 de outubro de 2016, bem como a aprovação do pleno,

RESOLVE:

Convocar a comunidade universitária e estabelecer normas regulamentares para o processo de consulta através de eleição visando à escolha de nomes para o exercício dos cargos de diretores: do Centro de Ciências Integradoras, do Centro de Ciências da Saúde, do Centro de Tecnologia, do Centro de Educação a Distância e dos cargos de Coordenadores dos Cursos de: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Radiologia e Terapia Ocupacional, todos vinculados à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL.

*Esta Resolução, na íntegra, será disponibilizada no site da UNCISAL: www.uncisal.edu.br.

Dê-se ciência. E cumpra-se.

Profa. Dra. MARIA DO CARMO BORGES TEIXEIRA Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

Presidente do CONSU em exercício

(2)

2

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1° A presente Resolução tem por finalidade estabelecer normas para a realização da consulta à comunidade universitária da UNCISAL vinculada aos Cursos de graduação, com o objetivo de compor nomes para nomeação nos cargos de Diretores dos Centros e de Coordenadores dos Cursos de Graduação para o quadriênio 2017/2020.

Art. 2° O processo de consulta será conduzido por uma Comissão Eleitoral designada especialmente para essa finalidade, pela Reitoria da UNCISAL, segundo as normas constantes deste instrumento.

CAPÍTULO II

DA COMISSÃO ELEITORAL

Art. 3° A Comissão Eleitoral será composta por 7 (sete) membros:

I- 2 (dois) representantes docentes indicados pelos Centros de Ensino; II- 2 (dois) representantes indicados pelo Diretório Central dos Estudantes; III- 2 (dois) representantes técnico-administrativos indicados pela PROGESP; IV- 1 (um) representante indicado pelas Unidades Assistenciais.

§ 1° Será indicado pela Coordenadoria Geral Jurídica da UNCISAL - COJUR, um representante para prestar assessoria diretamente à Comissão Eleitoral.

§ 2° A designação da Comissão Eleitoral e do representante da COJUR será efetuada através de Portaria da Reitoria da UNCISAL.

§ 3° Em sua primeira reunião a Comissão Eleitoral escolherá entre seus membros o presidente, o primeiro e o segundo secretários.

§ 4° Na ausência do presidente esse será substituído pelo primeiro secretário. § 5° É vedada qualquer remuneração ou vantagem aos membros da Comissão Eleitoral pelos serviços prestados.

§ 6° A Comissão Eleitoral poderá constituir subcomissões específicas. Art. 4° Compete à Comissão Eleitoral:

I- Elaboração do Regulamento e coordenação do processo de consulta à comunidade da UNCISAL de acordo com o estabelecido nesta resolução; II- Supervisão e fiscalização da campanha da consulta;

(3)

3

IV- Composição, nomeação e fiscalização das mesas receptoras;

V- Credenciamento dos fiscais e delegados indicados para acompanhar o processo de consulta;

VI- Emissão de instruções sobre a sistemática de votação;

VII- Confecção, publicação, distribuição e guarda do material necessário ao processo de consulta;

VIII- Decisão sobre impugnações;

IX- Deliberação sobre recursos interpostos;

X- Delegação de poderes às subcomissões para execução de tarefas específicas;

XI- Apuração dos votos no dia seguinte à eleição;

XII- Publicação e encaminhamento à Reitoria dos resultados da eleição; XIII- Resolução dos casos omissos.

Parágrafo único. O cumprimento do disposto no inciso XII será de até 2 (dois) dias úteis após a conclusão da eleição.

Art. 5° As decisões da Comissão Eleitoral serão tomadas por maioria simples, cabendo recursos no prazo de até 48 horas à Reitoria.

CAPÍTULO III

DO CALENDÁRIO ELEITORAL

Art. 6º O processo eleitoral que trata esta Resolução será realizado conforme calendário abaixo:

I- Inscrição dos candidatos: de 17 de outubro a 21 de outubro de 2016, no horário das 8h às 14h, na sala da Comissão Eleitoral, instalada na sala de reuniões, 1° andar no prédio da Escola Técnica de Saúde Valéria Hora – Etsal, localizada na Rua Pedro Monteiro, 347, Centro, Maceió, Alagoas; II- Homologação dos candidatos inscritos: 25 de outubro de 2016, às 11h; III- Sorteio do número de chapa: 25 de outubro de 2016, às 11h30, na sala

da Comissão Eleitoral;

IV- Início da campanha eleitoral: 25 de outubro de 2016, a partir das 12h; V- Término da campanha eleitoral: 20 de novembro de 2016, às 22h;

VI- Consulta à comunidade: 23 de novembro de 2016. Será realizada no Prédio Sede da UNCISAL obedecendo ao seguinte horário:

a) Para escolha dos Diretores dos Centros de Ciências da Saúde e Educação a Distância e dos Coordenadores dos Cursos de Bacharelados em Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional: das 8h às 17h;

(4)

4

b) Para escolha dos Diretores dos Centros de Ciências Integradoras e de Tecnologia: das 8h às 21h;

c) Para escolha do Coordenador do Curso Tecnológico de Radiologia: das 17h às 21h.

VII- Apuração: 24 de novembro de 2016 no auditório Prof. Emil Burihan, térreo do prédio sede da UNCISAL, às 8h.

CAPÍTULO IV DOS CANDIDATOS

Art. 7º Serão considerados elegíveis ao cargo de Diretor dos Centros os candidatos que atendam os seguintes requisitos, de acordo com o Regimento Geral da UNCISAL, artigo 55, parágrafo 3°:

I- Ser docente efetivo, em exercício de seus cargos nos respectivos centros e cursos;

II- Possuir preferencialmente a titulação mínima de Mestre;

III- Ter cumprido o período probatório de docência superior na UNCISAL. Art. 8º Serão considerados elegíveis aos cargos de Coordenadores de Cursos de graduação os candidatos que atendam os seguintes requisitos, de acordo com o Regimento Geral da UNCISAL, artigo 69, parágrafo 2°:

I- Ser docente em atividade;

II- Possuir graduação na área do curso com titulação mínima conforme previsto na legislação em vigor;

III- Cumprir tempo mínimo de 3 (três) anos de docência, e de 2 (dois) anos em gestão acadêmica.

CAPÍTULO V DAS INSCRIÇÕES

Art 9° As inscrições dos candidatos se efetuarão mediante requerimento assinado pelo candidato e entregue à Comissão Eleitoral. De acordo com o cargo pleiteado, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

I- Para o cargo de Diretor de Centro:

a) Declaração de tempo de serviço como docente efetivo na UNCISAL, emitida pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UNCISAL;

b) Declaração que aceita as normas estabelecidas pela Comissão Eleitoral.

(5)

5 II- Para o cargo de Coordenador de Curso:

a) Declaração de vínculo como docente efetivo da UNCISAL, emitida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGESP da UNCISAL; b) Cópia do certificado de graduação na área do curso, com titulação

mínima conforme previsto na legislação em vigor acompanhada pelo documento original;

c) Declaração de lotação no curso onde exerce suas funções de docente emitida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGESP da UNCISAL;

d) Declaração que exerceu cargo em gestão acadêmica no prazo mínimo de 2 anos, emitida pela instituição onde exerceu a função; e) Declaração que aceita as normas estabelecidas pela Comissão

Eleitoral.

§ 1° É vedada a inscrição de um mesmo candidato para mais de um cargo. § 2° As documentações exigidas no art. 9º serão juntadas em processo, com folhas numeradas e rubricadas pelo primeiro secretário da Comissão Eleitoral, a quem compete a guarda do mesmo.

CAPÍTULO VI DOS ELEITORES

Art. 10. Serão participantes da consulta para escolha de Diretores de Centros: I- Todos os integrantes do magistério superior da UNCISAL efetivos e em

exercício que estejam lotados nos Núcleos que pertençam aos respectivos Centros;

II- Todos os alunos regularmente matriculados no 2° semestre de 2016 de acordo com o calendário acadêmico/2016 da Uncisal, nos cursos de graduação, que estejam desenvolvendo atividades teórico/práticas curriculares em disciplinas vinculadas aos Núcleos que pertençam aos respectivos Centros;

III- Todos os integrantes do corpo Técnico-Administrativos efetivos e em exercício que estejam lotados nos respectivos Centros.

Art. 11. Serão participantes da consulta para escolha de Coordenadores de Cursos:

I- Todos os integrantes do magistério superior da UNCISAL, efetivos e em exercício que estejam exercendo atividades nos respectivos Cursos;

II- Todos os alunos regularmente matriculados no 2° semestre de 2016 de acordo com o calendário acadêmico/2016 da Uncisal, nos cursos de

(6)

6

graduação, que estejam desenvolvendo atividades teórico/práticas curriculares;

III- Todos os integrantes do corpo técnico administrativo, efetivos e em exercício que estejam lotados nos respectivos Cursos.

§ 1° Caberá às coordenações dos Núcleos disponibilizarem a listagem dos docentes e técnico-administrativos aptos a participarem da consulta para escolha de Diretor de Centro e Coordenador de Curso dentro do prazo estabelecido pela Comissão Eleitoral.

§ 2° Caberá à Controladoria Acadêmica encaminhar a Comissão Eleitoral a relação de todos os alunos regularmente matriculados nos cursos da UNCISAL:

I- Para a eleição de Coordenador de Curso será necessária uma relação na qual constem os alunos matriculados por curso;

II- Para eleição de Diretor de Centro, as relações deverão vir por centro, no qual os alunos estejam matriculados nas respectivas disciplinas de cada centro.

Art. 12. O voto será facultativo aos participantes da consulta e não será permitido o voto por procuração nem por correspondência.

CAPÍTULO VII DA VOTAÇÃO

Art. 13. No processo de consulta será aplicada a paridade entre os segmentos Docentes, Discentes e Técnico-Administrativos que exerçam suas atividades nos respectivos Centros e Cursos.

§ 1° Depois de encerrada a votação para os cargos de Diretores dos Centros de Ciências da Saúde e de Educação a Distância e dos Coordenadores dos Cursos de Bacharelados em Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional cuja votação terminará às 17h, as urnas serão mantidas na sala da vice-reitoria localizada no 3º andar do prédio sede da UNCISAL, a qual será lacrada com fita adesiva onde será posta a assinatura de todos os fiscais das chapas presentes e dos membros da Comissão Eleitoral e a chave da sala ficará em posse do presidente da Comissão Eleitoral;

§ 2° Depois de encerrada a votação para os cargos de Diretores dos Centros de Ciências Integradoras e Centro de Tecnologia e de Coordenador do curso tecnológico em Radiologia cuja votação terminará às 21h horas, as urnas serão mantidas na sala da Reitoria localizada no 3º andar do prédio sede da UNCISAL, a qual será lacrada com fita adesiva onde será posta a assinatura de todos os fiscais das chapas presentes e dos membros da Comissão Eleitoral e a chave da sala ficará em posse do presidente da Comissão Eleitoral;

(7)

7

§ 3° As salas a que se referem os parágrafos 1º e 2º ficarão sob a responsabilidade e guarda da Vigilância Patrimonial da Uncisal, que deverá designar por ofício o responsável;

§ 4° as urnas serão encaminhadas pelo Presidente da Comissão para o local de apuração no dia seguinte, acompanhadas pelos fiscais das chapas presentes no horário estabelecido.

CAPÍTULO VIII DA CAMPANHA

Art. 14. É facultada a campanha eleitoral dos candidatos de acordo com as normas que deverão ser estabelecidas pela Comissão Eleitoral.

Art. 15. A Comissão Eleitoral publicará no site da Uncisal toda regulamentação relativa ao processo de consulta.

Art. 16. Durante a campanha deverá ser respeitado o cumprimento das atividades administrativas, acadêmicas e assistenciais dentro dos expedientes de funcionamento da UNCISAL.

Art. 17. É vedado todo e qualquer auxílio/benefício da UNCISAL à campanha dos candidatos.

Art. 18. Será vedada a campanha dos candidatos através de utilização da publicação oficial da UNCISAL.

CAPÍTULO IX DA APURAÇÃO

Art. 19. A apuração será pública, com registro de imagem, e se realizará no Auditório Prof. Emil Burihan (mini-auditório) do prédio sede da UNCISAL, no dia seguinte após a votação, iniciando-se às 8h e os trabalhos não serão interrompidos até ser computado o último voto, salvo por motivo de força maior. Art. 20. Farão parte da Comissão Apuradora os membros da Comissão Eleitoral e/ou as pessoas por eles recrutadas para auxiliar nos trabalhos.

Art. 21. Os trabalhos de apuração poderão ser acompanhados por um delegado de cada chapa, credenciado pela Comissão Eleitoral.

Parágrafo único. Junto à Comissão Apuradora só poderão permanecer aquelas pessoas definidas pela Comissão Eleitoral.

(8)

8

CAPÍTULO X

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 22. A Reitoria dará o apoio logístico necessário para a realização do processo eleitoral.

Art. 23. Caberá recurso das decisões da Comissão Eleitoral, encaminhada ao Vice-reitor em exercício da Reitoria, no prazo de até 48 horas da ocorrência que motive o mesmo.

Art. 24. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral por maioria simples dos seus membros.

Referências

Documentos relacionados

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Os falsos cognatos entre o português e o espanhol que podem ser vistos com bom humor quando, por exemplo, se confunde a palavra “taza” (xícara) em espanhol com “taça”