• Nenhum resultado encontrado

PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO. Tecnologia em Processos Gerenciais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO. Tecnologia em Processos Gerenciais"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

GUIA DE CURSO

Tecnologia em Processos Gerenciais

(2)

S U M Á R I O

1. INTRODUÇÃO ...3

2. O QUE DEVE CONSTAR NO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA ...3

3. O QUE DEVE SER ENTREGUE NA PRIMEIRA PARCIAL DO TRABALHO ...4

4. O QUE DEVE SER ENTREGUE NA SEGUNDA PARCIAL DO TRABALHO...5

5. O QUE DEVE SER ENTREGUE NO TRABALHO FINAL ...6

(3)

1. INTRODUÇÃO

O presente material tem por objetivo estabelecer diretriz para o desenvolvimento dos projetos do Programa de Integração com o Mercado (PIM) do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. A finalidade não é padronizar os trabalhos, mas sim oferecer parâmetros que possam balizar a orientação oferecida pelo professor, a pesquisa desenvolvida pelos alunos, o nível de exigência da OPET em relação aos projetos e, por fim, critérios específicos que possibilitem a avaliação.

2. O QUE DEVE CONSTAR NO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA

No Trabalho de Aplicação Tecnológica deste curso devem constar as seguintes etapas: 1. INTRODUÇÃO; 1.1 TEMA; 1.2 PROBLEMA; 1.3 OBJETIVOS DA PESQUISA; 1.3.1 Objetivo Geral; 1.3.2 Objetivos Específicos; 1.4 JUSTIFICATIVA; 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3. METODOLOGIA; 3.1 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA; 3.2 TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS; 4. FUNDAMENTAÇÃO PRÁTICA;

4.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA;

4.2 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS; 5. RESULTADOS;

5.1 CONCLUSÃO; REFERÊNCIAS

ANEXOS E APÊNDICES (se existirem) Notas:

1. Visando a praticidade, bem como objetividade e foco do PIM, este deve ser estruturado em no máximo 50 páginas (incluindo Anexos e Apêndices) e no mínimo em 40 páginas. Também, deve-se respeitar o limite mínimo de 10 fontes bibliográficas e no máximo 15.

2. Para PIM no formato de artigo, este deve ser estruturado em no máximo 12 páginas (excluindo Anexos e Apêndices) e no mínimo 8 páginas (excluindo Anexos e Apêndices). Também, deve-se respeitar o limite mínimo de 10 fontes bibliográficas e no máximo 15.

(4)

3. O QUE DEVE SER ENTREGUE NA PRIMEIRA PARCIAL DO TRABALHO

Esta parcial do trabalho deve conter, no mínimo:

A primeira parcial do trabalho deve ser entregue à SAP na data estipulada no site do PIM em “Cronograma de Ações”. Esta parcial do trabalho deve conter, no mínimo:

1. Descrição da empresa

2.1 Identificação: citar nome, nome fantasia, da empresa

2.2.Histórico do segmento; tipo de negócio da empresa, caracterizando área de mercado em que a empresa atua, e suas principais atividades

2.3 Histórico da empresa, 2.4 Produtos e serviços,

Estas informações serão adequadamente estruturadas no item 4.1, contudo, neste momento servirão de guia para o orientador melhor direcionar o encaminhamento do projeto.

2. Diagnóstico do problema/necessidade;

Detectar uma deficiência da empresa ou uma necessidade que, se atendida, possa melhorá-la, e que deverá ser objeto de estudo para o desenvolvimento do trabalho. Deve ser descrita a situação problema que a empresa enfrenta.

Para tal, poderá ser aplicado ferramentas da qualidade que visam a identificação de um problema, ou ainda, por meio de entrevista com representante da empresa que repassará o problema a ser analisado.

3. Determinação dos objetivos. 5.1 Objetivo Geral

5.2 Objetivos Específicos

Determinar o objetivo geral de forma clara e realista a ser alcançado. O objetivo geral determina o que se pretende com o projeto. Após elaborar o objetivo geral, deve-se subdividi-lo em objetivos específicos em número suficiente que permita o estudo proposto. Isto é, possibilite responder as perguntas levantadas. Cada um dos objetivos específicos será uma parte distinta da futura redação. Ou seja, os objetivos específicos devem indicar as partes do conteúdo de futuro texto.

(5)

4. Justificativas teórico/prática

Visa explicitar os motivos que levaram a equipe a pesquisar o problema (questões pessoais, profissionais, melhor entendimento da área, entre outros aspectos).

5. Fundamentação teórica.

A fundamentação teórica se torna de suma importância na medida em que permite a construção da capacidade explicativa e argumentativa do autor do estudo. É o momento acadêmico, no caso particular, trabalhar o referencial teórico visto ao longo do curso/área de estudo, utilizando o conhecimento aprendido para dar conta do problema proposto.

Deverá conter ainda todas as referências utilizadas no trabalho conforme padrão ABNT, sendo incrementada a cada parcial.

A fundamentação teórica pode aparecer em um capítulo específico( item 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA) ou pode também permear todo o trabalho (FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA) através de citações, justificando as ações empreendidas pelo pesquisador. Essa decisão fica a cargo do orientador de acordo com o tema e a estruturação específica de cada trabalho.

6. Definição da Metodologia.

Apresentar a metodologia e justificativa da escolha. Deve ser feita independentemente da área foco da proposta do trabalho.

4. O QUE DEVE SER ENTREGUE NA SEGUNDA PARCIAL DO TRABALHO

Esta parcial do trabalho deve conter, no mínimo: 7. Propostas de Soluções

Para atingir os objetivos do trabalho o desenvolvimento do trabalho propriamente dito. Tem o objetivo de descrever o desenvolvimento do objeto do trabalho, conectando a fundamentação teórica com a solução, ressaltando os aspectos mais importantes, discutindo, analisando e interpretando os dados coletados. No entanto, deve ser clara e obedecer a uma seqüência lógica que exprime a própria construção do conhecimento, ou seja, a explicação do objeto estudado, desde o seu ponto de partida até o seu ponto de chegada. A solução do problema constitui a principal parte do trabalho, sendo composta de capítulos e sub-capítulos, os quais, em geral, correspondem a cada objetivo específico levantados no projeto. Devem focar uma áera/setor da empresa. Ex: melhoria de processos produtivos, comunicação, programa de relacionamento, materiais, gestão da equipe de vendas, etc...

Neste sentido, o projeto deve apresentar as ações táticas e operacionais tomadas, bem como, cronograma de execução e responsabilidades.

(6)

Complementação da Fundamentação Teórica

Deve ter a inclusão dos temas envolvidos nas propostas e não abordados na primeira parcial.

5. O QUE DEVE SER ENTREGUE NO TRABALHO FINAL

Para a elaboração do trabalho final, a equipe deve seguir todas as regulamentações previstas no Manual do PIM. Esta versão final do trabalho deve conter, além dos itens anteriormente solicitados, no mínimo:

8. Resumo e abstract

Elemento obrigatório, apresentado em folha distinta, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos. Sua extensão deve ter: de 150 a 500 palavras, conforme Norma ABNT

9. Introdução

Deve relatar brevemente as motivações do projeto, os objetivos a serem atingidos e a estrutura do documento, os quais serão apresentados em cada item/capítulo do trabalho.

10. Sustentação das propostas

Nesta etapa o trabalho deve apresentar mecanismos que indiquem a viabilidade das propostas feitas, seus orçamentos e análises. Para isso é importante o aluno simular as soluções propostas em diferentes cenários, através da identificação das variáveis envolvidas no objeto de estudo e das relações entre essas variáveis e as soluções propostas.

Através destas “Simulações de Cenários” será possível fazer uma análise mais realista da proposta e dos resultados esperados.

11. Conclusão e Recomendações

Deve mostrar o ponto de vista dos autores, especialmente sobre a expectativa de aplicabilidade da solução proposta como um todo na empresa e seus impactos e, se for o caso, sobre sugestões passíveis de aplicações, mas não abordados no

trabalho.

12. Referências

Deve ser apresentado todas as referências (cfme Norma ABNT) das obras citadas no trabalho.

Mínimo: 10 obras Máximo: 15 obras

(7)

13. Apêndices e Anexos

Caso existam, estes devem ser apresentados ao final do trabalho, conforme Norma ABNT.

NOTA: A apresentação do trabalho deve obedecer ao Manual de Trabalhos Acadêmicos OPET em vigor

TUTORIAL

RESUMO E ABSTRACT Elementos obrigatórios, apresentado em folha distinta, constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de

tópicos.

Sua extensão deve ter: de 150 a 500 palavras.

Seguir Norma no Manual de Trabalhos Acadêmicos – OPET.

1 página

1. INTRODUÇÃO A introdução constitui a parte inicial do trabalho, devendo fornecer uma visão global do trabalho/ pesquisa realizada, apresentando o tema, a delimitação do assunto abordado, a justificativa, a apresentação do problema específico da pesquisa, seus objetivos e a(s) hipótese(s), e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

Portanto, a introdução é a apresentação do trabalho. É a explicação dos motivos que levaram o autor a realizar a

pesquisa, a importância, caráter, delimitação, definição do assunto pesquisado, e estabelece neste item, também, o objetivo da investigação, não sendo aconselhado a inclusão de

ilustrações, tabelas e gráficos.

1 a 2 páginas

1.1 TEMA É o assunto que se deseja prova ou desenvolver com precisão, para em seguida, realizar exame, avaliação crítica e solução.

Considerar na escolha do tema: inclinações profissionais, aptidões, tendências , relevância (importância) e, principalmente, área da empresa

passível de realização do trabalho. CARACTERIZAÇÃO DO Indica com precisão qual a dificuldade

(8)

PROBLEMA DE PESQUISA

que se pretende resolver. Deve ser escrito na forma de questionamento (pergunta). É específico!

Exemplos:

Tema: Dificuldade de tomada de decisão em uma organização familiar. Problema: Quais os mecanismos

podem ser empregados para tomada de decisão em uma organização familiar? Outros exemplos de problemas:

Como deve ser [...]?

Qual é a importância da [...]? Como pode ser empregado [...]? Quais fatores contribuem para [...]? O caráter prático do PIM pode levar o autores a apresentar o problema, a partir de uma análise feita por meio de ferramentas da qualidade (Por exemplo: Diagrama de Causa e Efeito/Ishikawa; 5Porquês; entre outras) bem como, a uma análise SWOT.

1.2 OBJETIVOS DA PESQUISA

1.2.1 Objetivo Geral É a espinha dorsal do trabalho e deve expressar claramente o que se pretende conseguir com a investigação.

Delimita e direciona o raciocínio a ser desenvolvido.

Deve ser expresso por uma ação (verbo).

Deve resolver o problema anteriormente formulado.

Exemplo:

Problema: Quais os mecanismos

podem ser empregados para tomada de decisão em uma organização familiar? Objetivo Geral: Avaliar quais os

mecanismos mais eficientes a serem empregados para tomada de decisão em uma empresa familiar.

Verbo de ação (avaliar).

1.2.2 Objetivos Específicos O objetivo Geral pode ser dividido em tantos objetivos específicos quantos forem necessários, visando a solução do problema de forma satisfatória. Devem ser expressos por ações (verbos

(9)

de ação).

Exemplos de Objetivos Específicos a partir do Objetivo Geral acima:

- Pesquisar os principais mecanismos recomendados para avaliar a tomada de decisão em uma empresa familiar; - Verificar como a empresa case toma suas decisões;

- Recomendar mecanismos [...]; - Propor [...];

1.3 JUSTIFICATIVA TEÓRICA E PRÁTICA

Apresenta os motivos do(s)

pesquisador(es) em desenvolver a pesquisa.

É uma defesa dos porquês do trabalho em termos de contribuição para a sociedade, empresa, ciência e para o próprio pesquisador.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É a apresentação da teoria que fundamenta o tema escolhido, os

objetivos traçados e a solução proposta. Devem constar somente teorias que realmente contribuam e legitimem o trabalho, bem como, mantém o foco da pesquisa.

Devem ser apresentadas em citações diretas e indiretas (Ver Norma no Manual de Trabalhos Acadêmicos – OPET) e devidas autorias.

Cuidado: citar algo como se fosse seu, tendo autoria é plagio! E será punido conforme legislação

pertinente!

Nota: convencionar a seguinte apresentação de citações: Fora dos parênteses, somente a primeira letra maiúscula e demais minúsculas.

Exemplo: Porter (1986)

Dentro dos parênteses, todo o nome do autor (es) em maiúsculo.

Exemplos: (PORTER, 1986); (SILVA, 2011, p. 35) Até 40% do trabalho Máximo: 20 páginas

(10)

3. METODOLOGIA É um capítulo do trabalho que explica como será realizada a pesquisa. Todo e qualquer trabalho de caráter científico, deve apresentar os

procedimentos metodológicos (obtenção de dados e informações), tratamento desses dados.

1 a 2 páginas

3.1 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA

Trata da delimitação da pesquisa em termos temporal, conteúdo, espaço físico.

3.2 COLETA DE DADOS De acordo com a metodologia escolhida, defender o processo e mecanismos de coleta de dados a ser realizada (Formulários; Questionários; Entrevistas; Observações)

4. FUNDAMENTAÇÃO PRÁTICA

Deve conter um parágrafo que explique o que o leitor vai encontrar no capítulo a ser tratado.

4.1 EMPRESA CASE Apresentação da empresa case na qual a pesquisa foi desenvolvida.

Pode conter informações sobre o histórico da empresa, mercado, produtos, localização, concorrentes, missão, visão e valores, estrutura, entre outras informações que forem julgadas importantes para compressão do problema e solução a ser apresentada, Caso a empresa não permita a

divulgação, o nome da empresa deve ser trocado por um nome fantasia (fictício) e explicado em um parágrafo esta situação.

Caso a empresa permita a divulgação do seu nome, esta autorização deve ser colocada no trabalho (ANEXOS)

1 página

4.2 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA

PESQUISA

É, juntamente com a apresentação dos RESULTADOS, principais partes do trabalho.

Deve ser demonstrado de forma

detalhada os dados tabulados (gráficos e tabelas) e devidos comentários.

Deve contemplar a maior parte do trabalho (em torno de 50%). De 20 a 25 páginas 4.3 RESULTADOS Apresenta a partir dos resultados da

pesquisa, as propostas de soluções. Pode, se julgar necessário, fundamentar as sugestões com teorias pertinentes. Assim, o capítulo 2.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, pode ser suprimido por um

(11)

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA.

O caráter prático do PIM pode levar o autores a apresentar os resultados a partir de Métodos e Ferramentas da qualidade (Ciclo PDCA; 5S, CCQ; Matriz GUT; Pareto; Histograma; Cartas de Controle; 5W2H; Indicadores; entre outras).

5. CONCLUSÃO Neste capítulo do trabalho deve ser apresentadas as “conclusões” da pesquisa, bem como, recomendações. Deve, obrigatoriamente, responder ser o Objetivo Geral e decorrentes Objetivos Específicos, foram alcançados ou não. Em ambos os casos, deve conter evidências.

Exemplo: o objetivo geral foi alcançado, uma vez que foi apresentado [...]

Verifica-se que o objetive específico “x” não foi alcançado, uma vez que no decorrer da pesquisa [...]

1 página

REFERÊNCIAS Deve constar “todas” as bibliografias citadas no trabalho.

A sua estrutura deve ser de acordo com Norma em vigor.

Mínimo: 10 obras

Máximo: 15 obras (ou a critério do orientador)

1 página

ANEXO(S) Não obrigatório.

Material que o (s) pesquisador (es) julgue (m) importantes e que não foram desenvolvidos pelo (s) mesmo (s). Sustentam e legitimam o trabalho. Exemplos:

Autorização da empresa case Documento;

APENDICE(S) Não obrigatório.

Material que o (s) pesquisador (es) julgue (m) importantes e que foram desenvolvidos pelo (s) mesmo (s). Sustentam e legitimam o trabalho. Exemplos:

Formulário ou Questionário de Pesquisa;

(12)

NOTA GERAL: O trabalho deve ter, excluindo Anexos e Apêndices.

Artigo, excluindo Anexos e Apêndices. Mínimo: 40 páginas Máximo: 50 páginas Mínimo: 8 páginas Máximo: 12 páginas

Referências

Documentos relacionados

Itaguaí Rio de Janeiro Porto do Açu Vitória Salvador Natal Fortaleza São Luís Belém.. Business Management Head Office: Rio de Janeiro

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

É indispensável o correto preenchimento do Relatório de Atividades Complementares (RAC), bem como a sua entrega à Coordenação de Curso, dentro do prazo de

Local: Salão de Convenções da Pousada do Ouro Mediador: Prof.. Róbson Ramos dos

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

Na sequência são apresentadas as possíveis causas especiais que afetaram essas amostras: - A causa especial para a amostra 12 foi uma menor temperatura do processo G; - As