• Nenhum resultado encontrado

NORMAS PARA A CONFECÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS PARA A CONFECÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NORMAS PARA A CONFECÇÃO DO TRABALHO DE

CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

INTRODUÇÃO

Este documento estabelece o conjunto de diretrizes gerais sobre o formato do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Medicina baseado no regulamento da Universidade Severino Sombra e nas decisões do Colegiado do Curso de Medicina. Nele, estão contidas as regras e normas para elaboração, entrega e avaliação do TCC.

1) Das Finalidades

Art. 1 - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por finalidade despertar o interesse pela Pesquisa Técnico/Científica com base na articulação teórico-prática, evidenciando a ética, o planejamento, a organização e a redação do trabalho em moldes científicos.

2) Do Objetivo

Art. 2 - O TCC visa consolidar os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Medicina, tendo por base a articulação teórico-prática.

3) Do Tipo

Art. 3 - O TCC deverá ser entregue na Coordenação do Curso de Medicina no formato de artigo

científico. De acordo com o regulamento de Trabalhos de Conclusão de Curso da Universidade

Severino Sombra e da decisão do Colegiado do Curso de Medicina, serão aceitos como Trabalhos de

Conclusão de Curso (TCC): Relato de caso, Revisão de Literatura e Artigo original (pesquisa de campo ou de laboratório).

3.1) Artigo científico:

O artigo científico apresentado como TCC poderá ser um artigo científico inédito (não publicado pelo acadêmico) ou já publicado nos últimos três (3) anos pelo acadêmico em Revista Científica indexada, desde que tenha a autorização dos outros autores para usá-lo como o seu TCC.

UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA PRÓ-REITORIA DE CIÊNCIAS MÉDICAS

CURSO DE MEDICINA COORDENAÇÃO DO INTERNATO

(2)

3.1.1) Artigo completo já publicado ou em processo de publicação

Será aceito como TCC, artigo publicado há no máximo três (3) anos em Revista Científica indexada. Para a validação, deverá ser entregue uma cópia do artigo em que constem os dados da revista em que o mesmo foi publicado com o nome do acadêmico como autor. Caso haja outros autores, o acadêmico deverá apresentar uma autorização destes permitindo a utilização do artigo como seu TCC.

Caso o artigo não tenha sido publicado, mas esteja em processo de publicação, o acadêmico deverá apresentar a carta de aceite do artigo na coordenação do curso, juntamente com uma cópia do artigo que foi enviado a revista. Neste caso, artigo publicado ou em publicação, o orientador será o professor que participou da construção do mesmo.

3.1.2) Relato de caso

Os Relatos de Casos (RC) consistem de observações científicas que são cuidadosamente documentadas de forma a constituírem uma fonte valiosa de investigação. Os RC interessantes,

RELEVANTES, por serem geradores de hipóteses de investigação, originam muitas vezes

investigações com outros tipos de metodologias contribuindo, assim, para os avanços do conhecimento. É necessário, anexar ao artigo confeccionado como RC, independente da intenção de publicação do mesmo:

- Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) assinado pelo paciente ou pelo responsável

(ANEXO 1). Este termo deverá ser preenchido e assinado inicialmente a construção do RC.

- Autorização de Campo – Assinada pela direção de ensino do Hospital ou pelo chefe do serviço onde ocorreu o caso (ANEXO 2).

Em se tratando de um relato de caso com consulta em prontuário médico, será necessária a autorização de campo e não haverá o TCLE.

COMO DEVO CONSTRUIR O RELATO DE CASO?

Veja as orientações no ANEXO 3. Neste anexo, você terá orientações sobre a formatação (tipo e tamanho da fonte, margens ...) e sobre a elaboração do texto.

3.1.3) Artigo de revisão

Consiste no levantamento e na análise crítica dos principais trabalhos publicados sobre determinado tema, em um determinado período de tempo (que deverá ser destacado).

COMO DEVO CONSTRUIR O ARTIGO DE REVISÃO?

Veja as orientações do ANEXO 4. Neste anexo, você terá orientações sobre a formatação (tipo e tamanho da fonte, margens ...) e sobre a elaboração do texto.

3.1.4) Artigo original (pesquisa de campo ou de laboratório)

São contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original que possam ser generalizados ou replicados. Incluem estudos controlados em condições de laboratório e de campo.

(3)

Fica aberta a possibilidade de que o acadêmico escolha uma pesquisa já realizada e a atualize, desde que haja entre ambas período mínimo de 5 anos.

COMO DEVO CONSTRUIR O ARTIGO ORIGINAL?

Veja as orientações do ANEXO 5. Neste anexo, você terá orientações sobre a formatação (tipo e tamanho da fonte, margens ...) e sobre a elaboração do texto.

4) Da Orientação

É obrigatória a participação de um professor orientador da Universidade Severino Sombra nos TCCs. Este terá a função de orientar e coordenar o trabalho produzido pelo acadêmico, bem como autorizar a sua apresentação à coordenação do curso.

Art. 4 - O TCC deve ser coordenado, orientado e acompanhado: • Por um Professor do curso de Medicina da USS ou; • Por um Professor de outro curso da USS.

OBS - O profissional da área, com qualificação adequada (Preceptor) que não seja professor da USS, poderá participar do TCC como co-orientador. Neste caso, é necessária a orientação de um professor da Universidade Severino Sombra.

O professor orientador deverá:

1 - No início da orientação, preencher o termo de aceite de orientação (ANEXO 6), o qual deverá ser entregue na coordenação do curso no prazo determinado no cronograma de entrega final.

2 – Ao final da orientação, deverá assinar o termo de autorização para apresentação do TCC (ANEXO

7) o qual deverá ser entregue no prazo determinado no cronograma de entrega final. Entendemos, ao receber este termo assinado pelo orientador, que ele está de acordo com o TCC entregue, o qual também é de sua responsabilidade.

5) Da entrega Final do TCC

Os trabalhos de conclusão de curso deverão ser entregues na coordenação do Curso de Medicina, respeitando o cronograma fornecido a cada turma, em uma via impressa encadernada e a cópia gerada em CD juntamente com o ANEXO 7, seguindo as regras de formatação apresentadas neste manual.

Não serão aceitos na coordenação os TCCs sem o termo de autorização assinado pelo orientador (ANEXO 7).

Os trabalhos escritos deverão ser entregues ao final do 11º período conforme cronograma fornecido pela coordenação do internato. Este será avaliado pela banca examinadora, seguindo os critérios da ficha de avaliação do trabalho escrito, a qual determinará:

(4)

1) Aprovação com orientação para formatação final e entrega da mídia (cópia em CD), em data fornecida pela coordenação. Neste caso, o acadêmico obteve a nota igual ou superior a 6,0. O valor da nota apenas será divulgado após a apresentação oral do TCC;

2) Aprovação com indicação de correções para reavaliação da banca avaliadora e entrega em data fornecida pela coordenação. Neste caso, o acadêmico obteve nota entre 4,5 e 5,9. Esta nota obtida será somada com a nova nota (após correção da segunda versão). Deste somatório resultará uma média que sendo superior a 4,5 permitirá a apresentação oral do TCC.

3) Reprovação, devendo o acadêmico reestruturar e reescrever inteiramente o seu TCC. Neste caso, o acadêmico obteve nota inferior a 4,5. A nova versão será entregue em data marcada pela coordenação e reavaliada pela banca examinadora. Entretanto, neste caso, a nota máxima para o trabalho escrito ficará reduzida em 10% (6,3).

O não cumprimento do prazo de entrega final poderá implicar em reprovação e encaminhamento para a reapresentação dentro do prazo de trinta (30) dias, devendo ter a nota do trabalho escrito reduzida em 20%.

6) Da Apresentação

O TCC será apresentado pelo acadêmico, em forma de Pôster, em evento marcado conforme cronograma proposto pela coordenação do curso.

Ficarão isentos da apresentação aqueles TCCs que:

• Já foram publicados em revista indexada nos últimos 3 anos ou; • Obtiveram aprovação para publicação em revista indexada ou;

• Foram apresentados em evento promovido pela Universidade Severino Sombra ou pelo curso de Medicina da mesma Universidade.

Os pôsteres deverão ser confeccionados conforme as orientações fornecidas nos anexos:

ANEXO 8 - PÔSTER EXEMPLO

ANEXO 9 – PÔSTER DE RELATO DE CASO (RC) ANEXO 10 – PÔSTER REVISÃO DE LITERATURA (RL) ANEXO 11 – PÔSTER ARTIGO ORIGINAL (AO)

7) Da avaliação

O TCC será avaliado por uma Banca examinadora indicada pela Coordenação do Curso de Medicina. Os professores examinadores avaliarão:

1) Trabalho escrito – Veja os critérios listados no item 5 ( da entrega final do TCC) A avaliação será feita respeitando os critérios determinados na ficha de avaliação:

ANEXO 12 – Ficha de avaliação do RC ANEXO 13 – Ficha de avaliação da RL

(5)

ANEXO 14 – Ficha de avaliação do AO

Os alunos que já publicaram o seu TCC, receberão a nota máxima ( 7 pontos) . 2) Apresentação oral (apresentação do Pôster).

A avaliação será feita respeitando os critérios determinados na ficha de avaliação ( ANEXO 15). Os alunos isentos da apresentação do Pôster, segundo os critérios mencionados anteriormente, terão a nota máxima ( 3 pontos).

Art. 9 - No Curso onde houver Avaliação Oral (Apresentação) do TCC, a correção do trabalho escrito terá como referência a escala de notas de 0 a 7,0 e a apresentação oral do trabalho terá a escala de notas de 0 a 3,0. O Coordenador deverá compor uma Banca Examinadora com 03 (três) professores pertencentes ao corpo docente da USS, sendo 01(um) Presidente/Orientador e 02 (dois) Professores Convidados, sendo escolhidos a partir da aderência dos mesmos em relação ao tema. O resultado final da avaliação será a soma das duas médias aritméticas simples obtidas a partir das avaliações do trabalho escrito e da apresentação oral.

A avaliação do TCC deve ter como resultado uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).

É considerado “Aprovado”, o aluno que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete). E é considerado “Reprovado”, o aluno que obtiver nota igual ou inferior a 6,9 (seis vírgula nove). Serão considerados aprovados com sugestão para publicação, aprovados, aprovados mediante correções sugeridas pelos avaliadores ou reprovados.

Divulgado o resultado, o aluno poderá, no prazo de 02 (dois) dias úteis, solicitar recurso da avaliação do TCC.

Caberá ao Coordenador, junto ao colegiado do Curso, julgar os recursos solicitados e determinar as medidas cabíveis, podendo resultar na realização de nova avaliação do trabalho.

O Coordenador do Curso poderá indicar nova Comissão de Avaliação para reavaliar o trabalho, devendo a mesma ser submetida à aprovação do colegiado do curso.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

1) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – Necessário para os relatos de caso que não são feitos a partir de consulta de prontuário.

2) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – Necessário para pesquisa de campo com entrevistas 3) Autorização de Campo (Local onde foi realizado o levantamento de dados para a pesquisa) – Necessário para os relatos de caso, pesquisa de prontuários e pesquisa de campo(em escolas,laboratórios,etc.).

4) CAPA – Modelo de capa. Esta capa será necessária para facilitar a visualização dos nomes dos autores. ANEXO 16.

Referências

Documentos relacionados

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

La asociación público-privada regida por la Ley n ° 11.079 / 2004 es una modalidad contractual revestida de reglas propias y que puede adoptar dos ropajes de

Ao comparar a capacidade de assimilação das cargas simuladas pode-se verificar que nas condições da vazão média de longo termo, o rio das Antas demonstrou ter maior

O estudo foi aplicado para os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos totais (HPA total ) e os compostos presentes na Lista de Valores Orientadores para Solo e

Assim, tanto para o Etanol, como para os compostos BTEX as áreas prioritárias para sua localização foram a seção superior da região da fonte, em primeiro lugar, apresentando

Como se pode observar nas Figuras 5.37 e 5.40, a influência da condutividade hidráulica em cenários com recarga (análise de sensibilidade 3) apresentou a mesma tendência nos

Através do acompanhamento do traçador íon brometo pelo período de 5,5 anos, quantificou-se os parâmetros de fluxo por meio de calibração com o modelo matemático bidimensional

• Realização trimestral de análise de compostos BTEX na água subterrânea dos poços de monitoramento em volta dos tanques, por tratar-se de uma área de alto risco, conforme a ASTM