• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

OBJETIVO

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião - Mestrado e Doutorado - tem por objetivo incentivar a pesquisa e a produção científica sobre o fenômeno religioso em sua constituição epistemológica, cultural e sua significação como fato social; promover a formação científica aprofundada de docentes e pesquisadores/as para uma melhor compreensão das formas históricas da religião e de sua interação com a cultura e as transformações sociais. ESTRUTURA CURRICULAR

O Programa é constituído por uma área de concentração e três linhas de pesquisa.

O Mestrado exige 44 créditos a serem cursados em 24 meses, perfazendo 21 créditos em disciplinas, 03 créditos em atividades complementares, 12 créditos de dissertação e 08 créditos de orientação, sendo duas disciplinas obrigatórias de núcleo comum; uma disciplina obrigatória para cada linha de pesquisa e disciplinas opcionais para cada linha de pesquisa, totalizando 660 horas de atividades.

O Doutorado exige 67 créditos a serem cursados em 42 meses, sendo 21 créditos em disciplinas do Mestrado, 10 créditos em disciplinas específicas do Doutorado (03 créditos em uma disciplina obrigatória, 03 créditos em seminários interdisciplinares, 04 créditos em colóquios, sendo pelo menos 02 da linha de pesquisa do/a aluno/a), 06 créditos em produções científicas, 16 créditos para redação da tese e 14 créditos de orientação, totalizando 1005 horas-atividade.

A ÁREA DE CONCENTRAÇÃO Religião, Cultura e Sociedade concentra a pesquisa sobre os elementos que compõem a religiosidade das diferentes sociedades e culturas, bem como sobre as interações entre religião e outras dimensões da vida social, segundo a perspectiva das ciências humanas em geral.

AS LINHAS DE PESQUISA são compostas pelos blocos temáticos em que as pesquisas individuais estão inseridas. O Programa tem três linhas:

1. Cultura e Sistemas Simbólicos: pesquisa a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva da antropologia da religião e de outras disciplinas afins, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos.

2. Religião e Movimentos Sociais: pesquisa as instituições religiosas, os movimentos sociais e religiosos na perspectiva da sociologia da religião e de outras disciplinas afins, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso.

3. Religião e Literatura Sagrada: pesquisa as dimensões de religião, cultura e sociedade em textos sagrados, com aportes teóricos do campo da hermenêutica e da exegese e de outras disciplinas afins; analisa a origem, transmissão, recepção e interpretação de textos sagrados. AS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

- Mestrado: é composto por uma disciplina de núcleo comum, que oferece as noções básicas do curso, por uma disciplina de metodologia e por uma disciplina da linha de pesquisa escolhida pelo candidato que assegura o quadro teórico fundamental.

- Doutorado é composto por dois seminários interdisciplinares, que visam concentrar os/as doutorandos/as em atividades interdisciplinares de análise, discussão e produção de textos sobre os temas propostos; dois colóquios específicos, segundo a linha de pesquisa escolhida pelo/a doutorando/a e mais dois das outras linhas de pesquisa do Programa, que visam desenvolver

(2)

reflexões avançadas sobre os diferentes temas de pesquisa dos/as alunos/as. Os colóquios reúnem alunos/as, cujos projetos se situam na mesma linha de pesquisa.

AS DISCIPLINAS OPCIONAIS

Tanto no Mestrado quanto no Doutorado, têm disciplinas de interesse do/a aluno/a, independente da linha de pesquisa escolhida por ele/a.

As disciplinas obrigatórias e optativas são ministradas nas quintas e sextas-feiras (matutino e vespertino).

OS SEMINÁRIOS

São compostos por temas de pesquisa a serem aprofundados paralelamente às disciplinas. Em geral são oferecidos por professores/as convidados/as.

ESTRUTURA CURRICULAR PROGRAMA

Ciências da Religião Área de Concentração Religião, Cultura e Sociedade

Linhas de Pesquisa Cultura e Sistemas

Simbólicos

Religião e Movimentos Sociais Religião e Literatura Sagrada

MESTRADO:

Disciplinas obrigatórias para todas as linhas de pesquisa  Fenômeno Religioso (3 Créditos)

 Metodologia da Investigação Científica Aplicada às Ciências da Religião (3 Créditos) Disciplinas Obrigatórias Por Linha De Pesquisa

 Matrizes Teóricas da Antropologia da Religião (3 Créditos) Matrizes Teóricas da Sociologia da Religião (3 Créditos)

 Matrizes Teóricas para a Literatura Sagrada das Religiões (3 Créditos)

(3)

Disciplinas optativas  Religião como Sistema Simbólico (3 Cr.)  Tópicos de Antropologia da Religião (3 Cr.)  Religião, Memória e Tradição (3 Cr.)  Expressões Religiosas do Povo Brasileiro (3 Cr.)  Espiritualidade, Holismo e Consciência Planetária (3 Cr.)  Cultura e Ateísmos Contemporâneos (3 Cr)  Expoentes Atuais da Sociologia da Religião (3 Cr.)  Panorama Religioso da América Latina (3 Cr.)  Sociologia das Instituições e Dos Movimentos Religiosos (3 Cr.)  Religião e Mídia (3 Cr.)  Religião e Globalização (3 Cr.)  Sociologia do Cristianismo (3 Cr.)  Hermenêutica (4 Cr.)  Métodos de Interpretação de Textos Sagrados (4 Cr.)  Sociedade e Cultura na Literatura Bíblica (4 Cr.)  Espiritualidades, Fronteiras e Identidades na Literatura Bíblica (3 Cr.)  Religião, Gênero e Sociedade na Literatura Sagrada (3 Cr.) DOUTORADO:

Disciplina Obrigatória para todas as linhas de pesquisa: Fundamentos teóricos das Ciências da Religião (3 cr.)

Seminários Interdisciplinares  Formas do Sagrado na Cultura Contemporânea (3 Cr.)  Simbólico e Diabólico: Interpretações do Mal (3 Cr.)  Religião e Transformação Sócio Cultural (3 Cr.)  Religião e Saúde (3 Cr.)

 Religião, Poder e Violência (3 Cr.)  Religião e Gênero (3 Cr.) Colóquios  Religião e Identidade Cultural no Centro- Oeste (1 Cr.)  Religião, Etnicidade e Violência (1 Cr.)  Religião, Multiculturalismo e Pluralismo Religioso (1 Cr.)  Transe, Êxtase e  Expressões contemporâneas de religiosidade (1 Cr.)  Religião e Mercado (1 Cr.)  Religião e Transformações da Subjetividade (1 Cr.)  Religião e Cultura Midiática (1 Cr.)  Hermenêuticas Ecofeministas (1 Cr.)  Conflitos: Realidades e Interpretações (1 Cr.)  Textos Sagrados, Violência e Paz (1 Cr.)  Santidade e Justiça (1 Cr.)

(4)

Possessão (1 Cr.)

NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS DE RELIGIÃO - NPER

O Núcleo tem por objetivo desenvolver pesquisas no campo de “Religião, Cultura, Sociedade e Literatura Sagrada” e, para tal, articula pesquisadores/as, mestres e doutores/as, também em parceria com docentes de outras Instituições, que realizam suas investigações nesta área e áreas afins. Como Núcleo vinculado ao Programa, ele possui dois grupos de pesquisa, cadastrados no CNPq.

NÚCLEO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM RELIGIÃO E GLOBALIZAÇÃO – NEARG Aplicada ao campo das religiões, a globalização aparece como um processo de decomposição e recomposição de fronteiras e identidades religiosas, mestiçagens e bricolagens culturais e religiosas. Aparecem formas inusitadas de sincretismo que combinam sem problemas aparentes o arcaico mais tradicional com o hipermoderno, a prática da magia com a eficiência das novas técnicas de administração empresarial. O Núcleo de Estudos Avançados em Religião e Globalização investiga as origens e o alcance dessas mudanças, suas consequências e interações com a religiosidade agrária tradicional do Centro-Oeste e as tendências para o futuro em nossa região.

GRUPOS DE PESQUISA / CNPq

GRUPO 1: RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE

Visa estudar, a partir de uma perspectiva sócio antropológica, as diferentes formas de expressão religiosa.

Coordenadora do Grupo: Carolina Teles Lemos GRUPO 2: RELIGIÃO, BÍBLIA E SOCIEDADE

Pesquisa questões relacionadas à Bíblia, livro sagrado para diversas religiões e sua interação com aspectos da sociedade atual, tais como cidadania, gênero e ecologia. Este grupo está consolidado pelo CNPq.

Coordenador do Grupo: Valmor da Silva ATIVIDADES ACADÊMICAS

1. Cursos Intensivos e Seminários com Professores /as Visitantes

O Programa mantém, oportunamente, cursos intensivos e seminários que complementam e enriquecem as atividades acadêmicas. A oferta atende tanto a área de concentração, como cada uma das linhas específicas. Sua realização conta com a presença de professores(as) visitantes.

2. Conferência de Abertura

Cada ano acadêmico é aberto por uma conferência ministrada por professor/a visitante. 3. Publicações

O Programa possui um periódico próprio, Caminhos para registro e intercâmbio de produção acadêmica e também utiliza a Fragmentos de Cultura.

CORPO DOCENTE PERMANENTE POR LINHA DE PESQUISA - RELIGIÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

(5)

Alberto da Silva Moreira – Doutor em Teologia pela Westfällische-Wilhelms Universität de Münster, Alemanha, e em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós-doutor em Teologia pela Facultat de Teologia Fonamental, Barcelona, Espanha.

Carolina Teles Lemos – Doutora em Ciências da Religião, com área de concentração em Ciências Sociais e Religião, pela Universidade Metodista de São Paulo.

Eduardo Gusmão de Quadros - Doutor em História pela Universidade de Brasília. Paulo Rogério Rodrigues Passos – Doutor em Ciências da Religião pela PUC Goiás. - CULTURA E SISTEMAS SIMBÓLICOS

Clóvis Ecco - Doutor em Ciências da Religião pela PUC Goiás.

Gilberto Gonçalves Garcia – Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Irene Dias de Oliveira – Doutora em Teologia, com área de concentração em Teologia, pela Pontifícia Faculdade Teológica da Itália Meridional, Nápoles, Itália.

Luiz Antonio Signates Freitas – Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

- RELIGIÃO E LITERATURA SAGRADA

Haroldo Reimer – Doutor em Teologia, com área de concentração em Bíblia/Antigo Testamento, pela Kirchliche Hochschule, Bethel, Bielefeld, Alemanha. Pós-Doutor em História pela Unicamp. Ivoni Richter Reimer – Doutora em Filosofia, com área de concentração em Bíblia/Novo Testamento, pela Universidade de Kassel, Alemanha. Pós-doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Joel Antônio Ferreira – Doutor em Ciências da Religião, com área de concentração em Bíblia/Novo Testamento, pela Universidade Metodista de São Paulo e Pós-Doutor pela Universidade de Georgetown, Washington-DC.

Valmor da Silva – Doutor em Ciências da Religião, com área de concentração em Bíblia, pela Universidade Metodista de São Paulo.

Docentes Colaboradores:

Manuel Ferreira Lima Filho – Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás.

Michael Ramminger – Doutor em Teologia Fundamental pela Westfälische-Wilhelms-Universität, Münster, Alemanha.

Vicenzo Pace – Doutor em Sociologia Geral e docente de Sociologia da Religião na Faculdade de Ciências Políticas da Università di Padova, Itália.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPE Fone: (62) 3946-1070

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião – PPGCR Fone: (62) 3946-1673

Endereço: Av. Universitária, n.° 1069, Setor Universitário, Goiânia/GO Site: www.ppgcr.pucgoias.edu.br

E-mail: ppcr@pucgoias.edu.br INSCRIÇÕES

Referências

Documentos relacionados

O planejamento estratégico é uma ferramenta importante para construção de técnicas específicas relativas a cada obstáculo apresentado pelas empresas, pois permite a

• Se o seu idioma preferido não estiver disponível para idioma de disco, de áudio ou de legenda, pode seleccionar [Outros] nas opções de menu e introduzir o código de idioma de

1º Molar superior: nervo alveolar superior posterior, alveolar superior médio e nervo palatino maior.. 1º Pré-molar superior: nervo palatino maior, nervo alveolar

econômico para populações tradicionais (ex. agricultores) do semiárido, sendo utilizada para diversos fins, como: alimentação humana, alimentação de animais em períodos de

Nos Atos dos Apóstolos, o dia de Pentecostes é o grande dia festivo que encerra as sete semanas da colheita: “achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos, vindos de todas

Esta dissertação, desde o ponto de vista das Ciências da Religião, na linha de pesquisa do Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade, no Mestrado em

Se pensarmos nessa perspectiva, podemos compreender que os seres humanos inventam a si mesmos ao mesmo tempo em que inventam outros modos de conhecer no processo de

5 Entre o sul da França e Pernambuco, este estudo aborda as diversas maneiras de praticar a religiosidade diante das características particulares de cada cultura e