• Nenhum resultado encontrado

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA PROPRIEDADE FAMILIAR NO MUNÍCIPIO DE CAPÃO BONITO-SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA PROPRIEDADE FAMILIAR NO MUNÍCIPIO DE CAPÃO BONITO-SP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA UMA PROPRIEDADE FAMILIAR NO MUNÍCIPIO DE CAPÃO BONITO-SP

Francisco Pereira da Silva¹, Karina Aparecida Rodrigues dos Santos¹, Manoel Batista Messias dos Santos¹ , Soraya Regina Sacco Surian2 Maria Clara Ferrari3

1Discente da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga,do curso de Tecnologia em Agronegócio E-mail: karina.santos22@fatec.sp.gov.br.

2Professora Doutora da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga. 3Professora Especialista da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga.

1 INTRODUÇÃO

Tendo origem no modelo militar, com as guerras, o planejamento estratégico é uma ferramenta primordial para o sucesso de uma empresa, de acordo com Guralnik (1986 apud CASTRO, 2013).

Segundo Kotler (1992) o planejamento estratégico é um processo que concede a direção a ser percorrida pela organização tendo em vista a interação com os ambientes. O principal objetivo do planejamento é o avanço de estratégias, que assegurem o desenvolvimento da organização, elaborando objetivos e desenvolvendo ações estratégicas para que a empresa se adapte ao mercado, que está sempre sofrendo mudanças.

A Constituição brasileira, Lei nº 11.326 de julho de 2006, define que o agricultor familiar é aquele que desenvolve atividades econômicas no meio rural e que atende algumas condições como: não possuir propriedade rural maior que quatro módulos fiscais; utilizar exclusivamente mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade e dirigir seu estabelecimento ou empreendimento com sua família (BRASIL, 2006). Conforme o Censo Agropecuário de 2006, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 84,4 % dos estabelecimentos rurais são de agricultura familiar (IBGE, 2006).

Neste trabalho, propõe-se a elaboração de um planejamento estratégico na propriedade familiar “Sítio Freitas” localizada em Capão Bonito-SP, que produz hortaliças há seis anos, com foco em cebola, além da produção de melancia, sendo seus principais clientes a Prefeitura Municipal de Capão Bonito e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O planejamento auxiliará o proprietário e sua família na gestão da empresa rural. Devido à variação da economia e a imprevisibilidade do mercado há necessidade do empreendedor se manter informado com as transformações dos ambientes que o cerca. Com o reconhecimento da importância do agronegócio brasileiro os pequenos produtores rurais têm a necessidade de se atualizar sobre os aspectos político legal, econômico, natural, demográfico

(2)

e cultural para saber atuar da melhor maneira e conseguir minimizar as ameaças e aproveitar as oportunidades do setor para o desenvolvimento de sua atividade.

2 MATERIAL E MÉTODOS

Este planejamento estratégico foi elaborado para a empresa rural “Sítio Freitas”, que está instalada no bairro de Apiaí Mirim, no município de Capão Bonito, no interior do Estado de São Paulo, possuindo uma área total de 36,3 ha, sendo produzidos nessa área cebola (Allium

cepa), e melancia (Citrullus lanatus), tendo ainda outras atividades como engorda de bovinos

e criação de ovinos.

Os dados coletados durante o desenvolvimento desse estudo de caso foram obtidos diretamente com o proprietário do empreendimento durante as visitas a propriedade, para apurar os capitais natural, físico, financeiro, humano e social da empresa, bem como conhecer seus fornecedores, clientes e concorrentes, e sua relação com os mesmos.

Com o intuito de integrar realidade com teoria, foi realizada uma pesquisa e revisão bibliográfica para levantar conceitos pertinentes à administração rural, planejamento estratégico e sobre as ferramentas que foram utilizadas para sua elaboração, optou-se em utilizar o método agroperfomance de planejamento e gestão estratégica para empreendimento. (LOPES,2012)

Para consolidação da matriz SWOT foi realizado um estudo dos ambientes externo e imediato, verificando as ameaças e oportunidades, que o negócio pode vir a enfrentar. O ambiente operacional ou imediato foi descrito tomando por base o modelo das cinco forças competitivas de Porter. De tal modo, foram traçadas metas e elaboradas ações estratégicas em um plano estratégico com prazo de três anos para a propriedade. Após ser estabelecida a situação da empresa, foram elaboradas suas declarações e direcionamentos.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

A propriedade “Sítio Freitas” está localizada em Capão Bonito-SP sobre a gerência do Sr. José Bernardo Freitas Filho. Com uma tradição familiar em agricultura o proprietário tem interesse em expandir seu negócio e busca aumentar mais dois hectares de melancia visando aumentar sua lucratividade. Para que fosse possível avaliar e decidir se o aumento de área de produção da melancia era uma boa iniciativa, foi elaborado um planejamento estratégico para auxiliar o proprietário a decidir qual seria o rumo do seu empreendimento rural.

(3)

A partir disso, avaliou-se as principais variáveis dos ambientes externo como política legal, econômico – natural, tecnológico e sociocultural, para saber quais as ameaças e oportunidades. No ambiente imediato avaliou-se sua relação com seus cliente, fornecedores e concorrentes. Já no ambiente interno, ponderou-se seus capitais físico, natural, econômico, social e humano para realizar o diagnóstico. Com dados levantados consolidou-se a análise

SWOT (Quadro 1).

Quadro 1. Consolidação das Análises OPORTUNIDADES

 Programas para Agricultura Familiar  Nicho de mercado

 Exportação de frutas

 Produção de frutas orgânicas  Utilização de polpa de frutas  Alimento minimante processado  Agregação de valor  Novas tecnologias AMEAÇAS  Clima  Taxa de juros  Taxa cambial  Oscilação do preço  Custo de produção

 Localização pela topografia, e para o escoamento da produção. FORÇAS  Boa comunicação  Conhecimento na produção  Associado em Cooperativa  União familiar  Estrutura física

 Idoneidade para captação de crédito  Aptidão turística

 Cadastro no CAR (Cadastro Ambiental Rural

FRAQUEZA  Estradas internas  Falta de funcionários  Falta de treinamento

 Funcionários não possuem salários fixos, pois depende da produção  Não possui outorga, para captação

de água.

Fonte: Autores, 2016.

Observa-se que há dificuldades em localização, falta de funcionários, estradas, porém existe uma boa estrutura física e experiência com a produção. Mesmo com as intempéries climáticas como a seca, há uma reserva de água na propriedade, contudo a propriedade não possui outorga para o seu uso.

As ameaças enfrentadas são devidas a crise política, causando oscilação no preço do dólar e prejudicando a importação de insumos utilizados na fabricação de adubo, assim elevando os custos da produção. Muitos produtores, no mesmo ramo de atividade, devido a oportunidade de negócio geram um excesso de mercadoria fazendo com que o preço do produto baixe. Além disso, o clima ocasiona baixa produtividade e escassez de produto no

(4)

mercado fazendo o preço subir. Os consumidores interferem na oferta e demanda também. Como oportunidades são observadas as novas tecnologias, que permitem produzir mais e com qualidade, e as necessidades de produtos de fácil manuseio pelo consumidor, que não tem tempo, e muitas vezes compram muito de um produto e acabam perdendo por não conseguir consumir tudo de uma vez.

A empresa não tinha as declarações institucionais, e conjuntamente com o proprietário e colaboradores foram elaboradas, a seguir:

• Missão: “Produzir um alimento saudável com responsabilidade ambiental e social, valorizando a agricultura familiar. ”

• Visão: “A visão para daqui cinco anos é aumentar sua produção, ampliando seu campo de comercialização, buscando novos clientes, através de um produto com qualidade e com o menor custo”.

• Valores: Respeito ao meio ambiente, integridade, honestidade com nossos clientes, colaboradores e fornecedores.

Após a consolidação da análise SWOT foram elaborados os seguintes objetivos:  Aumentar a área de cultivo de melancia em dois hectares;

Melhorar a produtividade, preparando a área de cultivo adequadamente;  Contratar mais colaboradores;

 Treinar os novos colaboradores;  Identificar novos clientes;  Identificar novos fornecedores;  Legalizar a captação de água.

Com os objetivos definidos, foram elaboradas as seguintes metas:  Aumentar um hectare em 2017 e outro hectare em 2018;  Fazer análise de solo julho de 2017;

 Prepara a terra para o plantio em agosto de 2017;

 Aumentar em 15% a produção atual de 30.000 toneladas por hectare para 35.000 toneladas em 2017;

 Contratar mais um funcionário em julho de 2017;  Treinar funcionários no mês de agosto de 2017;

(5)

 Buscar mais cinco novos clientes a partir de setembro 2017;

 Identificar e contatar mais cinco fornecedores a partir de julho 2017  Obter outorga para captação de água até dezembro de 2016.

As ações estratégicas foram definidas com base nos objetivos e metas estipulados, descritas a seguir:

• Para contratar novos funcionários as ações serão: anúncio em jornais de Capão Bonito e região e depois analise dos currículos e realização de entrevista pessoal;

• Dar treinamento por meio de um técnico em agricultura para os funcionários sobre olericultura de frutos/melancia e em manejo fitossanitário e irrigação.

• Obter outorga para captação de água para legalizar a situação através de um agrônomo credenciado para esse serviço;

• Preparar nova área para plantio visando aumentar a produtividade e obter melhor resultados, através do preparo do solo adequado e correções necessárias;

• Buscar mais clientes e fornecedores, considerando que atualmente somente um fornecedor atende a empresa e dois cliente são os seus compradores, causando dependência e baixo poder de barganha. Por meio de uma pesquisa e contato direto com os possíveis clientes e fornecedores.

• Aumentar a produtividade em 15% por meio de preparo e correção mais adequado do solo, de manejo fitossanitário mais técnico e da escolha das variedades de cultivos de acordo com o solo e clima da região e

• Implantar planilhas de controle de custos e despesas para controle da atividade e dos seus resultados.

O objetivo principal é aumentar área de plantio para tanto é necessário contratar mais funcionários e treiná-los para ter um conhecimento maior no cultivo e manejo da produção de melancia, que é uma cultura de risco elevado.

O proprietário tem um amplo conhecimento na área de produção de hortaliças, porém pouco conhecimento sobre administração/gestão de seus recursos, esse planejamento estratégico serve para potencializar os seus recursos para que haja aproveitamento máximo de suas estruturas produtivas e indicar as melhorias necessárias para implementar uma gestão de resultado, desta forma auxiliar no momento de decisão em novos investimentos para a

(6)

atividade.

4 CONCLUSÕES

O planejamento estratégico da propriedade tem o papel de apontar os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da propriedade, ajudando o pequeno produtor a se organizar e melhorar sua capacidade de decisão.

Neste trabalho, conclui-se que a empresa tem capacidade para expandir seus negócios e melhorar sua capacidade produtiva, desde que seu plano estratégico seja seguido e reavaliado constantemente.

5 REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11326.htm>. Acesso em: 13 set. 2016.

CASTRO, Juliano. A Importância do Planejamento Estratégico. Disponível em:

<http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-importancia-do-planejamento-estrategico/74436/>. Acesso em: 14 set. 2016.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2006: Brasil, Grandes Regiões e

Unidades da Federação, 2006. Disponível em:

<http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/51/agro_2006.pdf>. Acesso em: 14 set. 2016.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

LOPES, F.L. Agro performance: um método de planejamento e gestão estratégica para empreendimentos

Referências

Documentos relacionados

 Ao clicar no botão Congurar Apresentação de Slides , uma caixa de diálogo será aberta (gura 59), para que congurações sejam estabelecidas, tais como tipo

a) pela diferença nas escalas de tempo de formação das fontes, período geológico no caso do petróleo e anual no da cana. b) pelo maior ou menor tempo para se reciclar o

c) Fomos convidados pelo seu filho. e) As famílias analfabetas não os compram. f) Não lhe vai acontecer nada. g) Eu bebê-lo-ei na escola.. a) Eu vou ler “Os Lusíadas”, embora

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Ao se revisar o aparelho após o procedimento notou-se que havia líquido (vapor expiratório condensado em água) na cânula expiratória, bem como no filtro da

Danos e/ou defeitos decorrentes da ação de montador ou do consumidor na montagem, desmontagem e remontagem do produto, sem acompanhamento do técnico autorizado pela loja. Danos

A finalidade do “Documento de Arquitetura de Software - DAS” é definir um modelo arquitetural para ser aplicado ao desenvolvimento dos jogos do Desafio SEBRAE, bem como