RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2010

Share "RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2010"

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2010

PROGRAMA DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR E DE GÊNERO

1 – Atendimentos

_______________________________________________________

 Grupo reflexivo com homens vivem ou viveram em situação de violência intrafamiliar (12 homens atendidos). jan. a dez.

 Grupo reflexivo com mulheres que vivem ou viveram em situação de violência intrafamiliar. (19 mulheres atendidas). jan. a dez.

 Atendimento de Casal, Família e Rede. (8 famílias atendidas). jan. a dez.

2 – Sensibilização

_______________________________________________________

Promoção da Campanha Brasileira do Laço Branco – Rio de Janeiro, cujo lema é Homens pelo fim da violência contra as mulheres. Atividade desenvolvida: Distribuição de folders e fitas e abordagem direta aos transeuntes. Promoção: Instituto Noos e Instituto PROMUNDO, com parceria do Rio Mulher.

Projeto Paz em casa, paz no mundo, financiado pelo Fundo Avon Viva o Amanhã. Período de realização: janeiro de 2010 a dezembro de 2010. Dentre as atividades do projeto houve oficinas de sensibilização sobre violência intrafamiliar e de gênero, grupos reflexivos para homens e para mulheres, atendimento a famílias e casais e capacitação de facilitadores. Pessoas atingidas: 544

Projeto Estreitando laços, apoiado e financiado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência Social. Período de realização: fevereiro de 2010 a fevereiro de 2011. Dentre as atividades do projeto houve atendimentos a famílias onde houvesse violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. Famílias atendidas: 16

 Campanha Permanente Não Bata, Eduque, financiada pela Secretaria de Direitos Humanos. Período de realização: dezembro de 2009 a dezembro de 2011. Dentre as atividades do projeto está prevista a divulgação da rede e a articulação para aprovação do projeto de lei contra castigos corporais e degradantes a crianças e adolescentes.

 Projeto Justiça Restaurativa, financiado pela Secretaria de Direitos Humanos, com o objetivo de sistematizar e disseminar o marco de aplicação da justiça restaurativa em relação a casos de abuso sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes no Brasil. Período de realização: dezembro de 2009 a 15 de maio de 2012.

2.1 – Palestras

_______________________________________________________

 Participação de Carlos Eduardo Zuma na capacitação para policiais civis realizada pela Delegacia Especial de Atendimento a Mulher de Duque de Caxias. Os temas foram violência intrafamiliar e de gênero, grupos reflexivos e a Campanha do Laço Branco.

 Carlos Eduardo Zuma participou do debate “Novas formas de entender e trabalhar a violência doméstica”, no Festival Internacional de Cinema Feminino.

 Alan Bronz, representando o Instituto Noos, participou de mesa redonda sobre violência doméstica no IBMEC no dia 26 de agosto.

 Palestra proferida por Carlos Eduardo Zuma sobre violência de gênero e direitos humanos no Seminário Nacional Homens e Masculinidades no dia 4 de setembro.

 Alan Bronz, representando o Instituto Noos, palestrou no seminário “Como queremos seguir juntos. Os serviços, atores sociais e famílias em situação de violência doméstica e violação de direitos sociais”.

 Alan Bronz participou do II Fórum de Debates: Os desafios para efetividade da Lei Maria da Penha e proteção integral, promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro junto ao II Juizado Contra Violência Doméstica e Familiar.

3 – Capacitação

_______________________________________________________

 Realização do curso Afinando a dupla terapêutica, ministrado por Jorge Bergallo e Rosana Rapizo, com carga horária de 15 horas. 18 participantes.

 Início da turma 2010 do curso de formação em Terapia de Família, realizado em parceria com o Multiversa, com a coordenação de Eloisa Vidal Rosas. Curso com 360 horas. 12 alunos

 Realização de Capacitação para Facilitadores de Grupos Reflexivos de Gênero, como parte do projeto Paz em casa, paz no mundo. 28 participantes.

 Curso sobre Violência Intrafamiliar e de Gênero, em Furnas, realizado pelo Instituto Noos. 15 participantes.

 Promoção de 4 oficinas de pesquisa, cada uma com 6 horas de duração: 15 participantes.

4 – Pesquisa

_______________________________________________________

 Pesquisa contínua 123Alô!: planejamento e construção dos indicadores nacionais e acompanhamento dos outputs do sistema de registro.

5 – Articulação

_______________________________________________________

 Representação institucional no II Seminário Municipal de Promoção da Solidariedade e Prevenção das Violências.

 Representação institucional na V Consulta Internacional da Child Helpline International em Madri, Espanha. 24 a 28 de outubro.

 Representação institucional no Comitê Gestor da Rede de Homens por Eqüidade de Gênero - RHEG.

 Representação institucional no Comitê Gestor da Rede Não Bata, Eduque – RNBE.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE REDES SOCIAIS E COMUNITÁRIAS

1 - Capacitação

_______________________________________________________

 Início da quinta turma do curso de formação em Terapia Comunitária. Coordenado pelo Dr. Adalberto Barreto, da Universidade Federal do Ceará. Curso com 360 horas. Início do primeiro módulo: 27 de maio. 34 alunos.

Realização do curso Cotidiano e diálogo: caminhando com Paulo Freire, coordenado por Irene Loewenstein, com 15 horas de duração. 7 participantes.

 Capacitação da Childline de Portugal - SOS Criança, para a Childline do Brasil - 123Alô! A voz da criança e do adolescente, facilitado pela Child Helpline International - CHI e ministrado pela professora Alexandre Simões 10 participantes

2 – Atendimentos

_______________________________________________________

 Oferta de rodas de terapia comunitária abertas à comunidade do entorno da sede da instituição. Semanalmente são oferecidos dois horários de atendimento, com capacidade para atender até 20 pessoas por roda. Pessoas atingidas: 175.

3 – Eventos

_______________________________________________________

 O Instituto Noos oferece um espaço para conversas temáticas intitulado Encontre Noos. Houve 105 participantes. Os temas abordados e os convidados do ano de 2010 foram:

o Abril – Mulheres falam sobre Segurança Pública - Um estudo da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres feito em 7 cidades brasileiras com o apoio da UNIFEM, UNODC e UNFPA - Nadia Rebouças

o Junho – Relações intergeracionais: da solidariedade aos maus-tratos - Clarice Peixoto

o Agosto – Maus-tratos e proteção de crianças e adolescentes: uma visão ecossistêmica - Victoria Lidchi

o Outubro – Justiça Restaurativa – Celia Passos o Dezembro – Alienação Parental - Analicia Martins

 Realização do Construcionando II: caminhos do construcionismo social nas Américas. 120 participantes.

 Realização do Simpósio Interno do Instituto Noos. 90 participantes.

 Seminário Nacional - Garantindo o Direito de Crianças e Adolescentes à Liberdade de Expressão, Comunicação e Informação, oferecido pelo serviço 123Alô!

4 – Articulação

_______________________________________________________

 Representação no Comitê Rio da rede de empreendedores sociais da Ashoka Brasil.

 Carlos Eduardo Zuma participou do PrêmioEmpreendedor Social, oferecido pela Folha de S. Paulo e a Fundação Schwab.

OUTRAS AÇÕES

1 – Publicações

_______________________________________________________

 Em parceria com o Multiversa e o Instituto Familiae, o Instituto Noos publicou os números 36, 37 e 38 da revista Nova Perspectiva Sistêmica, ISSN 0104-7841.

 O Instituto Noos publicou os livros “Construcionismo social: um convite ao diálogo”, de Kenneth e Mary Gergen e “Maus-tratos e proteção de crianças e adolescentes: uma visão ecossistêmica”, de Victoria Lidchi.

 O Instituto Noos e o 123Alô! publicaram a sistematização da metodologia do serviço intitulada “Pelo direito à participação: 123Alô! – A voz da criança e do adolescente”, disponibilizada no site da instituição.

 Em parceria com o Instituto Avon e a Brazil Foundation, o Instituto Noos publicou a cartilha “Prevenção e atenção à violência intrafamiliar e de gênero: apoio às lideranças comunitárias”. Foram impressos 100 mil exemplares, que estão sendo distribuídos por todo o país.

ado a necessidade de modificar o pré- se manter o dorso do frango à 95C por 30 minutos, este procedimento desnaturava o colágeno, formando um gel scrito

Portanto, se o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste fosse realizada em vias rodoviárias que estivem em bons estados de conservação haveria significativas reduções

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as