• Nenhum resultado encontrado

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ANO XXV Nº 967 • FortaLeZa, 10 De noVeMBroDe 2013

Iniciada na Alemanha no Século XVI, a Reforma Protestante foi um movimento liderado por Martinho Lutero. Em 31 de outubro de 1517, através da publicação de suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, ele protestou contra desvios da Bíblia cometidos pela Igreja Católica Romana. Em um dos pontos, por exemplo, ele condenava a prática do pagamento de indulgências, ou seja, o ato de pagar para receber o perdão pelos pecados.

Sendo sacerdote católico agostiniano, Lutero propôs uma reforma no Catolicismo Romano, mas o resultado foi a divisão da Igreja Romana entre os católicos e os reformados, ou protestantes. Assim surgiu o Protestantismo, um dos ramos do Cristianismo, que abriu espaço para a chegada das igrejas evangélicas.

As igrejas autenticamente BATISTAS são anteriores à Reforma Protestante. Já existiam igrejas semelhantes às BATISTAS antes do Século XVI, pois desde Século IV ( quanto deve início o grande desvio do Cristianismo ao incorporarem diversos preceitos antibíblicos por influência pagã), pessoas e grupos saíram do Cristianismo Oficial que estava corrompido a fim de corajosamente viverem e pregarem a Bíblia Sagrada. Tais grupos sempre foram perseguidos pela liderança da corrupta igreja sediada em Roma. Mas, mesmo sofrendo, eles perseveraram e sobreviveram até hoje.

(2)

2

ao reBanHo De Deus

PR. JOSÉ NOGUEIRA -ao reBanHo De Deus

- PR. JOSÉ NOGUEIRA -PR. JOSÉ NOGUEIRA -PR. JOSÉ NOGUEIRA

MISSÃO OITO – PARTE 1

A MARCA DA VIDA CRISTÃ

1 TIMÓTEO 4:15-16 – MIQUÉIAS 6:8

Gostaria que observássemos como é imprescindível na vida daquele que foi verdadeiramente resgatado o desenvolvimento de seu interior, seu caráter, sua devoção, seu temor do SENHOR, sua busca de discernimento de seus defeitos perante, acima de tudo, de Deus.

Vejamos o que Deus quer de nós primeiramente:

“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos” (Provérbios 23:26).

O ser é mais importante do que o fazer. Pois quem, realmente, é faz; mas nem todo que faz é.

Davi teve que aprender isso, por isso se preocupou em ensinar ao seu filho Salomão (e o Espírito Santo o moveu e inspirou esses preciosos ensinos) - Provérbios 4:1-6.

E o interior (o coração) foi enfatizado como a fonte de tudo: 1 – Ele deve ser dirigido a gostar da Palavra – 2:2, 10 2 – É nele que devem ser guardados os princípios de Deus – 3:1, 3; 4:4, 21; 6:21.

4 – E de todo ele que devemos confiar no SENHOR – 3:5 5 – Dele é que procedem as fontes da vida – 4:23

Somente assim, nosso coração poderá corretamente amar a obra de Deus e fazê-la de modo que O agrade:

“Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos”

(Provérbios 27:23)

Nosso exemplo de vida é Jesus Cristo – 1 Pedro 2:21

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.”

É interessante o estudo do princípio do exemplo na Palavra. Devemos seguir o exemplo de Cristo, seguir o exemplo dos homens de Deus no fato de que eles seguiram os passos de Jesus, seguir o próprio exemplo de vida deles, evitar os maus exemplos, e, finalmente, servir de exemplo para outros!

Jesus, quando estudamos Cristologia, tem importância primeiramente pelo que Ele é (a sua natureza – João 1:1-3), depois pelo que Ele fez (Sua missão – João 3:16). Só poderia fazer porque Ele é (Christian Theology, de Erickson).

(3)

E quero hoje tirar lições sobre a humildade e obediência de Jesus no cumprimento de Sua missão salvadora.

É deveras esclarecedor o uso do verbo “entregar” em o Novo Testamento para descrever a natureza da missão de Jesus, e a nossa também!

Esta expressão pode ser construída com o verbo “paradidoumi” (entregar) ou por um verbo colocado no passivo a fim de que seja preservada a força da voz passiva (toda a passividade do sujeito, como em Marcos 15:15 – “O entregou para ser crucificado”).

Chamou minha atenção por que essa palavra e expressão são repetidas no texto grego (e a língua grega é rica de sinônimos) e como foi também repetida em Português (apesar de nossa língua ser também rica de palavras e expressões sinônimas, em quase todas as versões -a única exceção que achei foi em Marcos 14:21).

1 - Primeiramente, o Novo Testamento diz que Jesus foi entregue por Judas – Marcos 14:21.

2 – Em Marcos 14:41, Jesus profetiza que vai ser entregue nas mãos dos pecadores.

3 - Depois, esclarece que Ele foi entregue ao Sinédrio – Mateus 26:15-16.

4 – A seguir descreve que do Sinédrio Ele foi entregue a Pilatos – Marcos 15:1 e 10.

5 – Finalmente apresenta que Jesus foi entregue para ser crucificado no Monte Calvário – Marcos 15:15 e 22.

Jesus foi marcado por uma entrega, enquanto se deixava entregar, Ele cumpria a vontade do Pai. Os homens achavam que eram ativos, na verdade estavam executando um plano eterno. No entregar-se de Jesus estava a vitória, a perfeita obediência à vontade de Deus:

“Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a

dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.”

João 10:17-18

Mas, o que tem isso a ver conosco? Leiamos com muita atenção Romanos 8:31-39.

É surpreendente o que ensina o cerne desse trecho no verso 36:

“Como está escrito:

Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.”

Somos também entregues. Talvez os agentes da passiva (quem nos entrega) sejam todas essas circunstâncias apresentadas no contexto. Mas, sabemos, que como Jesus, estamos cumprindo um plano de Deus.

(4)

4

Leitura para Consagração

Uma das grandes alegrias do pastor é ver as ovelhas amando e servindo ao SENHOR. Infelizmente muitas pessoas aprenderam a sentar-se nas cadeiras e apenas assistir. A Reforma Protestante, dentre muitas boas doutrinas que resgatou, chamou atenção para o ensino bíblico do sacerdócio universal de todos os salvos., ou seja, todos os membros do Corpo de Cristo devem servir e trabalhar na igreja. Contudo, o antigo modelo católico medieval é muito mais cômodo: um único ministro da igreja deve fazer tudo. Não é de se duvidar que isso gerou para muitos líderes um sentimento de poder, já que eram vistos como aqueles que sabiam e faziam tudo.

Mas graças a Deus que nós seguimos a Bíblia e cremos (e praticamos) o que o apóstolo Pedro escreveu: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9). Quando falamos em ministério, devemos ter sempre em mente a igreja, pois é ela que exerce a cada momento, através dos seus membros, o que Deus tem em mente. Deus chama você a se unir a outros que já servem e desfrutar da bênção de servir.

Leitura Bíblica Anual: João 17

Que bênçãos viriam sobre a minha vida se eu me dispusesse a servir?

A primeira bênção é o senso de realização. Quando sirvo, passo a ver o quanto sou importante e quanto o meu serviço pode ajudar no crescimento da obra de Deus e aos meus irmãos. Paulo escreveu:

“Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus” (2 Coríntios 9:12).

A segunda bênção é o senso de convicção. Mas convicção de quê? De estar no centro da vontade de Deus. Leiamos a Palavra:

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Coríntios 15:58). Servir a Deus traz convicção

de estar fazendo o que agrada a Ele.

E, por fim, a certeza da recompensa. Aquilo que fazemos deve ser sempre para a glória de Deus. A Bíblia diz: “E tudo quanto

fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis” (Colossenses 3:23,24). E isso é

uma grande bênção porque faz com que eu não espere os aplausos humanos e sim o reconhecimento de Deus.

Servir a Deus nos inspira a viver uma vida mais altruísta onde o amor a Ele e ao próximo faz com que vejamos as maravilhas de Deus em nossa vida.

Leitura Bíblica Anual: João 18.

VALE A PENA

SERVIR AO SENHOR

BÊNÇÃOS DO SERVIR

CULTO MATUTINO - CLAUDIANA E LUIZ CLÁUDIO

(5)

Hotel Long Beach – Canoa Quebrada – 29/11 a 01/12 www.longbrachcanoa.com

RETIRO DE CASAIS

Casados, mais felizes

RETIRO DO MINISTÉRIO DORCAS

RETIRO DA MOCIDADE

“O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração,

a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão

aos presos” (Isaías 61:1)

Hotel Donana – 7 e 8 de Dezembro

“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre

a qual resplandeceis como astros no mundo” Filipenses 2:15

-20 a 22 de dezembro – CDE do 7 de Setembro – Pajuçara Inscrições e informações: Liderança da Mocidade

Jovens de Deus brilhando numa geração perdida

(6)

IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTOÉ VIDA Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(9912-0017 e 8899-0476) Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFORMISSÕES

notas & notÍCias

GRÃO DE MOSTARDA

JOÃO PESSOA – PB

Em 2008, o Pr. José Nogueira esteve na Igreja Batista Regular dos Bancários, em João Pessoa – PB, pregando numa Conferência Missionária. Naquela ocasião foi fundado o pequeno Grupo Grão de Mostarda para orar por Missões. Este ano o Pr. José Nogueira voltou àquela igreja para outra Conferência. Que alegre surpresa: Cinco anos depois, o Grão de Mostarda continua firme e perseverante no compromisso de Missões.

2013

nov

AGENDA

DA IGREJA

16 (sex)19h30: Mocidade Especial – Culto Evangelístico de Impacto 15 (sex) • 19h30: Homenagem aos Professores da Igreja

28 (qui) • 19h: Jantar de Ação de Graças 29/11 a 01/12 •

07 (sáb) • Alexandre Aquino

07 e 08 •

08 (dom) • 19h: Dia da Bíblia e Formatura do CTBPL 14 (sáb) • 19h:

15 (dom) • 09h: Assembleia Geral da IBF Cristo é Vida 20 a 22 •

25 (qua) • 19h: Feriado de Natal - Cantata do Coral Cristo é Vida 29 (dom) • 18h: Cantata de Natal - Coral Cristo é Vida

31 (ter) • 21h:

Ceia do Senhor e tempo de ação de graças e oração.

Relação de Leituras - NOVEMBRO

Dia 10 Manhã: L. Cláudio & Claudiana

Marcus e Lúcia Noite: Karlos & Paulinha

Dia 17 Manhã: Noite: Rômulo & Diana

Dia 24 Manhã: Carmen e Elsa Noite: Bonifácio & Ilzanir

Responsáveis pela Cong. Parque Genibaú: Seminaristas do CBD/CTBPL

Dias 02 e 03 • James Solaris Dia 17 • Bruno Magalhães

Dia 10 Dia 24 • Ronaldo Barbosa

2013

dez

no

v

de

z

emb

ro

emb

ro

Referências

Documentos relacionados

O ensino da compreensão requer, também, a consideração de diferentes momentos – antes, durante e depois da leitura –, e o imprescindível papel dos professores no sentido de

Como já ficou dito, o interesse do modelo de análise exposto passa, em larga medida, pela possibilidade de articular descrição de textos e descrição de géneros, sem

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Neste ano os melhores rendimentos de grãos ocorreram onde a soja foi culti- vada após trigo 4, trigo 3, linho, trigo 2 e trigo 1; entretanto, estes quatro últimos foram

Se Deus nos tivesse amado em resposta ao nosso amor, então o Seu amor não seria espontâneo; mas visto que Ele nos amou quando nós não O amávamos, é claro que o Seu amor não foi

JORNAL BRASIL PRESBITERIANO | Renovação ou assinatura R$ 24,00 (vinte e quatro reais). Responsável Norma Lacerda. DEPARTAMENTO INFANTIL | Queridos pais, queremos

Use uma técnica adequada para a remoção das luvas (sem tocar a superfície exterior da luva) para evitar o contacto da pele com o produto.. Descarte as luvas contaminadas após o

Observou-se que o bambu seco mineralizado apresentou valores superiores de resistência mecânica à tração e compressão comparadas ao bambu seco.. Palavras-chave: