• Nenhum resultado encontrado

EMENTÁRIO BIOQUÍMICA 60

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMENTÁRIO BIOQUÍMICA 60"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EMENTÁRIO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

ANATOMIA HUMANA I 60

EMENTA

Relacionar as principais estruturas anatômo-topograficas do corpo humano abordando aspectos teóricos e práticos na construção geral do corpo humano, explorando fundamentalmente as noções de forma e relações entre estruturas dos sistemas tegumentar, ósseo, articular, muscular e nervoso.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

BIOQUÍMICA 60

EMENTA

Estudo da estrutura química e função de: biomoléculas, água e soluções tampão, PH, tampões fisiológicos, Sistemas energéticos, ciclo de Krebs, cadeia respiratória, metabolismo de carboidratos, metabolismo de lipídios, metabolismo de aminoácidos, integração metabólica. Bioquímica da contração muscular.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA 60

EMENTA

Processo histórico de formação e regulamentação do fisioterapeuta no Brasil e no mundo. Perfil profissional e áreas de atuação do fisioterapeuta, Criação e estruturação dos ógãos e conselhos de classe deliberativos, sindicatos e associações. Preceitos legal e ético da relação fisioterapeuta paciente.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

POLÍTICA DE SAÚDE PÚBLICA 30

EMENTA

Conceitos básicos, extensões e funções da saúde pública. Sistema de saúde brasileiro. Introdução à atenção básica de saúde na comunidade e a inclusão do fisioterapeuta nesse contexto. Humanização do cuidado em saúde. Níveis de atenção em saúde. Programa nacional de saúde indígena.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

BIOLOGIA CELULAR 60

EMENTA

Estudo da célula e organelas. Composição química e fisiologia das organelas e membranas. Tipos celulares. Divisão celular. Mecanismo de regulação das atividades celulares, transporte ativo e passivo. Vírus. Estruturas do DNA e RNA. Princípios da biologia molecular.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 60

EMENTA

Fundamentação do Método Científico com base no nível de conhecimento, sua verdade e processos. Principais tipos de pesquisa em Fisioterapia. Orientação das normas técnicas para elaboração de trabalhos

acadêmicos e de apresentação. Leitura, interpretação e elaboração de artigos científicos.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 30

EMENTA

Tópicos gramaticais necessários ao uso da norma padrão. Leitura, interpretação e produção de diversos gêneros textuais. Linguagem, estrutura e características para a produção de textos acadêmicos: resumo, resenha e artigo científico.

(2)

ANATOMIA HUMANA II 60 EMENTA

Relacionar as principais estruturas anatômo-topograficas do corpo humano abordando aspectos teóricos e práticos na construção geral do corpo humano, explorando fundamentalmente as noções de forma e relações entre estruturas dos sitemas respiratório, cardiovascular, sanguíneo, linfático, urinário, endócrino, digestório, genital masculino e feminino.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOLOGIA HUMANA I 60

EMENTA

Estudo dos princípios fisiológicos gerais nos sistemas tegumentar, ósseo, articular, muscular e nervoso abordando a dinâmica de funcionamento, o controle da função e os aspectos integrativos na manutenção da homeostase.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

DIMENSÕES FILOSÓFICAS, ANTROPOLÓGICAS E SOCIOLÓGICAS 60

EMENTA

Aplicações dos princípios filosóficos, sociológicos e antropológicos relevantes às Ciências da Saúde. Os elementos condicionantes de grupos, classes sociais e étnico-raciais. Principais tendências filosóficas, sociológicas e antropológicas do pensamento cientifico aplicadas à Fisioterapia.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 60

EMENTA

Estudo dos aspectos fundamentais que permitem identificar os diferentes tecidos e as suas associações morfofuncionais na constituição dos órgãos. Identificação dos tecidos básicos utilizando preparados histológicos específicos. A Embriologia como ciência fundamental para o entendimento da organização dos seres vivos e as relações dos mesmos durante o processo evolutivo além de ferramenta para os estudos de clonagem.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

GENÉTICA HUMANA 30

EMENTA

Conceitos fundamentais em genética humana, bases químicas da hereditariedade e sua aplicabilidade clínica. Genética e evolução. Genética Mendeliana, molecular e de populações.

Anomalias cromossômicas. Malformações congênitas e consequências. Alterações genéticas. Herança Multifatorial. Mutações gênicas e cromossômicas. Probabilidade. O aconselhamento genético sob a perspectiva moral e ética.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

ÉTICAEDEONTOLOGIAEMFISIOTERAPIA 30

EMENTA

Estuda a formação profissional do fisioterapeuta, os dispositivos legais e os princípios éticos e científicos, comportamentais para o exercício profissional, buscando desenvolver uma atitude científica nas ações do fisioterapeuta e sua relação com os pacientes. Abordagem das relações éticas entre o fisioterapeuta e a saúde indígena.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOLOGIA HUMANA II 60

EMENTA

Estudo dos princípios fisiológicos gerais nos sistemas endócrinos, respiratório, cardiovascular, sanguíneo, linfático, urinário, digestório, genital feminino e masculino abordando a dinâmica de funcionamento, o controle da função e os aspectos integrativos na manutenção da homeostase.

(3)

EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA 60 EMENTA

Bases conceituais e operacionais da epidemiologia e da bioestatística, como método de investigação cientifica indispensáveis ao estudo da origem, evolução e controle dos indicadores de saúde. Fundamentos para a leitura crítica da literatura epidemiológica. Análise exploratória dos dados bioestatísticos e apresentação tabular e gráfica dos dados.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

PATOLOGIA E IMUNOLOGIA 60

EMENTA

Estudo geral dos mecanismos das doenças. Dano celular: lesão bioquímica, funcional e morfológica. Degeneração e necrose. Fenômenos inflamatórios, reparativos e cicatrização. Distúrbios do crescimento: atrofia, hipertrofia e hiperplasia. Metaplasia, displasia e neoplasia. Principais mecanismos de defesa (específicos e inespecíficos) frente aos diversos agentes agressores da natureza. Utilização dos conhecimentos imunológicos nos processos de tratamento e profilaxia de certas enfermidades humanas. Reconhecimento das principais alterações dos mecanismos imunitários. Imunidade inata, adquirida, resposta imune, hipersensibilidade, doença autoimune.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIAPREVENTIVA 60

EMENTA

Estudo da atuação profissional junto à comunidade, evidenciando as necessidades básicas da população que podem ser atendidas pelo fisioterapeuta para promoção e prevenção de doenças, incluindo as necessidades de acessibilidade dos portadores de deficiência. Humanização pelo paciente. Abordagem das intervenções terapêuticas individuais e a coerência da prática preventiva e curadora em grupos. Indicações e contraindicações destas atuações. Doenças transmissíveis e não transmissíveis crônicas. Abordagem dos programas governamentais, a congruência da participação do fisioterapeuta e do estudante de fisioterapia, bem como os destaques para a interdisciplinaridade, evidenciando assim os centros comunitários de saúde (unidade básica de saúde) e abordagem étnico-racial das politícas de saúde pública.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

NEUROANATOMIA 30

EMENTA

Generalidades do sistema nervoso central, divisões, classificações, morfologia funcional do encéfalo e medula espinhal, envoltórios, vascularização, circulação liquorica, barreiras encefálicas, grandes vias aferentes e eferentes e suas relações anatomoclínicas.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOLOGIADOEXERCÍCIO 30

EMENTA

Relações entre a Fisiologia do Exercício e a Educação Física. Os mecanismos de respostas agudas dos diferentes sistemas (sistema cardiovascular, respiratório, neuromuscular e endócrino) à execução de diferentes tipos de exercício físico: aeróbio, anaeróbio e de força. Bioenergética. Mensuração do gasto energético. Avaliação funcional. Recuperação após o exercício. Influência do ambiente no exercício.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

CINESIOLOGIA 60

EMENTA

Noções básicas de cinesiologia e biomecânica, osteocinemática, artrocinemática, cinética, torque, alavancas, polias, peso e centro de gravidade; biomecânica dos tecidos muscular, conjuntivo, nervoso e ósseo. Provas de função muscular e observação dos movimentos.

(4)

CINESIOTERAPIA I 60 EMENTA

Conhecimento sobre o movimento humano de forma terapêutica, por meio de técnicas de manuseio aplicadas nas disfunções cinético-funcionais, envolvendo a coordenação e equilíbrio, postura, marcha, força, alongamento e flexibilidade. Atua na educação e reeducação sensóriomotora, nas adaptações do aparelho locomotor e na reeducação funcional, promovendo correlações clínicas sobre os efeitos fisiológicos decorrentes das técnicas cinesioterápicas aplicadas aos órgãos e sistemas.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

SEMIOLOGIA FISIOTERAPÊUTICA I 60

EMENTA

Introdução à avaliação antropométrica e clínica. Anamnese, exame físico geral e específico, avaliação cinético-funcional, antrometria, avaliação da dor, avaliação da postura, avaliação da marcha.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

RECURSOSTERAPÊUTICOSMANUAIS 60

EMENTA

Efeitos fisiológicos, indicações e contra-indicações da massagem terapêutica clássica. Avaliação do paciente para aplicação da massagem terapêutica. Técnicas de massagem clássica terapêutica. Reflexologia. Criomassagem. Massagem no desportista. Noções de Shantala. Quick massage. Pompage. Vivência prática sob supervisão docente.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FARMACOLOGIA 60

EMENTA

Princípios gerais e conceitos básicos em farmacologia e a aplicação deste conhecimento para a Fisioterapia. Estudo da classificação dos fármacos, farmacocinética e farmacodinâmica nos diversos sistemas do corpo humano, indicações, contra-indicações, efeitos terapêuticos, toxicidade e interações medicamentosas.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

SOCORROSDEURGÊNCIA 60

EMENTA

Perfil epidemiológico das urgências e emergências. Modalidades, competência e atribuições no atendimento às urgências e emergências: aspectos éticos e legais. Situações de risco. Importância da prevenção de acidentes. Atendimento pré-hospitalar básico nas emergências traumáticas e não traumáticas. Ferimentos. Choque. Hemorragia. Cinemática do trauma. Emergências clínicas mais comuns.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

SEMIOLOGIAFISIOTERAPÊUTICAII 60

EMENTA

Avaliação cinéticofuncional. Conhecimento de métodos e técnicas específicos de programas de

reabilitação. Conhecimento teórico e experiência prática e clínica para avaliação de diversos

sistemas do corpo humano.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

ELETROTERMOFOTOTERAPIAI 60

EMENTA

Estudar os princípios físicos da eletricidade, termoterapia, fototerapia e os seus efeitos fisiológicos nas disfunções dos diversos sistemas do corpo humano. Sua aplicabilidade clínica, indicações e contra-indicações.

(5)

CINESIOTERAPIAII 60 EMENTA

Conhecimento específico teórico-prático de várias modalidades de recursos cinesioterapêuticos. Reeducação Funcional Geral e Específica. Estudo de Métodos Posturais Corretivos. Aplicação dos exercícios terapêuticos com várias técnicas ou métodos de tratamento em diversas áreas clínicas.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

MECANOTERAPIA 30

EMENTA

Estudo dos princípios mecânicos dos aparelhos utilizados em fisioterapia, tipos de aparelhos, funções, valores clínico-fisioterápicos da terapia mecânica. Análise, discriminação, prescrição, dosimetria e aplicações clínicas da mecanoterapia.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

INTERPRETAÇÃODEEXAMESLABORATORIAIS 30

EMENTA

Estudo dos exames laboratoriais nas áreas diversas de atuação do fisioterapeuta; Conhecimento das indicações, leitura e interpretação dos exames complementares solicitados.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

PSICOLOGIANASAÚDE 60

EMENTA

Fundamentos e abordagens psicológicas na promoção, prevenção e reabilitação em saúde, considerando a tríade paciente, família e profissional de saúde. Humanização na saúde. Humanização no parto. Relação profissional x paciente. O paciente e a hospitalização.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

IMAGENOLOGIA 60

EMENTA

Estudo das modalidades de imagens utilizadas na semiologia clínica, aplicada às diferentes áreas de atuação da Fisioterapia. Diagnóstico diferencial por imagem.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

ELETROTERMOFOTOTERAPIAII 60

EMENTA

Raciocínio clínico em fisioterapia para aplicação da termoeletrofototerapia. Embasamento científico na prescrição das correntes direta terapêutica, interferênciais e dia dinâmicas. Importância da termoeletrofototerapia no contexto da fisioterapia. Contextualização de tratamento eletrofotermoterápico baseado em evidências.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIANEUROLOGICAI 60

EMENTA

Estuda os problemas fisioterapêuticos nas patologias neurológicas, com ênfase na avaliação, prevenção ou minimização de sequelas integrando os aspectos biopsíquicos e sociais do indivíduo. Orienta a avalia o exame neurofuncional e recursos aplicados em pacientes neurológicos adultos e pediátricos.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIAEMORTOPEDIAETRAUMATOLOGIAI 60

EMENTA

Estudo clínico das disfunções ortopédicas e traumatológicas e suas sequelas. Intervenção, avaliação e atuação fisioterapêutica na reabilitação do sistema locomotor de adultos e crianças.

(6)

FISIOTERAPIAEMPEDIATRIAENEONATOLOGIAI 60 EMENTA

Estudar e analisar as principais patologias pediátricas e neonatais, desenvolvimento neuropsicomotor normal e patológico e disfunções motoras do sistema musculoesquelético, neurológicas e respiratórias. Estimular o raciocínio e a tomada de decisão das condutas fisioterapêuticas aplicadas à pediatria e neonatologia.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIAEMGINECOLOGIAEOBSTETRÍCIA 60

EMENTA

Estuda e analisa a atuação da Fisioterapia no ciclo gravídico-puerperal, nas disfunções e alterações do sistema genito-urinário e nas demais patologias que comprometem a saúde da mulher em ginecologia no pré e pós-operatório. Desenvolve as habilidades de avaliar, planejar, intervir na saúde da mulher, por meio da aplicação de recursos e técnicas fisioterapêuticas específicas. Promove a interação paciente, terapeuta-família e a integração entre os diversos profissionais envolvidos no processo de habilitação ou reabilitação.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

ÓRTESEEPRÓTESE 30

EMENTA

Estudo das anomalias congênitas, amputações: etiologias e níveis, avaliação funcional dos pacientes amputados, reabilitação funcional e treino protético. Órteses e suas aplicações. Próteses. Desvio da marcha: causas protéticas e biológicas. Avaliar e reabilitar o uso de órteses e próteses e suas aplicações clínicas.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS – ELETIVA I 30

EMENTA

Língua de Sinais Brasileira e seu conhecimento básico para aplicação na fisioterapia.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

MOTRICIDADEHUMANA–ELETIVAI 30

EMENTA

Estuda as teorias do controle motor. Aprendizado motor. Reorganização funcional. Modelo teórico para a prática clínica. Mecanismos de controle da motricidade normal. Controle da postura e do equilíbrio no adulto e no idoso. Influências biológicas, ambientais e emocionais no controle motor do adulto e do idoso. Instrumentos de avaliação motora e funcional.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIAEMORTOPEDIAETRAUMATOLOGIAII 60

EMENTA

Analisa e avalia do ponto de vista disfuncional, as alterações ortopédicas e traumatológicas, propondo recursos fisioterapêuticos para cada tipo de disfunção presentada pelo paciente, objetivando a reabilitação e adaptação funcional.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIANEUROLOGICAII 60

EMENTA

Estuda dos principais grupos sindrômicos neurológicos do adulto e das desordens do controle motor no paciente neurológico; aplicação dos principais métodos e técnicas de tratamento fisioterapêutico conforme avaliação específica. Estabelece diagnóstico disfuncional em patologias neurológicas do adulto e da criança.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIAEMNEONATOLOGIAEPEDIATRIAII 60

EMENTA

Estudar e analisar as principais patologias pediátricas e neonatais com enfoque hospitalar nas disfunções musculoesqueléticas, neurológicas e respiratórias. Estimular o raciocínio e a tomada de decisão das condutas fisioterapêuticas aplicadas à pediatria e neonatologia hospitalar.

(7)

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIAEMCARDIOLOGIAI 60

EMENTA

Estudo das patologias cardiovasculares adultas e pediatricas. Critérios de avaliação e técnicas de fisioterapia cardiopulmonar. Avaliação de exames complementares em cardiologia.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIAEMPNEUMOLOGIAI 60

EMENTA

Estudo dos aspectos específicos da atuação fisioterapêutica nas disfunções respiratórias; conhecimentos da avaliação fisioterapêutica respiratória, dos recursos e técnicas desobstrutivas, expansivas, reeducativas e recursos auxiliares que serão aplicados na prevenção e tratamento das alterações e disfunções respiratórias.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIAEMREUMATOLOGIA 60

EMENTA

Fundamentação teórica sobre as patologias reumáticas e suas complicações nos sistemas orgânicos, associanda a aplicação das condutas fisioterapêuticas como estratégia de reabilitação do sistema musculoesquelético.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIAAQUÁTICA 60

EMENTA

Estuda os princípios físicos da água e seus efeitos fisiológicos como recurso terapêutico nas formas hidrotérmicas, hidroquímicas e hidrocinéticas. Aplicações e procedimentos da Fisioterapia Aquática nas diferentes patologias de origem neurológica, ortopédica, traumatológica, reumatológica, geriátrica, obstétrica e pediátrica. Noções dos métodos Bad Ragaz, Halliwick e Watsu. Vivência prática sob a supervisão docente.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIAEMCARDIOLOGIAII 60

EMENTA

Atuação da fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgias cárdicas adulto e pediátrica, ventilação mecânica nas patologias cardiovasculares e fisioterapia nas emergências cardiológicas. Avaliação e prescrição de exercícios na reabilitação cardíaca.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIAEMPNEUMOLOGIAII 60

EMENTA

Abordagem, avaliação e conduta fisioterapêutica respiratória na UTI e paciente crítico. Aspectos, parâmetros e condutas na Ventilação mecânica e desmame ventilatório.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

SAÚDEEMEIOAMBIENTE 30

EMENTA

Estuda os fatores ambientais que interferem nas condições da saúde humana. Manejo do saneamento básico e ambiental para a promoção da saúde e sua interação com o meio ambiente. Analisa o impacto ambiental causado pelos resíduos hospitalares, lixo hospitalar e legislação pertinente.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIADESPORTIVA 60

EMENTA

Estudo dos efeitos fisiológicos produzidos pelo esporte, prescrição adequada de exercícios terapêuticos para o tratamento e prevenção das lesões desportivas. Propriocepçao das articulações como fase final no tratamento de lesões desportivas. Biomecânica dos esportes.

(8)

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

PROJETODEPESQUISA 30

EMENTA

Desenvolver habilidades para a análise crítica de investigações da área para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Tipos de pesquisa: concepções, processos metodológicos e normas técnicas. Projeto de Pesquisa: elaboração, socialização e avaliação. Redação do relatório de pesquisa.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIADERMATOFUNCIONAL 60

EMENTA

Estuda a aplicação dos recursos fisioterapêuticos nos distúrbios endócrino-metabólicos, circulatórios, dermatológicos, e músculo-esqueléticos visando a funcionalidade e a saúde humana em seu aspecto mais amplo.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIAEMGERIATRIAEGERONTOLOGIA 60

EMENTA

Noções de envelhecimento humano. Fundamentação dos conhecimentos das técnicas específicas fisioterapêuticas nas afecções mais comuns e patologias associadas em geriatria e gerontologia. Estado nutricional do idoso. Bases farmacológicas. Planejamento e programas de tratamentos para pacientes idosos; prevenção e intervenções comuns. Controle da dor e da mobilidade. Avaliação, objetivos do tratamento fisioterapêutico e condutas para tratamento de pacientes idosos e de risco.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIADOTRABALHOEFORENSE 60

EMENTA

Estuda as condições ergonômicas, de higiene e segurança no trabalho, as doenças ocupacionais e as ações fisioterapêuticas preventivas e reabilitadoras na saúde do trabalhador. Diagnóstico cinesiológico-funcional. Aspectos jurídicos da perícia judicial e extrajudicial para fisioterapeutas no sistema estatal e previado e laudos judicias, pareceres técnicos.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

ADMINISTRAÇÃO,GESTÃOEMARKETINGEMFISIOTERAPIA 30

EMENTA

Administração, gestão, organização, planejamento e gerenciamento de clínicas da área da saúde. Acessibilidade em edificações. Estratégias de motivação. Trabalho em equipe. Credenciamento junto ao Conselho de Fisioterapia. Markinting em fisioterapia. Aspectos da gestão hospitalar.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

FISIOTERAPIAAPLICADAAOPARADESPORTO–ELETIVAII 60

EMENTA

Estudo dos princípios mecânicos dos aparelhos utilizados em fisioterapia, tipos de aparelhos, funções, valores clínico-fisioterápicos da terapia mecânica. Análise, discriminação, prescrição, dosimetria e aplicações clínicas da mecanoterapia.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

NUTRIÇÃOEDIETÉTICA 30

EMENTA

Estudo dos princípios nutritivos e das necessidades nutricionais considerando o ciclo de desenvolvimento humano. Conhecimento dos problemas alimentares da comunidade. Enfatiza as dietas hospitalares e a dietoterapia. Suplementação nutricional no esporte e para pacientes graves.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (EM HORAS)

TRABALHODECONCLUSÃODECURSO 30

(9)

Referências

Documentos relacionados

Considerando que análises empíricas são bons instrumentos para classificar os regimes políticos, bem como para determinar a qualidade das democracias, passa-se a analisar

A posologia (dose e freqüência) recomendada para crianças pesando até 45 kg é de 4,4 mg/kg de peso corpóreo no primeiro dia de tratamento, administrados como dose única diária,

Por fim, discutimos as formas de tratamento da tendinite calcária, abordando o tratamento conservador, visto por alguns autores 1,18,33,34 como a primeira e

Este é um estudo quantitativo e descritivo, em que foi realizado um levantamento de fichas de avaliação fisioterapêutica de puérperas atendidas pelo setor de

 Quando o equipamento ficar exposto ao sol sem água no sistema por tempo prolongado, Não há garantia para o equipamento;.  NÃO há garantia contra fenômenos naturais

Em sua primeira parte apresenta a riqueza criada pela Companhia, representada pelas receitas (receita bruta das vendas, incluindo os tributos incidentes sobre ela, as outras receitas

Portanto, vê-se a necessidade de uma medição do grau de pressão da musculatura perineal para assim podermos fazer uso do tratamento fisioterapêutico e avaliar os efeitos do

Prefácio do caderno de sessões clínicas.. L'holofrase, entre psychose