• Nenhum resultado encontrado

Contribuições da epidemiologia na formulação de planos de saúde: a experiência espanhola

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contribuições da epidemiologia na formulação de planos de saúde: a experiência espanhola"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros

VERAS, RP., et al., orgs. Epidemiologia: contextos e pluralidade [online]. Rio de Janeiro: Editora

FIOCRUZ, 1998. 172 p. EpidemioLógica series, n°4. ISBN 85-85676-54-X. Available from SciELO

Books <

http://books.scielo.org

>.

All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.

Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.

Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.

Contribuições da epidemiologia na formulação de planos de

saúde:

a experiência espanhola

(2)

CONTRIBUIÇÕES DA EPIDEMIOLOGIA NA

FORMULAÇÃO DE PLANOS DE SAÚDE:

A EXPERIÊNCIA ESPANHOLA*

Fernando Rodriguez Artalejo

UM MARCO PARA A ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE

CIÊNCIA (EPIDEMIOLOGIA) Ε POLÍTICA

O objetivo de toda política de saúde é p r o m o v e r m u d a n ç a s nos serviços sanitários, e m nossos hábitos de vida ou nas relações c o m o meio a m b i e n t e que d ê e m lugar a melhorias no nível de saúde da população. Estas m u d a n ç a s resultam, a l g u m a s v e z e s , de u m a cadeia de acontecimentos: a p r o d u ç ã o de c o n h e c i m e n t o s científicos; a formulação de uma política d e s a ú d e ou de p r o g r a m a p a r a o controle de u m p r o b l e m a de saúde; a execução desta política

(3)

ou p r o g r a m a ( R o s e , 1 9 9 2 a ) . O o b j e t i v o p r i n c i p a l d e s t a a p r e s e n t a ç ã o é identificar a l g u m a s das lacunas do conhecimento ou incógnitas relativas aos elos desta cadeia.

E n t e n d e m o s , t a m b é m , que a r e a l i z a ç ã o d o s três elos c o m p e t e ao c o n j u n t o d a s o c i e d a d e , aí i n c l u í d o s o s c i e n t i s t a s a c a d ê m i c o s , o s administradores, os agentes sociais mais representativos de uma sociedade democrática, os cidadãos considerados individualmente etc. N ã o obstante, e assim a define t a m b é m uma comissão do Instituto de Medicina da A c a d e m i a Nacional de Ciências dos Estados Unidos da A m é r i c a (Artalejo et al., 1989), a responsabilidade última recai nas agências de saúde pública (a administração sanitária em suas várias estruturas). U m a questão imediata é a natureza dos conhecimentos científicos proporcionados por estas instituições. Sem prejuízo do que p o s s a m fazer os investigadores acadêmicos, a administração tem de reunir informações sobre o estado de saúde da população e sua distribuição por g r u p o s sociais, de tal m o d o que possa decidir em que direção alocar os r e c u r s o s de f o r m a m a i s eqüitativa. P o r t a n t o , d e v e m - s e avaliar as a ç õ e s d e s e n v o l v i d a s de m o d o a d e c i d i r s o b r e as futuras a t i v i d a d e s a s e r e m empreendidas. Assim, unir-se-iam os elos finais da cadeia. Finalmente, existem c o m p e t ê n c i a s n ã o d e s p r e z í v e i s na c r i a ç ã o , m a n u t e n ç ã o e u t i l i z a ç ã o de sistemas de informarção, assim c o m o na investigação avaliativa.

U m a vez estabelecido este marco conceituai, são muitas as perguntas que surgem, ban primeiro lugar, qual é a informação de que se necessita para e l a b o r a r / f o r m u l a r uma política de saúde ou um p r o g r a m a para controlar u m a enfermidade? Quais são os determinantes 'não-científicos' de uma política de saúde? Por que a l g u m a s vezes se formulam ou explicitam as políticas e outras vezes não?

Em s e g u n d o lugar, por que muitas iniciativas d e s a p a r e c e m em u m a única legislatura? Por que desaparecem quando as implementam seus primeiros proponentes? Por que alguns planos se desenvolvem do m o d o c o m o estavam delineados e outros não? Por que muitos não são avaliados?

A l g u m a s d e s t a s q u e s t õ e s t ê m u m a r e s p o s t a s i m p l e s , b a s e a d a na intuição, na experiência e no c o n h e c i m e n t o d o meio. Outras não. Porém, todas deveriam merecer uma resposta fundamentada cientificamente. Neste sentido t a m b é m p o d e m o s contar com a epidemiologia. A título de exemplo,

(4)

p o d e r í a m o s descrever, sistematicamente, as características d a q u e l a s políticas q u e n ã o foram desenvolvidas ou foram m a l i m p l e m e n t a d a s . Esta simples descrição d e u m a série d e casos seria provavelmente m u i t o informativa, c o m o o foi, e m sua época, a descrição d o s primeiros casos d e A I D S , p r o p o r c i o n a n d o pistas sobre seus fatores determinantes. A a b o r d a g e m intuitiva subseqüente seria c o m p a r a r as características destes planos ou p r o g r a m a s às daqueles q u e t ê m l o g r a d o êxito. E s t a a b o r d a g e m , q u a s e c a s o - c o n t r o l e , e n r i q u e c e r i a as conclusões derivadas do sentido c o m u m , proporcionando u m valor agregado.

DETERMINANTES 'NÃO-CIENTÍFICOS'

DE UMA POLÍTICA DE SAÚDE

T o d o a d m i n i s t r a d o r i n t e g r a , n a t o m a d a d e d e c i s ã o , a i n f o r m a ç ã o p r o p o r c i o n a d a p e l o s e s t u d o s e p i d e m i o l ó g i c o s c o m a q u e l a p r o c e d e n t e d e outros d e t e r m i n a n t e s 'não-científicos' — suas crenças (ideologia), a opinião d o s a d m i n i s t r a d o s , e x p r e s s a p o r i n t e r m é d i o d o v o t o ou d o s m e i o s d e c o m u n i c a ç ã o , e a conjuntura, d e tipo e c o n ô m i c o ou social, n o â m b i t o d a qual t ê m l u g a r suas ações sanitárias.

Assistimos ao que alguns têm denominado derrubada das ideologias. Parece que a solução para quase todos os problemas poderá vir da ciência e da técnica. Ε possível que os objetivos de nossas políticas sejam estabelecidos c o m base em cálculos científicos. N ã o obstante, cremos que suas metas e os objetivos transcendentes ou de longo prazo exigem a incorporação dos valores pessoais. P e n s a m o s , t a m b é m , q u e a s o l u ç ã o d e m u i t o s p r o b l e m a s r e q u e r g r a n d e s esforços e a união de m u i t a s vontades. Isto é m a i s fácil q u a n d o os i m p l i c a d o s c o m p a r t i l h a m certos valores. Definitivamente, é possível interessar-se pela ciência e pela técnica, m a s a maioria das pessoas s o m e n t e se ilude e c o m o v e por m e i o das idéias. Estes argumentos não reduzem, e m absoluto, o papel da c i ê n c i a n a r e s o l u ç ã o d e p r o b l e m a s c o n c r e t o s d a s s o c i e d a d e s , a p e n a s e s t a b e l e c e m alguns limites. E m contrapartida, a ciência t e m a c a p a c i d a d e p a r a demonstrar assertivas. É m a i s fácil pôr-se de acordo quanto a raciocínios

(5)

t é c n i c o s d o q u e q u a n t o a v a l o r e s p e s s o a i s q u a n d o se p a r t e de p o s i ç õ e s divergentes. Por isso, nos últimos anos, tem-se procedido até à fundamentação técnica de alguns valores, q u e antes e r a m defendidos s o m e n t e c o m o crenças. D e s s a f o r m a , c o n h e c e m o s h o j e a l g o d a s c o n s e q ü ê n c i a s s a n i t á r i a s d a competitividade, das desigualdades de saúde, da instabilidade e c o n ô m i c a e do d e s e m p r e g o etc. E s t a m o s já e m condições de informar, p r e l i m i n a r m e n t e , d e u m a perspectiva sanitária, políticas que, tais c o m o as sociais e e c o n ô m i c a s , levavam e m conta a p e n a s estes aspectos.

A o p i n i ã o d o s a d m i n i s t r a d o r e s e a c o n j u n t u r a s u p õ e m e l e m e n t o s f a c i l i t a d o r e s o u o b s t á c u l o s c o m r e l a ç ã o a u m a d e t e r m i n a d a p o l í t i c a . S u b l i n h a n d o o efeito concreto e variável das conjunturas, s u b s c r e v e m o s a frase de Geoffrey Rose: Doctors cannot decide how people are to live (Rose, 1992b). E n t e n d e m o s que isto é verdade u m a vez que a maioria das políticas de saúde são inter-setoriais e requerem o apoio de setores não-sanitários.

M a s , além de razões práticas, há outras de natureza filosófica ou m o r a l (Cole, 1 9 9 5 ) . Por detrás de muitas políticas de saúde (e t a m b é m das não-sanitárias) existe um debate: aquele relativo ao papel do governo perante o dos indivíduos na consecução de objetivos de saúde, especialmente q u a n d o se r e q u e r a m o d i f i c a ç ã o de h á b i t o s d e v i d a das p e s s o a s . D i a n t e d a s idéias e s s e n c i a l m e n t e l i b e r a i s de q u e o g o v e r n o d e v e - s e limitar a p r o p o r c i o n a r informação sobre os hábitos convenientes à saúde, e que a adoção dos m e s m o s é uma questão de opção informada mas autônoma dos indivíduos, e s g r i m e m -se idéias sobre a responsabilidade dos governos, na proteção da comunidade e dos indivíduos, acerca do resultado de suas próprias decisões.

Ε possível encontrar concretos na luta contra d e t e r m i n a d o s p r o b l e m a s de saúde nos seguidores de a m b o s os ideários. A s s i m , limita-se a venda d o álcool e m d e t e r m i n a d o s horários, obrigam-se os cidadãos a utilizarem cintos de segurança ou capacete quando c o n d u z e m seus veículos, ou proíbe-se o c o n s u m o do cigarro e m lugares públicos de m o d o a proteger, neste caso, os que n ã o fumam. Por enquanto, não obstante, n i n g u é m nos proíbe de t o m a r sol em excesso, de sermos obesos ou beber s e m moderação. I n d e p e n d e n t e do que p e n s e m o s sobre estas m e d i d a s , o certo é que e m u m a s o c i e d a d e democrática sua implantação somente é possível se contarmos c o m o respaldo d e a m p l o s s e t o r e s d a p o p u l a ç ã o . C r e m o s q u e a m a i o r i a d a s p e s s o a s

(6)

concordaria c o m a opinião de que o governo deveria proteger os m e n o r e s e os que não têm capacidade para tomar decisões informadas. N o s d e m a i s c a s o s , ele d e v e r i a , ao m e n o s , criar c o n d i ç õ e s para que o p ç õ e s s a u d á v e i s fossem mais fáceis. Este princípio seria efetivado por m e i o da inf or m ação aos indivíduos das vantagens dos hábitos saudáveis e da execução de políticas que ao m e n o s não fossem contrárias a tais hábitos. Infelizmente, em todas as s o c i e d a d e s e x i s t e m e x e m p l o s q u e d e m o n s t r a m q u e este ú l t i m o c r i t é r i o operativo não é cumprido. A s s i m , é c o m u m que a administração autorize a v e n d a de álcool em estabelecimentos p r ó x i m o s às estradas ou incentive o cultivo do tabaco.

DETERMINANTES CIENTÍFICOS DE UMA POLÍTICA DE

SAÚDE: AS TRÊS PERGUNTAS 'HIPOCRÁTICAS' PARA A

FORMULAÇÃO DESTA POLÍTICA

Por último, detenhamo-nos por u m instante na análise da informação científica necessária para formular uma política de saúde ou p r o g r a m a para o controle de uma enfermidade. A epidemiologia p o d e proporcionar respostas a pelo m e n o s três questões essenciais: a enfermidade ou o p r o b l e m a de saúde são preveníveis ou controláveis? Caso sejam, c o m o e quais são as estratégias de prevenção ou controle mais adequadas? Qual é a m a g n i t u d e , estimada a priori, do benefício de aplicar certas estratégias?

N o s s o t r a b a l h o , n o futuro, c o n s i s t i r á e m g e r a r m a i s e m e l h o r e s evidências visando a responder às perguntas anteriores, e apresentá-las aos administradores, sanitários e não-sanitários, de forma breve e compreensível.

(7)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARTALEJO, F. R. et al. La epidemiología como un instrumento para una política de salud racional. Medicina Clinica (Barcelona), 93:663-666, 1989.

COLE, R The moral bases for public health interventions. Epidemiology, 6:78-83,1995. REMINGTON, R. D. et al. The Future of Public Health. Washington D.C.: National Academy Press, 1988.

ROSE, G. Strategies of prevention: the individual and the population. In: MARMOT, M. & ELLIOTT, P. (Eds.) Coronary Heart Disease Epidemiology. Oxford: Oxford University Press, 1992a.

Referências

Documentos relacionados

E para ajudar a responder a referida pergunta, este estudo traz a baila o objetivo que é: Investigar a influência do ensino remoto na educação superior nas Instituições de

Em relação aos fatores de risco para ocorrência de úlcera por pressão, destaca-se que dentre os grupos de pacientes, as pessoas idosas apresentam maior risco para o

FUNDO está sujeito a risco de perda de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira,

Les aliments bons pour la santé sont les légumes, les fruits, les viandes maigres et le poisson par exemple et les mauvais sont les gâteaux, les frites, des aliments avec beaucoup

vermelho sólido O controlador detectou uma falha não recuperável, portanto, ele removeu o projeto da memória.. Mude para o

Continui- dades e descontinuidades da liderança carismática no contexto angolano, e a partir do seu campo de pesquisa sobre movimentos cristãos proféticos em Angola, apresenta

Na segunda edição de 2016, a Revista Sociais e Humanas [RSH] do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria conta com 10 artigos,

Desmontaje del filtro de carbón: girar el panel de vidrio aferrándolo por la parte delantera de la campana (Fig. 12); extraer el filtro antigrasa empujando el retén hacia la