• Nenhum resultado encontrado

Formação na produção de hortaliças rumo a segurança alimentar 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formação na produção de hortaliças rumo a segurança alimentar 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Formação na produção de hortaliças rumo a segurança alimentar1

FERRERIA, Gislene Auxiliadora2; NOVAES, Valcemia Gonçalves Sousa3; NEVES, Dora Marchiori Silva4; MACHADO, Carla Gomes5; CRUZ, Simério Carlos Silva6; FERREIRA, Paulo Henrique Rodrigues7; CONSTANCIO PINTO, Yuri Basso8; SOARES, Gustavo, Filgueiras9

Palavras-chave: Olericultura, hortas urbanas e hortas domesticas.

Introdução

A produção de hortifruti é um setor altamente exigente em tecnologia, mão-de-obra, insumos e tecnicas especificas, ao longo do periodo de desenvolvimento da agricultura ocorreu avanços significativos de produção com elevada aplicação de produtos, ficando alguns grupos (setores) com uma produção ainda sem tecnologia e de modo quase artesanal.

Atualmente exige-se produtividade com qualidade, entretanto, faz-se necessário não perder o foco da qualidade, qualidade essa que garanta que o alimento fará bem ao consumidor, ou seja, não irá intoxica-lo com os produtos utilizados paraotimizar a produção.

Para Armando (2002) uma grande possiblidade de produção segura é uma adaptação ao sistema agroecológico de produção, a biodiversidade pode ser introduzida e manejada no sistema produtivo de modo funcional, visando suprir o agroecossistema com recursos biológicos que permitam: regulação das populações de insetos-pragas, uma reciclagem eficiente de nutrientes e a manutenção de um microclima favorável às culturas, requisitos básicos à pratica da agricultura ecológica

1

Resumo revisado por: Profa. Dra Adriana Ribon (Coordenadora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis – UEG UnU Palmeiras de Goiás)

2

Docente UEG UnU Palmeiras de Goiás, Coordenador da ação de extensão (Protocolo da ação

201100020001685)gislene.ferreira@ueg.br ;

3

Docente UEG UnU Palmeiras de Goiás valcemia@yahoo.com.br 4

Docente UEG UnU Palmeiras de Goiás domasine@yahoo.com.br 5

Docente UEG UnU Palmeiras de Goiás carlagomesmachado@gmail.com 6

Docente UEG UnU Palmeiras de Goiás simerio_cruz@yahoo.com.br 7

Academico da 3ª série do curso de Agronomia UEG UnU Palmeiras de Goiás

pauloh7d@hotmail.com 8

Academico da 3ª série do curso de Agronomia UEG UnU Palmeiras de Goiás

yuri.agro2010@gmail.com 9

Academico da 3ª série do curso de Agronomia UEG UnU Palmeiras de Goiás ffsoares2009@ hotmail.com

(2)

A agroecologia para a agricultura familiar pode ser uma solução viável para ajudar na conservação do Cerrado e na preservação cultural e social desta classe e ainda, sustentar economicamente estas famílias. Torna-se necessário um desenvolvimento rural sustentável que consiga produzir de forma adequada ambientalmente, eficiente econômica e socialmente.

De acordo com Altieri (2001), a Agroecologia pode ser definida como: “a ciência ou a disciplina científica que apresenta uma série de princípios, conceitos e metodologias para estudar, analisar, dirigir, desenhar e avaliar agroecossistemas, com o propósito de permitir a implantação e o desenvolvimento de estilos de agricultura com maiores níveis de sustentabilidade. A Agroecologia proporciona então as bases científicas para apoiar o processo de transição para uma agricultura sustentável nas suas diversas manifestações e/ou denominações.”

A Agroecologia geralmente é confundida, com o estímulo à promoção de formas mais sustentáveis de produção, com um estilo particular de agricultura, mais freqüentemente a orgânica. Ocorre que estes estilos de agricultura, qualquer seja a sua denominação (orgânica, biológica, biodinâmica, etc., conforme os matizes que lhes conferem seus precursores), pressupõe um conjunto de normas e procedimentos mais ou menos definidos. A Agroecologia, por sua vez, não se encaixa em nenhuma dessas correntes em particular, mas expressa um campo de conhecimentos científicos que oferece um conjunto de princípios e metododologias para o manejo ecológico dos agroecossistemas que não devem ser confundidos com determinadas práticas ou normas de produção. Ademais, o enfoque agroecológico não se restringe aos aspectos técnico-agronômicos propriamente ditos, senão que propõe também o estudo da co-evolução do ser humano e do ambiente, e uma abordagem que inclui a valorização e o resgate do saber camponês tradicional, isto é, do saber apropriado pelos agricultores ao longo de gerações, através da observação e da relação direta com a natureza.

Assim, o desenvolvimento de processos agroecológicos na produçao do alimentos usado na merenda escolar do Colegio Estadual Palmeiras de Goiás tem como propósito fazer uma conversão da produção, a partir dos princípio da sustentabilidade econômica, ambiental e social. O enriquecimento natural do solo, o controle biológico de pragas e a manutenção de um microclima favorável à produção serão possíveis através da correta utilização dos insumos permitidos na agricultura ecológica, de mão-de-obra e dos recursos naturais. Adotando-se estratégias e

(3)

processos participativos acredita-se que os academicos poderão se qualificar no conhecimento de sua realidade e assumir o protagonismo no processo de desenvolvimento sustentável.

Justificativa

A proposta justifica-se pela area de olericultura, ou seja produção de hortaliças, constituir-se num a das principais areas responsaveis pelos alimentos frescos que compoem a mesa da população local e região. Sendo que esse alimento deverá chegar, estar com qualidade e ter quantidade. O municipio de Palmeiras de Goiás é um grande produtor de grãos e carne, entretanto na produção de hortaliça esses produtos primeiros passa pelo entreposto de comer cialização de Goiania, Ceasa-GO, para depois voltar, isto é, o pouco que é produzido no municipio, quando produzida no proprio municipio ainda não ha uma preocupação com a qualidade nutricional e com residuos de agroquimicos. A presente propsota busca maior embasar a popualção rural e urbana na produção em quantidade com qualidade, isot é limpa de agroquimicos e de acesso a população carentes. Ou seja produzir no proprio quintal da area urbana.

A prooposta também se justifica por contribuir com a consolidação da UEG-UnU Palmeiras de Goiás no setor horticola através da implantação de um viveiro de produção de mudas de hortaliças na unidade, contribuindo assim com a formação do academico, assim como com a capacitação da população do municipio.

A relevancia do projeto é impar uma vez que percebe-se uma demanda crescente no mercado local e regional por legumes e hortaliças saudáveis, produzidos sob os princípios agroecologicos, o que pode ser comprovado por listas de pessoas, desde consumidores mais informados e de melhor poder aquisitivo e até as associações de donas de casa, representando mulheres de baixa renda, mas com forte consciência política. Nessa ação pretende-se instrumentalizar os academicos para a produção limpa assim como a procura por alimentos seguros e a ação contribui decisivamente não so na alimentação como na formação de uma conciencia produtiva.

Objetivos

Formação de academicos e capacitação produtores rurais e urbanos em produção de mudas de hortaliças e implantação de hortas

(4)

Metodologia

A presente proposta vincula o ensino que é trabalhado na UEG-UnU Palemiras de Goiás com a pesquisa que é produzida não só a na unidade como em outras partes entidades de pesquisa, busca a aplicabilidade dessa pesquisa a arealidade da produção horticola do municipio de Palmeiras de Goiás, consequentesmente, produzindo uma pesquisa para a região.

A avaliação das atividades serão realizadas de acordo com a cada atividade realizada, sendo que os cursos serão avaliados pelos participantes através de fichas escritas que constaram no relatorio final, as atividades de implantação e condução serão avaliadas continuamente atravez da participação e apreensão das tecnicas trabalhadas. As trnsferencia será avaliada pela utilização por outros grupos que será atraves de relatos e registros fotograficos.

A avaliação dos academicos será atraves da metodologia participativa e através da aplicação na paratica da disciplina de Olericultura que refletirá no desempenho dos academicos na na avaliação bimestral.

Resultados e discussão

O desenvolvimento das atividades encontram-se em andamento, sendo que já foram selecionadas duas areas urbanas para implantação das hortas, a programação do primeiro curso em periodo de contato com palestrantes e a implantação do viveiro na UEG UnU Palmeiras de Goiás encontra-se em fase de aquisição dos materiais.

A receptividade das atividades dentro da UnU e na vizinhaça foi muito positiva, criou-se uma expectativa elevada quanto a implantação da horta na unidade, assim como os cursos de implantação e manejo de hortas na área urbana. O projeto também, criou a expectativado desenvolvimento de atividades agroecologicas dentro da unidade, em que os academicos discutirão processos de desenvolvimento agroecologico e segurança alimentar.

Conclusões

A ação traz a população urbana para dentro da unidade e desenvolve a produção de hortaliças limpas, desenvolvendo ações técnicas e discussões teóricas, envolvendo dessa forma universidade e população na busca da segurança alimentar

(5)

e contribuindo no desenvolvimento de processos agroecologicos em Palmeiras de Goiás.

Referencias bibliograficas

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000. 110p.

ARMANDO, M.S. Agrodiversidade: ferramenta para uma agricultura sustentável. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2002. 23p. (Documentos/ Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, n. 75).

Referências

Documentos relacionados

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura: