• Nenhum resultado encontrado

Schulleiterbrief. Herbst Carta do Director

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Schulleiterbrief. Herbst Carta do Director"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

Schulleiterbrief

Herbst 2010

Carta do Director

Outono 2010

(2)

2

Índice:

1. Prefácio: ... 3

2. Informações gerais ... 4

2.1. Regulamento de entrada e controlo dos acessos ... 4

2.2. Saída das instalações do colégio durante os intervalos ... 4

2.3. Conceito de Aconselhamento ... 4

2.4. Biblioteca ... 4

2.5. Inscrições no Jardim-de-infância: ... 5

3. Reconfiguração do recreio da Primária ... 5

4. Meios Técnicos e Informáticos ... 5

5. O novo Ginásio ... 5

6. Grupo de Trabalho “Desporto“ ... 6

7. Problemas na cantina ... 6

8. Aulas de Direcção de Turma... 6

9. Estudos Sociais ... 6

10. Curriculuns internos do colégio ... 7

(3)

3

1. Prefácio:

Exmas. Sras. e Srs.,

Caras alunas e caros alunos,

Após vários meses como “estaleiro”, o nosso colégio apresenta-se agora com uma nova cara. O ginásio duplo está pronto e poderá em breve ser utilizado para as nossas aulas e actividades.

Durante as férias diversos grupos de trabalho elaboraram projectos importantes para o desenvolvimento do nosso colégio.

O nosso desenvolvimento na área da qualidade resultou em melhorias ao nível da oferta: A reestruturação da Disciplina de Português, a Organização da Biblioteca, os Meios Técnicos e Informáticos, a Formação de Grupos de parcerias do Corpo Docente (observação mútua de aulas), bem como outras medidas relativas ao saneamento das instalações e sua reabilitação conduzirão em breve a resultados positivos.

Desejo a todos um ano escolar pleno de sucesso e muita satisfação ao nível do trabalho conjunto que pretendemos continuar a desenvolver no colégio!

Herbert Stamm, OStD

(4)

4

2. Informações gerais

2.1. Regulamento de entrada e controlo dos acessos

Por razões de segurança, os peões deverão utilizar apenas o portão lateral.

Os funcionários do colégio estacionarão no respectivo parque. O portão de acesso a veículos permanecerá fechado.

2.2. Saída das instalações do colégio durante os intervalos

Relativamente a este ponto, gostaria de relembrar o regulamento vigente no colégio: Os alunos do 11º e 12º ano poderão sair das instalações do colégio durante os intervalos.

Os alunos do 9º e 10º ano poderão sair das instalações do colégio durante a pausa para o almoço, sempre que os pais assim o autorizem por escrito, assumindo a respectiva responsabilidade.

Por razões de segurança, os alunos do 1º ao 8º ano, bem como do Jardim Infantil, só poderão sair das instalações do colégio, durante o horário lectivo, quando devidamente acompanhados por pessoas autorizadas e com conhecimento do colégio.

2.3. Conceito de Aconselhamento

O Conceito de Aconselhamento foi introduzido no ano de 2007, tendo permitido estruturar a comunicação interna do colégio de forma clara.

Todas as pessoas da comunidade escolar sabem a quem se dirigir para tratar de cada assunto e, desta forma, os assuntos são tratados pelas pessoas competentes ao nível do aconselhamento.

Gostaria que tivessem em atenção este conceito, que se encontra disponível na nossa ‘Homepage’!

2.4. Biblioteca

No âmbito do nosso trabalho conceptual das férias de Verão, uma equipa nomeada para o efeito ficou encarregue do tema “Reorganização e Reestruturação da Biblioteca”. O grupo foi acompanhado por uma especialista alemã em Bibliotecas Escolares.

Iniciar-se-á em breve a implementação das medidas resultantes desse planeamento, ou seja, a reorganização da Biblioteca em várias fases. Para tal proceder-se-á à introdução de um novo conceito de requisição e catalogação de livros, com base num programa informático, ao aumento e actualização do número de livros e dos meios técnicos e informáticos existentes.

Foram também consolidadas as ideias respeitantes ao equipamento e configuração do referido espaço.

A execução da totalidade do processo poderá durar vários anos, sendo de qualquer forma, um importante passo no desenvolvimento do nosso colégio.

(5)

5

De 02.11.2010 a 28.01.2011 (das 8:00 h às 15:00 h na Secretaria da Direcção ou por e-mail).

O formulário de pré-inscrição estará disponível, a partir de 02.11.2010, na nossa ‘Homepage’.

3. Reconfiguração do recreio da Primária

No último ano lectivo, uma equipa de representantes apresentou sugestões para a reconfiguração do recreio da Primária. Para este ano, estão previstas as seguintes medidas:

• Construção de uma cobertura na parede lateral do ginásio • Construção de uma parede de escalada

• Criação de zonas de sombra através da plantação de árvores

4. Meios Técnicos e Informáticos

O trabalho da nossa equipa de Meios Técnicos e Informáticos resultou num plano de acção, no qual estão descritas as aquisições previstas a esse nível. Será com base nesse mesmo plano que levaremos a cabo, em várias fases, a actualização dos Meios Técnicos e Informáticos.

5. O novo Ginásio

Estamos muito satisfeitos com a conclusão das obras do nosso novo ginásio. Em breve poderemos realizar as nossas aulas de Desporto e respectivas actividades em instalações novas a estrear. No entanto, teremos ainda que aguardar pelas últimas vistorias técnicas.

O ginásio estará definitivamente disponível quando todos os critérios relativos à sua utilização estiverem devidamente preenchidos.

A obra efectuada no último ano é espantosa: com as aulas a decorrer, foram removidas grandes quantidades de terra e fornecida a totalidade dos componentes de um ginásio – tudo isto através do parque de estacionamento e de uma passagem estreita em frente ao edifício do colégio. E foi, então, construído o enorme ginásio – sem a utilização de gruas.

Um projecto desta envergadura representa naturalmente um transtorno para a comunidade escolar, o qual foi suportado com grande compreensão e paciência.

Agradeço a todos pelo facto de esta fase de transição ter decorrido de forma exemplar. A festa de inauguração estava inicialmente prevista para 16.10.2010. Face a impedimentos de agenda foi necessário adiar essa comemoração, que deverá realizar-se no final do ano lectivo.

(6)

6

6. Grupo de Trabalho “Desporto“

Face às nossas novas instalações, aumentámos consideravelmente a oferta ao nível de actividades desportivas. A variedade das modalidades à disposição é também substancialmente superior à dos anos anteriores. Os alunos podem agora, de forma gratuita, usufruir de um atraente programa suplementar, aumentando dessa forma o número de horas de actividade física, adquirindo ainda determinadas capacidades e competências.

Especialmente ao nível do 5º e 6ºano, é nosso objectivo contribuir, através desta oferta, para um desenvolvimento físico mais saudável dos nossos alunos.

7. Problemas na cantina

Com o aumento da participação no nosso programa da tarde, aumentou também o número de alunos que almoça na cantina. A partir das 13:30 h tem-se assistido infelizmente à formação de longas filas em frente da cantina.

É por essa razão que o colégio está a elaborar medidas no sentido de aumentar a capacidade dos respectivos serviços.

Face à presente situação, esforçar-nos-emos por chegar rapidamente a uma solução.

8. Aulas de Direcção de Turma

Os requisitos sociais, metodológicos e legais, bem como o respeito pelas regras, são competências importantes para a formação em cidadania. Estes aspectos fundamentais são ensinados e praticados nas aulas de Direcção de Turma, recentemente introduzidas no 5º e 6º ano.

Comprometemo-nos a conseguir, junto dos alunos, uma evolução ao nível dos procedimentos de defesa dos próprios interesses e de aceitação de medidas.

9. Estudos Sociais

Neste ano de escolaridade, introduzimos esta disciplina suplementar no 7º ano. Pretendemos alargar a cultura cívica, até à compreensão política num sentido mais lato.

(7)

7

10. Curriculuns internos do colégio

O corpo docente procedeu, durante as férias, à redacção dos Programas curriculares– para todas as disciplinas e para todos os anos de escolaridade da Primária e do Liceu. Os programas poderão ser consultados na nossa ‘Homepage’.

Face a alterações pendentes nos Programas, poderão ocorrer ainda, durante este ano lectivo, processos de actualização dos mesmos.

11. O Conceito de Português

O nosso colégio disponibiliza este ano pela primeira vez a disciplina „Português como Língua Estrangeira". É feita uma diferenciação na aula de Português, auxiliando os alunos de língua materna alemã na obtenção de resultados de aprendizagem adequados em Português.

Os Cursos de Português para novos alunos (PK) orientam-se também por estes novos requisitos.

Referências

Documentos relacionados

Os elétrodos de feltro de grafite não tratados (tal como recebidos) e com tempos adicionais de UV/O 3 de 1, 10 e 20 minutos na bateria foram testados, para um caudal de 10 mL min -1

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são